Tag

#Ambiente

2 notícia(s) encontrada(s)
Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Irrigantes fazem alerta de risco com aumento da vazão na Barragem de Ceraíma Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Localizada no Distrito de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, a Barragem de Ceraíma registrou um aumento significativo na vazão de água.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Marco Antônio Flagra, o Biludo, que está à frente da Cooperativa dos Irrigantes de Ceraíma, disse que o vazamento chega aos 300 mil litros de água. “Triplicou de uma hora pra outra. Ninguém sabe o que está acontecendo”, afirmou.

Biludo explicou que o vazamento existe de forma permanente há cerca de 10 anos, porém o mesmo se intensificou nos últimos sete dias. Ciente da situação na barragem, a Codevasf deu início a uma obra para reparação do problema, mas os trabalhos seguem paralisados no local.

A Barragem de Ceraíma foi construída em 1965, sendo bastante antiga. O vazamento encontra-se na galeria onde se localiza os tubos de irrigação. Segundo Flagra, como o vazamento aumentou drasticamente, há risco de a barragem colapsar. “Ninguém sabe o que pode acontecer”, alertou.

Os produtores do Perímetro Irrigado de Ceraíma estão bastante preocupados com a situação. Diante do impasse, Biludo informou que a cooperativa irá acionar o Ministério Público da Bahia (MP-BA) para que a Codevasf possa solucionar a questão.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Impasse ameaça futuro da Barragem Poço do Magro em Guanambi Foto: José Carlos Latinha

A operacionalização da Barragem do Poço do Magro, localizada em Guanambi, está em aberto. Não se sabe se a barragem passará a ser gerida pelo Município ou continuará com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Condevasf).

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Carlos Jackson, secretário municipal de meio ambiente, explicou que a Codevasf não tem mais interesse na barragem e quer entregar a sua gestão para o Município. “A gente sempre reúne, mas essas reuniões nunca tem uma definição, nem a favor do Município e nem a favor da Codevasf”, afirmou.

O secretário garantiu que o Município já teve interesse em operar a barragem, porém hoje não mais. “Não cabe ao prefeito hoje tomar uma responsabilidade dessa porque os órgãos ambientais querem a Áreas de Preservação Permanente (APP). Prefeito nenhum quer essa responsabilidade. Quem quer assumir uma barragem pra depois ter que pedir o pessoal pra derrubar suas casas? É complicado”, avaliou.

Jackson informou ainda que os órgãos ambientes como Inema e Ibama não querem abrir mão da APP e as negociações não avançam nesse sentido. “O superintendente da Codevasf falou que já que não tem acordo vão esvaziar a barragem. A audiência foi encerrada, ficaram de marcar outra, mas ainda não foi marcada. Estamos aguardando”, completou.   

O desmatamento das malas ciliares no entorno do barramento já foi levado ao conhecimento da Codevasf, porém, segundo o secretário, o Município está impossibilitado de atuar com maior rigor, visto que a Barragem do Poço do Magro não é de sua propriedade. “Vivemos um impasse”, definiu.

Atualmente, a barragem abastece diversos caminhões pipas que atendem a zona rural e a própria cidade.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013