Tag

#HospitalGeralDeGuanambi

24 notícia(s) encontrada(s)
Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Trabalhador cai de estrutura durante instalação de decoração de São João em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um acidente durante os preparativos para as festividades juninas mobilizou equipes de resgate e acendeu o alerta sobre a segurança nas montagens de eventos no sudoeste baiano. Nsta segunda-feira (8), um colaborador da Prefeitura de Guanambi, ficou ferido após despencar de uma altura de pouco mais de dois metros enquanto instalava a decoração de São João no centro da cidade.

O site Achei Sudoeste apurou que o acidente foi provocado por uma falha estrutural inesperada. O trabalhador utilizava a estrutura de uma loja comercial como ponto de apoio para fixar os adereços juninos quando a estrutura rompeu abruptamente. Com o impacto da queda, a vítima sofreu um corte superficial na cabeça e precisou de atendimento imediato.

Acionado às pressas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros socorros ainda no local do acidente. Para garantir a segurança do profissional e descartar traumas internos, a equipe médica o encaminhou ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde ele foi submetido a uma bateria de exames de imagem.

Fontes ligadas à administração municipal confirmaram à reportagem que o servidor permaneceu consciente durante todo o episódio e que seu quadro de saúde é considerado estável. A prefeitura informou que está prestando suporte integral ao trabalhador, incluindo o acompanhamento familiar.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iuiu: Idoso atropelado em praça pública morre após dois dias internado no HGG Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um idoso de 63 anos, identificado como João de Santana, morreu nesta segunda-feira (8) no Hospital Geral de Guanambi (HGG). O idoso estava internado há dois dias após ter sido vítima de um atropelamento no município de Iuiu. A gravidade dos ferimentos mobilizou equipes médicas, mas a vítima não resistiu às complicações clínicas.

O acidente aconteceu na noite do último sábado (6), na Praça Abílio Pereira, localizada na região central de Iuiu, nas proximidades de uma quadra esportiva. De acordo com relatos de familiares da vítima, João foi atingido por uma motocicleta. Testemunhas e parentes apontam que o veículo era conduzido por um jovem da região, identificado como Gabriel Vilas Boas, que teria fugido do local logo após o impacto, sem prestar nenhum tipo de assistência ou socorro ao idoso.

Logo após o ocorrido, moradores e pessoas que passavam pela praça acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas realizaram os primeiros procedimentos de emergência ainda no local e encaminharam a vítima inicialmente para o hospital municipal de Iuiu. Contudo, devido à complexidade e à gravidade das lesões, João precisou ser transferido às pressas para o HGG, unidade de saúde de referência na região de Guanambi.

Durante o período em que esteve internado, o idoso passou por um procedimento cirúrgico de urgência em decorrência de graves lesões sofridas na região abdominal. Apesar de todos os esforços e cuidados adotados pela equipe médica da unidade, o estado de saúde do paciente evoluiu de forma desfavorável ao longo do domingo. A família informou que havia uma expectativa para que ele fosse transferido para uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas o quadro clínico se agravou rapidamente, culminando no óbito.

O caso e as responsabilidades pelo atropelamento deverão ser investigados pela Polícia Civil.

Candiba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Candiba: Família agradece mobilização popular que ajudou a encontrar mulher desaparecida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Natural da cidade de Candiba, a dona de casa Elza Ribeiro comemorou o fato de a irmã, que estava desaparecida há cinco dias, ter sido finalmente localizada.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ela disse que a família ficou aliviada após Eva ter sido encontrada com vida na própria região de Candiba. A mulher havia caído em uma cisterna no domingo (31), mobilizando intensas buscas por parte de toda população regional.

Grupos de familiares, amigos e moradores se dividiram em mutirões pela região rural, nas proximidades do município. Um desses grupos acabou encontrando a mulher na cisterna há cerca de 1 km de sua residência, de onde ela havia saído. “Um vizinho procurou em várias cisternas da região porque aqui tem muitas. Quando ele chegou nessa ela estava lá. Ele colocou a lanterna e ela pediu por socorro”, relatou.

Os próprios populares fizeram o resgate e encaminharam a vítima, que estava com quadro de hipotermia e bastante debilitada, para atendimento médico.

Segundo Elza, a irmã ainda está um pouco desorientada, alternando entre momentos de lucidez e de esquecimento. O quadro se deve à debilitação provocada pelos muitos dias dentro da cisterna. “Acredito que foi um milagre ela ter sobrevivido a essa situação. Tinha água abaixo dela e Eva poderia ter desequilibrado o corpo a qualquer momento”, avaliou.

Eva encontra-se internada no Hospital Geral de Guanambi (HGG) com quadro de saúde é estável. “Ela está medicada e fora de perigo. Está nos cuidados médicos. Agora, é só aguardar”, finalizou.

Candiba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Idoso perde a perna em acidente na zona rural de Candiba; motorista foragido é procurado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente na noite do último sábado (6) chocou os moradores da Fazenda Olho D’Água, na região de Pilões, zona rural do município de Candiba. Um idoso de 65 anos ficou seriamente ferido após a motocicleta que conduzia ser violentamente atingida por um automóvel. O impacto da colisão foi tão severo que resultou na amputação de uma das pernas da vítima, gerando grande comoção na comunidade local.

O idoso trafegava a bordo de uma motocicleta CG 125 Today quando foi surpreendido por um Volkswagen de cor preta, que vinha no sentido contrário da via. A batida frontal causou uma fratura exposta gravíssima na perna esquerda do motociclista, rompendo a tíbia e a fíbula. Logo após o acidente, o condutor do carro fugiu do local sem prestar nenhum tipo de socorro ou assistência à vítima, conforme relataram as testemunhas que presenciaram a cena.

Moradores da região agiram rapidamente e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os socorristas realizaram os primeiros procedimentos emergenciais ainda na estrada de terra e encaminharam o idoso às pressas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). Diante da gravidade irreversível das lesões causadas pelo impacto, a equipe médica da unidade de saúde precisou submeter o paciente a uma cirurgia de amputação do membro.

Apesar de ter passado por um procedimento cirúrgico de alta complexidade e do forte trauma sofrido, o idoso permanece internado na instituição de saúde e apresenta um quadro clínico considerado estável. O caso agora está sob a responsabilidade da Polícia Civil da Bahia, que instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias exatas da colisão. Os agentes pretendem ouvir as testemunhas nos próximos dias e trabalham para identificar e localizar o motorista foragido, que poderá responder por omissão de socorro e lesão corporal grave.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescente pula de carro e se joga em lagoa para escapar de tentativa de estupro em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma adolescente de 14 anos pulou de um carro em movimento e se jogou em uma lagoa para escapar de uma tentativa de abuso sexual na noite desta quinta-feira (4), por volt das 19h39, em Guanambi. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o suspeito do crime é um homem de 35 anos, que está foragido.

A jovem relatou aos policiais militares que estava em um bar no bairro Novo Horizonte com o homem e três amigas. Após deixar as outras garotas em casa, o suspeito mudou o trajeto e seguiu em direção a um motel. Ao perceber a rota, a adolescente tentou fugir, foi contida pelo homem, mas conseguiu se desvencilhar e saltar do veículo. Para despistar o agressor, ela se jogou em uma lagoa e depois caminhou até sua residência, onde desmaiou devido ao cansaço e ao abalo emocional.

Acionados pelo Centro de Integradas de Comunicação (Cicom), policiais militares e socorristas do Samu 192 encontraram a vítima em casa com escoriações nas pernas. Ela foi conduzida ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). A PM realizou buscas na região, mas não localizou o suspeito. O caso foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Guanambi, que investiga o crime.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é esfaqueado por usuário de drogas na Feira Livre de Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta segunda-feira (01), por volta de 14h30, policiais militares do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), durante patrulhamento pela feira livre na Avenida Senador Nilo Coelho, em Guanambi, visualizaram um homem caído ao solo. Ensanguentado, ele havia sido esfaqueado na coxa direita por outro indivíduo.

Segundo informo o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, o suspeito dispensou a arma do crime e correu. A guarnição iniciou uma perseguição, mas ele conseguiu fugir devido à distância em que se encontrava.

A vítima, de 34 anos, foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). A faca utilizada no crime foi recolhida e apresentada na Delegacia Territorial. Posteriormente, o autor, de 25 anos, usuário de drogas e com diversas passagens por furto, apresentou-se na unidade policial.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sertão Produtivo: Secretário destaca mais de R$ 2 bilhões em investimentos durante PGP em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Guanambi sediou, neste domingo (24), a plenária do Plano de Governo Participativo (PGP) do território Sertão Produtivo, contando com a presença de lideranças políticas, movimentos sociais e representantes do governo estadual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste, o secretário de relações institucionais do Estado, Adolfo Loyola, destacou que o volume de recursos destinados à região reflete o compromisso da gestão em descentralizar os investimentos e melhorar os serviços públicos no interior do estado.

Entre os principais aportes financeiros detalhados por Loyola, a área da saúde ganhou relevância com as intervenções em andamento na principal unidade médica do território. “O Sertão Produtivo passa por uma nova fase. O governador que mais investiu na Bahia, na história, aqui no Sertão Produtivo, não podia ser diferente. O Hospital Geral de Guanambi, que muita gente não conhece, não sabe que existe, só ali numa ampliação de R$ 77 milhões. Estradas, escolas, segurança pública, todas as áreas com investimento. São mais de 2 bilhões de reais em investimento em todas as áreas”, afirmou.

O representante do Executivo estadual ressaltou que o sucesso na execução das obras e na promoção de eventos culturais decorre da articulação direta com as administrações municipais. De acordo com ele, o alinhamento com os prefeitos amplia o alcance das políticas públicas e fortalece o desenvolvimento econômico do Sertão Produtivo. “Essa parceria com os prefeitos da região, praticamente todos os prefeitos da região, numa parceria com o governo do estado, a gente consegue levar mais investimentos para os municípios e além também de a parceria na cultura, no entretenimento, com grandes festejos e grandes atrações que a gente traz para cá junto com os prefeitos”, pontuou.

Ao avaliar a dinâmica do PGP, Loyola explicou que a escuta ativa serve para calibrar o planejamento do Estado diante das necessidades contínuas de cada localidade, consolidando um modelo de gestão implementado nas últimas duas décadas na Bahia. “A demanda dos municípios é infinita e é do estado também. Esse momento do plano de governo participativo é isso. É para que a gente possa escutar os municípios, possa escutar a classe política, mas escute também os movimentos sociais, o setor produtivo. É isso que nos ajuda a errar menos e concentrar os investimentos onde a população quer. É o momento de democracia, de ouvir e também de mostrar a forma diferente que esse projeto que vem mudando a Bahia nos últimos 20 anos faz, ouvindo a população, planejando e entregando obras”, concluiu.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Capotamento na BR-030 deixa adolescente de 15 anos morto e três feridos em Iuiu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito na BR-030 resultou na morte de um adolescente de 15 anos e deixou outras três pessoas feridas na manhã desta sexta-feira (22). O capotamento ocorreu por volta das 7h05, em um trecho rodoviário localizado nas proximidades da Fazenda Canabrava, entre o entroncamento do município de Iuiu e Palmas de Monte Alto. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o veículo transportava membros de uma mesma família que viajavam em direção ao município de Carinhanha.

Guarnições foram acionados para dar suporte à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Devido à gravidade do impacto e ao número de pessoas presas nas ferragens, os socorristas iniciais precisaram solicitar o reforço de uma ambulância do Samu de Palmas de Monte Alto. Durante os procedimentos de resgate, os paramédicos realizaram diversas manobras de ressuscitação cardiopulmonar no adolescente de 15 anos, identificado como Vitor Gabriel Moreira Reis, mas ele não resistiu e veio a óbito no local após sofrer uma lesão na região cervical seguida de paradas cardíacas.

Entre os sobreviventes, uma menina de 4 anos de idade sofreu ferimentos e foi socorrida inicialmente para o Hospital Municipal de Palmas de Monte Alto. Diante da necessidade de cuidados especializados, ela foi transferida posteriormente para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). O estado de saúde da criança não foi divulgado.

Capotamento na BR-030 deixa adolescente de 15 anos morto e três feridos em Iuiu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A condutora do automóvel, uma mulher de 37 anos, relatou aos policiais militares que havia saído de Guanambi com o objetivo de levar os familiares até Carinhanha. No meio do trajeto, ela perdeu o controle da direção do veículo, um Uno Sporting branco, provocando o capotamento. Além da motorista, que não teve ferimentos graves relatados, outra passageira de 37 anos e uma menina de 7 anos sofreram apenas escoriações leves, recebendo atendimento médico emergencial e sendo liberadas ainda no local do sinistro.

O impacto causou severos danos estruturais ao automóvel, que ficou com a lateral esquerda completamente destruída. Para a retirada das vítimas que estavam retidas no interior da cabine, os socorristas precisaram realizar o corte parcial do teto, que também ficou amassado. A área foi isolada pela Polícia Militar para o controle do tráfego na rodovia e para a realização dos trabalhos da perícia técnica, que deve apontar as causas oficiais do acidente.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sesab valoriza suporte a residentes e estagiários no Hospital Geral de Guanambi Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Como parte do processo de reestruturação do Hospital Geral de Guanambi (HGG), o Governo do Estado implantará um centro de ensino e pesquisa na unidade.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, explicou que o espaço será voltado à qualificação e formação dos estudantes de medicina e demais áreas relacionadas à saúde. O pleito atendeu a um pedido especial do governador Jerônimo Rodrigues, tendo em vista a preocupação do governo com o aumento das oportunidades de capacitação e de inserção dos estudantes no mercado profissional.

O centro de ensino possuirá auditório, sala de ensino e sala de simulação realística. Segundo a secretária, trata-se de uma inovação que o governador está trazendo para dentro dos hospitais.

Roberta ainda fez questão de assegurar o trabalho dos estagiários e estudantes residentes. “Eles são supervisionados. No caso dos estudantes residentes, eles não podem fazer a prescrição sem a orientação de um profissional, seja do preceptor ou do orientador. No HGG, os profissionais que estão lá são especialistas e que garantem o atendimento à população”, apontou.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Secretaria Estadual destaca R$ 100 milhões de investimentos na saúde Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (13), o governador Jerônimo Rodrigues e a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, estão na cidade de Guanambi para anunciar um pacote de investimentos de R$ 100 milhões na área. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Santana destacou que, hoje, a Bahia é um dos estados que mais investe em saúde no país. “O governador tem colocado no centro das prioridades do governo a saúde”, afirmou.

Entre os investimentos em Guanambi, está a reforma e ampliação do Hospital Geral de Guanambi (HGG), cujo início das obras foi anunciado durante a visita do governador. A reforma começa pela própria fachada da unidade, que será totalmente renovada. A entrada do prédio também será transferida de local devido à dificuldade de acesso que existe hoje. As obras incluem ainda a criação de mais vagas de estacionamento.

Para além das questões de infraestrutura física, Santana apontou que a reforma prevê ainda melhorias na parte assistencial. Com base em estudos realizados pelo Governo do Estado, o HGG passará a ter 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva - UTI Pediátricos. Também serão construídos mais 20 leitos de enfermaria e uma nova emergência pediátrica, que tem a finalidade de atender as crianças de forma separada dos adultos.

Ao final da obra, também serão implantados mais 10 leitos de UTI Adulto, 30 leitos de enfermaria e uma nova emergência geral. “Teremos leitos de sala vermelha, leitos de sala amarela, sala de medicação e sala de procedimentos”, detalhou. O objetivo, conforme salientou, é ampliar a assistência em saúde na região, visto que o HGG atende 22 municípios atualmente.

Guanambi: Secretaria Estadual destaca R$ 100 milhões de investimentos na saúde Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Associado a esses investimentos, o Governo do Estado irá construir mais uma sala cirúrgica, a quinta da unidade. O aporte busca atender a demanda das neurocirurgias, serviço de alta complexidade que foi implantado no hospital em 2023, e ampliar a capacidade do HGG. As demais salas cirúrgicas e os 20 leitos de UTI existentes anteriormente irão passar por um processo de requalificação.

Espaços como refeitório, cozinha e central de esterilização de materiais também serão reformados. Como novidade no projeto, será implementado na unidade um centro de ensino e pesquisas. A secretária explicou que o espaço, criado a pedido do governador, será usado por estudantes de medicina, enfermagem e demais áreas da saúde para estudos técnicos. O local contará com uma sala de simulação realística para auxiliar no processo de formação dos estudantes.

Animada, Roberta definiu que se trata de um hospital completamente renovado. “Teremos um novo hospital. Serão R$ 77 milhões de investimentos. É uma grande intervenção do Governo da Bahia, que o governador colocou como prioridade. Estamos muito felizes com essa entrega”, declarou.

A obra ocorrerá de forma planejada, sem qualquer impacto a assistência da população regional.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Passageira de motocicleta é arremessada para dentro de casa em acidente Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente envolvendo uma caminhonete e uma motocicleta mobilizou equipes de socorro na noite deste domingo (10), no bairro Paraíso, em Guanambi. Segundo informou a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran) ao site Achei Sudoeste, a colisão ocorreu no cruzamento entre as ruas Professora Nilza Fernandes e Dionísio Vilas Boas, deixando uma mulher gravemente ferida e um homem com escoriações.

O impacto da batida foi tão violento que a passageira da motocicleta foi arremessada para o interior de uma residência às margens da via. De acordo com a SMTran, ela sofreu uma fratura exposta em uma das pernas e recebeu os primeiros atendimentos ainda no local. O condutor da moto teve ferimentos leves.

Equipes de resgate foram acionadas e encaminharam a mulher ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), devido à gravidade das lesões. Já o piloto foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. O estado de saúde atualizado das vítimas não foi divulgado até a última atualização desta reportagem.

Os veículos envolvidos ficaram bastante danificados com a força da colisão. O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) esteve no local para realizar o isolamento da área e registrar a ocorrência, enquanto as causas exatas do acidente no cruzamento seguem sob investigação.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem de 31 anos é esfaqueado em rua de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 31 anos foi socorrido na madrugada deste domingo (10) após ser atingido por golpes de arma branca nas imediações da Rua J, no bairro São Sebastião, em Guanambi. O crime ocorreu por volta de 0h56, em via pública, nas proximidades de um bar.

Uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi acionada para garantir a segurança dos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestavam socorro à vítima no local. Segundo o relato de uma testemunha de 38 anos, o homem foi ferido após uma briga ocorrida nos arredores.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, a equipe médica realizou os procedimentos de emergência e encaminhou o ferido ao Hospital Geral de Guanambi (HGG). Não foram divulgadas informações atualizadas sobre o quadro clínico do paciente ou a gravidade das lesões.

Após a prestação do socorro, os policiais militares realizaram buscas na região com o objetivo de capturar o autor das agressões. No entanto, o suspeito conseguiu fugir logo após o crime e ainda não foi localizado.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Carro sai da pista na BR-030 e deixa casal em estado grave em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (4), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam uma ocorrência de acidente de trânsito com vítimas em estado grave na BR-030, no trecho entre Caetité e a localidade conhecida como Pancadão, em Lagoa Real.

Ao chegarem ao local, os policiais constataram um acidente envolvendo um automóvel Fiat Strada Adventure, de cor prata, que saiu da pista. O condutor ficou preso às ferragens do veículo, sendo necessária a atuação das equipes de socorro.

As vítimas, um homem de 59 anos e uma mulher de 52 anos, foram atendidas por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A passageira, em estado mais grave, foi encaminhada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), enquanto o condutor foi levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité.

A via foi devidamente sinalizada e, após o atendimento da ocorrência, liberada ao tráfego.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com aporte de R$ 77 milhões, Hospital Geral de Guanambi ganhará UTI pediátrica e novos leitos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial desta quarta-feira (29) a homologação da licitação que marca uma nova etapa de expansão da saúde no interior baiano: a reforma e ampliação do Hospital Geral de Guanambi (HGG). As obras têm início previsto para a primeira semana de maio.

A reforma e ampliação do hospital será executada pelo Consórcio Novo HRG, com investimento de R$ 77 milhões. Referência em atendimento de média complexidade para 37 municípios do sudoeste baiano, a unidade passará a contar com 20 novos leitos de UTI, sendo 10 pediátricos, os primeiros do tipo no hospital, e 10 adultos, chegando a 30 leitos de terapia intensiva no total.

A capacidade assistencial também será ampliada com a implantação de 50 novos leitos de enfermaria, sendo 20 pediátricos e 30 adultos. Outros 30 leitos de enfermaria serão reformados. As intervenções incluem ainda a reforma e ampliação do centro cirúrgico, que passará a funcionar com cinco salas, além da ampliação do Serviço de Nutrição e Dietética e da Central Farmacêutica.

O projeto prevê ainda a construção de uma nova emergência e de uma nova Central de Material Esterilizado, estrutura essencial para reforçar a segurança dos pacientes e qualificar o funcionamento da unidade. Também está prevista a requalificação da fachada principal do hospital.

A secretária estadual de saúde, Roberta Santana, também destacou a construção do Centro de Ensino e Pesquisa do Hospital Geral de Guanambi. O espaço dará maior suporte às atividades acadêmicas dos cerca de 2 mil estudantes de graduação que passam mensalmente pela unidade, além dos residentes que têm o hospital como campo de formação.

As novas intervenções se somam a investimentos recentes já realizados pelo Governo do Estado no Hospital Geral de Guanambi. Em junho de 2025, foi entregue a reforma da Enfermaria Cirúrgica, com reestruturação de 30 leitos de enfermaria e do Banco de Leite Humano, em investimento de R$ 2,84 milhões. Em outubro de 2023, a unidade também recebeu a ampliação de 30 leitos de enfermaria, com aporte de R$ 1,56 milhão.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeitura de Guanambi desmente ACM Neto após vídeo sobre hospital: 'Já existe' Foto: Reprodução/Instagram

A Prefeitura de Guanambi utilizou suas redes sociais oficiais para desmentir uma informação divulgada pelo ex-prefeito de Salvador e candidato derrotado ao governo da Bahia em 2022, ACM Neto (União Brasil). Em um vídeo produzido com o auxílio de inteligência artificial, o político afirmou que o Hospital Geral de Guanambi (HGG) seria uma promessa de campanha não cumprida pelo atual governador, Jerônimo Rodrigues (PT). A gestão municipal, no entanto, agiu rapidamente para esclarecer que a unidade de saúde não apenas é uma realidade, como opera há décadas na região.

“Senhor ACM Neto, a bem da verdade, é válido esclarecer que o Hospital Geral de Guanambi (HGG) já existe. Ele foi inaugurado em 27 de julho de 1998; portanto, tem quase 30 anos. Não se pode prometer o que já existe”, rebateu a administração em postagem direta. O posicionamento oficial ressaltou o equívoco técnico da peça publicitária de Neto, pontuando que a estrutura física mencionada no vídeo como “inexistente” é, na verdade, um pilar da saúde pública regional há mais de um quarto de século.

Além de confirmar a existência da unidade, a prefeitura detalhou que o HGG passou por modernizações recentes sob a gestão estadual, ampliando sua capacidade de atendimento. Segundo a nota, as instalações que atendem Guanambi e os municípios vizinhos foram expandidas, ganhando novos leitos e uma maternidade descrita como ampla e confortável. A administração municipal também destacou a entrega de setores modernos de imagem e neurocirurgia, reforçando que o hospital está em pleno funcionamento e em processo de atualização tecnológica.

Para evitar maiores confusões na opinião pública, o governo municipal esclareceu que existe, sim, uma obra hospitalar em curso na cidade, mas que não se trata do HGG citado por ACM Neto. O projeto em execução é a sede própria do Hospital Municipal de Guanambi. De acordo com a prefeitura, as intervenções estão com cronograma avançado e são fruto de uma articulação que envolve emenda parlamentar do deputado Daniel Almeida, convênio com a Caixa Econômica Federal e contrapartida dos cofres municipais, diferenciando-se da rede estadual de saúde.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Homem esfaqueia ex-companheira e tira a própria vida após recusa de reconciliação Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na noite desta sexta-feira (25), por volta das 18h30, na rua Aroeira, no bairro Joaquim Fernandes, em Guanambi, um homem, identificado como João Pedro de Brito, de 30 anos, que não aceitava o fim do relacionamento, atacou a ex-companheira com diversos golpes de faca e, logo em seguida, tirou a própria vida dentro da residência onde o crime ocorreu.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o agressor teria ido até o imóvel com o intuito de convencer a vítima, uma jovem de 27 anos, identificada como Kemelly Silva de Souza, a reatar a união. Diante da negativa da mulher, ele iniciou uma série de agressões violentas utilizando uma arma branca. Mesmo ferida, a vítima conseguiu fugir e clamar por socorro a vizinhos e transeuntes.

O bebê do casal estava no interior da residência no momento do ataque. Apesar do cenário de violência, a criança não sofreu ferimentos físicos. A mulher foi rapidamente socorrida e encaminhada ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde recebeu atendimento médico e permanece em estado de saúde considerado estável.

Equipes do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionadas e isolaram a cena do crime para o trabalho do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Após a realização da perícia, o corpo do agressor foi removido e levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para a realização de exames necroscópicos.

Até o momento, a 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) não divulgou a identidade dos envolvidos nem detalhes específicos sobre a dinâmica do crime. O caso foi registrado e segue sob investigação para apurar todas as circunstâncias do crime e o histórico de violência entre o casal.

Matina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estado cobra R$ 90 mil de médico e ex-candidato a vice-prefeito em Matina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Governo do Estado da Bahia, por meio da Corregedoria de Saúde (CGS), está à procura do médico e político Merivaldo Cardoso Santana, de 51 anos, para o cumprimento de uma notificação de ressarcimento aos cofres públicos. O médico — que disputou o cargo de vice-prefeito na cidade de Matina nas eleições de 2024 pelo PDT — não foi localizado em seu endereço residencial, o que levou a administração estadual a publicar um edital de notificação oficial.

O imbróglio financeiro remete ao ano de 2012, período em que Marivaldo prestou serviços no Hospital Geral de Guanambi (HGG). Segundo o documento publicado pela Corregedoria, o médico teria recebido remunerações de forma indevida após o seu afastamento das funções na unidade de saúde. O montante atualizado da dívida chega a R$ 90.119,16.

A tentativa de notificação por edital é o último recurso administrativo antes que medidas mais severas sejam tomadas. O texto deixa claro que o valor é referente ao prejuízo causado ao erário pela percepção desses salários sem a devida contraprestação laboral ou amparo legal no período citado.

Caso Marivaldo Santana não efetue o pagamento do débito ou apresente defesa técnica dentro dos prazos legais, o valor de quase R$ 100 mil poderá ser inscrito na Dívida Ativa do Estado. A inscrição acarreta restrições ao CPF do profissional, além de possibilitar a execução judicial do montante, com bloqueio de bens e contas bancárias.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sesab homologa R$ 77,6 milhões para reforma do Hospital Geral de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) oficializou, nesta quinta-feira (9), a homologação da licitação para a reforma e ampliação do Hospital Geral de Guanambi (HGG). O Consórcio Novo HRG, liderado pela Axxo Construtora Ltda., venceu o certame com uma proposta de R$ 77.619.842,19. O valor final representa uma economia de aproximadamente R$ 3,6 milhões em relação ao orçamento inicialmente estimado pelo governo baiano.

A intervenção é considerada uma das maiores obras na rede de saúde do interior do estado e visa desafogar a unidade, que atualmente enfrenta uma forte pressão assistencial. Com uma taxa de ocupação de 169% nos leitos clínicos, o hospital é referência para 22 municípios da macrorregião, atendendo a uma população de mais de 450 mil habitantes. Em 2024, a unidade registrou mais de 9 mil internações e quase 25 mil atendimentos de urgência.

O projeto prevê uma intervenção total em mais de 11 mil metros quadrados. Entre as principais melhorias estão o acréscimo de 30 leitos de internação, a implantação de uma UTI pediátrica com 10 leitos e a modernização do centro cirúrgico, que passará a contar com cinco salas. Além disso, a estrutura ganhará um Centro de Ensino e Pesquisa, nova cozinha, refeitório ampliado e uma Estação de Tratamento de Esgoto própria.

Do montante total, cerca de R$ 50,2 milhões serão destinados exclusivamente ao prédio hospitalar, com foco especial em climatização e instalações elétricas de alta complexidade. A obra será executada em etapas para garantir que o atendimento aos pacientes não seja interrompido. A prioridade inicial será a construção de edifícios de apoio e áreas provisórias, avançando gradualmente para os setores críticos, como a UTI e o bloco de urgência e emergência.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'Misericórdia de Deus': mãe narra 2 anos de espera por cirurgia do filho em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Moradora do Distrito de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, a dona de casa Maria de Fátima luta pela recuperação do filho Gilmar Pereira Moreno, após o mesmo ter sofrido um acidente de moto em maio do ano de 2024.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ela relatou que o filho seguia para a sede do município no período da noite, quando acabou passando por um quebra-molas sem perceber. “Ele foi jogado em cima de uma árvore e estourou o osso da perna do joelho pra baixo todinho”, contou.

No mês de maio deste ano, fará dois anos que o jovem segue no mesmo estado, lutando para se reabilitar em cima de uma cama. Até as necessidades fisiológicas ele precisa fazer no local devido à falta de mobilidade. Hoje, o jovem está com a perna imobilizada, cheia de pinos, aguardando a realização de uma cirurgia ortopédica. Para a família, ele corre risco de perder o membro e ter sequelas permanentes.

A mãe do rapaz culpa o Hospital Geral de Guanambi (HGG) de negligência, visto que até hoje a cirurgia necessária para o quadro do paciente não foi feita. “Eles [médicos] não encaminharam meu filho. Estamos aguardando isso há 1 ano e 8 meses. Não tenho condições de pagar a cirurgia do meu filho. O próprio médico disse pra mim que, se tivesse dinheiro, a cirurgia já teria sido resolvida”, afirmou.

Segundo Maria de Fátima, só depois de muita mobilização, o filho foi regulado e fará todo acompanhamento de reabilitação em Salvador através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). “Não é fácil pra uma mãe ver um filho numa situação dessas. Estou vivendo pela misericórdia de Deus”, asseverou.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Hospital Geral de Guanambi realiza captação de múltiplos órgãos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Hospital Geral de Guanambi (HGG) registrou, neste sábado (21), um importante marco para o sistema de saúde da região com a realização de uma captação de múltiplos órgãos. A operação foi conduzida pela E-dot (Equipe de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da unidade, em uma atuação conjunta com a Central de Transplantes da Bahia. O procedimento é considerado um dos mais complexos da medicina hospitalar e mobiliza uma vasta rede logística para garantir que os órgãos cheguem aos receptores em tempo hábil, transformando o luto em esperança para pacientes que aguardam na fila única do Sistema Único de Saúde (SUS).

O sucesso da intervenção dependeu do trabalho sincronizado de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e profissionais de apoio, como os serviços gerais. Cada etapa, desde a manutenção do potencial doador até a retirada cirúrgica e o transporte dos órgãos, exige rigor técnico e sensibilidade humanitária. A administração do hospital e a coordenação da Central de Transplantes destacaram o compromisso desses profissionais, cuja dedicação é o pilar fundamental para viabilizar o ato da doação em solo baiano.

Para além do esforço clínico, o gesto foi viabilizado pela decisão da família do doador. Mesmo atravessando o momento crítico da perda de um ente querido, os familiares optaram pela doação, demonstrando um ato de generosidade e solidariedade que impactará diretamente a vida de diversas pessoas. O reconhecimento público a essa nobreza de espírito reforça a importância de se discutir o tema da doação de órgãos em vida, permitindo que o desejo de ajudar o próximo seja respeitado e cumprido pelas instituições de saúde.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iuiu: Menina de 12 anos dá à luz e padrasto e primo são investigados por suposto abuso sexual Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde da última terça-feira (10), uma adolescente de 12 anos, natural do município de Iuiu, deu à luz no Hospital Geral de Guanambi (HGG).

A Delegacia Territorial da cidade, através da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) investiga suspeitas de abuso sexual envolvendo o padrasto e um primo da adolescente. Ambos negaram as acusações. O padrasto afirmou que aguarda o exame de DNA para comprovar que não é o pai da criança. O primo também disse que o resultado deve esclarecer o caso. O Conselho Tutelar acompanha a família desde o início da gestação.

A bebê nasceu com pouco mais de 3,2 kg de parto normal. Mãe e filha estão estáveis e permanecem internadas para acompanhamento médico.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Hospital Geral de Guanambi terá reforma histórica de R$ 81 milhões Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia dá um passo decisivo nesta semana para tentar zerar um dos maiores gargalos da saúde no interior do estado: a superlotação do Hospital Geral de Guanambi (HGG). Na sexta-feira (13), às 9h30, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) realiza a abertura dos envelopes com as propostas de preços para a reforma e ampliação da unidade, um investimento estimado em R$ 81,2 milhões.

A obra é considerada urgente. Atualmente, o hospital opera com uma taxa de ocupação de 169% nos leitos clínicos — quase o dobro da capacidade ideal — e 81% nos leitos cirúrgicos. O projeto prevê uma intervenção total de mais de 11 mil metros quadrados, focada em modernizar a estrutura que é referência para 22 municípios e atende quase meio milhão de pessoas.

O anteprojeto detalha uma reestruturação profunda. Entre as principais novidades estão:

Mais leitos: Acréscimo de 30 leitos de internação adulta e criação de uma nova ala pediátrica com 20 leitos; UTI Pediátrica: Implantação inédita de 10 leitos especializados; Centro Cirúrgico: Ampliação para cinco salas e novos leitos de recuperação; Ensino e Pesquisa: Criação de um centro dedicado à formação de profissionais.

Além da parte clínica, o investimento pesado será na infraestrutura “invisível”, mas vital: R$ 23,2 milhões serão destinados apenas ao sistema de climatização e outros R$ 10,1 milhões para a rede elétrica, incluindo novos geradores e transformadores.

Um dos maiores desafios da empresa vencedora será o cronograma. Como o hospital não pode fechar as portas, a obra será fatiada em etapas. O trabalho começa pela construção de novos blocos de apoio (cozinha, refeitório e farmácia) para, só então, avançar para as áreas críticas como a UTI e a Emergência.

A maternidade e o Centro de Parto Normal, entregues em 2022, não sofrerão intervenções e continuarão operando normalmente. Com o novo desenho, a Sesab aposta na horizontalidade do hospital para facilitar o fluxo de pacientes e melhorar a acessibilidade.

A licitação, que ocorre na modalidade de concorrência presencial, deve definir nos próximos dias quem executará uma das maiores intervenções na rede de saúde do sudoeste baiano nos últimos anos.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Avião ultraleve faz pouso forçado em área próxima a atacadista em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um avião ultraleve de categoria experimental realizou um pouso forçado no fim da tarde desta quinta-feira (5) em Guanambi. A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Superitendência Municipal de Trânsito (SMTran).

O ultraleve decolocu no Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha para um voo panorâmico. Durante o voo apresentou uma falha no motor, não dando tempo para retornar para realizar o pouso.

A aeronave desceu em uma área localizada nos fundos de um atacadista, nas proximidades do terreno onde está prevista a construção do futuro Parque de Exposições do município.

Apesar do susto, não houve registro de vítimas. O piloto e um passageiro conseguiram sair da aeronave sem ferimentos graves e foram encaminhados para o Hospital Geral de Guanambi (HGG).

A ocorrência chamou a atenção de moradores e pessoas que estavam nas imediações. As autoridades devem investigar as causas do incidente.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Acidente com moto deixa homem em estado grave em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente envolvendo uma motocicleta foi registrado na tarde desta sexta-feira (20), na Rua Professor Elio Negreiro, no bairro Feira Velha, em Caetité. O condutor ficou ferido e precisou de atendimento ainda no local. A vítima é um mototaxista da cidade.

De acordo com relatos de moradores, ele trafegava por uma ladeira nas proximidades do imóvel onde funcionava uma mercaria quando perdeu o controle da motocicleta e caiu. Com o impacto, o motociclista atingiu o meio-fio e sofreu ferimentos graves. Testemunhas informaram que ele apresentava múltiplas fraturas e lesões na região da cabeça e do rosto.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas e realizaram os primeiros procedimentos de socorro. Diante da gravidade do quadro clínico, o homem foi entubado antes de ser encaminhado para uma unidade hospitalar. Após os atendimentos iniciais, ele foi transferido para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde permanece internado sob observação médica.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais atualizadas sobre o estado de saúde do paciente.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013