Tag

#Interiorização

2 notícia(s) encontrada(s)
Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Macaúbas: Wagner destaca força do PGP e projeta investimentos na Bacia do Paramirim Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A Bacia do Paramirim recebeu, neste sábado (23), o encontro do Plano de Governo Participativo (PGP). Em visita ao município de Macaúbas, o senador Jaques Wagner destacou a importância de o poder público sair dos gabinetes da capital para compreender a real necessidade dos municípios do interior. De acordo com o senador, a iniciativa segue um modelo histórico de gestão compartilhada e proximidade com a população, permitindo que as prioridades locais guiem o planejamento de investimentos do Estado.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste, Wagner destacou que o formato das plenárias é essencial para alinhar a percepção dos governantes com a vivência dos cidadãos. “Olha, na verdade essa metodologia do PGP, a gente já utiliza em algumas eleições. É o ensinamento do nosso mestre, o presidente Lula, que como diz a gíria, o ditado popular, quem sabe onde o sapato aperta, é o dono do calo. Então nós temos que ouvir do povo onde é que o sapato está apertando, o que é a prioridade de cada cidade. Quer ver, você está em Salvador e imagina uma coisa, mas na realidade local é outra. Você acha que é uma estrada, o cara acha que é uma água, você acha que é um posto de saúde, o cara acha que é uma estrada”, explicou. O parlamentar mencionou que a agenda do grupo segue intensa, incluindo Guanambi, Jequié — para a inauguração de uma ampliação do Hospital Prado Valadares — e Itapetinga, ressaltando a inovação de realizar plenárias dedicadas à juventude na noite anterior aos grandes encontros.

Tratando das demandas específicas do território da Bacia do Paramirim, Jaques Wagner reconheceu os pedidos locais de melhorias na área da saúde e adiantou as contrapartidas que vêm sendo estruturadas na região e no estado, como a entrega de novos leitos e a interiorização do ensino técnico. “Aqui o pessoal reclama do Hospital Regional, está certo? É uma reclamação justa que vai sendo atendida aos poucos. Nós vamos inaugurar agora o Hospital de Alagoinhas, estamos ampliando o Prado Valadares, estamos trazendo aqui para a região uma escola técnica, que agora mudou de nome, se chama Instituto Federal. Então, é batendo córner e cabeceando para fazer o gol, mas as necessidades são sempre bem-vindas, e é para isso que a gente vai ao encontro do povo”, declarou.

Ao final, Wagner ressaltou que a disposição de encarar críticas e coletar demandas diretamente com a comunidade é uma marca de continuidade do grupo político que lidera o estado há sucessivas gestões. “Não é todo mundo que faz isso que a gente faz. A gente vem aqui para ouvir, às vezes, uma reclamação, para ouvir uma demanda. Eu acho que quem correu o trecho, pediu o voto e teve a graça de receber o apoio do povo, tem que devolver esse apoio na forma de serviço prestado. Isso é o que a gente tem feito ao longo do meu governo de oito anos, de Rui Costa e agora de Jerônimo, e vamos ver se o povo nos aprova de novo em outubro desse ano”, concluiu.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado sedia primeiro encontro de gestores da Seap Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (25), o município de Brumado sediou o primeiro encontro de gestores da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). O evento foi realizado no Conjunto Penal com a presença de diversas autoridades.

O prefeito Fabrício Abrantes, secretários, vereadores, diretores de unidades prisionais, superintendentes penais e representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA), da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) marcaram presença no encontro.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, José Castro, secretário de assuntos penitenciários e ressocialização da Bahia, destacou que Brumado foi escolhida para sediar o evento, tendo em vista a parceria bem-sucedida com o Município para execução de projetos de ressocialização na unidade prisional. As iniciativas desenvolvidas no complexo, na área de educação, têm obtido índices acima da média nacional.

Castro afirmou que o projeto segue uma determinação do governador Jerônimo Rodrigues no que se refere à interiorização das políticas públicas da Seap na área de ressocialização. “Brumado está se destacando nesse aspecto”, apontou.

Na oportunidade, foram realizadas entregas importantes, como o Infocentro, o posto de saúde prisional e a requalificação do albergue. O secretário ressaltou que a proposta é estruturar e fortalecer as políticas prisionais em todo Estado.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013