Tag

#Município

58 notícia(s) encontrada(s)
Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rio do Antônio: Adolescente de 17 anos morre após bater moto em caminhonete Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (9) resultou na morte de um adolescente de 17 anos na zona rural do município de Rio do Antônio. A vítima, identificada como Gabriel Alves Martins, conduzia uma motocicleta por uma estrada vicinal quando perdeu o controle da direção e colidiu frontalmente com uma caminhonete. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o impacto da batida foi fatal.

De acordo com relatos apurados no local, o jovem trafegava por uma via que dá acesso à Fazenda Mucicir. Ao passar por uma curva, Gabriel perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e atingiu a caminhonete que seguia no sentido oposto. As circunstâncias exatas que levaram à perda do controle da motocicleta ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e se deslocou rapidamente até a região para prestar o socorro. No entanto, ao chegarem ao local, os socorristas apenas puderam constatar que o adolescente já não apresentava sinais vitais. Policiais militares também foram chamados para isolar a área, preservando a cena do acidente para o trabalho dos peritos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou os procedimentos periciais no local e fez o levantamento cadavérico para coletar evidências que ajudem a esclarecer a dinâmica da colisão. O corpo de Gabriel foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, e o caso segue sob investigação das autoridades competentes.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado realiza pré-conferências de saúde para discutir propostas e fortalecer o SUS Foto: Divulgação/PMB

A Prefeitura de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está realizando uma série de pré-conferências de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A iniciativa integra a etapa preparatória da 12ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia, cujo objetivo é ouvir trabalhadores da saúde, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e representantes da comunidade sobre os desafios e necessidades da saúde pública local.

As pré-conferências são espaços democráticos de diálogo e construção coletiva, através dos quais são debatidas propostas para o fortalecimento das políticas públicas de saúde. Além disso, durante os encontros são eleitos os delegados que representarão as comunidades na Conferência Municipal de Saúde.

Após a conclusão desta etapa, será realizada a Conferência Municipal de Saúde, responsável por sistematizar as propostas apresentadas nas pré-conferências e definir as contribuições que serão encaminhadas para as etapas estadual e nacional.

Com o tema “Saúde, Democracia, Soberania e SUS: cuidar do povo é cuidar da Bahia”, a 12ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia constitui uma etapa preparatória da 18ª Conferência Nacional de Saúde.

Os debates estão sendo conduzidos a partir de quatro eixos temáticos: democracia, saúde como direito e soberania nacional; financiamento adequado e suficiente para o SUS, com base na justiça tributária e na sustentabilidade fiscal e social; os desafios para o SUS na agenda nacional da defesa da vida e da saúde, com foco nas emergências climáticas e na justiça socioambiental; e o modelo de atenção e gestão, territórios integrados e cuidado integral.

A programação das pré-conferências contempla diversas unidades de saúde do município. Os encontros tiveram início no dia 2 de junho, na UBS Ivaneide das Neves, no Bairro Olhos D’água, e seguem ao longo do mês de junho nas demais unidades da sede e da zona rural.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Seleção de Brumado inicia trabalhos visando o Campeonato Baiano de Futsal Foto: Divulgação

A seleção de futsal de Brumado conquistou o título no Campeonato de Futsal do Sudoeste após um processo de recuperação do segmento na cidade. Há mais de 10 anos, o time brumadense não disputava uma competição oficial.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o diretor municipal de esportes, Ailton Amorim, disse que a equipe foi resgatada há cerca de 60 dias. “Pegamos o primeiro zonal em Piripá, o segundo em Aracatu e, agora, por último, em Mortugaba. Foi um jogo emocionante, uma disputa nos pênaltis contra uma equipe muito forte, a Aju Ferro, de Aracatu”, comemorou.

Amorim relatou que a equipe brumadense conseguiu impor o seu jogo e trazer o título inédito para o município. Ao todo, 18 atletas foram inscritos no campeonato, dos quais 14 são naturais de Brumado. A maioria dos jogadores brumadenses são jovens abaixo de 30 anos. Segundo o diretor, o objetivo é justamente apostar em novos talentos para renovação da safra do futsal na cidade.

O próximo passo é a disputa do Campeonato Baiano de Futsal, o Baianão. Amorim disse que, a partir de julho, a equipe estará reunida para trabalhar intensamente na preparação para a competição esportiva, que acontece em novembro. Ele falou que, embora seja difícil, o desafio será conquistar o pentacampeonato no Baianão. “Sabemos da nossa força e vamos trabalhar duro para conquistar esse título com fé em Deus”, finalizou.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iuiu: Peças de motocicleta são encontradas abandonadas perto de Mercado Municipal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma situação inusitada chamou a atenção dos moradores do município de Iuiu, na tarde desta quinta-feira (28). Uma guarnição do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi acionada por populares após peças de uma motocicleta desmontada serem encontradas abandonadas em uma calçada, nas imediações do Mercado Municipal da cidade.

Ao chegarem ao local indicado, por volta das 14h, os policiais militares constataram a veracidade da denúncia. Segundo relatos de testemunhas aos agentes, o material misterioso já estava jogado na calçada desde o período da manhã, e nenhuma pessoa havia aparecido para se identificar como proprietária ou responsável pelas peças.

Após realizarem uma consulta no sistema de dados veiculares, os militares identificaram que os componentes pertenciam a uma motocicleta CG Fan KS 125, de cor preta, licenciada no próprio município de Iuiu. Para a surpresa da equipe, não havia qualquer registro ou restrição de furto ou roubo vinculada ao veículo até aquele momento.

Diante do cenário intrigante, todo o material foi recolhido pela guarnição e conduzido inicialmente para a sede do pelotão local. Posteriormente, as peças foram apresentadas na Delegacia Territorial de Iuiu, que ficará responsável por adotar as medidas legais cabíveis e investigar as circunstâncias do abandono.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado terá aumento de 50% no efetivo policial durante os festejos juninos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tenente Coronel Pontes, comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), conduziu a audiência pública promovida pela entidade na noite desta quarta-feira (27) para discutir detalhes da segurança pública durante os festejos juninos em Brumado. Diversos segmentos da sociedade participaram da iniciativa.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o comandante adiantou que as festas contarão com reforço no policiamento a partir de investimentos do Governo do Estado. “A determinação do governador é apoiar a comunidade e o comércio. Teremos um aumento de 50% do efetivo no período junino”, afirmou.

Além disso, o 24º BPM terá uma viatura exclusiva para atendimento do comércio. O veículo fará patrulhamento 24 horas na região a fim de garantir a segurança dos empresários, lojistas e consumidores. “Vamos ter uma viatura a mais para servir 24 horas no comércio em Brumado”, pontuou.

Na reunião, Pontes relatou que pode ouvir as demandas e principais dificuldades vivenciadas pelos comerciantes hoje no município. Essas informações, segundo salientou, serão fundamentais para que a PM possa aperfeiçoar o seu planejamento de segurança para a área e melhor atender as necessidades do comércio.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Em até 60 dias, Brumado se tornará a 25ª cidade baiana com Ronda Maria da Penha Foto: Thuane Maria/GOVBA

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o comandante do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Tenente Coronel Ronivaldo Pontes, falou a respeito dos avanços para implantação da Ronda Maria da Penha em Brumado.

Pontes destacou que o projeto representa mais um investimento do Governo do Estado no aparelhamento da Polícia Militar para que as mulheres vítimas de violência doméstica possam ser devidamente acompanhadas e protegidas na cidade. “Essa ronda é fundamental para que nós tenhamos mais proteção para nossas mulheres”, avaliou.

Além do apoio do Governo do Estado, ele disse que a parceria com o Poder Público Municipal possibilitará que a ronda seja concretizada e a rede de proteção à vítima de violência doméstica trabalhe de forma integrada no município.

Hoje, segundo o comandante, a PM está viabilizando a parte estrutural para funcionamento da Ronda Maria da Penha. O prédio para funcionamento da unidade e uma viatura para realização das rondas já estão sendo garantidos. Em breve, o treinamento dos policiais que atuarão no projeto será iniciado.

Pontes acredita que, em julho, as atividades da ronda estejam em andamento na cidade. “Vamos torcer para que em 30 ou, no máximo, 60 dias, de fato, tenhamos a ronda funcionando na cidade e Brumado seja o 25º município da Bahia a ser contemplado com esse grande projeto do Governo do Estado. É mais uma ferramenta em defesa das mulheres”, declarou.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Conselheiros do TCM-BA suspendem licitação para compra de fardamento em Jaguaquara Foto: Divulgação/PMJ

Na sessão desta quarta-feira (27), os conselheiros que compõem a 1ª Câmara de julgamentos do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia ratificaram medida cautelar concedida pelo conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva e determinaram a suspensão imediata do Pregão Eletrônico – Sistema de Registro de Preços nº 017/2026, promovido pela Prefeitura de Jaguaquara, em razão de diversas irregularidades identificadas no processo licitatório destinado à contratação de empresa para confecção de fardamentos institucionais.

Segundo informou o tribunal ao site Achei Sudoeste, o certame possuí valor estimado de R$939.379,20 e tem como finalidade atender demandas de diversas secretarias municipais. O Termo de Ocorrência foi lavrado pela Diretoria de Assistência aos Municípios (DAM), que apontou falhas relevantes na fase preparatória da licitação e descumprimento de exigências previstas na Lei de Licitações e Contratos (14.133/2021) e na Resolução TCM nº 1.495/2024.

Segundo a área técnica do TCM-BA, a prefeitura deixou de encaminhar ao sistema e-TCM-BA documentos obrigatórios relacionados ao procedimento licitatório, mesmo após notificação para regularização das pendências. A análise também identificou ausência de comprovação da publicação do edital em jornal de grande circulação e no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), inexistência de estudo técnico preliminar, falta de parecer jurídico prévio e ausência de mapa de riscos da contratação.

Além disso, os técnicos apontaram inconsistências no edital e no termo de referência, ausência de memória de cálculo para justificar os quantitativos licitados, adoção de julgamento por lote sem justificativa técnica e exigências consideradas excessivas na qualificação econômico-financeira das empresas participantes, em possível afronta à competitividade do certame.

Outro ponto destacado foi a adoção de orçamento sigiloso sem motivação concreta e específica, além de divergências nos horários previstos para recebimento de propostas e abertura da sessão pública, situação que, segundo o relator, compromete a segurança jurídica e a transparência da licitação.

Na decisão, o conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva afirmou que as irregularidades evidenciam risco de dano ao erário e comprometem a legalidade do procedimento licitatório, justificando a adoção da medida cautelar para impedir a continuidade do certame até o julgamento definitivo do mérito do processo.

Com a decisão, a prefeita Edione Oliveira Agostinone e o secretário municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Uellington Souza Reis, deverão se abster de homologar o resultado da licitação ou celebrar contrato administrativo relacionado ao pregão suspenso até nova deliberação do Tribunal.

Urandi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito convida região para os 13 dias do tradicional festejo de Santo Antônio em Urandi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

É grande a expectativa da população para realização dos tradicionais festejos de Santo Antônio em Urandi. Ao todo, serão treze dias de festa na cidade, de 1º a 13 de junho.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Warlei Oliveira convidou toda população local e regional para prestigiar o evento. Os principais dias da festa em celebração ao padroeiro do município acontecem entre 11 e 13 de junho.

Oliveira garantiu que o Município está empenhado em promover um evento único, através do qual as pessoas possam se divertir com tranquilidade. “É um evento familiar para as crianças e todos os públicos se divertirem e brincarem. Temos muitas atrações, a praça está toda ornamentada, é uma festa preparada para acolher a nossa população e o público da região da melhor forma”, assegurou.

O forrozeiro Willian Sanfona está entre as atrações do festejo. Ele se apresentará no dia 11 de junho especialmente para o público católico. Segundo o prefeito, neste ano, a empolgação é ainda maior para o evento diante das boas chuvas registradas nos primeiros meses de 2026.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi é reconhecida cidade empreendedora em políticas públicas de inclusão produtiva Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (18), o secretário de desenvolvimento econômico de Guanambi, Fabrício Lopes, esteve na capital federal representando o município no programa Cidade Empreendedora, que é uma iniciativa do Sebrae cujo objetivo é impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios, levando estratégias de empreendedorismo para a administração pública.

Na oportunidade, Guanambi foi reconhecida pelo Sebrae Nacional como Cidade Empreendedora na categoria Políticas Públicas de Inclusão Produtiva.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário afirmou que todo ecossistema é trabalhado por diversas secretarias em políticas públicas, as quais vêm transformando a vida no aspecto econômico e social de Guanambi. “Foram avaliadas aproximadamente 2800 cidades no Brasil inteiro. Aqui no nosso território foram premiadas apenas 6 cidades, entre as quais Guanambi e Malhada de Pedras”, relatou.

Lopes enalteceu o processo de auditoria realizado pelo Sebrae para premiar as cidades que desenvolvem políticas públicas bem-sucedidas. Conforme salientou, a conquista representa não só um ganho para a gestão do prefeito Nal Azevedo, mas para toda população local, tendo em vista as melhorias na geração de emprego e renda, no fortalecimento da economia e no desenvolvimento social das famílias.

Para o secretário, quando a cidade de Guanambi cresce e é reconhecida através desse tipo de programa, todo território também é beneficiado. "Todos nós ganhamos e podemos crescer juntos", finalizou.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Idoso de 76 anos fecha caminhão de bombeiros e acaba detido por desacato em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 76 anos foi detido na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 13h15, após trancar uma viatura do Corpo de Bombeiros e desacatar os militares, no município de Guanambi. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a confusão começou em uma das principais avenidas da cidade e terminou dentro do quartel da corporação.

De acordo com o registro policial, uma equipe de bombeiros a bordo de um caminhão Auto Bomba Tanque realizava diligências pela Avenida Guanabara quando o motorista interrompeu abruptamente a passagem do veículo operacional. Ao ser questionado sobre a manobra perigosa, o idoso passou a xingar e hostilizar a guarnição.

Mesmo após os bombeiros seguirem viagem, o homem não se deu por satisfeito. Ele perseguiu a viatura até as dependências do quartel, localizado no bairro São Francisco, onde continuou com as ofensas e o comportamento agressivo contra os militares.

Diante do desacato persistente, a Polícia Militar foi acionada via Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para dar apoio à ocorrência. Uma guarnição do 17º BPM compareceu ao local e conduziu o autor do desacato, junto com os militares envolvidos, à Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Ibitiara
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA recomenda a adoção de medidas para combater a evasão escolar em Ibitiara Foto: Reprodução/Macaúbas FM

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou ao Município de Ibitiara, na Chapada Diamantina, a adoção de medidas para assegurar o direito à educação e a frequência escolar de crianças e adolescentes da comarca. O documento, de autoria do promotor de Justiça Lucas Peixoto Valente, aponta a omissão do Município na realização da busca ativa escolar.

No prazo de 20 dias, o Município deverá apresentar ao MP-BA relatório completo sobre as medidas adotadas para o enfrentamento da infrequência, abandono e evasão escolar. Também deverá efetivar e/ou regularizar o uso da plataforma Busca Ativa Escolar do Unicef; instituir um comitê intersetorial com participação das áreas sociais; e comprovar a existência de fluxo integrado de atendimento aos casos identificados. O Município deverá ainda encaminhar registros de reuniões e assegurar a notificação de alunos com baixa frequência ao Conselho Tutelar.    

Segundo o promotor de Justiça, foi constatada a ausência de atividade na plataforma Busca Ativa Escolar por cerca de 209 dias, além da não adesão à estratégia em 2026, o que evidencia falhas na política educacional local.

A atuação do órgão decorre de procedimento administrativo instaurado em novembro de 2025 para acompanhar as medidas de combate à evasão escolar. O Ministério Público fez sucessivas solicitações ao Município, que não apresentou respostas.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM adverte prefeito de Serra do Ramalho por promoção pessoal em redes sociais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), na sessão desta terça-feira (19), julgaram procedente denúncia apresentada contra o prefeito de Serra do Ramalho, Eli Carlos dos Anjos Santos, em razão da utilização de redes sociais institucionais para promoção pessoal, em afronta ao princípio constitucional da impessoalidade.

Segundo informou o tribunal ao site Achei Sudoeste, a denúncia apontou a realização de publicações conjuntas entre os perfis oficiais da Prefeitura de Serra do Ramalho e o perfil pessoal do gestor na rede social “Instagram”, associando a imagem e a identidade pessoal do prefeito às ações e programas institucionais do município.

O relator do processo, conselheiro Plínio Carneiro Filho, destacou que a Constituição Federal permite a divulgação de atos, obras, programas e serviços públicos, desde que a publicidade tenha caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo vedada a utilização de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades públicas.

Segundo a análise do processo, as publicações realizadas nos perfis “prefeituraserradoramalho” e “licasantos.oficial” utilizavam a ferramenta de “publicação colaborativa”, conhecida como “collab”, dando destaque à figura do prefeito em conteúdos relacionados às ações da administração municipal, o que configurou desvio do caráter institucional da publicidade oficial.

Em decisão cautelar anteriormente deferida e posteriormente ratificada pelo Pleno do TCM, foi determinada a retirada das postagens conjuntas e a proibição de novas publicações com esse formato. Após notificação, o gestor comprovou o cumprimento da medida e promoveu adequações nas redes sociais institucionais, passando a observar os parâmetros legais relacionados à publicidade pública.

Ao analisar o mérito da denúncia, os conselheiros entenderam que a medida cautelar foi suficiente para sanar a irregularidade inicialmente constatada. Apesar disso, aplicaram penalidade de advertência ao prefeito, recomendando que se abstenha de associar ou enaltecer seu nome e imagem nas publicações oficiais da prefeitura, evitando qualquer vinculação pessoal às ações da administração pública municipal.

Cabe recurso da decisão.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeita demonstra união da base e força política em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A prefeita de Livramento de Nossa Senhora, Joanina Sampaio, promoveu um expressivo ato político em sua residência para recepcionar a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputada Ivana Bastos. O encontro, marcado pelo diálogo e por fortes demonstrações de apoio popular, reuniu lideranças locais, apoiadores e diversas famílias da região. O evento consolidou a união do grupo governista e reafirmou o fortalecimento político e institucional do município.

O principal reflexo da coesão política liderada pela prefeita foi a presença em peso do Legislativo municipal. Todos os 11 vereadores que compõem a base aliada estiveram presentes no encontro. A adesão integral dos parlamentares evidenciou a estabilidade e a governabilidade de que desfruta a atual gestão.

Durante o evento, Joanina Sampaio expressou entusiasmo e gratidão pelo comparecimento maciço dos aliados e dos moradores. A gestora ressaltou que ver tantas lideranças e famílias reunidas renova o compromisso de continuar trabalhando pelo desenvolvimento da cidade. Segundo a prefeita, o carinho e a confiança depositados pela população funcionam como combustível para seguir impulsionando os projetos municipais, fortalecendo a parceria de sucesso que o município mantém com a deputada Ivana Bastos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado reforça saúde pública com novas ambulâncias do Samu em operação Foto: Divulgação/PMB

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Brumado, no sudoeste da Bahia, conta com um importante reforço em sua estrutura de atendimento a partir desta semana. A prefeitura municipal, por meio da Secretaria de Saúde, confirmou que duas novas ambulâncias já foram integradas à frota e estão em plena operação. Os veículos chegaram completamente equipados com tecnologia de ponta voltada para o suporte de urgência e emergência, o que promete elevar o padrão de agilidade, segurança e eficiência nos socorros prestados aos moradores da cidade e da zona rural.

A aquisição das unidades móveis foi viabilizada por meio do Novo PAC, o programa de aceleração do crescimento do Governo Federal direcionado ao aprimoramento da infraestrutura e dos serviços essenciais em todo o território nacional. A incorporação dos veículos representa um avanço estratégico para a saúde do município, expandindo consideravelmente a capacidade de resposta das equipes diante de chamados críticos que demandam deslocamento rápido e intervenção médica imediata.

A administração municipal enfatizou que a articulação e a parceria estreita entre o Executivo de Brumado e a gestão federal foram determinantes para garantir o direcionamento desses recursos para a região. O fortalecimento da rede de urgência era uma demanda prioritária, e os novos carros chegam em um momento oportuno para substituir veículos antigos ou desgastados pelo uso contínuo, assegurando que o sistema de saúde não sofra interrupções e consiga cobrir os chamados com maior amplitude.

O secretário municipal de Saúde, o médico Danilo de Souza Menezes, ressaltou que o investimento reflete diretamente no cuidado humanizado que a pasta busca consolidar no atendimento pré-hospitalar. “A chegada dessas novas ambulâncias fortalece a capacidade de resposta das equipes e representa mais um passo no compromisso de aprimorar continuamente os serviços de Saúde Pública no município”, declarou o secretário, apontando para a modernização das ferramentas de trabalho da secretaria.

Além do benefício direto para os pacientes, que passam a contar com um socorro mais veloz e seguro em momentos de crise, o chefe da pasta da Saúde lembrou que a renovação da frota impacta positivamente o cotidiano dos servidores públicos. Com automóveis novos e adequados aos padrões internacionais de atendimento médico móvel, médicos, enfermeiros, técnicos e condutores socorristas ganham melhores condições de trabalho e maior segurança para desempenhar suas funções diárias nas ruas de Brumado.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA celebra acordo para garantir segurança e preservação do Santuário de Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) e da 3ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, celebrou nesta quarta-feira (06), um acordo com o Município e a Mitra Diocesana local para estabelecer medidas de segurança e preservação do Santuário de Bom Jesus da Lapa, que há mais de 300 anos recebe romeiros de todo o país. O documento estabelece a implantação de um programa contínuo de avaliação e controle geológico, com monitoramento periódico das áreas internas e externas das grutas, inspeções regulares e ações emergenciais em caso de risco.  “Um marco histórico, de promoção da proteção à vida da população, à espiritualidade, ao patrimônio histórico, cultural e religioso, e à economia local, que gira em torno da romaria”, registrou o procurador-geral de Justiça Pedro Maia, parabenizando todos que participaram dos diálogos e construção do acordo.

O PGJ lembrou da importância do uso da ciência para antecipação de soluções a desastres e elogiou os que, com disposição para um debate, colocam-se em condição de igualdade numa mesa para construir consensos. “O Ministério Público tem caminhado na construção de um diálogo positivo entre os entes federativos, entre as instituições e poderes de Estado, para entregar à sociedade a solução para os problemas que se arrastam e se avolumam ao longo da história”, afirmou ele, ressaltando que o Compor possibilita que o MPBA traga essas questões estruturais de grande complexidade à mesa e coloque todos os atores reunidos para que cada um apresente a possibilidade de contribuir, compreenda a necessidade de se avançar na construção de um entendimento que entregue à sociedade baiana caminhos melhores.

A caminhada foi construída em mais de um ano de reuniões, estudos técnicos, avaliações de riscos, construção de soluções e ações interinstitucionais. “Um processo longo, extremamente técnico, responsável e profundamente comprometido com a vida das pessoas”, afirmou a promotora de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Raquel dos Santos. De acordo com ela, uma fase foi cumprida. A partir de agora, as soluções avançam e o monitoramento da área tem continuidade. “Não se tratou e jamais se tratará sobre limitar a profissão de fé das pessoas. Ao contrário, trata-se de cuidar das pessoas”, frisou, lembrando que o acordo é fruto de um esforço coletivo construído no âmbito da autocomposição, com escuta ativa e diálogo institucional respeitoso. “Hoje, firmamos um compromisso técnico e responsável com a vida”, afirmou, dizendo que o desejo do MPBA é que o acordo seja o ponto de partida para um trabalho contínuo e transparente.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Câmara de Brumado apresentará 8 indicações na sessão de segunda-feira (04) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na pauta da sessão desta segunda-feira (04), a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 1 Projeto de Lei, 1 Projeto de Resolução e 8 indicações.

Estas últimas versam sobre diversos temas, entre os quais a adoção das providências administrativas e estruturais necessárias para a criação de uma sala de espera específica no Hospital Professor Magalhães Neto, destinada ao atendimento de pessoas sob custódia; a adoção das providências administrativas, técnicas e orçamentárias necessárias para a construção de um novo cemitério no Distrito de Cristalândia; o serviço de capina no Bairro Feliciano, no Loteamento Bela Ville (conhecido popularmente como Contrasil); a realização da poda das árvores na Avenida Otávio Mangabeira, no Bairro Nobre; a realização da poda das árvores e limpeza geral na Vila Presidente Vargas; a implantação de redutores de velocidade na via que liga a comunidade do Junco ao Tamboril; a execução dos serviços de limpeza e roçagem da vegetação na estrada da comunidade do Junco; e a implantação de um Centro de Referência de Assistência a Social (Cras) no Bairro Dr. Juracy.

O Projeto de Resolução nº 004/2026 concede o Título de Cidadão Brumadense ao Senhor Roberto Carlos Souza.

O Projeto de Lei nº 016/2026 dispõe sobre a implantação do Programa Municipal de Castramóvel, Registro e Assistência Veterinária Pública no município.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Morador clama por iluminação e pavimentação na Rua Cândido Ataíde Lobo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

 A Rua Cândido Ataíde Lobo, localizada no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está há dois anos em completa escuridão.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o morador Jeremias Henrique relatou que os postes foram instalados na via, mas a prefeitura não realizou a colocação das lâmpadas. “A rua fica nessa escuridão total. Tenho pais idosos em casa e vivemos na insegurança”, afirmou.

Desde que os postes foram implantados na via, os moradores fizeram a solicitação à empresa de iluminação pública, mas até hoje não foram atendidos na demanda, que se trata de um serviço essencial.

Segundo Jeremias, a empresa responde que não há material disponível para atendimento do pleito. “De dois em dois meses, faço essa solicitação à empresa, já entramos em contato com os vereadores... tentamos de tudo um pouco, mas nada. Continuamos sem enxergar um palmo na rua de noite”, completou.

Sem iluminação e sem pavimentação, os moradores se sentem à margem das prioridades do poder público. Pagando a Taxa de Iluminação Pública (TIP), eles cobram mais atenção à demanda para garantir a segurança da comunidade local.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora terá R$ 100 milhões para transformar infraestrutura da cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara Municipal de Livramento de Nossa Senhora deu um passo decisivo para a viabilização de um dos maiores pacotes de investimento da história recente do município. Em sessão realizada nesta segunda-feira (27), o Legislativo aprovou, em primeira votação, o projeto que autoriza a prefeitura a contratar um empréstimo de até R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal (CEF). O recurso, que será viabilizado por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), promete redesenhar a realidade urbana e rural da cidade baiana.

Com um placar folgado de 11 votos favoráveis contra apenas dois, a proposta foca prioritariamente em gargalos históricos de infraestrutura. O plano de aplicação dos recursos da gestão Joanina Sampaio prevê uma ofensiva de obras de pavimentação, drenagem e saneamento básico, itens considerados vitais para a valorização imobiliária e a qualidade de vida da população. Além do asfalto, o montante será destinado à construção, ampliação e reforma de equipamentos públicos, modernizando não apenas a sede, mas também a zona rural e a estrutura administrativa municipal.

Chapada Diamantina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Palmeiras: MP-BA recomenda recuperação vegetal de praça após retirada irregular de árvores Foto: Divulgação/Prefeitura de Palmeiras

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) recomendou, no dia 12 deste mês, ao Município de Palmeiras, na Chapada Diamantina, a adoção de medidas para recuperação da cobertura vegetal da Praça Santo Antônio, localizada na região central do município.

De acordo com o promotor de Justiça Lucas Peixoto Valente, autor da recomendação, o procedimento foi instaurado após a retirada supostamente irregular de árvores durante obra de revitalização feita pelo Município. Segundo o promotor, houve supressão de árvores sem comprovação de autorização ambiental válida, laudo técnico prévio ou a instauração de procedimento administrativo regular, o “que caracteriza intervenção potencialmente lesiva ao meio ambiente urbano. A retirada de árvores em logradouros públicos sem a devida autorização e perícia técnica configura infração administrativa ambiental e crime ambiental, podendo gerar responsabilização civil, administrativa e por improbidade”.

O MP-BA orienta que o Município de Palmeiras suspenda qualquer corte, poda drástica ou supressão de árvores em praças, vias públicas e demais espaços urbanos sem autorização prévia e fundamentada do órgão ambiental competente, permitindo tais intervenções apenas em situações de risco iminente devidamente comprovado por laudo técnico. Além disso, o Município foi orientado a não realizar intervenções motivadas apenas por critérios estéticos ou para adequação de projetos, devendo as obras se adaptar à vegetação existente.

“O Município deve recuperar ambientalmente a Praça Santo Antônio, com o replantio de espécies, preferencialmente nativas, além de adotar medidas de gestão da arborização urbana, como inventário e definição de critérios técnicos, e a elaboração de uma Política Municipal de Arborização Urbana”, destacou o promotor.

Entre as determinações, o MP-BA estabelece ainda que sejam adotadas, no prazo de 180 dias, medidas de gestão da arborização urbana, incluindo inventário municipal e definição de diretrizes técnicas para poda, supressão, reposição e manutenção das árvores do município.

Também foi determinado que, caso inexistente ou desatualizada, seja elaborada e instituída, por meio de lei municipal específica, no prazo de 1 ano, a Política Municipal de Arborização Urbana, contemplando o Plano Diretor de Arborização Urbana, o Manual Técnico de Poda e Manejo, regras de compensação ambiental, fundo municipal para plantio e manutenção, e previsão de sanções administrativas.

Tanhaçu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Moradores de Tanhaçu cobram pavimentação de trecho da BR-030 após 60 anos de espera Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (24), uma equipe representando o distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, esteve no município de Brumado para acompanhar a visita do governador Jerônimo Rodrigues.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Flávio Fernandes explicou que o grupo reivindica a pavimentação da BR-030, no trecho entre Sussuarana e Mirante. “Estamos aqui lutando por essa reivindicação. Queremos chamar a atenção do governador”, relatou.

Durante a visita, Fernandes conversou pessoalmente com o presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Wilson Cardoso, do qual obteve um retorno positivo com relação à demanda. Para o futuro, o grupo pretende ir até Brasília dialogar com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a fim de reforçar o apelo.

Ao todo, o trecho compreende cerca de 80 km de extensão. Com projeto realizado pelo ex-presidente Juscelino Kubitschek, a região aguarda há mais de 60 anos anos a pavimentação do local. Mesmo com a importância da rodovia para o escoamento agrícola da produção das comunidades rurais, Flávio disse que a população enfrenta dificuldades para a pavimentação da estrada.

Também representando o grupo, Darlen Matos afirmou que o trecho possui péssimas condições de trafegabilidade e, no período de chuvas e de cheia do rio, o local fica praticamente interditado. “Tem ano que a gente fica até 3 meses sem passar e acabamos perdendo a produção”, lamentou.

A demanda foi apresentada ao governador e as tratativas para sua resolução foram iniciadas. O grupo, agora, aguarda um desfecho positivo para o caso.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Coordenadora de Saúde faz alerta de prevenção contra as arboviroses no sudoeste baiano Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Com o aumento dos casos de arboviroses nesse período, o Núcleo Regional de Saúde (NRS) do sudoeste baiano alertou a população para a importância dos cuidados em casa. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Karolina Rebouças, coordenadora do núcleo, destacou que, apesar do controle das arboviroses em muitas cidades, a população não pode relaxar, visto que o país reúne todas as condições para proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “A gente vem fazendo um trabalho contínuo de capacitação e treinamento dos agentes de saúde, mas não basta só o Governo do Estado, o Governo Municipal e o Governo Federal fazerem a sua parte. Cabe a nós, população, cuidar e evitar o acúmulo de lixo nos quintais”, afirmou.

Hoje, o público alvo da vacina contra a dengue é composto por adultos a partir de 59 anos, com ampliação gradual para faixas etárias mais jovens, até alcançar o público de 15 anos. A vacina apresenta 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos, além de 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme. 

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora inaugura novo anexo em Escola Municipal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou na quarta-feira (22) o novo anexo da Escola Municipal Fernando Ledo, antigo prédio da Escola Dona Tina. A estrutura foi ampliada, reforçando os investimentos na rede pública de ensino.

A ampla transformação garante mais conforto e melhores condições de aprendizado para estudantes e profissionais da educação. Ao todo, 8 salas de aula e 3 banheiros foram construídos. Além disso, outras oito salas foram reformadas e os demais banheiros e a cozinha foram requalificados. Todas as salas foram climatizadas, proporcionando um ambiente mais adequado ao desenvolvimento das atividades pedagógicas.

A solenidade de inauguração contou com a presença da prefeita Joanina Sampaio, do secretário municipal de educação, Probo Meira, vereadores, secretários municipais e demais representantes da gestão.

A entrega do novo anexo marca mais um avanço na infraestrutura educacional do município, reafirmando o compromisso da administração municipal com a qualidade do ensino e com a valorização da comunidade escolar.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Iniciadas obras da Praça dos Artesãos no Mercado Municipal de Artes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura de Brumado já deu início às obras de reconstrução da Praça dos Artesãos, localizada nos fundos do Mercado Municipal de Artes. O pleito atende a uma antiga reivindicação da categoria.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Fabrício Abrantes afirmou que, após a completa requalificação do Mercado Municipal de Artes, a gestão iniciou as obras da referida praça para atender à necessidade dos artesãos de ter um espaço próprio para realização de feiras e outros eventos culturais. “Estamos fazendo ali toda reconstrução da praça e logo estaremos entregando um equipamento novo e totalmente requalificado para que possamos fazer os nossos eventos culturais e melhorar as condições de quem trabalha no mercado”, salientou.

Abrantes destacou que, com a intervenção, às quintas e sextas-feiras os artesãos poderão promover uma série de iniciativas para fomentar a cultura no município. “Vai ter muita coisa boa chegando aí para nossa cidade”, adiantou.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação 'Adsumus' realiza diligências contra o tráfico de drogas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, na quinta-feira (16), a Operação “Adsumus” (expressão em latim que significa “Estamos presentes”), com o objetivo de combater o tráfico de drogas nas proximidades do Centro de Abastecimento (Ceasa) e em ruas adjacentes, no município de Vitória da Conquista.

Durante a ação, foram realizadas varreduras e diligências estratégicas com foco na identificação de atividades criminosas, no levantamento de informações e no fortalecimento da presença policial na região. Cinco pessoas foram encaminhadas à unidade policial onde foram ouvidas e liberadas.

O diretor da Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), delegado Roberto Júnior, destacou que ações como esta terão continuidade, ampliando a atuação integrada da Polícia Civil no enfrentamento ao tráfico de drogas.

“As equipes seguirão atuando de forma contínua e integrada com as demais forças de segurança, com foco na repressão qualificada ao tráfico de drogas e na descapitalização de organizações criminosas. O objetivo é ampliar a sensação de segurança da população e reduzir a atuação de grupos envolvidos em atividades ilícitas na região”, afirmou.

A operação contou com a participação de mais de 40 policiais civis vinculados à Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Sudoeste), à 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Vitória da Conquista), ao Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Sudoeste) e às Delegacias Especializadas de Tóxicos e Entorpecentes, Homicídios, Furtos e Roubos, além das unidades territoriais do município.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito autoriza licitação para transporte coletivo de passageiros em Guanambi Foto: Divulgação/PMG

O prefeito da cidade de Guanambi, Nal Azevedo, assinou um despacho administrativo autorizando a abertura de processo licitatório para a seleção de empresa especializada na prestação do serviço de transporte coletivo de passageiros por ônibus, sob a forma de concessão.

O projeto estabelece que, para a prestação dos serviços, a empresa deverá, obrigatoriamente, oferecer ônibus com ar-condicionado, carregador USB para telefones celulares e Wi-Fi integrado. O serviço de transporte público através de linhas de ônibus é uma antiga reivindicação da comunidade e representará um grande salto de desenvolvimento para o município.

O secretário municipal de administração, Anderson Ribeiro, informou que as últimas etapas do projeto estão sendo concluídas. Em sua culminância, será realizada uma audiência pública através da qual a população tomará conhecimento e avalizará o processo. O projeto visa, essencialmente, oferecer um serviço de transporte coletivo com qualidade e segurança, tarifas acessíveis e cobertura de toda a zona urbana do município.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013