Tag

#notícia

103 notícia(s) encontrada(s)
Aracatu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Infrator sem CNH tenta fugir, cai de moto e PM descobre R$ 16 mil em multas em Aracatu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Durante rondas realizadas na última quarta-feira (10), em Aracatu, uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) identificou uma motocicleta causando excesso de ruído nas proximidades do Colégio de Tempo Integral.

Ao perceber a aproximação da viatura, o condutor tentou fugir, mas não conseguiu. Ele acabou caindo da motocicleta e foi imediatamente abordado pelos policiais.

Na verificação dos documentos, os militares constataram que o homem não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, a motocicleta apresentava diversas irregularidades, incluindo documentação atrasada, ausência de retrovisor, escapamento adulterado e um acumulado superior a R$ 16 mil em notificações de trânsito.

A identidade do condutor não foi divulgada pelas autoridades. Diante das infrações constatadas, o veículo foi apreendido e encaminhado ao pátio conveniado, ficando à disposição dos órgãos competentes para as medidas cabíveis.

Malhada
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Vítima foge de atiradores, se esconde em casa e dona do imóvel tem celular furtado em Malhada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Policiais da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam na tarde desta terça-feira (09) uma ocorrência envolvendo uma suposta tentativa de homicídio no município de Malhada. Após serem acionados por populares, os militares deslocaram-se imediatamente ao local indicado, onde realizaram o atendimento inicial à vítima e colheram informações que auxiliaram nas diligências.

Durante a ação, os suspeitos tentaram fugir, sendo acompanhados pela guarnição. Após a interceptação do veículo utilizado na fuga, os indivíduos foram abordados e conduzidos à unidade policial competente para adoção das medidas legais cabíveis.

De acordo com relatos colhidos no local, a vítima teria sido perseguida por indivíduos encapuzados e buscado abrigo em uma residência para preservar a sua integridade física. Informações preliminares indicavam que um dos suspeitos estaria portando uma arma de fogo. Nas buscas realizadas pela guarnição, foi encontrado um aparelho celular supostamente dispensado na fuga. A arma mencionada não foi localizada.

Posteriormente, a proprietária da residência onde a vítima se refugiou informou o desaparecimento de seu celular - a mesma reconheceu o aparelho localizado pela PM como sendo de sua propriedade.

Todos os envolvidos e o material recuperado foram apresentados à Delegacia Territorial responsável.

Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iuiu: Idoso atropelado em praça pública morre após dois dias internado no HGG Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um idoso de 63 anos, identificado como João de Santana, morreu nesta segunda-feira (8) no Hospital Geral de Guanambi (HGG). O idoso estava internado há dois dias após ter sido vítima de um atropelamento no município de Iuiu. A gravidade dos ferimentos mobilizou equipes médicas, mas a vítima não resistiu às complicações clínicas.

O acidente aconteceu na noite do último sábado (6), na Praça Abílio Pereira, localizada na região central de Iuiu, nas proximidades de uma quadra esportiva. De acordo com relatos de familiares da vítima, João foi atingido por uma motocicleta. Testemunhas e parentes apontam que o veículo era conduzido por um jovem da região, identificado como Gabriel Vilas Boas, que teria fugido do local logo após o impacto, sem prestar nenhum tipo de assistência ou socorro ao idoso.

Logo após o ocorrido, moradores e pessoas que passavam pela praça acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Os socorristas realizaram os primeiros procedimentos de emergência ainda no local e encaminharam a vítima inicialmente para o hospital municipal de Iuiu. Contudo, devido à complexidade e à gravidade das lesões, João precisou ser transferido às pressas para o HGG, unidade de saúde de referência na região de Guanambi.

Durante o período em que esteve internado, o idoso passou por um procedimento cirúrgico de urgência em decorrência de graves lesões sofridas na região abdominal. Apesar de todos os esforços e cuidados adotados pela equipe médica da unidade, o estado de saúde do paciente evoluiu de forma desfavorável ao longo do domingo. A família informou que havia uma expectativa para que ele fosse transferido para uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas o quadro clínico se agravou rapidamente, culminando no óbito.

O caso e as responsabilidades pelo atropelamento deverão ser investigados pela Polícia Civil.

Cândido Sales
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeita de esfaquear homem para defender a irmã é presa em Cândido Sales Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher suspeita de tentativa de homicídio foi presa pela 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) nesta quinta-feira (4), no bairro Célio Alves, no município de Cândido Sales. A prisão foi efetuada por agentes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), após o recebimento de uma denúncia anônima.

De acordo com a corporação, os policiais militares deslocaram-se até a residência indicada pela denúncia, onde localizaram a suspeita acompanhada de uma testemunha. O crime havia ocorrido no dia anterior, e a autora permanecia foragida desde então. Durante a abordagem policial, a mulher confessou o ataque, mas alegou ter agido em legítima defesa e para proteger a própria irmã.

De acordo com o relato da suspeita aos policiais, a sua irmã a havia procurado pedindo ajuda por estar sendo ameaçada pelo companheiro, uma situação que seria recorrente. Ao irem juntas até o imóvel do casal, o homem teria avançado contra elas portando um facão. Durante a luta corporal que se seguiu, a autora utilizou uma arma branca para desferir os golpes contra a vítima.

Após a abordagem e a apreensão da arma branca utilizada no crime, as duas mulheres foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Cândido Sales para avaliação médica de praxe. Posteriormente, elas foram apresentadas no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), em Vitória da Conquista, onde a autora permaneceu custodiada e à disposição da Justiça.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragido por agredir companheira é preso enquanto trabalhava em Santa Maria da Vitória Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem, de 36 anos, condenado pelo crime de lesão corporal atrelado à violência doméstica, foi preso na manhã desta terça-feira (02) na Avenida Paraguai, em Santa Maria da Vitória, na região oeste da Bahia. O fato teria acontecido no ano de 2023 quando o mesmo provocou grave lesão corporal em sua então companheira, uma mulher de 32 anos na época.

O homem chegou a ser preso em flagrante após o crime e, posteriormente, teve a prisão preventiva decretada. Ao longo do processo, foi condenado a cinco anos de reclusão em regime fechado. Desde então, encontrava-se foragido da Justiça.

Após trabalho investigativo da equipe policial, o suspeito foi localizado na localidade mencionada. Durante as diligências, os policiais realizaram a abordagem em uma obra de construção civil onde ele trabalhava. Após a identificação, foi dado cumprimento ao mandado de prisão expedido em seu desfavor.

A ordem de prisão foi expedida pela Vara Criminal da Comarca de Santa Maria da Vitória e faz parte da operação que visa localizar e capturar foragidos da justiça. A prisão foi realizada pelo Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam).

O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Santa Maria da Vitória onde permanecerá à disposição da justiça.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher tenta fugir da PM, mas acaba presa por suspeita de tráfico de drogas em Ibipitanga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma denúncia anônima resultou na prisão de uma mulher suspeita de tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira (1º), no município de Ibipitanga. A prisão foi efetuada por policiais militares da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que agiram rapidamente após receberem informações sobre a atividade ilícita na região.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, o relato apontava que a suspeita estava comercializando entorpecentes nas proximidades da Praça Santa Luzia. Assim que a guarnição chegou ao local para averiguar a denúncia, a mulher percebeu a aproximação da viatura e tentou fugir a pé. No entanto, os policiais agiram de forma rápida, alcançando e abordando a suspeita imediatamente.

Durante a busca pessoal, os militares encontraram com ela 16 papelotes de uma substância análoga à cocaína, além de R$ 371,00 em espécie, dinheiro que a polícia suspeita ser proveniente da venda das drogas. Diante do material flagrado e das evidências no local, foi dada voz de prisão à mulher pelo crime de tráfico de entorpecentes.

A suspeita, junto com todo o dinheiro e a droga apreendida, foi encaminhada e apresentada na Delegacia Territorial de Ibipitanga. Na unidade policial, foram adotadas as medidas legais cabíveis e o caso segue sob responsabilidade da Polícia Civil.

Barra do Choça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estudante de Barra do Choça ganha prêmio internacional com pesquisa sobre café Foto: Divulgação

Quando pensa na infância, algumas das primeiras memórias que vêm a Kenison Morais Brito têm relação com a ciência. Hoje com 18 anos, o jovem cresceu conectado à natureza em Barra do Choça, fascinado pelo funcionamento da vida.

A paixão logo se refletiu nos estudos. E com o tempo, a ciência deixou de ser apenas um interesse escolar e virou um propósito. Foi estudar em Vitória da Conquista, enfrentando o trajeto intermunicipal todos os dias, tudo para ficar mais perto da pesquisa. E o resultado não tardou: no início deste mês, Kenisson foi premiado na maior feira internacional de ciências e engenharia, a Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF), realizada de 9 a 15 de maio em Phoenix, no Arizona, nos Estados Unidos.

De acordo com o Correio 24h, o estudante alcançou o 4º lugar na categoria Plant Sciences (PLNT) com um projeto que surgiu de uma realidade muito presente em sua região, o sudoeste baiano: a produção de café. O trabalho propõe o uso de extrato de erva-doce como alternativa natural aos fungicidas sintéticos, com desempenho comparável ou até superior em testes laboratoriais. Aplicado na lavagem dos grãos, o composto AnisGuard atua na estrutura dos fungos, reduzindo sua proliferação e a liberação de toxinas.

“O processo de concepção foi muito baseado em observação e curiosidade científica. Eu queria entender como a ciência poderia resolver problemas reais da minha comunidade. Depois disso, vieram os testes laboratoriais, os estudos sobre atividade antifúngica dos extratos vegetais e toda a parte experimental do projeto”, conta.

Em testes, a solução alcançou redução de até 83,8% da carga fúngica, com custo potencial podendo chegar a valores até quatro vezes menores em relação a outros fungicidas, além de apresentar menor risco de desenvolvimento de resistência. Também traz a possibilidade de reaproveitamento de resíduos como fonte de nutrientes para o solo.

O projeto, intitulado “AnisGuard: avaliação multifacetada do extrato de Pimpinella anisum como fungicida natural, biofertilizante e alternativa custo-efetiva no controle de Penicillium spp. em café pós-colheita”, foi desenvolvido por Kenisson com orientação da professora Winne Katharine Souza Rocha e coorientação de Gislaine Amorim Santos, como parte das atividades de iniciação científica da Escola SESI Anísio Teixeira. O reconhecimento na ISEF incluiu prêmio de US$ 600.

Segundo Kenisson, a participação na feira foi a experiência mais marcante que já viveu. “Estar ao lado dos melhores jovens cientistas do mundo foi algo surreal e muito inspirador. A Grand Awards Ceremony foi um momento de enorme emoção, porque representava não só o reconhecimento do meu projeto, mas também toda a trajetória até chegar ali”, diz.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso por invadir casa pelo telhado e matar ex a facadas em Salvador Foto: Reprodução/Correio 24h

O homem suspeito de invadir uma casa pelo telhado para matar Iana Silva Santos, de 25 anos, foi preso nesta quarta-feira (27), em Salvador. Jonathan dos Santos Moreira, 29, matou a ex-companheira com golpes de faca, no bairro de Alto de Coutos, segundo as investigações. Ele já tinha tentado tirar a vida dela em fevereiro deste ano.

Jonathan dos Santos se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), onde   teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Segundo a Polícia Civil, ele possui histórico de violência doméstica contra a vítima e já havia tentado matá-la em 13 de fevereiro deste ano. Ele e Iana tiveram um relacionamento por dez anos.

Ele foi preso pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Periperi), em 20 de fevereiro, mas foi colocado em liberdade, no mês de maio, por decisão judicial. Ele permanece à disposição da Justiça.

O ataque aconteceu por volta das 6h da última quinta-feira (21), depois que o suspeito invadiu o imóvel pelo telhado. Iana foi socorrida e encaminhada para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu aos ferimentos.

Em uma publicação nas redes sociais, a irmã da jovem lamentou o crime. “Sempre lembrarei de ti assim, como neste dia em que esta foto foi tirada. Eu te amo, minha irmã”, escreveu Ilana na legenda de uma foto em uma celebração familiar.

Iana trabalhava na área de manutenção da OT-Trans. Em nota, o Sindicato dos Rodoviários de Salvador lamentou a morte da jovem. “Que sua história não seja esquecida e sirva de alerta na luta contra a violência contra a mulher”, disse. As informações são do Correio 24h.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Projeto da nova matriz da Paróquia São Cristóvão é apresentado Foto: Divulgação

O projeto da nova matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, pertencente à Diocese de Caetité, foi divulgado em Brumado. O projeto foi recebido com grande entusiasmo e expectativa pela comunidade.

A proposta prevê a construção de uma igreja mais ampla, moderna e preparada para acolher um número maior de pessoas durante as celebrações, encontros e atividades pastorais. Além da ampliação do espaço físico, o novo templo também busca oferecer melhores condições para o desenvolvimento de ações sociais e comunitárias promovidas pela paróquia.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão foi criada oficialmente em 2018 pela Diocese de Caetité, em resposta ao crescimento das comunidades católicas da região de Brumado e à necessidade de ampliação do atendimento pastoral.

A concretização do projeto representa um importante passo para o fortalecimento da fé, da evangelização e das ações religiosas desenvolvidas pela paróquia no município.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Lula inicia radioterapia preventiva após retirada de câncer de pele Foto: Reprodução/GOVBR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (25) um tratamento preventivo de radioterapia superficial após a retirada de um câncer de pele no couro cabeludo.

Segundo informações do jornal O Globo, o procedimento começou no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, durante uma visita já programada pela equipe médica do presidente. A decisão pelo tratamento complementar foi tomada após a remoção de uma lesão do tipo basocelular, realizada em 24 de abril.

De acordo com boletim médico citado pelo jornal, a radioterapia tem caráter preventivo e busca reduzir o risco de recorrência do câncer de pele. Lula deverá passar por 15 sessões de aplicação, cada uma com duração aproximada de dois minutos.

O tratamento não deve alterar a rotina do presidente. Integrantes do governo afirmaram ao jornal que Lula continuará cumprindo normalmente sua agenda oficial e mantendo as atividades de trabalho durante o período das sessões.

O acompanhamento médico segue sendo realizado pelas equipes coordenadas pelo cardiologista Roberto Kalil Filho e pela médica Ana Helena Germoglio.

O câncer retirado do presidente era do tipo basocelular, considerado o mais comum entre os cânceres de pele e geralmente associado a baixa agressividade e altas chances de cura quando diagnosticado precocemente.

Após a cirurgia realizada na unidade do Sírio-Libanês em São Paulo, Lula passou a aparecer publicamente utilizando chapéu nos dias seguintes.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi é reconhecida cidade empreendedora em políticas públicas de inclusão produtiva Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (18), o secretário de desenvolvimento econômico de Guanambi, Fabrício Lopes, esteve na capital federal representando o município no programa Cidade Empreendedora, que é uma iniciativa do Sebrae cujo objetivo é impulsionar os resultados socioeconômicos dos municípios, levando estratégias de empreendedorismo para a administração pública.

Na oportunidade, Guanambi foi reconhecida pelo Sebrae Nacional como Cidade Empreendedora na categoria Políticas Públicas de Inclusão Produtiva.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário afirmou que todo ecossistema é trabalhado por diversas secretarias em políticas públicas, as quais vêm transformando a vida no aspecto econômico e social de Guanambi. “Foram avaliadas aproximadamente 2800 cidades no Brasil inteiro. Aqui no nosso território foram premiadas apenas 6 cidades, entre as quais Guanambi e Malhada de Pedras”, relatou.

Lopes enalteceu o processo de auditoria realizado pelo Sebrae para premiar as cidades que desenvolvem políticas públicas bem-sucedidas. Conforme salientou, a conquista representa não só um ganho para a gestão do prefeito Nal Azevedo, mas para toda população local, tendo em vista as melhorias na geração de emprego e renda, no fortalecimento da economia e no desenvolvimento social das famílias.

Para o secretário, quando a cidade de Guanambi cresce e é reconhecida através desse tipo de programa, todo território também é beneficiado. "Todos nós ganhamos e podemos crescer juntos", finalizou.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem investigado por estupros é preso após denúncia de três mulheres em Cafarnaum Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 43 anos, investigado por estupro e tentativa de estupro, foi preso na tarde de sexta-feira (22), na zona rural de Cafarnaum, no interior da Bahia. Pelo menos três mulheres relataram ter sido abusadas sexualmente pelo investigado.

As investigações começaram após uma denúncia recebida pela Delegacia Territorial de Cafarnaum, informando que uma mulher havia sido estuprada no dia 28 de março de 2025. A partir dessa denúncia, outras vítimas procuraram a unidade policial e apontaram o mesmo homem como autor dos crimes.

Diante dos relatos, a Polícia Civil solicitou à Justiça mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva. Ainda em 2025, equipes chegaram a cumprir o mandado de busca, mas o suspeito fugiu antes da chegada dos agentes.

Ele foi localizado por equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Chapada), em um imóvel no povoado de Barbosa, na mesma região.

O mandado de prisão preventiva foi cumprido, e o suspeito permanece custodiado, à disposição da Justiça.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Servidora ganha indenização de R$ 5 mil após virar figurinha de Whatsapp em grupos de prefeitura Foto: Reprodução/G1

Uma servidora ganhou indenização de R$ 5 mil da Prefeitura de Cascavel, após imagens dela, que é uma Guarda Municipal serem transformadas em figurinhas ofensivas de WhatsApp dentro do ambiente de trabalho. A decisão da Justiça determinou o pagamento por danos morais à inspetora, que atua na corporação desde 2017.

De acordo com o G1, fotografias da guarda municipal passaram a circular em formato de “stickers”, como são conhecidas as figurinhas usadas no aplicativo de mensagens, acompanhadas de expressões consideradas vexatórias e ofensivas. O material era compartilhado em computadores da Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal.

A servidora afirmou que tomou conhecimento da situação em maio de 2023 e decidiu acionar a Justiça após descobrir que as imagens estavam armazenadas nas abas de “favoritos” e “usadas com frequência” dos equipamentos utilizados pelos agentes.

Durante a ação, o município negou responsabilidade e alegou não existir comprovação de que o conteúdo tivesse sido criado ou disseminado por servidores públicos. Mesmo assim, a 4ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação de forma unânime.

Na decisão, o relator do caso, o juiz convocado Marco Vinícius Schiebel, apontou que depoimentos e documentos anexados ao processo demonstraram que as figurinhas estavam armazenadas em computadores de acesso restrito da Guarda Municipal e eram compartilhadas entre colegas de trabalho.

O magistrado também destacou que ficou caracterizada a omissão do poder público ao não impedir a exposição da servidora e a violação da honra e da imagem dela dentro do ambiente profissional. Além da indenização por danos morais, a prefeitura ainda foi condenada ao pagamento de honorários advocatícios fixados em 20% sobre o valor da condenação.

Chapada Diamantina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Unidade de beneficiamento de frutas vermelhas amplia renda em Mucugê Foto: Geraldo Carvalho/GOVBA

Prestes a completar um ano de inauguração, em agosto, a Unidade de Beneficiamento de Frutas Vermelhas, em Mucugê, já se consolida como referência na Bahia na comercialização de morango, além de amora, framboesa, mirtilo e maracujá. Gerido pela Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Diamantina (Coopchapada), o espaço registra crescimento significativo na comercialização e tem despertado o interesse de novos agricultores e agricultoras pela produção, especialmente de morango. Implantada com investimento do Governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, a unidade conta ainda com assistência técnica e apoio à gestão, com acompanhamento de profissionais em campo para qualificar a produção e fortalecer a organização produtiva da região.

O presidente da Coopchapada, Cristiano Rocha, ressaltou o impacto da estrutura na transformação da realidade dos cooperados, destacando que, a partir do momento em que receberam o espaço, a cooperativa passou a ter condições reais de crescer e se desenvolver, contando hoje com uma estrutura ampla que permite trabalhar não apenas com o morango, que é o carro-chefe, mas também com diversos outros produtos da agricultura familiar. Segundo ele, a melhoria da estrutura possibilitou um aumento expressivo da produção, que ultrapassou 350 toneladas em 2025. A expectativa é ampliar ainda mais esse volume, impulsionada pela procura crescente de produtores interessados em integrar a cooperativa, que saltou de 50 para 80 cooperados após a inauguração da unidade, possuindo capacidade para triplicar esse número.

Essa nova estrutura tem contribuído diretamente para o aumento da renda dos cooperados, permitindo que muitas famílias passem a se dedicar integralmente à produção. O diretor-financeiro da cooperativa, Daivan Rocha, exemplifica essa mudança ao citar o caso de uma cooperada que trabalhava como diarista e, com as novas oportunidades, conseguiu se estabilizar com o plantio e hoje alcança uma renda superior a R$ 2.500 por mês, desenhando uma nova realidade para a região. Essa estabilidade também é celebrada pelo agricultor Lorisvaldo Souza, do povoado de Roncador, em Mucugê, que destaca a importância da comercialização garantida pela unidade, relatando que chega a entregar 300 caixas por mês, todas comercializadas, o que lhe garante segurança financeira.

Localizada às margens da BA-142, entre Mucugê e Barra da Estiva, a Coopchapada projeta ampliar sua atuação com a implantação de uma loja para comercialização de produtos derivados. Cristiano Rocha explica que, além das frutas in natura e congeladas, o plano é oferecer sucos, licores e diversos derivados do morango, ampliando a comercialização e proporcionando novas experiências aos visitantes. Essa proposta dialoga diretamente com as oportunidades abertas pelo edital Turismo Rural Comunitário da Bahia, lançado pelo Governo do Estado, por meio da CAR e da SDR, com inscrições abertas até 8 de junho de 2026 nos sites oficiais das entidades. Com investimento de R$ 8 milhões no âmbito do projeto Bahia que Produz e Alimenta, o edital prevê apoio à estruturação de roteiros comunitários, implantação de hospedagens e restaurantes, além de ações de promoção e valorização dos territórios rurais, integrando de forma sustentável a produção, a cultura e o meio ambiente por meio do turismo.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Jovem morre após perder o controle de moto e bater em barranco na BA-938 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito resultou na morte de um jovem de 26 anos na tarde deste sábado (23), na rodovia BA-938, que liga a BR-030 ao distrito de Morrinhos, em Guanambi. A vítima, identificada como Sebastião Henrique Silva Guimarães, não resistiu aos ferimentos após sofrer uma queda nas proximidades da localidade conhecida como Fazenda Velha Rita.

Policiais do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foram acionados pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para averiguar a ocorrência. Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, ao chegarem ao local, testemunhas e populares relataram que o jovem provavelmente perdeu o controle da direção da motocicleta que pilotava, uma CG Titan 160 vermelha. Desgovernado, o veículo chocou-se contra um barranco às margens da pista, provocando a queda fatal.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada para prestar os primeiros socorros, mas os paramédicos puderam apenas constatar o óbito de Sebastião no próprio local do acidente. A área foi imediatamente isolada pela guarnição da Polícia Militar para preservar as evidências e garantir a segurança do tráfego na rodovia.

Os militares permaneceram no trecho até a chegada das equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Após a realização dos procedimentos periciais padrão para determinar as causas exatas do sinistro, o corpo da vítima foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi.

Maetinga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem tenta enforcar ex-mulher, é denunciado e acaba preso com cocaína em Maetinga Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma denúncia anônima de violência doméstica terminou com a prisão em flagrante de um homem de 33 anos por agressão e tráfico de drogas na noite da última sexta-feira (22), no município de Maetinga. A ação foi realizada por uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que foi acionada por volta das 23h após relatos de que uma mulher estava sendo violentada pelo ex-companheiro dentro da própria residência.

Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais militares fizeram contato com a vítima, de 34 anos, e com seus familiares. Aos prantos, a mulher relatou ter sido agredida pelo suspeito com socos no rosto e na perna, além de ter sofrido uma tentativa de enforcamento. Diante do cenário de horror, os parentes da vítima apontaram a localização do agressor, que ainda estava na região, e entregaram aos policiais uma sacola que pertencia ao homem.

Durante a abordagem e a revista pessoal, os militares encontraram com o suspeito pacotes contendo substância análoga à cocaína. Ao ser questionado sobre o entorpecente, o homem admitiu que já havia consumido parte da droga naquela noite. No total, a operação policial resultou na apreensão de dois pacotinhos com cocaína e 35 pinos contendo vestígios da mesma substância.

Diante das evidências irrefutáveis de agressão e da posse dos entorpecentes, o homem recebeu voz de prisão em flagrante no local. O suspeito, a vítima e todo o material apreendido foram conduzidos e apresentados na Delegacia Territorial de Brumado, unidade plantonista da região, onde foram adotadas as medidas judiciais cabíveis e o agressor permaneceu à disposição da Justiça.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Macaúbas: Ivana Bastos destaca papel da AL-BA no desenvolvimento da Bacia do Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No município de Macaúbas, a Bacia do Paramirim, voltou a ser o centro das discussões políticas do interior baiano, neste sábado (23), com a realização de mais uma etapa do Plano de Governo Participativo (PGP). O encontro, focado nas demandas regional, reuniu diversas lideranças do estado, entre elas a deputada estadual e presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a parlamentar destacou a relevância de retornar à região para ouvir a comunidade e ressaltou que a atual gestão estadual tem como marca o cumprimento dos compromissos firmados diretamente com a população nas plenárias anteriores.

Durante o evento, a presidente da Alba enfatizou a continuidade e a eficácia dessa metodologia de escuta popular na entrega de obras estruturantes. “O governo Jerônimo foi um governo presente. Um governo que cumpriu muito o que nós discutimos nos planos de governo participativo que nós fizemos há quatro anos atrás. Muitos municípios colocaram suas prioridades que já foram concluídas e já foram entregues. Então estar aqui hoje em Macaúbas para discutir essa região, discutir a bacia do Paramirim é reafirmar meu compromisso. Reafirmar meu compromisso com esses municípios e com o governador Jerônimo, que eu tenho certeza que a gente vai ganhar no primeiro turno. Já fizemos muito, mas ainda há muito o que se fazer”, declarou Ivana Bastos.

A deputada também explicou como o Legislativo baiano atua de forma estratégica para viabilizar que as propostas colhidas no interior se transformem em melhorias reais para a população. “A Assembleia é a política realmente do interior. São 63 deputados, são deputados da Bahia de ponta a ponta. Então os deputados têm opinado, têm convidado seus prefeitos, seus ex-prefeitos pra vir, pra trazer as suas necessidades. E a Assembleia Legislativa, a gente tem aprovado os empréstimos, a gente tem estado ao lado do governo. A prova está aí que as obras estão acontecendo, muitas com empréstimos que nós aprovamos”, pontuou, ressaltando a sintonia entre os poderes para garantir o ritmo de investimentos no estado.

Ao analisar o cenário local e projetar as prioridades para o desenvolvimento do Vale do Paramirim, Ivana Bastos relembrou conquistas históricas da região que nasceram em debates passados e apontou os novos focos de atuação. “A gente precisa buscar mais geração de empregos aqui na região. Nós já temos água. No PGP passado a gente discutia a água da Barragem do Zabumbão. Hoje é uma realidade. Nós já temos aqui para a região, a previsão de uma policlínica regional de saúde. Nós temos Brumado que recebeu muitos desses investimentos que vai pegar toda aquela região. E a gente precisa também focar na geração de empregos ainda”, concluiu a parlamentar.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pistola, munições e mais de 140 papelotes de cocaína são apreendidos em Rio do Antônio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma operação da Polícia Civil da Bahia contra o tráfico de drogas resultou na apreensão de uma arma de fogo de grosso calibre, munições e dezenas de porções de entorpecentes no município de Rio do Antônio. Segundo informou a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, a ação foi deflagrada pela Delegacia Territorial local com o apoio do GATTI Minério.

Os policiais deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara do Crime da Comarca de Caculé. As ordens judiciais foram baseadas em investigações que identificaram imóveis suspeitos de funcionarem como pontos de venda e distribuição de drogas na região.

Durante as buscas na casa da namorada de um dos investigados, identificado pelas iniciais O. S. S., os agentes encontraram o suspeito dormindo. No imóvel, foram apreendidos 142 papelotes de cocaína, uma porção de maconha e uma balança de precisão. O homem foi preso em flagrante.

Em outra residência que também era alvo da operação, pertencente a J. H. P. G., as equipes localizaram uma pistola calibre .45 da marca Imbel, além de 27 munições intactas.

De acordo com a Polícia Civil, a ofensiva tem como objetivo sufocar o tráfico de drogas no município e garantir mais segurança à população. Todo o material apreendido e os envolvidos foram encaminhados à delegacia para a continuidade dos procedimentos de polícia judiciária.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Idoso de 76 anos fecha caminhão de bombeiros e acaba detido por desacato em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um idoso de 76 anos foi detido na tarde desta quinta-feira (21), por volta das 13h15, após trancar uma viatura do Corpo de Bombeiros e desacatar os militares, no município de Guanambi. Segundo informou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a confusão começou em uma das principais avenidas da cidade e terminou dentro do quartel da corporação.

De acordo com o registro policial, uma equipe de bombeiros a bordo de um caminhão Auto Bomba Tanque realizava diligências pela Avenida Guanabara quando o motorista interrompeu abruptamente a passagem do veículo operacional. Ao ser questionado sobre a manobra perigosa, o idoso passou a xingar e hostilizar a guarnição.

Mesmo após os bombeiros seguirem viagem, o homem não se deu por satisfeito. Ele perseguiu a viatura até as dependências do quartel, localizado no bairro São Francisco, onde continuou com as ofensas e o comportamento agressivo contra os militares.

Diante do desacato persistente, a Polícia Militar foi acionada via Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para dar apoio à ocorrência. Uma guarnição do 17º BPM compareceu ao local e conduziu o autor do desacato, junto com os militares envolvidos, à Delegacia de Polícia Civil de Guanambi, onde foram adotadas as medidas cabíveis.

Ituaçu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM localiza carro roubado em povoado na zona rural de Ituaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (19), o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) recuperou um veículo que apresentava restrição de furto e roubo no município de Ituaçu, na Chapada Diamantina. Por volta de 17h, a guarnição de rádio patrulha foi acionada pelo comandante da companhia para averiguar uma denúncia sobre a presença de um carro suspeito no Povoado da Melancia.

De posse das informações e das características do automóvel, os policiais militares deslocaram-se imediatamente para a região indicada. Após a realização de rondas e buscas minuciosas, a guarnição localizou o veículo modelo Ford Ka.

Ao efetuar a consulta dos dados identificadores no sistema de segurança pública, uma restrição de furto/roubo foi constatada.

O veículo foi apreendido e apresentado na Delegacia Territorial de Ituaçu, onde ficará à disposição da Justiça para a adoção das medidas cabíveis.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Encruzilhada: Estudante de 16 anos ganha ouro em olimpíada nacional de inglês Foto: Liliana Ferraz/SEC

Uma estudante de uma escola pública do sudoeste da Bahia alcançou o lugar mais alto do pódio em uma competição de âmbito nacional. Rafaela Machado, aluna do 2º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual de Tempo Integral José Palles Sobrinho, localizado no município de Encruzilhada, conquistou a medalha de ouro na categoria Nível 3 da Olimpíada Brasileira de Língua Inglesa (OBLI). O torneio, realizado em formato totalmente virtual, testou as habilidades de milhares de jovens em leitura, escrita, compreensão auditiva e expressão oral por meio de provas complexas com questões objetivas e de análise de áudio e vídeo.

O talento de Rafaela não passou despercebido pela professora de Língua Inglesa da instituição, Liliana Almeida, que incentivou a jovem a aceitar o desafio. Reconhecendo a aptidão natural da estudante, que aprendeu o idioma de forma autodidata, a educadora promoveu simulados para garantir que ela fizesse o exame com total segurança. A preparação deu frutos imediatos. Habituada a treinar o inglês no cotidiano por meio de músicas, filmes e séries, a jovem revelou que considerou o exame acessível, mas confessou ter sido pega de surpresa com o resultado máximo, uma vez que não imaginava superar concorrentes de todo o país para garantir a medalha de ouro.

O ambiente familiar também exerceu forte influência no sucesso da estudante. Filha e neta de professores, Rafaela conta com o suporte diário do pai, Rafael Machado, que leciona justamente a disciplina de inglês e atua como seu tutor caseiro para sanar dúvidas. A notícia do prêmio nacional foi recebida com enorme orgulho e surpresa pela família, que inicialmente acreditava tratar-se de uma dinâmica escolar interna. Agora, impulsionada pela conquista na OBLI, a jovem já projeta o futuro com ambição: ela planeja utilizar o aprendizado para buscar uma vaga no curso de Medicina através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pretende expandir suas fronteiras culturais estudando francês e espanhol.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Seleção de Brumado se classifica para a fase final do 23º Campeonato Sudoeste de Futsal Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Seleção de Brumado foi classificada para a fase final do 23º Campeonato Sudoeste de Futsal após uma excelente participação no semifinal da competição, disputada neste último final de semana, na cidade de Aracatu.

No sábado (16), Brumado venceu a equipe de Barra do Choça pelo placar de 6 a 0, mostrando força e organização dentro de quadra. Já no domingo (17) pela manhã, a equipe acabou sendo superada pelo Ágil Ferro de Aracatu pelo placar de 5 a 3, em um confronto bastante disputado.

Na decisiva partida da tarde de domingo, valendo a vaga para a fase final da competição, a Seleção de Brumado venceu a AABB de Vitória da Conquista pelo placar de 3 a 1, garantindo presença entre as seis melhores equipes do Sudoeste Baiano.

A fase final do 23º Campeonato Sudoeste de Futsal será realizada nos dias 30 e 31 de maio, na cidade de Mortugaba, reunindo grandes equipes na disputa pelo título regional.

A campanha reforça a tradição e a força do futsal brumadense, destacando o empenho e a entrega dos atletas em jogos bastante acirrados e de alto nível técnico.

A Seleção de Brumado conta com o apoio total da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (Secult), que segue incentivando e fortalecendo o esporte no município.

Cândido Sales
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sargento aposentado da PM é encontrado morto dentro de casa em Cândido Sales Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um sargento aposentado da Polícia Militar foi encontrado morto dentro de sua própria residência no fim da tarde deste domingo (17), no povoado de Lagoa do Timóteo, localizado na zona rural do município de Cândido Sales.

A ocorrência mobilizou uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), pertencente à 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), por volta das 18h24. Ao chegarem ao endereço indicado, os policiais militares foram recebidos por familiares do sargento, que relataram ter localizado o parente já sem os sinais vitais.

Segundo informou a 80ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o corpo não apresentava marcas de violência. O local também não tinha sinais de arrombamento ou qualquer vestígio que apontasse para uma ação criminosa, o que reforça a hipótese de que o militar da reserva tenha falecido de causas naturais.

Após a constatação do óbito, os policiais militares isolaram a área da residência para preservar o local e coletaram os primeiros depoimentos dos familiares. A equipe permaneceu no imóvel garantindo a segurança até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), que assumiu os procedimentos legais e a removeu o corpo para a realização da necropsia no Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Batida entre dois carros deixa quatro feridos na BR-030 em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente envolvendo dois veículos de passeio deixou quatro pessoas feridas na tarde desta sexta-feira (15), em um trecho da BR-030, na localidade conhecida como Alto do Brás, no município de Caetité. A colisão mobilizou equipes da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o socorro das vítimas e controle do tráfego na região.

Policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram acionados pela Central de Operações para averiguar a ocorrência na rodovia. Ao chegarem ao local, os agentes constataram que o acidente envolveu um Classic e um Palio. O impacto da batida chamou a atenção de motoristas que trafegavam pelo trecho, que é conhecido pelo fluxo constante de veículos.

Todas as quatro pessoas que ficaram feridas viajavam a bordo do Classic. Elas receberam os primeiros socorros ainda no local do acidente pela equipe médica do Samu. Apesar do susto e das lesões sofridas pelos ocupantes, não foram divulgadas informações detalhadas sobre o estado de saúde atual das vítimas ou se houve a necessidade de transferência para alguma unidade hospitalar da região.

Após a conclusão dos procedimentos de praxe realizados pelos policiais militares para o registro da ocorrência, os veículos foram removidos do local por serviços de guincho particulares, contratados pelos próprios proprietários. Com a retirada dos automóveis que bloqueavam o trecho, a via foi totalmente liberada pela guarnição, restabelecendo a normalidade e a fluidez do trânsito na rodovia.

Cordeiros
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso após esfaquear familiar em praça pública de Cordeiros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (14), uma guarnição foi acionada pela Guarda Municipal, que informou que um indivíduo havia sido contido após agredir um familiar com golpe de faca. O caso foi registrado na Praça Gilmar Altino Ribeiro, no centro da cidade de Cordeiros.

Segundo informou a 80ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, os policiais deslocaram-se até o endereço informado, onde constataram a veracidade da denúncia. No local, o agressor apresentava comportamento alterado e resistência à ação policial, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança da equipe e dos envolvidos.

Durante a ocorrência, foram apreendidos dois facões e dois canivetes relacionados aos fatos. O indivíduo foi conduzido e apresentado na Delegacia Territorial de Cordeiros. Ele foi flagranteado e segue à disposição da autoridade policial competente.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013