Tag

#SegurançaPública

522 notícia(s) encontrada(s)
Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Atentado a tiros em praça deixa dois feridos no distrito de Mutans Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O meio-dia deste sábado (27) foi marcado por momentos de pânico no distrito de Mutans, na zona rural de Guanambi. Dois homens, ambos de 30 anos, ficaram feridos após uma tentativa de homicídio registrada em plena Praça da Igreja Matriz, nas proximidades de um bar local. A ação criminosa assustou os moradores que passavam pela região no momento dos disparos.

Conforme o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Civil, a principal vítima do atentado foi identificada como Eurivan da Silva Viana. Ele estava em frente ao estabelecimento comercial desde o fim da manhã quando dois homens vestidos com roupas pretas, a bordo de uma motocicleta CG 150 prata, iniciaram a abordagem. Os suspeitos circularam a praça antes de retornar ao bar, momento em que o passageiro sacou a arma e efetuou entre quatro e cinco disparos. Um dos tiros atingiu a região lateral do peito de Eurivan.

No momento do ataque, a segunda vítima, Damião Ribeiro dos Santos, que trabalhava na cozinha do estabelecimento, acabou sendo atingida de raspão no ombro por um dos projéteis. Após os primeiros disparos, Eurivan conseguiu correr para se proteger, enquanto os criminosos aceleraram a motocicleta e fugiram em direção desconhecida.

Ambos os feridos foram socorridos e encaminhados às pressas para o Hospital Geral de Guanambi (HGG). De acordo com as autoridades, as vítimas receberam o atendimento médico necessário e receberam alta hospitalar ainda na tarde de sábado. Eles foram orientados a comparecer à Delegacia Territorial da cidade para prestar depoimento. A Polícia Civil já instaurou um inquérito para apurar a motivação do crime e identificar os autores.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Saúde, segurança e infraestrutura: os detalhes da pauta da Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na pauta da sessão legislativa ordinária desta segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Brumado colocará em apresentação 2 Projeto de Resolução, 1 Requerimento e 7 indicações.

Estas últimas versam sobre diversos temas, entre os quais a implantação de uma Base Comunitária da Polícia Militar no Bairro Santa Tereza; a implantação de uma Base Comunitária de Segurança da Polícia Militar no Bairro das Flores; a implantação de uma ciclovia e de uma pista exclusiva para caminhada (passeio para pedestres) na Avenida Salvino Lopes, localizada na Vila Presidente Vargas; a implantação do Programa Municipal "Remédio em Casa", destinado à entrega domiciliar de medicamentos de uso contínuo para pacientes acamados, idosos, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida cadastradas na rede municipal de saúde; a  realização de estudo técnico de engenharia de tráfego visando à implantação de redutores de velocidade, bem como de sinalização viária vertical e horizontal, no entroncamento da Rua Cleóbulo Meira Leite, Rua José Bonifácio de Souza e Avenida Centenário, ao lado do Restaurante Terceiro Milênio, em razão do intenso fluxo de veículos e pedestres que circulam diariamente pelo local; a construção de uma barragem no Rio Brumado, no Poço da Lagartixa, na Comunidade de Boa Vista, situada no Distrito de ltaquaraí; e a análise da possibilidade de ter o atendimento nos postos de saúde até às 21 horas.

O Requerimento nº 009/2026 dispõe sobre a implantação de treinamentos de primeiros socorros nas escolas da rede municipal de ensino, bem como a realização de capacitações educativas voltadas aos funcionários de restaurantes e estabelecimentos similares do município, em parceria com o Samu e o Corpo de Bombeiros.

O Projeto de Resolução nº 008/202, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Padre Marcus Vinícius Silva, Pároco do Senhor Bom Jesus.

O Projeto de Resolução nº 007/2026, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Padre Alessandro dos Santos Alves, Pároco da Nossa Senhora Aparecida e São Cristovão.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Irecê: Jovem tenta aplicar golpe usando livro recheado de notas falsas e é preso Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um jovem, de 21 anos, suspeito de adquirir moeda falsa por meio de encomenda postal, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no município de Irecê. A ação foi realizada por equipes do Serviço de Investigação (SI) da 1ª Delegacia Territorial, após informações repassadas pela Polícia Federal (PF).

Com base nas informações recebidas, os policiais civis iniciaram o monitoramento do suspeito, que compareceu a uma agência dos Correios para retirar uma encomenda destinada ao seu nome. Após receber o objeto postal, ele foi abordado ainda na área externa da unidade. Durante a inspeção da encomenda, os investigadores localizaram um livro contendo dez cédulas com aparência de notas de R$ 100, totalizando R$ 1 mil em moeda falsa.

O suspeito foi preso e conduzido à unidade policial, juntamente com o material apreendido, sendo autuado em flagrante. Ele permanece à disposição do Poder Judiciário.

Palmas de Monte Alto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito é preso com 1,5 kg de drogas e máquina de cartão em Palmas de Monte Alto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação da Rondesp Meio Oeste resultou na prisão de um homem e na apreensão de uma expressiva quantidade de entorpecentes na noite deste sábado (27), no município de Palmas de Monte Alto. A intervenção ocorreu durante um patrulhamento de rotina, quando os policiais militares receberam denúncias anônimas sobre uma intensa comercialização de drogas em uma determinada região da cidade.

Segundo informou a Rondesp Meio Oeste ao site Achei Sudoeste, ao se aproximar do local indicado para averiguar as informações, a guarnição flagrou um indivíduo em atitude suspeita. Ao notar a presença das viaturas, o homem tentou fugir correndo, mas a tentativa de evasão foi frustrada pelos militares, que agiram rapidamente, alcançando e abordando o suspeito logo em seguida.

Durante as buscas e diligências na área, os policiais localizaram um verdadeiro kit para o tráfico de drogas. Ao todo, foram apreendidos 1,250 kg de maconha, 247 gramas de cocaína e 44 gramas de crack. Além dos entorpecentes, as equipes recolheram uma balança de precisão, diversas embalagens plásticas utilizadas para comercializar os produtos, um aparelho celular iPhone, R$ 117,00 em espécie e, chamando a atenção, uma máquina de cartão de crédito e débito, usada para facilitar o pagamento dos usuários.

Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão. Todo o material ilícito foi recolhido e, junto com o suspeito, foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a ocorrência foi formalmente registrada e as medidas cabíveis foram adotadas pela Polícia Civil.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Motorista de aplicativo denuncia ameaça com facão contra passageira na BR-030 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um motorista de aplicativo viveu momentos de tensão na madrugada deste sábado (27), na zona rural de Guanambi. O condutor acionou o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) após presenciar uma passageira ser ameaçada por um homem armado com um facão e impedida de retornar ao seu veículo. O caso aconteceu por volta das 5h33, na altura do Km 405 da BR-030.

De acordo com o relato do motorista ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), ele havia acabado de realizar uma corrida e deixado a mulher no local indicado. Assim que ela desembarcou e se aproximou de outro automóvel, o suspeito apareceu portando o facão e a rendeu, impedindo que ela desistisse e voltasse para o carro do aplicativo. Diante da grave ameaça, o motorista se afastou e pediu ajuda policial imediatamente.

Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, uma guarnição foi deslocada com urgência para o trecho da rodovia. Ao chegarem ao ponto indicado, os policiais encontraram apenas o veículo onde teria ocorrido a abordagem, estacionado às margens da pista. Nem a suposta vítima nem o agressor foram localizados no perímetro.

Os militares realizaram uma vistoria minuciosa no automóvel abandonado, mas nenhum objeto ilícito ou irregularidade administrativa foi encontrado. A equipe também fez buscas na vegetação ao redor e tentou contato com moradores de propriedades rurais vizinhas para obter informações, mas ninguém foi encontrado. O caso foi registrado pela PM, que encerrou as buscas no local, e o mistério sobre o paradeiro da passageira segue sob investigação.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Procurado por estupro no Rio de Janeiro é preso em ônibus em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem que estava com um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro foi preso na tarde da última sexta-feira (26), em Vitória da Conquista. A captura ocorreu durante uma fiscalização de rotina em um ônibus intermunicipal que trafegava pela região. A ação foi realizada pela Rondesp Sudoeste, em um trabalho integrado com o Grupo de Capturas da Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista (GCAP/DPF/VDC).

A abordagem ao coletivo fazia parte de uma operação de rotina para localizar drogas, armas ou outros ilícitos que pudessem estar sendo transportados nas estradas da região. Durante a verificação dos passageiros e a checagem dos documentos no sistema, os policiais identificaram o homem e constataram que contra ele havia uma ordem de prisão pendente, expedida pela Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

Diante do flagrante, o homem recebeu voz de prisão imediata dentro do veículo, sem chance de reação. O capturado foi conduzido pelas equipes policiais e apresentado à autoridade competente na Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, onde passou pelos procedimentos legais e permaneceu custodiado, ficando à disposição do Poder Judiciário fluminense para o recambiamento.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Poções: Bandidos tentam fugir de moto, mas acabam presos após roubo de carro Foto: Divulgação/Polícia Militar

Uma ação rápida dos policiais militares da 79ª CIPM terminou com a prisão de dois homens e a recuperação de um carro roubado na última sexta-feira (26). O crime começou na cidade de Vitória da Conquista, onde a dupla armada roubou um Ônix branco e fugiu em direção à zona rural do município vizinho de Poções. Os criminosos utilizaram uma motocicleta CG 160 Start para dar suporte à ação.

Assim que receberam o alerta sobre o assalto, as equipes policiais iniciaram buscas intensas pelas estradas de terra da região rural de Poções. Com a ajuda de informações de moradores, que avistaram homens com as mesmas características dos suspeitos circulando pela localidade, a PM conseguiu fechar o cerco na região.

Durante o patrulhamento, os policiais flagraram a dupla tentando escapar a bordo da mesma motocicleta utilizada no crime. Ao receberem ordem de parada, os suspeitos ainda tentaram acelerar e fugir, mas foram rapidamente interceptados e contidos pelas guarnições que faziam o cerco na área.

Dando continuidade às buscas no local da captura, os militares encontraram o Chevrolet Ônix escondido e camuflado em uma área de mata fechada. Durante a revista pessoal nos criminosos, os policiais também apreenderam um simulacro de pistola, que teria sido a arma cenográfica utilizada para render a vítima em Vitória da Conquista.

Ao final da operação, foram apreendidos o carro recuperado, a motocicleta dos assaltantes e a falsa pistola. Os dois suspeitos foram levados para passar por atendimento médico de praxe e, em seguida, foram conduzidos ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Investigado por estupro de vulnerável e tráfico de pessoas é preso em Valença Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil da Bahia cumpriu, na quinta-feira (25), um mandado de prisão preventiva contra um homem, de 56 anos, investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. A prisão ocorreu na localidade de Jiquiriçá, zona rural de Valença, durante ação que também deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Valença.

Segundo as apurações realizadas pelo Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam), os crimes eram praticados contra uma menina desde janeiro deste ano. As investigações apontam que os abusos ocorriam na residência do investigado, que era amigo da família da vítima. Durante a apuração, foram reunidos laudos periciais, exames médicos, depoimentos de testemunhas e outras provas que fundamentaram o pedido de prisão.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma carabina calibre .22, 38 munições do mesmo calibre, celulares e outros aparelhos eletrônicos. O investigado também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação foi realizada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam) e da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Após a prisão, o investigado foi submetido aos exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e a identificação de outros envolvidos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM de Brumado recebe tecnologia tática para reforçar a segurança na região Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM), sediado em Brumado, deu um passo importante na modernização de suas ações estratégicas na última semana. A unidade realizou a entrega oficial de um kit de aplicativo tático, enviado diretamente pelo Comando de Policiamento Regional Sudoeste (CPRSO). A iniciativa reflete o avanço do uso de ferramentas digitais no combate à criminalidade e no planejamento operacional do interior da Bahia.

O material estratégico foi destinado ao Soldado Moreira, militar que se destacou na corporação por sua alta capacitação técnica e conhecimento especializado. O soldado passou por um treinamento específico e concluiu com êxito o curso necessário para operar a nova ferramenta, garantindo que a tecnologia seja utilizada com a máxima eficiência e precisão nas ações de policiamento da região.

O ato de entrega foi conduzido pelo Comandante do 24º BPM, Tenente-Coronel Pontes, acompanhado pelo Comandante da Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto), Major Gentil. A presença dos oficiais de alto escalão reforça o compromisso das lideranças com a modernização da tropa e com o suporte técnico contínuo aos policiais que atuam diretamente na linha de frente.

O Tenente-Coronel Pontes destacou o impacto positivo da novidade para o dia a dia do batalhão, pontuando que equipar a tropa com tecnologia e capacitação é o caminho ideal para garantir uma segurança pública cada vez mais eficiente. Com a implementação do novo sistema, o 24º BPM fortalece sua capacidade de pronta resposta e consolida o uso da inteligência de dados em benefício da comunidade de Brumado e dos municípios vizinhos.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Podcast 'A Bahia quer o quê?' aborda desafios e potencialidades de Feira de Santana Foto: Reprodução/Bahia Notícias

A segunda temporada do podcast “A Bahia quer o quê?” segue com uma nova entrevista nesta quinta-feira (25). O convidado do episódio é o jornalista e radialista Dilton Coutinho, fundador e apresentador do portal Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias.

Apresentado pelo jornalista Francis Juliano, o podcast tem como ponto de partida uma pergunta que dá nome à série: o que a Bahia deseja e precisa para avançar em áreas estratégicas como saúde, educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento regional?

Neste episódio, Dilton Coutinho analisa os principais desafios e as potencialidades da região de Feira de Santana, um dos mais importantes polos econômicos e logísticos do estado. Durante a conversa, são abordadas questões relacionadas ao crescimento urbano, mobilidade, desenvolvimento regional, serviços públicos e perspectivas para o futuro do território.

A proposta da segunda temporada é retratar a diversidade dos 417 municípios baianos por meio de entrevistas com comunicadores, blogueiros, analistas e observadores que acompanham de perto a realidade das diferentes regiões do estado.

Ao longo dos episódios, os convidados compartilham avaliações sobre demandas locais, oportunidades de desenvolvimento e desafios enfrentados pelas comunidades, contribuindo para a construção de um panorama amplo sobre a Bahia contemporânea.

Os episódios da nova temporada são publicados às terças e quintas-feiras, sempre por volta das 11h, nas plataformas do Bahia Notícias. A iniciativa busca aproximar o público das diferentes realidades do interior baiano e estimular o debate sobre políticas públicas e desenvolvimento regional.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: 24º BPM alcança marca de 30 foragidos capturados após nova prisão no São João Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) capturou nesta quarta-feira (24), durante o feriado de São João, um indivíduo condenado pela pratica de roubo na cidade de Brumado. O crime foi registrado em 2018.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Tenente Coronel Ronivaldo Pontes informou que o homem invadiu uma residência e ameaçou, agrediu e torturou os moradores utilizando uma arma de fogo. Em seguida, fugiu do local levando um valor considerável em joias, R$ 450 mil. “Ele veio para cá dar continuidade a sua ficha criminal e cometer roubos na nossa cidade. Achou que ia ficar impune, mas não. Foi preso e cumprirá sua pena”, comentou.

O suspeito estava residindo na cidade de Cariacica, no Espírito Santo. Pelo crime, o homem foi condenado a uma pena total de 8 anos, 4 meses e 25 dias de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado.

O comandante destacou que uma das prioridades do 24º BPM é prender indivíduos com mandados de prisão em aberto com a finalidade de que eles não voltem a cometer novos delitos. “Nosso setor de inteligência identificou esse homem e nosso centro fez a apreensão e o entregou para o Judiciário para que ele, efetivamente, inicie o cumprimento da pena em regime fechado”, afirmou.

O indivíduo é o 30º preso com mandado de prisão em aberto capturado pelo 24º BPM na região.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menina de 11 anos com autismo é vítima de estupro no sul da Bahia Foto: Reprodução/Amurc

Uma menina de 11 anos, diagnosticada com transtorno do espectro autista (TEA), foi vítima de estupro em Buerarema, no sul da Bahia. O caso revoltou moradores do município.

Segundo informações do Correio 24h, a criança sofreu diversas lesões e recebeu atendimento médico. A família está abalada.

Suspeito de cometer o crime, um jovem de 19 anos foi conduzido à delegacia na segunda-feira (22) para prestar esclarecimentos. Ele não permaneceu preso.

Conforme informações repassadas à família, o suspeito teria transtornos psiquiátricos.

A ocorrência também foi encaminhada ao Conselho Tutelar, que acompanha a situação da vítima e dos familiares.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito de tentar aliciar adolescente com dinheiro é preso em Livramento de Nossa Senhora Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma denúncia de tentativa de exploração sexual contra um adolescente mobilizou as forças de segurança e terminou com a prisão de um homem na zona rural de Livramento de Nossa Senhora. O caso começou na madrugada da última quarta-feira (24), na Comunidade da Rocinha, quando familiares do menor flagraram a ação e acionaram a polícia. De acordo com os relatos repassados aos policiais, o suspeito teria oferecido dinheiro em espécie para que o jovem aceitasse praticar atos libidinosos.

Assim que recebeu o chamado, por volta de 1h30, uma guarnição da polícia deslocou-se imediatamente até a comunidade para averiguar a situação. Ao notar a aproximação das autoridades, o indivíduo conseguiu fugir do local antes de ser abordado. Diante da gravidade da denúncia, os policiais militares iniciaram uma intensa busca na região, realizando diligências contínuas ao longo de toda a madrugada e do dia seguinte para tentar localizar o paradeiro do agressor.

A caçada policial só teve fim no final da tarde, por volta das 17h20, graças ao recebimento de novas informações anônimas que apontavam o esconderijo do suspeito. A equipe se deslocou até o Povoado do Nado, onde conseguiu cercar, abordar e identificar o homem de forma definitiva. Com ele, os policiais apreenderam um aparelho celular e a quantia de R$ 55,00 em espécie, valor que teria ligação com a tentativa de aliciamento do adolescente.

Após receber voz de prisão, o homem foi conduzido à Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde o caso foi registrado. Na unidade, a ocorrência ganhou um novo desdobramento: durante o processo de autuação e apresentação, o suspeito forneceu informações de identificação e qualificações diferentes daquelas que havia dito inicialmente aos policiais na rua. Essa tentativa de ocultar a verdadeira identidade e as circunstâncias da tentativa de exploração sexual contra o menor serão agora investigadas pela Polícia Civil.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem embriagado destrói muro de casa, xinga vizinhos e é contido pela PM em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 27 anos mobilizou a Polícia Militar na tarde desta quarta-feira (24), no bairro São Sebastião, em Guanambi. Visivelmente embriagado, o jovem causou um quebra-quebra na residência da família após passar quase 24 horas consumindo bebidas alcoólicas.

A confusão começou por volta das 16h45, quando o pai do rapaz, um homem de 51 anos, acionou o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Segundo o relato do pai aos policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), o filho havia saído para beber no dia anterior e, ao retornar para casa, apresentou um comportamento extremamente agitado e agressivo. O jovem passou a proferir xingamentos contra os próprios familiares e vizinhos que passavam pelo local.

No auge do descontrole, o homem desferiu socos e golpes contra o muro do imóvel, danificando parte da estrutura. O impacto foi tão forte que o autor do vandalismo acabou sofrendo lesões na mão direita e no antebraço.

Uma guarnição da PM foi deslocada até o endereço e iniciou um diálogo com os envolvidos. Após a intervenção pacífica dos militares, o rapaz se acalmou e cessou a conduta agressiva, controlando a situação no local. Apesar do susto e dos danos materiais, o pai decidiu não representar criminalmente contra o filho. Ele foi orientado pelos policiais sobre as providências legais cabíveis caso mude de ideia e decida adotar outras medidas no futuro.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Foragido que amarrou mulher para roubar fortuna em ouro é capturado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 43 anos, que estava com um mandado de prisão definitiva em aberto por um assalto, foi capturado no início da noite desta quarta-feira (24), no bairro São Jorge, em Brumado. A prisão ocorreu por volta das 19h30, na Rua Santa Rita de Cássia (Brisas II), após uma operação estratégica que envolveu o Setor de Operações de Inteligência (Soint) e a Companhia de Emprego Tático Operacional (Ceto) do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

De posse da localização exata do foragido, os policiais militares iniciaram as diligências na região e conseguiram abordar e capturar o indivíduo de forma eficaz, sem chances de fuga. Ao ser questionado pela guarnição, o homem informou que atualmente estava residindo na cidade de Cariacica, no Espírito Santo, e admitiu aos policiais que já tinha pleno conhecimento de que a Justiça havia expedido a ordem de prisão contra ele.

O mandado cumprido pelos militares é decorrente de uma sentença transitada em julgado pelo crime de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo e concurso de pessoas. O crime ocorreu em setembro de 2018, quando o acusado e um comparsa invadiram uma residência em Brumado, amarraram uma mulher com fita adesiva e roubaram cerca de R$ 450 mil em ouro.

Pelo crime, o homem foi condenado a uma pena total de 8 anos, 4 meses e 25 dias de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. Diante do cumprimento da ordem judicial, o capturado foi cientificado de seus direitos constitucionais, recebeu voz de prisão e foi conduzido imediatamente à Delegacia Territorial de Brumado. Ele passará pelas audiências e exames de praxe e será encaminhado ao sistema prisional para o início do cumprimento da pena.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito de homicídio foge por telhados e invade casas, mas acaba preso em Poções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Militar agiu de forma rápida nesta quarta-feira (24), resultando na prisão de um homem de 39 anos, principal suspeito de um homicídio que chocou o bairro Açude, em Poções, na noite anterior. A captura foi realizada por equipes da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que iniciaram uma caçada ininterrupta logo após tomarem conhecimento do crime. Com base em denúncias e informações de inteligência sobre a rota de fuga, as guarnições intensificaram o patrulhamento tático e o cerco na região para sufocar qualquer tentativa de escape.

A prisão, no entanto, foi marcada por momentos de grande tensão e correria nas ruas da cidade. Ao notar a aproximação da viatura em uma via pública, o suspeito ignorou as ordens de parada e iniciou uma fuga desesperada. Para tentar despistar os militares, o homem correu por diversas ruas, invadiu propriedades privadas e pulou muros de residências vizinhas, transformando a área urbana em um verdadeiro cenário de perseguição. Apesar dos esforços do indivíduo em se camuflar, o cerco policial foi implacável.

Após buscas minuciosas nos quarteirões afetados, os policiais conseguiram localizar o homem escondido no interior de uma residência de terceiros, onde foi rendido e algemado sem chance de reação. Seguindo os protocolos de direitos humanos e segurança, o detido foi levado inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) local para a realização de exames clínicos que comprovassem sua integridade física. Posteriormente, ele foi conduzido ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista, onde permanece à disposição da Justiça e responderá pelo crime de homicídio.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motociclista foge e joga arma de fogo no chão durante perseguição em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação de patrulhamento tático da Polícia Militar terminou com a apreensão de uma arma de fogo na tarde desta terça-feira (23), no Centro do município de Guanambi. Uma guarnição da Rondesp Meio Oeste circulava pela região quando identificou um homem em uma motocicleta Fan preta. Ao notar a aproximação dos policiais, o condutor acelerou o veículo e iniciou uma fuga em alta velocidade pelas ruas centrais.

Durante a perseguição, o motociclista arremessou um objeto no chão para tentar se livrar do flagrante. Apesar dos esforços da equipe policial para interceptar o veículo, o suspeito conseguiu fugir e não foi alcançado. Os militares retornaram imediatamente ao ponto exato onde o objeto havia sido descartado e realizaram uma varredura minuciosa no perímetro.

No local, os policiais encontraram um revólver da marca Taurus, calibre .38, com numeração de série 1270598, carregado com seis munições do mesmo calibre totalmente intactas. Todo o material foi recolhido pela guarnição e encaminhado à Delegacia de Polícia de Guanambi, onde a ocorrência foi registrada e as investigações para identificar o motociclista continuam.

Licínio de Almeida
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem arromba casa, esconde bens no vizinho e termina preso em Licínio de Almeida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), prendeu um homem em flagrante por furto qualificado e recuperou diversos objetos que haviam sido levados de uma residência no centro de Licínio de Almeida. A ação rápida dos militares aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), logo após o crime ser reportado.

Uma guarnição realizava rondas ostensivas de rotina quando foi acionada pela própria vítima. O morador informou aos policiais que sua residência, localizada na Avenida Rui Barbosa, havia sido arrombada. Mais do que relatar o crime, a vítima explicou que tinha conseguido visualizar parte dos seus pertences escondida em um imóvel vizinho e forneceu pistas sobre o provável local de trabalho do suspeito.

Com as informações detalhadas em mãos, os policiais militares iniciaram diligências pela região e conseguiram localizar o homem apontado como autor do arrombamento. Ao ser abordado, o suspeito acabou confessando o crime e indicou exatamente onde estavam escondidos os bens que havia subtraído da casa.

No local indicado, a PM conseguiu recuperar integralmente o material furtado: uma televisão de 40 polegadas, um botijão de gás e duas cestas básicas. Diante dos fatos, o autor recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com a vítima e todos os objetos recuperados, para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde a Polícia Civil adotou as medidas flagrantes cabíveis.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bombeiros controlam incêndio em caldeira na zona rural de Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Policiais do 20º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) foram acionados para combater um incêndio em uma caldeira localizada na zona rural do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O incidente mobilizou a equipe para evitar que o fogo tomasse proporções maiores na região.

Ao chegarem ao endereço indicado, os bombeiros constataram que as chamas estavam concentradas no maquinário e ainda não haviam atingido a vegetação nativa ou as estruturas próximas. No entanto, o cenário apresentava um elevado risco de propagação rápida devido às características do ambiente.

A guarnição atuou de forma ágil no combate direto ao fogo, controlando a situação com segurança. A intervenção rápida evitou danos patrimoniais e ambientais mais graves, garantindo a total eliminação de novos focos de risco no local. Ninguém ficou ferido na ocorrência.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homens são presos por falta de pagamento de pensão em Palmas de Monte Alto e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), cumpriu dois mandados de prisão por débito de pensão alimentícia na região do sudoeste baiano na última segunda-feira (22). As ações ocorreram nas cidades de Palmas de Monte Alto e Guanambi, resultando na detenção de dois homens que estavam com ordens judiciais em aberto.

A primeira prisão aconteceu no final da manhã, por volta das 11h45, no bairro Girassol, em Palmas de Monte Alto. Os policiais militares deslocaram-se até o estabelecimento comercial do alvo, um homem de 42 anos. Ao ser notificado sobre o mandado de prisão civil, o comerciante não ofereceu resistência à abordagem. Ele foi conduzido pelos agentes à Delegacia Territorial de Guanambi para o cumprimento das formalidades legais.

Mais tarde, por volta das 15h07, a mesma unidade policial foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para atender a uma ocorrência semelhante, desta vez no Residencial dos Pássaros, em Guanambi. No local, a mãe do próprio autor cooperou com a guarnição, autorizando a entrada dos militares na residência e indicando que o filho estava no quarto.

O homem foi localizado e preso pela equipe sem qualquer tipo de intercorrência. Assim como o primeiro capturado, ele foi levado diretamente para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde ambos permanecem à disposição da Justiça para a regularização de suas pendências financeiras e alimentares.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação Cartela Marcada desarticula bingo clandestino e apreende R$ 10 mil em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), deflagrou nesta segunda-feira (22) a Operação Cartela Marcada. A ação resultou no fechamento de uma casa de apostas clandestina que explorava jogos de azar no bairro Lagoinha, no município de Guanambi.

Segundo informou a 22ª Coorpin ao site Achei Sudoeste, durante a abordagem, os agentes flagraram a realização de um bingo que contava com a presença de cerca de 120 participantes. O evento ilegal oferecia um prêmio principal de R$ 10 mil e gerava uma grande movimentação de pessoas e veículos na região.

No imóvel, os policiais apreenderam R$ 10.317,00 em espécie, além de mais de 1.500 cartelas, pedras de sorteio e diversos materiais utilizados para a manutenção da atividade ilícita. Segundo as investigações, o espaço funcionava de forma organizada, com rodadas semanais e premiações variadas. Frequentadores relataram à polícia que o local operava há um longo período.

Operação Cartela Marcada desarticula bingo clandestino e apreende R$ 10 mil em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O responsável pelo estabelecimento confessou que explorava a atividade há cerca de dois anos e que ficava com um percentual dos valores arrecadados em cada evento. De acordo com a Polícia Civil, o homem já havia sido autuado anteriormente pela mesma contravenção penal no mesmo endereço, o que confirmou a habitualidade da prática criminosa.

O proprietário do local responderá em liberdade. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) com base no artigo 50 da Lei das Contravenções Penais (Decreto-Lei nº 3.688/1941), que proíbe a exploração de jogos de azar. Todo o material recolhido foi encaminhado para a Justiça para a adoção das medidas cabíveis.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Suspeito de agredir ex com canivete é flagrado deitado na calçada da vítima e preso Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma mulher de 44 anos foi agredida com um canivete pelo ex-companheiro na tarde deste domingo (21), no bairro Santo André, em Guanambi. O suspeito, um homem de 56 anos, foi preso em flagrante logo após o crime por policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que foram acionados para atender a ocorrência de violência doméstica.

Ao chegarem à Rua Edilene Lopes, os militares encontraram a vítima com um ferimento na mão direita. O agressor estava deitado na calçada, bem em frente à residência da ex-companheira. Durante a abordagem e revista ao suspeito, os policiais localizaram o canivete utilizado no ataque.

Diante das evidências, do relato da vítima e da apreensão da arma branca, os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Territorial de Guanambi. A autoridade policial analisou o caso e lavrou o Auto de Prisão em Flagrante Delito (APFD) contra o homem pelo crime de lesão corporal no contexto de violência doméstica.

Apesar do susto e do ferimento, a vítima dispensou o atendimento médico hospitalar. Ela informou aos policiais que o corte na mão era superficial e que o sangramento já havia sido estancado por ela mesma. O agressor permanece à disposição da Justiça.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso após cometer atos obscenos em residência estudantil de Salvador Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 55 anos foi preso em flagrante após uma denúncia de práticas obscenas em uma residência estudantil no bairro do Rio Vermelho, em Salvador, neste domingo (21). As informações foram confirmadas pela Polícia Civil e pela Guarda Civil Municipal (GCM) da capital, que atendeu à ocorrência.

Por meio de nota, a GCM informou que uma equipe realizava um patrulhamento na região quando foi abordada por um grupo de moradores da residência estudantil. Eles relataram que um homem havia exposto as partes íntimas e proferido insinuações de cunho sexual contra uma das moradoras.

Diante disso, os guardas localizaram o suspeito. Com o suspeito, cujo nome não foi revelado, foram encontrados materiais relacionados ao uso de drogas. Ainda conforme a GCM, o celular do homem também foi apreendido diante da possibilidade de armazenamento de conteúdo obsceno.

O suspeito e a vítima foram conduzidos à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da Casa da Mulher Brasileira, onde o caso foi registrado. A situação é investigada pela Polícia Civil.

Conforme informações apuradas pela TV Bahia, o caso aconteceu na Casa de Estudante Paulo Afosno (CEPA), que é gerida pela Prefeitura de Paulo Afonso, cidade do norte da Bahia. Por meio das redes sociais, a gestão municipal se manifestou sobre a situação, afirmando que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) tomou providência imediatas no momento que soube da denúncia.

Eles informaram ainda que o suspeito de cometer o crime era um estudante residente da CEPA e que o afastamento cautelar dele já foi realizado, conforme regulamento interno de funcionamento da instituição.

“Paralelamente, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e Cidadania (SMPMC) já acompanha o caso diretamente para oferecer todo o suporte necessário à estudante envolvida, articulando a rede de apoio psicossocial e garantindo a defesa de seus direitos”, enfatiza.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mãe e filha adolescente são assassinadas a tiros dentro de casa em Timbaúba Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um duplo homicídio registrado na madrugada deste sábado (20) chocou moradores do município de Timbaúba, interior de Pernambuco. Uma mulher de 30 anos e a filha adolescente, de 13, foram encontradas mortas dentro da própria residência após uma invasão durante a madrugada.

As vítimas foram identificadas como Jaqueline Euclides da Silva e Emilly Victoria da Silva, conhecida como “Vick”, segundo informação do portal Agora Nordeste.

De acordo com a Polícia Militar, moradores relataram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo por volta de 1h30. Com medo da situação, ninguém deixou as casas naquele momento. Somente ao amanhecer os vizinhos perceberam sinais de arrombamento no portão do imóvel e acionaram a polícia.

Ao chegarem ao local, os agentes encontraram mãe e filha já sem vida em um dos quartos da casa, ambas com várias marcas de tiros. Durante a perícia, foram recolhidas cápsulas de munição deflagradas tanto no interior da residência quanto na área externa.

Segundo a polícia, Jaqueline não tinha antecedentes criminais nem envolvimento com atividades ilícitas.  

O local foi isolado para o trabalho da perícia do Instituto de Criminalística (IC), e os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML).

A Polícia Civil abriu inquérito e segue investigando o caso para identificar os autores e esclarecer a motivação do crime.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
29ª CIPM apreende imitação de revólver no São João em Souto Soares Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Polícia Militar apreendeu uma imitação de arma de fogo neste domingo (21), na zona urbana do município de Souto Soares, localizado na Chapada Diamantina. A ação foi realizada por uma guarnição da 29ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) durante o patrulhamento no São João da cidade.

Os policiais militares foram acionados para conter uma briga que acontecia nas proximidades do circuito da festa. A denúncia inicial apontava que um dos homens envolvidos na confusão estava armado, o que mobilizou a equipe de segurança para evitar uma possível tragédia no local.

Ao chegarem ao endereço indicado, os agentes realizaram a abordagem dos suspeitos e encontraram um objeto com características idênticas às de uma arma real. No entanto, após uma análise detalhada, os militares constataram que se tratava de um simulacro de revólver.

Com o flagrante, todos os envolvidos na briga e o material apreendido foram encaminhados pela guarnição à Delegacia Territorial de Seabra, responsável pela região. A autoridade policial registrou a ocorrência e adotou as medidas cabíveis para o caso.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013