Tag

#upa

31 notícia(s) encontrada(s)
Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Em clima de festa, Macaúbas entrega nova UPA e cobra apoio do Governo do Estado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Macaúbas, Aloísio Rebonato, entregou na última sexta-feira (19), a obra de requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Áureo de Oliveira Brandão. O equipamento, que agora conta com todos os seus setores e aparelhos em pleno funcionamento, carrega um histórico de idas e vindas que simboliza os gargalos da saúde pública na região. Parcialmente concluída em 2012 e inaugurada de forma apenas “simbólica” na época, a unidade passou seis anos fechada até começar a atender de fato a população em 2017, culminando agora em sua reestruturação completa. Para reforçar ainda mais a assistência aos moradores e a eficiência nos resgates, o município recebeu também duas novas ambulâncias durante o ato de reinauguração.

O tom de desabafo e a cobrança ganharam força no discurso do secretário de Saúde de Macaúbas, Arlen Santos. Em uma fala classificada pelos presentes como didática, técnica e corajosa, ele expôs a angústia diária de gerir a pasta e disparou duras críticas à gestão estadual, afirmando categoricamente que o município vive “perseguido pelo governo da Bahia”. Santos ressaltou o peso de carregar sozinho a responsabilidade pela saúde de uma população de 53 mil habitantes, além de frequentemente absorver demandas de cidades vizinhas, citando como exemplo o socorro imediato prestado a pacientes de Ibipitanga após o hospital daquele município sofrer um incêndio. Na oportunidade, ele agradeceu a confiança do prefeito e o suporte logístico do secretário de Administração, Roger Figueiredo.

Aloísio o subiu ao palco para celebrar a conquista e agradecer o empenho de sua equipe de secretários, servidores e vereadores da base aliada. Rebonato não poupou críticas ao isolamento político sofrido pela atual gestão e ressaltou a árdua missão de manter o município operando plenamente sem o suporte financeiro e institucional dos governos do Estado e Federal. O gestor fez questão de registrar sua gratidão aos aliados que têm estendido a mão a Macaúbas na articulação de recursos para a saúde local.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motorista foge após acidente que matou motociclista e feriu crianças em Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde deste domingo (14), a 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima fatal na cidade de Bom Jesus da Lapa, n região oeste da Bahia.

Por volta de 18h, a guarnição foi acionada por populares informando sobre um acidente ocorrido após a ponte. De imediato, os policiais deslocaram-se ao local, onde constataram a veracidade do fato.

Segundo informou a 38ª CIPM ao site Achei Sudoeste, o acidente envolveu um caminhão tipo bi-trem, de cor branca, e uma motocicleta de cor preta. O condutor da moto, um homem de 52 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local.

Dois menores de idade, que estavam como passageiros na motocicleta, foram socorridos pela equipe do Samu 192 e encaminhados à UPA com ferimentos. O condutor do caminhão fugiu do local antes da chegada da guarnição.

A ocorrência foi registrada e apresentada à 24ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) para adoção das medidas legais cabíveis.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
UPB comemora e agradece aos empresários por reduzir cachês no São João 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A União dos Municípios da Bahia (UPB) defendeu junto ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) a delimitação de um teto de gastos de R$ 700 mil para contratação dos artistas durante as festas de São João. A articulação surtiu efeito, visto que os empresários dos artistas se reuniram com o MP-BA para falar sobre a redução dos cachês para as apresentações.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o presidente da entidade e prefeito da cidade de Andaraí, Wilson Cardoso, comemorou o resultado e a parceria exitosa com o órgão ministerial. A medida, conforme destacou, visa defender os interesses públicos e o erário dos Municípios. “Tenho absoluta certeza que vamos fazer o melhor São João da história da Bahia e com um preço justo. Havia um abuso nos cachês cobrados”, afirmou.

Com a recomendação, Cardoso disse que os Municípios irão economizar cifras milionárias e, mesmo assim, promover festas típicas com qualidade e austeridade. “Os valores estavam exagerados e conseguimos reduzir graças ao entendimento dos prefeitos e prefeitas e ao apoio dos munícipes”, completou.

Além de reduzir gastos e não comprometer áreas prioritárias, como a saúde e a educação, a medida também busca valorizar os artistas locais e regionais. Para o presidente da UPB, será uma oportunidade de organizar festas juninas “raiz”, com forró pé de serra e uma programação tipicamente nordestina. “Tudo isso foi um ganho muito legal porque já estavam descaracterizando o São João em muitos lugares, inclusive com música eletrônica. Agora, temos a oportunidade de viver um clima junino muito favorável. Quem ganha são os cofres públicos, os munícipes e os artistas”, finalizou, parabenizando os empresários pela atitude.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pai é investigado por estupro após criança de 3 anos relatar abusos em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 23h50 desta terça-feira (19), a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi acionada para averiguar uma denúncia de suposto caso de estupro de vulnerável na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Segundo informações apresentadas pela mãe da criança, o fato teria ocorrido no último dia 16, sendo o suposto autor o próprio pai da vítima, uma menor de 3 anos de idade.

Deslocada ao endereço indicado no Bairro Benito Gama, a guarnição manteve contato com as partes envolvidas e, em seguida, acompanhou a responsável legal e a criança até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para atendimento médico e realização de exame clínico.

De acordo com informações repassadas ao site Achei Sudoeste pela 46ª CIPM, a médica responsável informou não ter sido possível confirmar, por meio do exame realizado na unidade, a ocorrência do fato narrado, esclarecendo que a confirmação técnica dependeria de perícia especializada. Durante o atendimento, a criança relatou, por diversas vezes, a ocorrência de contato íntimo por parte do suposto autor.

As partes foram conduzidas à Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas cabíveis e realização de perícia.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motorista perde o controle da direção e capota carro na BA-160 em Bom Jesus da Lapa Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito mobilizou equipes de resgate e segurança na tarde deste domingo (17), na rodovia BA-160, no município de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia. O motorista de um carro de passeio perdeu o controle da direção, fazendo com que o veículo saísse da pista e capotasse.

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM) por volta das 16h para averiguar a situação. Ao chegarem ao endereço do acidente, os policiais constataram que todas as vítimas já haviam sido socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

De acordo com as informações colhidas pelos militares junto ao condutor do automóvel, o veículo trafegava no sentido em direção à cidade de Bom Jesus da Lapa quando o motorista perdeu o controle do volante por motivos que ainda serão esclarecidos pela investigação técnica. Apesar do forte impacto do capotamento, todos os ocupantes do carro sofreram apenas ferimentos leves e foram submetidos a avaliações médicas na unidade de saúde.

O automóvel envolvido no acidente permaneceu no acostamento da rodovia aguardando os procedimentos para a posterior remoção por guincho. No local, a guarnição do PETO adotou as medidas legais cabíveis para garantir a segurança do tráfego e realizou o preenchimento do Registro de Acidente de Trânsito (RAT).

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motociclista é levado à UPA após batida com carro em avenida de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 18h30 desta segunda-feira (4), a Polícia Militar foi acionada para atender a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida Waldick Soriano, no município de Caetité.

No local, foi constatada uma colisão envolvendo uma motocicleta CG 150 Fan ESI, de cor preta, e um automóvel Palio Fire Economy, de cor prata.

O condutor da motocicleta sofreu escoriações leves, sendo atendido por uma equipe do Samu 192 e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação médica.

A 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou o registro da ocorrência e adotou as medidas cabíveis.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com recursos próprios, Livramento de Nossa Senhora realiza ampla reforma na UPA 24h Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas está passando por uma ampla reforma.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a prefeita Joanina Sampaio relatou que, após vistoria no local, foi constatada a necessidade da obra. “É uma alegria muito grande podermos oferecer na nossa gestão a reforma da UPA. Queremos fazer algo para durar muito tempo, algo realmente de qualidade”, afirmou.

Para não suspender os atendimentos na unidade, parte da área foi isolada para o início das obras. Embora os trabalhos causem pequenos transtornos no dia a dia da UPA, a prefeita garantiu que a reforma irá proporcionar melhores condições de atendimento, conforto e assistência à saúde da população. “Se não tiver poeira não tem reforma. Pedimos a compreensão das pessoas”, pontuou.

Com recursos próprios, Livramento de Nossa Senhora realiza ampla reforma na UPA 24h Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Joanina declarou que o seu projeto de vida e de governo é melhorar a qualidade de vida do povo em Livramento. “Hoje na UPA podemos demonstrar isso”, afirmou. Com recursos próprios, a obra viabilizará a transformação de toda estrutura física da unidade, com mudanças no piso, no teto e na fachada. A cobertura da frente do prédio será ampliada para garantir uma maior área de sombra e mais conforto aos usuários.

Vale salientar que a UPA 24 Horas é fundamental para desafogar a demanda de atendimentos no Hospital Municipal.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Servidora ataca colegas em unidade escolar e acaba na delegacia em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma unidade escolar no bairro Beija Flor, em Guanambi, tornou-se palco de uma confusão generalizada entre funcionárias na tarde desta quinta-feira (30). O desentendimento, que evoluiu para violência física, mobilizou uma guarnição do 17º Batalhão de Polícia Militar por volta das 17h10. A ocorrência, registrada na Rua Francisco Cândido Xavier, assustou quem passava pelo local no momento do encerramento do turno.

Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, uma servidora de 52 anos teria iniciado o conflito. Relatos colhidos no local indicam que a mulher proferiu diversos xingamentos e partiu para a agressão física contra duas colegas de trabalho, de 25 e 42 anos. Além de desferir tapas, a agressora teria arremessado objetos contra as vítimas, transformando o ambiente educacional em um cenário de caos momentâneo até a chegada dos policiais.

Durante a intervenção da Polícia Militar, a autora das agressões apresentou um comportamento visivelmente alterado, o que exigiu o acionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A mulher recebeu os primeiros atendimentos ainda na escola e foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para estabilização clínica antes de ser apresentada à autoridade policial.

Após a liberação médica, todas as envolvidas foram conduzidas à Delegacia Territorial de Guanambi. No local, as vítimas prestaram depoimento e as medidas legais cabíveis foram adotadas.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mãe e filho morrem após barreira deslizar sobre casa em Recife Foto: Reprodução/G1

Uma tragédia marcou a Zona Norte do Recife na manhã desta sexta-feira (1º). De acordo com oG G1, Jaqueline Soares da Silva, de 24 anos, e seu filho Riquelmy, de 7 anos, morreram após uma barreira deslizar e atingir a residência da família no bairro de Dois Unidos. O acidente ocorreu durante o período de fortes chuvas que castiga a capital pernambucana, mobilizando vizinhos e equipes de resgate em uma corrida contra o tempo em meio aos escombros.

Além das duas vítimas fatais, o pai da criança, José Rodrigues da Silva Barbosa, de aproximadamente 30 anos, e a outra filha do casal, Maria Helena S. da Silva Barbosa, uma bebê de apenas 1 ano e 6 meses, ficaram feridos. Ambos foram socorridos e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta. Enquanto José apresenta quadro de saúde estável, o estado da pequena Maria Helena é considerado grave pelos profissionais de saúde.

O desmoronamento foi registrado na Segunda Travessa da Vertente do Lério e gerou comoção imediata na vizinhança. Vídeos gravados por moradores mostram a população se unindo ao Corpo de Bombeiros para retirar as vítimas da lama e dos restos da construção. A Defesa Civil esteve no local e, após a finalização das buscas, interditou um imóvel vizinho ao que foi destruído para evitar novos acidentes, já que o terreno permanece instável devido ao volume de água.

Em nota, a UPA de Nova Descoberta revelou a magnitude do impacto das chuvas na região, informando que atendeu 11 pacientes vítimas de deslizamentos apenas nesta sexta-feira. Desse total, sete precisaram de transferência para hospitais de referência após exames iniciais. A tragédia em Dois Unidos não foi isolada; em Olinda, no bairro do Passarinho, outra mulher e seu bebê de 6 meses também perderam a vida em circunstâncias semelhantes, reforçando o cenário crítico vivido no Grande Recife.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem é baleado em Bom Jesus da Lapa e tenta esconder crime alegando queda Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 26 anos foi socorrido na manhã desta sexta-feira (1º) após ser atingido por um disparo de arma de fogo no bairro Beira Rio, em Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia. O caso mobilizou equipes da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que prestaram apoio ao Samu 192 durante o atendimento emergencial por volta das 6h45.

Segundo informou a 38ª CIPM ao site Achei Sudoeste, ao chegarem à residência da vítima, localizada nas proximidades da Rua da Esperança, os policiais e os socorristas encontraram o jovem consciente, mas com um ferimento na panturrilha direita. Curiosamente, em um primeiro momento, o homem tentou despistar as autoridades afirmando que o ferimento era fruto de uma queda. No entanto, a versão foi rapidamente contestada por um familiar, que relatou que ele havia sido baleado em outro ponto da via e levado por terceiros até em casa.

A equipe médica do Samu 192 confirmou que a lesão era, de fato, proveniente de um projétil de arma de fogo. Após os primeiros procedimentos realizados ainda no local, o homem foi encaminhado sob escolta policial para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, onde recebeu cuidados especializados. Durante a ação, os militares orientaram a vítima e os familiares sobre os procedimentos necessários para o registro da ocorrência na Delegacia Territorial, que deve investigar as circunstâncias e a autoria do disparo.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caetité: Jovem de 18 anos sobrevive após carro sair da pista e pegar fogo na BR-030 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na madrugada deste domingo (26), policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam a uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima na BR-030, no município de Caetité.

No local, foi constatado o envolvimento de um automóvel HB20, de cor branca, que saiu da pista e apresentou princípio de incêndio. Antes da chegada da guarnição, populares conseguiram controlar as chamas ao desligarem o sistema elétrico do veículo.

O condutor, um jovem de 18 anos, foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité para avaliação médica.

A Polícia Militar permaneceu no local realizando a segurança da área e a custódia do veículo até a chegada do guincho responsável pela remoção.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem tenta enforcar mulher e acaba contido por populares em Poções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 38 anos foi preso em flagrante nesta segunda-feira (13), após agredir e ameaçar de morte uma mulher de 39 anos no bairro Açude, na cidade de Poções. O crime ocorreu na Rua Manoel Ribeiro e a violência só foi interrompida graças à intervenção de populares que presenciaram a cena e agiram para proteger a vítima.

De acordo com informações da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) enviadas ao site Achei Sudoeste, a guarnição foi acionada pela Central de Operações (Cenop) para averiguar uma denúncia de briga em via pública. Ao chegarem ao local, os policiais conversaram com testemunhas, que detalharam a gravidade das agressões. Segundo os relatos, o suspeito chegou a apertar o pescoço da vítima, além de empurrá-la e proferir graves ameaças contra sua vida.

Após conterem a situação, os militares encaminharam tanto a vítima quanto o agressor à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Poções para a realização de exames médicos e atendimento de primeiros socorros. Com os relatórios clínicos em mãos, a equipe policial deu prosseguimento aos protocolos legais.

Os envolvidos foram inicialmente apresentados no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e, posteriormente, encaminhados ao plantão regional na cidade de Vitória da Conquista. O agressor permanece à disposição da autoridade policial e deve responder pelos crimes de lesão corporal e ameaça, no âmbito da Lei Maria da Penha.

Poções
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher sobrevive a ataque de facão do marido na zona rural de Poções Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma mulher de 32 anos sobreviveu a uma tentativa de homicídio na zona rural de Poções, nesta sexta-feira (10). O crime ocorreu na região de Morrinhos, às margens da BA-262, onde a vítima foi atacada pelo próprio companheiro com diversos golpes de facão. Segundo o relato da mulher aos policiais, ela precisou lutar para se defender da agressão, o que evitou que as lesões fossem fatais.

Segundo informou a 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a guarnição foi acionada inicialmente para atender uma ocorrência de violência doméstica. Ao chegarem ao local indicado, os militares foram informados de que a vítima já havia sido socorrida por familiares e levada às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, apresentando um quadro de hemorragia intensa devido aos ferimentos.

Na unidade de saúde, os policiais confirmaram a gravidade do caso. O relatório médico detalhou que as lesões sofridas pela vítima foram profundas, reforçando a brutalidade do ataque. Mesmo ferida, a mulher conseguiu prestar depoimento à guarnição, identificando o marido como o autor dos golpes e descrevendo os momentos de pânico durante a tentativa de feminicídio.

Após coletar as informações, a Polícia Militar iniciou buscas em toda a região rural para localizar o agressor. No entanto, o homem fugiu logo após o crime e ainda não foi encontrado. A ocorrência foi registrada e a guarnição segue em diligência para tentar capturar o suspeito, enquanto o caso deve ser encaminhado para investigação pela Polícia Civil.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Moto se parte em acidente com carro entre Caetité e Igaporã; motociclista tem fratura exposta Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta terça-feira (7), policiais militares da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atenderam uma ocorrência de acidente de trânsito com vítima no cruzamento da BA-156 com a BR-430, entre Caetité e Igaporã.

No local, foi constatada a colisão envolvendo uma motocicleta CG 125 Titan, de cor azul, e um automóvel Prisma Maxx, de cor vermelha. Com o impacto, a moto se partiu.

O condutor da motocicleta sofreu ferimentos graves, incluindo fratura exposta em um dos membros inferiores. Ele foi socorrido por uma equipe do Samu 192 e encaminhado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caetité.

Moto se parte em acidente com carro entre Caetité e Igaporã; motociclista tem fratura exposta Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Devido à gravidade das lesões, a vítima foi transferida para uma unidade hospitalar em Guanambi para realização de procedimento cirúrgico. O condutor do automóvel permaneceu no local e prestou as informações necessárias.

A Polícia Militar realizou o registro da ocorrência e adotou as medidas cabíveis.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora recebe equipamentos e ambulâncias para reforçar a saúde Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na terça-feira (24), a prefeita Joanina Sampaio esteve no Hospital Municipal Ulysses Celestino da Silva para acompanhar a chegada de novos equipamentos e veículos destinados ao fortalecimento da rede pública de saúde de Livramento de Nossa Senhora.

A ação é resultado da agenda institucional realizada na última semana, em Salvador, quando a gestora, acompanhada dos 11 vereadores do município, apresentou demandas prioritárias da saúde ao Governo do Estado.

Nessa primeira remessa, o município recebeu 20 camas hospitalares, um aparelho de raio-X móvel e duas ambulâncias, sendo uma destinada ao Distrito de Itanajé e outra para atendimento no Hospital Municipal.

De acordo com a prefeita Joanina Sampaio, novos equipamentos já estão previstos para serem entregues ao município nos próximos dias. Entre eles, um carrinho de anestesia, um foco cirúrgico para implantação da terceira sala cirúrgica do hospital, além de camas, cadeiras de rodas e cadeiras de banho.

Também está prevista a chegada de um sistema de raio-X digital (CR), que será implantado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ampliando a capacidade de diagnóstico e contribuindo para qualificação dos serviços ofertados à população.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Morte de criança de 11 anos é investigada como suspeita em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada deste domingo (22), uma criança de 11 anos deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Caetité em estado grave. A equipe médica realizou procedimentos de emergência, incluindo tentativas de reanimação, mas a vítima não resistiu.

Ela foi levada ao local pelos próprios pais. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

De acordo com o relato médico, a criança chegou à unidade inconsciente e com alterações clínicas importantes. Também apresentava lesões pelo corpo, o que motivou o acionamento da polícia.

A família alega que a menina passou mal em casa durante a madrugada, sendo encaminhada para socorro médico. O caso foi registrado como morte a esclarecer.

O corpo foi removido pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi, onde passará por exames necroscópicos.

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o delegado responsável pelo caso disse que o laudo pericial aponta um infarto como causa da morte da criança. A informação é preliminar, visto que o laudo ainda não foi concluído em definitivo. “Qualquer posicionamento conclusivo acerca das circunstâncias da morte mostra-se, neste momento, prematuro, sendo necessária a finalização dos exames periciais e a continuidade das diligências investigativas para o completo esclarecimento dos fatos”, declarou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher é atacada por raposa durante caminhada em Cruz das Almas Foto: Reprodução/G1

Uma mulher de 59 anos foi atacada por uma raposa nesta segunda-feira (16), zona rural de Cruz das Almas, na Bahia. De acordo com o G1, o caso ocorreu por volta das 5h, na localidade de Lagoa do Cedro.

Segundo informações da prefeitura municipal, a vítima havia saído de casa para fazer uma caminhada quando foi surpreendida pelo animal. Durante o ataque, ela sofreu diversas mordidas, principalmente nas pernas.

A mulher foi socorrida por moradores da região e levada para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento médico. Ela teve alta, mas deve retornar à unidade de saúde ainda nesta segunda-feira para receber soro e imunoglobulina.

Após o caso, a raposa foi encontrada morta. De acordo com a Prefeitura de Cruz das Almas, agentes de endemias foram até o local em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para recolher o animal, que passará por exames.

Este é o terceiro registro de ataque envolvendo raposas no município em um intervalo de apenas oito dias. Moradores relataram ainda que, no primeiro episódio de ataque, a raposa chegou a ser capturada após ser atacada por um cachorro.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Macaúbas: Prefeito destaca obras de recuperação de vias reorganizando o fluxo do trânsito Foto: João Jesus/Macaúbas FM/Achei Sudoeste

Com o uso de recursos próprios, o prefeito de Macaúbas, Aloísio Rebonato, conseguiu recuperar dois pontos estratégicos que haviam sido obstruídos após as fortes chuvas que se abateram sobre a cidade. Os estragos foram registrados no final do mês de novembro do ano passado.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor destacou que nos dois pontos - Rua Dois de Julho e na região do Córrego do Boqueirão, próximo à Praça da Juventude - o Município precisou realizar uma intervenção moderna para desobstruir e reorganizar o fluxo no trânsito. A parte estrutural das obras foi finalizada na última semana. “Os caminhões e carros já podem passar nos locais com segurança. No início de maio, já deve estar tudo pavimentado porque a parte de enchimento e terra está garantida. Agora, falta só a parte de pavimentação”, relatou.

Rebonato detalhou que as vias são de grande importância para o fluxo viário e, com as obstruções, a cidade estava registrando problemas no trânsito, como engarrafamentos.

Além das vias mencionadas, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) também foi atingida pelo temporal. Os inúmeros estragos na estrutura do local provocaram a migração temporária dos atendimentos da UPA para o Hospital Municipal.

O prefeito explicou que a estrutura da UPA está sendo completamente reformada. “Será uma UPA nova para dar confiança aos usuários e trabalhadores”, adiantou. A previsão é de que no início de maio a unidade será reinaugurada. A obra é executada com recursos próprios.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Hospital Municipal de Ibipitanga pega fogo e pacientes são transferidos às pressas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O Hospital Municipal de Ibipitanga pegou fogo na tarde desta segunda-feira (02). Informações preliminares apuradas apontam que um equipamento registrou um curto circuito e deu início ao incêndio.  

Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste e pela Macaúbas FM, ambulâncias de toda região estão sendo deslocadas para Ibipitanga a fim de transferir os pacientes da unidade para outros locais.

Apesar do susto, até o momento não houve registro de feridos.

O incidente ocorreu quando a cidade era atingida por uma forte chuva, o que pode ter contribuído para evitar que o fogo se alastrasse.

O alerta é que a população evite se dirigir ao Hospital Municipal, devendo procurar as unidades básicas de saúde em caso de necessidade até que a situação seja completamente resolvida.

Em nota, a Prefeitura de Ibipitanga, através da Secretaria Municipal de Saúde, informou que ocorreu um incidente em duas salas nas dependências da unidade hospitalar. “Os danos foram apenas materiais”.

Ainda segundo a nota, os pacientes que estavam internados foram devidamente encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde permanecem recebendo assistência adequada.

A pasta orientou que pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência entrem em contato com o Samu 192 para encaminhamento seguro e imediato. “Informamos que, no momento, o número 192 encontra-se indisponível e as demandas podem ser realizadas pelos números: (77) 99948-0939 e (77) 99123-0603”.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Veículo desgovernado percorre cerca de 1 km até colidir contra muro em Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente foi registrado nesta quinta-feira (26), na Rua Guilherme de Castro, em Caetité, na última quinta-feira (26). No local, um veículo modelo Ônix, de cor prata, perdeu o freio nas proximidades do Colégio Lobão e seguiu descontrolado por cerca de 1 km, colidindo contra o muro de uma residência.

No carro estavam três pessoas: a condutora, uma passageira e uma criança no colo. Durante o percurso desgovernado, as ocupantes chegaram a gritar para que motociclistas saíssem da frente na tentativa de evitar uma tragédia maior.

Com o impacto, os airbags do veículo foram acionados. As primeiras informações indicam que uma das ocupantes sofreu fratura exposta, enquanto as outras tiveram apenas escoriações leves.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Morre em Livramento de Nossa Senhora, José Xavier Lima, ex-vereador de Abaíra Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Os municípios de Abaíra e Livramento de Nossa Senhora estão consternados com o falecimento de José Xavier Lima, aos 64 anos.

De acordo com informações da família, ele passou mal na noite da última sexta-feira (20) e foi levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Livramento de Nossa Senhora. Ainda segundo relatos, chegou a ser reanimado pela equipe médica, mas infelizmente não resistiu.

José Xavier teve participação ativa na vida pública, exercendo o cargo de vereador em Abaíra entre 2005 e 2008. Durante o mandato, contribuiu para debates relevantes voltados ao desenvolvimento do município, mantendo diálogo próximo e constante com a comunidade.

Casado com a professora e assistente social Vânia Hipólito, ele deixa familiares, amigos e admiradores profundamente abalados com sua partida.

O velório ocorreu e o sepultamento foram realizados em Livramento de Nossa Senhora.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
38º CIPM intervém após homem invadir residência da ex-companheira em Bom Jesus da Lapa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) atendeu na madrugada desta sexta-feira (20), por volta de 3h40, uma ocorrência de possível violação de domicílio no Bairro Marimbondo, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia.

A guarnição foi acionada após informação de que um indivíduo estaria sobre o telhado de uma residência. No local, os policiais mantiveram contato com a solicitante e realizaram varredura na área interna do imóvel.

Durante a averiguação no quintal, o suspeito saltou em direção a um dos policiais. Diante do risco iminente à integridade física da equipe, foi efetuado um disparo de arma de fogo, que atingiu o indivíduo.

Após a contenção, constatou-se que o homem era ex-companheiro da solicitante. A guarnição prestou imediato socorro, conduzindo-o à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde o mesmo recebeu atendimento médico, não apresentando risco de morte.

As partes foram encaminhadas à Delegacia Territorial para registro e adoção das medidas legais cabíveis.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Secretário de Saúde fala sobre desafios financeiros da pasta na Câmara de Macaúbas Foto: João Jesus/Macaúbas FM/Achei Sudoeste

O secretário municipal de saúde, Arlen de Jesus Santos, foi sabatinado na quinta-feira (12), durante sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Macaúbas.

Na oportunidade, ele falou sobre a situação financeira da pasta e afirmou que o Município arca com a maior parte dos custos da rede.

De acordo com a Macaúbas FM, parceira do Achei Sudoeste, a sessão teve como foco os desafios estruturais e financeiros enfrentados pela gestão, como o alto custo da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a baixa contrapartida do Governo do Estado.

Segundo o secretário, a unidade recebe aproximadamente R$ 150 mil por mês, sendo que o custo mensal gira em torno de R$ 800 mil. A diferença é coberta com recursos próprios do Município.

Santos declarou que a reforma atual é custeada integralmente pelo Município e envolve adequações estruturais após danos provocados por fortes chuvas.

Com relação à estrutura hospitalar e especialidades, Arlen informou que o Hospital Municipal possui 51 leitos e dois centros cirúrgicos. Sobre hemodiálise, afirmou que a clínica de Brumado apresenta dificuldades estruturais e que avalia alternativas. Já em relação à Policlínica Regional, explicou que o Município participa de um pacote pactuado, com especialidades já definidas, o que limita alterações.

O secretário também criticou a falta de maior apoio estadual.

A sessão terminou com uso da palavra pelos vereadores.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pedestre é atropelado por motocicleta na Avenida Santos Dumont em Guanambi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um pedestre foi atropelado na Avenida Santos Dumont, em Guanambi, no final da tarde deste sábado (17). A informação foi confirmada ao site Achei Sudoeste pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMTran). De acordo com o órgão, o fato foi registrado às 17h30. A vítima acabou sendo atingida por uma motocicleta que trafegava na rodovia, após ter descido de um veículo e tentar realizar a travessia no local. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou os primeiros socorros. Com ferimentos o condutor da motocicleta foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Já o pedestre, foi encaminhado para o Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde foi submetido a exames complementares. O seu estado de saúde não foi divulgado. A motocicleta foi removida para o pátio da SMTran.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Salvador: Ambulância do Samu é roubada enquanto levava paciente à UPA Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi roubada, na madrugada desta quarta-feira (7), no bairro de Itapuã, em Salvador. Conforme apuração da reportagem da TV Bahia, dentro do veículo estavam o motorista, uma técnica de enfermagem e um paciente, que era conduzido para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hélio Machado. O suspeito se aproximou da ambulância, na Rua da Cacimba, com uma faca e exigiu que a técnica de enfermagem e o paciente saíssem do veículo. Além disso, ele obrigou o motorista a seguir na viatura do Samu. A cerca de 1 quilômetro do local do crime, o motorista conseguiu sair da ambulância. Porém, não há detalhes se ele foi liberado pelo suspeito ou se pulou do veículo. O suspeito seguiu no veículo e o abandonou perto de um shopping na região da Avenida Luís Viana Filho, mais conhecida como Paralela. Por meio de nota, a Polícia Civil informou que o caso foi registrado na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). A ambulância foi localizada e recuperada ainda nesta quarta-feira.  Ainda na nota, a polícia disse que o veículo do Samu foi apresentado por policiais militares após o roubo ocorrido. O celular de uma das vítimas também foi roubado durante a ação. Policiais seguem em diligências para identificar o autor do crime.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013