Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2013
fechar

Prefeitura de Brumado suspende realização do Reda

A Prefeitura Municipal de Brumado acaba de suspender o Processo Seletivo Simplificado sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) até posterior deliberação acerca da aplicação das avaliações e demais atos relacionados ao Certame, o que será devidamente publicado no Diário Oficial Eletrônico do Município. A suspensão ocorreu em função de o Ministério Público ter questionado a ausência de critérios objetivos nas avaliações previstas no concurso. Em audiência realizada nesta quinta-feira (25), a prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, entendeu ser melhor a suspensão do Reda para fins de adequação do Edital ao quanto ensejado pelo Órgão Ministerial.

Secretaria de Desenvolvimento Social participa de capacitação sobre Conselho do Idoso Secretária Themis Narvaes participou do curso na cidade de Guanambi, no Centro de Convivência do Idoso. (Foto: Divulgação).

Para participar de uma capacitação sobre implantação de Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a secretária de Desenvolvimento Social Themis Narvaes esteve na cidade de Guanambi, no Centro de Convivência do Idoso Otelino Ferreira Costa, ao lado da coordenadora das Instâncias de Controle Social, Zilnah Carvalho. Narvaes informou que em breve estará sendo encaminhada à Câmara Municipal de Vereadores a reformulação da Lei nº 1.522, de março de 2008, que cria o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso em Brumado (COMDIB). Após a sua aprovação, deverá ser efetivada a implementação e funcionamento real do Conselho, constituindo um espaço para o exercício das relações democráticas entre governo e sociedade civil, que terá como resultado uma política planejada, destinada a atender a população idosa, nas suas necessidades básicas.

Bahia: Inspetoria da Fazenda em Greve Na Capital do Minério, quem precisou dos serviços da Inspetoria da Fazenda se deparou com o aviso de greve na porta do local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Funcionários da Inspetoria da Fazenda do Estado da Bahia deflagraram greve nesta quinta-feira (25) em todo o estado. Por telefone, Eliel Barbosa, membro do Sindicato da Fazenda, esclareceu ao site Brumado Notícias que no dia 08 de abril houve uma paralisação de advertência, mas como o governo não atendeu as reivindicações da categoria, esta decidiu por aderir à greve. Neste momento, está em andamento na sede da Secretaria da Fazenda em Salvador uma assembleia durante a qual o governo irá se posicionar sobre o assunto. Segundo Eliel, se o governo não apresentar propostas que satisfaçam os fazendários, a greve irá continuar por tempo indeterminado. Barbosa enumerou doze pontos da pauta de reivindicações, destacando quatro principais, que são: o cumprimento da constituição estadual que estabelece teto constitucional do executivo, cumprimento da lei de promoções relativas aos exames de 2011 e 2012, gratificação específica dos técnicos da fazenda e reajuste linear de 5.84%, referente ao mês de janeiro, que ainda não foi cumprido. “Convocamos essa assembleia para darmos uma saída política ao governo, a fim de que ele tenha mais uma vez a oportunidade de debater conosco saídas e negociatas”, destacou Barbosa. Em Brumado, quem precisou dos serviços da Inspetoria da Fazenda se deparou com o aviso de greve na porta do local.

Kezinha completa 40 anos nesta quinta-feira Natural de Caculé, o promoter fez sua carreira profissional na cidade de Brumado. (Foto: Divulgação).

Hoje, dia 25 de abril, o promotor Marcos Antônio Cardoso, o popular Kezinha, completa 40 anos de vida. Conhecido na cidade de Brumado e região pela realização de eventos de sucesso e pelo trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes através de cursos de Modelo e Manequim, Kezinha se diz agradecido e orgulhoso por tudo que conquistou nesses 40 anos de vida. “Me orgulho muito da família dedicada, dos amigos sinceros, do trabalho digno e do muito sucesso que tenho conquistado a custa de muito trabalho e dedicação, da forma que conduzo minha vida privada e profissional, pautada principalmente no respeito ao outro e na consciência de minhas limitações. Obrigado, meu Deus, pelos meus 40 anos muito bem vividos”, disse o caculeense ao Brumado Notícias.

Brumado: Eleitores aparecem no último dia para regularizar o título Muitos eleitores compareceram no último dia para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Muitos eleitores só compareceram nesta quinta-feira (25), último dia para regularização, ao cartório da 90ª Zona Eleitoral para regularizarem suas pendências com a justiça eleitoral. A campanha nacional consiste no comparecimento aos cartórios dos eleitores que deixaram de votar nas últimas eleições para que estes justifiquem e regularizem a sua situação. Além de justificar o não voto, os eleitores terão de pagar uma multa para não perderem o direito à cédula eleitoral. A brumadense Vanuza Santos, que atualmente mora na Itália e está de férias na cidade, aproveitou para regularizar a sua situação perante a justiça eleitoral. “É uma questão de cidadania e também se faz necessário para manter a atualização do meu passaporte”, explicou Vanuza. O comerciante Rogério Silva disse que não pode votar nas três últimas eleições por causa do trabalho, mas aprendeu a lição. “A multa é o mínimo diante do trabalho de preparar a documentação. Se lá atrás eu deixei de ir votar por causa do tempo, hoje estou perdendo todo um dia por ter deixado de prestar a minha cidadania. Tive mais prejuízo no tempo do que no bolso”, avaliou o comerciante. A gerente do Cartório Eleitoral Fátima Prates esclareceu que quem perde o título de eleitor perde também seu direito de cidadania, não podendo mais retirar ou regularizar passaportes, tomar posse em cargo público, fazer empréstimos em bancos e outras penalidades.

A Prefeitura Municipal de Brumado já divulgou os locais de prova referentes ao Processo Seletivo Simplificado que visa preencher vagas na área de saúde. Os locais são distribuídos de acordo com o cargo escolhido no ato da inscrição. O concurso é realizado sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A prefeitura lançou edital disponibilizando 316 vagas para a Secretaria de Saúde (Sesau) nos cargos de Assistente Social, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Serviços Gerais, Bioquímico, Motorista, Condutor de Ambulância, Condutor de Motocicleta, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Instrumentador Cirúrgico, Médico Generalista, Nutricionista, Odontólogo, Rádio Operador, Pedagogo, Porteiro, Psicólogo, Técnico de Enfermagem, Técnico em Patologia e Técnico em Radiologia. Clique aqui e confira seu local de prova.

Brumado: Coordenador da 20ª Coorpin é contra a redução da maioridade penal Leonardo Rabelo apresentou um relatório que mostra em números a participação de crianças e adolescentes em ações criminosas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Leonardo Rabelo, falou com o Brumado Notícias nesta quinta-feira (25) sobre a ação de menores infratores em Brumado e região. Rabelo apresentou um relatório que mostra em números a participação de crianças e adolescentes em ações criminosas. Entre os relatos, um garoto de 11 anos que entregava drogas para os presos na delegacia. Na ocasião, o menor foi ouvido pelo delegado e solto em seguida. Dias depois, o garoto retornou sob a acusação de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Em outra ocorrência, um adolescente foi apreendido por participação em quatro homicídios ocorridos no mês de março. “Há uma maior facilidade de atuação dos menores e a repreensão para os mesmos é diferenciada. O menor pode ficar apreendido, mas há toda uma limitação para isso, pois os menores não sofrem a pena, mas passam por medidas socioeducativas. Os líderes das quadrilhas se valem disso e recrutam os menores para executarem seus serviços”, explicou o delegado. Para Rabelo, o menor ainda não tem a personalidade formada e por conta disso ele não mede as consequências na hora de praticar crimes. 

Brumado: Coordenador da 20ª Coorpin é contra a redução da maioridade penal O delegado acredita que a falha não está na legislação, mas sim na falta de estrutura governamental com suporte técnico para fazer valer a lei. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“Se o chefe do tráfico diz que ele tem de matar quatro e der uma arma para ele prometendo uma ascensão dentro da facção, ele faz sem medir as consequências”, reforçou. O delegado acredita que a falha não está na legislação, tendo em vista que os juristas apontam o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como um dos instrumentos de lei mais avançados do mundo, mas falta estrutura governamental com suporte técnico para fazer valer o Estatuto. Apesar do aumento do número de ocorrências envolvendo menores, Rabelo declarou que é contra a redução da maioridade penal. “Apesar de ser do meio policial, penso o contrário. Um menor de 16 responder como adulto para mim é um retrocesso. O país tem que primeiro instrumentalizar a legislação que tem. Já existe a punição severa para o adolescente. Se hoje se reduz a maioridade para 16 anos, o chefe do crime recruta o de 15, 14 e até o de onze. A redução não iria resolver o problema. Antes de falarmos em redução de idade penal, temos de dar suporte para o lei que já temos”, encerrou o delegado.

Criador do primeiro cinema em 35 MM de Brumado, José de Souza Ribeiro, carinhosamente chamado de Zuzu, divulgou um vídeo no Youtube falando sobre a inauguração do Cine Fátima, os principais cantores e os inesquecíveis programas de calouros que alegraram as manhãs de domingo da cidade. A entrevista é um resgate da história da Sétima Arte em Brumado, ilustrada por fotos e a trilha sonora que marcaram as projeções da época, a exemplo do “Tema de Lara” (Filme Dr. Givago) e de “O Milionário” (conjunto Os Incríveis). O projeto, que foi sugerido por Lizemar Dantas, filha de D. Sinhá e Seu Álvaro (Hotel Brasília, hoje a agência do BB), conta com participações diretas e indiretas de mais de 2.000 pessoas que fazem parte do “Grupo Década de 70” no Facebook. José Carlos, o Patola, é responsável pelo roteiro e entrevistas e a edição é de Fabrício, da Nanier Vídeo. São cerca de 20 minutos de nostalgia e boas lembranças para quem vivenciou ótimos momentos no cinema de Seu Zuzu.

Projeto Glaucoma: Liu Vasconcelos pressiona prefeito de Brumado Parlamentar assegurou que poderá acionar o Poder Judiciário caso a prefeitura não respeite o seu direito de fiscal do povo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de ofício encaminhado ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), a vereadora  Liu Vasconcelos (PCdoB) solicitou mais uma vez informações acerca de todo o processo de licitação para contratação do Instituto Visão da Bahia, responsável pela realização do Projeto Glaucoma em Brumado. Para a parlamentar, não há nenhuma dificuldade na obtenção dos dados solicitados e, por isso, ela não entende a demora no atendimento à solicitação. Liu reiterou que, caso não seja atendida, irá acionar o Poder Judiciário. “Solicito que o meu direito de fiscal do povo que me elegeu seja respeitado por parte da sua administração e as informações prestadas devidamente, pois não gostaria de solicitar a intervenção do Poder judiciário para fazer cumprir a legislação vigente”, relatou Vasconcelos no ofício.

Vereador Édio Pereira participa de audiências na CAR e CERB em Salvador Parlamentar foi buscar novos investimentos para a zona rural de Brumado. (Foto: Divulgação).

O vereador Édio Pereira (PCdoB) esteve na capital baiana nos dias 11 e 12 de abril, ocasião em que participou de audiências na Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e na Companhia de Engenharia Ambiental e de Recursos Hídricos da Bahia (CERB). Na CAR, o vereador reivindicou cisternas para a zona rural do município de Brumado. Em resposta, o diretor do órgão, Vivaldo Mendonça Filho, garantiu a universalização de cisternas no município. Para isso, serão necessários a implantação de mais 1.723 cisternas, que serão construídas em parceria com o Ministério da Integração Nacional. Já na CERB o parlamentar pleiteou a instalação dos poços artesianos das comunidades do Macaco, na região de Arrecife, e na comunidade da Formosa, região do aeroporto, bem como a locação de mais um poço na comunidade de Cabaceiras, também na região de Arrecife. Os pleitos foram prontamente autorizados pelo presidente da CERB, Bento Ribeiro, e serão viabilizados nos próximos meses.

Recuperação das estradas vicinais é iniciada em Brumado Nesta semana deverão ser atendidas as localidades de Ubiraçaba, Cristalândia, Itaquarai, São Sebastião, Arrecife e Umburanas. (Foto: Divulgação).

No início desta semana, tiveram início as obras de recuperação das estradas vicinais do interior do município de Brumado. Segundo o setor de Infraestrutura da prefeitura, deverão ser atendidas as localidades de Ubiraçaba, Cristalândia, Itaquarai, São Sebastião, Arrecife e Umburanas. As obras visam oferecer melhor trafegabilidade aos ônibus escolares e aos caminhões que realizam a entrega de água nas comunidades rurais. O secretário de Infraestrutura, André Cardoso, salientou que estão sendo utilizadas para a realização da obra patrol, retroescavadeiras, caçambas, pipas, tratores, entre outras máquinas a fim de se realizar um serviço de qualidade.

Rio de Contas será uma das sedes da Universidade Federal da Chapada Diamantina Com 24 municípios e 376,5 mil habitantes, a Chapada Diamantina forma a cada ano cerca de 20 mil estudantes do ensino médio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Projeto de Lei nº 4.094/2012, foi aprovado na última quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados. O projeto prevê a implantação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD). O município de Rio de Contas será uma das sedes da Universidade, que também será sediada nas cidades de Seabra, Lençóis, Ipirá, e Morro do Chapéu. Em entrevista ao Jornal Tribuna da Bahia, o autor do projeto, o deputado federal Afonso Florence (PT) afirmou que a região precisa de uma Universidade que permitirá o seu crescimento no futuro. “A Chapada Diamantina carece de um centro universitário que, além do ensino, promova a pesquisa e a extensão universitárias, o que permitirá, a médio e longo prazo, o desenvolvimento da região”, defendeu. Com 24 municípios e 376,5 mil habitantes, a Chapada Diamantina forma a cada ano cerca de 20 mil estudantes do ensino médio. O projeto ainda será avaliado pelas comissões de Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Brumado: Professora lança livro de poesias “Prenda da Vida” A professora Evanice Rosa de Oliveira disse que realizou um sonho. (Foto: Divulgação).

Em uma solenidade realizada no auditório do Semac, em Brumado, a professora Evanice Rosa de Oliveira lançou o livro de poesias Prenda da Vida. A secretária municipal de Educação, Acácia Gondim, professores, amigos e familiares estiveram presentes na cerimônia que marcou a realização de um sonho antigo da professora, que leciona na Escola Idalina Azevedo Lobo. A solenidade contou com homenagens realizadas à autora por suas amigas de trabalho e também por alunos da Escola Idalina Azevedo. Acácia parabenizou a professora e destacou a importância de eventos que ofereçam à população a oportunidade de conhecerem trabalhos tão importantes como este. “Trabalhos como o de Evanice precisam ser valorizados e por este motivo a administração municipal, através da secretaria de Educação, realizou a impressão dos livros”, disse. Evanice agradeceu a todos, especialmente a secretária de Educação e as professoras Angelita, Cléia, Ednéia, Maisa e Neide, que contribuíram para a realização de seu sonho.

Brumado: Membros da Academia de Letras e Artes visitam prefeito (Foto: Divulgação).

Maria José Ramalho de Meirelles (Presidente), Diná Gomes Fernandes (1ª Secretária), Filomena Azevedo Leite (Diretora de Biblioteca e Arquivo) e Zenildo de Freitas (Diretor de Cultura e Eventos), membros da Academia de Letras e Artes de Brumado (ALAB), estiveram reunidos com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) na última semana a fim de falar sobre a solicitação de apoio da administração municipal para a confecção do livro “Primeira Antologia Poética da Academia de Letras e Artes de Brumado”, trabalho poético dos acadêmicos. Segundo a presidente da Academia, inicialmente seriam confeccionados mil exemplares, sendo uma parte doada para a rede escolar municipal e estadual, assim como para faculdades e universidades. O livro deverá ser lançado no dia 11 de junho, data de aniversário da ALAB e da cidade de Brumado. Aguiberto declarou que a administração está à disposição para apoiar ações que contribuam com o desenvolvimento do município. “A administração irá realizar a confecção de mil exemplares. Será um grande evento para o aniversário de nossa querida cidade”, concluiu.

Brumado: Farmácias da família do ex-vice-governador estão sendo alvo de assaltos Somente hoje (24) duas farmácias foram assaltadas por bandidos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

É a quarta vez em menos de dez dias que três farmácias da família do ex-vice-governador da Bahia Edmundo Pereira (PT) e da ex-deputada estadual Marizete Pereira (PT) são assaltadas, sendo duas somente nesta quarta-feira (24). Na farmácia que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, próximo à Igreja Matriz, em pleno centro comercial da cidade. Mesmo com toda movimentação do período da tarde desta quarta-feira (24), os bandidos entraram no estabelecimento e, armados, anunciaram o assalto. A polícia foi acionada, mas ao chegar ao local os meliantes já haviam fugido. A nossa reportagem tentou contato com os proprietários da farmácia, mas os mesmos não quiseram falar sobre o assunto. Os assaltos em Brumado já ganharam repercussão na imprensa estadual e a população continua clamando por segurança.

Nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril, o município de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, será sede do V Encontro dos Produtores Rurais da Região. A programação do evento prevê palestras, minicursos, exposições de animais e leilões, entre outras atividades. O encontro é uma oportunidade de realização de negócios e de lazer para a população e visitantes. Com uma economia baseada na agropecuária, o município de Barra da Estiva destaca-se como produtor de café. O produto já proporcionou à cidade diversos prêmios, inclusive nacionais. Natural da cidade, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) estará presente no evento para prestigiar os produtores da região.

Presidente da Câmara vai a Salvador buscar benefícios para Brumado Acompanhado do vereador Weliton Lopes (PR), Alessandro Lôbo, participou da audiência pública sobre a seca realizada pela UPB. (Foto: Divulgação).

Na última semana, o presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), e o vereador Weliton Lopes (PR) estiveram na capital baiana em busca de ajuda para o município. Entre outros compromissos, Lôbo participou da audiência pública sobre a seca realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB). Para o presidente do Legislativo, com a união de forças com outras esferas de escalas maiores é possível encontrar soluções para os problemas municipais. Lopes reforçou a fala do colega afirmando que “somente trabalhando pelas causas do município é que vamos conseguir contribuir para o progresso”. 

Presidente da Câmara vai a Salvador buscar benefícios para Brumado Os parlamentares articulam com o deputado Marcelo Nilo a realização de uma sessão itinerante da Assembleia Legislativa da Bahia na capital do minério. (Foto: Divulgação).

Na oportunidade, Lôbo protocolou na secretaria da presidência da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA) o requerimento para viabilizar a realização de uma assembleia itinerante no município, solicitada pela vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), a qual contempla a vinda de deputados para Brumado a fim de se discutir as principais necessidades da cidade. Para trazer uma resposta mais efetiva, o presidente do Legislativo brumadense esteve pessoalmente com o presidente da ALBA, Marcelo Nilo (PDT), questionando um prazo para que essa assembleia ocorra o mais brevemente. Nilo afirmou que o principal critério de escolha das cidades é o populacional, mas a importância econômica e estratégica das localidades também é considerada. Por isso, ele declarou que está analisando a possibilidade da realização em Brumado. Lôbo disse estar confiante na realização da assembleia.

Brumado: Começam as obras na rótula da Avenida Centenário com a João Paulo I O local receberá também reforço de iluminação e sinalização vertical e horizontal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã desta quarta-feira (24), as obras para implantação de um canteiro fixo na rótula de entroncamento entre as Avenidas Centenário e João Paulo I, em Brumado, tiveram início. Os blocos de concreto que demarcavam o local provisoriamente foram retirados e parte da pista será interditada. Segundo o responsável pela obra, o canteiro será mais estreito do que a demarcação anterior e as margens onda há paralelepípedos irão receber uma camada asfáltica para alargar a via automobilística. De acordo com o projeto, o local receberá também reforço de iluminação e sinalização vertical e horizontal. Ainda não há prazo para conclusão da obra.

Custódio Brito pode ser nomeado desembargador do TJ-BA O advogado criminalista é reconhecido pela atuação de destaque em processos polêmicos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O advogado Custódio Brito poderá ser nomeado para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). A informação foi publicada pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Bahia (OAB-BA), no Diário da Justiça Eletrônico, onde é possível conferir a lista dos candidatos com inscrição deferida para preenchimento do posto. A vaga foi aberta após a aposentadoria do desembargador Sinésio Cabral. Os advogados baianos com inscrição na OAB-BA poderão escolher, de forma direta, os nomes que irão compor a lista sêxtupla no dia 4 de junho deste ano, das 9h às 17h, em Salvador, e nas subseções da Ordem no interior do estado. O voto é facultativo. Custódio Brito é um advogado criminalista reconhecido pela atuação de destaque em processos polêmicos. Nasceu em Ibiassucê no dia 15 de novembro de 1951 e é fundador da Cadeira 5 da Academia Caetiteense de Letras.  Brito formou-se Bacharel em Direito na Universidade Federal da Bahia (UFBA), sendo eleito Presidente da Subseção da OAB-BA anos depois.

Comerciantes cobram reforma no Mercado Municipal de Brumado As melhorias no local só serão realizadas após o início das obras na área da Cesta do Povo, informou a secretaria de infraestrutura. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A reportagem do Brumado Notícias registrou nesta terça-feira (23) o estado precário em que se encontra o Mercado Municipal de Brumado. No local, a fiação de energia está exposta e com vários fios desencapados. Além disso, a área onde antes funcionava parte do açougue está abandonada, com a alvenaria comprometida e as antigas paredes ameaçam desabar a qualquer momento. Os comerciantes apelam para que a administração municipal dê mais atenção ao Mercado. O comerciante Anailton Ramos mostrou a parede de seu ponto comercial com uma mancha preta ocasionada por um curto circuito que ocorreu na última semana. “Essa instalação daqui é uma gambiarra, e ao que parece eles só vão resolver isso no dia em que tiver uma tragédia. A minha mesa está cheia de impostos enviados pela prefeitura, mas reforma no mercado que é bom nada”, criticou o comerciante, que foi apoiado pelo vizinho José dos Santos, o popular Zé do Café. “Esperamos que esse prefeito traga melhorias para  nosso mercado. Estamos em uma cidade boa, bonita e com um povo hospitaleiro e educado, mas que merece um mercado digno, não só para os feirantes e populares, mas para todos que vêm de fora nos visitar e comercializar por aqui também”, disse. Segundo o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, os feirantes, comerciantes e populares terão que esperar mais um pouco pela reforma do local. “Estamos aguando o início das obras na área da Cesta do Povo. Depois disso, a prefeitura irá reformar toda a área interna do mercado”, garantiu o secretário.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Brumado: Populares reagem e imobilizam menores Dois menores foram imobilizados por três homens e entregues à polícia, que encaminhou os adolescentes para a delegacia com uma arma artesanal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois adolescentes, um de 16 e outro de 12 anos, foram apreendidos na noite da última terça-feira (23), nas proximidades da Loja Maçônica Manoel Carvalho, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. A Polícia Militar recebeu a informações de que os menores agiam de modo suspeito na região e por isso uma guarnição se deslocou para o local.  Segundo testemunhas, os garotos estavam intimidando as pessoas com uma arma fabricada artesanalmente. Ambos foram imobilizados por três homens e entregues à polícia, que encaminhou os adolescentes para a delegacia com a arma municiada. Nela, a inscrição “vida loka” chamou a atenção da polícia por se tratar de um movimento do tráfico que é muito difundido nas redes sociais. “Eles podem estar se manifestando e se agrupando através desse slogan. Infelizmente, a internet nessa hora se torna um instrumento do mal, pois através dela muitos dos nossos jovens estão sendo recrutados para o crime”, disse um investigador da Polícia Civil.

Campanha de vacinação com pouca adesão em Brumado Das 10.944 pacientes, apenas 2.641 ou 24,13% desse público compareceu aos postos de vacinação. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Segundo dados do Departamento de Endemias e Vacinação, das 10.944 pessoas que fazem parte do grupo prioritário para vacinação contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, em Brumado, apenas 2.641 pessoas ou 24,13% desse público compareceu aos postos de vacinação até a última segunda-feira (22). Os próprios profissionais de saúde, que deveriam dar o exemplo, pouco compareceram aos postos. Ao todo, 832 são cadastrados no município, mas apenas 154 foram vacinados, ou seja, 18,51%, o menor percentual do grupo prioritário, que ainda inclui crianças com menos de dois anos de idade, gestantes, idosos e mães com até 45 dias após o parto. A campanha nas comunidades rurais começou na última segunda-feira (22) e, de acordo com o Departamento, está tendo boa adesão. A Campanha Nacional de Vacinação segue até o dia 26 de abril.

Aguiberto recebe vereador para preservação de patrimônio cultural Weliton Lopes esteve acompanhado do professor José Walter Pires para tratar sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na última terça-feira (23), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) recebeu em seu gabinete o vereador Weliton Lopes (PR) e o professor, sociólogo e cordelista José Walter Pires para tratar sobre a necessidade da preservação do patrimônio histórico e cultural de Brumado, especialmente no que diz respeito ao tombamento do Condado, área que se encontra nas proximidades da Vila de Catiboaba. Lopes falou sobre a importância da preservação da história da cidade para que as futuras gerações tenham acesso à cultura local. Na oportunidade, o vereador lembrou da Lei nº 1597, de 13 de maio de 2010, que dispõe sobre a preservação do patrimônio natural e cultural do município de Brumado, cria o Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental do município e institui o Fundo de Proteção do Patrimônio Cultural de Brumado. Embora a lei tenha sido sancionada, Lopes salientou que não foi criado o Conselho, o que é necessário para que se possa realizar qualquer ação para o tombamento de casas históricas como o Condado. O prefeito mostrou-se sensível à questão. “Sabemos que sem a nomeação dos 18 membros do Conselho a Lei não tem força e temos todo o interesse em iniciar as ações que viabilizem a preservação de nossa cultura e história. Temos outros casarões que merecem toda nossa atenção”, destacou, observando que no mês de junho será encaminhado à Câmara o projeto de criação da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, a qual será direcionada para essas áreas.

Brumado: Funcionários da Shalev com salários defasados O salário que deveria aumentar abaixou e, apesar de nossa carga ser de 44h semanais, não recebemos nem um salário mínimo, denunciaram os trabalhadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Funcionários da Shalev Empreendimentos Ltda., que prestam serviços para a Secretaria de Educação do Estado, estão revoltados com a empresa por conta de salários defasados. “Entramos na Shalev ganhando R$ 595; mês passado nos pagaram R$ 550, e esse mês veio R$ 531. O salário que deveria aumentar abaixou e, apesar de nossa carga ser de 44 horas semanais, não recebemos nem um salário mínimo”, denunciaram os trabalhadores. Um representante da empresa esteve no município há meses e, na ocasião, garantiu o atendimento das reivindicações da categoria. No entanto, por conta dos descontos nos benefícios, a defasagem só tem aumentado. Os funcionários também reclamam que ainda têm de cobrar o pagamento dos salários, senão eles atrasam meses. “Um salário defasado que ainda temos de mendigar por ele”, afirmaram os funcionários, alegando que alguns deixaram inclusive de receber o salário família. A empresa ainda descontaria R$ 38 do vale alimentação e mais 50% do vale transporte. Segundo a categoria, o Direc 19 já se pronunciou sobre o caso declarando que não pode intervir por se tratar de uma empresa terceirizada. A nossa reportagem tentou contato por telefone com a Shalev, mas até a publicação desta nota não obtivemos êxito. 

Brumado: DTTU começa sinalização vertical pela Lindolfo de Brito Já nesta quarta-feira (24) serão iniciadas as obras na rótula de entroncamento da Avenida Centenário com a João Paulo I. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As obras de sinalização vertical começaram em Brumado e o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU) iniciou as atividades pela Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, na saída para Livramento de Nossa Senhora. Em frente ao Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) está sendo construído um redutor de velocidade dos dois lados da via. Já nesta quarta-feira (24) serão iniciadas as obras na rótula de entroncamento da Avenida Centenário com a João Paulo I.

Arquivo