Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2013
fechar

Condeúba: Polícia prende dois suspeitos de terem participado dos assaltos a bancos As buscas foram mantidas no município e conta com o apoio do patrulhamento aéreo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A polícia de Condeúba, no sudoeste baiano, acaba de prender dois suspeitos de terem participado do assalto às agências bancárias do Banco do Brasil e Bradesco na última segunda-feira (03). A informação foi confirmada pelo delegado Sérgio Fabiano, que está interrogando os suspeitos neste momento. “Eles serão interrogados nesse momento e as buscas na região estão mantidas”, declarou. A polícia ainda conta com o apoio de um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) na operação de captura dos assaltantes.

Brumado: CMDRS com nova diretoria e novos membros Gilberto Lima Dias é o novo presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado (CMDRS) realizou assembleia na manhã da última quarta-feira (05), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR). Na reunião, foi eleita a nova diretoria do órgão. Gilberto Lima Dias, presidente da Associação de Apicultores, foi eleito presidente do CMDRS, e Aroldo Meira, vice-presidente.  Como primeira e segunda secretárias foram eleitas Jucélia Leite e Euza dos Santos. Além da mesa diretora, também foram indicados novos membros do Conselho, sendo dois representantes de cada órgão, entre os quais da Prefeitura Municipal, da Câmara de Vereadores, do Banco do Nordeste, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), STR, Cadeias Produtivas do Mel, Leite e Umbu e mais oito representantes de associações como suplentes. Durante o processo de eleição, o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, e o ex-presidente do CMDRS Cláudio Ribas discordaram quanto à apresentação de propostas. O novo presidente precisou intervir na discussão, pedindo ao secretário para não tumultuar o processo. Gilberto Lima Dias declarou que irá seguir o modelo de direção do seu antecessor. “Darei continuidade ao trabalho de Cláudio Ribas, pois ele tem coragem, tempo, formação, disposição e conhecimento nos diversos órgãos estaduais. Hoje, tenho uma vantagem por conta do atual gestor que é sensível às questões do homem do campo, coisas que o Ribas não teve com a administração passada”, disse.

Tanhaçu: Prefeitura quer reativar Mercado Municipal embargado pela justiça há três anos Prefeito João Francisco Santos (PT) buscou o apoio do governo baiano para resolver o impasse. (Foto: Divulgação).

O prefeito municipal de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), se reuniu nesta quarta-feira (05) com o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, para buscar parceria do governo do estado para a reativação do Mercado Municipal. O local parou de funcionar após embargo da justiça há três anos. Durante contato telefônico com o Brumado Notícias, o gestor tanhaçuense explicou que a desativação ocorreu por causa de uma representação do Ministério Público, sob a justificativa de falta de condições e estrutura do Mercado. “A nossa audiência foi muito produtiva. O secretário Rui Costa estará ao nosso lado para nos ajudar a resolver esta questão que é de grande importância para o nosso município”, contou João. Para recuperar e colocar o local em funcionamento, a Prefeitura de Tanhaçu irá realizar uma parceria com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O novo Mercado terá ainda uma Praça de Alimentação. João também fez outras reivindicações junto ao secretário como a reforma do Campo de Futebol da cidade, a construção de novas quadras poliesportivas para a zona rural e pavimentação de ruas na sede.

Brumado: Weliton Lopes comemora retorno do Programa Avante Sertanejo O vereador espera que todos aqueles que contribuíram para a suspensão do programa possam entender agora a real importância do mesmo para a comunidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O programa Avante Sertanejo, criado pela administração municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, retorna para Brumado após indicação do vereador Weliton Lopes (PR). A confirmação aconteceu na manhã do último dia 04, dada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) durante um evento ocorrido na quadra do Caic. O programa, que foi suspenso por menos de um ano, tem a finalidade, segundo a administração municipal, de oferecer dignidade às famílias brumadenses em situação de vulnerabilidade social. O Avente Sertanejo consiste na entrega de cestas básicas, desde que os cadastrados no mesmo participem e sejam assíduos em cursos profissionalizantes. De acordo com o vereador republicano, a solicitação da volta do Avante Sertanejo foi pela grande importância que o programa tem junto às famílias carentes. “O programa não só melhora a alimentação, mas também oferece a oportunidade dos cadastrados aprenderem um ofício para a sua auto-sustentabilidade e aumento da autoestima”, explicou Lopes. Para o vereador, ter essa indicação atendida é muito gratificante, pois o programa atende mil famílias. Weliton finalizou dizendo esperar que todos aqueles que contribuíram para a suspensão do Avante Sertanejo possam entender agora a real importância do programa para a comunidade brumadense.

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comemorou a emissão do parecer favorável, emitidos pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, para dois projetos de lei de sua autoria. O primeiro deles é o Projeto nº 20.223/2013, aprovado por unanimidade, que dispõe sobre a cobrança de meia-passagem para estudantes que utilizam o transporte aquaviário em todo território baiano. De acordo com a deputada, esse projeto visa beneficiar estudantes que fazem a travessia Salvador-Itaparica e que utilizam o terminal de Morro de São Paulo. O benefício será válido durante todos os dias do ano. O outro projeto (nº 20.001/2013) versa sobre a proibição do uso de “papel térmico” na impressão de recibos e comprovantes emitidos por instituições financeiras, empresas ou estabelecimentos comerciais, já que tais documentos necessitam, muitas vezes, ser guardados por longos períodos de tempo. A parlamentar considera que os dois projetos têm o objetivo de garantir os direitos básicos da população, no caso estudantes e consumidores. “A meia-passagem para estudantes é uma conquista histórica e que deve ser garantida em todos os meios de transportes. E a proibição do uso do papel térmico vem resguardar o consumidor de ter as informações impressas nesses documentos apagadas com o tempo”, detalhou Bastos. Os projetos ainda serão discutidos nas comissões, para então passarem para votação em plenário.

Brumado: Veículo da Secretaria de Agricultura da Bahia colide com carreta e capota na BR-030 Ao tentar fazer uma ultrapassagem perto de uma lombada, acabou encostando o carro do estado nos pneus traseiros de uma carreta. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um veículo da Secretaria Estadual de Agricultura da Bahia (Seagri) colidiu com uma carreta e em seguida capotou na BR-030, na tarde desta quarta-feira (05). O acidente foi próximo à comunidade Formosa, a cerca de 1 km do aeroporto Sócrates Bittencourt, em Brumado. De acordo com testemunhas que estavam no local, após a ultrapassagem feita pela carreta, perto de uma lombada, o carro do estado bateu nos pneus traseiros da mesma. Por consequência, os pneus do veículo longo – o qual seguia de Contagem (MG) para Feira de Santana (BA) – estouraram. Já o veículo da Seagri capotou, junto à ribanceira da pista, ficando com os pneus para cima. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu. A Polícia Técnica e a Policia Rodoviária Estadual estiveram no local para prestar atendimento e apurar as causas do acidente.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dia mundial do meio ambiente com passeata ecológica em Brumado O ponto culminante da passeata foi o plantio de mudas de árvores às margens do Rio do Antônio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Ambientalistas, prefeitura, escolas, grupo da terceira idade, empresas e populares participaram na manhã desta quarta-feira (05), em Brumado, da passeata ecológica em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A manifestação começou na Praça Coronel Zeca Leite e percorreu as principais ruas do Centro da cidade. O ponto culminante da passeata foi o plantio de mudas de árvores às margens do Rio do Antônio. O principal apelo dos manifestantes foi a revitalização do Rio do Antônio, que há décadas está abandonado, poluído pelo esgoto da cidade e por entulhos jogados nas margens pela população. Além da caminhada, o grupo Movimento pela Despoluição do Rio do Antônio (Modera), em parceira com o Abracadabra, estará com stands e fará apresentações culturais durante a noite na Praça Coronel Zeca Leite. Os grupos também estarão distribuindo mudas de plantas.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Léo Vasconcelos: “Estou surpreso com as declarações do prefeito cassado Aguiberto” Para o ex-presidente da Câmara Municipal, o prefeito que cometeu irregularidades nas eleições 2012 quer se pousar de correto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (05), o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PMDB), demonstrou surpresa com as últimas declarações do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). O político se surpreendeu com forma como o gestor municipal rebateu a denúncia de um possível uso indevido do carro oficial da Prefeitura. “Somente depois de quatro anos que saí da presidência da Câmara é que Aguiberto [prefeito] vem fazendo denúncias contra minha administração. Por que só agora ele está denunciando? Será que quer aproveitar a mídia por causa do acidente que sofri com minha esposa?”, questionou o peemedebista. A dúvida do ex-presidente é porque tais denúncias não foram apresentadas anteriormente. Ao final do contato, Léo Vasconcelos, como é conhecido popularmente, comentou que o prefeito não pode esquecer-se do fato de estar cassado pela justiça eleitoral. “O que me deixa mais surpreso é um prefeito que está cassado por cometer irregularidades nas eleições 2012 se aparecer e se pousando de correto”, afirmou. Mas mesmo com tais declarações feitas pelo alcaide brumadense, Vasconcelos disse que o momento é apenas de buscar a recuperação da sua esposa, a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB). A comunista sofreu um acidente de trânsito na madrugada da última terça-feira (04), quando ela, o marido e um assessor trafegavam pela BR-349, em Bom Jesus da Lapa. “Agora estou apenas preocupado com a reocupação da minha esposa”, assegurou.

Brumado: Em dia de meio ambiente prefeitura derruba mandacaru A planta, um dos grandes símbolos do sertão, estava plantada na Praça Coronel Zeca Leite desde meados da década de 1990, época da sua reconstrução. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em pleno dia mundial do meio ambiente, 05 de junho, a Prefeitura Municipal de Brumado derrubou um mandacaru. A planta, um dos grandes símbolos do sertão, estava plantada na Praça Coronel Zeca Leite desde meados da década de 1990, época da sua reconstrução. O ato desta quarta-feira revoltou os ambientalistas da cidade. No momento em que realizavam uma caminhada ecológica, eles flagraram a empresa responsável pela reforma do local serrando o mandacaru. Pessoas ligadas à Prefeitura tentaram explicar a situação, dizendo que a planta poderia provocar acidentes em crianças por causa dos espinhos. “Esse mandacaru estava dentro do canteiro há quase 20 anos e nunca ouvimos nenhum relato sobre alguém ter se machucado com ele”, discordou um estudante que acompanhava o movimento ambientalista. Revoltado, o estudante ainda foi irônico: “O mandacaru nunca saiu do seu canteiro para ferir ninguém, mas irresponsavelmente a Prefeitura invadiu o canteiro e agrediu a planta. Um crime em praça pública, então chamem a polícia e os peritos, pois além de matar, eles ainda esquartejaram a vítima”. Além da Prefeitura, a Paróquia do Bom Jesus também derrubou um mandacaru que estava plantado ao lado da Igreja Matriz. “Um ato lamentável para quem diz atuar em defesa do meio ambiente”, completou o estudante.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dia de pagamento da Fiol com tumulto no Banco do Brasil em Brumado Para que os trabalhadores pudessem sacar seus pagamentos, a empresa colocou o dia de hoje como folga. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os funcionários da Andrade Gutierrez, empresa responsável pela construção da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) em Brumado, enfrentaram problemas para sacarem seus pagamentos na manhã de hoje, quarta-feira (05). Uma grande quantidade de operários da empresa foi aos caixas eletrônicos da agência do Banco do Brasil para realizar a transação financeira, entretanto as máquinas só disponibilizava o saque parcial dos salários. Por conta desse transtorno, os trabalhadores da ferrovia foram buscar o serviço de saque nos caixas convencionais, gerando um grande tumulto na agência. Foi preciso acionar a polícia para controlar a situação e organizar a multidão revoltada com o atendimento da instituição financeira. “Se o banco assumiu a responsabilidade de efetuar os pagamentos, ele deveria se organizar melhor. Mas ele [o banco] foi ‘fominha’ e não quis repartir a fatia com as outras agências. Por isso agora está esse tumulto e muitos de nós só vamos sair daqui à noite”, comentaram revoltados os funcionários. Para que os trabalhadores pudessem sacar seus pagamentos, a empresa colocou o dia de hoje como folga.

Dia de pagamento da Fiol com tumulto no Banco do Brasil em Brumado A polícia precisou ser acionada para ajudar a controlar a situação e organizar a multidão revoltado com o atendimento do banco. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
São João bom é na Minas Calçados e Confecções Parcele suas compras em até dez vezes sem juros e ainda concorra a três motos 0 km.

Já é São João na Minas Calçados e Confecções! E para você que quer passar os festejos juninos na moda e com estilo, sem abrir mão da qualidade, o local certo para encontrar aquela roupa especial e aquele sapato bonito é a Minas Calçados e Confecções. A loja dispõe de uma linha completa em calçados femininos e masculinos, tanto para adultos quanto para crianças, e ainda oferece para os clientes confecções em geral. E se para curtir festa de São João a São Pedro é preciso tranquilidade e dinheiro no bolso, a loja ainda parcela suas compras em até 10 vezes no crediário, sem burocracia. Quer mais um motivo para visitar a Minas Calçados e Confecções? Quem comprar na loja ainda vai concorrer ao sorteio de três motos zero km! Então não perca tempo e vá para o São João da Minas Calçados e Confecções! A loja está na Rua Coronel Tibério Meira, 333 A, no Centro de Brumado, telefone (77) 3441-3319.

Condeúba: Agências bancárias devem retornar com atendimento nesta quarta-feira (05) oda essa situação provocou medo nos 16 funcionários dos bancos. (Foto: Divulgação).

Por conta do assalto ocorrido na manhã da última segunda-feira (03), as duas agências bancárias de Condeúba, no sudoeste baiano, ficaram fechadas. Um grupo de oito bandidos, fortemente armados, atacou os dois locais e fugiu em três veículos. Toda essa situação provocou medo nos 16 funcionários dos bancos e a orientação do Sindicato dos Bancários foi que o trabalho só fosse retomado depois de passarem por atendimento psicoterápico. Os diretores do Sindicato ainda analisaram o estado da estrutura física das unidades, constatando que apenas a Agência do Banco do Brasil sofreu danos em uma das portas. O atendimento deve ser retomado nesta quarta-feira (05). “Todos os 16 colegas sofreram um acidente de trabalho. Por isso não havia condições de retomar o atendimento logo após tamanho trauma”, explicou o presidente do Sindicato, Delson Coêlho. O presidente também garantiu que o Sindicato irá continuar acompanhando as investigações acerca do assalto e vai cobrar medidas preventivas contra esse tipo de ação criminosa.

Impasse nas negociações entre o Sindicato dos Mineradores e a Bahia Mineração A diretoria do Sindmineradores defenderá a rejeição da proposta porque a mesma não atende aos anseios dos trabalhadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Depois de intensas negociações entre a direção do Sindmineradores e os representantes da Bahia Mineração (Bamin), as partes não chegaram a um consenso com vistas à renovação do ACT 2013/2014, cuja data-base é maio. Entre outros pleitos, os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 12,5%; ticket refeição de R$ 20 por dia de efetivo trabalho; horas extras em dias normais com remuneração de 70% sobre o valor da hora normal e piso salarial de R$ 950. Por sua vez, a Bamin propôs reajuste salarial de 7,17% para os salários até R$ 6.000; salários acima de R$ 6.000, incorporação do valor fixo de R$ 430,20; piso salarial de R$ 910,95; ticket refeição de R$ 18,22 por dia trabalhado e construção de restaurante/refeitório sem prazo para conclusão da obra. Na próxima quinta-feira (06), a direção do Sindmineradores irá apresentar a proposta aos trabalhadores em assembleia que será realizada às 16h, em Caetité. Segundo o presidente, José Santana de Andrade, a direção do Sindicato defenderá a rejeição da proposta porque a mesma não atende aos anseios dos trabalhadores.

Salvador: Governo autoriza novas obras de requalificação da orla Serão investidos R$ 6,8 milhões na requalificação de 2,5 quilômetros de orla. (Foto: Divulgação).

Nesta terça-feira (04) o governador Jaques Wagner (PT) assinou a ordem de serviço das novas obras de requalificação da orla de Salvador, que se estende do Quartel de Amaralina ao Jardim de Alá. De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), José Lúcio Machado, serão investidos R$ 6,8 milhões na requalificação de 2,5 quilômetros de orla. Estiveram presentes no evento o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), os secretários Rui Costa e Cícero Monteiro, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), o deputado estadual Marquinho Viana (PV) e outras autoridades. Na ocasião, ACM Neto afirmou que os investimentos do Estado vão ter impacto decisivo na requalificação da orla. “Este trabalho é muito importante e estamos atuando em conjunto com os governos estadual e federal”, disse.

PCdoB lamenta acidente com a vereadora Heliane Vasconcelos O partido espera que a parlamentar se recupere rapidamente para que possa retornar as suas atividades políticas e continuar defendendo os interesses do município.

A direção estadual e municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) lamentou o acidente ocorrido com a vereadora Heliane Vasconcelos (PCdoB) na madrugada desta terça-feira (04), em Bom Jesus da Lapa. O carro da vereadora colidiu com dois cavalos que circulavam livremente pela rodovia. Vasconcelos está em observação, mas fora de perigo. O partido espera que a parlamentar se recupere rapidamente para que possa retornar as suas atividades políticas e continuar defendendo os interesses do município.

Políticos prestigiaram a tradicional Vaquejada de Lagoa Real A deputada Ivana Bastos e o vice-governador da Bahia, Otto Alencar prestigiaram o evento. (Foto: Divulgação).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o vice-governador da Bahia, Otto Alencar, marcaram presença na 23ª Missa do Vaqueiro, realizada no último domingo (02), em Lagoa Real. Os deputados Marquinho Viana (PV), Daniel Almeida (PCdoB) e outros parlamentares também estiveram presentes. O grupo foi recepcionado pelo prefeito, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, pela primeira dama, Polyanna Freitas, pelo vice-prefeito, Santo Batista (PR), pelo ex-prefeito, José Carlos Trindade Duca (PSD), o Bida, além de vereadores e lideranças locais. A missa foi celebrada pelo Padre Monsenhor Adhemar Cardoso, da Diocese de Caetité, e animada pelo Coral Seguidores de Cristo. A deputada Ivana Bastos destacou o crescimento do evento e reafirmou o seu compromisso com o município. “Fico muito feliz de participar mais uma vez dessa festa maravilhosa, que mostra a força dos nossos vaqueiros. Aproveito a oportunidade para reafirmar o meu compromisso com o povo de Lagoa Real, e com esse grupo político que tanto tem trabalhado para o desenvolvimento da população”, declarou.

Políticos prestigiaram a tradicional Vaquejada de Lagoa Real Em Lagoa Real, o deputado Marquinho Viana fez questão de conhecer a história local, visitando o Memorial do Vaqueiro. (Foto: Divulgação).
Brumado: Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt é interditado pela Anac A interdição do aeródromo aconteceu no último dia 21 de maio. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt da cidade de Brumado encontra-se interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A interdição do aeródromo brumadense aconteceu no último dia 21 de maio. Em nota enviada ao Brumado Notícias, a assessoria de comunicação da Anac relatou que a administração do aeroporto precisa entrar em contato com a Agência e solicitar uma nova vistoria para que seja verificada toda a infraestrutura do local. Somente a partir desta vistoria, será realizada a renovação do contrato. “O aeroporto está interditado devido a não renovação do cadastro na Anac”, diz a nota. Ainda de acordo com a Anac, caso haja pendências durante a vistoria, a equipe do órgão informará todas as intervenções que serão necessárias para que o aeroporto retorne ao pleno funcionamento.

Caculé: Beto Maradona reivindica obras de infraestrutura para a cidade Prefeito esteve com o secretário Otto Alencar acompanhado do deputado João Bonfim. (Foto: Divulgação).

O prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), esteve em audiência nesta terça-feira (04) com o vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar. Acompanhado do deputado estadual João Bonfim (PDT), Maradona fez diversas reivindicações para melhorar ainda mais a infraestrutura da cidade. Segundo o chefe do executivo caculeense, foram reivindicadas a iluminação pública para a entrada da cidade; instalação de energia elétrica nas zonas urbana e rural através do Programa Luz Para Todos; capa selante para o aeroporto municipal; serviço de telefonia móvel para o Povoado de Várzea Grande; iluminação do Estádio Nilo Xavier; melhorias nas rodovias que dão acesso à cidade; funcionamento da torre de telefonia móvel da operadora Tim e melhorias nos serviços prestados pela operadora Claro em Caculé. O gestor espera que o governo baiano seja sensível e atenda aos pleitos que beneficiam a população caculeense.

Assessor diz que vereadora Liu Vasconcelos está fora de perigo Segundo Jobson Cruz, a parlamentar afirmou que nasceu novamente. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Por telefone, Jobson Cruz, assessor da vereadora Heliane Vasconcelos (PCdoB), informou ao Brumado Notícias que a parlamentar ainda sente algumas dores no pescoço, mas passa bem e deve receber alta ainda nesta terça-feira (04). Alguns procedimentos médicos serão realizados na cidade de Vitória da Conquista para melhor avaliação do quadro de saúde de Vasconcelos, porém o assessor adiantou que a vereadora fez duas radiografias e que não foram apresentadas alterações clínicas na paciente. “Os médicos disseram que as dores podem ser por conta do stress do ocorrido”, relatou Jobson, afirmando em seguida que a vereadora acredita que nasceu novamente após o acidente. Segundo o assessor, um dos animais envolvidos no acidente caiu em cima do veículo danificando o mesmo por completo. O acidente ocorreu por volta das 2h da madrugada desta terça-feira, na BA-349, em Bom Jesus da Lapa. Além do assessor, a vereadora estava em companhia do marido, o ex-vereador Leonardo Vasconcelos, e o grupo seguia para a capital federal.

Assessor diz que vereadora Liu Vasconcelos está fora de perigo O veículo da Câmara de Brumado ficou destruído. (Foto: Sandro Silva/Bom Jesus da Lapa Notícias).
Brumado: Aguiberto rebate denúncia de uso impróprio de carro oficial da prefeitura Prefeito disse que o advogado Manoel Guimarães Nunes fez a denúncia por ser parceiro do ex-vereador Leonardo Vasconcelos (PMDB). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após o advogado Manoel Nunes ter feito denúncia de uso indevido de carro oficial da Prefeitura de Brumado para fins pessoais contra o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e de o assunto ter repercutido em todo o estado, o gestor brumadense rebateu as acusações e disparou contra o advogado. “Esse Manoel Nunes é conhecido nosso. Quando entrei na presidência da Câmara de Brumado ele tinha um contrato não para defender o legislativo, mas sim o presidente da época [Leonardo Vasconcelos], que queria perpetuar-se no comando da Casa. Ele tinha um contrato de R$ 10 mil para não fazer nada, absolutamente nada, e ainda mantinha a contabilidade com R$ 7 mil. Quando eu assumi a presidência, nós contratamos outra empresa que prestou assessoria e contabilidade por apenas R$ 8 mil”, relatou o prefeito, sugerindo, nas entrelinhas, que o advogado fez a denúncia por ser parceiro do ex-vereador Leonardo Vasconcelos (PMDB). O prefeito ainda denunciou uso superfaturado de recursos do Legislativo pelo ex-parlamentar que atuou como presidente. “Ele contratou uma empresa por R$ 120 mil para fazer uma auditoria dos dois anos dele. Enquanto eu era presidente daquela Casa, paguei R$ 30 mil para fazer seis anos de auditoria, mas ele fez uma auditoria dele mesmo”, rebateu o gestor. Por fim, Aguiberto justificou que sua ida a capital baiana foi para cuidar de assuntos administrativos, como a assinatura de convênios para o município de Brumado. “Não fui tratar de processos meus como aqueles mentirosos disseram. Fui tratar de interesses do município, pois meu processo ainda está em Brumado, nem foi para Salvador”, finalizou o prefeito.

Brumado: Carro da prefeitura no TRE-BA vira tema central de discussões no legislativo Dois requerimentos apresentados pela bancada de oposição foram reprovados pela Câmara Municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Dois requerimentos reprovados e muita discussão acerca do episódio envolvendo o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) e o uso de carro oficial da prefeitura foram os assuntos mais comentados durante a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado da última segunda-feira (03). Um dos requerimentos reprovados, de autoria de vereadores da bancada de oposição, solicitava a presença da presidente do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (SINSEMB), Conceição Machado, para que a mesma apresentasse o relatório de negociações do reajuste salarial dos professores e servidores em geral. O outro, de autoria do mesmo grupo, solicitava a presença do prefeito Aguiberto Lima Dias no Legislativo a fim de que o mesmo explicasse os motivos do uso de carro oficial do executivo para resolver possíveis questões pessoais no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O carro foi flagrado pelo advogado Manoel Nunes no estacionamento do local, em Salvador. Os parlamentares da base governista defenderam o prefeito e repudiaram a postagem do advogado, que denunciou o caso através de uma rede social. Segundo a bancada de situação, o advogado agiu de maneira irresponsável. “Ele está com saudade de 'mamar' novamente nas testas da Câmara”, criticaram os parlamentares situacionistas, relembrando o período em que o advogado prestou serviços ao legislativo em 2009. O vereador Márcio Moreira (PSB) declarou que as denúncias de Nunes são vazias e sem respaldo. Os dois requerimentos foram votados e reprovados por meio do voto de minerva do presidente Alessandro Lôbo (PSL), que ressaltou a falta de produtividade nos debates do dia. “Nós perdemos uma noite de sessão com essas discussões que não irão levar a lugar nenhum. Valorizamos muito os fuxicos mal intencionados do advogado”, concluiu o presidente.

Condeúba: Polícia recebe apoio de helicóptero para buscas de assaltantes de bancos Mais de 50 policiais e 20 viaturas realizam rondas em todo o município. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um helicóptero do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER) pousou na cidade de Condeúba, no sudoeste baiano, nesta terça-feira (04) para auxiliar a polícia na busca aos bandidos que assaltaram dois bancos da cidade na última segunda-feira (03). Com o apoio da polícia especializada de Vitória da Conquista, a polícia local, composta por mais de 50 homens e 20 viaturas, trabalha incansavelmente desde o ocorrido. Um possível esconderijo foi encontrado na Fazenda Boa Vista, onde policiais localizaram roupas e materiais suspeitos, que podem ter sido utilizados para o planejamento e execução do assalto. A polícia também localizou homens suspeitos nas proximidades da casa, mas até o momento os mesmos não foram detidos devido à dificuldade de acesso do local. Os bandidos chegaram a invadir uma casa durante a fuga, na tentativa de roubar um carro, porém sem sucesso. Ninguém foi preso, mas a polícia segue cercando os suspeitos e dando continuidade a operação de busca.

Márcio Moreira torce pela rápida recuperação da vereadora Liu Vasconcelos Vereador espera que as autoridades tomem providências quanto aos animais soltos nas rodovias baianas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na manhã desta terça-feira (04), o vereador Márcio Moreira (PSB) lamentou o acidente ocorrido com a vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) nas proximidades do município de Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano, quando a mesma estava se dirigindo a missão oficial em Brasília. Moreira disse que está torcendo pela rápida recuperação da colega de parlamento e espera que as autoridades tomem providências quanto aos animais soltos nas rodovias baianas. “A própria vereadora entrou com uma indicação para a retirada dos animais das ruas de Brumado e essa proposição reforça ainda mais a necessidade de que as autoridades baianas tomem providências quanto ao alto número de animais soltos nas rodovias, que vêm causando diversos transtornos aos motoristas”, declarou.

Encontro de vaqueiros em Lagoa Real ganha repercussão nacional O encontro foi tema de matéria apresentada no programa Globo Rural, da Rede Globo. (Foto: Reprodução/TV Globo).

O último domingo (02) foi dia de encontro de vaqueiros no município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. O evento acontece há 23 anos, desde a época da emancipação política da cidade, e é considerado uma verdadeira tradição de força e fé do povo sertanejo. Durante a missa do vaqueiro, o sertanejo agradece as bênçãos recebidas durante o ano e pede proteção para o futuro. A caráter, centenas de vaqueiros encourados seguem em procissão até a praça da cidade, onde acontece a missa de agradecimento. O encontro ganhou repercussão nacional e foi tema de matéria apresentada no programa Globo Rural, da Rede Globo. O programa destacou a tradição de fé e revelou ao público a figura do vaqueiro e seu ritual de preparação para participação no encontro.

Brumado: Prefeitura retorna com o Programa Avante Sertanejo O anúncio foi feito nesta terça-feira (04) pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na manhã desta terça-feira (04), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) reuniu parte do seu secretariado, vereadores da base governista e na presença de centenas de populares anunciou o retorno do Programa Avante Sertanejo para o município. O evento foi realizado na quadra de esportes do Caic, onde o prefeito disse que o programa, que beneficia mil munícipes cadastrados, tem sido alvo constante de perseguição pelo grupo político adversário. “Por oito anos, eles perseguiram o prefeito Eduardo Vasconcelos e o Programa Avante Sertanejo no intuito de ganharem as eleições no tapetão, mas sempre foram derrotados. Na última eleição, por decisão própria, o prefeito Eduardo suspendeu o Programa, mas agora ele retorna com força total e as famílias cadastradas em nosso município voltam a ser beneficiadas não apenas com a cesta básica, mas com medidas sociais promovidas pela prefeitura”, reforçou Aguiberto, relatando que as famílias começarão a ser assistidas novamente no mês de julho.

Arquivo