Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2021
Brumado: Dispensa de servidores pode reduzir ofertas de atendimentos na 18ª Ciretran Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 18ª Ciretran/Brumado atende a diversos municípios da região e a demanda pode ser reprimida devido à dispensa de servidores. Só com relação a serviços de habilitação, são 50 atendimentos diários na unidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Adélia Caroline, coordenadora da 18ª Ciretran, explicou que, desde 2019, a unidade atua com um quadro reduzido de servidores. Apesar da dificuldade, Caroline destacou que a 18ª Ciretran procura fazer o máximo para prestar um bom atendimento. “Estamos sempre realocando um servidor de um setor para outro, também ficamos depois do horário para podermos prestar um bom atendimento”, frisou.

Sesab autoriza presença de acompanhante no período do parto na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) divulgou nota técnica para permitir a presença de acompanhantes e visitantes durante o momento do parto. De acordo com a pasta, só será permitido a presença de acompanhante com o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas presentes. Além disso, o presente deverá ter entre 18 e 59 anos, não está com sintomas gripais e não contato com pessoas com os sintomas nos 14 dias que antecedem a internação. O acompanhante deve utilizar máscara cirúrgica durante todo o período de permanência na unidade e no caso de pacientes menores de 18 anos, o acompanhante deverá ser o pai, a mãe ou responsável legal.

Brumado: 150 veículos retidos na 18ª Ciretran aguardam início de operação do pátio regional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cerca de 150 carros e motocicletas retidos na 18ª Ciretran em Brumado aguardam o funcionamento do pátio regional para irem à leilão. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Adélia Caroline, coordenadora da 18ª Ciretran, informou que a construção do pátio está em fase final. Segundo ela, assim que os veículos forem transferidos para o local, a data para realização do leilão será divulgada à comunidade. “A remoção dos veículos da Ciretran para o pátio acontecerá daqui a 15, 20 dias. O pátio que fará toda movimentação do leilão”, disse.

Senado aprova novas regras de preenchimento de sobras eleitorais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Senado aprovou nesta quarta-feira (22) uma mudança na distribuição de vagas das chamadas sobras eleitorais em cargos de deputados federais, estaduais e vereadores. Sobras eleitorais são as vagas não preenchidas pelo quociente eleitoral. Atualmente, o Código Eleitoral prevê que todos os partidos podem disputar as sobras eleitorais. O quociente eleitoral é um número encontrado pela divisão do número de votos válidos pelo número de vagas na Câmara dos Deputados (e, da mesma maneira, nas assembleias legislativas e câmaras municipais), desprezada a fração. O projeto de lei (PL) aprovado hoje condiciona a distribuição de vagas do limite mínimo de votos obtidos pelo partido. De acordo com o texto aprovado pelos senadores, poderão concorrer à distribuição das sobras de vagas apenas os candidatos que tiverem obtido votos mínimos equivalentes a 20% do quociente eleitoral e os partidos que obtiverem um mínimo de 80% desse quociente. De acordo com a Agência Brasil, o PL segue para sanção presidencial.

Vereador exige que SMTT retire tonéis das vias públicas e responsabilize prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, protocolou, na quarta-feira (22), ofício na Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) exigindo a retirada dos tonéis de concreto afixados nas vias públicas de Brumado em razão de os equipamentos estarem colocando a vidas das pessoas em risco. Inclusive, vários relatos de acidentes já foram registrados nesse sentido. Brito destacou que a sinalização é uma afronta ao Código de Trânsito Brasileiro, que proíbe improvisos e caracteriza como infração gravíssima a obstrução indevida das vias. No ofício, o vereador pede que o superintendente promova a devida fiscalização e responsabilização do prefeito, sob pena de cometer crime de prevaricação. “Não deve ser tolerado e permitido por Vossa Senhoria tamanha agressão ao direito de ir e vir das pessoas, assim como esta ilegalidade com a obstrução das vias públicas imposta pelo prefeito”, destacou. O superintendente foi convidado a comparecer à Câmara de Vereadores a fim de informar o valor gasto na confecção dos tonéis. Domingão pretende mover uma ação no sentido de fazer com que o prefeito devolva aos cofres públicos o dinheiro gasto na empreitada.

Economia mantém previsão de crescimento do PIB em 2022 de 2,5% Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços do país) em 5,3% para 2021 e em 2,5% para 2022. As projeções constam em Nota Informativa divulgada nesta quarta-feira (22). Segundo a pasta, as projeções fundamentam-se na recuperação da crise causada pela pandemia, no bom carregamento estatístico que o crescimento do PIB deste ano deve levar para o ano que vem, no aumento do investimento privado, na consolidação fiscal, taxa de poupança mais elevada, reformas econômicas, retomada do setor de serviços e do mercado de trabalho informal. “Em relação ao carrego e crescimento na margem, deve-se observar que, caso o cenário da SPE de crescimento do PIB se confirme, o aumento de 5,3% deste ano proporcionará um carrego aproximado de 1,2% para 2022 [levando em conta a diferença com a queda de 4,1% do PIB em 2020]. Considerando um crescimento trimestral médio de 0,5%, o PIB aumentará em 2,4%”, diz a nota.  As instituições financeiras consultadas pelo Banco Central, por meio do Boletim Focus, projetam um crescimento menor do que o esperado pelo governo, tanto no PIB deste ano quanto no de 2022. Para o mercado, a economia brasileira este em 2021 crescerá 5,04%. Para 2022, a expectativa para PIB é de crescimento de 1,63%. Sobre a diferença nas projeções, a SPE argumenta que para as estimativas do crescimento do PIB abaixo de 1% em 2022, considerando o cenário desenhado pela pasta, a variação média na margem dos trimestres do próximo ano deve ser de -0,1%, ou seja, espera-se uma queda significativa do PIB em algum trimestre ou uma nova recessão no próximo ano, “fatos difíceis de justificar com base no cenário fiscal atual e na ausência de uma crise hídrica ou de uma piora na pandemia”, diz a nota. Ainda segundo a Nota Informativa, “os riscos existem, mas na ausência de piora desses fatores e dando continuidade no processo de consolidação fiscal e reformas pró-mercado, com os indicadores atuais e o conjunto de informações disponíveis é possível concluir por um crescimento do PIB acima de 2% em 2022”.

Brumado: Delegado aponta eficácia em operação que deteve acusados de tentativas de homicídios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quinta-feira (23), a Delegacia Territorial de Brumado e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) deflagraram a Operação Apópeira, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão preventiva e busca e apreensão em repressão a crimes de tentativa de homicídio (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o delegado titular da Delegacia Territorial de Brumado, Paulo Henrique, relatou que os crimes foram praticados em 20/05/2019, no Bairro do Mercado, em 26/12/2020, no Bairro Urbis III, e em 08/02/2021, no Bairro Malhada Branca. “Conseguimos cumprir apenas um mandado de prisão, referente ao crime ocorrido em 2019”, pontuou. Por conta disso, a polícia passou a divulgar os nomes e as imagens dos outros dois foragidos: Vanderson Aguiar Pires, vulgo Chocolate, e seu comparsa Mateus Gomes da Silva. Segundo o delegado, após a divulgação, ainda no período da manhã, Vanderson e Mateus se apresentaram na delegacia, juntamente com os seus respectivos advogados. “Portanto, tivemos um aproveitamento de 100% na operação, com os três mandados de prisão preventiva cumpridos. Eles já estão reclusos à disposição da justiça”, completou.

Pediatra de 44 anos é morto a tiros dentro de clínica particular no oeste da Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Um médico pediatra foi morto dentro do consultório que ele prestava atendimento, em uma clínica particular da cidade de Barra, oeste da Bahia. O crime aconteceu na quinta-feira (23). A vítima foi identificada como Júlio César de Queiroz Teixeira, 44 anos, que também prestava serviços como clínico geral. De acordo com o G1, um paciente havia saído do consultório quando o suspeito entrou e disparou várias vezes contra o médico, de acordo com a polícia. Um dos tiros atingiu a cabeça de Júlio César. Ele chegou a ser socorrido por outros funcionários da clínica e foi levado para um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. A Polícia Civil da Barra detalhou ainda que um homem, comparsa do atirador, o aguardou do lado de fora da clínica para dar fuga. Os dois saíram do local em uma moto. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) esteve no local ainda na manhã desta quinta para fazer a perícia. A delegacia de Barra investiga o caso e ainda não há informações sobre o que motivou o crime, nem quem são os suspeitos. Júlio César era natural da cidade de Xique-Xique, município vizinho de Barra. Não há informações sobre o sepultamento dele.

Prefeito de Dom Basílio é multado por irregularidade em licitação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão desta quinta-feira (23), os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram parcialmente denúncia formulada contra o prefeito de Dom Basílio, Roberval de Cássia Meira (PL), o Galego, em razão de irregularidades em processo licitatório realizado no exercício de 2017. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, o contrato teve por objeto a contratação de empresa para fornecimento de urnas, translado e execução de funerais de pessoas de baixa renda do município, incluindo despesas com ornamentação básica, preparação do corpo e enterro. O relator do processo, conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna, multou o gestor em R$ 2 mil. Segundo a denúncia, o prefeito teria contrariado entendimento do Tribunal de Contas da União ao adotar o critério de menor preço global, em detrimento do menor preço por item. Também foi questionada a ausência de cotação de preços dos itens licitados ou indicação das empresas consultadas, bem como a assinatura de balancete por contador em situação irregular. Em seu voto, o conselheiro substituto Ronaldo Sant’Anna considerou procedente apenas o item referente à ausência de cotação de preços dos itens licitados, vez que o gestor não apresentou a pesquisa de preços realizada para formação do orçamento estimativo, nem indicou a forma de obtenção dos valores de referência registrados no edital do certame. Cabe recurso da decisão.

Brumado: Taxa de mortalidade da UTI Covid se manteve abaixo da média geral no país Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (22), a UTI Covid de Brumado encerrou as suas atividades após quase seis meses de funcionamento. Supervisor da equipe que atuou na unidade, Sandro Bahia relatou ao site Achei Sudoeste que os resultados na gestão da UTI foram bastante satisfatórios, tendo em vista o alto índice de mortalidade da doença. Durante o período, 471 pacientes passaram pela unidade. Segundo Bahia, no país, o percentual de mortalidade dos pacientes que necessitam de ventilação mecânica para tratar a Covid é de quase 80%; nas UTIs mais qualidades em torno de 60% a 50%. Na UTI Covid de Brumado, o médico supervisor informou que esse índice ficou entre 30% e 40%. “A mortalidade da nossa UTI foi bem abaixo da média geral no país. Os pacientes que vão à UTI se beneficiam da boa qualidade da medicina intensiva”, justificou. Para Bahia, o balanço foi extremamente positivo nos atendimentos na unidade de terapia intensiva, apesar de todas as dificuldades vivenciadas ao longo do período. “A Covid é uma doença com mortalidade superior a que estamos acostumados a lidar. Isso abala muito o psicológico da equipe, porém pusemos isso de lado e servimos à sociedade. A questão técnica se sobrepôs às dificuldades”, pontuou.

Brumado tem 9587 recuperados do coronavírus, diz secretaria de saúde

Nesta quinta-feira, 23 de setembro, o município de Brumado registra 9833 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 49 pacientes em tratamento e 9587 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Salário dos policiais civis da Bahia é o penúltimo pior do Nordeste e o quinto pior do Brasil, diz sindicato Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O salário do policial civil da Bahia está entre os mais defasados do país. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Eustácio Lopes, presidente do Sindicato da Polícia Civil do Estado da Bahia, informou que o salário da categoria é o quinto pior do Brasil e o penúltimo pior do Nordeste. “Infelizmente, essa é a realidade. Já são 7 anos sem reajuste e 37,5% de perda salarial”, afirmou. Segundo Eustácio, em razão da desvalorização do policial civil no Estado, a categoria está cada vez mais endividada. Em 2019, o Governo do Estado alterou as atribuições do cargo, exigindo nível superior, porém sem fazer a devida modificação na remuneração. “Essa é a luta da categoria. Estamos fazendo uma movimentação no Estado para chamar a atenção da sociedade e da classe política para apoio à categoria”, acrescentou. 

A Receita Federal informou nesta quinta-feira (23) que a arrecadação de impostos, contribuições e demais receitas federais atingiu R$ 146,463 bilhões em agosto. O resultado é recorde para meses de agosto, segundo a Receita. A série histórica do órgão, atualizada pela inflação, tem início em 1995. Com isso, o resultado representa a maior arrecadação para o mês em 27 anos. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, quando a arrecadação foi de R$ 136,556 bilhões (valor já corrigido pela inflação), houve aumento real de 7,25%. A Receita Federal aponta que o resultado está relacionado com a melhora de indicadores econômicos, recolhimento atípico de impostos, além de uma redução nas compensações de tributos por empresas com crédito tributário. O Fisco apontou, por exemplo, que no mês passado a produção industrial subiu 1,78% e, o setor de serviços, cresceu 17,8%. Os recolhimentos atípicos somaram aproximadamente R$ 5 bilhões. Já as compensações, que em julho totalizaram R$ 19,718 bilhões, recuaram para R$ 13,509 bilhões no mês passado. Apesar do crescimento registrado em agosto deste ano, os números da Receita Federal mostram que a arrecadação vem registrando desaceleração nos últimos meses. Em julho, por exemplo, o crescimento havia sido bem maior: de 35,47%.

Vereador indica aquisição de Raio X digital para otimizar atendimentos no Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa da última segunda-feira (20), o vereador Amarildo Bomfim (PSB) indicou ao Executivo, através da secretaria de saúde, a instalação de um aparelho Raio X digital no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o parlamentar destacou que o Raio X digital evita a manipulação de produtos químicos para revelação da radiografia, visto que o laudo poderá ser analisado na própria tela e impresso de forma rápida e segura. “Será menos agressivo aos servidores e também aos pacientes, sem falar da qualidade. O Raio X digital parece uma foto. Espero que o Município possa atender essa indicação”, pontuou.  Para Bomfim, o equipamento tem excelente custo benefício e a população será beneficiada com o investimento na saúde.

Cidade no oeste da Bahia fica em 2º lugar no ranking de produção agrícola do Brasil

São Desidério, no oeste da Bahia, ficou em segundo lugar no ranking nacional de produção agrícola. O município teve o valor da produção de R$ 4,6 bilhões, em 2020, uma alta de 44,6% em relação ao ano anterior. As informações são da pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e foram divulgadas nesta quarta-feira (22). Ela investiga 66 produtos em todos os municípios do país. Desses, 45 são cultivados na Bahia, e 38 apresentaram crescimento no valor de produção entre 2019 e 2020. Segundo os dados da pesquisa, o volume de soja produzido em São Desidério cresceu 15,0%, totalizando 1,5 milhão de toneladas em 2020, com um valor da produção de R$ 2,5 bilhões, 76,2% maior que o de 2019. O município passou de 6º a 3º maior produtor de soja do país.O milho também teve uma safra maior no município, em 2020, e chegou a 379 mil toneladas (+12,0% do que em 2019), com um valor de R$ 299 milhões, 75,7% acima do gerado no ano anterior. Além disso, apesar da queda na produção do algodão herbáceo - que recuou 8,3% entre 2019 e 2020, em São Desidério, chegando a 543,7 mil toneladas -, o valor de produção gerado cresceu 9,3%, o que resultou em R$ 1,6 bilhão. De acordo com o IBGE, entre 2019 e 2020, o valor da produção agrícola baiana apresentou o maior crescimento em 26 anos (+41,9%), chegando a R$ 27,5 bilhões, um recorde desde 1994. No Brasil, o valor gerado foi de R$ 470,5 bilhões, 30,4% maior do que o de 2019. Ainda de acordo o IBGE, o aumento absoluto do valor gerado pela agricultura na Bahia, comparado a 2019, foi de R$ 8,1 bilhões, o 6º maior do país. Mato Grosso (mais R$ 20,9 bilhões), Paraná (+R$ 19,2 bilhões) e Minas Gerais (+R$ 13,3 bilhões) lideraram nesse indicador, enquanto Rio Grande do Sul (menos R$ 2,8 bilhões) e Amazonas (menos R$ 86,5 milhões) foram os únicos estados onde houve queda, entre os anos de 2019 e 2020. Em 2020, a Bahia seguiu como 3º estado com mais municípios entre os 50 maiores valores da produção agrícola do país. Seis deles são baianos: São Desidério (2º), Formosa do Rio Preto (5º), Barreiras (19º), Correntina (22º), Luís Eduardo Magalhães (32º) e Riachão das Neves (40º). Mato Grosso tem o maior número de municípios entre os 50 maiores valores gerados pela agricultura, com 21 cidades, e Mato Grosso do Sul ficou na segunda posição, com sete municípios.

Azeite de Rio de Contas conquista medalha de ouro durante concurso em Paris Foto - Maria Eduarda Rocha

O azeite de Rio de Contas, a 78 km de Brumadio, na Chapada Diamantina, conquistou medalha de ouro na terceira edição do Olio Nuovo Days Competition, em Paris, na França. O ‘Bests of the Southern Hemisphere’ reuniu participantes de três continentes, América, África e Oceania. As informações são da Agência Minas. Originado de azeitonas plantadas no Nordeste do Brasil, o azeite da cidade chapadeira teve a primeira extração realizada no último mês de fevereiro no Campo Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Maria da Fé, no Sul de Minas. Logo, para a produção dos 280 litros de azeite foi necessária uma viagem de cerca de 20 horas em caminhão frigorífico, entre o munícipio baiano de Rio de Contas e o Sul de Minas Gerais. O esforço visou garantir a integridade e as características das azeitonas da variedade Arbequina, evitando a oxidação e a fermentação, visto que quando as azeitonas ficam armazenadas em temperaturas entre 4° e 6°C, os efeitos que poderão impactar na qualidade do produto final. Segundo o empresário Christophe Chinchilla, o cultivo de oliveiras na região da Chapada Diamantina começou há 15 anos por iniciativa de seu pai. Sendo natural do sul da França, região de Provence, Didier Chinchilla percebeu na cidade chapadeira condições edafoclimática similar à de sua terra natal, que é famosa pela produção de azeites. Em 2018 ocorreu a primeira colheita. Contudo, não houve produção de azeite. Assim, três anos após algumas correções agronômicas, a nova produção resultou no azeite premiado. No entanto, ele avalia que é preciso entender mais sobre o processo, já que a produção ainda é incipiente. “Temos 100% de convicção de que a Chapada Diamantina é um bom terroir para produzir azeitonas, mas não sabemos o que fazer para dar certo todos os anos. Temos muitas questões a serem respondidas”, salienta.

Homem é preso em flagrante após agredir ex-mulher durante 30 anos no norte da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um homem foi preso em flagrante por violência doméstica após agredir a sua ex-companheira por 30 anos. O caso aconteceu na última terça-feira (21), no município de Irecê, na região Norte da Bahia. O suspeito foi preso por policiais da 1ª Delegacia Territorial (DT) de Irecê e do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (Neam). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), após 30 anos de agressões, a mulher estavana 1ª DT relatando a violência doméstica, quando seu marido a ligou, reiterando as ameças. Após orientação dada pelos policiais à vítima, o suspeito foi preso nos arredores da casa. A mulher relatou que, durante os 30 anos em que ficou casada com o suspeito, sofreu violências física e psicológica. De acordo com as investigações da DT, desde que ela decidiu se separar, o homem passou a fazer ameaças de morte tanto a ela quanto a seus filhos. “As vítimas não devem esperar que aconteça uma agressão física. Ela pode nos procurar a partir de uma ameaça, um ato de injúria ou de outras violências psicológicas e patrimoniais. A população também deve colaborar e denunciar’, afirmou a delegada Maria José, da Neam de Irecê.

'Abastecimento de água em Brumado privilegia os bairros nobres', reclama morador periférico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nome da comunidade do Bairro Dr. Juracy, o morador Kléber Nascimento denunciou que a região está desabastecida. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Nascimento relatou que a falta d’água é uma realidade comum nos bairros periféricos. Ao contrário, segundo constatou, nos bairros nobres e centrais, a água cai 24 horas. “É lamentável essa situação. A gente que mora em bairro periférico sempre sofre com isso. Tem ruas que já faz seis dias sem água nas torneiras. Isso é desumano. No centro, a água cai 24 horas. Não sei qual é a forma de distribuição, queria entender”, disse. O morador acredita que o critério de abastecimento privilegia os bairros nobres e centrais em detrimento dos bairros periféricos. “Num calor desses, a gente trabalha, dá o duro, aí chega em casa doido pra tomar um banho e não tem água na torneira. É complicado. Infelizmente, isso só acontece na Malhada Branca, no Irmã Dulce, no Dr. Juracy”, completou.

Brumado: Adolescentes atendem a chamada para vacinação contra a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta quarta-feira (22), o município de Brumado vacinou contra a Covid-19 o público de adolescentes com 16 e 17 anos. O jovem Gustavo Santos esteve no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) para garantir a sua imunização. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele falou que agora se sente mais seguro para continuar frequentando as aulas. “Todo mundo ficou com medo. Um vírus que a gente não sabia o que era, uma doença mortal. Foi um período difícil, sem sair de casa. Agora, estou mais tranquilo e seguro”, disse. Gustavo fez um apelo aos adolescentes para aderirem à campanha de vacinação, visto que a vacina é um pacto coletivo. “Assim diminui mais a chance desse vírus se espalhar”, citou.

Casal é preso após cair de moto durante fuga no interior da Bahia Foto: Divulgação/SSP-BA

Um casal foi preso em Euclides da Cunha, cidade do interior da Bahia, depois de cair da motocicleta durante uma fuga de agentes da Polícia Militar. O caso aconteceu na terça-feira (21), no distrito de Pinhões, na zona rural do município. Eles foram autuados por tráfico de drogas. Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública (SSP), equipes do 5º Batalhão da PM receberam informações sobre um casal suspeito de tráfico de entorpecentes na localidade. Uma viatura se deslocou até a região e flagrou a dupla recebendo uma caixa de papelão, entregue por um motociclista. Eles perceberam a chegada da polícia, não obedeceram a ordem para abordagem e fugiram em uma moto. Ainda de acordo com a SSP, a mulher, que estava na carona, disparou contra os PMs e houve troca de tiros. O condutor perdeu o controle da direção e os dois caíram. Os policiais, então, abordaram a dupla, que foi flagrada com oito quilos de maconha, um quilo cocaína, um revólver calibre 38, além de munições. A motocicleta também foi apreendida. A dupla foi levada para o Hospital Municipal de Euclides da Cunha. O estado de saúde não foi divulgado. Também não há informações sobre o homem que entregou a caixa aos suspeitos, nem o que continha na embalagem.

Brumado: Curso de Medicina chega com residências em Pediatria, Saúde da Família e Clínica Médica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O sonho da implantação do curso de Medicina em Brumado está sendo concretizado. Na próxima semana, representantes do Ministério da Educação (MEC) farão uma visita de monitoramento na Faculdade de Medicina. A equipe de especialistas, designada pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, verificará as condições para o funcionamento do curso na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, informou que os estudantes farão a parte de residência médica nas Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo Feres, serão 50 alunos por ano, os quais poderão fazer a residência nas áreas de Pediatria, Saúde da Família e Clínica Médica. “A gente vê com muita alegria a concretização desse processo. Não tenho dúvidas que essa faculdade será um divisor de águas para o município. Brumado deixará de ser um exportador de estudantes para ser um importador”, declarou. O secretário acredita que o vestibular para Medicina será realizado ainda nesse ano e novos cursos serão abertos para o futuro na instituição.

Ativa Soluções em Energia: Investir em sistema solar é a sua melhor opção

A energia elétrica está cada vez mais cara no Brasil e muitos dos aumentos ocorrem devido a reajustes inflacionários e baixas nos reservatórios das grandes hidrelétricas, que são a principal fonte de energia que abastece o país. Segundo a Aneel, a bandeira vermelha nível 2 poderá aumentar para até R$ 11,50 a cada 100 kWh. Por isso, a energia solar é um excelente investimento. Ela garante economia na conta de luz: com a energia solar é possível reduzir em até 95% a sua conta de energia. Economia no seu bolso: com a evolução da energia solar o custo para adquirir o seu gerador nunca esteve tão atrativo. Hoje, conta-se com placas muito mais potentes e inversores cada vez mais eficientes. O retorno do investimento acontece em até 4 anos. Além disso, imóveis com energia solar se valorizam em até 10%. Em Brumado, a Ativa Soluções em Energia garante a instalação do seu projeto com qualidade e segurança. A empresa fica localizada na Avenida Centenário, 131. Para maiores informações, ligue: (77) 99824-2640 (WhatsApp).

Homem é preso suspeito de estuprar e ameaçar sobrinha da esposa dele em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem, 37 anos, suspeito de estuprar e ameaçar a sobrinha da esposa dele, foi preso nesta quarta-feira (22), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Conforme a Polícia Civil, a menina, que tem 14 anos, sofria assédio desde os 7 anos. Segundo informações da polícia, o homem, que não teve a identidade revelada, foi preso por policiais do Núcleo da Criança e do Adolescente da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) de Vitória da Conquista. “A adolescente é sobrinha da esposa do agressor. A menina relata que toda vez que ia visitar a tia era assediada pelo esposo dela, até que nesta vez foi estuprada”, explicou a coordenadora do Núcleo da Criança e do Adolescente, delegada Rosilene Correia ao G1. De acordo com a Polícia Civil, após sofrer a violência sexual, a adolescente desenvolveu quadro de automutilação e ideações suicidas. “A mãe dela insistiu em saber o porquê da menina estar tão triste, e ela acabou relatando o estupro sofrido. A mãe nos procurou e solicitamos mandado de prisão preventiva, que foi deferido e cumprido”, relatou a delegada. A polícia informou que o preso tem passagens pela polícia por violência doméstica. Foram requeridas medidas protetivas de urgência para a adolescente. Ela também foi encaminhada para o atendimento psicossocial. O homem será encaminhado para o sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

Criative Fotografia dispõe de máquina com melhor qualidade e revelação em Brumado

Chegou na Criative Fotografia, em Brumado, o novo minilab Noritsu QSS-3501. Essa ma?quina possui a maior tecnologia e qualidade em revelac?a?o de fotos do mercado. Ale?m disso, possui capacidade de produc?a?o de ate? 1200 fotos por hora, tamanhos que varia de 10x15 até 60x90 Ela utiliza tecnologia a laser para colorac?a?o das imagens, sendo minuciosa nos detalhes. Suas fotos têm durabilidade de ate? 150 anos sem desbotar, se bem conservadas! Venham conferir essa novidade. Hoje, a loja trabalha com revelação com entrega no mesmo dia. A Criative também dispõe de vários produtos na parte de fotografia para melhor atender clientes e parceiros. A loja fica localizada na Rua Oflávio Silveira Torres, 27. Revele suas fotos sem sair de casa, enviado suas fotos pelo WhatsApp (77) 99942-0844.

Brumado: Operação Apópeira é deflagrada em repressão a crimes de tentativa de homicídio Foto: Divulgação/PC

Na manhã desta quinta-feira (23), as Polícias Civil e Militar, através da Delegacia Territorial de Brumado e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), deflagraram a Operação Apópeira, com o objetivo de cumprir três mandados de prisão preventiva e busca e apreensão, em repressão a crimes de tentativa de homicídio praticados em 20/05/2019, no Bairro do Mercado, em 26/12/2020, no Bairro Urbis III, e em 08/02/2021, no Bairro Malhada Branca. As equipes cumpriram um mandado de prisão preventiva referente à tentativa de homicídio ocorrida no Bairro do Mercado. 

Brumado: Operação Apópeira é deflagrada em repressão a crimes de tentativa de homicídio Foto: Divulgação/PC

O crime do dia 26/12/2020 teria sido praticado por Vanderson Aguiar Pires, vulgo Chocolate, e seu comparsa Mateus Gomes da Silva contra a vítima Gilson dos Santos Silva Filho, motivado pelo tráfico de drogas. A vítima foi atingida por disparos de arma de fogo e sobreviveu. O crime do dia 08/02/2021 teria sido praticado novamente por Vanderson contra a vítima Luiz Gustavo Arcênio Silva, motivado por rixa entre os envolvidos. O mesmo foi atingido por dois disparos de arma de fogo e sobreviveu. Segundo a polícia, Vanderson e Mateus estão foragidos da justiça, razão pela qual seus nomes e imagens estão sendo divulgados de forma ampla para que a população denuncie seus paradeiros e os mandados de prisão possam ser cumpridos.

Arquivo