Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "09/2021"

26 Set 2021 - 17:20h

O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), através da Ronda Ostensiva Tática com Motocicletas (ROTAM), apreendeu no último sábado (25), um simulacro de arma de fogo, na Avenida Deolina Martins, no bairro Santo Antônio, em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informou o 17º BPM ao site Achei Sudoeste, a polícia realizava rondas ostensivas pelo local, quando às 19h30, um motociclista foi flagrado em atitude suspeita. Ao parar, os policiais procederam a abordagem, sendo encontrado o simulacro de arma de fogo, tipo pistola, em uma pochete com o condutor da motocicleta. O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial de Guanambi e está à disposição da justiça.

26 Set 2021 - 09:00h

Em entrevista à revista Veja, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) admitiu que “se excedeu” durante as manifestações de viés golpistas de 7 de setembro e que muitos de seus apoiadores esperavam que ele “chutasse o pau de barraca”. Porém, ao explicar o seu recuo com uma carta escrita com a ajuda do ex-presidente Michel Temer (MDB), disse que preferiu “acalmar tudo”. Segundo ele, não há chance de “melar a eleição”, como já chegou a ameaçar. Prestes a completar 1 000 dias de governo, Jair Bolsonaro recebeu a Veja na quinta-feira 23 para uma conversa de duas horas no Palácio da Alvorada, onde cumpre isolamento sanitário por comparecer à abertura da Assembleia-Geral da ONU. Em Nova York, Bolsonaro pintou um Brasil que se livrou da corrupção, superou a pandemia, protegeu o meio ambiente e está bem estruturado para receber investimentos internacionais. “Esperavam que eu fosse chutar o pau da barraca. Você imagina o problema que seria chutar o pau da barraca”, disse Bolsonaro, que ainda afirmou na entrevista que não convocou as manifestações, embora tenha as incentivado nas semanas anteriores, adotando um tom golpista. Ao dizer que extrapolou em algumas falas em São Paulo, Bolsonaro não explicou quais. “Eu vinha falando que estamos lutando por liberdade e comecei a falar uns quinze dias antes que estaria na Esplanada e em São Paulo. Mas em São Paulo, quando eu falei em negociar, eu senti um bafo na cara. Extrapolei em algumas coisas que falei, mas tudo bem”, disse. Crítico feroz ao voto eletrônico, Bolsonaro também recuou, dizendo que a participação das Forças Armadas em um conselho do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) dá segurança ao pleito. Segundo o mandatário, haverá eleições, embora tenha feito ameaças durante a sua defesa do voto impresso antes da rejeição do projeto pela Câmara dos Deputados “Vai ter eleição, não vou melar, fique tranquilo, vai ter eleição. O que o Barroso está fazendo? Ele tem uma portaria deles, lá, do TSE, onde tem vários setores da sociedade, onde tem as Forças Armadas, que estão participando do processo a partir de agora. As Forças Armadas têm condições de dar um bom assessoramento”, disse.

26 Set 2021 - 08:50h

Crianças de 2 a 4 anos de idade estão sendo afetadas por um surto de virose na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, nas últimas duas semanas. A secretaria de saúde do município ainda não se pronunciou sobre o caso. De acordo com moradores, as crianças estão apresentando os mesmos sintomas de dor abdominal, cólicas, vômitos e diarreia. O hospital Nossa Senhora Aparecida e clínicas particulares estão com as agendas lotadas, em decorrência da gastroenterite aguda, quadro viral que está afetando as crianças. O surto tem deixado os pacientes com quadro de desidratação. “Fiquei preocupado com meu filho, pois imaginei que ele pudesse ter sido infectado com a Covid-19, mas graças a Deus, foi essa virose que está afetando muitas crianças aqui em Caculé”, disse ao site Achei Sudoeste, Cláudio de Miranda, pai de uma criança acometida com a doença.

26 Set 2021 - 08:15h

Um homem foi preso em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, após ser flagrado por drogas e dez aparelhos celulares com restrição de furto e roubo. O caso ocorreu na sexta-feira (24), no povoado Pau de Colher. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito pilotava uma motocicleta sem placa, quando foi abordado por policiais militares. Nervoso, ele tentou dispensar um pacote, ao perceber a chegada dos agentes. Durante abordagem, foram encontradas seis porções de cocaína, uma trouxa de maconha e a quantia de R$ 840 em espécie. Os celulares foram apreendidos na casa do suspeito, conforme a Polícia Civil, e alguns aparelhos têm restrição de furto e roubo. Ainda durante as diligências, os policiais apreenderam cinco buchas de maconha e uma porção de cocaína, em um bar indicado pelo suspeito. A proprietária do estabelecimento também foi ouvida delegacia de polícia. O homem foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e foi encaminhado para perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT).

26 Set 2021 - 08:10h

Após protesto, moradores de Licínio de Almeida, a 148 km de Brumado, tiveram uma reunião com a empresa Bahia Mineração, na sexta-feira (24), e fizeram um acordo, onde foi elaborado um plano de ações. O grupo havia bloqueado um ponto de saída dos caminhões da companhia e outro trecho, de onde saem os materiais para uma via férrea. Eles disseram que o excesso de partículas no ar e o transporte das cargas têm causado transtornos e danos à saúde. Após a reunião, ficou definida a criação de uma comissão de acompanhamento das ações, até o dia 29 de setembro, com representantes da prefeitura, da empresa e moradores. Também ficou definido que a empresa deverá aplicar material nas pilhas de minério para diminuir a poeira na região. De acordo com o G1, a empresa se comprometeu ainda em avaliar a possibilidade de aumentar a barreira de proteção da área de escoamento de carga, além de analisar se é possível asfaltar os seis quilômetros de estrada de terra por onde os caminhões passam.

25 Set 2021 - 16:05h

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) divulgou neste sábado (25), a detecção por meio de sequenciamento genético, em Brumado e mais 57 cidades, a amostras da variante Delta da Covid-19, no estado. Com estes novos registros, a Bahia tem ao todo 72 casos da variante, com dois óbitos. Estes novos casos foram identificados em pacientes residentes nos municípios de Aporá, Baixa Grande, Barrocas, Bonito, Brumado, Camaçari, Canavieiras, Cícero Dantas, Coribe, Entre Rios, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas, Maracás e Nilo Peçanha, Maraú, Medeiros Neto, Muritiba, Nova Fátima, Pé de Serra, Prado, Riachão do Jacuípe, Salvador, São Gonçalo dos Campos, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vereda. Anteriormente, 14 casos com a variante Delta foram notificados em residentes dos municípios de Conceição do Almeida, Feira de Santana, Medeiros Neto, Prado, Salvador, Sapeaçu, Senhor do Bonfim, Vereda, Vitória da Conquista, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA analisou amostras de mais de 200 municípios dos nove Núcleos Regionais de Saúde. O Lacen-BA já realizou cerca de 700 exames de sequenciamento genético do vírus da Covid-19.

25 Set 2021 - 08:55h

O Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (24), confirmou a tendência de queda dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil verificada nas últimas semanas. A Bahia, no entanto, apresentou sinal de crescimento na tendência de curto prazo, que considera as últimas três semanas. Do total, apenas outros cinco estados também apresentam crescimento, bem como Amapá, Amazonas, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins. Destes, apenas o Rio de Janeiro ainda não atingiu valores inferiores aos observados em 2020. Nesta sexta, o governador Rui Costa (PT) afirmou estar "preocupado". De acordo com o gestor, em uma semana foi constatado o aumento de 700 casos ativos de coronavírus na Bahia. “Isso não é um bom sinal. Não quero desanimar ninguém, mas o vírus ainda não foi embora. Precisamos acelerar a vacinação e continuar com a prevenção, usando máscaras”, afirma em publicação.

25 Set 2021 - 08:50h

A Justiça condenou Damião Monteiro da Cruz pelos crimes de estupro e homicídio cometidos contra Camila Barbosa Cardoso, em Barreiras, região oeste da Bahia. A pena foi instituída para 32 anos e seis meses de reclusão pelo crime, cometido no dia 10 de março de 2011. Na última segunda-feira, 20, o Tribunal do Júri acatou a denúncia do promotor de Justiça Sinval Castro Vilas Bôas, sustentada em plenário pelo promotor de Justiça Luiz Eduardo Souza e Silva. A sentença, que deverá ser cumprida em regime fechado, equivale à condenação de 20 anos pelo homicídio, qualificado por motivo torpe, uso de tortura e sem possibilidade de defesa da vítima. Os outros 12 anos e seis meses equivalem à pena pelo estupro cometido. O crime ocorreu no interior de uma casa em construção, no bairro Santo Antônio. Na ocasião, com ajuda de uma terceira pessoa, o criminoso levou Camila para a casa em construção, onde praticou os crimes de tortura e estupro contra ela. A vítima chegou a ser resgatada e levada para um hospital, mas não resistiu e morreu de traumatismo craniano três dias depois em decorrência das agressões.

25 Set 2021 - 08:45h

Após cinco dias de combate, bombeiros militares e brigadistas conseguiram controlar o incêndio que atingia a região de Lençóis. O trabalho agora se concentra em monitorar possíveis novos focos e reignições, que acontecem quando o incêndio já combatido e extinto reinicia, devido à brasas e focos escondidos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o combate direto contou com apoio de duas aeronaves modelo Air Tractor. A força-tarefa ainda fez a limpeza ao redor das áreas atingidas para evitar novas queimadas, conseguindo debelar as chamas que poderiam chegar às residências se não fossem contidas. “Durante esse monitoramento, aviões não são necessários, e foram realocados para outros municípios baianos onde os trabalhos contra o fogo continuam”, explicou, em nota, o major Bombeiro Militar (BM), Murilo Rocha, Comandante da Base Chapada. Conforme o Corpo de Bombeiros, diariamente, os militares saem por volta das 5h e, na maioria das vezes, andam por alguns quilômetros para iniciar o trabalho de contenção das chamas, que, em algumas localidades da Chapada são difíceis por conta do terreno ser muito íngreme e com fissuras no chão. Pás, foices, mochilas costais, abafadores e sopradores são alguns dos equipamentos utilizados para a extinção das chamas. O monitoramento da área dura em torno de 72 horas, a depender das condições climáticas, do tipo de terreno e de outros fatores que influenciam o comportamento dos incêndios florestais.

25 Set 2021 - 08:40h

Uma mulher foi presa com drogas quando viajava em um ônibus que passava por Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (23) na altura do km 830 da BR-116. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Bahia, agentes pararam o veículo que tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Paranaíba, no Piauí. Na fiscalização, os policiais vistoriavam o compartimento de cargas, quando sentiram forte cheiro de droga. Em uma mala de cor preta com detalhes vermelha, os policiais acharam 4,4 Kg de maconha, 3,1 Kg de pasta base de cocaína, 2,2 Kg de cocaína e mais 198 frascos de lança-perfume. Ao checar os tíquetes de bagagens, os PRFs identificaram uma passageira. Aos policiais, ele contou que foi contratada para fazer o transporte até a capital piauiense, Teresina, e que receberia R$ 2,5 mil pelo serviço. Após o flagrante, a mulher e os produtos apreendidos foram apresentados a autoridade de plantão da Delegacia de Polícia Civil de Vitória da Conquista. A acusada vai responder por tráfico de drogas, artigo 33 da Lei 11.343/2006.

24 Set 2021 - 17:00h

Nesta sexta-feira (24) a polícia de Brumado deflagrou a operação Campo Seco para cumprimento de mandado de busca e apreensão em repressão ao tráfico de drogas. A ação foi da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), na comunidade de Campo Seco, zona rural da cidade de Brumado. Na região, a polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão. Segundo informou o delegado titular da 20ª Coorpin, Paulo Henrique, os objetos que foram apreendidos irão subsidiar a continuação das investigações da Polícia Civil. A operação contou com a participação de 10 policiais.

24 Set 2021 - 16:30h

Um homem foi preso por atuar ilegalmente como cirurgião-dentista na cidade de Jaguarari, no norte da Bahia, na quinta-feira (23). Abimael Pereira de Matos foi levado para a delegacia, após denúncias feitas ao Conselho Regional de Odontologia, que flagrou o suspeito na clínica onde ele trabalhava, em conjunto com a Polícia Militar. De acordo com o G1, no momento em que as equipes chegaram ao local, não havia pacientes no local. O homem admitiu que trabalhava, de forma ilegal, como odontólogo. Há cerca de 10 anos, ele fazia procedimentos como obturação e extração. Além de Abimael não ter registro profissional, a clínica onde ele trabalhava não tinha alvará sanitário e foi interditada. O suspeito foi conduzido para a unidade policial, onde prestou depoimento e foi solto após pagar fiança, cujo valor não foi revelado. Foi instaurado um Termo Circunstanciado de Ocorrência, por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo. O Conselho Regional de Odontologia destacou que a prática é criminosa e pode causar risco à saúde da população. Um Projeto de Lei está em tramitação e prevê agravamento da pena para quem exerce ilegalmente a profissão de dentista.

24 Set 2021 - 16:00h

Em sua tradicional live nas redes sociais, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), voltou a dizer que a responsabilidade por consertar os esgotos estourados nas vias públicas da cidade é da Embasa. Com a polêmica placa de concreto usada para sinalizar os buracos nas ruas colocada dentro do gabinete, o gestor garantiu que não renovará o contrato de concessão da Embasa, vencido há dois anos, pois está cansado de falsas promessas. “Não vou ouvir mais o canto da sereia e me dá mal. De promessas estamos cheios. Estou cansado”, afirmou. Vasconcelos também criticou alguns vereadores, classificando-os como “papagaios de pirata” e que agem por conveniência. “Ao invés de se unirem ao Município na defesa do povo de Brumado, contra uma empresa desumana, que está aqui há meio século, faz esgoto em tudo quanto é lugar da Bahia, mas não faz em Brumado. Essa empresa coleta dinheiro em Brumado pra fazer esgotamento em outras cidades”, acusou. Por fim, o prefeito disse que, com a chegada do período chuvoso, a situação tende a piorar e o povo deve se acostumar. “Que o povo de Brumado se acostume porque, quando chover, espero que as chuvas venham e venham em abundância, porque precisamos de chuva, os esgotos vão estourar tudo e vão ficar assim até que a justiça desse país faça justiça ao povo de Brumado e obrigue a Embasa a cumprir o seu papel”, reiterou. 

24 Set 2021 - 15:30h

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira (24) a convocação da Seleção Brasileira para a rodada tripla das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022 em outubro. Vetados na Data Fifa de setembro, jogadores que atuam no futebol inglês foram chamados. A apresentação dos atletas está marcada para os dias 3 e 4 de outubro. Líder isolado da tabela com 24 pontos, o Brasil entra em campo no dia 7 para visitar a Venezuela, pela 11ª rodada. Três dias depois, novamente fora de casa, o selecionado encara a Colômbia, pelo jogo adiado da quinta jornada. Por fim, o time Canarinho faz o clássico sul-americano com o Uruguai, na Arena da Amazônia, no dia 14, pela 12ª rodada. Confira a lista de convocados: Goleiros: Alisson (Liverpool-ING), Ederson (Manchester City-ING)e Weverton (Palmeiras); Laterais: Danilo (Juventus-ITA), Emerson (Tottenham-ING), Alex Sandro (Juventus-ITA) e Guilherme Arana (Atlético-MG); Zagueiros: Militão (Real Madrid-ESP), Lucas Veríssimo (Benfica-POR), Marquinhos (PSG-FRA) e Thiago Silva (Chelsea-ING); Meias: Casemiro (Real Madrid-ESP), Edenilson (Inter), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool-ING), Fred (Manchester United-ING), Gerson (Olympique de Marselha-FRA) e Lucas Paquetá (Lyon-ING); Atacantes: Antony (Ajax-HOL), Gabriel Barbosa (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City-ING), Matheus Cunha (Atletico de Madrid-ESP), Neymar (PSG-FRA), Raphinha (Leeds-ING) e Vinicius Junior (Real Madrid-ESP).

24 Set 2021 - 15:00h

Como parte da Semana Nacional do Trânsito, uma blitz educativa está sendo realizada na Praça Armindo Azevedo, nesta quinta-feira (23), em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o superintendente municipal de trânsito, Diego Evangelista, disse que a ação visa conscientizar a população acerca do tema da campanha deste ano, que é: “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”. “Precisamos conscientizar e educar a população para que os acidentes de trânsito diminuam no nosso município”, pontuou. Até o momento, 120 motociclistas foram abordados durante a blitz. Coordenadora da 18ª Ciretran, Adélia Caroline, destacou que a parceria entre os órgãos para realização da ação é de suma importância para orientar, informar e educar os condutores com o objetivo de promover um trânsito mais seguro. Outras blitzs serão realizadas em outros pontos estratégicos do município ao longo da Semana Nacional do Trânsito.

24 Set 2021 - 14:30h

Equipes do 5° Batalhão da Polícia Militar (BPM) prenderam em flagrante um estelionatário com nove maquinetas de cartão de crédito, no fim da tarde de quarta-feira (22). Os militares foram até um estabelecimento comercial da cidade de Euclides da Cunha, após serem acionados por funcionários.  Quando os PMs chegaram, em um posto de gasolina, na BR-116, flagraram o criminoso realizando a troca de uma máquina de cartão de crédito. O comandante do 5° BPM, tenente-coronel Antônio Batista Macedo Júnior, contou mais detalhes da ocorrência. “Com ele localizamos nove equipamentos de diversos modelos, um celular e um carregador. O criminoso e os materiais foram apresentados na Delegacia Territorial (DT) de Euclides da Cunha”, disse o oficial. O delegado titular, Vítor Tenório, informou que o homem foi autuado por furto qualificado, mediante à fraude.

24 Set 2021 - 14:00h

Na noite desta quinta-feira (23), em sua tradicional live semanal, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), falou sobre as placas de concreto espalhadas pela prefeitura pelas ruas da cidade, em locais com esgotamento estourado. Segundo o gestor, a sinalização visa chamar a atenção da comunidade para a responsabilidade da Embasa em promover o conserto das vias nesses casos. “Há meio século, essa empresa fatura, ganha dinheiro, às custas do povo de Brumado, e deixa as despesas para o contribuinte. Aqui em Brumado, a Embasa nunca recolheu os efluentes líquidos (esgoto), embora seja parte de sua concessão. Ela se nega a fazer”, acusou. O prefeito disse que o Município vinha fazendo essa coleta de forma equivocada e a população precisa cobrar da Embasa a resolução do problema. “Se vocês querem que o buraco na rua lá não fique, que não caia nenhum carro dentro, cobrem a reparação deste esgoto à Embasa, através do telefone 3441-3991. Se disserem que não é com eles, venham buscar na minha mão uma cópia da concessão”, afirmou.

24 Set 2021 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Eustácio Lopes, presidente do Sindicato da Polícia Civil do Estado da Bahia, denunciou que o Governo do Estado está sendo omisso diante da desvalorização da categoria, que possui um dos piores salários do país. Segundo Lopes, o Governo sequer recebe o sindicato que representa a categoria para dialogar e ouvir os seus anseios. Para ele, a omissão do Governo do Estado com relação à Polícia Civil é uma questão política e não se trata de falta de orçamento. Diante da situação, Lopes informou que a categoria poderá deflagrar uma greve geral no mês de janeiro de 2022. O sucateamento da polícia, segundo frisou, impacta diretamente nos índices de violência no estado, que é um dos mais violentos do país.

24 Set 2021 - 11:30h

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), chamou a atenção dos seus seguidores nas redes sociais para a queda do número de casos da Covid-19 no estado. De acordo com o gestor estadual, já fazem duas semanas desde que os números de coronavírus pararam de cair na Bahia. “Isso quer dizer que o vírus segue contaminando os baianos e as baianas. Então, repito o apelo: tomem a vacina! E, mesmo vacinados, usem máscara”, afirma o governador.