Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/2021
MG-122: Família de Macaúbas morre ao colidir com ônibus no norte de Minas Gerais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma batida entre ônibus e um carro deixou quatro mortos e 16 feridos na MG-122, zona rural de Francisco Sá (MG), nesta terça-feira (21). A suspeita da Polícia Militar Rodoviária é de que o condutor do carro perdeu o controle da direção e invadiu a contramão. O impacto foi tão forte que peças do veículo foram arremessadas a mais de 100 metros de distância. O ônibus seguia de Osasco (SP) para Abaíra (BA) e levava 41 passageiros. Segundo o Corpo de Bombeiros, as quatro pessoas que morreram estavam no automóvel e eram de Macaúbas, a 199 km de Brumado. Os nomes delas não foram divulgados. Com a batida, as mulheres foram ejetadas do veículo e o motorista ficou preso às ferragens. A ocorrência mobilizou várias equipes de resgate da região. De acordo com o Corpo de Bombeiros, 16 pessoas foram levadas para hospitais do Norte de Minas Gerais. Para retirar parte dos passageiros do ônibus, os militares tiveram que criar um acesso pela janela com o uso de uma escada prolongável.

MG-122: Família de Macaúbas morre ao colidir com ônibus no norte de Minas Gerais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

 De acordo com o Samu, o motorista do ônibus e um passageiro, que estavam mais graves, foram socorridos para a Santa Casa de Montes Claros. O primeiro apresentava fraturas, um corte na cabeça e trauma abdominal. O segundo teve traumatismo cranioencefálico. A assessoria de comunicação da Santa Casa informou que recebeu 10 pacientes, sendo um grave e os demais estáveis. A assessoria do Hospital Universitário, em Montes Claros, disse que recebeu três, todos estáveis. O Hospital Regional de Janaúba afirmou que recebeu três pessoas, duas já tiveram alta e uma aguarda para realizar tomografia computadorizada. O chefe de fiscalização do Departamento de Estradas e Rodagens (DER) esteve no local do acidente e informou que a empresa de ônibus tem autorização para fazer o transporte de passageiros de SP para BA. A empresa providenciou um outro veículo e as pessoas que não se feriram seguiram viagem. O trânsito precisou ser interrompido, mas já foi liberado no local. As causas do acidente serão investigadas pela Polícia Civil.

Brumado: Familiares e amigos prestam o último adeus ao comunicador Daniel Simurro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Familiares e amigos prestam o último adeus ao comunicador e jornalista Daniel Machado Simurro, de 58 anos, durante o velório, que acontece na Câmara de Vereadores, na tarde desta terça-feira (21). Simurro faleceu na madrugada, vítima de um aneurisma da aorta (veja aqui). Presente na cerimônia, o ex-vereador José Ribeiro Neves (PT) lembrou ao site Achei Sudoeste que, há mais de 20 anos, Machado contribuía com o progresso da cidade através da comunicação. “Tivemos uma relação de muito respeito. Falava sempre com ele. Nesse final de semana, inclusive, nós conversamos. Fomos pegos de surpresa com a sua morte, mas a vida é assim”, lamentou. Como político, Neves agradeceu por Simurro ter feito parte de sua trajetória. 

Brumado: Familiares e amigos prestam o último adeus ao comunicador Daniel Simurro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Companheiro de vários momentos do jornalista, o comunicador Carlos Alberto Silva, o Kaká, teceu inúmeros elogios ao amigo. “Daniel foi um cara espetacular. Ele deixa um legado incrível. Quando ele veio pra Brumado, fortalecemos os nossos laços”, afirmou. Para Kaká, o jornalismo nunca mais será o mesmo no município após a passagem de Simurro. “Ele era um cara diferenciado, com uma visão anos luz na escrita. Ele era incomparável, com uma alma sensacional. Vai deixar muita saudade”, acrescentou. Já o empresário e ex-sócio de Daniel, Laércio Moraes contou que irá sempre se recordar do profissionalismo, dedicação e da amizade de Daniel. “Ele que fez surgir o Brumado Urgente. Ele abraçou essa causa comigo. Tinha amor pela escrita, com um jeito característico e peculiar”.

Motociclista morre ao dar carona para mulher que fugia da esposa do amante no norte da Bahia Foto: Reprodução/G1

Um jovem motociclista de 19 anos morreu atropelado, ao dar carona para uma mulher na cidade de Sento Sé, no norte da Bahia, no domingo (19). Essa mulher estava saindo de um bar e fugia da esposa do suposto amante, no povoado de Andorinhas. De acordo com a delegacia da cidade, o crime foi cometido pela esposa do homem, que não teve nome divulgado. Ela está sendo procurada pela polícia, nesta terça-feira (21). Segundo o G1, a polícia detalhou que a suspeita chegou em um bar e encontrou o marido com outra mulher. Houve uma discussão entre os três e a suposta amante tentou fugir. Ao sair do estabelecimento, ela abordou o jovem Lucas Freitas da Paixão e pediu para que ele a tirasse do local. Os dois não se conheciam, e Lucas resolveu prestar o favor a ela. A esposa do homem seguiu os dois em um carro e arremessou o veículo contra a moto de Lucas, atropelando a dupla. A suspeita fugiu em seguida. O jovem se feriu gravemente e morreu ainda no local, já a mulher teve ferimentos leves. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. Segundo o delegado que investiga o caso, um inquérito vai ser instaurado para investigar o caso. O marido da suspeita será ouvido, bem como a suposta amante. O corpo de Lucas será enterrado na manhã desta terça, na localidade de Itapera, onde a família dele mora.

Azul faz voo inaugural de Guanambi a aeroporto de Confins em Belo Horizonte Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (20), a empresa Azul Linhas Aéreas realizou um voo inaugural do aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, para o Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, a 141 km de Brumado. O avião modelo ATR-72-600 chegou ao município por volta de 15h, com diversos passageiros e autoridades de Guanambi, além de representantes da Azul. Os voos de Guanambi têm bilhetes a partir de R$ 259,80. Inicialmente, a companhia irá operar às segundas, quartas, sextas e domingos. Todas as ligações serão cumpridas com as aeronaves ATR 72-600, com capacidade para até 70 passageiros.

Em breve não precisaremos mais usar máscaras, seu sorriso estará preparado para este momento?

As máscaras na pandemia se tornaram um equipamento indispensável para nossa proteção diária. Mas com o avanço da vacinação logo voltaremos a nos cumprimentar com um abraço, a rever nossas expressões, e principalmente expor os nossos sorrisos. E o seu sorriso? Estará preparado para este momento?  Venha fazer sua avaliação na Dom Odontologia Premium. A clínica funciona na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 570 - 1º andar. Os telefones são (77) 3441-0728 e (77) 98108-8430 (WhatsApp).

Amarildo Bomfim indica adequações na enfermaria pediátrica do Hospital de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de indicação, o vereador Amarildo Bomfim (PSB) solicitou do Executivo a adequação da enfermaria de observação pediátrica no pronto socorro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Em sua justificativa, o parlamentar destacou que a observação pediátrica funciona de forma inadequada em um box, sendo separado da ala de pacientes graves apenas por uma cortina, o que descumpre os protocolos estabelecidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). “Além da adequação na estrutura, a sala de observação pediátrica necessita ser equipada devidamente com o objetivo de proporcionar um ambiente mais amplo, seguro e adequado”, enfatizou. Bomfim ainda citou que o local necessita de leitos individuais, poltronas para acompanhantes, banheiro privativo com fraldário, guarda volume e maca fixa para que os pediatras possam realizar anamnese com melhor acolhimento. “Realizadas essas e outras adequações, o acompanhante poderá ficar com a criança em tempo integral, tendo um atendimento completo e humanizado”, defendeu.

Bahia registra 10 novos casos e soma duas mortes da variante Delta de Covid-19 Foto: Reprodução/Pixabay

Mais dez casos, incluindo uma morte, causada pela variante Delta da Covid-19 foram identificados na Bahia. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA). De acordo com a Secretaria da Saúde do estado (Sesab), os novos casos foram identificados em pacientes de Senhor do Bonfim (2), Sapeaçu (1), Conceição do Almeida (1), Salvador (2), Vereda (1), Medeiros Neto (2) e Vitória da Conquista (1). A idade dos pacientes varia de 1 a 45 anos. São três homens e sete mulheres. Com estes novos registros, o estado chega a 14 casos da variante, com dois óbitos. Os quatro primeiros foram identificados em residentes dos municípios de Feira de Santana, Vereda e Prado, além de um tripulante de um navio ancorado em Salvador. O Lacen apontou que apesar da detecção desses novos casos da Delta, a variante Gamma (antiga P.1, identificada pela primeira vez em Manaus) ainda é responsável por quase 80% das infecções no estado.

4 mil eleitores estão com os títulos cancelados em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Quem não votou, justificou a ausência em três eleições consecutivas ou deixou de comparecer à revisão eleitoral teve o título de eleitor cancelado. Em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, 4173 eleitores estão nessa situação por não terem feito o cadastramento biométrico. Na região, outras cidades também se destacam pelo alto número de títulos cancelados. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a regularização do documento é imprescindível para garantir o voto em 2022, bem como para que o cidadão possa ser empossado em concurso público, entre outras consequências. O prazo para resolução da pendência é até 4 de maio de 2022, data em que o cadastro eleitoral será fechado.

Érico Cardoso: Menina de 4 anos é picada por escorpião e está internada em UTI Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma criança de 4 anos está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Vitória da Conquista após ser picada por um escorpião. A menina foi ferida em sua residência na comunidade de Baraúna, na zona rural de Érico Cardoso, a 144 km de Brumado, na última quinta-feira (16). Ela foi socorrida pelos pais e encaminhada até a UPA 24 Horas de Livramento de Nossa Senhora, de onde foi transferida para a unidade de cuidados intensivos. No local, permanece sedada devido à gravidade do seu caso.

Homem é preso após agredir e golpear ex-companheira com garrafa de vidro na Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem foi preso por agredir e golpear a ex-companheira usando uma garrafa de vidro. O suspeito foi detido na segunda-feira (20), em Salvador, no bairro de Plataforma. Segundo a Polícia Civil, a vítima ficou cega. O crime aconteceu em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, no mês de agosto. Por causa das agressões, a mulher ficou com diversas marcas de cortes. A polícia detalhou que ela teve lesões no olho esquerdo, cabeça, seios, pescoço, colo e rosto. Na época do crime, a vítima foi levada para um matagal e mantida em cárcere privado, enquanto ainda estava ferida. Ela só foi encontrada dois dias após a agressão. Os pais do agressor também foram presos, porque colaboraram com o cárcere da mulher. Ainda de acordo com a polícia, os dois medicaram a vítima por conta própria, o que fez com que ela perdesse a visão. O agressor está à disposição da Justiça em Salvador e os pais dele estão detidos em Santo Amaro.

Brumado negocia com o Governo do Estado transformar UTI Covid em UTI convencional Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No próximo dia 23, o contrato da UTI Covid de Brumado será encerrado com o Governo do Estado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde da cidade, Cláudio Feres, informou que o estado já sinalizou que não tem mais interesse em renovar o contrato, tendo em vista o atual cenário da pandemia na região. Hoje, de acordo com o último boletim epidemiológico, não há pacientes internados na unidade. Feres adiantou que o Município está negociando com o Governo Estadual a possibilidade de manter a UTI para atendimento ao público geral. “Seriam mais 10 leitos de UTI adulto para Brumado. O hospital ficaria com 20 leitos de UTI adulto e 10 leitos de UTI neonatal. Isso é uma vontade da administração, do nosso prefeito. Estamos trabalhando, mas ainda em fase de negociação”, declarou.

Governadores de 20 estados dizem que alta do preço da gasolina é 'problema nacional' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Vinte governadores divulgaram nota na qual afirmam que o aumento do preço da gasolina é um “problema nacional” e não das unidades da federação. A carta é uma resposta às acusações do presidente Jair Bolsonaro, que culpa os estados pelo aumento do preço do combustível. Na carta, os governadores afirmam que, embora o preço do combustível tenha registrado aumento superior a 40% nos últimos 12 meses, nenhum estado aumentou nesse período o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), um dos tributos que incidem sobre a gasolina. “Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, escreveram os governadores, entre os quais aliados de Bolsonaro como Claudio Castro (Rio de Janeiro), Romeu Zema (Minas Gerais) e Ronaldo Caiado (Goiás). “Os Governadores dos Entes Federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, diz a íntegra da nota. Sete governadores não assinaram a carta: Carlos Moisés (Santa Catarina); Ratinho Júnior (Paraná); Mauro Carlesse (Tocantins); Marcos Rocha (Rondônia); Antonio Denarium (Roraima); Wilson Lima (Amazonas); e Gladson Cameli (Acre).

Brumado: Gramado de campo apresenta falhas e equipamento pode ficar restrito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora esteja sendo construído com recursos do Governo do Estado, o campo da Escola Municipal Idalina foi murado pela prefeitura e pode ficar restrito à unidade de ensino. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de educação, João Nolasco, relatou que a Administração está tendo dificuldades com a pega do gramado do campo, bem como com o abastecimento de água no local. Por conta da situação, o secretário sinalizou que o campo poderá deixar de atender aos babas comunitários. “O pessoal tem que entender que um campo gramado não tem condições de ser liberado para bater baba todo dia. Não tem grama que aguente, mas é muito cedo ainda para tomarmos qualquer atitude e dar qualquer resposta à comunidade. Na hora certa, vamos informar a comunidade como será conduzido o uso do campo”, declarou. Vale lembrar que o campeonato do Bairro São Félix, realizado há 50 anos, acontece tradicionalmente no campo. 

Pai e madrasta são presos por espancar criança de 4 anos cuja mãe morreu de Covid-19 Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Pai e madrasta foram presos suspeitos de espancar uma menina de 4 anos, em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital. A criança precisou ser hospitalizada porque estava com ferimentos em várias partes do corpo e até com um braço quebrado. Conforme o Conselho Tutelar, ela perdeu a mãe para a Covid-19 há quatro meses. De acordo com o G1, a denúncia de agressão foi feita pelo próprio pai da criança à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), na quinta-feira (16), após a irmã dele o alertar sobre os machucados. No entanto, enquanto o homem acusava a companheira de agredir a menina, a madrasta o acusou do mesmo. Assim, ambos acabaram presos. “A DPCA vai apurar as circunstancias desse delito, seja através de diligências, ouvindo testemunhas, [...] qualquer um que possa contribuir para a elucidação. As investigações vão individualizar a conduta de cada um: pai e madrasta”, explicou a delegada Bruna Coelho. Como os nomes dos suspeitos não foram divulgados, o G1 não conseguiu localizar a defesa deles para que se posicionasse sobre o caso. Após a denúncia, a Polícia Civil localizou a criança e a submeteu a um exame médico. O profissional de saúde indicou que a paciente precisava de atendimento hospitalar. A menina foi encaminhada para o Hospital de Urgências Governador Otávio Lages de Siqueira (Hugol), em Goiânia. Segundo relatos do Conselho Tutelar e da Polícia Civil, a menina tinha hematomas novos e antigos. Como o braço direito dela estava fraturado, precisou passar por uma cirurgia.

Morre, aos 58 anos, Daniel Simurro, pioneiro do jornalismo online em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A imprensa brumadense e regional está em luto, pois morreu, na madrugada desta terça-feira (21), no dia do radialista, o comunicador e jornalista Daniel Machado Simurro, de 58 anos. De descendência ítalo-brasileiro (pai italiano e mãe brasileira), paulistano de nascimento e brumadense por opção, Simurro chegou em Brumado em meados da década de 1990, onde se estabeleceu, ganhando notoriedade no comando de um programa gospel transmitido pela Rádio Alternativa FM. Depois migrou para o jornalismo, área em que teve papel fundamental no início da mídia online local, dando os primeiros dedilhados no pinga-fogo da política, na época, na Brumado Net. Isso no período em que a internet ainda buscava a sua popularidade, antes mesmo do surgimento dos notebooks e outras mídias e aplicativos da atualidade. O jornalista também já atuou no site Achei Brumado, que hoje é Achei Sudoeste. Também foi um dos primeiros a encabeçar o projeto de lançamento de uma TV web na cidade, tendo atuado na produção de vários vídeos com reportagens diversas enquanto atuou na rede de comunicação da emissora Alternativa FM. Daniel teve passagem por vários outros veículos de comunicação em Brumado, e também fez assessoria de comunicação para os governos de Edmundo Pereira Santos e Eduardo Lima Vasconcelos, bem como, em algumas ocasiões, para a Câmara de Vereadores. Muito centrado, Machado tinha facilidade na redação das matérias que polemizavam os bastidores da política local, que também trazia um pouco de irreverência e sarcasmo, o que lhe atraia, além de admiração, alguns desafetos momentâneos. Daniel também foi escritor correspondente de vários outros veículos de comunicação da região. Em 2019, sob indicação do então presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (DEM), ele recebeu o título de Cidadão Brumadense, principal condecoração concedida pela Câmara de Vereadores a imigrantes que escolhem e contribuem com o progresso da nossa cidade (veja aqui). No início da tarde da última segunda-feira (20), ele sofreu um mal súbito, tendo sido socorrido por vizinhos após ter gritado por socorro. Na ocasião, ele estava com sua mãe, uma idosa de 90 anos, portadora de Alzheimer. Deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto ainda consciente, porém seu quadro clínico se agravou e precisou ser intubado. Os médicos descobriram que Simurro sofreu um aneurisma da aorta (dilatação da principal artéria do corpo, responsável pela condução do sangue bombardeado pelo coração), não resistiu e veio a óbito às 4h desta terça-feira (21). Simurro deixa 4 filhos. A equipe do site Achei Sudoeste lamenta e presta condolências à família diante de tamanha fatalidade. O velório acontece na Câmara de Vereadores, e o sepultamento está marcado para às 16h no Cemitério Jardim Santa Inês. 

45% dos brasileiros têm contas em atraso, revela Datafolha Foto: Divulgação

45% dos brasileiros têm atualmente alguma dívida ou conta atrasada, mostra pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro. Os outros 55% estão com essas obrigações em dia. De acordo com o levantamento, dívidas atrasadas com cartão de crédito foram citadas por 25% dos entrevistados. Conta de luz em atraso, por 22%. De água, por 16%. O cartão é historicamente a modalidade de crédito bancário com maior nível de inadimplência. Já a conta de energia elétrica subiu 21% nos 12 meses encerrados em agosto, mais que o dobro do índice de inflação ao consumidor (IPCA), em quase 10%. Em grande parte, por conta do acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras, para compensar a falta de geração hidrelétrica provocada pelo baixo nível dos reservatórios do país. Outras despesas incluídas no questionário aparecem com os seguintes percentuais: aluguel ou prestação de imóvel, 11%; gás, 8%; mensalidade de escola ou faculdade, 6%; prestação de automóvel ou motocicleta, também 6%; plano de saúde, 5%. Segundo a pesquisa, as mulheres (49%) estão mais endividadas que os homens (40%), e os pretos (53%) mais que os brancos (35%). Também se destaca o percentual de inadimplentes entre desempregados à procura de emprego (62%), assalariados sem registro (50%), pessoas de 25 a 44 anos (53%) e aquelas com renda de até dois salários mínimos (54%). Por região, a taxa mais alta está no Norte/Centro-Oeste (53%), seguido por Nordeste (48%), Sudeste (42%) e Sul (36%).

Brumado: Município multa empresa que descumpriu contrato de abastecimento de medicamentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, muitos munícipes se queixam que não estão encontrando uma série de medicamentos na Farmácia Básica. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, justificou que a empresa vencedora da licitação não entregou um dos lotes de medicamentos adquiridos para a Farmácia Básica. “Tivemos que notificar e multar a empresa. Infelizmente, nesses últimos três meses, ficamos desabastecidos. Não foi por uma irresponsabilidade nossa, muito pelo contrário, foi uma irresponsabilidade da empresa, que ganhou e não entregou o lote”, afirmou. Nesta segunda-feira (20), uma nova licitação foi realizada para garantir a aquisição do referido lote de medicamentos. Após a realização de todos os trâmites necessários, o secretário acredita que, até o dia 10 de outubro, os medicamentos sejam entregues na Farmácia Básica, normalizando assim a distribuição gratuita dos mesmos aos pacientes cadastrados na unidade. “Pedimos desculpas à população. O prefeito sempre nos deu total condição para garantir o fornecimento de medicamentos na Farmácia Básica, mas, por conta de uma irresponsabilidade de uma empresa, ficamos sem condições. Peço compreensão às pessoas”, completou.

Rui Costa anuncia licitação para a elevação da Barragem de Cristalândia em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou nesta segunda-feira (20), durante uma live com a impressa regional, a elevação da Barragem de Cristalândia, em Brumado. De acordo com o chefe do executivo baiano, o governo estadual publicará a licitação para a obra ainda neste semestre. Para Costa, Brumado é importante e seu governo dará toda a atenção para o município e a região. Atualmente, a capacidade de armazenamento do manancial é de 17 milhões de m³ de água e abastece, além de Brumado, a cidade de Malhada de Pedras. Projetos em andamento visam também os abastecimentos de Tanhaçu e Ituaçu.

'Sem boa acolhida para obras e várias promessas', diz prefeito sobre governo do estado com Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em live nas redes sociais, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou que a cidade não tem tido boa acolhida do Governo do Estado, especialmente no que diz respeito a obras junto à Secretaria Estadual de Infraestrutura. O gestor citou, durante a live, que as obras de duplicação na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, na BA-148, saída para Livramento de Nossa Senhora, estão sendo realizadas pelo Município, porém, segundo frisou, seriam de responsabilidade do Estado. “Fizeram várias promessas, do anel viário e tudo mais. O Município está fazendo o que lhe cabe. Pelo menos na saída para Livramento, aqueles três primeiros quilômetros, a gente espera que o estado venha fazer a pavimentação. A parte de terraplanagem, obra de arte, nós estamos fazendo”, disse. Conforme anunciado pelo secretário municipal de infraestrutura, inicialmente, a obra seria feita em parceria com o governo estadual, visto que o governador havia firmado esse compromisso com o prefeito (veja aqui). Em vídeo recente, o vereador Reinaldo de Almeida Brito (DEM), o Rey de Domingão, acusou o prefeito de realizar melhorias na BA-148 e parar obras na BR-030 por conta de interesses pessoais. Almeida disse que Vasconcelos usa o poder em benefício próprio para alugar e valorizar imóveis na cidade (veja aqui).

Operação de combate à violência contra a mulher termina com mais de 300 pessoas presas na Bahia Foto: Divulgação/PC

A Operação Maria da Penha, da Polícia Civil da Bahia, terminou nesta segunda-feira (20), com 348 pessoas presas pelos crimes de feminicídio, lesão corporal, ameaça, estupro e descumprimento de medida protetiva de urgência. Segundo informações da polícia Civil, a ação durou cerca de um mês e também contou com um adolescente apreendido e 51 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão cumpridos. A ação foi coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). Na Bahia, a ação contou com equipes dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Inteligência Policial (DIP), da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Assessoria Executiva de Operações de Polícia Judiciária (AEXPJ).

Há 18 dias, Brumado não registra morte por Covid-19

Nesta segunda-feira, 20 de setembro, o município de Brumado registra 9930 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. Entre os diagnósticos: 0 internações, 197 óbitos, 68 pacientes em tratamento e 9565 recuperados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.

Brumado: PCdoB convoca filiados para conferência municipal no dia 26 deste mês

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) convoca todos os filiados com as obrigações partidárias em dia no município de Brumado para a Conferência Municipal que será realizada no dia 26 deste mês, com início às 09h. O evento acontecerá no Clube dos Mineradores, na Rua Oldack de Carvalho Neves. Na oportunidade, serão discutidos e deliberados projetos de resolução, propostas de alteração no estatuto partidário, balanço do trabalho de direção do organismo partidário, eleição dos novos integrantes do organismo partidário e eleição da delegação municipal à plenária final da Conferência Estadual.

Brumado: Sindicato dos Mineradores denuncia assédio moral na IMI Fabi Talco Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A diretoria do Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião (Sindmine) fez uma denúncia contra a empresa IMI Fabi Talco de assédio moral. O Sindmine fez a publicação de uma nota pública sobre o caso e divulgou em sua página oficial. CLIQUE AQUI e veja na íntegra.

Clínica Exame: Pré-natal com pediatra, você já ouviu falar?

A consulta com um pediatra durante o período pré-natal já é recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e deve ser realizada no 3º trimestre da gestação (32ª-34ª semana). O objetivo principal dessa consulta é reduzir os medos, as apreensões e a ansiedade da família em relação à chegada do filho, através da antecipação das informações e estratégias para enfrentar e resolver situações do cotidiano dos bebês. A consulta pediátrica pré-natal também pode ajudar a transformar os pais em cuidadores eficientes dos seus filhos. Em conjunto com o Obstetra, podem ser feita a avaliação da nutrição adequada da gestante, suplementação de ferro e ácido fólico, realização de exames, intercorrências no pré-natal, indicações de vias de parto e possibilidade de redução do número de cesariana e prevenção de doenças infecciosas, além de ajudar no preparo para a amamentação, pós parto e puerpério, enxoval e outras demandas. Os pais poderão receber orientações sobre a rotina normal de assistência pediátrica em sala de parto pelo neonatologista e possíveis intervenções em caso de gestações de risco ou com patologias já diagnosticadas no feto e/ou intercorrências que possam ocorrer no parto. Frisar sobre a importância do contato pele a pele com a mãe e o aleitamento materno na 1ª hora de vida do bebê (golden hour) e sua importância para o RN e para o aleitamento materno, possíveis dificuldades na amamentação nos primeiros dias, primeiras vacinas do RN, testes de triagem neonatal, cuidados com o RN após a alta, segurança da criança e o acompanhamento na puericultura de forma regular. E será também a oportunidade de já conhecer o futuro pediatra do seu bebê e tirar todas as dúvidas antes dele chegar. Assim, tranquilizando a mamãe, papai e familiares para um parto tranquilo e um momento muito especial. Agende uma consulta de pré-natal com um pediatra. Agende sua consulta conosco pelo telefone: (77) 3441-9286 / (77) 99991-5757.

Arquivo