Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
11/2013
fechar

Brumado: Sesoc visita comunidades rurais para divulgar PNH Rural A primeira comunidade a receber a comitiva foi a do Ariri, mas a secretaria está a disposição para oferecer qualquer outro esclarecimento aos moradores da zona rural. (Foto: Divulgação).

Foi iniciada na última segunda-feira (04) uma série de visitas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania – Sesoc às diversas comunidades rurais de Brumado para divulgar o Programa Nacional de Habitação (PNH Rural). O programa tem como foco oferecer subsídios aos agricultores familiares ou trabalhadores rurais, através de recursos do Orçamento Geral da União (OGU), para compra de material de construção, reforma e construção de residências em áreas rurais. Para participar é preciso ter renda bruta anual máxima de R$ 15.000,00. “Queremos esclarecer a população sobre os critérios exigidos para serem atendidos pelo programa”, declarou a secretária da pasta, Themis Narvaes. A primeira comunidade a receber a equipe da Sesoc foi a do Ariri. Mesmo com a ação de ir até as comunidades, Narvaes informou que a secretaria está a disposição para oferecer qualquer outro esclarecimento aos moradores da zona rural.

Brumado: Secretário de Infraestrutura visita obra na Escola Zilda Neves André Cardoso destacou a parceria com a secretaria de Educação na busca de melhorias para escolas e o conforto dos alunos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

“O prefeito Aguiberto está realizando um grande trabalho com essas obras e estamos tendo um imenso prazer em trabalhar junto com a secretaria de Educação na busca de melhorias das nossas escolas. A administração está apresentando um novo modelo de estrutura que com certeza mudará o rumo da educação em nossa cidade”. Essa foi a observação do secretário municipal de Infraestrutura André Cardoso ao visitar as obras da Escola Professora Zilda Neves na manhã da última quarta-feira (06). A obra de ampliação da escola, que contará com novas salas de aula, está na fase final e será inaugurada na próxima sexta-feira (08), já com mobília. O secretário fez referência ainda à outra unidade escolar, situada no povoado de Lagoa Funda que também passa por reforma e ampliação. A unidade de ensino do povoado está recebendo cobertura na quadra de esportes. “Não tenho dúvida de que estamos no caminho certo para melhorar a qualidade do ensino em nosso município, começando pela nova estrutura física das escolas”, pontuou Cardoso ao site Brumado Notícias.

Brumado: Secretário de Infraestrutura visita obra na Escola Zilda Neves A unidade escolar contará com nova mobília e será inaugurada nesta sexta-feira (08). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: CMDRS apresenta ações realizadas no último mês Conselho de Desenvolvimento Rural da cidade continua sempre na defesa ao homem do campo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em toda primeira quarta-feira de cada mês é realizada a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Brumado - CMDRS, como aconteceu na manhã da última quarta-feira (06) no auditório do Semac. Durante o encontro, o presidente Gilberto Lima Dias destacou que em outubro esteve na capital baiana para apresentar a documentação da homologação ou legalização do CMDRS, no município e no estado. Aproveitando a passagem por Salvador, o presidente também compareceu à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), onde foi buscar apoio parlamentar ao problema da falta de transporte coletivo para as regiões de Umburanas e Cristalândia. “Após pavimentação da BR-030, a empresa de ônibus deixou de transitar pelas localidades. Nossa intensão é que a empresa disponibilize um micro-ônibus para passar pelo menos duas vezes por semana nas localidades citadas a fim de facilitar o deslocamento de populares para a sede do município”, explicou Gilberto Lima Dias. Giba, como é mais conhecido, acrescentou ainda que outra ação do Conselho foi comparecer ao canteiro de obras da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste Leste) para tratar das questões de fechamento das estradas vicinais por onde vão passar os trilhos da ferrovia. “Após uma longa conversa, os representantes da obra prometeram solucionar esse problema”, emendou. Ao final foi destacado que já está sendo elaborada uma logomarca para o conselho, que será fixada na sede do órgão a partir do próximo mês.

Mesmo com racha, PT brumadense realizará eleição no próximo domingo (10) O Diretório do partido negou com veemência as declarações do ex-vice-prefeito José Luiz Ataíde e deixou claro que ‘roupa suja se lava em casa’. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Tentando explicar a crise interna existente dentro do grupo, o atual Diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado convocou uma coletiva com a imprensa local na noite da ultima terça-feira (05). Os integrantes da diretoria relataram que toda a crise apareceu após declarações do ex-vice-prefeito José Luiz Alves Ataíde (PT) acerca de um pacto proporcional para formação de chapa única para as eleições internas da agremiação no próximo domingo (10). O atual presidente do diretório municipal, Luiz Frederico Rêgo, afirmou que Ataíde estaria querendo promover a ‘política da imposição de um líder no grupo’. “Roupa suja se lava em casa e não deveria ter jogado isso na imprensa. Muito me estranha as declarações do companheiro José Luiz Ataíde, porque ele quer colocar a responsabilidade de fazer a unidade do grupo de qualquer jeito em minhas mãos”, argumentou Fredinho, como é mais conhecido o presidente da sigla. E o petista seguiu dizendo: “Talvez essa seja uma pratica natural dele [José Luiz Ataíde], mas não do PT, de dizer manda quem pode e obedece quem tem juízo. Aqui nós agimos com racionalidade e debate democrático de grupo. Não aceitamos a imposição de um que diz ‘tá pronto’ e os demais abaixam a cabeça e aceitam”. 

Mesmo com racha, PT brumadense realizará eleição no próximo domingo (10) Documentação do próprio PT estadual confirma chapa liderada pelo atual presidente Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Nem o presidente, nem os demais membros da atual diretoria utilizam o termo ‘racha de grupo’, mas garantem que isso é apenas uma disputa de interesses divergente. Neste cenário de crise, os diretores foram unânimes em dizer que José Luiz Ataíde usou o artifício da mentira para defender a sua imposição de 50% na formação da chapa. “A pretensão do grupo adesista seria de 50% de membros na chapa, mas os militantes só aceitam proporção de 60% por 40%. Não houve pacto, nunca existiu esse pacto, ele mentiu nessas declarações de que nós quebramos um pacto, pois nunca aceitamos essa proposta de 50%. A mentira repetida não é uma verdade. Eles trouxeram a proposta de pactuação, mas ela foi negada, pois na ocasião não havia o coletivo, apenas três dos membros da mesa diretora. Independente de interferência nacional e estadual a chapa que defendemos é essa de 60% e 40%”, asseveraram a direção da sigla. 

Mesmo com racha, PT brumadense realizará eleição no próximo domingo (10) Os tradicionais petistas cobram participação dos ex-peemedebistas nas questões internas do partido e mesmo holofotes em eventos. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O final da coletiva foi de crítica e cobrança de mais participação dos ex-peemedebistas nos assuntos internos do PT municipal.  “Eles precisam participar e ter vida partidária aqui dentro, ao invés de apenas buscarem holofotes em eventos. Eles têm de participar das atividades internas do partido. Eles têm uma lógica de cacique, de general e nós não aceitamos isso, mesmo assim nós vamos tentar convier politicamente com a situação”, pontuaram os militantes. Já na quarta-feira (06) foi enviada à redação do site Brumado Notícias uma cópia da resolução da executiva estadual do PT, documento o qual aponta o reconhecimento da chapa única em Brumado, tendo Fredinho como candidato a presidente do partido na eleição a ser realizada no próximo domingo na sede do partido.

Brumado: Funcionários da Uneb paralisam as atividades Os docentes decidiram cruzar os braços depois de uma assembleia realizada no último dia 04, com a justificativa de reivindicar a ampliação do orçamento universitário. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícia

Durante todo o dia de hoje, quinta-feira (07), as aulas na Universidade Estadual da Bahia (Uneb) estão paralisadas. Os docentes decidiram cruzar os braços depois de uma assembleia realizada no último dia 04, com a justificativa de reivindicar a ampliação do orçamento universitário. Os professores da Uesb, Uefs e Uesc também aderiram à causa. A categoria, com o apoio dos reitores, quer que no mínimo 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) seja destinado às universidades, e não apenas 5%, como consta Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2014 para a Bahia. Os técnicos da Uneb em Brumado também aderiram à causa, lutando ainda pelo reajuste salarial, regulamentação do plano de carreira dos técnicos e analistas universitários, reajuste do auxílio alimentação, ampliação do número de cargos comissionados e funções gratificadas, aumento dos valores das gratificações, ampliação da rede de cobertura da Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais. A expectativa é que os servidores retornem às atividades no dia 08 de novembro.

Lagoa Real: Secretaria Saúde realiza mutirão de exames Papanicolau em PSF As mulheres podem fazer os exames na sede da Unidade de Saúde da Família Helenita Dias Alves. (Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias).

Durante toda esta quinta-feira (07), a secretaria municipal de Saúde de Lagoa Real está promovendo um mutirão de exames preventivos de Papanicolau. As mulheres podem fazer os exames na sede da Unidade de Saúde da Família Helenita Dias Alves. Mesmo sendo novembro, a iniciativa está inserida nas ações de Saúde da Mulher, relacionadas ao Outubro Rosa. Qualquer mulher pode participar do mutirão, desde que seja residente na área de abrangência da Unidade de Saúde citada e tenha mais de 20 anos, ou vida sexual ativa. Os atendimentos começarão às 07 horas, com encerramento às 15 horas. Como é um mutirão, não é necessário agendar consulta, basta apenas comparecer à Unidade de Saúde com os documentos pessoais.

Brumado: Exército convoca reservistas para Exercício de Apresentação da Reserva Todos os jovens que prestaram o serviço militar entre 2008 e 2013 devem se apresentar na sede do TG, durante os dias 9 a 16 de dezembro. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O subtenente Takeyuki, chefe de instrução do Tiro de Guerra (TG), enviou na última quarta-feira (06) uma nota sobre a convocação de todos os reservistas dos últimos cinco anos para o Exercício de Apresentação da Reserva – Exar. De acordo com a nota, todos os jovens que prestaram o serviço militar entre 2008 e 2013 devem se apresentar na sede do Tiro de Guerra em Brumado, durante os dias 9 a 16 de dezembro de 2013. O TG brumadense está localizado na Avenida Ana Lídia Viana Cardoso, 586, Parque Alvorada. Os reservistas também podem se apresentar pela internet, através do site www.exarnet.eb.mil.br, no período de 1º de dezembro de 2013 até 31 de janeiro de 2014. Mesmo os reservistas em atraso com o Exar devem se apresentar, sendo que pagarão multa mínima federal.

Morre aos 92 anos o ator Jorge Dória Seu último papel foi no programa Zorra Total, da TV Globo. (Foto: Divulgação).

Morreu, aos 92 anos, na tarde desta quarta-feira (6), o ator Jorge Dória. Ele estava internado no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Barra D´Or, no Rio de Janeiro, desde o dia 27 de setembro. A assessoria do artista divulgou nota nesta terça (5) na qual afirmava que o quadro de saúde de Dória havia piorado significativamente. Segundo boletim médico, o ator morreu após complicações cardiorrespiratórias e renais. Dória estava afastado das telas desde 2005, quando teve um acidente vascular cerebral. Seu último papel foi no programa Zorra Total, da TV Globo.

Brumado: Dona de hotel ganha abóbora gigante O legume pesa 14.185 quilos e foi colhido na Fazenda Papagaio no município de Acajutiba. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma abóbora com mais de 14 kg foi colhida no último domingo (03) na Fazenda Papagaio no município de Acajutiba, a 180 km de Salvador. O legume chegou ao município de Brumado na tarde desta quarta-feira (06). O site Brumado Notícias entrevistou o proprietário da abóbora, que contou ter colhido dois legumes na mesma proporção em sua fazenda. O dono de uma quitanda brumadense, ao ver a abóbora, se assustou. “Nunca vi aqui uma abóbora desse tamanho e peso”, comentou. O dono da fazenda levou o legume para dar como presente a uma dona de hotel no município.

Brumado: Dona de hotel ganha abóbora gigante O legume chegou ao município de Brumado na tarde desta quarta-feira (06). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Cinco alunos do 3º ano do CEML passam no vestibular A Escola parabeniza a todos os aprovados. (Foto: Divulgação).

Mais uma vez alunos que ainda não encerraram o 3º ano do Ensino Médio no Centro Educacional Monteiro Lobato (CEML) foram aprovados em vestibulares. As estudantes Rúbia Sherlen e Tatiane Ribas fizeram as provas da Unifacs e passaram para os cursos de Direito e Engenharia Química, respectivamente. Sherlen também foi aprovada no curso de Psicologia. Gustavo Machado também se inscreveu na Unifacs e passou em 3º lugar para Engenharia Mecânica. A aluna Rafaela Pacífico foi aprovada para o curso de Direito na Fainor. E aluna Paula Regina ficou em 4º lugar no curso de Fisioterapia do Iaene. O CEML parabeniza a todos os aprovados! E você também quer seu filho fazendo parte desse grupo de sucesso? Então o matricule numa escola que ofereça ensino de qualidade, matricule no Centro Educacional Monteiro Lobato.

Brumado: Prefeito recebe visita de representantes do Banco do Brasil Um dos motivos da visita foi estreitar os laços entre a instituição financeira e a prefeitura, além de conversar sobre a área econômica da cidade. (Foto: Divulgação).

O superintendente regional do Banco do Brasil, Saulo Cardoso Xavier, o assessor Leomar Gotardo, o gerente da agência local, Claudio Oliveira e o gerente de relacionamentos Maurício Dantas visitaram o prefeito municipal de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (06). Um dos motivos da visita foi estreitar os laços entre a instituição financeira e a prefeitura, além de conversar sobre a área econômica do município. “Essa foi uma visita muito aprazível. Encontros como esse enriquecem ainda mais a nossa agenda”, comentou Aguiberto, bastante satisfeito com o encontro.

Modelo brumadense vai ser pintado por W. Veríssimo no programa Legendários da Record Veríssimo vai utilizar o corpo de Ricardo Lima como uma tela, fazendo uma pintura corporal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O brumadense Ricardo Lima Cassimiro foi escolhido pelo artista W. Veríssimo para ser um dos seus modelos durante o quadro Tá no Corpo, do programa Legendários, na Rede Record de Televisão. Veríssimo vai utilizar o corpo de Cassimiro como uma tela, fazendo uma pintura corporal. Ricardo atualmente trabalha como modelo na região, participando de desfiles, disputas de mister e de ensaios fotográficos. “Essa oportunidade caiu como uma luva na minha vida e o W. Veríssimo me deu toda atenção nessa oportunidade”, comentou o modelo ao site Brumado Notícias.

Mucugê: Assalto a banco deixa quatro pessoas feridas Oito homens fortemente armados invadiram a agência bancária. (Foto: Divulgação/PM).

Era por volta das 9h30 desta quarta-feira (06) quando oito homens chegaram à agência do Banco do Brasil, em Mucugê, na Chapada Diamantina, antes mesmo da abertura, anunciando um assalto. Para impedir o acesso da polícia ao local, os bandidos formaram um cordão humano com reféns. Dentro da agência eles pegaram dinheiro do cofre e fugiram, levando algumas pessoas. Durante a fuga, os assaltantes e a polícia trocaram tiros, fazendo com que quatro pessoas fossem baleadas. Para evitar que os policiais dificultassem a evasão, os bandidos amarraram um refém ao teto de um dos veículos utilizados para a ação. 

Mucugê: Assalto a banco deixa quatro pessoas feridas A polícia de toda a região continuam realizando buscas na tentativa de localizar o bando. (Foto: Divulgação/PM).

Eles conseguiram sair da cidade em dois carros – um Corsa prata e uma picape de cor escura. Até o momento não foi informado o valor roubado do banco e nem quantas pessoas foram levadas como reféns. As vítimas feridas foram levadas para o Hospital Augusta Medrado Matos, mas o estado de saúde delas não foi divulgado. De acordo com o Jornal Correio, equipes da 42ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Lençóis), da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa/Lençóis), Companhia de Ações Especiais do Semiárido (Caesa), 29ª CIPM/Seabra, 46ª CIPM/Livramento de Nossa Senhora e a Polícia Rodoviária Federal de Seabra ainda estão tentando localizar os assaltantes.

Brumado: Anatel responde ao legislativo representação do vereador Weliton Lopes O parlamentar ressaltou que continuará cobrando qualidade no serviço móvel de telefonia na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Recentemente, o vereador Weliton Lopes (SDD) encaminhou ao Ministério Público uma representação contra o serviço de telefonia móvel prestado principalmente pela Vivo em Brumado, tendo em vista os constantes problemas ocorridos na região. No documento, Lopes solicitou que a Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações tomasse providências para regularizar a situação. Além das dificuldades enfrentadas pelos usuários da zona urbana, o parlamentar colocou em questão também a falta de sinal para moradores da zona rural por causa da mudança da tecnologia CDMA para GSM. Na resposta da Anatel, apresentada por Weliton no último dia 04, durante a sessão da Câmara Municipal, foi dito que tal mudança não pode afetar a qualidade do serviço de telefonia. Segundo o edil, a Agência afirmou ser a troca de tecnologia uma decisão da operadora, algo que não deve gerar prejuízo para o usuário. Caso haja incompatibilidade entre a estação móvel do usuário e a nova tecnologia, ele terá direito à substituição do seu aparelho sem ônus. “Esta informação nos deixou satisfeitos já que os moradores das localidades que tiveram a comunicação prejudicada receberão da empresa novos aparelhos”, afirmou Lopes. Mas o vereador acredita que ainda será necessária uma nova representação, pois, segundo a Anatel, os consumidores que recebiam o sinal da Vivo através de antena não teriam direito a novos aparelhos. “A prestadora é obrigada a promover a substituição de todas as estações móveis que não sejam compatíveis com a nova tecnologia por outras que possuam as mesmas funcionalidades das antigas, atendendo aos padrões tecnológicos. Então acredito que o sinal voltará a ser captado pelas antenas”, comentou Weliton. O parlamentar garantiu que se isso não acontecer, irá fazer outra representação.

Brumado: Assembleia especial das Testemunhas de Jeová Todos estão convidados para ouvir as instruções espirituais no próximo domingo (10). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

As Testemunhas de Jeová convidam a todos os brumadenses para realização da Assembleia A Palavra de Deus Exerce Poder - Heb. 4:12. Ao longo do evento serão abordados vários temas que darão ênfase à importância de permitir que a palavra de Deus exerça poder em nossas vidas. Entre os principais temas a serem discutidos na Assembleia estão Sinta o Poder da Palavra de Deus; Jovens, Vocês Confiam no Poder de Deus?; e Permita que o Poder da Palavra de Deus Continue a Transformar. Todos estão convidados para ouvir as instruções espirituais no próximo domingo (10). A Assembleia terá inicio às 9h, no Ginásio de Esporte Antônio Alves Ribeiro.

São Jorge do Oeste: Prefeito renuncia por se sentir incapaz de combater corrupção Vereador da cidade disse que notícia surpreendeu todos os moradores. (Foto: Reprodução/Facebook).

Após 308 dias no cargo, o prefeito de São Jorge do Oeste, no sudoeste do Paraná, Lori Gaio (PV), enviou à Câmara Municipal uma carta de renúncia pedindo a sua saída da prefeitura por se sentir incapaz de combater a corrupção. O gestor disse estar com a “consciência tranquila e certeza de dever cumprido”. A notícia pegou a todos de surpresa. Ao G1, o vereador Edson Padreco Ribeiro (PSD) explicou que como o presidente da Casa Legislativa, Osmar Marmitt, está viajando, o pedido só será analisado no seu retorno. O vice-prefeito Gilmar Paixão (PT) deve ser empossado para concluir o mandato. “Sempre desejei um município livre da corrupção e injustiças, mas me sinto incapaz de exercer tal função”, disse Gaio em um trecho da carta. Por fim, o prefeito afirma que irá voltar à função de agricultor. “Retorno à minha vida simples de agricultor, profissão que eu muito amo, acreditando, ainda, que posso, de outras maneiras, como cidadão de bem, contribuir para um município melhor”, encerrou.

Tanhaçu: João Francisco visita obras que serão inauguradas com o governador Jaques Wagner O prefeito já fez uma inspeção nas obras do Ginásio Poliesportivo e nos PSF´s que serão entregues para a melhor qualidade de vida da população. (Foto: Divulgação).

Na próxima sexta-feira (08), o governador Jaques Wagner (PT) estará no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, onde, ao lado do prefeito João Francisco Santos (PT), de secretários, deputados, vereadores e demais prefeitos, irá inaugurar várias obras. Às 09h, serão inaugurados o Posto de Saúde da Família (PSF), o Centro Digital da Cidadania (CDC), calçamentos, uma quadra poliesportiva no Povoado do Tucum, cisternas e o Sistema Simplificado de Água (SSA) na zona rural. Às 10h, o Ginásio Poliesportivo, PSF, iluminação da entrada da cidade e calçamentos no distrito de Suçuarana também serão inaugurados. O prefeito João Francisco (PT) convidou pessoalmente o governador, os secretários e o diretor da Sudesb para abrilhantar o evento. Na oportunidade, o prefeito solicitou ao governador a instalação de torres para ampliar o serviço de telefonia móvel para atender as comunidades do Distrito de Suçuarana, o Povoado de Ourives, o Povoado de Laços e toda zona rural. Segundo informou João Francisco ao site Brumado Notícias, as obras já foram visitadas e vistoriadas pela administração.

Polícia baiana é a que tem o maior índice de confiança da população Ao todo, 54% dos entrevistados na Bahia disseram confiar na polícia militar e 50% na polícia civil. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De acordo com pesquisa divulgada pelo 7º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 70% da população brasileira não confia no trabalho da polícia. Entretanto, o levantamento apontou que os baianos são os que mais confiam na força da polícia. Ao todo, 54% dos entrevistados na Bahia disseram confiar na polícia militar e 50% na polícia civil. Para o secretário de Segurança Pública Maurício Barbosa, este resultado é fruto do fortalecimento das corregedorias e dos processos que já resultaram em afastamento de policiais envolvidos em delitos. “Desde o início da gestão, 600 policiais foram demitidos. A população percebe que há um esforço muito grande de se separar o joio do trigo”, afirmou Barbosa ao Jornal Correio. Por outro lado, a polícia baiana é a que, em números relativos, mais matou em 2012 - 344 pessoas mortas em confrontos com as polícias civil e militar, o equivalente a 2,4 mortes por cada 100 mil habitantes. Na Bahia, a PM registrou 284 autos de resistência seguidos de morte no passado, enquanto a Polícia Civil contabilizou 60 casos. A soma indica quase uma morte por dia no ano.

Érico Cardoso: Marquinho Viana recebe apoio do ex-deputado Robério Nunes O parlamentar visitou o município e aproveitou para participar das comemorações do aniversário de Robério. (Foto: Divulgação).

No último dia 03 de novembro, o deputado Marquinho Viana (PV) esteve no município de Érico Cardoso, no sudoeste baiano, para participar das comemorações do aniversário do ex-deputado Robério Nunes, que reuniu grande número de amigos e aliados políticos. Durante a comemoração, o aniversariante e amigos desfilaram pelas ruas da cidade, onde o ex-deputado desfruta de bastante prestígio. Na oportunidade, Viana e Nunes selaram a amizade e o ex-deputado garantiu apoio ao amigo na região.

Prefeitura de Brumado conta com o apoio da população para conservar o bem público Campanha educativa com famosos personagens no Parque Infantil incentivam as crianças na preservação do bem público. (Foto: Divulgação).

A Prefeitura de Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura, fixou diversas placas em toda a área verde da Praça Coronel Zeca Leite. Segundo a Secretaria, a ideia é conquistar cada vez mais o apoio da população em prol da boa conservação do bem público. As placas instaladas no jardim do Parque Infantil, por exemplo, trazem imagens de famosos personagens de histórias em quadrinhos e desenhos animados para incentivar as crianças a cuidar do bem público. “A intenção da prefeitura em instalar as placas foi muito positiva. A população precisa ter consciência de que a preservação do bem público é bom e deixa a nossa cidade cada vez mais bonita”, disse a dona de casa Rita Santos ao site Brumado Notícias. Novas placas devem ser instaladas em todas as praças públicas que estão sendo revitalizadas pela administração do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD).

Equipe Scolari convida a todos para participar da gincana no CEML Com o tema Copa do Mundo, o evento será iniciado na sexta-feira (08), às 19h30. (Foto: Reprodução).

O Centro Educacional Monteiro Lobato realizará a XV Gincana nos dias 08 e 09 de novembro, na própria escola. Com o tema Copa do Mundo, o evento será iniciado na sexta-feira (08), às 19h30. Para entrar durante a abertura e fazer parte dessa festa basta colaborar com 1 kg de alimento não perecível. No dia 09, a entrada é franca a partir das 07h30. A equipe Scolari convida a todos para prestigiar esse momento de diversão e lazer. Venha torcer conosco!

Mucugê: Quadrilha causa terror em assalto ao Banco do Brasil Os assaltantes foram para porta do banco e começaram a efetuar vários disparos em via pública, atingindo os veículos que passavam pelo local.

Uma quadrilha fortemente armada provocou terror durante um assalto a uma agência do Banco do Brasil na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. Por telefone, a delegada da cidade, Veronice dos Santos, informou ao site Brumado Notícias que o pânico começou quando três homens armados invadiram a agência e tentaram arrombar o cofre. Como não conseguiram, o trio foi para porta do banco e começou a efetuar vários disparos em via pública, atingindo os veículos que passavam pelo local. A delegada disse ainda que não há informações sobre a existência de reféns e que já foram feitas solicitações de apoio às Companhias Independentes de Polícia Militar, às Coordenadorias da Polícia Civil, e às polícias especializadas da região no intuito de conter a ação dos bandidos.

Rio do Antônio: Polícia prende homem que chefiava quadrilha de furto e assaltos na região Elismar era o chefe do bando e após a sua prisão à polícia esclareceu vários crimes cometidos no distrito de Ibitira e nas cidades de Caetité, Guanambi e Lagoa Real. (Foto: Divulgação/PM).

Após dias de investigação, a polícia militar do município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, sob o comando do Major Berlink, conseguiu desarticular uma quadrilha de furtos e assaltos que vinham ocorrendo nas no distrito de Ibitira, nas cidades de Caetité, Guanambi e Lagoa Real. O chefe do bando, Elismar de Jesus Baldoino, foi preso e ajudou a polícia a esclarecer os crimes. Segundo Elismar, três menores e Marcos de Jesus Lima, seu primo, também faziam parte da quadrilha. Na ação, os policiais apreenderam dois menores, vários produtos roubados e dinheiro em espécie. Elismar confirmou à polícia que a quadrilha foi a responsável pelo assalto ao Correios de Caetité, onde também praticou uma saidinha bancária e assaltou várias lojas. Em Ibitira, a quadrilha roubou a Secretaria da Igreja Católica, um consultório odontológico, uma loja de modas e uma panificadora. Os objetos roubados desses locais foram recuperados. Máscaras, a réplica de uma arma de fogo e um revólver calibre 38 foram apreendidos pela polícia em poder do bando.

Rio do Antônio: Polícia prende homem que chefiava quadrilha de furto e assaltos na região Máscaras, a réplica de uma arma de fogo e um revólver calibre 38 foram apreendidos pela polícia em poder do bando. (Foto: Divulgação/PM).
Preso de Brumado e mais um fogem da cadeia de Livramento de Nossa Senhora João Paulo de Oliveira Santana estava detido acusado de ter participado de um assalto durante o qual a família de um empresário foi feita refém. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após cavar um buraco na laje que cobre uma das celas, dois presos fugiram da cadeia da cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, na madrugada desta quarta-feira (06). Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, um dos presos foi identificado como sendo João Paulo de Oliveira Santana, detido em Brumado no mês de agosto, acusado de ter participado de um assalto durante o qual a família de um empresário foi feita refém. João Paulo foi transferido para cadeia de Livramento por causa da superlotação na cadeia de Brumado. O outro foragido é Pedro Nunes de Santana Neto, natural da cidade de Xique Xique, que estava preso por prática de assalto.

Preso de Brumado e mais um fogem da cadeia de Livramento de Nossa Senhora O outro foragido é Pedro Nunes de Santana Neto, natural da cidade de Xique Xique, que estava preso por prática de assalto. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Arquivo