Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado: SMTT diz que não aprovará veículo da frota escolar que não esteja em condição de circular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ano letivo começa no mês de fevereiro e o Ministério Público já provocou a prefeitura para dar início à vistoria dos veículos que fazem parte da frota do transporte escolar do município de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Jansen Ricardo, disse que o número de veículos da frota é muito grande e o trabalho terá de ser feito através de mutirão a fim de atender a legislação. “A gente é responsável por inspecionar, mas os veículos já devem chegar para essa inspeção preparados. Os ônibus da prefeitura estão aptos ou não? Esse é o questionamento que eu passo para que a gente tenha esse entendimento antes de iniciarmos o trabalho”, salientou Ricardo. 

Brumado: SMTT diz que não aprovará veículo da frota escolar que não esteja em condição de circular Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo ele, fazer vistoria em ônibus que já se sabe que será reprovado é perda de tempo. Tendo isso em vista, o coordenador alerta que os responsáveis devem observar os itens de segurança, bem como a realização da capacitação do condutor, que, neste ano, será obrigatória. Ricardo ainda adiantou que a prefeitura, através da promotoria, já está viabilizando a contratação de um pátio próprio para que a SMTT possa resguardar os veículos, inclusive ônibus e vans escolares, retirados de circulação por falta de condições de segurança. “A SMTT não pode utilizar de subterfúgios para aprovar um veículo que não vai ter condições de rodar. Não aprovaremos nada que não esteja dentro da condição legal”, reforçou.

Vigep alerta comunidade após confirmação de três casos de dengue e zika em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um caso de dengue e dois de zika foram confirmados na cidade de Brumado. Coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Ilka Lima, informou ao site Achei Sudoeste que as notificações são um alerta para que a população possa redobrar os cuidados preventivos nessa época de verão. Segundo a coordenadora, os casos foram registrados no Bairro Malhada Branca e na comunidade da Lagoa Funda, onde a vigilância realizou todo tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde. Uma suspeita de dengue hemorrágica também foi notificada na Vila Presidente Vargas, mas a mesma foi descartada. Mesmo assim, por precaução, a coordenadora disse que o tratamento foi feito na comunidade para prevenir um possível surto. O ciclo de averiguação da Vigep foi iniciado agora e ainda não há dados sobre o índice de infestação do mosquito aedes aegypt na cidade. “A coleta de amostras está muito alta e temos a previsão de que será um índice muito alto nesse ciclo. Pedimos, mais uma vez, à população que aceite a visita dos agentes de endemias em suas casas, isso é extremamente importante. A gente bate muito na mesma tecla, mas, infelizmente, é necessário, porque a gente não consegue ter o controle de quando o mosquito vai aparecer ou não, então temos que evitar esse índice de infestação. Temos que fazer a nossa parte”, reforçou.

Vídeo flagra momento em que idoso é atropelado por moto ao tentar atravessar a BA-148 em Brumado Foto: Achei Sudoeste

Câmeras de monitoramento de um posto de combustíveis flagraram o momento em que um idoso foi atropelado por uma motocicleta ao tentar atravessar a BA-148, na comunidade da Lagoa Funda, em Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o idoso tinha acabado de descer de um ônibus à beira da estrada, quando o acidente aconteceu. Ele olhou apenas para um lado da rodovia e saiu em disparada, sendo atingido em cheio pela motocicleta. A vítima foi arremessada para o alto e caiu do outro lado da pista. Várias pessoas apareceram para tentar socorrer o idoso e o condutor da moto. O Samu 192 foi acionado e encaminhou os feridos ao Hospital Professor Magalhães Neto. Nossa reportagem tentou obter mais informações sobre o quadro clínico das vítimas, mas não obteve êxito.

Comércio tem o maior número de vagas criadas em 4 anos Foto: Reinaldo Canato/Veja

O comércio varejista encerrou 2018 com o maior número de contratações líquidas de trabalhadores dos últimos quatro anos. Entre admissões e demissões, devem ter sido abertas 62 mil vagas com carteira assinada em 2018, segundo projeções da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Os dados oficiais do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do ano de 2018 fechado devem ser conhecidos nesta quarta, 23. Em relação aos demais setores, o comércio foi o terceiro maior na expansão de vagas em 12 meses até novembro, atrás apenas dos serviços em geral e serviços de utilidade pública. Apesar de o pior momento do varejo ter ficado para trás, os dois anos seguidos de saldo líquido positivo de empregos – 2017 e 2018 – conseguiram recuperar só um quarto dos 410 mil postos de trabalho destruídos na crise. “O lado bom da moeda é que estamos nos distanciando da fase mais aguda da crise; o ruim é que a recuperação está sendo lenta”, diz o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, responsável pelas projeções. Como o novo governo está mais preocupado em fomentar o investimento e não o consumo, essa estratégia deve ajudar o varejo só mais para frente, prevê Bentes. Em 2018, as vendas do comércio devem ter crescido 5,3% e, para 2019, a CNC espera um avanço de 5,8%. Dos dez segmentos analisados em 12 meses até novembro, supermercados e farmácias, setores que vendem itens essenciais como alimentos e remédios, lideraram as contratações. O saldo líquido de vagas abertas pelos supermercados foi de 36,1 mil no período e as pelas farmácias foi de 13,8 mil.

Tiro de Guerra realiza seleção complementar para serviço militar obrigatório em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com a comissão de seleção do Tiro de Guerra 06/024, a data de apresentação dos conscritos designados para seleção complementar começará no dia 4 de fevereiro, às 6h. Os trabalhos têm por objetivo selecionar os jovens que serão matriculados no TG, no mês de março de 2019. De acordo com o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, Chefe de Instrução do TG, o serviço militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas. O conscrito já designado e que não se apresentar para a seleção complementar dentro do prazo marcado, ou que, tendo-o feito, se ausentar antes do ato oficial de matrícula, será declarado insubmisso. Vale ressaltar que o brasileiro, entre 1º de janeiro do ano em que completar 19 anos e 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos e que não esteja em dia com as obrigações militares, não poderá obter passaporte, ingressar como funcionário, empregado ou associado em instituição, empresa ou associação oficial ou oficializada ou subvencionada ou cuja existência ou funcionamento dependa de autorização ou reconhecimento do Governo Federal, Estadual, dos Territórios ou Municipal, assinar contrato com o Governo Federal, Estadual, ou Municipal, prestar exame ou matricular-se em qualquer estabelecimento de ensino, obter carteira profissional, matrícula ou inscrição para o exercício de qualquer função e licença de indústria e profissão, inscrever-se em concurso para provimento de cargo público, exercer qualquer função ou cargo público, receber qualquer prêmio ou favor do Governo Federal, Estadual ou Municipal.

Presos ameaçam se rebelar após receberem mortadela no almoço em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um fato inusitado foi registrado na delegacia de Brumado, no final da manhã desta quarta-feira (23). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na unidade, os detentos ameaçaram fazer uma rebelião por causa da almoço. No lugar da carne como acompanhamento, a empresa que serve a alimentação enviou mortadela, o que gerou o protesto dos custodiados. A direção administrativa da cadeia entrou em contato com a empresa fornecedora e a mesma atendeu as reivindicações, fazendo a substituição da mortadela por bifes. A cadeia de Brumado, que tem capacidade para 16 pessoas, encontra-se superlotada com 37 detentos, sendo que, além dos presos locais, a custódia também recebe detentos da cidade de Tanhaçu, que está com a cadeia interditada pela justiça por falta de estrutura para funcionamento.

Gasolina cai e ‘prévia’ da inflação é a menor para janeiro desde 1995 Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) em março foi de 0,30%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira, 23.  É o menor resultado registrado para o mês desde 1995. O indicador é considerado uma “prévia” da inflação oficial do mês em que é divulgado. A gasolina foi o item que mais registrou queda no período, de 2,73%. No começo do ano, a Petrobras baixou o preço do combustível vendido nas refinarias ao menor valor, desde 2017, vendido a 1,4337 reais por litro. A queda dos preços na ponta da cadeia dessa vez foi sentida nas bombas e chegou ao consumidor final. Segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o valor médio do combustível no país foi de 4,258 na semana entre os dias 13 e 19 de dezembro. Na segunda quinzena de dezembro, o combustível custava 4,365 em média no Brasil.  Segundo o IBGE, os preços do etanol (-1,17%) e do óleo diesel (-3,43%) também caíram, contribuindo para o resultado de -2,4% dos combustíveis. Completam as baixas no setor de transportes os preços de passagens aéreas (-3,94%), que haviam subido 29,61% em dezembro. Em comparação com o período anterior, dezembro, o IPCA-15 teve aceleração, já que havia registrado deflação de -0,16%. Segundo o IBGE, o setor de alimentação teve alta nos preços nas primeiras semanas de janeiro e pesou no resultado. A inflação oficial do Brasil em 2018, IPCA, fechou em 3,75%.

Vitória da Conquista: Funcionários de hospital paralisam atividades por falta de salários

Funcionários terceirizados do Hospital Geral de Vitória da Conquista paralisaram as atividades, por causa de não recebimento de salários e convênios das duas empresas que prestam serviços à unidade. Ao todo, as empresas têm 68 funcionários, distribuídos pelos setores de Administração e Lavanderia. Somente 30% desse total está trabalhando, segundo a categoria. Em uma das empresas, os servidores têm atrasados os salários de dezembro, metade do 13º salário, além dos vales alimentação e transporte correspondentes aos meses de novembro a janeiro. Na outra, o salário de dezembro também está em débito, junto com todo o 13º. O grupo, que fez uma manifestação na frente do hospital na terça-feira (22), disse que as empresas têm atrasado os salários desde o início do contrato, há oito meses. Os salários deveriam entrar em conta sempre no 5º dia útil do mês e os benefícios no dia 30. Os representantes do sindicato tentam negociar, desde a terça-feira (22), com os donos das empresas e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), a possibilidade dos valores serem pagos diretamente aos trabalhadores. O G1 tentou contato com a Saeb na manhã desta quarta-feira (23), para saber se houve acordo, mas ainda não obteve resposta.

Caculé: Ong Jardim das Borboletas participa de Fórum sobre síndromes com Michelle Bolsonaro Foto: Corina Gomes/Achei Sudoeste

Um fórum sobre síndromes raras reuniu nesta quarta-feira (23) em Brasília a primeira-dama Michelle Bolsonaro, os ministros Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos) e Osmar Terra (Cidadania), além de Rosângela Moro, esposa do ministro da Justiça, Sérgio Moro. O Fórum de Discussão com a Sociedade Civil e o Governo Federal sobre Síndromes Raras aconteceu na sede do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Entre as entidades presentes, está a Ong Jardim das Borboletas, da cidade de Caculé, a 100 km de Brumado.

Caculé: Ong Jardim das Borboletas participa de Fórum sobre síndromes com Michelle Bolsonaro Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A entidade está representada pela sua presidente, Aline Teixeira Silva e pela brumadense, Corina Neves Gomes. Na fala de abertura, Michelle Bolsonaro afirmou que o poder público pode e deve “agir ainda mais para garantir os direitos de pessoas com doenças raras, entre as quais síndrome cri-du-chat, epidermólise bolhosa, síndrome duchenne e atrofia muscular espinhal, entre outras”. 

Caculé: Ong Jardim das Borboletas participa de Fórum sobre síndromes com Michelle Bolsonaro Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

“Eu estou certa das funções de primeira-dama. E venho até aqui propor um trabalho cada vez mais comprometido e qualificado sobre as doenças raras, a inclusão e a qualidade de vida das pessoas com síndromes e com doenças raras, além das pessoas com surdez e outras deficiências, com quem me identifico, são a minha bandeira. E essa é minha luta”, disse. “Reafirmo aqui que o poder público pode e deve agir ainda mais por essas pessoas, no estudo e na disseminação do conhecimento sobre essas doenças e síndromes”, acrescentou. Michelle declarou, ainda, que pessoas com síndromes raras precisam receber um “olhar diferenciado”, além da “divulgação constante”.

Caculé: Ong Jardim das Borboletas participa de Fórum sobre síndromes com Michelle Bolsonaro Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste
Quase 10% das vagas abertas no Brasil são para regime intermitente Foto: Veja

O trabalho intermitente, que permite que a empresa contrate o funcionário apenas pelo tempo em que precisa dele, teve saldo de 50.009 postos de trabalho em 2018, segundo o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quarta-feira, 23. O saldo equivale a 9,4% das vagas criadas no ano passado, quando foram abertos 529.554 novos postos com carteira assinada. O contrato intermitente é uma das novidades da reforma trabalhista, que foi implantada em novembro de 2017. Nessa modalidade, o trabalhador recebe por hora trabalhada assim que for convocado pelo empregador. Ou seja, no fim do mês pode ganhar menos de um salário-mínimo ou mesmo não receber nada por não ter sido convocado para o trabalho. Segundo Mário Magalhães, diretor de Emprego e Renda do Ministério da Economia, apesar do Caged não conseguir medir o quanto dos contatos intermitentes estão efetivamente estão gerando renda, o dado revela que as empresas estão lançando mão da nova modalidade trabalhista para compor seus quadros de funcionários. “As empresas não contratam apenas por contratar, elas tem intenção de utilizar a mão de obra”, afirmou. Do saldo de empregos do ano, 21.859 postos foram criados pelo setor de Serviços, equivalente a 43,7% do total. 12.272 vagas foram abertas pelo Comércio, 8.393 pela Construção Civil e 6.434 pela postos na Indústria de Transformação.

TRF mantém vinculação do IPVA ao licenciamento de veículos na Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF) acatou o pedido do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) para a suspensão da liminar que proibia a vinculação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ao licenciamento anual, em território baiano. O desembargador Jirair Aram Meguerian, da 10ª Vara Federal, proferiu decisão favorável ao Detran, no último dia 15, para o cumprimento do que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sobre o registro de automóveis. Com a decisão do TRF, o licenciamento de veículos deve ser feito vinculando o pagamento da taxa do serviço cobrada pelo Detran à quitação do IPVA junto à Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), além do pagamento do seguro obrigatório DPVAT e multas, se houver. O veículo que não estiver com todos os valores quitados será autuado e removido da via.

Investigação sobre acidente que matou ministro do STF Teori Zavascki é arquivada Foto: Carlos Humberto/STF

O Ministério Público Federal em Angra dos Reis decidiu arquivar o caso da queda de avião que matou o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF). O acidente ocorreu em janeiro de 2017, quando a aeronave caiu ao tentar aterrissar em Paraty (RJ). Além de Teori, morreram outros quatro passageiros. De acordo com os laudos periciais, o avião modelo Hawker Beechcraft King Air C90, prefixo PR-SOM, apresentava perfeito funcionamento e estava com as revisões obrigatórias em dia e documentação regular. A investigação concluiu que a decisão do piloto de pousar mesmo com baixa visibilidade resultou em “conduta de elevado risco e possibilidade de acidente”. A aeronave decolou do Campo de Marte, em São Paulo, com destino a Paraty, às 13h01. Durante a aproximação para pouso, em condições restritas de visibilidade, a aeronave se chocou contra a água na Baía de Paraty. “Assim, as provas forenses, os depoimentos prestados e a análise do voo da aeronave  no dia 19 de janeiro de 2017 afastam qualquer indício de materialidade de crime de homicídio, seja doloso ou mesmo culposo. Diante disso, a ausência de elementos mínimos acerca da existência da materialidade delitiva indica o arquivamento da investigação”, concluiu o Ministério Público.

Estuprador foragido da Delegacia de Guanambi é localizado e preso em Minas Gerais Foto: Divulgação/PC

No início da manhã desta quarta-feira (23), Vagner Alves dos Santos, vulgo Donizete, 37 anos, foi localizado e preso pela polícia no município de Mato Verde, em Minas Gerais. Ele estava foragido da Delegacia Territorial de Guanambi, a 141 km de Brumado, desde o dia 16 de janeiro, quando conseguiu quebrar uma barra de ferro da cela e pular o muro da unidade. Vagner é acusado de cometer vários estupros no município e é considerado de alta periculosidade. Segundo informações do coordenador da 22ª Coorpin, delegado Clécio Magalhães Chaves, o indivíduo foi visto na cidade mineira e reconhecido depois de tentar invadir um apartamento na noite de terça-feira (22). Na oportunidade, ele também tentou estuprar a moradora do imóvel. Acionada, a polícia realizou diversas diligências que culminaram na sua prisão.

Após 3 anos negativos, Brasil cria 529 mil vagas formais em 2018 Foto: Reinaldo Canato/Veja

Após três anos seguidos de demissões, a economia brasileira voltou a criar empregos carteira assinada em 2018. Segundo dados do do Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertos 529.554 vagas formais.  O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira, 23, pelo Ministério da Economia. O número de empregos abertos é a diferença entre as admissões que totalizaram 15.384.283 em 2018, e as demissões, de 14854.729 pessoas. O resultado dos empregos em 2018 é o melhor em cinco anos. Em 2013 foram abertas 1.138.562 empregos com carteira assinada. Deste modo, é o maior número de vagas abertas em cinco anos. O setor de serviços foi quem mais gerou vaga no ano, com 398.603 novas vagas com carteira assinada, alta de 2,38% com relação a 2017. Os serviços em comércio e administração de imóveis, serviços médicos e odontológicos e de alimentação foram destaques. No comércio, foram abertas 102.007 novos empregos formais. Indústria de transformação (2.610), construção civil (17.957) e agropecuária (3.245) também tiveram saldo positivo de empregos. Apenas o setor de administração pública fechou 4.190 vagas no ano passado. Somente em dezembro de 2018, porém, houve fechamento de vagas, onde foram fechadas 334.462 vagas formais. Segundo o Ministério da Economia, o saldo menor em dezembro é esperado porque há menos contratações de trabalhadores temporários no período.

Incêndio de grandes proporções destrói vegetação na cidade de Ituaçu Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta terça-feira (22), um incêndio teve início na serra do Povoado do Boqueirão, próximo ao Guigó, na cidade de Ituaçu, a 115 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, com o calor intenso, o fogo logo se espalhou para a vegetação, tomando grandes proporções. Voluntários e uma equipe de brigadistas da cidade de Barra da Estiva se mobilizaram e tentam impedir o avanço das chamas. A expectativa é que o incêndio seja contido o mais rápido possível.

Bolsonaro: Se Flávio errou, vou lamentar como pai, mas terá de pagar Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou, em entrevista publicada pela agência de notícias americana Bloomberg, nesta quarta-feira 23, que, se seu filho Flávio Bolsonaro “errou e for provado”, vai lamentar, mas defenderá que ele “pague por isso”. O mandatário abordou o assunto em Davos, na Suíça, onde se encontra para participar do Fórum Econômico Mundial. “Se por um acaso ele errou e for provado, eu vou lamentar como pai, mas ele terá que pagar o preço por aquelas ações que nós não temos como aceitar”, disse. Deputado estadual e senador eleito, Flávio Bolsonaro é investigado por movimentações financeiras consideradas atípicas suas e de seu ex-assessor Fabrício Queiroz. Flávio diz não ter conhecimento sobre as operações de Queiroz e alega que a sua movimentação financeira dos últimos anos está relacionada a compra e venda de imóveis. Um pagamento em dinheiro vivo, de 100.000 reais, justificaria 48 depósitos feitos em sua conta corrente, que somam 96.000 reais.

Cipe Sudoeste implanta ferramenta georreferenciamento e geoprocessamento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A ferramenta de georreferenciamento e geoprocessamento implantada de forma experimental na Cipe Sudoeste, a antiga Caesg, já está em utilização. A curto prazo, a ferramenta irá direcionar melhor a aplicação das guarnições, melhorando ainda mais os resultados obtidos nas operações policiais desencadeadas. O georeferenciamento/geoprocessamento é  mais uma ferramenta de inteligência que utiliza a tecnologia do GPS para o acompanhamento mapeado das ocorrências policiais. “Faremos com que o índice esforço seja potencializado, a fim de que o índice apreensão também seja aumentado, ou seja, com a aplicação da nova ferramenta teremos um menor esforço desprendido, com um resultado de apreensões ainda maior”, destacou o comandante da Caesg, o major Edson Mascarenhas. A nova tecnologia, que está em fase experimental, é aplicada de forma pioneira na região sudoeste. "O mapeamento nos dá  o suporte para acompanhar, através dos dados estatísticos, os locais com maior probabilidade de ocorrência", acrescentou o major. Com o acompanhamento do tráfico de drogas com o geoprocessamento, a unidade especializada buscará não só o combate ao tráfico propriamente dito, mas também aos crimes intencionais contra a vida, aumentando a sensação de segurança da sociedade.

Novo juiz da Lava Jato estava afastado da área criminal Foto: Nathan D'Ornelas/Divulgação

A inscrição do juiz Luiz Antônio Bonat, da 21ª Vara da Justiça Federal do Paraná, primeiro colocado na listagem do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) para assumir os processos da Operação Lava Jato, foi vista com surpresa na comunidade jurídica, já que ele estava afastado da área criminal e vinha atuando em processos previdenciários há cerca de 15 anos. Bonat fez sua inscrição à vaga aberta com a ida de Sergio Moro para o Ministério da Justiça na noite de segunda-feira (21), horas antes do encerramento do prazo final. Ao colocar seu nome na lista, ele sabia que seria escolhido pois superava todos os demais juízes titulares do TRF4 nos critérios de aprovação: antiguidade na magistratura e, em caso de desempate, melhor colocação no concurso público de entrada na carreira. O magistrado que ingressou na Justiça Federal em 1993 passou por varas criminais, mas, há pelo menos uma década, vinha atuando com matéria previdenciária. “Para os advogados foi uma surpresa. A categoria trabalhava com outros nomes”, diz uma fonte da seção Paraná da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR) ouvida pela Revista Veja. “Entre os advogados da área previdenciária ele é visto como trabalhador, correto e sensato. É uma pessoa muito gentil, mas fazia muito tempo que não atuava no criminal”, explica um advogado com clientes na Lava Jato que prefere não se identificar.

SMTT promoverá capacitação para taxistas através do Sest Senat em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No dia 5 de fevereiro, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) promoverá, através do Sest Senat, uma capacitação para os taxistas da cidade de Brumado. Ao site Achei Sudoeste, Petrusca Ferraz, gerente do Sest Senat em Vitória da Conquista, disse que duas turmas serão contempladas com 28 horas/aulas de conteúdo moderno e atualizado. “Vai ser um estímulo para que as pessoas tenham essa vontade de crescer profissionalmente através do conhecimento”, disse. Posteriormente, a capacitação também será direcionada aos condutores de transporte escolar e aos condutores de transporte coletivo de passageiros. Petrusca salientou que a certificação do Sest Senat tem validade internacional e que a instituição tem expertise no setor de transportes com uma equipe de excelentes profissionais. No dia 4 de fevereiro, o Sest Senat também apresentará na cidade um novo equipamento de prevenção de acidentes, uma van com uma equipe composta por vários profissionais do ramo, ampliando o seu raio de atuação com capacitações importantes. “Vamos estar aí levando toda a nossa equipe para passar todas as informações para os profissionais do setor de transportes em Brumado”, reiterou.

Polícia indicia mãe que venderia o filho por R$ 70 mil por tráfico de pessoas em Santa Maria da Vitória Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil concluiu o inquérito e indiciou, nesta terça-feira (22), uma mulher suspeita de negociar a venda do filho, de 12 anos, por R$ 70 mil, no oeste da Bahia, por tráfico de pessoas. Identificada como Maria Rocha Roque, a suspeita também vai responder por abandono de incapaz e comunicação falsa de crime. O caso ocorreu no município de Santa Maria da Vitória. O delegado Leyvison Rodrigues, responsável pela investigação, enviou o inquérito ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) nesta terça. O órgão tem cinco dias para oferecer ou não a denúncia à Justiça. O homem suspeito de ser o “comprador” do menino, Sivaldo Lenes Vieira, 71 anos, foi indiciado por tráfico de pessoas. Ele e a mãe do adolescente seguem presos, à disposição da Justiça. De acordo com o delegado Alexandre Haas, que participou das investigações do caso, Sinvaldo disse que não tentou comprar o adolescente. Entretanto, o idoso foi acusado por Maria Roque, mãe do garoto, em depoimento na delegacia. Também em depoimento, Maria, que foi presa no dia do crime, revelou que venderia o adolescente por raiva, porque o garoto é fruto de um estupro. A polícia não tem informações sobre quem teria sido o autor do estupro. Sinvaldo Vieira foi preso no fim da manhã do dia 15 de janeiro, na cidade de Botuporã, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, ele já tinha passagem por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

Brumado: Filhos não foram selecionados e pais vão a prefeitura cobrar vagas nas escolas em seus bairros Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O sorteio eletrônico de vagas nas escolas da rede municipal de ensino de Brumado aconteceu na segunda-feira (21). Após o evento, muitos pais que não tiveram os seus filhos contemplados no sorteio compareceram à porta da prefeitura para cobrar por vagas nas escolas dos seus respectivos bairros. Ao site Achei Sudoeste, Célia Cerqueira explicou que mora próximo à Escola Clarice Morais dos Santos, porém, como não foi contemplada no sorteio, segundo ela, a  prefeitura afirmou que teria de matricular sua filha na Escola Oscarlina ou na Idalina. Ela reclama que as unidades de ensino são muito distantes de sua casa e que não tem condições de pagar um transporte para levar a filha para a escola. “Não aceito a minha filha estudar lá. Quem tá no bairro não quer e eu, que sou de outro bairro, vou ter que aceitar? Estou achando isso injusto”, avaliou. Outra mãe de aluno, Amanda Bernardes também vive a mesma situação. Ela afirmou que aguarda uma resposta da Secretaria de Educação para resolver o impasse. Por telefone, a Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, declarou que está empenhada em solucionar o problema visando atender a demanda centralizada. Ela ressaltou que os pais dos alunos precisam colaborar em manter os seus filhos nos bairros de origem. A estimativa é que este ano cerca de 9500 alunos sejam assistidos pela rede municipal de ensino.

Governo federal quer construir até oito usinas nucleares no país Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

O governo federal pretende construir de quatro a oito usinas nucleares no Brasil. O plano foi confirmado nesta terça-feira pelo Ministério de Minas e Energia, ao defender, em nota, a conclusão de Angra 3, no Rio. Atualmente, o país tem apenas duas usinas nucleares em operação — Angra 1 e 2 — que respondem por 1,2% da geração nacional de eletricidade. “O Plano Nacional de Energia 2030 (PNE 2030) prevê a construção de quatro a oito usinas nucleares no País. Cenário que tende a ser confirmado pelo PNE 2050, publicação aguardada para breve”, informa a nota do ministério. Para o governo, a conclusão de Angra 3 é importante, pois traz escala a toda a cadeia produtiva do setor, desde a produção de combustível à geração de energia. “Isso se torna ainda mais relevante quando se leva em conta que o Brasil vai precisar investir em energia para o futuro, em função do aumento da demanda e do esgotamento do potencial hidrelétrico”, acrescenta o texto.

Brumado: Fila não garante vaga e direção do CEEP esclarece sistema de matrícula Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais uma vez, diversos pais acamparam na porta do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP), em Brumado, a fim de garantir uma vaga para o seu filho. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade, Márcia Gondim, credita a situação à preferência dos pais dos alunos pelo turno matutino. Ela destacou que estes tomam a decisão particularizada de acampar nas filas buscando essa vaga. “Nós explicamos todos os anos que não há necessidade disso. Neste ano de 2019, por exemplo, temos três turmas e um percentual de 20% de reprovação do ano anterior. Assim, com certeza, nessas três turmas já vão ter alunos que foram reprovados e a matrícula deles, por terem sido reprovados, é um dia antes. A gente já não tem mais as vagas das três turmas pela manhã”, disse. A diretora salientou que a escola oferece a educação profissional integrada nos dois turnos e a fila não garante a vaga no turno de preferência. “Eles estarem na fila não garante a matrícula aqui nessa escola porque aqui é um posto de matrícula, como qualquer outra escola da rede estadual da Bahia”, esclareceu Gondim, reforçando que se trata de um sistema de gestão escolar implantado pelo Governo do Estado e que uma pessoa em outra cidade pode conseguir a vaga na unidade de Brumado.

Poções: Mapeamento criminal auxilia na redução de homicídios Foto: Divulgação/SSP-BA

As ações preventivas e repressivas entre as forças de seguranças da Bahia seguem com bons resultados no âmbito da Segurança Pública. O município de Poções alcançou a marca de 84 dias sem homicídios. Situada na região sudoeste e com mais de 48 mil habitantes, o último registro desse crime na cidade, ocorreu no dia 28 de outubro de 2018. As polícias Militar e Civil atribuem esse resultado às atividades de mapeamentos realizadas para identificar os locais com maiores índices de ocorrências criminais e às ações sociais. “Estamos em constante aproximação com a população, inclusive, nas áreas rurais. Distribuímos presentes, cestas básicas e promovemos ações para crianças e adolescentes, a exemplo da Ronda Escolar e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), tudo na tentativa de manter essas pessoas longe da criminalidade”, contou o comandante da 79ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Poções), capitão Alécio de Andrade. O combate e a prevenção ao tráfico de drogas também são vistos como essenciais intervenções para a redução de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs).

Poções: Mapeamento criminal auxilia na redução de homicídios Foto: Divulgação/SSP-BA

Sendo assim, integrantes do Serviço de Inteligência da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e da 79ª CIPM se reúnem para discutir e traçar futuras operações. Questionada sobre as atividades desenvolvidas que contribuíram para chegar a essa marca, a titular da Delegacia Territorial da 10ª Coorpin, delegada Alessandra Márcia Pereira, recordou a localização de um criminoso considerado de alta periculosidade na região. Em operação conjunta Ramon Freire, acusado de inúmeros homicídios na região, morreu em confronto com as forças policiais. “O mapeamento da mancha criminal na cidade facilita identificação das organizações criminosas. Em novembro do ano passado localizamos Ramon Freire, que aproveitava os benefícios de saídas do sistema prisional para continuar cometendo crimes. As elucidações dos delitos que posteriormente são levados ao Poder Judiciário também têm sido essenciais para a garantia dessa tranquilidade”, disse. A cidade de Poções conta com o efetivo da 79ª CIPM, da 10ª Coorpin, das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Central e Sudoeste e da Rondesp Sudoeste.

Brumado: Secretaria de Educação realiza sorteio eletrônico de matrículas para rede municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o professor  Adriano Santos, disse que o sorteio eletrônico para matrículas nas escolas da rede municipal de ensino de Brumado transcorreu com tranquilidade neste ano de 2019. Santos destacou que, embora a busca por vagas em determinadas escolas tenha sido grande, o processo foi realizado com êxito. “Conseguimos com uma lisura muito grande apresentar aos diretores, aos representantes da imprensa local e ao Ministério Público que todo procedimento, assim como planejado, aconteceu da melhor forma possível”, declarou.  Ele informou ainda que, após todo processo de efetivação de matrícula dos sorteados, os pais que não tiveram os nomes dos seus filhos contemplados devem se dirigir as outras unidades escolares para realizar a matrícula.

Brumado: Secretaria de Educação realiza sorteio eletrônico de matrículas para rede municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ele salientou que nenhum aluno ficará sem matrícula, visto que a Secretaria Municipal de Educação está providenciado a distribuição adequada das vagas, a fim de que, até o início das aulas, todos os alunos estejam devidamente matriculados. A Secretária Municipal de Educação, Ednéia Ataíde, também reforçou o êxito do sorteio eletrônico de matrículas e frisou que, diante do planejamento, a pasta conseguiu por fim às filas que se formavam nas portas das escolas da rede municipal em busca de vagas. “Foi um grande progresso! Como a gente já trabalhava com o sistema informatizado da educação, ficou fácil inserir a matrícula por sorteio eletrônico. Fomos bem democráticos”, avaliou.

Arquivo