Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

20/Mai/2013 - 10h02

Brumado: Vereadores elaboram projeto de lei que determina tempo de atendimento nos bancos

Brumado: Vereadores elaboram projeto de lei que determina tempo de atendimento nos bancos O projeto prevê advertência, multa e até mesmo suspensão e cassação do alvará de funcionamento do banco em casa de descumprimento. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB) elaboraram um projeto de lei que determina aos estabelecimentos bancários obrigações relativas ao atendimento dos usuários em suas agências, situadas no município de Brumado, entre as quais a obrigação de efetuar o atendimento em tempo razoável, ou seja, até 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado. Além disso, o projeto obriga os bancos a manter número mínimo de caixas e atendentes para atendimento aos clientes; a dispor de acomodações que permitam que os clientes permaneçam sentados, enquanto aguardem atendimento; e a disponibilizar, gratuitamente, em todas as agências ao menos um bebedouro e um sanitário, dentro das normas sanitárias e de acessibilidade. O descumprimento dessas exigências pode resultar em advertência, multa e até mesmo suspensão e cassação do alvará de funcionamento do banco. Os próprios usuários dos serviços bancários poderão encaminhar denúncia, legalmente constituída e devidamente acompanhada dos meios de prova legalmente admitidos, preferencialmente, ao Procon, ou na falta deste, a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Assistência Judiciária Municipal. Posteriormente, os fatos serão apurados e, caso comprovados, serão aplicadas as penalidades previstas. Para Lopes e Pereira, o projeto se justifica pelo grande número de reclamações dos usuários dos serviços bancários em relação ao atendimento nas agências, especialmente em relação ao tempo de espera nas filas dos caixas e no atendimento personalizado, no interior dos bancos, em Brumado. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Pedro Aguiar
Excelente iniciativa dos vereadores. Tomara que seja criada essa lei, pois o cidadão sofre com esse descaso dos bancos. Outro dia fui a um banco pra resolver um assunto que foi resolvido em cinco minutos, fiquei lá esperando duas horas até ser atendido.
Donizeti Queiroz
Parabéns aos vereadores que estão elaborando este projeto de lei. Espero que os vereadores da Câmara Municipal de Brumado aprovem este projeto e o prefeito sancione. É louvável o político que trabalha com políticas públicas que venha de encontro ao interesse de seus munícipes. Os banqueiros formam a classe empresarial que mais dinheiro ganharam nas últimas décadas.

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo