Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Polícia Civil da Bahia registrou no mês de novembro o menor número de mortes violentas dos últimos 13 anos.
Megaoperações com asfixiamento financeiro das facções e reforço do patrulhamento resultaram na queda das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte.
Em números absolutos, foram contabilizadas 273 mortes violentas no mês de novembro de 2025.
Na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 379 casos foram computados, a redução foi de 28%.
O secretário de segurança pública do estado, Marcelo Werner, salientou que, em 2023, a redução das ocorrências de homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte foi de 6% e, no ano de 2024, a Polícia Civil registrou diminuição de 8,2%. “Sabemos do desafio e contamos com o total apoio do governador Jerônimo Rodrigues. Seis mil policiais e bombeiros foram contratados em pouco mais de dois anos e, nesta sexta (05), a Bahia ganhará mais 2.000 PMs”, afirmou Werner.
Além do patrulhamento ostensivo, a Polícia Militar fortaleceu a área criminalística com a duplicação do efetivo do Departamento de Polícia Técnica.
Em 2026, o secretário assegurou que será realizado um novo concurso para a Polícia Civil, com 750 vagas para delegados, escrivães e investigadores.