Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Com uma gestão pujante e que pensa no bem-estar da população, o prefeito de Guanambi, Nal Azevedo (Avante), tem ampliado a assistência à saúde no município, mesmo diante da escassez de recursos públicos de financiamento para o Sistema Único de Saúde (SUS).
Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário municipal de saúde, Edmilson Júnior, destacou a entrega de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), porte 2, no Distrito de Morrinhos. O equipamento foi totalmente estruturado para garantir o melhor atendimento em saúde aos moradores da região.
O Município também inaugurou uma nova Casa da Criança para a comunidade, com diversos profissionais, como psiquiatras, neuropsicólogos e pediatras para assistência às crianças, bem como um Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia com um serviço moderno e com profissionais capacitados.
Em parceria com o Governo Federal, o secretário citou que a Base Regional do Samu 192 passou por um processo de reestruturação e requalificação, garantindo mais conforto e qualidade aos atendimentos.
Além disso, estão em andamento a construção de uma UBS porte 2 no Bairro Belo Horizonte, cuja previsão de entrega é em maio de 2026, e a Unidade Mista do Distrito de Mutans, que está em fase final.
Esta última compreende o funcionamento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e duas UBSs para fortalecimento da atenção primária e da média e alta complexidade.
Com relação ao Hospital Municipal, o secretário informou que o Município está em tratativas com o Governo do Estado para celebração de um convênio, na ordem de R$ 2 milhões, com a finalidade de aumentar a quantidade de leitos clínicos na unidade. “O prefeito tem feito tratativas, tanto com o Governo do Estado quanto com o Governo Federal, para que a gente possa ampliar a nossa rede de atenção à saúde”, declarou.
Para 2026, a expectativa é de mais avanços na área através de políticas públicas que promovam benefícios para a população.