Caetité

Caetité: Pesquisadora étnica destaca relevância do Dia da Consciência Negra

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Caetité: Pesquisadora étnica destaca relevância do Dia da Consciência Negra Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Caetité, a professora e pesquisadora de relações étnicas Roseméria Joazeiro falou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar sobre a importância do Dia da Consciência Negra no Brasil e no mundo.

Joazeiro ressaltou que, mesmo em um país onde mais de 50% da população é composta por pretos e pardos, é difícil encontrar espaço para discutir o tema.

Apesar dessa dificuldade, ela afirmou que é fundamental dar visibilidade a vozes e trajetórias de sujeitos que foram, historicamente, invisibilizados e subalternizados.

Nesse ponto, a professora chamou a atenção para a relevância de tratar da consciência negra ao longo de todo ano e não apenas no mês de novembro. “Bom seria se pudéssemos tratar desse assunto de maneira naturalizada, em que todos somos cidadãos com os mesmos direitos, alcançando os mesmos objetivos e com cidadania plena. Como se trata de uma utopia, essa tem sido uma luta e não queremos falar disso só no mês de novembro”, declarou.

Como pessoas diversas e plurais, Rosemária defendeu que as diferenças não deveriam servir para inferiorizar uns em detrimento de outros. “Essas diferenças deveriam servir apenas para mostrar a nossa beleza. A beleza da diversidade tem que ser exaltada e celebrada”, asseverou.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013