Tag

#adolescentes

19 notícia(s) encontrada(s)
Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Menino de 12 anos é baleado acidentalmente por adolescente em Conceição do Coité Foto: Divulgação/Polícia Militar

Um menino de 12 anos foi baleado acidentalmente na zona rural de Conceição do Coité, cidade localizada na região sisaleira da Bahia. O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (22), na Fazenda Balagão.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que três adolescentes encontraram uma arma artesanal dentro de uma residência. Um deles apontou a arma para o alto e acionou o gatilho, mas o equipamento falhou. Em seguida, ao abaixar a arma, ocorreu o disparo acidental, que atingiu o menino, que estava sentado em um sofá a cerca de 10 metros de distância.

Após o ocorrido, moradores prestaram socorro à vítima e a encaminharam para atendimento médico.

A criança foi atingida por um disparo na região do abdômen e da mão esquerda. O garoto recebeu os primeiros atendimentos em uma unidade de saúde do município e, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferido para o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana.

Na manhã desta terça-feira (23), ele foi regulado para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador.

Ainda segundo a polícia, a arma pertenceria a um homem que atualmente mora em outro estado e havia deixado o artefato na casa da família. O proprietário da arma e o adolescente que manuseava o equipamento não foram localizados.

A arma artesanal foi apreendida e será encaminhada à Delegacia Territorial (DT) de Conceição do Coité. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Festas juninas e julinas acendem alerta para risco de queimaduras Foto: Divulgação/Prefeitura de Baepend

Festas juninas intensificam a necessidade de cuidados com materiais que podem provocar queimaduras nas crianças e adolescentes. O alerta foi feito nesta segunda-feira (22) pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“As festas fazem parte da cultura brasileira e são momentos de celebração para muitas famílias, mas também exigem atenção redobrada porque neste período há maior exposição a fogueiras, fogos de artifício, churrasqueiras, recipientes com alimentos e bebidas quentes e outros materiais inflamáveis”, afirmou à Agência Brasil o presidente da SBP, Edson Liberal.

De acordo com a entidade, menores de cinco anos concentram mais da metade das internações pediátricas por queimaduras no Brasil. Levantamento feito pela SBP revela que o grupo etário concentrou 53,8% das internações por queimaduras registradas entre crianças e adolescentes no Sistema Único de Saúde (SUS) entre 2024 e 2025.

Apenas nos dois últimos anos, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 13,8 mil internações de crianças e adolescentes por queimaduras e outros acidentes térmicos graves, sendo 6.965 casos em 2024 e 6.855 em 2025. O número real de ocorrências, entretanto, deve ser muito maior, uma vez que a pesquisa considera somente os casos que exigiram hospitalização.

O presidente da SBP informa que não dispõe de uma estimativa específica para os casos de queimaduras que não resultam em internação. Os dados oficiais contemplam principalmente hospitalizações e óbitos.

“No entanto, sabemos que o número real de ocorrências é bastante superior ao registrado, já que muitos episódios leves e moderados são atendidos em unidades de pronto atendimento, consultórios ou mesmo tratados em casa, sem entrar nas estatísticas hospitalares”.

Daí os números de internação representarem a parcela mais grave de um problema que é muito mais frequente no dia a dia das famílias.

Crianças não devem manusear fogos de artifício, fósforos, isqueiros ou qualquer artefato que envolva fogo ou explosão. A recomendação é que permaneçam sempre sob supervisão de um adulto e afastadas das fontes de calor.

A boa notícia é que a maioria das queimaduras pode ser evitada com medidas simples de prevenção, informação e vigilância adequada dos responsáveis relacionadas a fogueiras, fogos de artifício e ao manuseio de líquidos e alimentos quentes.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Briga por pipa termina com adolescente de 13 anos agredido com soco em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma discussão por causa de uma pipa terminou em agressão física entre dois adolescentes na tarde dessa quinta-feira (4), no bairro Massaranduba, em Guanambi. Um jovem de 13 anos foi atingido por um soco após se desentender com outro rapaz, de 15 anos. O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado por volta das 18h20 para atender a ocorrência na Rua C.

No local, os militares conversaram com a mãe da vítima, uma mulher de 36 anos. Ela relatou que o agressor fugiu logo após o ocorrido e revelou que uma situação semelhante já havia acontecido anteriormente, sem que nenhuma providência fosse adotada.

A equipe da Polícia Militar realizou rondas por toda a região do bairro Massaranduba, mas o suspeito de 15 anos não foi localizado. Diante dos fatos, os policiais orientaram a mãe do adolescente agredido a registrar formalmente a ocorrência na Delegacia de Polícia Civil da cidade e a acionar o Conselho Tutelar para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado debate protocolo de ações para defesa de crianças e adolescentes vítimas de abuso Foto: Divulgação/PMB

O Maio Laranja é uma campanha nacional de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Brumado, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem feito diversas mobilizações para alertar a população acerca do tema.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de educação do município, Ana Cristina, destacou que, embora no mês de maio se dê maior atenção e visibilidade ao assunto, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes devem ser combatidos todos os dias do ano.

Como parte das ações da campanha, Ana Cristina relatou que o projeto “Educação em Rede”, lançado no ano passado, propõe que a sociedade civil e as autoridades se juntem ao Município para discutir diversos assuntos relevantes, entre os quais o combate e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Diretores, vice-diretores, coordenadores, professores e pais de alunos fizeram parte de um amplo debate realizado no Dia D da campanha. A primeira-dama Abiara Dias, o presidente da Câmara Municipal, Rubens Araújo, e o juiz Genivaldo Azevedo também prestigiaram a iniciativa.

Durante o encontro, foram discutidos os protocolos que as escolas devem atender no caso de a criança e/ou adolescente comunicar que está sendo vítima de abuso.

Para a secretária, a reunião foi bastante produtiva. “Foi um momento muito salutar de informação. É um tema que precisamos abordar porque a criança tem de entender que o corpo dela só pertence a ela. As crianças e adolescentes precisam aprender a se defender e a dizer NÃO até para quem está próximo”, declarou.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescentes são apreendidos após onda de furtos em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na madrugada desta terça-feira (26), dois adolescentes envolvidos em atos infracionais análogos a furto qualificado, ocorridos na região central de Vitória da Conquista, foram apreendidos pela 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).

Após tomar conhecimento do arrombamento de uma loja localizada na Avenida Régis Pacheco, as guarnições intensificaram o policiamento na área e localizaram dois suspeitos transitando pelo centro da cidade.

Durante a abordagem, os policiais encontraram em posse dos menores seis aparelhos celulares, um drone e produtos alimentícios. Foi constatado que parte do material recuperado também possuía relação com outro arrombamento ocorrido em um estabelecimento comercial da região central.

As vítimas compareceram ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) e reconheceram os materiais apreendidos como sendo provenientes dos furtos registrados durante a madrugada.

Os adolescentes foram conduzidos e apresentados à autoridade policial competente para adoção das medidas legais cabíveis. O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhamento da ocorrência.

Riacho de Santana
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ex-vice-diretor é condenado a 6 anos de prisão por crimes contra menores em Riacho de Santana Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Justiça da Bahia condenou um ex-vice-diretor escolar da cidade de Riacho de Santana por crimes envolvendo adolescentes. Ele teria se utilizado da função que exercia na escola para se aproximar de uma menor, o que agravou a pena.

A sentença determinou a perda do cargo público e fixou o cumprimento de 6 anos, 1 mês e 22 dias de prisão em regime semiaberto.

Após o trânsito em julgado, a Secretaria de Educação deverá ser comunicada para formalizar a exoneração do servidor, que atuava como professor no Estado e no Município.

No mesmo processo, uma mulher também foi condenada. A Justiça concluiu que ela induzia adolescentes a encontros com homens em troca de bebidas alcoólicas e drogas. A pena aplicada foi de 11 anos, 11 meses e 15 dias de reclusão.

Outro acusado, proprietário de um bar, foi absolvido da acusação de exploração sexual, mas condenado por fornecer bebida alcoólica a menores. Ele recebeu pena de 2 anos e 8 meses, substituída por medidas restritivas de direitos.

As defesas alegaram perseguição e irregularidades na investigação, mas as teses foram rejeitadas pelo Judiciário, que considerou os depoimentos e provas reunidas no processo suficientes. Os autos seguem agora para a fase de execução penal.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso suspeito de armazenar imagens de abuso sexual em Anguera Foto: Divulgação/PF

Um estudante de 23 anos foi preso em flagrante nesta terça-feira (28), em Anguera, no interior da Bahia, suspeito de armazenar imagens e vídeos com conteúdo de abuso sexual de crianças e adolescentes. A prisão ocorreu durante uma operação nacional de combate à exploração sexual infantil.

Além da prisão, dois mandados de busca e apreensão também foram cumpridos e um aparelho celular e um notebook foram apreendidos no município. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal de Feira de Santana.

A ação faz parte da Operação Nacional Proteção Integral IV, coordenada pela Polícia Federal e realizada simultaneamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Ao todo, são cumpridos 159 mandados de busca e apreensão e 16 de prisão preventiva em todo o país.

Segundo a PF, a mobilização das forças de segurança integra um esforço internacional coordenado, denominado Operação Internacional Aliados pela Infância VI, voltado ao enfrentamento de crimes transnacionais que violam a dignidade sexual de crianças e adolescentes.

Neste ano, a PF cumpriu ao menos 450 mandados de prisão de foragidos por crimes sexuais em território brasileiro.

Participam da operação os seguintes países: Argentina, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Espanha, França, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Uruguai.

De acordo com a PF, até a última atualização desta reportagem foram cumpridos 269 mandados até o momento no âmbito da operação internacional, “número que demonstra a dimensão da ação e o alto nível de cooperação entre países no enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Crianças e adolescentes representam mais de 60% dos casos de leucemia na Bahia

A leucemia é o tipo de câncer mais comum em crianças e adolescentes. Na Bahia, a situação não é diferente: a população entre 0 e 19 anos representou 61,9% das internações por leucemia no estado nos dois primeiros meses deste ano, aponta a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A maioria dos pacientes está na faixa etária de 0 a nove anos, 90 só entre janeiro e fevereiro. Os dados de 2026 seguem uma tendência histórica. No ano passado, 1.222 dos 2.329 pacientes internados por leucemia eram jovens de até 19 anos, o equivalente a 52,4%. Desses, 759 tinham até nove anos de idade.

Não existe uma única causa para a maior incidência da leucemia em pessoas mais jovens, mas alguns fatores ajudam a explicar. O principal são as alterações genéticas espontâneas durante a formação das células sanguíneas nessa faixa etária. Outros fatores importantes são o sistema imunológico ainda em desenvolvimento e, em alguns casos, associação com síndromes genéticas, como síndrome de Down, exposição à radiação ou substâncias químicas.

As leucemias podem ser classificadas em agudas e crônicas. Nas leucemias agudas, a mutação ocorre numa fase inicial do desenvolvimento da célula, de forma que existe uma proliferação de uma célula imatura. As leucemias crônicas, por sua vez, consistem na proliferação de uma célula mutada, já madura.Entre as internações registradas pela Sesab este ano, a maioria aconteceu em decorrência da Leucemia Linfoblástica Aguda (LLA) – ou Leucemia Linfoide Aguda –, responsável por 57 internações de pessoas entre 0 e nove anos e 36 de pessoas entre 10 e 19 anos. É esse o tipo mais comum nos casos pediátricos e também o que tem melhor prognóstico, com taxas de cura que chegam a 85%, afirma Schriefer. Já as leucemias mieloides têm na infância a característica de um prognóstico inferior.

Quando olhamos para os óbitos causados por leucemia, as crianças e adolescentes não são os casos mais expressivos. Em 2026, das 117 mortes registradas até fevereiro, oito foram de pessoas entre 0 e 19 anos – o equivalente a 6,8%. Isso se deve, sobretudo, à já mencionada alta taxa de cura da LLA.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Professor de instituição federal é investigado por crimes sexuais contra alunas adolescentes Foto: Divulgação/PF

Um professor de uma instituição federal de ensino no Amazonas é alvo de uma operação da Polícia Federal nesta segunda-feira (27), por suspeita de crimes contra a dignidade sexual de adolescentes.

A ação, batizada de Operação Sala Segura, teve início a partir de informações encaminhadas por órgãos de proteção e pelo Ministério Público Federal, que apontam a prática de condutas irregulares por parte do servidor público federal.

De acordo com as investigações, o professor teria feito abordagens inadequadas a alunas adolescentes, inclusive por meio de aplicativos de mensagens. A identidade do suspeito não foi divulgada.

Durante a operação, foram cumpridas medidas cautelares autorizadas pela Justiça Federal, entre elas mandado de busca e apreensão e o afastamento do investigado de suas funções.

Segundo a Polícia Federal, as medidas têm como objetivo a coleta de provas, a proteção das possíveis vítimas e a garantia da lisura da investigação.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'80% dos crimes em Carinhanha são abusos infantis dentro da família', repudia prefeita Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Uma estatística alarmante coloca o município de Carinhanha, em um cenário de alerta máximo para a proteção infantil. Segundo a prefeita Francisca Alves Ribeiro, a Chica do PT, aproximadamente 80% das ocorrências criminais registradas na cidade referem-se a casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O dado, revelado em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao programa Achei Sudoeste no Ar, choca não apenas pela magnitude, mas pela reincidência de um padrão cruel: a maioria desses abusos ocorre dentro do próprio ambiente familiar das vítimas, o que dificulta a identificação e a interrupção do ciclo de violência.

A gestora municipal expressou profundo repúdio à persistência dessa realidade, classificando o problema como um dos maiores problemas na cidade. Durante a entrevista, ela fez um desabafo contundente sobre o cenário local. “É um problema gravíssimo em Carinhanha, 80% dos crimes daqui são violência sexual contra crianças dentro da própria família. É triste. São meninos e meninas vítimas de violência”, declarou a prefeita. A fala de Francisca reforça a tragédia silenciosa vivida por jovens que encontram o perigo onde deveriam ter acolhimento, evidenciando que a violação de direitos humanos no âmbito doméstico é o principal desafio de segurança pública da localidade.

Diante do diagnóstico, a prefeitura ressalta que foram criados e implementados os instrumentos institucionais necessários para o combate e a denúncia dessas práticas. No entanto, o alto índice de crimes sexuais intrafamiliares demonstra que a estrutura governamental, sozinha, enfrenta barreiras culturais e de silenciamento que protegem os agressores.

Ibipitanga
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
PF combate abuso sexual infantojuvenil na internet em Ibipitanga Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (27), a Operação Rapina, com o objetivo de combater crimes relacionados à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, especialmente a produção, o armazenamento e o compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.

Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, sendo um nas cidades de Ibipitanga e Barreiras, além do cumprimento de dois mandados de prisão em aberto em desfavor do investigado, expedidos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e pelo Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, em razão de condenações por crimes de estupro de vulnerável e por armazenamento e compartilhamento de imagens de abuso sexual infantojuvenil.

A diligência foi impulsionada a partir de relatórios encaminhados por organismo internacional de proteção à infância, os quais indicaram a atuação reiterada de usuário brasileiro em redes sociais na prática de crimes envolvendo múltiplas vítimas menores de idade. As apurações demonstraram que o investigado utilizava diversos perfis falsos para se aproximar de crianças e de adolescentes, muitas vezes se passando por outras pessoas, inclusive menores do sexo feminino, com o objetivo de obter imagens íntimas das vítimas.

Após estabelecer contato, o investigado induzia as vítimas ao envio de conteúdo de cunho sexual e, posteriormente, passava a chantageá-las, ameaçando divulgar o material para familiares, para amigos ou em perfis públicos, caso não recebesse novas imagens ou vídeos. Em diversos casos, o investigado efetivamente divulgava o material obtido, ampliando o dano às vítimas e potencializando a circulação do conteúdo ilícito

O investigado possui dois mandados de prisão em aberto cumpridos na presente operação, além de condenação a 11 anos de reclusão, em regime fechado, pelo crime de estupro, e condenação a 3 anos de reclusão por crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente e responde a outras ações penais relacionadas à divulgação de imagens íntimas de adolescentes, evidenciando reiteração delitiva.

Até o momento, foram identificadas ao menos 12 vítimas, todas menores de idade à época dos fatos, havendo indícios de que o número real de vítimas seja superior.

O investigado poderá responder pelos crimes de estupro de vulnerável, de produção, de armazenamento e de compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil, bem como aliciamento de crianças e adolescentes. As medidas de busca e apreensão têm por finalidade a coleta de dispositivos eletrônicos e demais elementos de prova, visando aprofundar as investigações, identificar outras vítimas e eventuais novos fatos delituosos.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
IBGE alerta para quadro preocupante na saúde mental de adolescentes Foto: Divulgação

Três em cada dez estudantes de 13 a 17 anos afirmaram que se sentem tristes sempre ou na maioria das vezes na Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSe), divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Uma proporção semelhante também revelou que já teve vontade de se machucar de propósito.

O IBGE entrevistou 118.099 adolescentes que frequentavam 4.167 escolas públicas e privadas de todo o Brasil em 2024, e a amostra é considerada representativa do universo de estudantes do país.

O quadro preocupante sobre a saúde mental dessa população inclui ainda 42,9% dos alunos que responderam que se sentem “irritados, nervosos ou mal-humorados por qualquer coisa” e 18,5% que pensam sempre, ou na maioria das vezes, que “a vida não vale a pena ser vivida”.

Adolescentes e seus responsáveis ou quaisquer pessoas com pensamentos e sentimentos de querer acabar com a própria vida devem buscar acolhimento em sua rede de apoio, como familiares, amigos, educadores e também em serviços de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, é muito importante conversar com alguém de confiança e não hesitar em pedir ajuda, inclusive para buscar serviços de saúde.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Duas adolescentes de 16 anos têm casa invadida e são mortas a tiros em Salvador Foto: Reprodução/G1

Duas adolescentes de 16 anos foram mortas a tiros em Salvador nesta quarta-feira (11), após terem a casa invadida. De acordo com a Polícia Civil, ainda não há informações sobre a autoria, nem sobre a motivação do crime.

As vítimas foram identificadas como Beatriz Caroline Bispo dos Santos e Priscila dos Santos. Elas estavam em um imóvel no bairro de São Marcos, quando três homens invadiram o local durante a madrugada.

Segundo o G1, Beatriz foi baleada e morta ainda dentro da casa. Priscila foi sequestrada pelos suspeitos e levada até a Via Regional, onde foi executada. O corpo da adolescente foi encontrado na manhã desta quarta-feira.

Os suspeitos fugiram após o crime. Ainda não há informações sobre a motivação dos assassinatos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM apreende menor por ato infracional análogo ao tráfico de drogas em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (10), uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou a apreensão de um adolescente de 15 anos e a condução de um jovem de 22 anos, após flagrante de comercialização de entorpecentes na Rua Zimbábue, no Brisas IV, em Brumado.

Durante patrulhamento, os policiais militares avistaram dois indivíduos que demonstraram nervosismo ao notar a presença da viatura. Um deles tentou fugir a pé, mas foi rapidamente alcançado e contido pela guarnição.

Na busca pessoal realizada no adolescente, foram encontradas 14 trouxinhas de substância análoga à maconha. Com o segundo indivíduo, foi localizada mais uma trouxinha da mesma substância. Ao ser interpelado, o homem de 22 anos admitiu ter acabado de adquirir o entorpecente com o menor pelo valor de R$ 10,00.

Diante da configuração de ato infracional análogo ao tráfico de drogas por parte do adolescente e posse de entorpecentes pelo rapaz, a guarnição procedeu com a condução de ambos e do material apreendido à Delegacia Territorial de Brumado para adoção das medidas legais cabíveis.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescentes envolvidos por ato infracional análogo de homicídio são apreendidos em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/Polícia Civil

Três adolescentes, dois de 16 anos e um de 17, investigados por ato infracional análogo ao crime de homicídio, foram apreendidos na tarde de quinta-feira (26) e na manhã desta sexta-feira (27), em Vitória da Conquista. Todos estão envolvidos na morte de Ubirandy Souza de Andrade, de 46 anos, vítima de golpes de machado enquanto dormia, em uma residência no Povoado da Limeira, zona rural daquele município, no dia 16 de fevereiro deste ano.

As investigações conduzidas pela Delegacia de Homicídios (DH) de Vitória da Conquista apontaram a dinâmica dos fatos. Segundo o inquérito, o filho da vítima desferiu os golpes, causando o óbito. O segundo envolvido é apontado por ter auxiliado na ocultação do cadáver, e a terceira envolvida participou da limpeza do local do crime e do encobrimento do corpo, que foi abandonado em área rural do município de Itambé.

Dois adolescentes se apresentaram na sede do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), enquanto o outro foi localizado por policiais militares da Patrulha Preventiva da 92ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), no Povoado da Limeira. Todos se encontram à disposição da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Vitória da Conquista. Com a internação dos envolvidos, o caso é considerado elucidado.

Jequié
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA destaca em Jequié desafios para proteção de crianças no mundo digital Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) destacou, no ‘Seminário em Alusão ao Dia do Conselheiro Tutelar’, a relação entre as atualizações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), os desafios do mundo digital e a atuação dos Conselhos Tutelares. Foi apresentado ao público, formado por conselheiros tutelares, o Plano de Ação do seu Planejamento Estratégico para proteger crianças e adolescentes no ambiente digital, além da campanha educativa e do site falafilho.com.br que orienta famílias sobre cuidados e segurança na internet.

Durante o evento, realizado no último dia 24, o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Jequié, Leonardo Rodrigues Godoy, reforçou a importância do trabalho dos conselheiros tutelares na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Já o promotor de Justiça Millen Castro, representando o Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), alertou sobre os riscos do excesso de telas como problemas de sono, obesidade, transtornos ortopédicos, ansiedade e atrasos no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

Gerente do projeto institucional ‘Infância em Primeiro Lugar’, Millen Castro destacou ainda que pais e responsáveis precisam acompanhar o conteúdo acessado pelas crianças pois o ambiente virtual pode trazer perigos mesmo dentro de casa. “Precisamos saber que ambiente nossos filhos estão frequentando e com quem estão interagindo, mesmo quando se encontram dentro de casa, pois, por meio do celular e da internet, eles se transportam para mundos desconhecidos e perigosos que necessitam ser supervisionados pelos pais, mães e outros responsáveis”, disse.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Adolescentes agridem aluno de forma covarde na cidade de Caetité Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um aluno de uma escola estadual, da cidade de Caetité, sendo agredido, na Praça Jairo Pontes, nas imediações do Ginásio de Esportes local. No vídeo recebido pelo site Achei Sudoeste, é possível ver o adolescente sendo agredido de forma covarde com chutes, socos e tapas por um grupo de cinco jovens. Até golpe com capacete ele leva. O aluno apenas apanha sem reação, encurralado contra um muro. A pessoa responsável pela gravação vibra com as agressões. Não se sabe qual teria sido a motivação da confusão.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Acidentes com crianças e adolescentes na Bahia crescem 7% em 2023 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os acidentes envolvendo crianças e adolescentes no Estado da Bahia cresceram 7% em 2023 em relação ao ano anterior. No total, foram registradas 8.520 internações causadas por lesões não intencionais, entre as faixas etárias de 0 a 14 anos, contra 7.927 registros em 2022. As informações são de um levantamento divulgado pela organização Aldeias Infantis SOS, com base em dados do DataSUS. O estudo, que analisou oito causas de acidente, registrou crescimento de casos em cinco delas. Os incidentes com afogamento lideram o aumento, com um salto de 50% na Bahia. Sufocação (+9%), sinistros de trânsito (+7%), quedas (+6%) e queimadura (+5%). Entre as causas categorizadas, houve queda em casos de acidentes por intoxicação (-8%) e armas de fogo (-4%). De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a Bahia ficou em terceiro lugar em registros de queimadura no ano passado. Apenas quedas e queimaduras somam mais de 70% dos acidentes com jovens baianos em 2023. Quem explica é Erika Tonelli, especialista em Entornos Seguros e Protetores da Aldeias Infantis SOS. “Os dois dados seguem uma tendência observada em levantamento nacional, que aponta essas categorias como as principais causadoras de lesões não intencionais em crianças e adolescentes de todo o país, somando 64% dos casos registrados no Brasil”, diz. As hospitalizações por conta de acidentes envolvendo quedas somaram 4.590 casos, enquanto as internações em razão de queimadura totalizaram 1.433 registros. Sinistros de trânsito também ganharam destaque no levantamento, somando 708 casos, ou 8% do total. As crianças e adolescentes que mais sofreram hospitalizações por causa de acidentes, em 2023, tinham de 10 a 14 anos (3.306). Em relação a 2022, houve um salto de 11% nas ocorrências dessa faixa etária. Segundo o levantamento, a maior variação no registro de acidentes locais, de um ano para o outro, foi entre crianças dessa faixa etária. Já os de 5 a 9 anos foram vítimas em 2.780 casos, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. A pesquisa também mostra que, em 2023, foram 2.138 hospitalizações de crianças entre 1 e 4 anos envolvidas em acidentes, o que representa um aumento de 9% em relação a 2022. Os menores de 1 ano, por sua vez, estiveram envolvidos em 296 ocorrências, uma queda de -5% em relação ao ano anterior.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: CMDCA aponta grande índice de violações aos direitos das crianças e adolescentes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um balanço do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) revelou um grande índice de violações aos direitos das crianças e adolescentes em Guanambi, na região do Sertão Produtivo. Ao site Achei Sudoeste, a diretora da proteção social especial e membro do CMDCA, Jeane Reis, informou que, com quase 90 mil habitantes, no ano de 2023, o Conselho Tutelar atendeu 198 famílias de forma presencial na cidade, além de ter feito 86 encaminhamentos via WhatsApp, 15 atendimentos via Disk Denúncia e 10 encaminhamentos pela Defensoria Pública, 20 pelo Ministério Público e 2 pela Vara da Infância. Só na zona urbana foram 320 notificações de violações de direitos das crianças e adolescentes e 84 na zona rural, totalizando 404 atendimentos no ano passado. Entre as demandas foram registradas denúncias de violência física, maus tratos, exploração sexual, envolvimento com substâncias psicoativas, negligência e abandono escolar. Para o quadriênio de 2024 a 2027, foram empossados apenas cinco conselheiros tutelares para atendimento da grande demanda.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013