Tag

#álcool

9 notícia(s) encontrada(s)
Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motociclista morre após motorista sem CNH avançar sinal de 'pare' em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Bahia

Um motociclista morreu após uma batida com um carro no cruzamento das avenidas Laura Nunes e Perimetral, em Vitória da Conquista. As informações são do G1. O acidente aconteceu na segunda-feira (22) e foi registrado por uma câmera de segurança instalada na região.

A vítima foi identificada como André Fábio Costa Martins, de 42 anos, conhecido como “André Batera”.

As imagens mostram que o motociclista trafegava pela avenida Laura Nunes quando foi atingido por um carro que não respeitou a sinalização de parada obrigatória. No local, havia uma placa de “pare”. O impacto foi tão forte que André foi arremessado para o alto antes de cair na pista.

Segundo o Sistema de Trânsito de Vitória da Conquista (Sintrans), que atendeu a ocorrência, o motorista do carro, Cleiton Soares da Silva, de 30 anos, não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele foi autuado por avançar a sinalização de parada obrigatória e por dirigir sem habilitação.

O teste do bafômetro foi realizado e deu negativo para consumo de álcool. O condutor foi preso e está à disposição da Justiça.

O corpo de André está sendo velado desde a noite de segunda-feira em uma igreja evangélica da cidade. O sepultamento está previsto para as 13h desta terça-feira (23), no Cemitério da Saudade.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Duas pessoas são encontradas mortas em Guanambi e Palmas de Monte Alto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Duas mortes com indícios de causas naturais mobilizaram as equipes do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), na madrugada desta quinta-feira (4). Os casos ocorreram em um intervalo de menos de duas horas nas localidades de Mutans e no Povoado da Brasileira, deixando as comunidades locais em alerta enquanto as autoridades aguardam os laudos periciais para a confirmação dos óbitos.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, a primeira ocorrência foi registrada por volta de 0h06, no distrito de Mutans, em Guanambi. Acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom), a Polícia Militar prestou apoio a uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que constatou a morte de uma mulher de 37 anos. Segundo relatos de familiares, a vítima tinha um histórico de convulsões, episódios frequentes de desmaio e problemas de saúde relacionados ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. O filho da mulher, uma criança de apenas 10 anos, relatou à polícia que nenhuma pessoa estranha entrou na residência, reforçando a hipótese de morte natural.

Pouco tempo depois, às 1h45, os policiais militares foram acionados para uma ocorrência semelhante no Povoado da Brasileira, localizado na zona rural do município vizinho de Palmas de Monte Alto. No local, um homem de 45 anos foi encontrado caído ao solo e já sem os sinais vitais. Assim como no primeiro caso, parentes da vítima informaram que o homem fazia uso frequente de bebidas alcoólicas.

Em ambos os episódios, os locais foram isolados pelos policiais militares para garantir a preservação das cenas até a chegada dos peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As equipes realizaram os procedimentos padrão, incluindo registros fotográficos e análises preliminares que apontaram para a ausência de sinais de violência. Os corpos foram removidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi, onde exames necroscópicos detalhados devem esclarecer a causa exata de cada uma das mortes.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem embriagado ameaça irmã durante festa de aniversário em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma celebração de aniversário no bairro Monte Azul, em Guanambi, terminou em confusão e intervenção policial na noite deste sábado (25), por volta das 22h30. A confraternização de uma jovem de 26 anos foi interrompida após o comportamento agressivo de seu irmão, de 22 anos, que estava sob efeito excessivo de álcool.

De acordo com informações do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, a aniversariante relatou que o irmão passou a oferecer bebidas alcoólicas a desconhecidos que transitavam pela rua. Ao ser advertido pela família sobre o comportamento inconveniente, o jovem reagiu com agressividade e passou a proferir ameaças contra a irmã e o companheiro dela, um homem de 25 anos.

Acionada por volta das 22h30, a guarnição da PM esteve no local para controlar a situação. Apesar do susto e do transtorno causado aos convidados, a vítima optou por não representar criminalmente contra o autor no momento da abordagem. Os militares realizaram a orientação dos envolvidos e o rapaz foi convencido a deixar a festa e retornar para sua residência, encerrando o conflito sem necessidade de conduções à Delegacia Territorial.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher morre e 113 são internados após comerem pizza em Pombal Foto: Divulgação/GOVPB

Uma mulher morreu com suspeita de intoxicação alimentar na manhã desta terça-feira (17), em Pombal, no Sertão da Paraíba. A informação foi confirmada pelo Hospital Regional do município, onde ela estava internada desde esta segunda-feira (16).

A vítima foi identificada como Rayssa Maritein Bezerra e Silva, 44 anos. Ela é uma das 114 pessoas que procuraram atendimento médico na cidade após apresentarem sintomas de intoxicação alimentar depois de consumirem pizza em um estabelecimento local.

A mulher deu entrada na unidade na segunda-feira (16) com diarreia, vômitos e dor abdominal, sintomas associados à ingestão alimentar, segundo o Hospital Regional de Pombal informou ao g1 Paraíba através de nota. A unidade informou que a "paciente apresentou rápida evolução clínica, sendo prontamente assistida pela equipe médica e encaminhada à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), já em estado geral gravíssimo, com sinais compatíveis com um quadro infeccioso grave".

A morte foi confirmada por volta das 8h59 desta terça-feira (17).

De acordo com relato de um familiar, Rayssa havia comido em uma pizzaria com o namorado na noite do domingo (15). Após retornarem para casa, os dois passaram mal e foram atendidos no hospital, sendo liberados em seguida. Na manhã de segunda-feira (16), no entanto, a mulher voltou à unidade de saúde, onde permaneceu internada até morrer.

Ao todo, 114 pessoas deram entrada em unidades de saúde do município com sintomas semelhantes. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, que tem 33 mil habitantes, os pacientes apresentaram náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia e mal-estar geral.

Ibitiara
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem cai em lagoa e é resgatado por populares no centro de Ibitiara Foto: Reprodução/Macaúbas FM

Um homem foi resgatado nesta terça-feira (17) após cair na lagoa da praça central de Ibitiara, na Chapada Diamantina. O salvamento foi realizado por populares que estavam no local. Eles utilizaram uma corda para retirar a vítima da água.

Segundo informou a Macaúbas FM, parceira do Achei Sudoeste, imagens registradas por testemunhas mostram o momento do resgate, que chamou a atenção de moradores e reuniu curiosos ao redor da lagoa. Apesar do susto, o homem foi retirado com vida e passa bem.

Até o momento, não há confirmação oficial sobre as circunstâncias que levaram à queda. Comentários de pessoas que presenciaram a situação apontam a possibilidade de que a vítima estivesse sob efeito de álcool, mas essa informação não foi confirmada pelas autoridades.

O caso repercutiu nas redes sociais e gerou diferentes reações entre os internautas.

Palmas de Monte Alto
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem invade residência após se envolver em briga na cidade de Palmas de Monte Alto Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta quarta-feira (18), o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi acionado por um homem de 63 anos até a Praça do Bonfim, na cidade de Palmas de Monte Alto. No local, ele informou à PM que um indivíduo adentrou em sua residência durante a madrugada.

No imóvel, foi encontrado um aparelho celular Redmi, com capa rosa, além de marcas de sangue e um banco de madeira quebrado.

Segundo relatos, um jovem aparentando estar sob efeito de álcool ou entorpecentes esteve no local alegando envolvimento em briga.

O indivíduo foi posteriormente localizado pela guarnição, apresentando sinais de desorientação e afirmando ter entrado na residência em fuga. O solicitante disse que nada foi subtraído.

O aparelho celular foi retido para apresentação na Delegacia Territorial de Palmas de Monte Alto, ficando o fato registrado.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Estudo aponta o álcool como um grande vilão para o surgimento de câncer Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Um recente estudo publicado no jornal The New York Times, dos Estados Unidos, revela que o consumo de álcool, presente em celebrações, momentos sociais e uso isolado domiciliar, está associado a um custo oculto alarmante: o aumento considerável do risco de câncer. O estudo demonstra que as bebidas alcoólicas contribuem para cerca de 100 mil novos casos de câncer e 20 mil mortes relacionadas à doença anualmente nos Estados Unidos ao ano. Entre os tipos de câncer mais frequentes na relação “álcool e neoplasia” estão: mama (em mulheres); cólon e reto; esôfago; fígado; boca (cavidade oral); garganta (faringe) e laringe (corda vocal).

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Consumo de álcool causa 12 mortes por hora no país, diz Fiocruz Foto: Agência Brasil

Um estudo divulgado nesta terça-feira (5) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que o consumo de álcool causa, em média, 12 mortes por hora no país. O levantamento, chamado de Estimação dos custos diretos e indiretos atribuíveis ao consumo do álcool no Brasil, foi feito pelo pesquisador Eduardo Nilson, do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (Palin) da instituição, a pedido das empresas Vital Strategies e ACT Promoção da Saúde. São levadas em conta as estimativas de mortes atribuídas ao álcool da Organização Mundial da Saúde (OMS). Os números totais são de 104,8 mil mortes em 2019 no Brasil. Homens representaram 86% das mortes: quase a metade relacionam o consumo de álcool com doenças cardiovasculares, acidentes e violência. Mulheres são 14% das mortes: em mais de 60% dos casos, o álcool provocou doenças cardiovasculares e diferentes tipos de câncer. O estudo calcula também o custo do consumo de bebidas alcoólicas para o Brasil em R$ 18,8 bilhões em 2019: 78% (R$ 37 milhões) foram gastos com os homens, 22% com as mulheres (R$ 10,2 milhões). Do total, R$ 1,1 bilhão são atribuídos a custos federais diretos com hospitalizações e procedimentos ambulatoriais no Sistema Único de Saúde (SUS). Os demais R$ 17,7 bilhões são referentes aos custos indiretos como perda de produtividade pela mortalidade prematura, licenças e aposentadorias precoces decorrentes de doenças associadas ao consumo de álcool, perda de dias de trabalho por internação hospitalar e licença médica previdenciárias. Na divisão por gênero, o custo do SUS com a hospitalização de mulheres por problemas ligados ao álcool é 20% do total. Um dos motivos é que o consumo de álcool pelas mulheres é menor. Na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2019), 31% das mulheres relataram ter consumido álcool nos 30 dias anteriores à pesquisa, enquanto o percentual masculino foi 63%. Outro motivo é que as mulheres procuram mais os serviços de saúde e fazem exames de rotina. Desse jeito, são tratadas antes que tenham complicações mais graves. Em relação aos custos de atendimento ambulatorial atribuído à ingestão de álcool, a diferença entre os públicos masculino e feminino cai, considerando que 51,6% dos custos referem-se ao público masculino. Em relação à faixa etária, a incidência maior no atendimento ambulatorial ocorre nas pessoas entre 40 e 60 anos, sendo que 55% dos custos referem-se às mulheres e 47,1% aos homens. As informações são da Agência Brasil.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Anvisa proíbe venda de álcool líquido 70% no Brasil a partir de 30 de abril Foto: Divulgação/Conselho Federal de Farmácia

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o álcool líquido 70% não seja mais vendido e comercializado em supermercados e outros estabelecimentos no Brasil. A medida entra em vigor, a partir do próximo dia 30 de abril. A determinação da Anvisa não afetará a venda do álcool 70% em gel, será somente proibido a venda do produto líquido. A comercialização do produto já era proibida há mais de 20 anos, por conta da sua alta inflamabilidade. No entanto, a venda do produto foi flexibilizada pela agência por conta da pandemia da Covid-19.   A Anvisa reforçou ainda por meio de nota à imprensa, que além do álcool líquido 70%, os consumidores ainda vão continuar tendo outras opções para limpeza disponíveis no mercado, como produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas ainda são eficazes contra germes, incluindo o vírus da Covid-19.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013