Tag

#AtendimentoÀPopulação

3 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prevenção ao câncer: Carreta de especialistas chega a Brumado e mais 20 cidades da região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma unidade móvel do Programa Agora Tem Especialistas está em Brumado, estacionada em frente à Policlínica Regional de Saúde. No local, as mulheres poderão ser consultadas com mastologista e ginecologista para prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Ana Rebouças, superintendente substituta do Ministério da Saúde, explicou que a unidade móvel busca sanar a dificuldade, historicamente registrada, com relação à presença de especialistas na rede pública de saúde. O programa, criado a partir de uma exigência do Presidente Lula, visa oferecer especialistas em diversas áreas para assistência à população. “Essa carreta chega em vazios assistenciais. Ela vem justamente para atender onde existe dificuldade de acesso”, afirmou.

A proposta é realizar os exames necessários e diminuir a distância entre o diagnóstico e o início do tratamento, aumentando assim as chances de cura. Os atendimentos são previamente agendados por meio de regulação.

Assessora da Agência de Apoio ao SUS (Sistema Único de Saúde), Ara Brasil ressaltou que, embora esteja sediada em Brumado, a unidade também atenderá os 20 municípios da região de saúde. “Procure a UBS do seu município com a sua solicitação de mamografia, ultrassom de mamas ou ultrassom vaginal para serem atendidas na carreta”, destacou.

A previsão é que a carreta atenda até 1500 mulheres no período de trinta dias. Novas unidades móveis, para atendimento em outras áreas, estarão na região de Brumado. O cronograma será divulgado em breve pelo Governo do Estado.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sesab valoriza suporte a residentes e estagiários no Hospital Geral de Guanambi Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Como parte do processo de reestruturação do Hospital Geral de Guanambi (HGG), o Governo do Estado implantará um centro de ensino e pesquisa na unidade.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, explicou que o espaço será voltado à qualificação e formação dos estudantes de medicina e demais áreas relacionadas à saúde. O pleito atendeu a um pedido especial do governador Jerônimo Rodrigues, tendo em vista a preocupação do governo com o aumento das oportunidades de capacitação e de inserção dos estudantes no mercado profissional.

O centro de ensino possuirá auditório, sala de ensino e sala de simulação realística. Segundo a secretária, trata-se de uma inovação que o governador está trazendo para dentro dos hospitais.

Roberta ainda fez questão de assegurar o trabalho dos estagiários e estudantes residentes. “Eles são supervisionados. No caso dos estudantes residentes, eles não podem fazer a prescrição sem a orientação de um profissional, seja do preceptor ou do orientador. No HGG, os profissionais que estão lá são especialistas e que garantem o atendimento à população”, apontou.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora recebe equipamentos e ambulâncias para reforçar a saúde Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na terça-feira (24), a prefeita Joanina Sampaio esteve no Hospital Municipal Ulysses Celestino da Silva para acompanhar a chegada de novos equipamentos e veículos destinados ao fortalecimento da rede pública de saúde de Livramento de Nossa Senhora.

A ação é resultado da agenda institucional realizada na última semana, em Salvador, quando a gestora, acompanhada dos 11 vereadores do município, apresentou demandas prioritárias da saúde ao Governo do Estado.

Nessa primeira remessa, o município recebeu 20 camas hospitalares, um aparelho de raio-X móvel e duas ambulâncias, sendo uma destinada ao Distrito de Itanajé e outra para atendimento no Hospital Municipal.

De acordo com a prefeita Joanina Sampaio, novos equipamentos já estão previstos para serem entregues ao município nos próximos dias. Entre eles, um carrinho de anestesia, um foco cirúrgico para implantação da terceira sala cirúrgica do hospital, além de camas, cadeiras de rodas e cadeiras de banho.

Também está prevista a chegada de um sistema de raio-X digital (CR), que será implantado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), ampliando a capacidade de diagnóstico e contribuindo para qualificação dos serviços ofertados à população.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013