Tag

#sudoestebaiano

286 notícia(s) encontrada(s)
Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homologada licitação de R$ 60 milhões para asfaltar BA-617 entre Condeúba e Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) oficializou, nesta sexta-feira (26), o resultado da licitação para as obras de pavimentação na rodovia BA-617. O projeto abrange uma extensão de 51,49 quilômetros, ligando o entroncamento da BA-263, no município de Condeúba, ao entroncamento da BA-026, em Caculé. A melhoria na malha rodoviária promete otimizar o fluxo de veículos e o escoamento de produção na região sudoeste do estado.

A empresa Construtora Gil Ferreira Ltda. foi declarada vencedora do certame, realizado sob a modalidade de concorrência eletrônica (Nº 014/2026). O critério de julgamento adotado foi o de maior desconto, resultando em um valor total contratado de R$ 60.705.082,10. O processo administrativo corre sob o número 024.2058.2026.0002921-18.

O resultado do certame já foi devidamente homologado e o objeto adjudicado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, com base no Decreto Estadual nº 22.885/2024. A publicação oficial foi liberada autorizando o início dos trâmites para a assinatura do contrato e ordem de serviço.

Polícia Militar
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homens são presos por falta de pagamento de pensão em Palmas de Monte Alto e Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), cumpriu dois mandados de prisão por débito de pensão alimentícia na região do sudoeste baiano na última segunda-feira (22). As ações ocorreram nas cidades de Palmas de Monte Alto e Guanambi, resultando na detenção de dois homens que estavam com ordens judiciais em aberto.

A primeira prisão aconteceu no final da manhã, por volta das 11h45, no bairro Girassol, em Palmas de Monte Alto. Os policiais militares deslocaram-se até o estabelecimento comercial do alvo, um homem de 42 anos. Ao ser notificado sobre o mandado de prisão civil, o comerciante não ofereceu resistência à abordagem. Ele foi conduzido pelos agentes à Delegacia Territorial de Guanambi para o cumprimento das formalidades legais.

Mais tarde, por volta das 15h07, a mesma unidade policial foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para atender a uma ocorrência semelhante, desta vez no Residencial dos Pássaros, em Guanambi. No local, a mãe do próprio autor cooperou com a guarnição, autorizando a entrada dos militares na residência e indicando que o filho estava no quarto.

O homem foi localizado e preso pela equipe sem qualquer tipo de intercorrência. Assim como o primeiro capturado, ele foi levado diretamente para a Delegacia Territorial de Guanambi, onde ambos permanecem à disposição da Justiça para a regularização de suas pendências financeiras e alimentares.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito convida região para curtir o último dia do São João do Gurutuba em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Guanambi, Arnaldo Azevedo, o Nal, convidou toda população local e regional para prestigiar o encerramento do São João do Gurutuba, que acontece na noite desta segunda-feira (22).

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor destacou que a tradicional festa se tornou uma grande atração não só de Guanambi, mas de toda região. O evento teve início na última quinta-feira (18) com a presença massiva do público.

Grato pelo sucesso da festividade até aqui, o prefeito agradeceu a Deus e às famílias presentes pela condução tranquila do São João do Gurutuba, onde todos compareceram para confraternizar e aproveitar o momento especial. A festa transcorreu ao longo de quatro dias sem nenhuma intercorrência.

Neste ano, o evento foi marcado por mais atrações tipicamente juninas, ou seja, com um maior repertório forrozeiro. A decisão da gestão teve como base o apelo do próprio público. Essas, aliadas às atrações de renome nacional, fizeram o êxito do festejo.

Para o dia de hoje, o cantor Matheus Fernandes promete um grande show na Praça do Feijão. Nal fez questão de salientar que as festas de Guanambi têm dado exemplo pela segurança e organização. “Que Deus continue abençoando para que seja sempre assim”, apontou.

Além do lazer, o São João do Gurutuba promoveu uma intensa movimentação na economia local, com a rede hoteleira lotada, as vendas no comércio aquecidas e o comércio informal bastante pujante. “Está tudo muito movimentado. Creio que todos estão felizes”, finalizou.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Colisão na BR-030 deixa 7 feridos; criança de 11 anos fratura as duas pernas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um acidente de trânsito na BR-030, no trecho que liga os municípios de Guanambi e Palmas de Monte Alto, registrado na madrugada deste domingo (21), mobilizou equipes de socorro e assustou motoristas. Segundo informou o Departamento de Fiscalização de Trânsito (DFT) ao site Achei Sudoeste, a colisão traseira violenta entre dois automóveis aconteceu, deixando um rastro de destruição e um total de sete pessoas feridas.

Um dos veículos envolvidos transportava seis ocupantes no momento do impacto. Entre as vítimas mais graves está uma criança de 11 anos, que sofreu fraturas nas duas pernas devido à violência do impacto. O condutor do segundo automóvel, que colidiu na traseira do primeiro veículo, ficou preso às ferragens e também apresentou ferimentos severos.

Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foram deslocadas imediatamente para o trecho da rodovia. Os socorristas realizaram os primeiros atendimentos na pista e encaminharam as sete vítimas para unidades de saúde, divididas entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) e o Hospital Geral de Guanambi (HGG).

A rodovia precisou de atenção redobrada dos motoristas que trafegavam pelo trecho durante o resgate. Até o momento, o hospital não divulgou o boletim médico atualizado com o estado de saúde dos demais passageiros e do motorista que causou a batida.

Pindaí
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pindaí: Réu é condenado a mais de 23 anos de prisão após descarregar revólver contra vítima Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (15), o Tribunal do Júri da Comarca de Guanambi condenou Jairo Pereira Santos pela prática de homicídio qualificado contra Julimar Carlos Rodrigues de Brito, crime ocorrido no ano de 2015 em Pindaí.

Na mesma sessão de julgamento, o segundo réu do processo, Anderson Guimarães Ribeiro, foi absolvido pelo Conselho de Sentença após os jurados negarem a autoria dos fatos e entenderem que não houve provas de que ele concorreu para a prática do crime. O veredito atendeu parcialmente ao pedido acusatório formulado pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

A sentença proferida pelo juiz Igor Spock Silveira Santos e recebida pelo site Achei Sudoeste fixou a pena definitiva de Jairo em 23 anos, 4 meses e 15 dias de reclusão, a ser cumprida inicialmente em regime fechado. O magistrado destacou a extrema gravidade da conduta do réu, que desferiu entre cinco e seis tiros contra Julimar, descarregando completamente o tambor do revólver. Além do excesso de dolo na ação inicial, ficou comprovado que, mesmo após a vítima já estar caída no chão, o acusado efetuou novos disparos a curta distância diretamente na cabeça do homem.

O crime foi qualificado por motivo torpe e por recurso que dificultou a defesa da vítima. Durante a dosimetria, o juiz também considerou desfavoráveis as circunstâncias do crime, uma vez que o homicídio foi praticado em um local com a presença de diversas pessoas, expondo terceiros a um risco concreto e grave. O impacto psicológico nas testemunhas e familiares também foi considerado; o depoimento de uma testemunha revelou que o abalo dos pais de Julimar permanece incomum mesmo após uma década do fato, lembrando que, na época, o casal entrou em choque e não teve condições estruturais de comparecer ao Instituto Médico Legal (IML) para reconhecer o corpo do filho.

A defesa do acusado chegou a alegar legítima defesa e pleiteou o reconhecimento de crime na forma privilegiada, teses que foram integralmente afastadas pelos jurados. Por ter confessado parcialmente que efetuou os disparos sob a justificativa de se defender, Jairo obteve uma redução sutil em uma das fases do cálculo da pena. Com base no entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em sede de repercussão geral, que autoriza a execução imediata de condenações impostas pelo Tribunal do Júri, o magistrado determinou a expedição imediata do mandado de prisão para que o réu dê início ao cumprimento da pena.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Diferença de R$ 1,30 no litro da gasolina acende alerta de cartel em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão legislativa da última segunda-feira (15), os vereadores debateram os altos preços dos combustíveis praticados na cidade de Brumado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o vereador Harley Lopes relatou que esteve em várias cidades da região nos últimos quinze dias para registrar a variação nos valores dos combustíveis. Durante esse levantamento, o parlamentar pode atestar que o valor da gasolina praticada em Brumado é abusivo. “Estamos tratando esse assunto a sério. Demos uma volta na região sudoeste nos últimos quinze dias e constatamos que só em Brumado está um preço muito elevado”, declarou.

Embora não possa provar que exista um cartel formado no município, Lopes afirmou que a situação apresenta indícios de preços combinados entre os postos e empresários do ramo. “Não posso provar e nem falar que é um cartel de preços combinados, mas levanta suspeita”, apontou.

Em Vila Mariana, distrito de Caraíbas, que é uma cidade próxima a Brumado, ele informou que a diferença no preço da gasolina chega a R 1,30. “É uma diferença enorme! Precisamos saber o que está acontecendo”, completou.

O parlamentar entrará com uma ação no Ministério Público (MP), junto ao Procon, para apurar a legalidade dos preços da gasolina praticados em Brumado. “Não podemos ser lesados por algo que, talvez, não seja legal. O povo merece um preço justo”, finalizou.  

Oliveira dos Brejinhos
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso com 155 papelotes de cocaína após comparsa fugir de moto em Oliveira dos Brejinhos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde desta segunda-feira (15), uma guarnição da Rondesp Meio Oeste realizava patrulhamento tático no município de Oliveira dos Brejinhos quando visualizou um indivíduo recebendo um volume de um motociclista em via pública.

Segundo informou a especializada ao site Achei Sudoeste, ao perceber a presença policial, o condutor da motocicleta fugiu em alta velocidade, não sendo localizado. Foi realizada a abordagem ao indivíduo que permaneceu no local.

Durante a busca pessoal, foram encontrados em sua posse 155 papelotes de substância análoga à cocaína; 2 aparelhos celulares; e R$ 383,00 em espécie.

Diante dos fatos, o suspeito e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Oliveira dos Brejinhos para adoção das medidas cabíveis.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi: Motociclista de 27 anos morre após bater em viatura da Polícia Civil na BR-122 Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente na noite desta segunda-feira (15) resultou na morte de um jovem motociclista na BR-122, em Guanambi. A colisão, que envolveu uma viatura padronizada da Polícia Civil, aconteceu por volta das 20h, no km 9 da rodovia, em um trecho rural que não possui iluminação pública.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima foi identificada como Matheus da Silva Santos, de 27 anos. Natural de Guanambi, o jovem trabalhava como mecânico e conduzia uma motocicleta CG 125 Titan azul, ano 1998, no momento do impacto. A viatura envolvida, uma caminhonete Ranger, era ocupada por dois policiais civis e conduzida por um investigador da corporação.

De acordo com o registro da ocorrência, o policial que dirigia a caminhonete relatou que teve a visão momentaneamente ofuscada pelos faróis altos de um veículo que trafegava no sentido oposto. Ao tentar retomar a visibilidade, ele se deparou com a motocicleta logo à frente. O investigador afirmou ter tentado frear, mas não conseguiu evitar a batida. O relato policial aponta ainda que a lanterna traseira da moto estava apagada, o que teria dificultado a visualização do veículo na pista escura.

Com a força do impacto, Matheus sofreu múltiplas lesões e morreu ainda no local, antes que pudesse ser socorrido. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e constatou o óbito do mecânico. Após a colisão traseira, o condutor da Ford Ranger perdeu o controle da direção, fazendo com que a viatura saísse da pista e ficasse imobilizada às margens da rodovia.

Policiais militares foram deslocados para o trecho para isolar a área e prestar apoio ao trânsito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local do acidente para coletar as evidências que vão ajudar a esclarecer a dinâmica do fato e, em seguida, removeu o corpo da vítima para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. As circunstâncias e responsabilidades do acidente serão formalmente apuradas pelas autoridades competentes.

Tanhaçu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bêbado, homem ameaça mãe centenária com machado e confronta PMs em Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (09), um homem e 57 anos foi preso na zona rural de Tanhaçu, suspeito de ameaçar a própria mãe, uma idosa de 100 anos, e desacatar policiais militares.

Familiares acionaram o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) após o suspeito chegar à residência alcoolizado e agressivo. Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, ele teria ofendido a mãe com xingamentos e feito ameaças de agredi-la com um machado durante uma discussão. Assustada, a idosa correu e acabou caindo. Ela foi amparada por familiares que estavam no local.

Ao chegar à propriedade, a guarnição tentou abordar o homem, que reagiu de forma agressiva, sendo necessário utilizar técnicas de contenção para controlar a situação. Mesmo depois de ser imobilizado, o suspeito continuou fazendo ameaças contra a mãe e contra os agentes envolvidos na ocorrência.

Os policiais encaminharam o indivíduo para a Delegacia Territorial de Brumado. O caso foi registrado e será investigado pelas autoridades competentes. A Polícia Civil deverá analisar as circunstâncias da ocorrência e adotar as medidas legais cabíveis.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Trabalhador cai de estrutura durante instalação de decoração de São João em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um acidente durante os preparativos para as festividades juninas mobilizou equipes de resgate e acendeu o alerta sobre a segurança nas montagens de eventos no sudoeste baiano. Nsta segunda-feira (8), um colaborador da Prefeitura de Guanambi, ficou ferido após despencar de uma altura de pouco mais de dois metros enquanto instalava a decoração de São João no centro da cidade.

O site Achei Sudoeste apurou que o acidente foi provocado por uma falha estrutural inesperada. O trabalhador utilizava a estrutura de uma loja comercial como ponto de apoio para fixar os adereços juninos quando a estrutura rompeu abruptamente. Com o impacto da queda, a vítima sofreu um corte superficial na cabeça e precisou de atendimento imediato.

Acionado às pressas, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou os primeiros socorros ainda no local do acidente. Para garantir a segurança do profissional e descartar traumas internos, a equipe médica o encaminhou ao Hospital Geral de Guanambi (HGG), onde ele foi submetido a uma bateria de exames de imagem.

Fontes ligadas à administração municipal confirmaram à reportagem que o servidor permaneceu consciente durante todo o episódio e que seu quadro de saúde é considerado estável. A prefeitura informou que está prestando suporte integral ao trabalhador, incluindo o acompanhamento familiar.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é suspeito de invadir casa e estuprar mulher com deficiência em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Civil da Bahia investiga um homem de 40 anos suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável contra uma jovem de 29 anos, que possui transtorno mental. O caso ocorreu na zona rural de Brumado, e foi registrado na Delegacia Territorial do município na última quarta-feira (3), após familiares da vítima procurarem as autoridades para denunciar o abuso.

Segundo o registro da ocorrência, a vítima foi conduzida à unidade policial por sua irmã de 26 anos. Os familiares relataram que a mulher apresentava forte abalo emocional e queixava-se de dores físicas decorrentes da violência. A denúncia aponta que o suspeito se aproveitou de um momento de ausência da mãe da vítima para invadir a residência e praticar o crime.

A jovem de 29 anos faz uso contínuo de medicamentos controlados e necessita de acompanhamento constante devido à sua condição de saúde. De acordo com o relato da família, esta não teria sido a primeira investida do suspeito: o homem já havia tentado cometer o mesmo crime em uma ocasião anterior, mas, na época, a vítima conseguiu escapar antes que o ato fosse consumado.

Quando os parentes chegaram ao imóvel logo após serem alertados sobre o ocorrido, o investigado já havia fugido do local. O caso foi formalmente enquadrado como estupro de vulnerável e segue sob apuração da Polícia Civil de Brumado, que iniciará a oitiva de testemunhas e a coleta de provas para esclarecer todas as circunstâncias do crime e localizar o suspeito.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Guanambi se despede de Renato Silveira de Assunção, o Renatinho Contador, aos 84 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O município de Guanambi e toda a região do sudoeste baiano amanheceram de luto neste sábado (30) com a notícia do falecimento de Renato Silveira de Assunção, carinhosamente conhecido por todos como “Renatinho Contador”. Aos 84 anos, o pioneiro da contabilidade local deixa um vazio imenso no cenário profissional regional e uma trajetória marcada pelo profundo respeito de colegas de profissão, clientes e amigos que acompanharam sua longa jornada.

Renatinho construiu uma carreira admirável, sendo considerado um dos profissionais mais longevos e respeitados de Guanambi. Ao longo de décadas de atuação, ele se tornou sinônimo de ética, dedicação e seriedade na área contábil, prestando serviços fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico do município e servindo de inspiração e mentoria para as novas gerações de contadores que ingressavam no mercado regional.

A despedida do estimado contador mobiliza a comunidade local em correntes de solidariedade. O velório está sendo realizado em sua terra natal. A Missa de Corpo Presente está programada para as 9h deste domingo (31), na Igreja Santa Rita de Cássia, seguida pelo sepultamento. Renato deixa a esposa, Ana Amélia, os filhos, Renato e João Henrique, além de noras, netos e uma legião de admiradores de seu legado.

Candiba
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Candiba: Suspeito que invadiu secretarias municipais é preso ao tentar vender celulares furtados Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação rápida e estratégica do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) resultou na prisão em flagrante de um homem e na recuperação de aparelhos celulares que haviam sido furtados de repartições públicas no município de Candiba. Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, o crime ocorreu após o suspeito invadir as sedes das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, de onde levou o patrimônio público.

O furto qualificado foi registrado na última quinta-feira (28), mobilizando as equipes policiais que iniciaram imediatamente os levantamentos e diligências para identificar o autor do crime. Menos de 24 horas após a ação criminosa, na sexta-feira (29), a guarnição recebeu denúncias anônimas de que um homem estaria comercializando celulares de procedência duvidosa no centro da cidade.

Ao chegarem ao local indicado, os policiais abordaram o indivíduo. Durante a averiguação, os agentes constataram que os aparelhos que ele tentava vender eram exatamente os mesmos que haviam sido subtraídos das secretarias municipais no dia anterior.

Questionado pela equipe policial, o homem confessou a autoria do crime e recebeu voz de prisão em flagrante imediatamente. O suspeito e todo o material recuperado foram encaminhados e apresentados na Delegacia Territorial de Candiba, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.

Rio do Pires
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Inema e Consórcio da Bacia do Paramirim promovem curso de licenciamento ambiental em Rio do Pires Foto: Clesmon Alves/Achei Sudoeste

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e o Consórcio da Bacia do Paramirim promovem na cidade de Rio do Pires um curso de licenciamento ambiental.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Clesmon Alves, secretário municipal de meio ambiente, disse que o curso é muito importante para fortalecer a gestão ambiental na cidade e em todo território.

A proposta é capacitar secretários, técnicos e analistas ambientais que atuam na região da Bacia do Paramirim para atuarem com rigor e qualificação na emissão de licenças ambientais.

Segundo o secretário, a iniciativa também possibilitará que os profissionais obtenham os conhecimentos técnicos e legais para promover a preservação do meio ambiente e o uso sustentáveis dos recursos ambientais, como água, solo, fauna e flora. "É algo positivo e que demonstra a nossa preocupação com o meio ambiente", declarou.

Além disso, os profissionais serão preparados para o desenvolvimento de algumas ações ambientais específicas. Após o curso, Alves destacou que a teoria será colocada em prática através do trabalho realizado dentro das secretarias, beneficiando o Poder Público e a população da Bacia do Paramirim. .

Érico Cardoso
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Érico Cardoso será palco da campanha 'Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) realiza, no próximo dia 03 de junho, uma grande mobilização em defesa do Rio São Francisco por meio da campanha “Eu Viro Carranca para Defender o Velho Chico” 2026, no município de Érico Cardoso.

Criada em 2014, a campanha se consolidou como uma das principais iniciativas de conscientização e mobilização social em defesa do Velho Chico, reunindo instituições públicas, escolas, universidades, organizações da sociedade civil e comunidades de toda a bacia. Em 2021, a iniciativa conquistou o 1º lugar no Prêmio ANA, na categoria Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH).

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Cláudio Pereira, coordenador do CBHSF, destacou que a campanha impulsiona o envolvimento social em defesa de todas as águas que, hoje, fazem do Rio São Francisco um gigante, que atende mais de 18 milhões de habitantes, chegando a 33 milhões de habitantes com a transposição. “O São Francisco é importante não só pela questão do abastecimento, mas para produção, geração de energia e para a indústria de mineração”, declarou.

Aos olhos da sociedade, segundo informou, a campanha é uma espécie de “lamento do rio” que busca mobilizar a sociedade, civil e política, em prol da preservação do São Francisco e do meio ambiente como um todo. “Queremos que a sociedade olhe a água com outros olhos, não deixando a responsabilidade apenas nas mãos dos governantes porque estes trabalham em prol do interesse social. A sociedade precisa manifestar interesse pelas águas, pela recuperação das nascentes, pela capacidade de abastecimento dos aquíferos e pela descontaminação das águas”, defendeu.

Neste ano, a campanha integra as comemorações dos 25 anos do CBHSF e traz como tema “Velho Chico. Um rio, muitas mãos”. As ações acontecerão simultaneamente em quatro municípios que representam as diferentes regiões fisiográficas da bacia hidrográfica: Paracatu, Érico Cardoso, Juazeiro e Canindé de São Francisco.

Na cidade escolhida foi Érico Cardoso, a programação contará com atividades culturais, educativas e ambientais, incluindo exposições, apresentações artísticas, oficinas, distribuição de materiais educativos, ações interativas, jogos e atividades voltadas especialmente para crianças e jovens.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem invade trabalho de ex para tirar satisfação sobre pensão e é preso em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma cobrança de pensão alimentícia terminou com um homem de 32 anos preso em flagrante no sábado (16), no centro de Guanambi. O suspeito foi detido pelo 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) após invadir o local de trabalho da ex-companheira, uma jovem de 27 anos, para ameaçá-la e tirar satisfações sobre o dinheiro cobrado para o sustento do filho do casal.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, uma guarnição foi acionada por volta das 8h55 pelo Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para conter a situação de violência doméstica. Quando a guarnição chegou ao endereço, a vítima relatou que o ex havia enviado mensagens afirmando que iria até o trabalho dela para confrontá-la. Durante o atendimento dos policiais, o homem chegou ao estabelecimento visivelmente alterado, exigindo que a mulher repetisse o teor dos áudios que haviam sido trocados por um aplicativo de mensagens.

Os policiais militares agiram rapidamente para conter os ânimos e evitar uma agressão física no local. Diante da gravidade da situação e das ameaças proferidas, ambos os envolvidos foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Guanambi para o registro da ocorrência.

Na unidade policial, o caso ganhou contornos ainda mais graves. Além de relatar o medo das ameaças recentes, a jovem apresentou aos agentes e ao delegado de plantão diversas fotografias que registravam agressões físicas sofridas por ela no período em que o casal ainda vivia junto. Diante do histórico de violência e do comportamento agressivo testemunhado pelos militares, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e permaneceu detido à disposição da Justiça.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Coordenadora de Saúde faz alerta de prevenção contra as arboviroses no sudoeste baiano Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Com o aumento dos casos de arboviroses nesse período, o Núcleo Regional de Saúde (NRS) do sudoeste baiano alertou a população para a importância dos cuidados em casa. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Karolina Rebouças, coordenadora do núcleo, destacou que, apesar do controle das arboviroses em muitas cidades, a população não pode relaxar, visto que o país reúne todas as condições para proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. “A gente vem fazendo um trabalho contínuo de capacitação e treinamento dos agentes de saúde, mas não basta só o Governo do Estado, o Governo Municipal e o Governo Federal fazerem a sua parte. Cabe a nós, população, cuidar e evitar o acúmulo de lixo nos quintais”, afirmou.

Hoje, o público alvo da vacina contra a dengue é composto por adultos a partir de 59 anos, com ampliação gradual para faixas etárias mais jovens, até alcançar o público de 15 anos. A vacina apresenta 74,7% de eficácia contra a dengue sintomática em pessoas de 12 a 59 anos, além de 89% de proteção contra formas graves e com sinais de alarme. 

Malhada
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito convida governador e população regional para a 4ª Vaquejada de Malhada Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A cidade de Malhada está se preparando para a sua tradicional vaquejada. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Gimmy Ramos convidou o governador Jerônimo Rodrigues e a toda população, local e regional, para a quarta edição da grande festa. “Quero convidar todo povo da região sudoeste para comparecer e abrilhantar a nossa festa”, afirmou.

Vaqueiros de todo sudoeste baiano se deslocam para o município para participar do evento.

Com uma estrutura moderna, o gestor destacou que a ideia é promover uma vaquejada cada vez melhor para o público presente. Neste ano, a programação do evento inclui diversas atrações de peso, como o Xandy Avião, Igor Kannário e Klessinha.

Ramos acredita que a festa baterá recorde de pública nesta edição. “Acredito que iremos dobrar, tendo em vista bandas importantes que estamos trazendo. Xandy [Avião], por exemplo, é um dos maiores cantores da atualidade. Estamos realizando os desejos de povo de Malhada e de toda região”, completou.

O evento acontecerá nos dias 7 a 10 de maio.

Urandi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Contrabando: CIPRv intercepta ônibus de turismo com iPhones e eletrônicos em Urandi Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) desarticulou, na quarta-feira (15), um esquema de transporte de mercadorias contrabandeadas no sudoeste baiano. A apreensão ocorreu por volta das 4h, no município de Urandi, durante uma fiscalização de rotina realizada pela equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR).

Os policiais interceptaram um ônibus de uma empresa de turismo que fazia a linha São Paulo com destino a Caculé. Durante a revista no compartimento de carga, a equipe localizou diversos eletrônicos de alto valor agregado e acessórios. Entre os itens apreendidos estavam 12 aparelhos celulares, um aparelho DVR, 387 películas de proteção, dez lentes para câmeras e duas tampas traseiras para iPhone.

Apesar da identificação do material, nenhum passageiro ou funcionário da empresa assumiu a propriedade da carga no momento da abordagem. Diante da ausência de documentação fiscal e do responsável pelos produtos, todo o material foi recolhido pela guarnição. A ocorrência e as mercadorias foram apresentadas na Delegacia Territorial de Guanambi para o registro e a adoção das medidas legais cabíveis.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Operação Semana Santa termina com veículos recuperados e 112 autuações Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv) de Brumado divulgou, nesta semana, o balanço consolidado da Operação Semana Santa, que mobilizou guarnições entre os dias 3 e 5 de abril. A ofensiva teve como principal objetivo o controle do fluxo intenso de veículos nas rodovias da região, buscando não apenas a prevenção de acidentes fatais, mas também o combate direto a irregularidades administrativas e crimes de trânsito em um dos feriados mais movimentados do calendário nacional.

De acordo com os dados oficiais da corporação, as abordagens resultaram na recuperação de seis veículos que apresentavam restrições, como queixas de furto ou roubo, sendo prontamente retirados de circulação e encaminhados para os trâmites legais. Ao todo, os agentes abordaram 856 veículos ao longo dos três dias de fiscalização intensa, um número que reflete o esforço operacional para garantir a fluidez e a ordem nas estradas baianas sob a jurisdição da unidade de Brumado.

No que diz respeito à segurança e ao comportamento dos condutores, a operação registrou três ocorrências ligadas à Lei Seca, todas motivadas pela recusa ao teste do etilômetro. Além disso, as ações culminaram na condução de três pessoas à delegacia para o registro de ocorrências diversas. A atuação policial também teve um viés assistencial e de proteção social, com a realização de três socorros a motoristas em situação de pane ou emergência e o encaminhamento de um menor de idade ao Conselho Tutelar local.

As estatísticas de trânsito revelam que a vigilância foi rigorosa: foram lavrados 112 autos de infração, alcançando um total de 109 veículos autuados por variadas irregularidades, desde documentação atrasada até falhas em itens obrigatórios de segurança. Segundo a CIPRv, esse reforço estratégico nas rodovias é fundamental para reduzir o risco de colisões e garantir que a tranquilidade prevaleça tanto para os moradores da região quanto para os turistas que trafegam pelo sudoeste baiano durante o período festivo.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
PRF prende homem por furto de carga após acidente na BR-116 no sudoeste baiano Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu na tarde deste domingo (29) um homem por furto de carga após um acidente de trânsito no km 598 da BR-116, no sudoeste baiano

Por volta de 16h, durante fiscalização de rotina, a equipe foi informada por um caminhoneiro sobre um acidente ocorrido alguns quilômetros à frente. De imediato, os policiais deslocaram-se ao local indicado, onde encontraram um caminhão tombado às margens da via, já devidamente sinalizado, sem risco iminente à segurança do tráfego.

Na averiguação, os policiais visualizaram um indivíduo transportando uma placa de energia solar sobre a cabeça. Ao realizarem a abordagem, localizaram outra placa do mesmo tipo escondida na vegetação próxima. Após verificação, constatou-se que os equipamentos pertenciam à carga do caminhão acidentado.

Na sequência, a equipe encontrou o condutor do veículo, que não sofreu ferimentos. O motorista relatou que o acidente ocorreu por volta de 13h e que, antes da chegada da equipe de segurança privada da transportadora, parte da carga foi furtada por diversas pessoas que se aproveitaram da situação.

Diante dos fatos, foi constatado o crime de furto, sendo dada voz de prisão em flagrante ao suspeito. O homem foi encaminhado, sem lesões, à Delegacia de Polícia Civil de Jequié, onde foi apresentado à autoridade policial para a adoção das medidas cabíveis.

A PRF reforça que subtrair bens de vítimas envolvidas em acidentes de trânsito é crime. Aproveitar-se de situações de vulnerabilidade para furtar cargas ou pertences agrava a conduta e pode resultar em responsabilização penal.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Após uma década, Clécio Magalhães é exonerado da 22ª Coorpin em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), oficializou nesta sexta-feira (27) a exoneração do delegado Clécio de Magalhães Chaves do cargo de Coordenador Regional da 22ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), sediada em Guanambi. A decisão marca o fim de um ciclo de uma década à frente da segurança pública na região.

Clécio Magalhães ocupava o posto desde janeiro de 2016, quando foi nomeado pelo então governador Rui Costa (PT). Ao longo de seus dez anos de gestão, o delegado tornou-se uma figura central na articulação das operações policiais e no combate à criminalidade em Guanambi e nos municípios vizinhos que integram a coordenadoria.

A saída do coordenador foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Apesar da movimentação administrativa, o governador Jerônimo Rodrigues ainda não designou um substituto para assumir a coordenação da 22ª Coorpin. Até que uma nova nomeação seja oficializada, a expectativa recai sobre quem herdará a responsabilidade de gerir uma das áreas estratégicas da Polícia Civil no sudoeste baiano.

Em nota enviada à nossa reportagem após sua exoneração, o delegado destacou a importância da parceria com a imprensa, ressaltando que o trabalho desses profissionais foi essencial para garantir a transparência das ações policiais e fortalecer a confiança da comunidade nas instituições de segurança.

Clécio Magalhães pontuou que a relação com os comunicadores sempre foi pautada na ética e na colaboração mútua em prol do interesse público. Ao se despedir da função, o delegado reafirmou seu compromisso com a segurança pública e declarou estar à disposição para novas missões, levando consigo a convicção de que os resultados positivos alcançados na década de gestão foram fruto de um esforço conjunto entre a polícia e a sociedade civil, representada pelos veículos de comunicação.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
R$ 7,99: Macaúbas vende a gasolina mais cara da região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os motoristas que trafegam pelo sudoeste baiano têm sentido o peso do combustível no bolso, mas em Macaúbas a situação atingiu o patamar mais crítico da região. Com o litro da gasolina comercializado a R$ 7,99, o município lidera o ranking de preços altos, superando vizinhos e pressionando o orçamento dos consumidores locais.

O levantamento realizado pelo site Achei Sudoeste aponta uma disparidade considerável entre as cidades próximas. Enquanto Macaúbas encosta na barreira dos oito reais, Guanambi aparece no extremo oposto da tabela, oferecendo o combustível a R$ 7,29 - uma diferença de R$ 0,70 por litro que tem motivado questionamentos por parte dos condutores sobre a logística e a carga tributária local.

Em outros pontos do sudoeste baiano, os preços também seguem elevados, embora abaixo da marca praticada em Macaúbas. Em Livramento de Nossa Senhora, a gasolina é encontrada por R$ 7,84, enquanto em Brumado o valor médio registrado é de R$ 7,79. A variação entre as cidades reflete não apenas a política de preços das distribuidoras, mas também os custos de frete e a competitividade entre os postos de cada localidade.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Armazém do Criador Agro apresenta defensivos contra pragas que estão atacando na região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Natural de Guanambi, o agrônomo Renan Castro agora faz parte da equipe de colaboradores do Armazém do Criador Agro, a loja do homem do campo na cidade de Brumado e região.

Ao site Achei Sudoeste, ele disse que está muito feliz em poder contribuir com os trabalhos na loja, oferecendo o melhor serviço para o produtor rural. “Estou aqui para o que precisar”, destacou.

Aproveitando a oportunidade, o agrônomo apresentou toda linha de defensivos agrícolas disponível no Armazém do Criador para o combate às pragas. Após o período chuvoso, ele explicou que uma bactéria tem atingido as plantações de maracujá e manga na região. “Ele tira a massa folhear da planta e atrasa a produção. Também pode afetar a parte da casca da manga. É necessário fazer o manejo preventivo e o controle de bactericidas”, detalhou.

Renan ressaltou que, sem o manejo adequado dos defensivos, a produtividade cai bastante e os produtores devem ficar atentos. No Armazém do Criador, há à disposição diversos defensivos de caráter preventivo e curativo, a depender da necessidade do produtor. Os produtos são pulverizados nas folhagens, de preferência no final da tarde para melhor absorção.

O Armazém do Criador Agro fica localizado na Avenida Centenário, 2089, no Novo Brumado. O telefone é (77) 99994-7632 (WhatsApp). Não perca tempo e faça uma visita agora mesmo ao empreendimento.

Licínio de Almeida
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Motorista de carreta carregada com laranjas morre após acidente em Licínio de Almeida Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente envolvendo uma carreta foi registrado na tarde desta quarta-feira (18), no município de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano. O sinistro ocorreu por volta de 14h, nas proximidades do Distrito de Tauapé. O motorista da carreta morreu na hora.

Segundo informou a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, a carreta carregada com laranjas era ocupada por duas pessoas. O passageiro sofreu escoriações leves, sendo socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado a uma unidade hospitalar. O condutor, identificado como Gilson Miranda de Sousa, de 47 anos, foi encontrado sem sinais vitais, preso às ferragens.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas auxiliar na ocorrência. Após a perícia, o corpo foi removido para o Instituto Médico Legal (IML) em Guanambi. As circunstâncias do acidente estão sendo investigadas.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013