Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/Abr/2020 - 00h00

'Muitos vão para sete palmos do chão se não obedecerem ao isolamento', diz secretário de saúde de Brumado

'Muitos vão para sete palmos do chão se não obedecerem ao isolamento', diz secretário de saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, explicou a importância de intensificar o isolamento social, especialmente nos primeiros quinze dias do mês de abril, considerado o período crítico de maior proliferação do vírus. Segundo ele, uma pessoa infectada com a influenza (gripe comum) transmite a doença, em média, para 1,5 pessoas; já uma pessoa infectada com coronavírus consegue transmitir, em média, para 3 pessoas, ou seja, o dobro. “Então, qual é a grande preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias mundiais: que, com o contato direto e as aglomerações, essa transmissão seja exacerbada e sem controle”, afirmou. 

'Muitos vão para sete palmos do chão se não obedecerem ao isolamento', diz secretário de saúde de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Feres afirmou que, embora 85% dos casos não vai passar de uma gripe, o problema é o volume de pessoas doentes. “Se eu tiver em Brumado em torno de 10 mil pessoas infectadas e amanhã me aparece 100 pessoas precisando de respirador e UTI, o que vai acontecer? Sete palmos do chão. Não só em Brumado, como em qualquer cidade do país. Não existe sistema de saúde que suporte”, completou. Por fim, o secretário elogiou a estrutura do Hospital Municipal, que hoje conta com 33 respiradores, além de 133 leitos, entre os quais de UTI - adulto e neonatal. “Poucas cidades na Bahia tem o privilégio de ter um serviço hospitalar como o de Brumado”.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo