Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "10/2013"

25 Out 2013 - 10:40h

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concedeu a Comenda Dois de Julho ao empresário brumadense Newton Cardoso após aprovar projeto de resolução de autoria do deputado Marquinho Viana (PV). Cardoso diplomou-se em Direito e em Administração Pública pela Universidade Católica de Minas Gerais. Advogado, empresário e administrador, governou o município de Contagem, em Minas Gerais, por três vezes; foi vice-governador e governador de Minas Gerais, além de deputado federal. Agora, cumpre seu terceiro mandato como deputado federal pelo mesmo estado. O deputado Marquinho fez questão de contar um pouco da história do amigo ao relatar que “em sua terra natal, Brumado, abriu a Orneca que passou a chamar-se de Importex, um grande magazine. Adquiriu a Loja Santos, de tecidos, tornando-se também sócio da Usina Rio. Também em Brumado, adquiriu o loteamento Brasil e lançou outro destinado à classe média, o Loteamento Nobre. Recentemente, inseriu-se no setor imobiliário, restaurando um casarão antigo que abrigou o poeta Castro Alves, transformando-o no Shopping Ápio Cardoso da Paixão, em homenagem ao seu genitor. Acionista da Magnesita por muitos anos, empresa que emprega mais de 4 mil funcionários em Brumado, construiu, em sua gestão, um terminal exclusivo para a empresa no porto de Aratu, gerando mais de 300 postos de trabalho”. Viana ainda destacou que Cardoso é dono de diversas propriedades rurais na Bahia, inclusive uma fazenda no município de Sento Sé, que produz uva sem caroço e emprega cerca de mil pessoas durante a colheita. Outra propriedade agrícola do empresário localiza-se em Nova Viçosa, que sedia um hotel 5 estrelas, investimento de R$ 3 milhões, que gera mais de 200 empregos diretos e indiretos no município.

25 Out 2013 - 10:20h

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado (Sesau) está promovendo uma campanha de conscientização contra o câncer de boca ao longo desta semana. Várias palestras estão sendo realizadas por cirurgiões dentistas, as quais visam alertar a população sobre os cuidados diários que devem ser tomados para evitar a doença. Entre os conferencistas está o renomado cirurgião dentista Alex Fernandes. A campanha foi iniciada por conta das comemorações do Dia do Dentista, que é celebrado nesta sexta-feira (25). A Secretaria de Saúde tem potencializado a equipe para atender melhor a população, tendo o apoio da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), que é odontóloga e vem contribuindo de forma positiva para o sucesso das ações. Um dos focos da campanha é descrever os sintomas do câncer bucal para que a população possa identificar a doença. Os principais sintomas são tumores que se desenvolvem na língua, na mucosa bucal, no céu da boca, na gengiva, nas amígdalas, nas glândulas salivares ou no assoalho da boca. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores nos lábios, gengivas e outras regiões da cavidade oral afetam 10 em cada 100 mil homens e 4 em cada 100 mil mulheres. Os fatores de risco são bastante conhecidos: idade superior a 40 anos, fumo, consumo regular de álcool, exposição excessiva ao sol (associado às lesões nos lábios), e presença do vírus HPV. Também há pesquisas relacionando a doença à higiene bucal inadequada e a uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais, e rica em gorduras. A prevenção é possível através de hábitos saudáveis que incluam evitar o consumo excessivo de álcool; evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros; evitar exposição ao sol sem proteção; evitar próteses desajustadas à boca; ter uma boa higiene bucal escovando os dentes 4 vezes ao dia, de preferência após todas as refeições; manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes; realizar o auto exame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como feridas, inchaços ou manchas e ter um acompanhamento odontológico frequente. Neste 25 de outubro, a Sesau aproveita para parabenizar a todos os dentistas de Brumado pela passagem do seu dia.

25 Out 2013 - 09:40h

Na última segunda-feira (21), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Diretoria de Biodiversidade (Dibio), comandada pelo brumadense Leonardo Vasconcelos, assinou convênio de implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal do bioma Mata Atlântica no valor total de R$ 1.666.183,37. O objetivo do convênio é formular diretrizes e procedimentos técnicos para restauração florestal da área. O acordo, realizado na sede do Instituto, tem como parceira a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No ato da assinatura, além do brumadense, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a diretora geral do Inema, Márcia Telles e o reitor da UFRB, Paulo Nassif.

25 Out 2013 - 09:05h

Por volta das 22h da última quarta-feira (23), dois jovens invadiram uma escola localizada no Bairro Brasília, em Guanambi, no sudoeste baiano, e espancaram um menor. O jovem foi pego de surpresa e não teve tempo de reagir aos socos, pontapés e golpes com capacete na face e cabeça. De acordo com o radialista Radiola, mesmo com os gritos desesperados da vice-diretora, os indivíduos continuaram com as agressões e só pararam com a aproximação da polícia militar e a chegada do Samu 192. A vítima ficou bastante machucada. Ainda não se sabe o motivo das agressões, mas a polícia está trabalhando no caso a fim de punir os responsáveis.

25 Out 2013 - 08:24h

Dois delegados da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram mobilizados na noite da última quinta-feira (24) para uma propriedade na Fazenda Riachão, a margem da BA-262, sentido ao município de Aracatu, onde o dono do terreno e demais vizinhos suspeitavam que alguém pudesse ter sido enterrado. A possibilidade surgiu quando, ao chegar à propriedade, o homem se deparou com uma caixa de papelão e ao lado uma sepultura com três flores brancas. Como não sabia do que se tratava, o proprietário do terreno acionou a polícia. O cenário indicava que havia realmente um corpo ocultado no local, mas para surpresa de todos a polícia encontrou o cadáver de um cachorro da raça rottweiler enterrado. “Ficamos aliviados por não ter sido um ser humano. De início, parece engraçado, mas não foi um trote; havia uma situação de suspeita real, ainda mais se levando em consideração os tempos em que estamos vivendo no município. Graças a Deus, as nossas suspeitas estavam erradas”, comentou um dos delegados ao site Brumado Notícias após a descoberta do cachorro.

25 Out 2013 - 00:03h

Quase dez dias depois das prisões da Operação BR-030, a coordenadora da 18ª Ciretran, Katarine Medeiros, quebrou o silêncio e comentou sobre a situação dos servidores envolvidos no caso. Medeiros concedeu entrevista nesta quinta-feira (24) a imprensa regional e declarou acreditar que os funcionários da Ciretran de Brumado são inocentes. “Eu fiquei muito surpresa por que as pessoas envolvidas são do nosso dia a dia. Eu acredito ainda que a verdade vai ser apurada e que os funcionários da Ciretran não estão envolvidos nesses crimes dos quais estão sendo acusados”, enfatizou a coordenadora. Katarine disse ainda que não está participando das investigações, mas tem colaborado em tudo com a Polícia. “Como nada foi finalizado, de acordo com o direito brasileiro, até que se prove o contrário, todo mundo é inocente”, falou Medeiros, que é advogada, reforçando a ideia de que acredita nos ex-colegas de trabalho. A coordenadora da 18ª Ciretran aproveitou a oportunidade para explicar por que o órgão ficou fechado desde o dia 15, quando os servidores foram presos, até o dia 23. “Fechamos para que a Polícia pudesse fazer a investigação no local, e com isso alguns equipamentos nossos foram danificados. Estamos esperando o envio de uma equipe do Detran para consertar”, disse Katarine, acrescentando que o número de funcionários também dificultou a continuidade do trabalho nesses dias. “A gente já não tinha muitos servidores, estávamos trabalhando com um quadro insuficiente para a demanda e como foram exonerados quatro servidores de uma vez, precisamos parar um pouco e nos organizar”, emendou. A coordenadora fez questão de dizer que ela e os demais funcionários do Ciretran estão se desdobrando para atender com qualidade.

24 Out 2013 - 21:30h

Nesta quinta-feira (24), o Ibope divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto e novamente mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT) bem à frente dos demais possíveis candidatos à eleição presidencial em 2014. Dessa vez, a petista apareceu com 41% das intenções de voto caso os adversários fossem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB). Nesse cenário, Aécio tem 14% e Campos tem 10%, nulos ou brancos somam 22%, e 13% são os que não responderam ou ainda não sabem em quem vão votar. Se a candidata do PSB fosse a ex-senadora Marina Silva e não Eduardo Campos, Dilma teria 39%, Marina 21% e Aécio 13%. Trocando o senador Aécio Neves pelo também tucano José Serra, ex-governador de São Paulo, a petista teria 40%, Serra ficaria com 18% e Campos 10%. Com Marina Silva e Jose Serra disputando juntos, a ex-senadora conseguiria 21% dos votos caso as eleições fossem hoje e o ex-governador teria 16%, enquanto Dilma venceria em primeiro turno com 39%, assim como nas demais situações. Para esta pesquisa foram ouvidas 2.002 pessoas durante os dias 17 a 23 de outubro em 143 municípios, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

24 Out 2013 - 20:40h

Os brumadenses estão ficando mais preocupados com a saúde da mente e do corpo, prova disso são as academias da cidade lotadas. Mas além das academias, muitas praças e avenidas da cidade também estão movimentadas, pois se tornaram pontos de encontro para quem gosta de fazer uma boa caminhada nos fins de tarde. Inaugurada no início do ano, a Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza, tem sido um dos lugares mais frequentados pelos munícipes na busca por caminhada, pois o local é plano, bem arejado e tranquilo – tanto que alguns já apelidaram o local de ‘vila do sossego’.  “Hoje nós chamamos assim de vila do sossego, mas queremos que essa praça também se torne a praça da saúde, por isso até pedimos ao prefeito para que aproveite alguns pontos ainda não concluídos para instalar equipamento de ginástica. Nem todos gostam de academia, mas tenho certeza que a maioria vai gostar de ter uma academia popular ao ar livre”, falou Ana Ribas ao site Brumado Notícias, apoiada pelo cantor e compositor Lázaro Jakarine, também frequentador assíduo da praça. “Este está sendo o melhor local em Brumado para caminhar, mas concordo que com alguns equipamentos de ginástica irá ficar ainda melhor, e teremos uma população motivada a sair da ociosidade com a prática de exercícios ao ar livre”, completou Jakarine.

24 Out 2013 - 20:07h

Começa no próximo final de semana em Brumado o Zonal Semifinal do Campeonato Baiano de Futsal. A cidade está representada na competição pela equipe Feirense, que recepcionará as equipes de Aracatu, Barra da Estiva e Tanhaçu no ginásio poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. A rodada do sábado (26) começa às 15 horas, com o jogo Aracatu x Barra da Estiva, e na sequência tem Feirense x Tanhaçu. Já durante a noite, a partir das 20 horas, as equipes voltam para a quadra e jogam novamente. No primeiro jogo da noite, Aracatu enfrentará Tanhaçu e em seguida Feirense pega Barra da Estiva. No domingo (27) acontecerão duas partidas: a partir das 10 horas da manhã tem Tanhaçu x Barra da Estiva e logo depois Feirense x Aracatu. O Campeonato é promovido pela Federação Baiana de Futsal e conta com o apoio da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Brumado. A cada rodada será cobrado valor de R$ 2,00 pela entrada.

24 Out 2013 - 19:30h

“Está ficando cada dia mais bonita a nossa cidade, e isso está sendo muito bom para a autoestima da população”, comentou a auxiliar de serviços gerais Patrícia Silva ao contemplar as obras de urbanização da rótula da Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, via de entrada da BA-148 em Brumado. Várias palmeiras já foram plantadas na Avenida e nesta quinta-feira (24) começou a colocação dos tapetes de grama natural, o que dará um aspecto de praça ao lugar. O local está entre os preferidos dos brumadenses para andar de bicicleta durante a noite.

24 Out 2013 - 18:50h

Em contraponto ao que normalmente acontece na política nacional, a prefeita do município de Pindaí, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado (PSDB), sancionou uma lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a reduzir 30% do salário de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados na Administração. A lei, publicada na última quarta-feira (23), incluiu ainda a redução do pagamento direcionado à própria gestora Rosane e do valor recebido pelo vice-prefeito Jidasio Alves. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, todo o secretariado municipal autorizou a diminuição dos vencimentos, que tem como objetivo adequar o percentual gasto com folha de pagamento ao limite estabelecido na lei de responsabilidade fiscal. “Apesar de todas as medidas adotadas pela gestão para manter a austeridade, a constante queda no repasse dos recursos federais nos obriga a adotar novas medidas para preservar o equilíbrio financeiro, visando atender às demandas da população”, explicou a prefeita Rosane.

24 Out 2013 - 18:00h

Buscando tornar a Bahia o maior produtor nacional de algodão, diversos órgãos governamentais se uniram para realizar em Brumado o 1º Seminário da Cultura do Algodão. O evento acontecerá amanhã, sexta-feira (25), no auditório da Semac, situado na Rua Dr. Mario Meira, a partir das 7h30. A organização do Seminário é uma parceria do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura; da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB; da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambientes, e, contando ainda, com o apoio de Ministério da Agricultura, Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, Associação Baiana dos Produtores de Algodão e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. O evento tem o objetivo de capacitar e mobilizar o setor produtivo do algodão para aprimorar o sistema de produção.

24 Out 2013 - 17:31h

Após fecharem trecho da BA-262 durante a manhã desta quinta-feira (24), moradores do município de Anagé encerraram o protesto nesta tarde e liberaram a pista. Os munícipes reivindicaram segurança e melhorias na rodovia desde 6h30 da manhã. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), que acompanhou a manifestação, os moradores exigiam a presença do representante do Derba (Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia) para acabar com o protesto. O representante do Derba foi ao local e conseguiu negociar com os manifestantes.

24 Out 2013 - 16:50h

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (24) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em setembro deste ano a taxa de desemprego no país ficou em 5,4% - 0,1% maior do que a registrada em agosto (5,3%) e a mesma de setembro de 2012. De acordo com a Agência Brasil, a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) também apontou que 1,3 milhão de pessoas estavam desocupadas em setembro, mantendo estabilidade em relação a agosto deste ano e a setembro do ano passado. A população ocupada ficou em 23,2 milhões de pessoas.

24 Out 2013 - 16:15h

Desde o dia 18 de outubro, o juiz da Comarca de Barra da Estiva, Egildo Lima Lopes, vem descumprindo uma decisão liminar tomada pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Mário Alberto Hirs. Na data, Hirs suspendeu uma ordem de bloqueio de recursos proferida por Lopes na Ação de Desapropriação nº 0000050-86.2002.8.05.0019. Na ação, ajuizada pela Prefeitura Municipal de Barra da Estiva, o juiz Egildo determinou o bloqueio de 50% do Centro Educacional Valdence de Oliveira Souza, imóvel a ser desapropriado, que corresponde a R$ 874.360,00. De acordo com as informações do Portal e-SAJ do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o Cartório dos Feitos Cíveis e Comerciais da Comarca de Barra da Estiva já recebeu a cópia da decisão do TJ. Para a Prefeitura do município, quem requereu a suspensão, a determinação do juiz Egildo Lopes causa lesão à ordem e a economia pública municipal. “A ordem de bloqueio provocou um caos administrativo, pois incidiu sobre as contas que recebem os recursos da saúde, educação e da assistência social para o município e deixou a população desprovida dos mesmos. Isso também não poderia ter acontecido porque o município é autor da ação”, sustentou a prefeitura. Acatando a explicação da administração municipal, o presidente do TJ considerou que realmente a ordem de bloqueio ofende a economia de Barra da Estiva. “Além disso, o Excelso Pretório já se pronunciou proibindo o bloqueio de recursos públicos fora das hipóteses que expressamente autorizam essa grave providência (Pedido de Suspensão de sentença n.º 178.447/4-00, decisão monocrática do presidente do STF, datada de 26/11/2009)”, acrescentou Hirs na decisão de suspender a liminar do magistrado Lopes. O prefeito de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires (PV), o Dinho, comentou que o magistrado não poderia atuar no processo. “Tramita na Comarca de Barra da Estiva uma Exceção de Suspeição e o processo de desapropriação deveria estar suspenso até o julgamento da sua suspeição pelo TJ-BA”, explicou o prefeito. As informações são do Jornal Tribuna do Sertão.

24 Out 2013 - 15:03h

Após ter sido selecionado em edital público do governo do estado, o projeto Viver Arte, que já funcionava provisoriamente no galpão do Indústria Cidadã, em Brumado, passará a assumir definitivamente o local como grupo cooperativado. O projeto agrega dezenas de crianças e adolescentes através da cultura artesanal com marchetaria, materiais reciclados, metal e pintura em telas e tem despertado nos alunos o gosto pela arte. As aulas são ministradas pelo professor e pastor Mesaque Cunha. Para que o grupo se transforme em cooperativa, técnicos do Centro Público de Economia Solidária (Cesol) estiveram no local apresentando um projeto de assessoria jurídica e contábil. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos foram avaliados pelos técnicos, que ficaram entusiasmados com a possibilidade de crescimento do projeto. “O pessoal aqui já possui uma habilidade com qualidade de produtos excepcional. A ideia é ampliar a produção de forma coletiva”, explicou Luiz Cravo, coordenador do Cesol, em entrevista ao site Brumado Notícias.

Atual presidente da Sociedade Viver, Zilma da Soledade descreveu que há muito tempo se cogitava a expansão do projeto, que atua como uma organização sem fins lucrativos, visando apenas a profissionalização dos alunos. Zilma disse ainda que como cooperativa o projeto Viver Arte poderá agregar também os artesãos em atividade no município, o que segundo ela fortalecerá tanto a cooperativa quanto os autônomos. “Agora nós temos um incentivo a mais para continuarmos trabalhando. Desde o início nosso objetivo foi atender o lado social, mas o mesmo está colhendo o lado comercial como fruto do bom trabalho desenvolvido”, afirmou ela. A presidente da associação aposta no cooperativismo do projeto como um dos braços sociais no combate à influência das drogas sobre os jovens. “Temos muitas crianças ociosas aqui em Brumado, reféns das drogas, e acreditamos que recuperar é mais difícil. Então nossa proposta é prevenir através da cultura artesanal e da convivência salutar em grupo. Aqui eles estão aprendendo uma profissão e futuramente serão honrados pelo trabalho das próprias mãos. Posso dizer que estamos reunindo arte, lazer, cultura, amizade e profissionalismo dentro de uma mesma mentalidade. Um dia vamos passar, mas a nossa arte continuará como legado para as novas gerações”, concluiu Zilma da Soledade.

24 Out 2013 - 14:00h

Na tarde desta quinta-feira (24), o nome do ex-vereador Leonardo Vasconcelos foi publicado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) como presidente da Comissão Provisória do Partido Solidariedade (SDD) de Brumado. Em contato com o site Brumado Notícias, o deputado federal Arthur Maia confirmou a notícia. Ainda de acordo com o deputado, o prazo de vigência da provisória é indeterminado. Na noite da última quarta-feira (23), o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, havia confirmado a sua filiação e a dos vereadores Weliton Lopes e Manoel Romar ao partido. O mais surpreendente é que Vasconcelos faz oposição ao prefeito e agora comanda justamente o partido ao qual Aguiberto está filiado. Pelo visto, a ‘queda de braço’ entre o prefeito e o deputado Arthur Maia deve continuar. Com a publicação, a nova provisória do partido ficou assim - Presidente: Leonardo Quinteiro Vasconcelos; Vice-Presidente: Edilson Avelar de Souza; Tesoureiro: Paulo Pereira de Almeida; Secretário: Jobson da Cruz Rocha e Suplente: Alex Sandro Xavier Lopes.

24 Out 2013 - 13:13h

Segundo ocorrência registrada na noite dessa quarta-feira (23), Vanderlúcia Brito de Souza, 16 anos, está desaparecida desde a última terça-feira (22). Segundo a mãe da menor, ela teria saído de casa por volta das 17h para ir à casa da irmã no Bairro Baraúnas, mas não chegou ao local. A mãe da adolescente disse que a mesma chegou a ligar para o namorado, que mora em outra cidade, mas não falou nada. O rapaz retornou para o número registrado no celular, porém uma mulher desconhecida atende e desliga a chamada. O namorado da menor desaparecida também recebeu uma mensagem ameaçadora dizendo que se ele quisesse ver a “namoradinha”, ligasse para ela. O problema é que o celular da garota só da caixa postal. O fato foi registrado na delegacia e a polícia está investigando o caso. Se você sabe do paradeiro da jovem ou tem qualquer informação sobre esse desaparecimento, ligue para 197 ou 190.

24 Out 2013 - 12:40h

Por meio do Decreto nº 031, de 22 de outubro de 2013, o prefeito do município de Lagoa Real, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, decretou ponto facultativo nas repartições internas e externas da prefeitura municipal no dia 25 de outubro, ressalvados os serviços e as atividades considerados de natureza essencial. No documento, o prefeito esclarece que o estabelecimento do ponto facultativo no dia 25 de outubro deve-se ao fato de que, reunidos no último dia 09 de outubro, a diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB), os presidentes das Associações Municipalistas Regionais, os presidentes de Consórcios Públicos Intermunicipais e prefeitos decidiram aderir ao movimento municipalista e conclamaram todos os gestores para mobilização nos dias 15 e 16 de outubro, respectivamente no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, em Brasília, e para paralisar os serviços administrativos das prefeituras justamente no referido dia 25. O objetivo do movimento é para chamar a atenção do congresso Nacional para a aprovação da PEC 39/2013, que amplia em 2% o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

24 Out 2013 - 11:13h

A Usina de Beneficiamento de Umbu (UBU), na comunidade do Campo Seco, em Brumado agora será assessorada pelo Centro Público de Economia Solidária (Cesol). Durante a última quarta-feira (23), acompanhado pelo técnico Warlei Oliveira, o coordenador do órgão, Luiz Cravo, visitou a UBU, onde foram apresentados os programas de auxílio de assessoria que formalizam a Associação do Campo Seco como fornecedor de produtos da agricultura familiar para os 21 municípios que compõem a região do sertão produtivo. Ao site Brumado Notícias, o coordenador explicou que o Cesol é um equipamento público que presta assessoria no setor de gestão dos empreendimentos coletivos que envolvem associações, cooperativas e grupos informais, independente de atividade produtiva. 

Segundo Cravo, a assessoria do Cesol vai desde a parte de organização jurídica e contábil, até a comercialização e melhoramento do produto, com definição de rótulo e logomarca - tudo contribuindo para a viabilidade do empreendimento. O órgão atua com uma equipe multifuncional. Cravo esclareceu ainda que em Brumado a Associação do Campo Seco está buscando autonomia para comercializar os produtos produzidos na UBU. “Nossa assessoria é para que os produtos possam ir para a Cesta do Povo e alimentação escolar e muito em breve para as prateleiras dos supermercados de outros municípios vizinhos. Estão sendo providenciadas todas as normativas exigidas pela vigilância sanitária. Esses produtos passarão a ser comercializados em Guanambi, Caetité e Livramento de Nossa Senhora, mas, como ainda estamos em negociação com a prefeitura de Brumado, só a partir de março que a produção será comercializada na Cesta do Povo. Além disso, vamos tentar sensibilizar a prefeitura para que esses produtos sejam colocados dentro da cota da agricultura familiar”, explicou o coordenador. 

Para o presidente de Associação do Campo Seco, Judi Caé, que vem mantendo a UBU em funcionamento, o momento é de muita comemoração. “A nossa dificuldade maior era em comercializar os produtos, mas hoje o Campo é só alegria com essa assessoria que começa a ser prestada pela Cesol”, afirmou Caé.