Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A secretaria de saúde de Guanambi, a 141 km de Brumado, confirmou na última segunda-feira (14), o 12º óbito em decorrência da Covid-19, o novo coronavírus. Segundo informou a pasta ao site Achei Sudoeste, trata-se de um idoso de 74 anos, portador de comorbidades (Hipertensão Arterial Sistêmica, diabetes e doença cardíaca). De acordo com a secretaria, ele deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), em 12 de novembro, ficando internado com suporte de oxigênio e devido a complicações no estado de saúde, veio a óbito. Guanambi tem 1965 casos confirmados da doença, com 1837 curados e com 116 casos ativos. Até o momento, 538 pessoas estão aguardando resultados.
No mês de janeiro de 2020, a matéria mais lida no site Achei Sudoeste foi sobre um trágico acidente de carro. Nele, um jovem de 20 anos perdeu a vida ao invadir a contramão e bater de frente com um caminhão (veja aqui). Em seguida, aparece outro acidente fatal: quatro pessoas morreram na BR-116, no trecho da cidade de Cândido Sales, após o carro em que estavam ser atingido por um caminhão desgovernado (veja aqui). Em terceiro lugar entre as mais lidas, a notícia que repercutiu em toda cidade de Aracatu. Duas adolescentes foram encontradas mortas em uma estrada vicinal na região do Bairro Matadouro. O crime estaria relacionado ao tráfico de drogas (veja aqui). Na sequência, aparece um crime bárbaro na cidade de Brumado: "Homem é torturado e executado com tiros na cabeça na região de Ubiraçaba". Carlito Leite da Silva foi morto na Fazenda Zé Gomes, na região de Ubiraçaba. Os algozes seriam bandidos disfarçados de policiais (veja aqui). Por último no ranking das cinco mais lidas, vem a notícia: Jovem de 23 anos é achada morta e nua em altar de igreja. O caso de feminicídio aconteceu no Distrito Federal (veja aqui).
Nesta segunda-feira, 14 de dezembro, o município de Brumado registra 3394 casos confirmados da Covid-19, o novo coronavírus. O total de notificações suspeitas é de 10269. Entre os diagnósticos: 09 internações, 41 óbitos, 278 pacientes em tratamento e 3075 recuperados. No momento, 193 ainda aguardam resultado laboratorial e 5405 já foram descartados. As notificações suspeitas abrangem pacientes com quadros de síndromes gripais diversas, dentre os quais alguns se encaixam nos critérios para realização do exame RT-PCR ou via teste rápido. Estes últimos estão sendo usados de forma criteriosa, em casos excepcionais, como estratégia para ampliar e tornar mais eficaz o enfrentamento à pandemia no município.
Foto: Patrick Cassiano/Blog Regional Um homem ficou preso às ferragens após o caminhão que ele dirigia tombar na manhã desta segunda-feira (14), na BA-148, no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. Não há detalhes do que teria provocado o acidente, mas através de imagens foi possível notar que o veículo de carga que transportava produtos de limpeza ficou completamente destruído. De acordo com o Blog Regional, transeuntes conseguiram retirar o motorista com vida das ferragens utilizando ferramentas de uma empresa que está realizando manutenção na BA-148. Após a retirada, o homem foi socorrido por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital de Rio de Contas. Em seguida, foi transferido para uma unidade hospitalar em Vitória da Conquista. O acidente aconteceu em um local conhecido como curva da morte, próximo ao Distrito de Marcolino Moura. A carga que era transportada pelo veículo ficou espalhada no local. Policiais da 46ª CIPM foram acionados e atuaram na ocorrência.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) será reduzido na Bahia, em 2021, em até 5%, segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (14) pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Segundo o órgão, a redução de 5% vale para os carros de passeio. No caso dos utilitários, o valor do IPVA terá queda de 4,7%, ônibus e micro-ônibus terão desconto de 2,7%, caminhões irão pagar menos 1,8% e, para as motos, a queda é de 1,7%. A redução média é de 3,2%. Os contribuintes têm até 10 de fevereiro para pagar o imposto com desconto de 10%, em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Com as reduções, os contribuintes baianos vão pagar em 2021, em média, cerca de 3,2% a menos no valor do IPVA. A portaria determinando os descontos será publicada na edição de terça-feira (15) do Diário Oficial do Estado.
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Em Brumado, a Escola Municipal em Tempo Integral Miguel Mirante foi premiada nacionalmente no projeto “Criativos da Escola 2020”, de iniciativa do Instituto Alana. Trata-se de um movimento que valoriza e estimula a transformação da sociedade através das crianças e adolescentes. A unidade foi contemplada com o projeto “A invisibilidade da mulher no Alto Sertão da Bahia”, elaborado por três alunos do nono ano: Marcela Alves, Sabrina Novais e Weslei Lima. O orientador foi o professor Cremilton Santana. A ideia do projeto surgiu no cenário das eleições municipais de 2020, no contexto do Alto Sertão da Bahia, pois os alunos notaram grande desigualdade na disputa eleitoral entre homens e mulheres na região.
Foto: Mauro Anchieta/TV Bahia Duas desembargadoras do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) foram alvo de mandados de prisão temporária da operação Faroeste, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta segunda-feira (14), contra um suposto esquema criminoso de venda de decisões judiciais. Outros alvos da operação foram o secretário de Segurança Pública (SSP) da Bahia, Maurício Barbosa, e a delegada chefe de gabinete da pasta, Gabriela Caldas Rosa de Macêdo. De acordo com o G1, ambos foram afastados do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O subsecretário da SSP, Ary Pereira de Oliveira, assumiu a pasta. A investigação aponta a existência de um suposto esquema de venda de decisões judiciais por juízes e desembargadores da Bahia, com a participação de membros de outros poderes, que operavam a blindagem institucional da fraude. O esquema, segundo a denúncia, consistia na legalização de terras griladas no Oeste do estado. A organização criminosa investigada contava ainda com laranjas e empresas para dissimular os benefícios obtidos ilicitamente. Há suspeitas de que a área objeto de grilagem supere os 360 mil hectares e de que o grupo envolvido na dinâmica ilícita tenha movimentado cifras bilionárias.
Foto: Divulgação/SEC Estudantes da rede estadual de ensino de Salvador, Rio do Antônio, Amargosa e Caetité foram premiados na 6ª edição do Criativos da Escola. Esta é uma iniciativa do Instituto Alana juntamente com o movimento global Design for Change, para reconhecer projetos desenvolvidos por crianças e jovens que impactam positivamente nas suas escolas ou nas comunidades onde vivem. Foram selecionados 50 grupos de todo o país. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a conquista dos estudantes. “É uma alegria muito grande ver o protagonismo dos nossos estudantes, esta capacidade criativa e, mais ainda, perceber o desenvolvimento socioemocional de cada um que se importou com o outro, exercitou a solidariedade e a cidadania, por meio do engajamento em projetos como estes”, afirmou. Nesta edição adaptada à pandemia do novo Coronavírus, o Criativos da Escola lançou uma Jornada Criativa para acompanhar e auxiliar crianças e adolescentes a desenvolverem projetos de transformação, que consistem em planos de ação. Com o plano de ação “Mentes Brilhantes”, o grupo de estudantes do Colégio Estadual Bolivar Santana, localizado em Salvador, foi vencedor na categoria “Educação”. O projeto visa realizar a inclusão da escola com a comunidade, permitindo a mobilização social e comunitária para o desenvolvimento de jovens talentos. Para o estudante Davi Souza, 16, 2º ano do Ensino Médio, o prêmio é uma conquista de toda a comunidade. “A importância do prêmio está ligada às nossas origens na escola pública e nas comunidades periféricas de onde cada um de nós viemos. Estamos oportunizando aos nossos colegas e jovens das comunidades perto da escola, uma possibilidade de futuro longe dos perigos que a vida no crime oferece, pois a educação e a esperança nos salvaram”, revelou.
O Governo da Bahia lançou o Protocolo do Feminicídio, documento que traz orientações, diretrizes e linhas de atuação para melhorar todo o processo judicial e de investigação desse tipo de crime. De acordo com a secretária de políticas para mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, explicou que se trata de diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para aplicação na Bahia. “O protocolo vai padronizar os diversos procedimentos entre os vários órgãos responsáveis pela investigação e aplicação da justiça nos casos de mortes violentas de mulheres motivadas por razões de gênero”, acrescentou.
No último sábado (12), a prefeitura de Igaporã, a 149 km de Brumado, confirmou a quarta morte em decorrência do novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem de 30 anos que era obeso. O paciente deu entrada no Hospital Municipal José Olinto Cotrim Fernandes, no dia 27 de novembro, sendo transferido no dia 29 para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Seu quadro de saúde se agravou nos últimos dias e ele não resistiu. A última morte de Covid-19 no município ocorreu em 31 de julho de 2020 (veja aqui).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que está muito mais preocupado com os desmandos na política no país do que com a pandemia. “Fala-se pandemia, mas também podemos chamar de panaceia, enrolação, politização. Há vários nomes pra isso”, criticou. O prefeito afirmou que é realista, tendo em vista que há no país muito mais gente morrendo de outras enfermidades ou mesmo de fome comparado ao coronavírus. “Por que não distribuem cesta básica, camisinha, ao invés de máscara?”, argumentou.
Foto: Odd Andersen/AFP A Alemanha vai fechar o comércio e as escolas entre os dias 16 de dezembro e 10 de janeiro para conter a propagação da Covid-19 no país, anunciou a chanceler Angela Merkel neste domingo (13). Apenas serviços essenciais, como supermercados, farmácias e bancos, poderão funcionar no período. De acordo com o G1, as empresas estão orientadas a dispensar os funcionários ou a priorizar o home office. O governo alemão também proibiu o consumo de bebidas alcóolicas em locais públicos. O país está em “lockdown” parcial há seis semanas, com bares e restaurantes fechados, mas lojas e escolas abertas. Com o aumento das infecções, algumas regiões da Alemanha já haviam imposto medidas de restrição mais rígidas. A preocupação com a segunda onda de casos cresce com a aproximação do Natal. O número diário de novos registros e óbitos atingiu na última semana o maior patamar desde o início da pandemia. Somente nas últimas 24 horas, segundo o governo da Alemanha, foram 381 mortes, elevando o total para 21.787. Houve ainda 20.200 novos casos confirmados, somando 1.320.716 registros.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Após as inúmeras reclamações dos moradores da Rua Saldino Lopes, na Vila Presidente Vargas, em Brumado, técnicos da Embasa e da prefeitura retomaram as obras de manutenção do esgoto na via (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o morador Jair Araújo relatou que até o prefeito esteve no local na manhã desta sexta-feira (11), fazendo uma vistoria na região. Segundo ele, o esgoto já foi desentupido e a Embasa providenciou uma mangueira para abastecimento das residências, visto que os canos haviam sido contaminados. “Estão mexendo com a escavação e a tubulação. Só temos a agradecer à equipe do Achei Sudoeste por terem divulgado o caso”, afirmou.
O JF Auto Posto II, localizado na Rua Antônio Francisco da Silva, no Bairro Santa Tereza, em Brumado, está com uma super promoção com show de prêmios. Além de você abastecer o veículo com combustível da melhor qualidade e com o melhor preço da cidade, ainda vai concorrer a prêmios. É isso mesmo, todo sábado, o JF Auto Posto II vai sortear diversos brindes para seus clientes. No abastecimento de qualquer combustível acima de R$ 30,00, no JF Auto Posto II, solicite o seu cupom e participe da promoção.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Brumado registrou mais um homicídio na noite do último domingo (13), na Fazenda Rodeador, zona rural da cidade. De acordo com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), Edmundo Miranda de Souza, foi encontrado com afundamento no crânio, morto com pancadas ou pauladas. O óbito foi detectado pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que posteriormente acionou a polícia militar. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Edmundo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia civil investiga o caso.
A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Município de Brumado recebeu do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) o Selo Unicef pelo esforço para proteger os direitos de crianças e adolescentes, promovendo mudanças significativas nas áreas de saúde, educação e assistência social (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) considera que o selo se deve a uma soma de esforços empreendidos pela atual Administração. “Mesmo com a pandemia, o andamento da coisa pública já estava engrenado e continuou andando, graças a Deus”, pontuou. Os municípios certificados diminuíram a distorção idade-série, capacitaram professores sobre inclusão de crianças com deficiência por meio de educação física, formaram profissionais de saúde, educação e assistência social acerca de competências familiares, capacitaram conselheiros tutelares e criaram núcleos de cidadania para adolescentes.
Quando o assunto é inovação, o Laboratório Exame está sempre em primeiro lugar e trazendo mais novidades para o combate ao Covid-19, o novo coronavírus. Já disponível o teste de antígeno pra detecção do novo coronavírus. O exame possui uma curva semelhante do RT-PCR, ou seja, colher a amostra entre 2 a 7 dias do início dos sintomas, preferencialmente entre o terceiro ao sexto dia. O exame foi desenvolvido para identificar proteínas virais, diferente do RT-PCR que identifica a presença do RNA vírus. A amostra para detecção do antígeno é realizada por swab nasofaríngeo e o resultado é disponibilizado no mesmo dia. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Saiba mais informações através dos telefones: (77)3441-9286 / (77)99991-5757.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Um adolescente de 17 anos, identificado como Gleidson Alex de Silva Dias, foi encontrado morto no início da tarde do último domingo (13), no quintal de sua residência, no bairro Novo Brumado, na cidade de Brumado. De acordo com o Centro Integrado de Comunicações (Cicom), o fato foi registrado na Rua Caetano da Silva. A Polícia Militar esteve no local e isolou a residência. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia e encaminhou o corpo de Gleidson para o Instituto Médico Legal (IML) em Brumado. A polícia civil já instaurou um inquérito para investigar o caso.
Já imaginou ter seus dentes de volta? Com os implantes dentários isso é possível! A clínica conta com profissional especializado em Implantodontia para te atender da melhor forma possível. Além disso, o consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).
Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste Um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante enquanto tentava retirar uma correspondência contendo cédulas falsas na agência dos Correios em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. Segundo informou a 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Achei Sudoeste, o caso aconteceu na sexta-feira (11), no centro comercial. A ação foi interrompida após o órgão estadual de fiscalização dos Correios informar à Polícia Federal de Vitoria da Conquista sobre a suspeita de conteúdo ilícito no fluxo postal de uma correspondência destinada ao munícipio. O suspeito estava com um envelope que continha R$ 1.050,00 em cédulas falsas. Após ser detido, o menor foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Livramento de Nossa Senhora, onde prestou depoimento às autoridades competentes. O pacote com o dinheiro falso foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Brumado, onde será periciado.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Educação, começará a distribuição de cestas básicas aos alunos da rede municipal de ensino nesta segunda-feira, 14 de dezembro, a partir das 08h, de acordo com cronograma que será divulgado por cada escola. Os beneficiários serão os mesmos contemplados nas entregas anteriores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) afirmou que a prefeitura está seguindo uma determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que disponibiliza o recurso para a aquisição da merenda escolar. Questionado, ele não quis arriscar uma projeção quanto ao retorno presencial das aulas. “Queria que tivesse voltado há seis meses atrás, mas não deu. Em um país de analfabeto, infelizmente acontece uma coisa dessas”, rebateu.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O juiz Genivaldo Alves Guimarães acatou o pedido de representação por conduta vedada ajuizada pela coligação “Um Novo Caminho Para Brumado” em face do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e do secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres. Este é o segundo caso julgado pela justiça eleitoral local (veja aqui). Nutricionista concursada no município de Brumado desde o ano de 2001, Fábia Verúcia Pires Luz, dez dias após as eleições 2020, foi chamada para reunião e recebeu ofício determinando que a partir de então não mais exerceria as atividades de nutricionista, e passaria a atuar como digitadora dos sistemas de informação SUS e Bolsa Família. Tal função seria incompatível com sua qualificação profissional. Indignada com a postura da administração do prefeito de Brumado e do secretário de saúde, Fábia apelou à justiça eleitoral para retornar ao seu cargo que atua desde 2001. Segundo Luz, a postura do gestor foi, nesse contexto, claramente contrária ao interesse público, inclusive porque ela é a única nutricionista concursada que atua no município de Brumado. Pires alegou perseguição política, pois durante o pleito eleitoral deste ano, declarou apoio a um candidato adversário ao atual gestor da cidade. “Enfim, vislumbrando a ilegalidade do ato e a presença dos requisitos de urgência, com fundamento no art. 22, I, “b”, da LC 64/90, e art. 73, par. 4º, da Lei das Eleições, determino que se suspenda o ato de movimentação ou modificação das atividades da nutricionista Fábia Verúcia Pires Luz e concedo aos representados Eduardo Lima Vasconcelos e Cláudio Feres 24 horas para que providenciem o seu retorno às atividades de nutricionista na Policlínica de Brumado, para exercer as mesmas atividades de outrora”, determinou. Em caso de descumprimento, a multa diária foi fixada de R$ 5 mil até o limite de R$ 100 mil, sem prejuízo da adoção de outras medidas.
Foto: Divulgação/PRF Uma abordagem policial apreendeu 43,95 quilos de maconha que estavam sendo transportados em um ônibus de turismo, na madrugada deste sábado, na BR-242, trecho da cidade de Barreiras, oeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), O flagrante ocorreu na altura do Km-800 da rodovia. Foi dada ordem de parada ao veículo que seguia de São Bernardo do Campo (SP) com destino a Natal (RN). Ao subir no ônibus e conversar com os ocupantes, a equipe decidiu aprofundar a fiscalização no compartimento de bagagens. Ainda de acordo com a PRF, durante os procedimentos de fiscalização, os policiais encontraram duas caixas térmicas (isopor) cheias de tabletes de maconha pronta para consumo. Ao verificarem uma caixa de papelão, descobriram também mais uma quantidade da droga. Após conferência nos documentos apresentados pelo motorista, os policiais descobriram que as caixas térmicas foram despachadas em Uberlândia (MG) e seriam levadas para a cidade de Currais Novos (RN). Já a caixa de papelão foi embarcada em Rio Verde (GO) e tinha como destino a cidade baiana de Capim Grosso. Todo o material possuía identificação dos responsáveis pelo despacho, que serão investigados. A droga foi apresentada à Delegacia de Polícia Civil em Barreiras.
Foto: Reprodução/Brasil 61 O Governo Federal está investindo mais de R$ 432 milhões para informatização de quase 15 mil equipes de saúde que atendem nos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). A verba tem como objetivo apoiar os municípios na implantação do Prontuário Eletrônico nos postos de saúde, facilitando o acompanhamento dos pacientes que buscam atendimento nesses serviços. A medida foi instituída pela portaria n°3.193, publicada no Diário Oficial da União (DOU). De acordo com o Brasil 61, os recursos devem ser utilizados pelos estados e municípios para a aquisição de equipamentos e tecnologias que viabilizem a informatização das unidades de saúde. A digitalização dos dados substitui as anotações em fichas de papel e, com isso, as informações clínicas dos pacientes ficam concentradas apenas em um lugar, podendo ser acessadas por outros profissionais de saúde. Os registros digitais dos pacientes também serão essenciais para o acompanhamento da vacinação contra a Covid-19. Todos os 5.570 municípios brasileiros estão aptos a fazer o uso do prontuário eletrônico, assim como para receber o financiamento federal, basta que sejam seguidos os procedimentos. É necessário possuir equipes de Saúde da Família (eSF) ou equipes de Atenção Primária (eAP) não informatizadas, custeadas pelo Ministério da Saúde e devidamente cadastradas no Sistema Nacional de Cadastro de Estabelecimentos de Saúde (SCNES). Cada equipe está apta a receber até R$ 27,1 mil para compra de equipamentos e implementação do sistema. O recurso deve ser transferido em parcela única após solicitação dos gestores e homologação dos pedidos. O prazo para adesão é até o dia 13 de dezembro. Cerca de 50% dos municípios ainda não solicitaram o recurso, por isso é necessário que os gestores municipais fiquem atentos ao prazo e façam o pedido da verba o mais rápido possível. Segundo o Ministério da Saúde, a meta é de que até o final de 2023, 92% das equipes de saúde da família das 27 unidades da federação estejam informatizadas utilizando o prontuário eletrônico. A adesão pode ser feita ao sistema disponibilizado pela pasta ou qualquer outro sistema de prontuário eletrônico que o município decida adotar, desde que seja convergente com as informações registradas no SUS.