Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

03/Set/2025 - 12h00

Prefeito que lutou para se alfabetizar se alegra por Malhada de Pedras ser ouro em alfabetização

Prefeito que lutou para se alfabetizar se alegra por Malhada de Pedras ser ouro em alfabetização Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com ranking divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), dos 417 municípios baianos, Malhada de Pedras obteve o terceiro lugar, com mais de 70% de crianças alfabetizadas na idade recomendada. O excelente resultado fez com que o município recebesse o Selo Ouro de Compromisso com a Alfabetização. Feliz pelo destaque estadual, o prefeito Beto de Preto Neto (PSD) disse que sempre priorizou a educação em sua gestão. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ele justificou que o alto índice de crianças alfabetizadas na cidade se deve a investimentos essenciais feitos na área. “Pra mim é uma honra e uma alegria muito grande. Desde o primeiro momento da minha gestão, eu tenho dado uma importância muito grande à educação porque acredito que tudo começa por aí. Assim fizemos investimentos relevantes e estamos colhendo os frutos”, declarou. Entre esses investimentos, o gestor citou a requalificação da estrutura das escolas, que estavam em estado precário. “Nossas escolas hoje são de excelência, com estruturas totalmente restauradas. Também construímos novas escolas já adequadas para dar uma educação melhor ao nosso povo”, salientou. O Município investiu ainda na capacitação e contratação de mais profissionais da educação, na criação de um núcleo especializado para atendimento a crianças especiais, na aquisição de materiais pedagógicos e na melhoria do transporte escolar. Filho de camponeses e de origem humilde, o prefeito passou a frequentar a escola na roça com 8 anos de idade. Em um casebre com pouca estrutura e com uma professora que tinha feito apenas até a quarta série do ensino fundamental, ele aprendeu a ler e escrever. Quando passou a estudar na sede, ia de cavalo, de bicicleta ou a pé até a escola, vivenciando inúmeras dificuldades até se formar em Pedagogia. “A minha história de vida, como a de muitos malhadapedrenses, me fez construir caminhos para melhorar a vida do povo. Diante de tudo, eu fui construindo projetos que hoje coloco em prática para que nosso povo saia ganhando”, relatou. O gestor também fez uma menção emocionada aos pais, que sempre o incentivaram a estudar, mesmo em meio a tantos problemas. “Como diz o ditado, nosso pai é o único homem que quer que a gente seja melhor que ele. Meu pai era assim comigo”, concluiu.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo