Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
23/Nov/2025 - 20h10

VÍDEO: Chuva torrencial arrasa Macaúbas, invade UPA e deixa famílias desabrigadas

VÍDEO: Chuva torrencial arrasa Macaúbas, invade UPA e deixa famílias desabrigadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma forte chuva com acumulado de aproximadamente 160 milímetros, registrada em menos de três horas neste domingo (23), deixou um rastro de destruição em Macaúbas.

Ruas desapareceram sob a água, casas foram invadidas, famílias ficaram desabrigadas, veículos foram arrastados e a BA-156, principal ligação do município com Paramirim e outras cidades da região, precisou ser totalmente interditada.

O volume impressionante alagou diversos pontos da cidade e causou danos graves à infraestrutura urbana.

VÍDEO: Chuva torrencial arrasa Macaúbas, invade UPA e deixa famílias desabrigadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) precisou ser esvaziada após sofrer infiltrações no teto, segundo a Prefeitura, resultado de problemas estruturais antigos. Pacientes foram transferidos para o Hospital Municipal, que também chegou a enfrentar queda de energia.

Mesmo sob chuva, ainda durante o temporal, o prefeito Aloísio Rebonato (MDB) percorreu as ruas para acompanhar a situação de perto, oferecendo suporte às famílias afetadas.

Moradores perderam móveis, eletrodomésticos e pertences pessoais. Animais também morreram com a enxurrada.

Ao Achei Sudoeste, o prefeito relatou que a chuva surpreendeu pela intensidade e rapidez. “É lamentável, mas ao mesmo tempo temos que agradecer a Deus, porque não houve vítimas fatais. Choveu muito em um curto espaço de tempo, não passou de três horas”, contou.

Aloísio explicou que alguns dos estragos se agravaram devido a construções mal planejadas no passado, especialmente no caso da UPA, onde a água entrou pelo telhado. “A UPA não foi invadida pela água de baixo. O problema é um telhado mal feito. Coisas que foram feitas há mais de dez anos e agora mostram as consequências”, disse.

VÍDEO: Chuva torrencial arrasa Macaúbas, invade UPA e deixa famílias desabrigadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Segundo o prefeito, várias ruas foram completamente comprometidas. “Vi crateras de três, quatro metros de fundura. A pavimentação foi embora. É muito triste ver a cidade assim”, lamentou.

Ele afirmou que, às 5h da manhã deste domingo, iniciaria uma ronda completa pela zona urbana e também pela zona rural, igualmente atingida.

Aloísio Rebonato confirmou a existência de famílias desabrigadas e perdas materiais significativas. O município ainda está levantando os dados oficiais.

Ele explicou que só deve decretar situação de emergência após a conclusão do diagnóstico completo. “Não adianta fazer decreto às pressas. Amanhã, com todos os secretários e equipe técnica, vamos avaliar os danos e definir as medidas”, afirmou.

VÍDEO: Chuva torrencial arrasa Macaúbas, invade UPA e deixa famílias desabrigadas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito informou que já recebeu ligações de solidariedade, inclusive do prefeito de Quixabeira e da Defesa Civil do Estado da Bahia, que se colocaram à disposição para ajudar Macaúbas.

A queda de energia atingiu inclusive o Hospital Municipal, mas equipes da Coelba foram acionadas e trabalham para restabelecer o serviço.

O gestor destacou ainda a necessidade de união e agradecendo por não haver mortos. “A cidade sofreu muito, mas vamos reconstruir. O importante é que vidas foram preservadas. Esses fenômenos acontecem, e agora é trabalhar para que tudo volte ao normal o mais rápido possível,” disse.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo