Foto: Divulgação/Prefeitura de Castro Alves Após criar uma pista do Grau na cidade de Castro Alves, o ex-prefeito Thiancle Araújo (PSD), atualmente superintendente da União dos Municípios da Bahia (UPB), busca agora regulamentar a prática na Bahia por meio da criação da Federação Baiana do Grau.
O movimento denominado Grau consiste na prática de manobras perigosas com o uso de motocicletas.
Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Araújo explicou que, além de criar um espaço adequado para prática na cidade, ele constituiu a Primeira Escola do Grau da Bahia durante a sua gestão em Castro Alves.
Com uma proposta bem interessante, a unidade busca ensinar práticas teóricas por meio da exposição de vídeos informativos sobre direitos e deveres e os riscos da modalidade em via pública.
Os alunos são submetidos a uma avaliação em que são habilitados ou não para realização da parte prática. “É um aprendizado”, afirmou.
Hoje, segundo Araújo, existe uma discussão entre os praticantes: se o Grau seria apenas um esporte de exibição e lazer ou se seria um esporte de competição.
Vale salientar que o tema é polêmico e envolto em muitas ideias pré-concebidas e preconceituosas, sendo rejeitado por boa parte da sociedade.