Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste A prefeitura de Brumado pretende ampliar o perímetro urbano da sede do município, para isso precisa da autorização da Câmara Municipal. O projeto para realizar a ação foi enviado pelo prefeito Fabrício Abrantes (Avante) na sexta-feira (12), e tem o objetivo de ajustar o ordenamento territorial ao crescimento já observado nos últimos anos e garantir que novas áreas em processo de ocupação recebam infraestrutura e planejamento adequados.
A iniciativa redefine os limites urbanos com base em coordenadas georreferenciadas no sistema UTM – SIRGAS 2000. A atualização acompanha a expansão natural da cidade, que passou a incorporar zonas com características tipicamente urbanas, embora ainda classificadas como rurais pela legislação atual.
De acordo com a prefeitura, o município vive um período de avanço populacional e econômico que resultou na ocupação de áreas periféricas, consolidadas com moradias, pequenos comércios e empreendimentos diversos.
A transformação dessas regiões demanda enquadramento legal para permitir ações plenas do poder público, principalmente na oferta de pavimentação, iluminação, abastecimento de água, esgotamento sanitário, coleta de resíduos, regularização fundiária e outros serviços essenciais.
Com a ampliação, moradores e empreendedores dessas áreas passam a ter maior segurança jurídica, possibilitando regularização de imóveis e atividades econômicas. A prefeitura destaca ainda que a atualização também cria condições para implementação de políticas de mobilidade, melhorias viárias e planejamento urbano sustentável, evitando o crescimento desordenado.
A mudança traz impactos diretos no ambiente de negócios e na atração de investimentos. A inclusão de novas áreas no perímetro urbano favorece a instalação de equipamentos públicos e privados, amplia o potencial econômico local e contribui para elevar a arrecadação municipal.