Brumado

Brumado: Lei impõe obrigações aos estabelecimentos bancários

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Lei impõe obrigações aos estabelecimentos bancários O projeto de lei de autoria dos vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB) foi sancionado pelo prefeito municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Elaborado pelos vereadores Weliton Lopes (PR) e Édio Pereira (PCdoB), o projeto de lei que determina aos estabelecimentos bancários situados na cidade de Brumado obrigações quanto ao atendimento foi sancionado pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). O projeto havia sido formulado em razão do número expressivo de reclamações dos usuários dos serviços na cidade. Além de obrigar as agências a efetuar o atendimento em tempo razoável, ou seja, até 15 minutos em dias normais e até 30 minutos em véspera ou após feriado prolongado, o documento prevê a manutenção nos bancos de um número mínimo de caixas e atendentes para atendimento aos clientes; disposição de acomodações que permitam que os clientes permaneçam sentados, enquanto aguardam atendimento; e disponibilização gratuita, em todas as agências, de ao menos um bebedouro e um sanitário, dentro das normas sanitárias e de acessibilidade. Caso os estabelecimentos bancários descumpram as exigências, podem ser penalizados com uma advertência, multa e até mesmo suspensão e cassação do alvará de funcionamento do banco. Os próprios usuários dos serviços bancários poderão encaminhar denúncia, legalmente constituída e devidamente acompanhada dos meios de prova legalmente admitidos, preferencialmente, ao Procon, ou na falta deste, a Defensoria Pública Estadual, Ministério Público Estadual e Assistência Judiciária Municipal. Após o recebimento da denúncia, os fatos serão apurados e, se comprovados, serão aplicadas as penalidades previstas. O projeto tem um prazo para entrar em vigor.

2 Comentários

  1. Maria Lidia comentou em 21/07/2013 / 11:23

    Precisamos de vereadores que saibam escutar que tenha a sensibilidade e coragem para legislar em favor do povo. Parabéns pela atitude.

  2. Wellington Raimundo de Jesus comentou em 21/07/2013 / 11:22

    Esse projeto dos 15 minutos foram aprovados em várias cidades da Bahia, inclusive em Feira de Santana e Salvador, mas os bancos não cumprem com o tempo estipulado pelo legislativo. Não adianta criar leis que não serão cumpridas caros legisladores. Duvido se os bancos serão penalizados se não obedecer essa lei? Com a palavra os legisladores.

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013