Tag

#caps

7 notícia(s) encontrada(s)
Tanque Novo
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Tanque Novo: Mãe chora e diz amarrar filha em crises enquanto aguarda vaga em hospital psiquiátrico Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Tanque Novo, uma mãe desesperada tem buscado acompanhamento psiquiátrico para filha de 16 anos, que foi diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (Tea) e Esquizofrenia.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, nesta terça-feira (26), Bianca Borges disse que a filha precisa de uma internação, visto que sofre com vários problemas mentais. “Eu consegui uma consulta com neurologista e ele falou que os medicamentos que minha filha tomou acabou prejudicando mais ainda a situação. O ideal é a internação pra ela”, explicou.

Borges contou que a filha ficou mais agressiva com os remédios e tem quebrado tudo dentro de casa. “Eu não tenho nada dentro de casa. Ela quebrou a geladeira, a televisão. Minha chora pedindo pra ver TV, mas eu não tive condições de comprar outra”, completou. Além da filha de 16 anos, Bianca tem mais três filhos.

Segundo Borges, a família tem medo do comportamento da menor causar algum dano mais grave para ela própria ou para os irmãos, visto que a adolescente chegou a jogar o bebê de 2 anos na parede. “Toda vez que ela entra em crise fala que vai matar eu e o irmão de 2 anos”, falou.

A menor chegou a ser internada em 2020, na capital baiana, pelo período de três meses. Na época, ela tinha apenas 10 anos.

A Secretaria Municipal de Saúde alega que o caso está na regulação e a família precisa aguardar a vaga para internação da adolescente em um Hospital Psiquiátrico. Pela idade da menor, a mãe informou que a vaga é mais difícil de sair.

Embora a menor tenha assistência no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) cidade, ela já faz uso da dosagem máxima da medicação. Emocionada, a mãe confessou que a família é obrigada a amarrar a adolescente quando a mesma está em crise. “A gente tem que amarrar e, agora, vamos colocar uma grade no quarto porque ela fala de matar. Temos medo dela acordar de noite e acontecer o pior. É horrível precisar fazer isso”, lamentou.

Hoje, a adolescente vive dopada dentro de casa. Bianca afirmou que ela sofre com as crises nervosas e a família sofre junto. "Só quero que ela melhore e a solução é a internação", reforçou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sesab destaca investimentos e implantação de equipamentos para atender saúde mental Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O Governo da Bahia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), tem feito diversos investimentos na área da saúde, especialmente nos municípios do interior.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, informou que, no âmbito do fortalecimento da rede psicossocial diante do crescimento significativo do adoecimento mental da população, o governo vai implantar 27 Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) na Bahia. “Estamos estruturando e fortalecendo a rede”, afirmou.

As unidades são primordiais para o funcionamento da rede de atenção à saúde mental no SUS e têm um papel inestimável no cuidado de pessoas com problemas psiquiátricos. Atuam na prevenção de internações de longa permanência, no oferecimento cuidado próximo da vida cotidiana e da comunidade e no fortalecimento dos direitos e da cidadania das pessoas em sofrimento psíquico.

Em parceria com o Governo Federal, Santana relatou que muitos CAPS estão sendo construídos no interior, onde ao menos 10 municípios foram contemplados com os centros, que buscam levar atendimento especializado em saúde mental para quem precisa, evitando quadros psiquiátricos mais graves. “Essas pessoas têm direito à convívio social, desde que sejam devidamente assistidas e acompanhadas. O que nós estamos fazendo é fortalecer a rede”, reiterou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'Revolução': Roberta Santana detalha novo modelo de saúde pública em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado tem recebido diversos investimentos em obras estruturantes viabilizadas através da parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Entre estes investimentos destacam-se a reforma e ampliação do Hospital Professor Magalhães Neto e as construções do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), do Centro de Atenção Psicossocial Infantil e Adolescente (CAPS IA), do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e da nova sede do Hemoba.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, a secretária estadual de saúde, Roberta Santana, enalteceu a parceria entre o governador Jerônimo Rodrigues e o prefeito Fabrício Abrantes. “Essa parceria tem revolucionado a saúde. Tive a oportunidade de acompanhar a gestão do Hospital de Brumado antes e depois do prefeito e a gente percebe melhorias no âmbito do atendimento não só para a cidade, mas para toda região”, afirmou.

Com um gestor agregador, a secretária avaliou que a saúde avançou bastante no município apesar de todas as dificuldades, incluindo o sub-financiamento do Sistema Único do Saúde (SUS). “Fabrício tem se colocado como um grande parceiro”, enfatizou.

Estimada em R$ 12 milhões, a emergência da unidade de saúde será completamente reformada. Hoje, segundo Santana, há um tensionamento estrutural no local e o prefeito solicitou a realização da obra. O projeto está em fase final de aprovação junto à Vigilância Estadual de Saúde. “O governador já autorizou e a gente deve firmar o convênio para começar a obra”, informou.

Outra iniciativa articulada por meio da parceria Estado e Município é o CER IV, que garante atendimento multidisciplinar a crianças e adolescentes com diferentes condições de neurodesenvolvimento na rede pública de saúde da cidade. Roberta adiantou que o governo está fazendo a topografia do terreno apresentado pelo Município e as obras devem ser autorizadas em breve.

No que se refere à nova sede do Hemoba, a secretária disse que as obras já foram licitadas. “Estamos na fase de contratação e, nos próximos 15 a 20 dias, as obras serão iniciadas”, pontuou. Para além dos avanços citados, existe ainda um processo de reforma das UBSs do município, projeto avaliado em mais de R$ 2 milhões. Trata-se de uma proposta que promove a requalificação das unidades que representam a porta de entrada da população aos serviços de saúde.

Roberta resumiu que o Governo do Estado está fazendo uma reestruturação completa da saúde no município, considerado um polo de investimentos na área.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jerônimo Rodrigues entrega pacote de obras em Brumado: da saúde à moradia popular Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (24), o governador Jerônimo Rodrigues estará na cidade de Brumado. A programação começa às 8h. Na ocasião, ao lado do prefeito Fabrício Abrantes, do senador Jaques Wagner e do ex-ministro Rui Costa e de demais autoridades, o governador fará importantes anúncios e entregas.

Na programação da visita, está prevista a inauguração de Unidade Básica de Saúde (UBS Dr. José Clemente Alves Gondim no Bairro São Félix. A comitiva também fará duas visitas às obras de 144 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida e às obras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O governador ainda vai autorizar a deflagração de processo licitatório visando à implantação do sistema de esgotamento sanitário, no âmbito do Novo PAC, bem como assinará a ordem de serviço para construção do novo Mercado Municipal.

A agenda oficial promete uma grande mobilização na cidade.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Projeto UBS Ativa e Práticas Corporais celebra um ano de promoção à saúde em Brumado Foto: Divulgação/PMB

Neste mês de março, o projeto UBS Ativa e Práticas Corporais no CAPS celebra 1 ano de funcionamento em Brumado. A iniciativa consolida-se como uma importante ação de promoção à saúde no município. Realizado pela Prefeitura Municipal, o projeto já atende mais de 400 pacientes.

As atividades são desenvolvidas em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), na sede e na zona rural, ampliando o acesso da população a práticas de atividade física orientada.

Coordenado pelo professor de educação Física Felipe Lacerda, conhecido como Tio Felipe, o projeto reúne diferentes modalidades, como aulas dançantes, musculação e exercícios laborais.

O UBS Ativa e Práticas Corporais no CAPS atende a um público diversificado, incluindo idosos com dores crônicas, pessoas com obesidade, sedentários, pacientes em tratamento oncológico, gestantes, além de pacientes que são acompanhados pelo CAPS de maneira integrada com os diversos profissionais de saúde. Ao longo deste primeiro ano, os resultados são considerados muito positivos, com melhorias na qualidade de vida dos participantes.

Além dos benefícios físicos, o projeto também contribui para o fortalecimento do convívio social e para a reabilitação da saúde dos pacientes.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Terras da União serão transformadas em centro de órgãos públicos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Município de Brumado, em parceria com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), iniciou o processo de regularização das terras pertencentes à União na região da Fazenda Santa Inês. A área total, incluindo os lotes ocupados e não ocupados, compreende 3 milhões de metros quadrados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) fez questão de agradecer ao secretário Otávio Frente, que está à frente da SPU, pela sensibilidade com que atendeu a demanda. “Antes mesmo de me tornar prefeito, eu já havia entrado em contato com ele. Trouxemos ele junto com sua equipe aqui para discutir sobre essas terras. Agradeço a Otávio pela sensibilidade e por estar hoje em Brumado para evoluirmos nessa tratativa”, relatou. Abrantes entende que a região da Fazenda Santa Inês é uma área de expansão territorial do município, fundamental para o desenvolvimento de Brumado.

Terras da União serão transformadas em centro de órgãos públicos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“É importante fazermos essa tratativa e ajustarmos a documentação para que as pessoas que ali residem há anos possam ter suas terras regularizadas e para que o próprio Município possa levar investimentos e urbanizar a área”, apontou. Com a regularização da região e a parceria com a SPU, o prefeito informou que o Município viabilizou a doação de áreas específicas para instalação de órgãos públicos, entre os quais o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Creas, o Caps, a Delegacia Territorial de Brumado e o Ministério Público. “Ali vai virar um centro administrativo com diversos órgãos do governo estadual e federal”, adiantou. Segundo o gestor, a ideia é regularizar a área e urbanizar toda região, proporcionando melhorias para população. “Temos lutado para que aquela área possa ser ocupada de forma ordenada, com responsabilidade e onde o Poder Público possa chegar para beneficiar e melhorar a vida das pessoas de forma correta”, concluiu.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Caps volta a ser arrombado e registra furto de botijão de gás e alimentos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a unidade do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) Monsenhor Antônio Fagundes voltou a ser alvo de arrombadores no final da tarde desta terça-feira (05). De acordo com informações obtidas pelo site Achei Sudoeste junto à Guarda Civil Municipal (GCM), elementos invadiram o local e arrombaram os cadeados da cantina, de onde subtraíram um botijão de gás GLP de 13 kg e vários gêneros alimentícios. Ainda segundo a GCM, os arrombadores tiveram acesso à unidade por um muro aos fundos. No local, está sendo realizada a obra de construção do anexo do Caps-AD. A GCM informou ainda que os elementos aproveitaram o momento da troca de turno dos guardas civis, entre 16h e 18h, para praticar o crime. Uma queixa foi registrada na delegacia territorial e a polícia civil está apurando o caso. Vale lembrar que já foram registradas outras ocorrências da mesma natureza no órgão, que possui fragilidades de segurança em sua estrutura física.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013