Tag

#paraná

43 notícia(s) encontrada(s)
Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Fogos de artifício atingem palco e show do cantor Paraná é interrompido em Macaúbas Foto: Reprodução/Instagram

Um princípio de incêndio assustou o público que acompanhava o show do cantor sertanejo Paraná na madrugada desta terça-feira (23), durante os festejos de São João no município de Macaúbas. O incidente começou no topo da estrutura do palco logo após o acionamento de um show pirotécnico com fogos de artifício.

Diante do início das chamas, policiais militares que realizavam a segurança do evento agiram rapidamente para fazer a evacuação preventiva da área. A intervenção ágil foi crucial para garantir a integridade física do público, da equipe técnica e dos artistas que estavam no local, evitando que a situação ganhasse proporções graves.

O fogo foi controlado em poucos minutos por equipes de apoio do evento, que utilizaram extintores de incêndio para conter as chamas antes que elas se alastrassem pela estrutura do palco. Por medida de segurança, a apresentação de Paraná precisou ser interrompida por cerca de 10 minutos para que a área passasse por uma nova avaliação técnica.

Após a verificação e a garantia de que o local estava seguro, o show foi retomado e seguiu normalmente até o fim. Apesar do grande susto que mobilizou a organização e os espectadores, ninguém ficou ferido.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Na contramão do Brasil, Bahia amplia número de produtores orgânicos Foto: Divulgação/Lucas Gama

Enquanto o Brasil registra a primeira queda no número de produtores orgânicos desde o início da série histórica, em 2013, a Bahia aparece entre os estados que seguem expandindo a produção certificada. Dados do Observatório do Brasil Orgânico mostram que o estado ganhou 209 novas unidades produtivas em 2026, desempenho que o coloca entre os principais destaques nacionais do setor.

O avanço baiano ocorre em um cenário de retração nacional. Segundo o levantamento, o país passou de 25.178 para 23.728 unidades de produção orgânica certificadas, uma redução de 5,7%, equivalente à saída de 1.450 produtores do cadastro oficial. Trata-se da primeira diminuição registrada em 13 anos de monitoramento.

Apesar do resultado negativo no Brasil, a queda ficou concentrada principalmente no Pará e no Maranhão, estados que perderam juntos mais de 1.800 registros. De acordo com os pesquisadores, o movimento está relacionado à saída de grandes grupos de extrativistas ligados às cadeias do açaí e do babaçu, cujas certificações coletivas abrangiam centenas de produtores.

Na direção oposta, a Bahia reforçou sua posição como uma das principais forças da agricultura orgânica nacional. O crescimento foi impulsionado pela diversificação produtiva e pelo avanço de culturas como o algodão orgânico, além da expansão de modelos de certificação voltados à agricultura familiar.

O desempenho também consolida o estado entre os líderes brasileiros do setor. Atualmente, a Bahia figura entre os cinco estados com maior número de produtores orgânicos cadastrados, atrás apenas de Paraná e Rio Grande do Sul e à frente de importantes polos agrícolas do país (São Paulo e Pará).

Outro dado que chama atenção é a mudança no perfil da certificação. Pela primeira vez, os Sistemas Participativos de Garantia (SPG) superaram a certificação por auditoria em número de unidades produtivas. O modelo, bastante utilizado por pequenos agricultores organizados em associações e cooperativas, tem ganhado espaço por reduzir custos e facilitar a inserção de produtores no mercado de orgânicos.

Especialistas avaliam que os números indicam uma reorganização geográfica da produção orgânica brasileira. Enquanto estados do Norte enfrentam perdas ligadas ao extrativismo certificado, regiões do Nordeste vêm ampliando sua participação no setor e conquistando maior protagonismo na produção sustentável de alimentos e fibras.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
PRF apreende 26 fuzis durante abordagem a caminhão no Paraná Foto: Divulgação/PRF

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 26 fuzis, 16 pistolas e mais de 5 mil munições na tarde desta quarta-feira (17) em Santa Terezinha de Itaipu, na região oeste do Paraná.

A ação ocorreu por volta do meio-dia, quando os policiais rodoviários federais abordaram, na BR-277, um motorista de 28 anos que conduzia um caminhão com uma carga de insumos para ração animal. O veículo procedia da Argentina com destino a Minas Gerais.

Durante a fiscalização, os agentes localizaram uma grande quantidade de armas, peças de armas desmontadas e 5.048 munições de diferentes calibres. Todo material estava escondido dentro da cabine do veículo, em um compartimento feito para o transporte de cargas ilícitas.

Esta é a maior apreensão de fuzis já realizada pela PRF em toda a sua história. “Até então, a maior apreensão de fuzis registrada pela PRF em uma única abordagem havia ocorrido no Rio de Janeiro, em agosto de 2020, quando 22 fuzis foram apreendidos”, informou a corporação.

Dos 26 fuzis encontrados, 22 são de calibre 5,56 mm, fabricados nos Estados Unidos. Os outros quatro, de calibre 7,62 mm. A maioria das 16 pistolas são de calibre 9 mm e fabricadas em quatro países: Argentina (5), Áustria (4), Turquia (1) e Brasil (6).

Foram apreendidos ainda 127 carregadores e 5.048 munições de diferentes calibres —4.150 munições 9 mm; 749 munições 7,62 x 51 mm; e 149 munições 7,62 x 39 mm.

“Dentre as armas, destacam-se duas AK-47, armamento de infantaria padrão, muito usado por grupos guerrilheiros, forças paramilitares e organizações criminosas”, informou a PRF.

O motorista foi detido e levado à Polícia Federal em Foz do Iguaçu para o registro da ocorrência de tráfico internacional de arma de fogo, com pena prevista até 16 anos de reclusão.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Com foco na tradição e segurança, Macaúbas dá o pontapé inicial ao São João 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Macaúbas já deu o pontapé inicial para o tradicional São João 2026 na praça da Matriz, abrindo oficialmente as festividades que movimentam o município. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o secretário de cultura, Gil de França, destacou o orgulho local e a força cultural do evento ao afirmar que “hoje, como sempre, Macaúbas é a capital do forró”. Na grande noite de abertura, o público vai curtir Targino Gondim, Fulô de Mandacaru, Fulô do Mamulengo e Simbora Xotear, quatro bandas 100% voltadas ao gênero, misturando grandes atrações e os talentos locais, conhecidos como pratas da casa.

A identidade visual e o acolhimento da cidade são frutos do trabalho manual e afetivo de seus próprios moradores, que capricham em cada detalhe. Conforme explicou o secretário, “Macaúbas tem muito amor no coração, Macaúbas é tradição. A ornamentação, os pequenos detalhes nas praças, é tudo feito com amor, pelas mãos do macaubense. Tudo isso é um retrato, é o cheiro do São João”. Além da música, o evento mantém vivas outras tradições locais, como a tradicional levantada do mastro acompanhada de mais de 200 kg de buchada, marcada para o dia 1º de junho.

Com foco na tradição e segurança, Macaúbas dá o pontapé inicial ao São João 2026 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um dos grandes destaques do São João de Macaúbas é o seu histórico de tranquilidade e segurança, consolidando-se como uma festa tipicamente familiar. O gestor reforçou que o clima de paz é um reflexo do comportamento dos foliões e da receptividade da cidade. “A gente não tem uma ocorrência de grande porte ou de médio. Não sai uma briga no São João de Macaúbas. Se a gente está ofertando amor, as pessoas só vêm com amor. Quem planta flores, colhe flores. Reciprocidade, essa é a palavra”.

Para a edição de 2026, a programação foi ampliada e planejada para agradar a todas as faixas etárias, trazendo inclusive o sertanejo da dupla Paraná como um dos grandes atrativos. Gil de France finalizou convidando toda a região para o evento, que ganhou um dia a mais no calendário oficial. “Não serão só quatro dias de festa, serão cinco dias de festa, do dia 18 ao dia 22. Venha curtir o São João de Macaúbas, é o melhor da região. Macaúbas está aqui de portas e braços abertos na tradição do nosso São João 2026”.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sérgio Moro lidera pesquisas pelo governo estadual no Paraná, diz pesquisa Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O senador Sérgio Moro (PL) sai na frente na disputa pelo governo estadual do Paraná, no sul do Brasil. Isso é o que diz o levantamento da Paraná Pesquisa, divulgado nesta segunda-feira (11). Em entrevista espontânea, 14,8% dos paranaenses responderam que devem votar no ex-juíz.

No entanto, o que chama a atenção é o número de pessoas que não souberam ou não responderam o levantamento espontâneo, em que não são descritos os nomes dos candidatos. Ao total, 66,6% entrevistados não responderam ou não souberam, enquanto 4,9% disseram que votariam nulo ou em branco.

A pesquisa ouviu 1500 eleitores em 57 municípios do Paraná, em entrevistas pessoais, domiciliares e presenciais, entre os dias 08 e 10 de maio de 2026. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR00323/2026 para os cargos de Governador e Senador.

Em seguida, surge o nome do atual governador do estado, Ratinho Júnior (PSD), que deixa o segundo mandato no final deste ano, e o deputado federal Requião Filho (PDT), ambos com 4,3% das respostas.

Já no cenário estimulado, onde são apresentados os nomes dos candidatos, o senador Moro aparece com 42,6% das intenções de votos. O deputado Requião aparece em segundo lugar com 19,7% e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca surge com 16,3% das intenções de voto.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
PF deflagra operação contra tráfico de drogas interestadual em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (01) a Operação Nostromo, que visa cumprir três mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais e Colombo, no estado do Paraná. As investigações começaram a partir da prisão em flagrante de um homem em outubro de 2025, o qual teria sido flagrado pela PRF transportando maconha na BR-116, em Vitória da Conquista, ocultadas em meio a um carregamento de máquinas industriais.

A análise dos elementos de prova apreendidos com o indivíduo permitiu constatar o envolvimento de outras pessoas na remessa da droga - que teria como destino o estado do Ceará - como o proprietário do caminhão utilizado no transporte e o proprietário dos entorpecentes.

Também foi cumprido um mandado de busca em um galpão onde teria sido feito o carregamento do caminhão com os entorpecentes. Os investigados responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e financiamento ou custeio do tráfico de drogas, cujas penas, em cada caso, podem chegar a 30 anos de prisão.

O nome da operação é uma referência à espaçonave USCS Nostromo, do filme norte-americano Aliens, de 1979, que era utilizada para transporte de minérios, mas trazia em seu interior uma “carga oculta”. No caso investigado, os suspeitos se utilizaram do transporte de uma carga lícita para ocultar em seu interior o carregamento de entorpecentes.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher que vivia no Paraná reencontra família após décadas em Macaúbas Foto: João Jesus/Macaúbas FM/Achei Sudoeste

Após anos sem qualquer contato com familiares, a idosa Judite Maria da Silva, de 65 anos, voltou à cidade natal e protagonizou um reencontro marcado por muita emoção na sexta-feira (20), em Macaúbas.

Morando em Umuarama, no Paraná, Judite decidiu iniciar uma busca para localizar o filho, Beto Cassiano de Oliveira, além de irmãos com quem havia perdido o contato há décadas. O caso ganhou visibilidade após mobilização local, que ajudou a reunir informações e possibilitou a localização da família.

O reencontro aconteceu no povoado de Boqueirãozinho, na zona rural do município, onde parentes se reuniram para receber Judite. De acordo com informações da Macaúbas FM, parceira do Achei Sudoeste, a chegada foi marcada por abraços, lágrimas e comoção entre familiares que não se viam há anos.

Judite viajou acompanhada de outros dois filhos e deve permanecer alguns dias na cidade, aproveitando o tempo para reconstruir os laços familiares interrompidos ao longo dos anos. A história mobilizou moradores e se tornou um dos assuntos mais comentados na região.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Morre menina com câncer que teve R$ 2,5 milhões desviados por empresários Foto: RPC

Yasmin Amorim, de 12 anos, morreu na sexta-feira (6) em Cascavel, no oeste do Paraná. Ela era portadora de um tipo de câncer agressivo chamado neuroblastoma e ficou conhecida depois que empresários desviaram R$ 2,5 milhões do tratamento dela.

A informação foi confirmada pela família de Yasmin. Atualmente, ela estava internada no Hospital do Câncer de Cascavel.

Nas redes sociais, a mãe de Yasmim, Daniele Aparecida Campos, informou que a filha teve uma piora no estado de saúde na madrugada desta sexta-feira. Por isso, uma corrente de oração estava marcada para acontecer em frente ao hospital por volta das 20h, mas a menina não resistiu.

Yasmin convivia com a doença desde 2018, quando tinha cinco anos.

“Ela tinha um tumor no pescoço e no tórax, iniciou o tratamento, graças a Deus foi um sucesso o tratamento dela. Ela entrou em remissão, não tinha mais células cancerígenas e em 2020, infelizmente, ela teve uma recidiva, a doença voltou”, contou a mãe ao G1.

Daniele relembra que foi iniciado um novo tratamento de quimioterapia associado ao transplante de medula óssea. Novamente curada, a menina voltou a ter uma vida normal. Mesmo após cirurgias, fisioterapia e transplante de medula, a doença retornou.

Por isso, em 2024, a família buscou na Justiça o custeio de um tratamento com medicamentos importados, avaliados em cerca de R$ 2,5 milhões. Com isso, foi determinado que o governo do Paraná custeasse o medicamento chamado Danyelza.

Após a apresentação de três orçamentos, a empresa Blowout Distribuidora, Importação e Exportação Eireli foi escolhida para fornecer os remédios. No entanto, a empresa subcontratou outra importadora, que não entregou os medicamentos de forma completa.

O hospital recebeu apenas uma ampola do medicamento Danyelza, quando eram necessárias seis. Outro medicamento, chamado Leukine, também foi entregue parcialmente: das 60 caixas previstas, apenas 10 chegaram, além de versões genéricas.

Na época, a Polícia Civil solicitou o bloqueio das contas das empresas envolvidas. As investigações apontaram que as contas estavam praticamente sem saldo. Segundo a polícia, os responsáveis pelas empresas já tinham antecedentes por crimes de estelionato.

Enquanto a Justiça tentava recuperar os valores desviados, o governo do Paraná chegou a autorizar uma nova compra emergencial da medicação. Yasmin concluiu a primeira fase do tratamento no fim de 2024, sem resposta significativa.

Em 2025, a menina iniciou a segunda fase, mas não conseguiu concluir o protocolo. Por isso, a doença avançou.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Filho mata mãe e irmão de 10 anos por ciúme da relação dos dois Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Paraná indiciou um jovem de 21 anos pelos crimes de feminicídio e homicídio qualificado após a morte da própria mãe, Juliana Galardinovic Ribeiro, de 45 anos, e do irmão mais novo, Levi Galardinovic Hooper, de 10. O caso ocorreu no domingo (4), em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

De acordo com as investigações, o ataque aconteceu no porão da residência onde a família morava. Após cometer o crime, o suspeito lavou a faca utilizada e chegou a responder, pelo celular da mãe, uma mensagem enviada por uma vizinha que havia escutado gritos vindos da casa, se passando por ela.

A Polícia Militar localizou o jovem sentado em via pública, em frente ao imóvel. Abordado, ele confessou o crime aos policiais, recebeu voz de prisão, foi contido e levado à delegacia. Em depoimento, afirmou que vinha planejando os assassinatos e que o motivo seria o ciúme que sentia da relação entre a mãe e o irmão. Ele também declarou fazer uso de medicamentos psiquiátricos. Após os procedimentos legais, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Juliana e Levi foram sepultados nesta terça-feira (6), em Arapongas, interior do Paraná. Em nota oficial, a Câmara Municipal de Campo Largo lamentou as mortes.

“Uma tragédia familiar que entristece profundamente toda a cidade e causa indignação e tristeza diante da violência dos fatos. Neste momento de luto coletivo, o Poder Legislativo campo-larguense se une às famílias das vítimas, aos amigos e a todos os cidadãos, expressando suas mais sinceras condolências”, diz o comunicado.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Após décadas de separação, idosa faz contato com familiares em Macaúbas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Natural da cidade de Macaúbas, Judite Maria da Silva, 65 anos, conseguiu reencontrar os familiares com quem havia perdido o contato há muitos anos. Atualmente, Judite reside no Paraná, na cidade de Umuarama.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Elisabete da Silva, que intermediu os primeiros contatos da idosa com a família, disse que, após o caso ter sido divulgado na Macaúbas FM e no Achei Sudoeste, a dona de casa finalmente pode restabelecer os vínculos com a família.

Segundo Silva, na terça-feira (06), através de uma chama de vídeo, a idosa reviu vários familiares. O momento foi marcado por muita emoção.

Em abril, ela viajará para Macaúbas a fim de reencontrar toda família pessoalmente. O filho de Dona Judite, Beto Cassiano de Oliveira, mora hoje no estado de São Paulo. O contato com ele ainda está sendo providenciado.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ex-assessor de Jair Bolsonaro, Filipe Martins é preso após descumprir medida cautelar Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ex-assessor presidencial de Jair Bolsonaro, Filipe Martins, foi preso na manhã desta sexta-feira (2) na residência dele, em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Ele foi encaminhado para um presídio da cidade, onde permanece à disposição da Justiça.

Segundo a Folha, Filipe Martins estava em prisão domiciliar desde o último sábado (27), cumprindo medidas cautelares determinadas pela Justiça. A prisão preventiva foi decretada após o ex-assessor descumprir uma das restrições impostas, que proibia o acesso a redes sociais.

Conforme a decisão, a violação da medida motivou a revogação da prisão domiciliar. O caso segue sob acompanhamento do Poder Judiciário, e novas informações devem ser divulgadas conforme o andamento do processo.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Tornado deixa ao menos cinco mortos e mais de 400 feridos no Paraná Foto: Corpo de Bombeiros/Paraná

As cidades de Rio Bonito do Iguaçu e Guarapuava, no Paraná, foram atingidas por um tornado, na sexta-feira (7), e registraram ao menos cinco mortos e mais de 430 feridos, segundo informações da Defesa Civil do estado. O tornado foi causado por um ciclone extratropical que atingiu o Sul do Brasil. Registros mostram imagens de casas destelhadas, imóveis danificados e postes de energia derrubados durante a noite.

O tornado foi classificado preliminarmente como F2, segunda escala de maior força, com ventos entre 180 km/h e 250 km/h. A Defesa Civil do Paraná informou que, ao menos, cerca de 80% da cidade de Rio Bonito do Iguaçu, localizada a 400 km de Curitiba, ficou destruída, com destelhamentos e colapso estrutural de algumas construções. A região, que ainda abrange as cidades de Candói e Laranjeiras do Sul, sofreu com muita chuva, vento forte e granizo.

Rio Bonito do Iguaçu tem cerca de 14 mil habitantes e até as 19h desta sexta, mais de 3 mil imóveis da cidade estavam sem luz e a distribuição de água havia sido afetada. As autoridades estadual e municipal montaram um hospital de campanha para atender os mais de 400 feridos e a suspeita é de que hajam mais vítimas desaparecidas os escombros. 

O governador do estado do Paraná, Ratinho Junior (PSD), informou, em nota, que a Defesa Civil e as forças de segurança estão mobilizadas e acompanham as cidades atingidas pelas tempestades. "A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente", publicou nas redes sociais.

O governo do estado anunciou que o governador já decolou, na manhã deste sábado, para uma visita na região. O governo federal também está acompanhando os trabalhos de resgate.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Paraná confirma primeira morte por intoxicação de metanol em bebida alcoólica Foto: Reprodução/EBC

Um homem de 55 anos morreu em Foz do Iguaçu após ser intoxicado por metanol ao consumir bebida alcoólica. A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou, nesta segunda-feira (20), que este é o primeiro óbito pela causa registrado no estado.

A vítima, que apresentava doença crônica e outras comorbidades, procurou atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na última terça-feira (14), relatando fortes dores abdominais. Aos profissionais de saúde, informou ter ingerido bebida alcoólica no dia anterior. O homem não resistiu e morreu ainda na unidade. Exames laboratoriais confirmaram a presença de metanol em seu organismo, estabelecendo a causa da morte.

As autoridades de saúde investigam um possível segundo caso fatal com ligação ao primeiro. Um homem de 47 anos foi encontrado morto em sua residência, também em Foz do Iguaçu.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o Paraná registra até o momento 22 notificações de possíveis intoxicações por metanol. Destas, cinco foram confirmadas, incluindo a morte divulgada nesta segunda-feira, 14 foram descartadas e duas permanecem em investigação.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem foge de cadeia de Cianorte, furta ônibus e é preso após veículo atolar Foto: Reprodução/G1

Um homem de 26 anos fugiu da cadeia pública de Cianorte, no noroeste do Paraná, furtou um ônibus, mas foi preso de novo após o veículo bater e atolar em uma estrada rural da cidade. As informações são do G1. Segundo a Polícia Civil (PC), ele estava detido há um ano por ter cometido o mesmo crime. A fuga aconteceu na noite de domingo (3). Assim que ele saiu da cadeia, foi em direção à rodoviária da cidade onde encontrou o ônibus estacionado em uma parte do pátio que estava passando por reforma. Câmeras internadas no veículo registraram a ação do homem.  A chave do veículo estava na ignição. Nas imagens é possível ver quando o homem começa a ligar o ônibus e consegue sair com ele. No mesmo registro feito pela câmera interna, o criminoso também aparece com o veículo na estrada rural, que fica entre as cidades de Cianorte e Terra Boa. De acordo com a polícia, ele teve dificuldade de passar pela estrada - que é estreia e estava com lama - e bateu o ônibus. Ele ficou parado dentro do veículo até às 1h da madrugada de segunda-feira (4), até que notou que estava sendo filmado, desligou a câmera e fugiu. “O que tudo indica é que o ônibus estava parado o pátio anexo a rodoviária, aparentemente com a chave na própria ignição, o que demonstra nas câmeras internas que ele fez o acionamento e partir dali ele não conseguiu dirigir o ônibus na estrada e acabou provocando um acidente e deixando umas avarias”, explicou o delegado Luis Fernando Alves Silva. Pela manhã, alguns moradores da região repararam que o ônibus estava abandonado na estrada e chamaram a polícia. Os agentes entraram em contato com a empresa responsável pelo ônibus - que ainda não tinha dado falta do veículo - e o gerente foi até o local. Em imagens registradas na estrada, é possível ver que as equipes tiveram dificuldade em retirar o ônibus e foi necessário o auxílio de uma retroescavadeira para puxá-lo. Com os registros da câmera interna do ônibus, os policiais realizaram buscas pela região e encontraram o suspeito em uma das ruas da cidade. Ele foi preso em flagrante por furto.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Operação 'Indignos': PMs são presos em operação contra grupo suspeito de extorsão Foto: Polícia Civil

Sete pessoas, entre elas dois policiais militares, foram presas nesta quinta-feira (9), na Bahia, São Paulo, Ceará, Paraná e Amazonas durante uma operação de combate a uma organização criminosa envolvida em extorsão mediante sequestro com resultado morte, tráfico de entorpecentes e lavagem de capitais. De acordo com a apuração da produção da TV Bahia, joias, armas e uma BMW foram apreendidas com os alvos. Os dois policiais militares são baianos. Um deles foi preso em Salvador e o outro no Paraná. Eles são considerados chefes do grupo criminoso. Segundo o delegado Thomas Galdino, diretor do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), foram cumpridos seis mandados de prisão temporárias e 26 de busca e apreensão. Um suspeito foi preso em flagrante. “Eles seriam os líderes dessa organização criminosa, mas as investigações continuam para esclarecer os fatos”, afirmou. Na Bahia, a operação foi feita por cerca de 200 policiais em 10 bairros de Salvador e nas cidades de Candeias, Camaçari, Lauro de Freitas e Dias D'Ávila. “As investigações estão em andamento. Esse grupo movimentou, no período de três anos, mais de R$ 150 milhões, com dinheiro oriundo da prática desses crimes”, afirmou.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Deputada do PT do Paraná é alvo de ameaças de morte e ataques racistas Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A deputada federal Carol Dartora (PT-PR) está recebendo e-mails com ameaças de morte, mensagens de ódio e ataques racistas. Toda situação foi denunciada à Polícia Federal, segundo a parlamentar paranaense, que divulgou o caso em suas redes sociais no último dia 1º.  A deputada federal pelo Paraná Carol Dartora (PT-PR) vem recebendo e-mails com ameaças de morte, mensagens de ódio e ataques racistas. Ela denunciou a situação à Polícia Federal e a relatou por meio das redes sociais na última sexta-feira (1º). Ela conta que as ameaças começaram no dia 14 de outubro deste ano e foram 43 e-mails de teor similar ao longo do ano. Ela tornou pública uma das mensagens, em que a agressora afirma que vai derramar gasolina no corpo da deputada e atear fogo nela. Ela usa "macaca" para se referir à parlamentar. “Estou em um ponto em que sinto que isso está afetando minha saúde. O medo tem me paralisado, ao ponto de que sair de casa se torna um desafio e me sinto constantemente em alerta, com receio de desconhecidos. Como deputada federal, meu trabalho exige presença pública, pensamento estratégico e soluções para enfrentar o racismo estrutural no Brasil, mas, diante dessa violência, tudo se torna extremamente difícil”, disse a deputada em post no antigo Twitter. Pessoas próximas também têm sido afetadas pela situação, diz. “Essa violência não me atinge sozinha; ela abala a paz dos que estão ao meu lado, daqueles que me amam, meus amigos e familiares, que vivem diariamente com o coração apertado, temendo pelo que pode me acontecer. Essa violência política é cruel, insuportável – e me adoece”, afirmou. A deputada pediu proteção pessoal. Procurada, a PF informou que não comenta casos em andamento. As informações são do Correio 24h.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ginecologista pega 35 anos de prisão acusado de abusar de 38 mulheres na Paraná Reprodução/RPC

O ginecologista Felipe Sá, acusado de abusar sexualmente de 38 mulheres no consultório em que atendia em Maringá, no Paraná, foi condenado a 35 anos de prisão. As informações são do G1. A sentença foi expedida na sexta-feira (30). A defesa do médico disse que vai recorrer da decisão. Durante a investigação, Sá chegou a ser preso em junho de 2023, mas na data da condenação, estava em liberdade. O médico deve responder em liberdade até que se esgotem as chances de recurso. O ginecologista foi condenado 13 vezes pelo crime de violação sexual mediante fraude. A pena total dada ao médico foi de 35 anos, um mês e nove dias em regime fechado. Conforme a decisão, Felipe Sá deverá pagar uma indenização de danos morais no valor de R$ 15 mil para cada uma das 38 vítimas que compuseram o inquérito policial. Somadas, as multas chegam a R$ 570 mil. No julgamento, a titulação em ginecologia de Felipe Sá foi cassada e ele foi proibido pela Justiça de atuar na área da medicina. Em nota, a defesa do médico disse que está analisando a sentença, mas afirmou que vai recorrer da decisão junto ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Por unanimidade, TSE rejeita cassar o mandato do senador Sérgio Moro Foto: Jefferson Rudy/Senado Federal

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou, nesta terça-feira (21), recursos contra a decisão que absolveu o senador Sergio Moro (União Brasil-PR). De acordo com o G1, na prática o senador vai manter o mandato parlamentar. Prevaleceu o voto do relator, ministro Floriano de Azevedo Marques. Votaram na linha do relator os ministros André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques, Isabel Gallotti, Raul Araújo e o presidente da Corte,Alexandre de Moraes. Após a decisão, Moro publicou uma mensagem em uma rede social onde comemorou a decisão. Segundo ele, diante do resultado, os votos que recebeu foram respeitados. É possível recorrer no próprio TSE com os chamados embargos de declaração ou, se houver questão constitucional, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Senador Sérgio Moro consegue maioria dos votos e escapa de cassação no TRE-PR Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Sérgio Moro (União-PR) conseguiu maioria no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e impediu a cassação do seu mandato durante julgamento na corte nesta terça-feira (9). Até o momento, o placar está 4 a 2 para o senador. Ainda falta o voto do desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, presidente da Corte, que não altera o resultado a favor de Moro. O caso, no entanto, deverá ser decidido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até o momento, quatro juízes do TRE-PR votaram contra a cassação. O desembargador Luciano Falavinha, relator do caso, votou a favor de Moro e foi acompanhado por Claudia Cristofani, Guilherme Denz e Anderson Ricardo Fogaça. Contra Moro, votaram José Rodrigo Sade e Julio Jacob Junior, indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aos cargos. O PT e PL, autores dos pedidos de cassação de Moro, podem recorrer ao tribunal em Brasília contra a decisão no Paraná que negou a cassação. Até lá, Moro seguirá normalmente no cargo.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bebê morre após carro em que estava com outras 8 pessoas bater em barranco Foto: Reprodução/RPC

Uma bebê de oito meses morreu após o carro onde ela estava com outras oito pessoas sair da pista na BR-373, em Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná e bater em um barranco. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com o G1, com o impacto da saída de pista, a criança bateu a cabeça no veículo do tipo Fiat Uno. Ela foi levada em estado grave para o Hospital de Pato Branco, na mesma região, mas não resistiu e morreu por volta das 18h de domingo (7). Segundo a polícia, além da bebê, no carro com capacidade para cinco pessoas, estavam também outras quatro crianças de idades não informadas e quatro adultos. As vítimas do acidente foram atendidas pelo Samu e Corpo de Bombeiros. Além da bebê, outras duas vítimas ficaram em estado grave, uma outra criança e uma mulher. O motorista de 28 anos, que possui habilitação, passou por teste de bafômetro que deu negativo. A polícia apura as causas do acidente. O corpo da bebê está sendo velado na Capela Jerusalém no centro de Mangueirinha, também no sudoeste do estado, de onde era a família que estava no carro. O corpo foi enterrado nesta segunda-feira (8).

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem natural de Caetité é morto por engano em Bom Sucesso, no norte do Paraná

Um homem foi morto por engano neste sábado (30) em Bom Sucesso, no norte do Paraná. A vítima, identificada como Eliandro Silva, natural da cidade de Caetité, foi atingida por um único disparo no coração. Segundo a Polícia Civil, o alvo do crime era outra pessoa que estava ao lado da vítima. O suspeito, que já foi preso, confessou o crime e disse que atirou por engano. As investigações apontam que o crime aconteceu após um desentendimento em um bar. O suspeito estava no local com a vítima e outras testemunhas. Em determinado momento, ele se desentendeu com o alvo do crime e foi até a sua casa buscar uma arma. Ao retornar ao bar, o suspeito disparou apenas uma vez, atingindo Eliandro por engano. A vítima morreu no local. Após o crime, o suspeito fugiu para a casa do seu pai, onde foi preso em flagrante pela Polícia Militar. A arma utilizada no crime, uma garrucha com capacidade para apenas um tiro, foi escondida embaixo do sofá e apreendida pelos policiais. De acordo com o Tribuna Digital, Eliandro estava em Bom Sucesso a trabalho. De acordo com testemunhas, ele trabalhava em uma cooperativa de álcool e açúcar situada na região. A Polícia Civil investiga o caso.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Processo de Sérgio Moro deve chegar ao TSE em maio, diz presidente do TRE-PR Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Sigurd Roberto Bengtsson,?disse, ontem, que o processo?com pedido de cassação do senador?Sergio Moro?(União-PR), movido pelo PT e pelo PL, deve chegar ao?Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, no começo de maio.?A data é estimada levando em conta o julgamento do processo no TRE-PR, que?está previsto para começar no dia 1º de abril?e ser concluído até, no máximo, dia 8 do mesmo mês. As informações são da?Folha de S. Paulo. Conforme o presidente do tribunal, depois disso, é possível que sejam protocolados embargos. Já na etapa seguinte, a parte derrotada deve entrar com recurso ao TSE. Para o representante do TRE, o caso de Sergio Moro é um “caso complexo com resultado imprevisível”. De acordo com ele, o tribunal regional ainda não tinha analisado nenhum processo semelhante. “Com essas peculiaridades, é inédito no Brasil”, pontuou. Moro é acusado pelo PT e pelo PL de abuso de poder econômico?na pré-campanha ligada ao pleito de 2022, o que ele nega. As siglas buscam a cassação do mandato de Moro, a inelegibilidade do senador por oito anos e a realização de uma nova eleição para a cadeira de senador do Paraná. ?A ação contra Moro sustenta que ele fez gastos excessivos durante o período da pré-campanha eleitoral ligada ao pleito de 2022, o que teria trazido desequilíbrio para a disputa.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TRE-PR adia julgamento de Moro até Lula indicar juiz à Corte Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, assume o cargo oficialmente nesta sexta-feira, 2, e uma de suas primeiras medidas antes mesmo de ser empossado foi retirar da pauta o julgamento que vai definir o futuro do mandato do senador?Sérgio Moro?(União). Com a nova decisão, não há data prevista para o julgamento. O TRE vai aguardar a chegada de um novo juiz para a vaga em aberto na Corte, para julgar o caso com a composição completa. A escolha cabe ao do presidente?Luiz Inácio Lula da Silva?(PT) e precisa obedecer às opções de uma lista tríplice que será definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Catador de recicláveis encontra tênis no lixo e vira atleta no Paraná Foto: Reprodução/RPC

O catador de recicláveis Maycon Farias, de 28 anos, encontrou no meio do lixo reciclável um par de tênis que mudou a história de vida dele e o transformou em um corredor e atleta profissional. Tudo começou quando o professor da academia onde Maycon treina apresentou o esporte a ele. Só que o desejo de seguir adiante esbarrava na falta do calçado adequado. Durante o trabalho em uma cooperativa de recicláveis em Cascavel, no oeste do Paraná, ele encontrou os tênis. A partir daí, a vida dele mudou. “Trabalhando na triagem do material reciclável eu achei o tênis”, disse ao G1. Depois disso, Maycon resolveu investir nos treinos e participar de competições na cidade. Em oito, o jovem coleciona oito pódios. Motivo de orgulho para ele e para a avó, já falecida. Para ele, o tênis encontrado virou um símbolo importante para continuar a sonhar com novas conquistas no esporte. “Ele [tênis] é meu talismã, foi o pontapé que faltava para a mim... porque se você tem a força de vontade de mudar o hoje, faz com aquilo que tem”, conta. Maycon trabalha de segunda a sábado e recebe cerca de R$ 1,3 mil por mês. Os desafios financeiros não o impedem de encontrar forças para alcançar novos pódios. “O atletismo para mim é questão de saúde, é bem-estar que isso me promove. Não é só correr, ganhar um troféu, uma medalha ou até mesmo status”, falou. Ele disse ainda que treina toda semana com a ajuda do professor e divide a rotina esportiva entre os horários de trabalho. “Eu quero trazer mais uma estrelinha para a minha história, a gente quer ir mais longe pela história, pelo que a gente viveu”, disse.

Brasil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Quase 57 mil pessoas foram afetadas pelos temporais no Paraná Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Negro

Os temporais que atingem o Paraná desde o início do mês já impactaram 57 mil pessoas em 74 municípios do estado. Os dados estão no balanço divulgado pela Defesa Civil. Pelo menos duas mortes foram registradas e 10 pessoas ficaram feridas em decorrência das chuvas e dos alagamentos. De acordo com a Agência Brasil, a Defesa Civil também informou que 810 pessoas estão desabrigadas e, portanto, necessitam das estruturas de acolhimento público. São 7.255 desalojadas, pessoas que deixaram as casas, mas conseguiram refúgio com amigos ou familiares. Segundo o governo do estado, vai ser destinado R$ 1 milhão para acolher os desabrigados, o que inclui contratação imediata de hotéis e pousadas. Os grupos prioritários serão gestantes, crianças, idosos, acamados, deficientes físicos e os demais em situação de vulnerabilidade. Será oferecida hospedagem com pensão completa durante 15 dias, prorrogável por mais 15. O governo informou que as cidades mais atingidas pelas chuvas foram União da Vitória, no Sul do Estado, e Rio Negro, na região metropolitana de Curitiba. Mas que a contratação emergencial de hotéis e pousadas vale para todos os municípios paranaenses onde houver desabrigados. Por conta das chuvas mais fortes nas bacias do Alto e Médio Iguaçu, a previsão é de aumento do volume de água que chega às Cataratas de Foz do Iguaçu. Na última medição, na quinta-feira (12), a vazão estava perto de 6 milhões de litros por segundo. Nesse fim de semana, esse número pode chegar a 11 milhões de litros. A média histórica é de 1,5 milhão de litros por segundo.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013