Tag

#religião

190 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Paróquia Bom Jesus celebra 157 anos de história em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta sexta-feira (19), a Paróquia Bom Jesus celebra 157 anos de história, fé e tradição em Brumado. Localizada no coração da cidade, a Igreja Matriz do Bom Jesus é um dos principais símbolos da religiosidade do município e representa um importante patrimônio histórico, cultural e espiritual para gerações de fiéis.

Ao longo de mais de um século e meio, a paróquia tem desempenhado papel fundamental na vida religiosa e social de Brumado, sendo palco de celebrações, momentos de oração e manifestações de devoção que marcaram a história da comunidade católica local.

Imponente e cercada por memórias que atravessam gerações, a Igreja Matriz do Bom Jesus permanece como referência de fé para milhares de pessoas. Sua arquitetura e significado espiritual fazem do templo um dos cartões-postais mais tradicionais da cidade, reunindo fiéis em celebrações que fortalecem a identidade religiosa e cultural do município.

A data representa não apenas a passagem dos anos, mas também a continuidade de uma história construída por homens e mulheres que ajudaram a manter viva a devoção ao Bom Jesus. Em cada celebração, a comunidade renova os valores da fé, da esperança e da fraternidade, preservando uma tradição que faz parte da essência de Brumado.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Vereador propõe Título de Cidadão Brumadense aos Padres Marcus Vinícius e Alessandro Alves

Através do Projeto de Resolução nº 008/2026, o vereador João Vasconcelos sugeriu a concessão do Título de Cidadão Brumadense ao Padre Marcus Vinícius Silva Carvalho, Pároco da Igreja do Bom Jesus, em reconhecimento aos bons serviços prestados ao município, bem como aos avanços trazidos para a cidade.

Nascido em 12 de maio do ano de 1992, Marcus Vinícius Silva Carvalho é natural de Caetité. Primeiro dos três filhos de Josamar da Silva Carvalho e de Eulália Cristina da Silva, ele foi membro do Coral Dom José Pedro Costa - Catedral Senhora Sant'Ana, membro do Coral Faculdade Dimensão, Secretário e Presidente Legionário e Zelador do Apostolado da Oração.

Cursou o ensino profissionalizante do Normal Médio (uma das últimas turmas da modalidade do Magistério em Caetité) pelo Instituto de Educação Anísio Teixeira. Formação Propedêutica no Seminário São José, tendo o nível superior em Bacharelado de Filosofia e de Teologia pela PUC-MG (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais).

Entre as diversas paróquias de dedicação, destacam-se: Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Ibitira (em período de Diaconato), Paróquia Nossa Senhora do Livramento de Rio do Antônio (em período de Diaconato), Paróquia Santa Virgem das Vitórias de Lagoa Real (1ª Administração), Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão de Brumado (2ª Administração) e, atualmente, com missão na Centenária Paróquia Bom Jesus, também em Brumado.

Também de procedência do vereador João Vasconcelos, o Projeto de Resolução nº 007/2026 dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense ao Padre Alessandro dos Santos Alves, Pároco da Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, em reconhecimento aos bons serviços prestados e aos avanços trazidos para a cidade.

Alessandro dos Santos Alves nasceu em Jequié, no dia 8 de janeiro de 1980, filho de Maria Raquel dos Santos e Deli Almeida Alves, é o terceiro entre cinco irmãos. Desde cedo, aprendeu os valores da fé, do trabalho e da dedicação à família, marcas que acompanhariam toda a sua trajetória humana e vocacional.

Durante sua infância e juventude, trabalhou em diversas empresas, adquirindo experiência de vida e fortalecendo o espírito de responsabilidade. Movido pelo chamado vocacional, iniciou sua caminhada formativa estudando Filosofia na Faculdade de São Bento, em Salvador. Posteriormente, mudou-se para Curitiba, onde viveu durante um ano realizando o noviciado religioso.

Após essa etapa, foi enviado para a Itália, país onde permaneceu por cinco anos aprofundando seus estudos teológicos e sua formação religiosa. Ao retornar ao Brasil, foi ordenado sacerdote no dia 10 de janeiro de 2009 pela Congregação dos Padres Passionistas, iniciando oficialmente seu ministério presbiteral, que já soma 17 anos de dedicação à Igreja.

Padre Alessandro possui sólida formação acadêmica. É formado em Teologia, bacharel e licenciado em Filosofia, além de possuir formação como agente de turismo. Sua trajetória une conhecimento, espiritualidade, experiência pastoral e dedicação ao serviço da Igreja e do povo de Deus. Ao longo de sua caminhada sacerdotal, tem se destacado pela proximidade com os fiéis, pela simplicidade no serviço pastoral e pelo compromisso com a evangelização.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Projeto da nova matriz da Paróquia São Cristóvão é apresentado Foto: Divulgação

O projeto da nova matriz da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão, pertencente à Diocese de Caetité, foi divulgado em Brumado. O projeto foi recebido com grande entusiasmo e expectativa pela comunidade.

A proposta prevê a construção de uma igreja mais ampla, moderna e preparada para acolher um número maior de pessoas durante as celebrações, encontros e atividades pastorais. Além da ampliação do espaço físico, o novo templo também busca oferecer melhores condições para o desenvolvimento de ações sociais e comunitárias promovidas pela paróquia.

A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida e São Cristóvão foi criada oficialmente em 2018 pela Diocese de Caetité, em resposta ao crescimento das comunidades católicas da região de Brumado e à necessidade de ampliação do atendimento pastoral.

A concretização do projeto representa um importante passo para o fortalecimento da fé, da evangelização e das ações religiosas desenvolvidas pela paróquia no município.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Conheça 'Piedoso', o novo sino que vai ditar o ritmo da fé em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A Igreja Matriz do Bom Jesus, localizada em Brumado, vivenciou um momento de profunda emoção e resgate histórico. A paróquia realizou a instalação de seu mais novo sino, batizado carinhosamente de “Piedoso”. A novidade marca o início de um novo capítulo para a comunidade católica local, unindo a modernização da estrutura ao respeito pelas ricas tradições religiosas que moldam a identidade do município.

O antigo sino, que por longos anos cumpriu o papel de anunciar o início das missas, batizados, casamentos e momentos de recolhimento da comunidade, foi retirado de forma meticulosa por uma equipe técnica. A despedida do velho instrumento deu lugar à expectativa pela chegada do “Piedoso”, que agora assume a nobre missão de ecoar sua voz bronzeada pelos quatro cantos da cidade, convocando os fiéis para a liturgia e eventos paroquiais.

A concretização deste projeto foi fruto de um esforço coletivo. A mobilização dos paroquianos e o apoio ativo da comunidade de Brumado foram fundamentais para a aquisição e instalação do equipamento. Para a liderança da paróquia, mais do que uma melhoria estrutural, a chegada do novo sino representa um marco histórico que fortalece o sentimento de pertença, a devoção e os laços de união entre os moradores católicos da região.

A comunidade agora se prepara para um momento de grande celebração espiritual. A inauguração oficial e a primeira bênção solene do sino “Piedoso” estão programadas para o próximo dia 24 de maio. A data foi escolhida a dedo: os primeiros badalos oficiais vão acontecer durante a Solenidade de Pentecostes, uma das datas mais importantes do calendário litúrgico cristão, prometendo emocionar os fiéis e renovar a fé local.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA celebra acordo para garantir segurança e preservação do Santuário de Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) e da 3ª Promotoria de Justiça de Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, celebrou nesta quarta-feira (06), um acordo com o Município e a Mitra Diocesana local para estabelecer medidas de segurança e preservação do Santuário de Bom Jesus da Lapa, que há mais de 300 anos recebe romeiros de todo o país. O documento estabelece a implantação de um programa contínuo de avaliação e controle geológico, com monitoramento periódico das áreas internas e externas das grutas, inspeções regulares e ações emergenciais em caso de risco.  “Um marco histórico, de promoção da proteção à vida da população, à espiritualidade, ao patrimônio histórico, cultural e religioso, e à economia local, que gira em torno da romaria”, registrou o procurador-geral de Justiça Pedro Maia, parabenizando todos que participaram dos diálogos e construção do acordo.

O PGJ lembrou da importância do uso da ciência para antecipação de soluções a desastres e elogiou os que, com disposição para um debate, colocam-se em condição de igualdade numa mesa para construir consensos. “O Ministério Público tem caminhado na construção de um diálogo positivo entre os entes federativos, entre as instituições e poderes de Estado, para entregar à sociedade a solução para os problemas que se arrastam e se avolumam ao longo da história”, afirmou ele, ressaltando que o Compor possibilita que o MPBA traga essas questões estruturais de grande complexidade à mesa e coloque todos os atores reunidos para que cada um apresente a possibilidade de contribuir, compreenda a necessidade de se avançar na construção de um entendimento que entregue à sociedade baiana caminhos melhores.

A caminhada foi construída em mais de um ano de reuniões, estudos técnicos, avaliações de riscos, construção de soluções e ações interinstitucionais. “Um processo longo, extremamente técnico, responsável e profundamente comprometido com a vida das pessoas”, afirmou a promotora de Justiça de Bom Jesus da Lapa, Raquel dos Santos. De acordo com ela, uma fase foi cumprida. A partir de agora, as soluções avançam e o monitoramento da área tem continuidade. “Não se tratou e jamais se tratará sobre limitar a profissão de fé das pessoas. Ao contrário, trata-se de cuidar das pessoas”, frisou, lembrando que o acordo é fruto de um esforço coletivo construído no âmbito da autocomposição, com escuta ativa e diálogo institucional respeitoso. “Hoje, firmamos um compromisso técnico e responsável com a vida”, afirmou, dizendo que o desejo do MPBA é que o acordo seja o ponto de partida para um trabalho contínuo e transparente.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Aniversário de 149 anos de Brumado terá Padre Fábio de Melo e Gabriela Rocha

A cidade de Brumado já começou a contagem regressiva para celebrar seus 149 anos de emancipação política em grande estilo. Para marcar a data, a prefeitura confirmou duas grandes atrações da música cristã no Brasil: a cantora gospel Gabriela Rocha e o Padre Fábio de Melo. As atrações prometem transformar a celebração em um momento de profunda conexão, fé e reflexão para os moradores e visitantes da região.

Gabriela Rocha foi a primeira estrela anunciada, trazendo seu repertório repleto de sucessos que dominam as paradas do segmento religioso. Conhecida por apresentações emocionantes, a cantora deve atrair uma multidão de fiéis para “glorificar de pé” na abertura das festividades. Logo em seguida, a confirmação do Padre Fábio de Melo elevou ainda mais a expectativa do público. O sacerdote, que une o carisma da evangelização a uma carreira musical consolidada, levará ao palco uma noite especial de mensagens inspiradoras e canções que atravessam gerações.

A festa oficial está programada para acontecer entre os dias 10 e 12 de junho, transformando o aniversário da cidade em um evento de três dias que une celebração cívica e espiritualidade. A escolha de nomes de peso do cenário nacional reforça o compromisso do município em proporcionar entretenimento de qualidade e momentos de união para a “Capital do Minério”. Os preparativos já estão em fase acelerada para garantir que a infraestrutura receba com segurança o grande fluxo de pessoas esperado para as apresentações.

Além do impacto religioso, o evento deve movimentar a economia local, atraindo turistas de cidades vizinhas e aquecendo os setores de hotelaria e comércio. Com uma programação que mescla a energia do louvor gospel e a serenidade das canções católicas, o aniversário de 149 anos de Brumado se desenha como um dos marcos culturais do calendário baiano em 2026. Agora, resta ao público preparar o coração para viver momentos que prometem ser inesquecíveis.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Após seis arrombamentos, Centro de Umbanda de Guanambi é alvo de ataque de grupo nazista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (18), o Centro de Umbanda São Jorge Guerreiro, localizado na Rua Henrique Dias, no centro de Guanambi, foi alvo de um grave ataque de ódio. O espaço, uma das instituições religiosas mais tradicionais do interior da Bahia, com 78 anos de fundação, foi vandalizado com pichações de símbolos nazistas.

Segundo o presidente da instituição, Edvaldo Mota, um Boletim de Ocorrência está sendo registrado para que as autoridades policiais iniciem as investigações. Mota ressaltou que a região é monitorada por câmeras de vigilância, o que deve facilitar a identificação dos autores.

“Nosso espaço vem sofrendo demais. Tivemos nossas instalações arrombadas seis vezes nos últimos cinco meses. Não foi apenas furto de utensílios; danificaram imagens religiosas e objetos sagrados”, afirmou o líder.

Após seis arrombamentos, Centro de Umbanda de Guanambi é alvo de ataque de grupo nazista Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vice-presidente da instituição, Joel das Neves, acredita que as ações criminosas estão interligadas. Segundo ele, os arrombamentos recentes fogem ao padrão de crimes comuns contra o patrimônio: “Rasgaram documentos, danificaram imagens e depredaram tudo o que viam pela frente”, lamentou.

Representantes da Comissão de Direitos Humanos da OAB de Guanambi entraram em contato com os responsáveis pelo imóvel para acompanhar o caso. Em nota oficial, a Subseção da OAB manifestou repúdio ao episódio.

A Prefeitura de Guanambi também publicou nota de repúdio e solidariedade, cobrando uma célere apuração dos fatos, reafirmando respeito e se solidarizando com os membros da instituição religiosa.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito garante realização do aniversário de 149 anos e São Pedro em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Fabrício Abrantes confirmou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar que irá promover a festa de aniversário da cidade de Brumado, cuja data é celebrada no dia 11 de junho. “Já estamos fazendo os estudos e olhando direitinho como iremos proceder esse ano, mas, se Deus quiser, a gente terá sim o aniversário da cidade”, declarou.

Faltando menos de 60 dias para o aniversário de 149 anos emancipação política da cidade, Abrantes adiantou que, na programação do evento, haverá o Dia do Evangélico, o Dia do Católico e shows musicais com atrações que ainda serão divulgadas. “Logo mais iremos divulgar tudo, mas está confirmado o aniversário do nosso município neste ano e também o São Pedro”, completou.

A tradição será mantida e a festividade acontecerá na Praça Coronel Zeca Leite, popular praça da prefeitura. “A energia do aniversário da nossa cidade tem sido constituída ali. Estamos com um projeto para reforma da praça para receber melhor o público. Quero desde já convidar toda população da cidade e da região para se fazer presente nos 149 anos de emancipação política de Brumado”, finalizou.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Vitória da Conquista: Machado de Xangô pede celeridade em elucidação de homicídio de Pai de Santo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador em Vitória da Conquista, professor e assessor jurídico dos povos de terreiro através do projeto Machado de Xangô, Alexandre Xandó, falou ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar sobre o homicídio de um Pai de Santo registrado no município.

Xandó disse que a comunidade de povos de terreiro ainda está muito abalada com o crime que vitimou o Pai de Santo Josiel Bonfim, que praticava a religião denominada quimbanda em um terreiro muito específico na cidade de Vitória da Conquista. “Ele era um jovem de 29 anos que iniciou os trabalhos na sua casa há relativamente pouco tempo. Eu o conheci há uns 3 anos já em situação de violência e intolerância”, relatou.

Segundo Xandó, Josiel tinha muitos conflitos com um vizinho que praticava a fé cristã. O mesmo chegou a registrar vários boletins de ocorrência na delegacia local. “Desde sempre, para se reafirmar naquele espaço, ele e a sua comunidade tiveram muitas dificuldades”, completou.

As investigações preliminares apontam que pessoas encapuzadas entraram no terreiro do Pai de Santo, fizeram as pessoas reféns, executaram Josiel e fugiram levando celulares e outros objetos. O Pai de Santo deixou esposa e um filho de 4 anos de idade.

Xandó ressaltou que se trata de um crime brutal que aconteceu dentro de um centro religioso. “Já imaginou a repercussão se um padre fosse assassinado dentro de uma Igreja ou se um pastor fosse assassinado dentro de um templo?”, questionou, cobrando celeridade na elucidação do caso. Como as apurações ainda são embrionárias, o assessor não soube dizer se o homicídio estaria relacionado à intolerância religiosa. “Tudo indica que tenha sido uma emboscada, mas não sabemos se tem a ver com intolerância religiosa. Ainda aguardamos as informações oficiais e cobramos das autoridades as respostas necessárias”, finalizou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Evangélicos empolgados com a realização de mais uma caminhada para Jesus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A comunidade evangélica está sendo mobilizada em mais uma edição da Caminhada Para Jesus em Brumado. O evento acontece neste sábado (11).

Ao site Achei Sudoeste, Fabrício Matos, que faz parte da organização da caminhada, destacou que as expectativas em torno da celebração são muito positivas, visto que o evento cresceu bastante em comparação ao ano passado. “Nós só temos a agradecer ao apoio de todos que abraçaram esse projeto evangelístico. Está tudo bem encaminhado”, pontuou.

Restando apenas poucas camisas para encerrar as vendas, Matos disse que a Caminhada Para Jesus promete uma grande mobilização pelas ruas da cidade. “Será uma noite de céus abertos”, adiantou.

A programação começa às 16h com a Vila Kids, espaço especialmente criado para diversão das crianças. Mais de 20 brinquedos fazem parte da estrutura do local, onde também serão distribuídos doces e guloseimas.

No espaço, montado no estacionamento da antiga Cesta do Povo, a partir de 17h30, haverá um show musical com o Tio Rodolfo. Tudo inteiramente grátis.

Depois dessa atração, o trio elétrico que acompanhará a caminhada descerá em direção à Praça Armindo Azevedo com atrações para o público adulto. Entre as quais, Ed Venas e o Ministério Fabrício Matos e Banda.

Para finalizar, o pastor e cantor Guilherme Camargo ministrará a palavra de Deus e entoará cânticos e louvores para o público presente. Estima-se que mais de 2 mil pessoas participem da caminhada neste sábado (11). Embora seja voltada ao público evangélico, toda comunidade brumadense está convidada a prestigiar a iniciativa em prol da paz social.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'A gruta não corre risco de desabar', assegura padre do Santuário do Bom Jesus da Lapa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após especulações envolvendo supostos deslizamentos de rochas na Gruta do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa, na região da oeste da Bahia, o Padre Roque Silva, Reitor do Santuário, desmentiu as informações e explicou em detalhes o que, de fato, é verídico.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ele garantiu que a gruta é um local seguro. O pároco relatou que um estudo geológico na região foi concluído em 2023 e, a partir daí, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) entrou em ação solicitando algumas ações preventivas, corretivas e de segurança para o morro e o seu entorno. “Desde 2024, estamos respondendo ao Ministério Público quando começamos a fazer o controle da subida dos visitantes no morro e também o acompanhamento com guias de turismo”, destacou.

Nesse período, o reitor disse que foram feitas algumas adaptações necessárias, as quais foram apontadas também pelos Bombeiros. Entre essas, a instalação de uma escadaria para subir o morro, a instalação de corrimões e guarda-corpo, a colocação de piso antiderrapante e de placas sinalizadoras, etc.

De acordo com estudo geotécnico feito entre os meses de julho e novembro de 2025 pela Universidade Federal de Goiás, o morro tem risco de queda de pedras em pontos críticos, sendo necessária a instalação de telas de contenção para evitar acidentes, a interdição de determinadas áreas, bem como a obrigatoriedade do uso de capacete. “Estamos fazendo todas as correções que competem ao santuário. A informação de que o morro está desmoronando e de que os acessos foram interditados não procede”, apontou.

O padre detalhou que o relatório sugeriu ainda a retirada das casas coladas no morro, na Avenida Monsenhor Tulípio, o que é de responsabilidade do Município.

Feitas todas as adequações solicitadas, o reitor assegurou que não há nenhuma instabilidade nas grutas e que as programações religiosas nos locais continuam normalmente. “As estruturas são estáveis, não há nenhuma instabilidade. Seguimos a recomendação de evitar superlotação nas grutas durante as celebrações. Já estamos fazendo esse controle há dois anos e não houve nenhuma alteração nas práticas religiosas dentro das grutas”, finalizou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Caminheiro devolve bolsa com R$ 11 mil a idosa e faz apelo por mais honestidade Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O caminhoneiro Nivaldo Lima, 44 anos, encontrou uma mochila com mais de R$ 11 mil em uma rodovia na região do Arrecife, na zona rural da cidade de Brumado. Após investigação, ele devolveu o valor à proprietária.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Nivaldo disse que conseguiu encontrar a idosa de 80 anos, aposentada, para fazer a devolução do dinheiro no dia seguinte. “É princípio, religião, caráter, família. O que é meu é meu, o que é dos outros é do próximo. Decidi devolver”, relatou.

A bolsa com o valor foi esquecida na pista. O caminhoneiro contou que a idosa havia chegado de viagem do estado de São Paulo e se deslocado para a Fazenda Piabanha, no Distrito de Arrecife. Ao descer do veículo, ela acabou deixando a mochila cair na margem da pista.

Durante um serviço realizado na região, Nivaldo visualizou a bolsa e pegou para conferir do que se tratava. “Quando abri a bolsa vi o dinheiro e uns remédios caros dentro. Me informei direitinho para devolver para a pessoa certa. Ela [a idosa] já estava há uma noite sem dormir e sem tomar os remédios. Ela ficou muito feliz”, completou.

Mesmo necessitando de dinheiro, ele fez questão de agir com honestidade. “Deus vai me dar em dobro. Sou um cara muito abençoado. O que é meu é meu, o que é dos outros tenho que devolver. Fazer o bem foi o que os meus pais me ensinaram”, destacou. Ainda emocionado, ele garantiu que devolveria o dinheiro mil vezes se fosse preciso.

Em enquete realizada pelo próprio motorista, 75% das pessoas responderam que não devolveriam o dinheiro encontrado por acaso nessa circunstância.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Empresário e pastor deixa legado de trabalho e fé em Carinhanha Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (06), a morte do empresário e pastor Antônio Almeida Damas, de 60 anos, comoveu a cidade de Carinhanha. Ele enfrentava um câncer diagnosticado recentemente. Apesar do tratamento, o pastor não resistiu, deixando familiares, amigos e toda a comunidade consternados.

Vindo do Mato Grosso, Antônio se mudou para Carinhanha em 2012, onde iniciou sua trajetória no comércio local. Carismático, ele rapidamente conquistou espaço entre os moradores pela dedicação e atendimento diferenciado.

Dono de um pequeno mercado instalado na Praça JJ Seabra, o empreendimento cresceu, se consolidando como um dos maiores estabelecimentos comerciais do município.

A iniciativa empresarial trouxe impactos diretos na economia local. O Beira Rio passou a oferecer serviços modernos para a cidade, como estacionamento, padaria e sacolão, além de contribuir para a geração de empregos e fortalecimento do comércio na região.

A vida do empresário também foi marcada por sua atuação religiosa. Pastor-presidente das Igrejas Reviver, ele liderou a expansão do ministério, que hoje reúne diversas unidades em diferentes cidades. O seu legado será lembrado pelo respeito, fé e compromisso com a comunidade.

Antônio Almeida deixa esposa, quatro filhos e nove netos.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Silêncio e oração: A jornada de 10 km dos fiéis de Brumado no dia da Paixão de Cristo Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em um ato de profunda espiritualidade e devoção, fiéis de três paróquias de Brumado — Nossa Senhora da Conceição Aparecida, São Cristóvão e Santa Rita das Causas Impossíveis — uniram-se nesta Sexta-Feira Santa para a tradicional caminhada penitencial. O evento, que faz parte do calendário religioso da região, reuniu dezenas de participantes em um percurso marcado pelo silêncio, oração e reflexão sobre o sacrifício de Cristo.

A jornada teve início ainda durante a madrugada, desafiando o cansaço físico em nome da fé. Ao todo, foram percorridos cerca de 10 quilômetros, durante os quais os devotos recordaram cada estação da Via Sacra. Para os participantes, o trajeto não foi apenas um deslocamento físico, mas uma simbolização do período quaresmal, buscando o fortalecimento espiritual e a renovação dos ensinamentos bíblicos em meio ao cenário baiano.

Ao longo do caminho, o clima de união transformou o esforço em um ato coletivo de entrega. Mesmo com o desafio da distância, os fiéis mantiveram o ritmo constante de rezas e cânticos, reforçando os laços entre as comunidades paroquiais. A experiência proporcionou momentos de introspecção individual e conexão religiosa profunda, característicos das celebrações da Paixão de Cristo.

O encerramento da caminhada ocorreu na Comunidade São José, situada no Campo Seco. No local, os fiéis participaram de um momento de partilha e gratidão, celebrando a conclusão do percurso com gestos de fraternidade e comunhão. O evento reafirma a vitalidade das tradições católicas em Brumado e o compromisso da comunidade local em manter vivos os ritos que definem a identidade religiosa da cidade.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Semana Santa: Fiéis celebram Domingo de Ramos com fé e devoção em Brumado Foto: Divulgação/Pascom

Tiveram início neste domingo (29) as celebrações da Semana Santa em Brumado. A comunidade católica pode acompanhar o Domingo de Ramos, marcada por momentos de fé e devoção na Paróquia Bom Jesus.

A programação começou nas primeiras horas da manhã com a bênção dos ramos realizada na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Félix. Em um ato simbólico, os fiéis relembraram a entrada de Jesus em Jerusalém. Em seguida, os participantes seguiram em procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz do Bom Jesus.

Na Matriz, os fiéis lotaram o templo para a continuidade da celebração Eucarística, presidida pelo Padre Marcus Vinícius. Ao longo da celebração, o sacerdote destacou o significado do Domingo de Ramos como um convite à reflexão sobre os valores cristãos, especialmente a humildade, o serviço e a entrega ao próximo.

Na homilia, o padre ressaltou a importância da vivência da fé aliada à prática, fazendo referência à Campanha da Fraternidade 2026 e à necessidade de ações concretas na construção de uma sociedade mais justa e solidária.

A Semana Santa é o período considerado mais importante do calendário cristão, que culmina com a celebração da Páscoa.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Santuário do Bom Jesus da Lapa apresenta programação para a Semana Santa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Semana Santa está se aproximando e a programação para as celebrações do Santuário do Bom Jesus, em Bom Jesus da Lapa, na região oeste da Bahia, já está sendo preparada.

Ao site Achei Sudoeste, o Padre Roque Silva, Reitor do Santuário, destacou que a programação coincide com os eventos realizados nas paróquias nesse período. Esta inclui a procissão do Domingo de Ramos, a procissão do encontro, ofícios rezados na gruta, a Via Sacra, apresentações teatrais, entre outras.

Além do público local, o santuário recebe milhares de visitantes e romeiros durante os dias de celebração. Segundo o padre, neste ano, o aumento no preço dos combustíveis pode impactar no número de pessoas presentes na Semana Santa.

Com a cheia do Rio São Francisco, parte do público é atraída para o evento religioso também para realizar turismo ecológico. “É uma oportunidade de ver o São Francisco jorrando desse jeito. Isso é algo que acontece na cidade”, destacou.  

Para o pároco, a paixão, morte e ressurreição de Cristo são o ápice da fé cristã. “A Semana Santa é um período em que acentuamos de modo celebrativo e simbólico esses momentos. A ressurreição é a centralidade da fé cristã”, finalizou.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Testemunhas de Jeová mudam regra polêmica sobre doar sangue Foto: Banco de Imagem

Em uma atualização histórica de suas diretrizes médicas, a liderança global das Testemunhas de Jeová anunciou uma mudança na política sobre o uso de sangue. A partir de agora, os integrantes do grupo religioso estão autorizados a realizar procedimentos que envolvam a remoção, o armazenamento e a posterior devolução de seu próprio sangue ao corpo durante intervenções cirúrgicas pré-agendadas. As informações foram divulgadas pela CNN.

O anúncio foi realizado por Gerrit Losch, um dos líderes do corpo governante da organização, que enfatizou a responsabilidade individual na escolha dos tratamentos. “Cada cristão deve decidir por si mesmo como seu sangue será usado em cuidados médicos e cirúrgicos”, afirmou Losch. Apesar da flexibilização para o sangue do próprio paciente, a proibição de receber transfusões de sangue doado por outras pessoas permanece inalterada e obrigatória para os cerca de 9 milhões de seguidores no mundo, sendo 900 mil deles no Brasil.

A base para a restrição continua sendo a interpretação de passagens do Antigo e do Novo Testamento que ordenam “abster-se de sangue”. Segundo um porta-voz do grupo, a crença fundamental sobre a “santidade do sangue” não sofreu modificações, apenas a aplicação técnica em procedimentos específicos.

A medida foi recebida com ceticismo por ex-membros e especialistas em bioética. O americano Mitch Melon, ex-integrante do grupo, afirmou ao jornal Los Angeles Times que a mudança “não vai longe o suficiente”. A principal crítica é que, em casos de acidentes graves com perda súbita de sangue ou tratamentos oncológicos infantis que exigem múltiplas transfusões, a nova regra é ineficaz, pois o paciente não teria tempo ou condições de armazenar o próprio sangue previamente.

Com a nova diretriz, espera-se que médicos e hospitais passem a oferecer com mais frequência opções de “cirurgias sem sangue” e técnicas de recuperação para pacientes do grupo.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Celebração a São Sebastião com vasta programação em Brumado Foto: Rafael Santos

Teve início na terça-feira (13) a programação oficial do Setenário de São Sebastião 2026, em Brumado. Com o tema “Como família diocesana e confrades de São Sebastião, somos educados no caminho de Deus”, o setenário reúne a comunidade católica na Paróquia Bom Jesus.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Padre Marcos Vinícius destacou que a celebração busca manter a tradição em louvor a São Sebastião, que até hoje toca milhares de corações. “Serão sete noites de celebração, sendo assim um setenário. É um período propício para os que estão de férias e o pontapé para o novo ano que se inicia”, afirmou.

O encerramento acontece no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, com uma alvorada na Igreja Matriz Bom Jesus às 6h, seguida de procissão às 17h.  A programação culmina com a Missa Solene, às 18h, na esplanada da Igreja Matriz. A festa de padroeiro, segundo o pároco, expressa a identidade de determinados povos e localidades.

No caso de São Sebastião em Brumado, é a demonstração do trabalho de anos, iniciada pelo Monsenhor Fagundes. “Os encontros são mais fortificados em favor da nossa comunidade. Não é somente uma festa, é a expressão de um povo. Algo muito especial”, completou.

As sete noites de celebrações serão presididas por sacerdotes convidados sempre a partir de 19h30. A cada noite, serão abordadas diferentes dimensões da família cristã, seus desafios, sua missão evangelizadora e seu papel na construção da Igreja. “Temos um leque gigantesco de provocações para valorizarmos a célula máster que a família nos propõe”, apontou.

Toda comunidade brumadense está convidada a prestigiar o setenário.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumadense, Padre Fábio esteve com o Papa Leão XIV no Vaticano Foto: CNBB

Brumadense, o Padre Fábio Eduardo está no Vaticano, na Itália, compondo a comissão da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para uma ação missionária e intereclesial entre Brasil e Roma. A comissão foi recepcionada pelo Papa Leão XIV na segunda-feira (12).

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Padre Fábio falou sobre o sentimento único de poder fazer parte desse grupo em um trabalho tão relevante. “É uma alegria muito grande estar junto com essa equipe falando em nome de um trabalho tão importante e tão bonito que é desenvolvido, que diz respeito à dimensão missionária e a vivência eclesial na formação dos futuros padres aí no Brasil”, declarou.

Em resumo, o pároco destacou que o encontro foi emocionante. Segundo ele, mesmo em um mundo tão diverso e com uma igreja com tantas particularidades, o Papa Leão XIV é capaz de conhecer a realidade onde estamos inseridos e ser muito acolhedor.

Na audiência, foi partilhado com o Papa aquilo que está sendo feito pelos Bispos em suas Igrejas, sempre almejando a unidade da Igreja Católica no mundo.

Brumadense, Padre Fábio esteve com o Papa Leão XIV no Vaticano Foto: CNBB

Em devolutiva, o Papa parabenizou a equipe e orientou que a comissão continue a realizar aquilo que a Igreja pede de todos nós: sermos missionários. “A benção dele foi uma confirmação: continuem a fazer o bem que vocês têm feito à Igreja, ao Brasil e ao mundo na construção do reino”, completou.

Natural de Brumado, o pároco reside atualmente em Roma, onde cursa um Doutorado em Teologia Moral. Pelos próximos quatro anos, ele continuará no país europeu, considerado o coração da Igreja Católica. O Padre Fábio declarou que o curso é uma chance imensa de crescimento pessoal e teológico.

Sobre a oportunidade de compor a comissão, ele afirmou que a oportunidade de estar à frente da maior autoridade religiosa do mundo é surreal. “Tem algo de sublime. É um homem guiado verdadeiramente pelo espírito de Deus, simples e extremamente acessível”, definiu.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Paróquia Bom Jesus divulga programação do Setenário de São Sebastião Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, a Paróquia Bom Jesus divulgou a programação oficial do Setenário de São Sebastião 2026, que terá início nesta terça-feira (13).

Com o tema “Como família diocesana e confrades de São Sebastião, somos educados no caminho de Deus”, o setenário reúne a comunidade católica em uma caminhada de fé, reflexão e devoção.

As sete noites de celebrações serão presididas por sacerdotes convidados sempre a partir de 19h30. Na oportunidade, serão abordadas diferentes dimensões da família cristã, seus desafios, sua missão evangelizadora e seu papel na construção da Igreja.

Comunidades, pastorais, movimentos, instituições civis e forças de segurança participam como mordomos das noites. O encerramento acontece no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, com uma alvorada na Igreja Matriz Bom Jesus às 6h, seguida de procissão às 17h.

A programação culmina com a Missa Solene, às 18h, na esplanada da Igreja Matriz, presidida pelo padre Marcus Vinícius Silva Carvalho.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bispo abençoa manifestações de Santo Reis no sudoeste baiano Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste mês de janeiro, acontece em Brumado o Encontro de Terno de Reis, tradição que faz parte do calendário religioso e cultural do município. As celebrações também acontecem em Guanambi e Caetité.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Dom Roberto Carvalho, Bispo da Diocese de Caetité, explicou que o evento é popularmente conhecido como a festa dos Santos Reis.

Na liturgia da Igreja, faz parte da Epifania do Senhor. “O que movimenta essa celebração dos Reis é a caminhada dos Magos que vão até o local onde está o menino Jesus. Eles são guiados por uma estrela e esta para no ponto onde está o menino, sua mãe e seu pai”, detalhou.

A partir da espiritualidade, Dom Carvalho disse que nasce toda essa cultura nordestina do Terno de Reis. O toque dos instrumentos e o próprio refrão de cada reisado cantado remetem à história do nascimento de Jesus e dos Reis Magos.

Em dezembro, foram celebrados 2025 anos do nascimento de Jesus, o que fortaleceu bastante a cultura do Terno de Reis.

Neste ano, Dom Carvalho destacou que a Diocese de Caetité celebrará o ano da família. “Desejo que todas as famílias sejam espaços de encontro, de fraternidade, de vivência de valores cristãos e morais. A família é a base da sociedade e queremos neste ano prestar o serviço de evangelização com ênfase na família”, afirmou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Missa marca criação da Paróquia Santa Rita das Causas Impossíveis em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta terça-feira (06), Dom Roberto Carvalho esteve na cidade de Brumado para celebrar a solenidade que marcou a criação da Paróquia Santa Rita das Causas Impossíveis.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Carvalho destacou que foi um dia festivo para a comunidade local e para toda Diocese de Caetité, composta por 35 municípios da região.

Com a criação da Paróquia Santa Rita em Brumado, a diocese passará a contar com 42 paróquias ao todo. “Foi uma festa que reuniu um grande número de fiéis. A igreja estava lotada, as laterais e o lado de fora também”, detalhou.

Dom Carvalho explicou que a área pastoral foi transformada em paróquia, abarcando 18 comunidades, na sede e zona rural.

O padre Matheus Augusto foi empossado padre na referida paróquia. Agora, a cidade de Brumado possui 3 paróquias: do Bom Jesus, de Nossa Senhora Aparecida de São Cristóvão e de Santa Rita das Causas Impossíveis.

Dos 35 municípios que compõem a Diocese de Caetité, Brumado está em segundo lugar em número de paróquias - em primeiro lugar aparece Guanambi. Para Dom Carvalho, a cidade precisa de maior assistência religiosa. “É um território grande, que precisa de uma melhor assistência religiosa. Dois padres são insuficientes para atender uma população de 70 mil pessoas. Nem toda população é católica, mas a Igreja Católica também não serve só aos católicos. Precisamos melhorar esse serviço com a criação da paróquia”, apontou.

Até 2027, há planos de se criar a quarta paróquia no município, na Vila Presidente Vargas, onde existe uma população católica bastante fervorosa.

Caetité
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caetité acolhe multidão de peregrinos no encerramento do Ano Santo Jubilar Foto: Raul Martins/Pascom

A Diocese de Caetité celebrou, neste domingo (28), o encerramento do Ano Santo Jubilar com uma solene e expressiva manifestação de fé, que reuniu fiéis de todas as 41 paróquias desta Igreja particular. A celebração teve início em frente ao Ginásio de Esportes Hélio Negreiros, de onde os participantes seguiram em caminhada penitencial até a esplanada da Catedral Senhora Sant’Ana. O momento foi marcado por oração, silêncio e espírito de comunhão, recordando o caminho de conversão vivido ao longo de todo o Ano Jubilar.

Antes da homilia, o bispo diocesano concedeu a admissão às ordens sacras a três seminaristas: Victor Dione, Evangelisto e Rodrigo, enriquecendo ainda mais a solenidade. Em sua reflexão, o bispo destacou a importância de viver em verdadeira atitude de ação de graças, conforme recorda a Sagrada Escritura, e ressaltou que o Jubileu foi intensamente celebrado na Diocese de Caetité, em plena sintonia com a bula papal – A esperança não decepciona.

O Ano Jubilar animou profundamente a vida pastoral diocesana, marcado pela criação da paróquia de Caturama, pela abertura oficial em 29 de dezembro, por estudos, assembleias, debates, entrevistas, romarias, vivências catequéticas sobre as indulgências, além da realização das “24 horas para o Senhor” em todas as paróquias.

Caetité acolhe multidão de peregrinos no encerramento do Ano Santo Jubilar Foto: Raul Martins/Pascom

A celebração coincidiu com a Festa da Sagrada Família de Nazaré, apresentada como modelo e referência para todas as famílias cristãs, fundamentada no respeito aos pais, no bom comportamento e no bom senso. Ao encerrar o Ano Jubilar, o bispo fez um forte apelo para que a Igreja continue sendo peregrina da esperança, especialmente no seio das famílias.

Nesse contexto, foi realizada a abertura oficial do Ano Diocesano da Família, com o tema “A família, como vai?” e o lema “Hoje é preciso que eu fique em sua casa”, convidando cada lar a vivenciar uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo e a se tornar espaço de espiritualidade, confiança e esperança.

A celebração foi concluída com o canto da Oração da Família e a apresentação da oração oficial do Ano da Família pelo padre Hélio Guimarães, elevando a Deus o pedido de bênção sobre todas as famílias, para que Jesus faça de cada lar sua morada e, à luz do Espírito Santo, sejam sinais vivos de amor, esperança e renovação para a Igreja e para o mundo. Ao final da celebração, os fiéis foram convidados a visitar a Catedral de Senhora Sant’Ana, em uma comovente e bela demonstração de fé e devoção.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Macaúbas celebra 185 anos de tradição da Imaculada Conceição Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Macaúbas, a comunidade católica celebrou nesta segunda-feira (08) os 185 anos de tradição da Imaculada Conceição, padroeira da cidade.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o Padre Osvaldino Barbosa destacou que a data é tão importante e tradicional que também é feriado municipal.

Pela manhã, foi celebrada uma missa na Igreja Matriz, com uma grande participação de fieis devotos de Nossa Senhora da Conceição. Também aconteceu no Centro de Comercialização de Animais um leilão de bezerros, porcos, cabras e carneiros para doação de fundos à Igreja.

Segundo o pároco, com os recursos arrecadados, os trabalhos de reforma da Matriz serão continuados. “A Imaculada Conceição está no coração do povo de Macaúbas. É um dogma dado a Nossa Senhora, preservando Maria, mãe de Deus, de todo e qualquer pecado. Ela foi elevada acima de toda criatura”, destacou.

A cada ano que passa, a celebração tem se fortalecido. Neste ano, o novenário foi intenso, incluindo em sua programação, além das missas, as quermesses, procissões e apresentações culturais.

 O Padre Osvaldino relatou que uma multidão acompanha as celebrações religiosas com fervor e fé. “Á medida que chega o dia da festa, vai aumentando a participação, a alegria, a festividade e o congraçamento. Isso está no coração do povo de Macaúbas. Mexe com o povo todo”, afirmou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Audiência debaterá imunidade tributária aos terreiros em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto Machado de Xangô, apresentado pelo Campus XX da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), visa conceder imunidade tributária aos terreiros de candomblé e umbanda na cidade de Brumado.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o vereador em Vitória da Conquista e professor da Uneb/Campus XX, Alexandre Xandó, explicou que a proposta busca assegurar justiça e igualdade às entidades no que se refere ao pagamento de IPTU.

Segundo Xandó, a Constituição Federal estabelece que é proibido cobrar impostos de templos de qualquer culto. “As igrejas e os templos evangélicos de Brumado não pagam IPTU, porém os terreiros, infelizmente, vêm sendo cobrados. Essa não é uma realidade só do município, mas de várias cidades”, destacou.

Em Vitória da Conquista, a conquista foi obtida por meio de uma Ação Civil Pública impetrada judicialmente. Em Brumado, no entanto, o parlamentar disse que a ideia é construir o diálogo com a prefeitura para aquisição da imunidade tributária.

Com a nova gestão, Xandó relatou que, após audiências com o prefeito e o procurador, houve o entendimento de que vinha acontecendo uma injustiça com os terreiros. “É o que chamamos de racismo institucional porque, se não é pra cobrar imposto, não pode cobrar de nenhuma entidade”, asseverou.

Após as tratativas, o prefeito Fabrício Abrantes (Avante) encaminhou para a Câmara Municipal um projeto de lei para reconhecer os terreiros enquanto entidades com personalidades jurídicas e, a partir daí, parar de cobrar ITPU dos mesmos, independente do CNPJ.

Xandó acredita que, nos próximos dias, a proposta será sancionada e a conquista oficializada.

No próximo dia 6 e dezembro, uma audiência pública vai debater a temática e apresentá-la à sociedade.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013