Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2018
fechar

WSouza desenvolve sistemas sob medida para empresas e administração pública

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

Brumado: Veículos continuam ocupando rua da delegacia gerando mais cobranças da população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Embora tenha ocorrido recentemente um leilão para o arremate dos veículos apreendidos, o pátio do complexo administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) continua lotado de carros. O complexo agrega a delegacia local, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Instituto Médico Legal (IML) e o Centro Integrado de Comunicações (Cicom). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, com a superlotação do pátio interno e sem um local para armazenar os veículos apreendidos, a saída da administração foi estacionar os carros na entrada do complexo. São dezenas de veículos que já ocupam uma parte ao lado do muro do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, além de uma quadra acima ao lado de um terreno murado. Mesmo estando em frente à delegacia, os veículos, dentre eles, caminhões e carros populares, foram apedrejados por vândalos e alguns até tiveram peças subtraídas. Com escola, unidades de saúde e residências vizinhas, há uma reclamação geral para a retirada dos carros do local, uma vez que na última vistoria realizada pelos agentes de endemias foram encontrados vários focos do aedes-aegypti nas poças d’água formadas nas carrocerias e nos tetos dos carros. Nossa reportagem tentou contato com o delegado titular para tratar do assunto, porém não obteve êxito.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Índice de infestação do aedes-aegypti aumenta antes da conclusão do primeiro ciclo em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Vigilância Epidemiológica (Vigep) fez uma divulgação parcial do índice de infestação do aedes-aegypti na metade do primeiro ciclo em Brumado. De acordo com o levantamento, foi registrado o índice de 3.8 no período em que o relatório foi apresentado. No entanto, com as chuvas após a divulgação, a proliferação do vetor da dengue, zika e chikungunya aumentou significativamente, reforçando o alerta de risco para uma grande epidemia na cidade. Embora o setor de monitoramento de endemias da Vigep ainda esteja concluindo o levantamento dos dados, o site Achei Sudoeste apurou que os números já ultrapassaram a primeira parcial e a infestação geral passa dos 5.5. Nossa reportagem apurou que os agentes de endemias estão se deparando com muitos imóveis infestados com a larva, a pupa e o mosquito em estado alado. A sociedade médica não se manifestou sobre o motivo pela qual o município ainda não apresentou o registro de casos suspeitos das doenças. A nossa reportagem tentou ouvir a coordenação de endemias da Vigep para tratar do assunto, mas o setor prefere se pronunciar somente depois da conclusão do ciclo de levantamento.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Hospital de Livramento passa a se chamar Hospital Dr. Ulysses Celestino Foto: Amorim/Achei Sudoeste

O Hospital Municipal de Livramento vai passar a ser denominado Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva conforme proposta de alteração apresentada pelo Poder Executivo e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores. A mudança foi encaminhada ao prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede) com pedido especial de urgência. A indicação tem a finalidade de fazer uma justa homenagem póstuma. Dr. Ulysses Celestino sempre foi apaixonado pela medicina e a ela se dedicou na sua missão divina de salvar vidas e cuidar da saúde das pessoas. Dr. Ulysses já foi diretor do mesmo hospital  nos períodos de 1975 a 1978, retornando à função em 1986, quando a unidade pertencia ao Estado. Ele faleceu aos 79 anos, vítima de câncer. A sessão ordinária contou com a presença de familiares de Dr. Ulysses, além de autoridades.

Guanambi: Cicom registra máximo aproveitamento e facilita chamadas de emergência Foto: Manu Dias/GOVBA

Com pouco mais de 90 dias de funcionamento, o Centro Integrado de Comunicação (Cicom) de Guanambi, a 141 km de Brumado, tem facilitado a vida do cidadão que precisa da polícia em momentos de emergência. O Cicom tem o objetivo principal de encurtar o tempo de deslocamento da viatura policial até o local da ocorrência. Quando solicitado, o sistema aciona a viatura que está em ronda mais próximo do local, agilizando o processo. De acordo com a Guanambi FM, a sede do centro integrado conta com equipamentos de última geração, sistema de videomonitoramento, atendendo em caráter plantonista.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Brumado: Prefeitura mantém máquinas limpando terreno reintegrado na Fazenda Santa Inês Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dois dias após a operação de reintegração de posse do terreno ocupado por um grupo do Movimento Sem Terra (MST), na Fazenda Santa Inês, ao lado do campus do Ifba, à margem da BA-148, a prefeitura mantém máquinas realizando a limpeza do terreno. O local receberá as obras da Policlínica Regional e das Escolas de Medicina e do Futuro. A operação realizada no final da tarde desta segunda-feira (5) contou com o apoio da Cipe/Sudoeste e da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), bem como de um oficial de justiça. Por se tratar de uma área da União, a administração municipal já se manifestou alegando possuir toda a documentação comprovando a concessão do terreno para o uso do solo para construção dos empreendimentos. Mesmo assim, representantes do MST afirmaram que vão travar uma batalha na Justiça para terem o direito de posse da área, a qual sustentam já estar sob o comando do Movimento de Luta pela Terra (MLT) há cerca de 23 anos. A prefeitura adiantou que irá construir um muro em volta da terra visando inibir novas invasões, porém as cerca de 400 pessoas desapropriadas do local prometeram não permitir o progresso da obra, caso a Justiça lhes deem o direito de ocupação.

Doze mulheres são assassinadas todos os dias, em média, no Brasil. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 considerando os dados oficiais dos estados relativos a 2017. São 4.473 homicídios dolosos, sendo 946 feminicídios, ou seja, casos de mulheres mortas em crimes de ódio motivados pela condição de gênero. De acordo com o G1, trata-se de um aumento de 6,5% em relação a 2016, quando foram registrados 4.201 homicídios (sendo 812 feminicídios). Isso sem contar o fato de alguns estados ainda não terem fechado os dados do ano passado, o que pode aumentar ainda mais a estatística.

Caminhão com placa de Guanambi é aprendido com 1,4 milhão de cigarros contrabandeados Foto: Divulgação

Uma carga com aproximadamente 1.479.400 cigarros contrabandeados foi apreendida na BR-101, em trecho da cidade de Feira de Santana. Os cigarros seriam entregues em Jequié. O condutor do veículo relatou que a mercadoria saiu de Goiânia, no estado de Goiás. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o flagrante aconteceu quando o caminhão com placa de Guanambi foi abordado no km 173. Na carroceria do veículo foram encontradas 140 caixas, além de 397 pacotes avulsos de cigarro de fabricação paraguaia, cuja importação é proibida no Brasil. O suspeito de 32 anos, que não teve a identidade revelada, e a carga apreendida foram levados para a delegacia. O homem vai responder pelo crime de contrabando.

Casal Nardoni pede ao STF redução de pena pela morte de Isabella Foto: Reprodução

A defesa de Alexandre Nardoni e Ana Carolina Jatobá, pai e madrasta de Isabella Nardoni — assassinada em março de 2008 —, entrou com um pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para que o casal tenha a pena reduzida. Jatobá foi condenada a 26 anos e 8 meses, e Alexandre a 30 anos, 2 meses e 20 dias. O advogado Roberto Podval diz que a sentença do juiz Maurício Fossem, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), foi "exagerada e desproporcional". Podval argumenta que a a comoção da mídia em torno do caso influenciou na pena imposta ao casal Nardoni. Segundo ele, a redução das penas solicitada foi proporcional à sentença de cada um. Podval argumenta que, assim como nos julgamentos de Suzane Von Richtofen e Gil Rugai, foi vítima de assédio dos veículos de comunicação que cobriram o caso na época da morte da menina. O habeas corpus foi protocolado no STF no dia 2 de março deste ano. O caso será relatado pelo ministro Dias Toffoli. O conteúdo do habeas corpus permanece sob sigilo.

Brumado: Usuários cobram reparos e manutenção do Cras Esther Trindade Serra no Bairro Baraúnas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Usuários do Centro de Referência de Assistências Social (Cras) Esther Trindade Serra, localizado no Bairro Baraúnas, em Brumado, cobram do Poder Público uma obra de reparo e manutenção da unidade, que atende uma grande parcela da comunidade. Em nossa enviada à redação do site Achei Sudoeste, populares relataram que está faltando cerâmica em boa parte do piso e em alguns pontos há buracos no chão, o que gera risco de acidente aos usuários. Outro agravante está nas cadeiras, algumas sem encosto ou com os forros rasgados. Além disso, logo na entrada do prédio, os assistidos se deparam com um buraco que põe em risco a integridade física de quem busca atendimento no local. “Já tem é tempo que estamos nessa situação deplorável. Acho que por sermos periferia não temos a atenção devida do poder público”, afirmou uma dona de casa.

Brumado está entre as primeiras cidades da Bahia a informatizar a gestão da educação Foto: Divulgação

A informatização dos processos de gestão já é prioridade em vários setores da administração pública, sendo uma das primeiras ações adotadas por toda nova gestão pública municipal. Em Brumado, além da informatização destes setores, a gestão educacional recebeu uma atenção especial com a implantação do Sistema de Gestão Escolar Paulo Freire (SIPF), desenvolvido pela WSouza Sistemas, uma empresa brumadense que atende a mais de 15 municípios em toda região sudoeste. Em 2018, diversas ferramentas serão disponibilizadas para a redução de despesas, aprimoramento dos serviços e melhoria da integração escola e família. O boletim online, por exemplo, é um canal de comunicação entre pais e professores, que está pronto para ser liberado para população.

Brumado: Estacionamento da prefeitura recebe cobertura contra fezes de passarinhos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O estacionamento interno do prédio da prefeitura do município de Brumado recebeu a instalação dos telhados com armação de ferro e folhas de zinco. A medida visa proteger a frota de veículos do administrativo das ações do tempo, bem como das fezes dos passarinhos que realizam a alvorada e revoada nas árvores em volta do paço municipal. Segundo informações colhidas pelo site Achei Sudoeste, a pintura e plotagem dos veículos estavam se deteriorando muito rápido por conta da exposição constante às ações do tempo e das fezes depositadas pelos pássaros, que, além de estragar a pintura, deixavam mau cheiro nos veículos. Ainda de acordo com as informações passadas a nossa reportagem, a Administração avaliou que os investimentos na cobertura geraram menos ônus ao erário público do que a manutenção da pintura da frota.

Cordeiros: Deputado Waldenor Pereira participa do Projeto Prefeitura Itinerante Foto: Vinícius Brito

O deputado federal Waldenor Pereira visitou o município de Cordeiros, onde participou do Projeto Prefeitura Itinerante. Ao lado do prefeito Delci Luz, do vice-prefeito Teco, de vereadores e lideranças municipais, Waldenor visitou o povoado de Campo Grande, onde diversas ações sociais e de saúde foram oferecidas para a população como parte do projeto. O deputado agradeceu o convite do prefeito e parabenizou a sua gestão pela iniciativa e pelas diversas ações que desenvolve em benefício da população. Na oportunidade, o deputado Waldenor fez um balanço da conjuntura política nacional, fazendo a defesa da democracia e do direito de Lula se candidatar à presidência da república.

Paciente de Riacho de Santana com suspeita de dengue hemorrágica é transferido para Salvador Foto: Reprodução

Um paciente de 46 anos do município de Riacho de Santana, que estava internado com suspeita de dengue hemorrágica na Fundação Hospitalar e Maternidade Santana de Caetité, foi transferido para o Hospital Regional de Guanambi após agravamento do seu quadro de saúde. Os familiares alugaram uma UTI aérea que removeu o paciente para a cidade de Salvador, nesta terça-feira (6). Outros casos da doença são investigados em Riacho de Santana, no entanto, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou.

Prefeitura informa suspensão temporária do Projeto Glaucoma em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em conjunto com o prestador de serviços responsável pelo Projeto Glaucoma na Região de Saúde de Brumado, informa que os serviços de diagnóstico e tratamento da doença sofreram redução significativa de custeio por parte do Ministério da Saúde em decorrência da transferência do tratamento do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) para a Assistência Ambulatorial e Hospitalar de Média e Alta Complexidade (MAC), o que resultou na redução drástica dos repasses necessários ao tratamento em quase a sua terça parte. Em 2017, o repasse aproximou-se de R$ 2.600.000,00; já para o ano de 2018 serão destinados apenas R$ 950.000,00, valores insuficientes para o custeio do tratamento de quase 5 mil pacientes da região. A mudança no repasse e custeio do tratamento foi regulada pela Resolução CIB nº 035/2018, cujos efeitos financeiros já vigoram desde dezembro de 2017. Por tais razões, o Projeto Glaucoma está temporariamente suspenso até que os secretários da Região de Saúde de Brumado definam um protocolo de atendimento que possa estabelecer uma redução isonômica e impessoal para a continuidade parcial do tratamento. “O Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia já dispõe da relação de todos os pacientes em tratamento na Região de Saúde de Brumado, com vistas a promover perante os órgãos competentes as ações e as medidas necessárias à manutenção dos repasses financeiros indispensáveis ao custeio do tratamento do glaucoma em toda a Bahia, garantindo, assim, o retorno integral do projeto”, afirmou a prefeitura, na nota.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Senhas gratuitas são comercializadas por cambistas na Central de Marcação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Populares que utilizam os serviços da Central Única de Marcação de Exames em Brumado entraram em contato com a redação do site Achei Sudoeste para denunciar a continuidade da venda de senhas nas filas na porta de entrada do órgão. De acordo com as queixas dos usuários, há pelo menos três homens que costumam aparecer vendendo senhas nos lugares mais próximos das filas. Os valores variam conforme o número de senhas, bem como a renda de quem está na fila. “Moro em uma comunidade rural, cheguei de madrugada para marcar meu exame, mas já havia muitas pessoas na fila, momento em que um rapaz apareceu oferecendo uma senha vinte números à frente do meu, pelo valor de R$ 25. Quando disse que era lavrador, o rapaz logo fez uma oferta reduzindo o valor da senha para R$ 15. Achei um absurdo e até injusto pra quem não tem recurso nenhum, além de penar na fila ainda passar por uma humilhação dessas”, disse o lavrador a nossa reportagem. “Acordei ainda de madrugada para ir à central pegar uma senha, pois tinha que votar logo para arrumar minha filha pra ir à escola. Quando cheguei na central que falei da minha pressa, logo apareceu um homem me oferecendo a senha no quinto lugar da fila por R$ 25. Recusei e fui até chamada de besta pelo cambista da senha pública, que é gratuita aos usuários”, relatou uma dona de casa. Mesmo com a maior oferta de atendimentos no setor, a exploração de senhas é uma constante reclamação dos usuários da central de marcação.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Diretor do Colégio Rio Preto é morto a tiros em latrocínio na cidade de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O diretor do Centro Educacional Rio Preto (Cerp), na zona rural da cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, foi morto a tiros, dentro de casa, na noite da última terça-feira (06). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o professor Zé Mário, foi alvejado com quatro tiros, após um bandido invadir a sua residência para roubar uma motocicleta. Ele chegou a ser socorrido por moradores da comunidade Rio Preto e encaminhado para o Hospital Suzzy Zanfretta, mas não resistiu e morreu. Chocada com a tragédia, a população da cidade lotou a entrada do hospital pedindo justiça. O Departamento de Policia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local do crime. O corpo do educador foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia civil de Barra da Estiva já investiga o crime e realiza rondas na tentativa de capturar o suspeito de ter cometido o latrocínio.

Real Madrid supera PSG de novo e segue na Champions League Foto: Reuters

O sonho do Paris Saint-Germain de conquistar a Liga dos Campeões foi adiado por mais uma temporada nesta terça-feira (6). Desfalcado de Neymar, o time francês viu Cristiano Ronaldo brilhar de novo na vitória do Real Madrid no jogo da volta das oitavas de final por 2 a 1 em pleno Parque dos Príncipes. Casemiro fez o outro gol dos merengues, enquanto Cavani descontou para os anfitriões. A vitória por 3 a 1 no jogo de ida facilitou a situação para o Real Madrid, que conseguiu segurar o desfalcado ataque parisiense e ainda matar o jogo na etapa final. Para manter o sonho vivo de "la decima tercera", os merengues esperam a definição de seu adversário nas quartas de final, que será sorteado no dia 16 de março (sexta-feira). Mesmo precisando da vitória, o Real Madrid teve as melhores chances de gol desde o primeiro tempo. Com um sistema defensivo montado a partir do meio-campo, o time de Zidane deu poucas oportunidades aos anfitriões e aproveitou a necessidade do PSG de fazer gols para aproveitar os buracos nas laterais em contra-ataques.

Empresário baiano que estava desaparecido é localizado em Minas Gerais Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um empresário do ramo imobiliário e esportivo da cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, que estava desaparecido desde a sexta-feira (2), foi encontrado na última segunda (6), na cidade de Pato de Minas, estado de Minas Gerais. A informação foi confirmada por familiares. De acordo com o G1, George Cardoso Couto, de 41 anos, foi localizado depois que a polícia soube que ele tinha sido visto na cidade mineira. De posse da informação, policiais se deslocaram para lá, acompanhados de um dos irmãos do empresário. George passa bem, no entanto, não há informações sobre o motivo do desaparecimento.

Arquivo