Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

12 Abr 2016 - 08:00h

Depois das novas parcerias firmadas pela direção da Cooperativa Mista Agropecuária Brumadense (Coopmab), as expectativas para a ExpoBrumado 2016 se tornaram ainda melhores e o evento deste ano promete se tornar um marco histórico do setor agropecuário da cidade e região. A exposição, que terá a sua abertura oficial na noite da próxima sexta-feira (15), continuará no sábado o dia inteiro. À noite, haverá os shows de Fann Estourado e Gigantes do Forró e, no domingo (17), acontecerá a tradicional Feira Agropecuária e o grande leilão. Paralelamente, pela primeira vez acontecerá a Feira de Agricultura Familiar, que está sendo realizada em convênio com a Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri). Em visita ao parque de exposições Gilson Brito, o presidente da Coopmab, Tadeu Silva, falou sobre o evento. “Fechamos duas parcerias muito significativas, a primeira com o promoter Marcos Antônio Cardoso, que trará os shows da Galinha Pintadinha cover e da Pepa Pig cover, como também os pintacaras e muito mais; e, a segunda, com o Clube do Jipe, que se apresentará durante o evento, inclusive, com um circuito muito interessante para as exibições. Então vai valer ainda mais a pena comparecer”, destacou. Segundo Tadeu, a estimativa para o volume de negócios é muito maior do que nos anos anteriores, o que confirmará o evento como um dos mais importantes da região sudoeste do setor agropecuário.

12 Abr 2016 - 07:00h

O vice-presidente Michel Temer afirmou em uma mensagem gravada distribuída para integrantes do PMDB que é preciso “um governo de salvação nacional”. Segundo ele, o momento exige a “pacificação” e a “reunificação” do país. De acordo com a assessoria de imprensa da vice-presidência, o áudio é um “ensaio” de Temer para o caso de o impeachment da presidente Dilma Rousseff vir a ser aprovado na Câmara. Conforme a assessoria, a gravação da mensagem foi uma “preparação” de Temer, que acabou divulgada "sem querer" para um grupo de Whatsapp. “A grande missão, a partir deste momento, é a pacificação do país, a reunificação do país, é o que eu repito, o que venho pregando, como responsável por uma parcela da vida pública nacional. Devo dizer também que isso fica para – aconteça o que acontecer no futuro – um governo de salvação nacional e união nacional”, declarou Temer. Ao dizer que foi procurado por “muitos que estão aflitos” com a situação do país, o peemedebista monta sua fala com base na eventual aprovação do impeachment de Dilma. “Agora, quando a Câmara dos Deputados decide por uma votação significativa declarar a autorização para a instauração de processo de impedimento contra a senhora presidente, muitos me procuraram para que desse, pelo menos, uma palavra preliminar à nação brasileira, o que faço com modéstia, cautela e muita moderação, mas também em face da minha condição de vice e naturalmente substituto constitucional da senhora presidente”, afirma Temer, no áudio.

12 Abr 2016 - 00:00h

Há quase sete meses em uma batalha com a Vigilância Sanitária do Município de Brumado para exercer sua atividade de produção de produtos de limpeza, a microempreendedora Vera Lúcia Nunes resolveu trazer o assunto ao conhecimento do público em geral. Vera, que antigamente era costureira na Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, disse a reportagem do site Brumado Notícias que por questões de saúde foi obrigada a mudar de atividade. Para isso, primeiro pesquisou junto à vigilância sanitária local quais eram os requisitos necessários para abrir seu novo empreendimento comercial. A microempreendedora disse que, mesmo após ter passado por uma capacitação para manipulação e produção artesanal de produtos de limpeza de baixo risco e de ter conseguido um alvará provisório de microempreendedor, foi barrada pela vigilância sanitária. O órgão estaria seguindo orientação de Marcelo Rocha, funcionário da extinta 19ª Dires. 

Vera disse que percebeu que encontraria dificuldades logo na primeira visita que fez ao órgão municipal, onde, segundo ela, sofreu injúria religiosa por parte de uma funcionária, que teria insinuado que sua religião é um canal para enriquecimento. A ex-costureira apresentou a Resolução 49, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e a RDC 37, de 2007, que têm por objetivo simplificar e padronizar os procedimentos e requisitos de regularização do exercício de atividades do microempreendedor individual. Dentre os vários requisitos exigidos pela vigilância sanitária municipal, já cumpridos pela microempreendedora, estão o acompanhamento de um responsável técnico, o certificado de capacitação e a inspeção por parte da fiscalização da secretaria de meio ambiente. A pasta teria atestado que o local foi aprovado para exercer as atividades pretendidas pela microempreendedora, pois se tratam de ações que não oferecem riscos à comunidade. 

No entanto, a coordenadora da vigilância sanitária, Jane Risério, reteve a liberação do seu alvará sem uma justificativa plausível, tendo arquivado dois dos processos. A empreendedora apresentou o assunto à Defensoria Pública Estadual, que busca um entendimento junto ao setor. Caso a vigilância não atenda as reivindicações da ex-costureira, a DPE já fala em mover uma ação judicial contra o órgão. Nossa reportagem esteve na vigilância sanitária, mas a coordenadora do setor, Jane Risério, declarou que não estava apta a tratar do assunto com a imprensa e encaminhou nossa equipe para a assessoria de comunicação da prefeitura. No entanto, a prefeitura está sem assessor de comunicação. “Quero apenas a liberação do meu alvará para que eu possa trabalhar dignamente e conseguir a minha renda para meu sustento e da minha família”, afirmou a microempreendedora.

11 Abr 2016 - 20:40h

Por 38 votos a 27, a comissão especial do impeachment na Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (11) o parecer do relator Jovair Arantes (PTB-GO) favorável à abertura do processo de afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). Agora, o resultado da votação na comissão deverá ser lido no plenário da Câmara nesta terça-feira (12) e publicado no “Diário Oficial da Câmara” na manhã de quarta (13). Depois de respeitado um prazo de 48 horas, a expectativa é de que a votação no plenário da Câmara comece na próxima sexta-feira (15) e leve três dias, terminando no domingo (17). De acordo com o G1, para ser aprovado e seguir para o Senado, instância à qual cabe julgar a denúncia, são necessários os votos de 342 dos 513 deputados. Em seu parecer, Jovair Arantes sustentou haver indícios de que Dilma cometeu crime de responsabilidade ao editar decretos de crédito extraordinário sem autorização do Congresso Nacional e ao permitir a prática das chamadas “pedaladas fiscais”, que é o atraso no repasse pela União aos bancos públicos para o pagamento de benefícios sociais.

11 Abr 2016 - 18:30h

Os grupos políticos liderados pelo ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão e pelo ex-prefeito Emerson Leal (PDT) atuarão juntos nas próximas eleições. A união foi oficializada na manhã desta segunda-feira (11), sob o aval do senador Otto Alencar (PSD), durante reunião que contou com a presença da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), do deputado estadual Nelson Leal (PSL), do Dr. Mário Spínola e do presidente do PR Jovem de Livramento, Lucas Spínola. Na ocasião, foi debatida a necessidade de uma reconstrução do município através de um trabalho em conjunto entre líderes compromissados com a população. Para a deputada Ivana Bastos, o compromisso firmado fortalece a política local. “Temos aqui dois grupos que sempre trabalharam para melhorar as condições de vida da população de Livramento, e que agora uniram forças para, de forma sólida e transparente, lutar para levar benefícios e atender as necessidades do município. O meu mandato sempre estará à disposição para trabalhar junto a esses nomes”, destacou a parlamentar.

11 Abr 2016 - 18:00h

No Brasil, quase 10 milhões de pessoas estão desempregadas. Por hora, 282 brasileiros passam a fazer parte desse número, segundo cálculos do economista brasileiro, Alexandre Cabral. A estimativa é de que, até o fim do ano, serão 12 milhões de pessoas desempregadas no país. De acordo com o Estadão, a nova onda de retração no mercado de trabalho ficou evidente a partir do segundo semestre do ano passado, quando os setores de comércio e serviços começaram a demitir com mais força. A piora se somou aos desligamentos na construção civil e na indústria. Em 2015, o comércio fechou 208 mil postos de trabalho, depois de mais de dez anos de criação de vagas. Para este ano, é esperado o corte de 220 mil postos de trabalho. Para se ter uma idéia, em 2015, as vendas recuaram 8,6% e, neste ano, devem cair 8,3%. O que ajuda, segundo especialistas, a explicar a forte piora nos setores de comércio e serviços é a queda de renda no país. Em 2015, o recuo real – quando descontada a inflação – foi de 3,7%. Neste ano, deve chegar a 2,5%.

11 Abr 2016 - 17:30h

Natural da cidade de Itabuna, mas radicado em Brumado, o radialista Alberto Queiroz Lopes deixou nesta segunda-feira (11) a apresentação do programa Jornal da 88, em Livramento de Nossa Senhora para candidatar-se a vereador pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) da cidade. Lopes já fez programas jornalísticos em emissoras de rádio na capital do minério. Em Livramento, ele liderava a audiência no horário do meio dia à 13h, ouvindo as queixas da população e anunciando ocorrências, como assaltos à mão armada, roubos, além de outras queixas apresentadas por telefone pelos ouvintes. A emissora não informou ainda quem irá substituir o radialista.

11 Abr 2016 - 17:00h

Apesar de o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, estar filiado no Partido Democrático Trabalhista (PDT), a sigla deve marchar com o ex-prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), nas eleições 2016. Ao que tudo indica, as conversas estão bem avançadas e a aliança pode ser anunciada nos próximos dias. Segundo apurou o site Brumado Notícias, pré-candidatos ao cargo de vereador pelo PDT já fazem defesas à administração do ex-prefeito, inclusive em visitas a eleitores em comunidades rurais da capital do minério. O PDT se fortaleceu com a filiação de novos quadros para o pleito deste ano com a articulação do secretário de agricultura da Bahia, deputado licenciado Vitor Bonfim. Aguiberto, que não tem se movimentado para ir para a pré-campanha eleitoral em busca de sua reeleição, vai assistir ao anúncio e apoiar Eduardo ao executivo municipal.

11 Abr 2016 - 16:30h

Mais de um terço da população brasileira está com dívidas em atraso, segundo levantamento feito em conjunto pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Em março, 700 mil pessoas entraram para a lista de inadimplentes, elevando o saldo de negativados para 58,7 milhões. Esse número é 1,2% maior do que no mês passado e 7,5% acima do registrado em março de 2015. A pesquisa mostra que a inadimplência atinge 39,64% da população com idade entre 18 e 95 anos. Por região, o Nordeste aparece com o maior número absoluto (15,7 milhões). Nesta região, o total de devedores em atraso vêm crescendo há oito meses consecutivos e está 8,09% superior ao mesmo mês do ano passado. As informações são da Agência Brasil.

11 Abr 2016 - 16:00h

Na última sexta-feira (8), a prefeitura de Dom Basílio, no sudoeste baiano, lançou no Diário Oficial o edital do concurso público para o preenchimento de 219 vagas em 37 cargos. O certame será executado pelo Serviço de Processamento de Dados (Seprod) e terá validade de dois anos. As inscrições podem ser feitas pela internet no endereço eletrônico www.seprod.com.br, no período de 11 a 22 de abril. Para nível superior, o valor da taxa de inscrição é R$ 60 e, para nível médio e fundamental, é de R$ 40. As remunerações variam de R$ 880,00 a R$ 5.000,00. A prova objetiva e a prova de títulos serão realizadas no dia 29 de maio. 

11 Abr 2016 - 15:30h

A partir do dia 18 de abril, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) dará início à 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (influenza).  Os postos e centros de saúde de todos os municípios podem iniciar a imunização dos idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a menos de cinco anos, trabalhadores da saúde (público e privada), mulheres grávidas e puérperas, até 45 dias após o parto, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, sob medidas sócioeducativas. No dia 30, será realizado o Dia D de mobilização nacional. Este ano, até o dia 6 de abril, foram registrados 11 casos de H1N1, e três pessoas foram a óbito. 

11 Abr 2016 - 15:00h

Está chegando a reta final da primeira fase do Campeonato Brumadense de Futebol. As equipes mais entrosadas estão proporcionando grandes jogos e as torcidas um belo espetáculo no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. No domingo (10), houve recorde de público no confronto entre dois dos favoritos ao título da competição: Vila Presidente Vargas e Umburanas. “Foi duelo de titãs”, disse o comentarista esportivo, Paulo Sérgio Lobo ao site Brumado Notícias. A garotada do campeonato juvenil sub-20 continua com a artilharia de peso. Neste final de semana, o São José bateu o Santos pelo placar de 5x2. Já o Vila Presidente Vargas fez o jogo de um time só contra o Umburanas e aplicou uma sonora goleada de 9x1. Na categoria principal, o São José, que ainda não havia pontuado na competição, voltou a perder, desta vez por 1x0 para o Santos, ficando até o momento com o pior desempenho da competição. Já o Vila Presidente Vargas e o Umburanas promoveram o melhor jogo do campeonato na tarde do último domingo (10). De quebra, levaram o maior público para a arquibancada do Gilbertão. O confronto foi um dos mais esperados da competição e alguns torcedores se arriscaram a dizer que foi a final antecipada do campeonato. O primeiro tempo terminou com o Vila vencendo por 2x0, mas, na segunda etapa, o time recuou e permitiu a virada do Umburanas. No entanto, em uma cobrança de pênalti, o Vila conseguiu o empate, que se estendeu até o final da partida. “Foi o jogo”, comentou o torcedor João de Deus.

11 Abr 2016 - 14:30h

Hoje (11), a promoção na Suprema Refrigerações é de ar-condicionado. Na loja, você encontra aparelho Samsung Smart Inverter 9.000 btus frio 220v por apenas R$ 1.375,55 à vista ou R$ 1.448,00 em 10 vezes no cartão sem juros. Adquira agora mesmo o seu aparelho de ar-condicionado e tenha em sua casa sempre um ambiente agradável e refrigerado. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

11 Abr 2016 - 14:00h

A segunda rodada do 33º Campeonato Brumadense de Futsal teve chuva de gols e uma zebra na partida de um dos favoritos ao título da competição. Nos confrontos da última semana, os artilheiros mantiveram a pontaria calibrada, o que colaborou para o espetáculo das partidas. Confira os resultados: Big Lanche 9 x 4 Nova Esperança, Baraúnas 9 x 3 Crediário Cardoso, Ajax 6 x 4 Cavalhada. Mas a surpresa da rodada veio com o passeio da zebra no jogo do favorito Feirense, que perdeu de goleada para o Pequeno Craque pelo placar de 7x3. O resultado surpreendente chamou a atenção dos espectadores do futsal local, pois já era dada como certa mais uma vitória do time que esteve presente nas últimas finais da competição. Nas próximas quinta-feira (14) e sexta-feira (15) acontece a terceira rodada da competição, que está sendo disputada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro.

11 Abr 2016 - 13:30h

Com unidade em Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040. Clique aqui e confira a nossa fanpage no facebook.

11 Abr 2016 - 13:00h

A primeira reunião de pais dos educandos participantes do Programa AABB Comunidade aconteceu na última semana, na Sala de Treinamento da Prefeitura Municipal de Brumado. O objetivo da reunião é apresentar a proposta de trabalho do programa e as diversas atividades desenvolvidas de segunda à quinta-feira no Clube da AABB de Brumado. Neste ano, as escolas contempladas são: Escola Municipal Roberto Santos, Escola Maria Clarice Morais e Escola M. Graça Assis. Na oportunidade, também foi feita a premiação do Concurso Agenda 2016 na Categoria Desenho. A aluna premiada com um tablet, uma medalha e duas agendas da AABB Comunidade foi Franciele Costa de Almeida Santos, da Escola Roberto Santos. O Programa AABB Comunidade terá sua aula inaugural no dia 20 deste mês.

11 Abr 2016 - 12:30h

O vírus da zika pode estar associado a outra doença neurológica, segundo um estudo brasileiro que será apresentado esta semana na Reunião Anual da Academia Americana de Neurologia, em Vancouver, no Canadá. A neurologista Maria Lucia Brito Ferreira, médica do Hospital da Restauração, do Recife, identificou dois casos de encefalomielite aguda disseminada em pacientes que tiveram resultado positivo para zika. Maria Lucia acompanhou a evolução de um grupo grande de pacientes com sintomas sugestivos de arboviroses - como zika, dengue e chikungunya - que também desenvolveram sintomas neurológicos entre dezembro de 2014 e junho de 2015. De 151 casos, seis tiveram testes positivos para zika. Desses seis pacientes em que foi possível detectar o vírus, quatro tinham a síndrome de Guillain-Barré e dois tinham encefalomielite aguda disseminada, que é uma doença grave que acomete o cérebro e a medula espinhal com o ataque da mielina, substância que reveste as células nervosas. Grande parte dos pacientes fica com sequelas motoras, cognitivas ou visuais que podem ser leves, moderadas ou severas.

11 Abr 2016 - 12:00h

Na última sexta-feira (8), o Partido Trabalhista Cristão (PTC) realizou uma reunião especial com o objetivo de apresentar Carlinhos Moura como pré-candidato à prefeitura de Brumado nas eleições deste ano. Muitas pessoas participaram da apresentação e os organizadores do evento ficaram empolgados com o público presente. “O projeto político administrativo apresentado pelo PTC será amplamente discutido com os diversos segmentos para atender as expectativas e anseios da nossa população. A política perdeu o encanto e este grupo terá papel decisivo para mudar este quadro levando uma mensagem de esperança e renovação. É possível sonhar”, disse Moura, na oportunidade.

11 Abr 2016 - 11:30h

Manifestantes do movimento Vem pra Rua fixaram no domingo (10) três painéis no gramado em frente ao Congresso Nacional com o presumido placar da votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. O grupo também fixou placas menores no gramado com as fotos dos deputados e a indicação do posicionamento deles em relação ao afastamento. Pela estimativa do movimento, 286 deputados votarão a favor do impeachment, enquanto 112 estão indecisos e 115 são contrários. São necessários 342 votos para a presidenta ser afastada pela Câmara dos Deputados. De acordo com a Agência Brasil, o movimento pró-impeachment já fez ações semelhantes em São Paulo e no Rio de Janeiro, quando divulgou nomes de deputados contrários ao afastamento ou indecisos. O estudante e empresário Vinícius Carvalho, 24 anos, participante do Vem pra Rua e do Movimento Brasil (MBR), afirma que, além de pressionar parlamentares, o objetivo é informar a população.