Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2016
fechar

Iniciada a demarcação e sinalização das lombofaixas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última segunda-feira (4), a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e a Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciaram a demarcação e sinalização das lombofaixas em Brumado. A superintendência informou ao site Brumado Notícias que a demarcação horizontal da faixa está sendo feita com uma tinta especial a vapor, aquecida a 200°C em uma caldeira móvel, que possibilita maior permeabilidade e durabilidade. As demarcações foram iniciadas em frente ao prédio administrativo da prefeitura municipal, na Praça Coronel Zeca Leite. Nessa primeira etapa foram instaladas oito das 40 lombofaixas do projeto. Com os trabalhos sendo executados, o trânsito foi interrompido em frente ao paço municipal, o que ocorrerá também durante a semana nas demais vias onde foram implantados os equipamentos.

Consumo menor contribui para bandeira verde nas contas de luz Foto: Reprodução

A redução do consumo de energia, principalmente pelas indústrias, foi um dos fatores que contribuíram para a decisão do governo de adotar a bandeira tarifária verde nas contas de luz neste mês, o que significa que não há cobrança extra na tarifa. Isso porque com menos demanda, não é preciso acionar as termelétricas, que produzem energia mais cara que as usinas hidrelétricas, por exemplo. De acordo com a Agência Brasil, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a adoção da bandeira verde foi definida levando em conta três fatores: o aumento de energia disponível com a redução da demanda, a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro e o aumento das chuvas no período úmido, que fez com que o nível dos reservatórios das hidrelétricas ficasse maior. O nível dos reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram cerca de 70% da capacidade de armazenamento do país, está atualmente em 58,6%, bem acima dos 33,54% registrados em abril do ano passado. O consumo de energia elétrica no Brasil caiu 5,1% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a redução foi puxada pela demanda do setor industrial, que caiu 7,2% no período. O consumo residencial fechou fevereiro com queda de 3,2%. Na avaliação da EPE, o quadro de crédito restritivo, além da perspectiva de aumento do desemprego e retração da renda, tem levado o consumidor a adotar um comportamento mais cauteloso.

Eleições 2016: Cinco vereadores aproveitam janela partidária para mudar de partido em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dos 13 vereadores da Câmara Municipal de Brumado, 5 decidiram aproveitar a janela partidária aberta pela minirreforma eleitoral para mudar de ninho. O partido que mais se beneficiou foi o PSB, pois teve o retorno do vereador Manoel Romar Pereira, que estava no Solidariedade (SD), e ainda recebeu a filiação do líder do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), José Carlos dos Reis, que militava na atual legenda do gestor municipal. Além deles, os vereadores Márcio Moreira e Castilho Viana permaneceram na sigla. O Democratas (DEM) conseguiu um parlamentar no legislativo: trata-se de Weliton Lopes do Nascimento, que estava no SD. A vereadora Liu Vasconcelos trocou o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) pelo PDT. Já o presidente da Casa, Alessandro Lôbo e Silva, deixou o Partido Social Liberal (PSL) e embarcou no Partido Republicano Brasileiro (PRB). Com as mudanças, o PSB está com a maior bancada, com 4 parlamentares, seguido pelo PT com 3; PCdoB com 2; PTC com um; DEM com um; PRB com um; PDT com um.

Deputado Luciano Ribeiro lamenta morte da professora Helenita Fróes de Almeida Foto: Divulgação

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) emitiu nota de pesar pelo falecimento da professora Helenita Fróes de Almeida, ocorrido na última segunda-feira (4), em Salvador. Professora Helena, como era conhecida, nasceu em Caculé, em 1921. Em 1945, formou-se em geografia pela Escola Normal de Caetité, sendo aluna do visionário educador Anísio Teixeira. Casou-se com o ferroviário Altamiro Castilho, com quem teve 7 filhos. Segundo o deputado, uma mulher de pulso, inteligente, trabalhadora, caridosa, muito dedicada à família e à religião. Por todo lugar que passou pela vida, acompanhando o marido nas execuções das obras, levava sua alegria e histórias da sua cidade natal, da qual muito se orgulhava. Será sepultada com a bandeira de Caculé, conforme seu desejo. “Que Deus conforte os nossos corações pela ausência da querida professora Helena e fortaleça a nossa fé e esperança”, disse Ribeiro.

Brumado: Escritor Mayrion Álvares da Silva lança IV Ensaio Poético Foto: Divulgação

Um dos nomes mais importantes da poesia brumadense atual, Mayrion Álvares da Silva, o poeta do amor absoluto, lança mais um livro de poesias. O lançamento do IV Ensaio Poético, intitulado Cicatrizes, acontece no dia 08 de abril, às 20h, no Clube do Sindicato dos Mineradores. O evento contará com a presença dos membros da ALAB - Academia de Letras e Artes de Brumado, poetas e amantes da poesia. Os presentes serão brindados com o recital dos jovens do "Movimento Poesia Viva", que declamarão os versos do novo livro. O lançamento é aberto ao público.

Jovens de baixa renda podem viajar de graça em ônibus interestaduais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com novo direito previsto pelo Estatuto da Juventude, jovens de baixa renda podem ter acesso à gratuidade ou descontos em viagens interestaduais em ônibus e trens. A decisão foi regulamentada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e publicada no Diário Oficial da União na semana passada. Segundo a lei, as empresas de transportes devem reservar, nas linhas regulares interestaduais, duas vagas gratuitas em cada veículo ou comboio ferroviário de serviço convencional e mais duas vagas com desconto de pelo menos 50%, após os dois primeiros bancos estarem preenchidos. Para ter direito ao benefício, os jovens de baixa renda devem portar a Identidade Jovem, expedida pelo Governo Federal. O beneficiário tem de solicitar um único “Bilhete de Viagem do Jovem”, nos pontos de venda da empresa em questão, com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida do coletivo, no seu ponto inicial. Se for o caso, deve solicitar em separado o bilhete de retorno.

Brumado: Weliton Lopes solicita regulamentação de lei sobre transporte escolar universitário Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, os estudantes que precisam estudar em outras cidades têm enfrentado muitos problemas, como dificuldade no deslocamento, mensalidades, material didático, lanches e o custo do transporte. Preocupado com a questão, o vereador Weliton Lopes (DEM) encaminhou ofício ao prefeito solicitando que o mesmo regulamente a Lei 12.816/13, que trata da utilização do transporte escolar por estudantes universitários. O parlamentar já vinha sinalizando a problemática, tendo, inclusive, sido autor de proposição no ano de 2013 solicitando a participação do poder público municipal no sentido de contribuir, ou arcar integralmente, com os custos do transporte para Vitória da Conquista, Guanambi e Caetité.  “A Lei 12.816/13, em seu artigo 5º, versa sobre o apoio à aquisição de veículos para o transporte de estudantes e, em seu parágrafo único, cita que, não havendo prejuízo às finalidades os veículos, além de transporte na zona rural, poderão realizar o transporte na zona urbana e da educação superior. Desta forma, estamos encaminhando ofício ao prefeito a fim de que analise a questão e se sensibilize com os estudantes, que por falta de condições poderão deixar de frequentar os cursos de graduação e técnicos fora da cidade”, salientou Lopes.

Ministério da Saúde publica diretrizes para reduzir o número de cesarianas sem necessidade no país Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde divulgou um protocolo com diretrizes para reduzir o número de cesarianas sem necessidade no país. O documento lista as situações nas quais o parto cesariana é indicado em detrimento do parto normal. A pasta considera que o país vive uma epidemia de cesarianas e que o Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Cesariana pode reduzir as taxas destas cirurgias. Em todo o país, 55% das crianças nascem por parto cirúrgico. Quando são levados em conta apenas os números da saúde privada, o percentual de cesarianas sobe para 84%. A taxa adequada de cesáreas seria até 30% do total de partos, segundo o ministério, com base em parâmetros da Organização Mundial da Saúde. O protocolo traz parâmetros a serem seguidos a partir de agora pelas secretarias de saúde dos estados, municípios e do Distrito Federal. O objetivo é orientar os profissionais de saúde a diminuir o número de cesarianas desnecessárias. Isso porque o procedimento, quando não indicado corretamente, traz riscos como aumento da probabilidade de problemas respiratórios para o recém-nascido e de morte materna e infantil.

Superintendência de Trânsito oferta mais áreas de estacionamento no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante o último final de semana, a secretaria municipal de infraestrutura e a superintendência municipal de trânsito e transportes de Brumado realizaram a demarcação da área de estacionamento para motocicletas nas imediações das Praças Capitão Francisco de Souza Meira e Armindo Azevedo, no centro de Brumado. Com a demarcação, os órgãos esperam resolver e organizar a questão envolvendo o espaço para carros e motos na cidade. Desta vez, o estacionamento 

Superintendência de Trânsito oferta mais áreas de estacionamento no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta segunda-feira (4), o setor de infraestrutura iniciou a limpeza da área nos fundos do Mercado Municipal de Artes para que o local também seja transformado em estacionamento público. No projeto inicial, a área seria para construção de um anfiteatro, no entanto, devido ao crescimento da frota de veículos na cidade e falta de vagas para estacionamento, os dois órgãos entraram em acordo com a administração municipal para a construção de um estacionamento no local, que deverá contar com duas alamedas laterais entre o prédio do Colégio Getúlio Vargas e a que envolve os banheiros públicos na outra lateral.

Goleada de 10x3 é destaque no início do 33º Campeonato Brumadense de Futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Foi dado o pontapé inicial à 33ª edição do Campeonato Brumadense de Futsal, que está sendo disputado no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. As equipes participantes mostraram artilharia pesada promovendo uma chuva de gols na primeira rodada da competição. No jogo preliminar, na noite da última quinta-feira (31), um empate eletrizante de 5x5 entre Big Lanche e Pequeno Craque. Já na segunda partida, o renovado Ajax venceu o time da Baraúnas por 5x4. Completando a rodada na sexta-feira (1º), o estreante Cavalhada bateu o Nova Esperança por 5x2. Enquanto isso, o Feirense fez valer seu favoritismo ao arrasar o Crediário Cardoso com a sonora goleada de 10x3. Na segunda roda da competição, que começa na próxima quinta-feira (7), as disputas serão entre Baraúna e Crediário Cardoso e Feirense e Pequeno Craque. Já na sexta-feira (8), o duelo será entre Big Lanche e Nova Esperança e, fechando a rodada, o Cavalhada enfrenta o Ajax. O Campeonato Brumadense de Futsal 2016 segue até a primeira quinzena do mês de junho, quando será conhecido o campeão da temporada.

Cidade de Caetité comemora 206 anos de emancipação política Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta terça-feira, 5 de abril, a cidade de Caetité comemora 206 anos de emancipação política. Para comemorar a data, a Secretaria Municipal de Cultura organizou uma série de atividades que serão realizadas ao longo de todo mês de abril. Neste dia 5, será realizado um passeio ciclístico com concentração a partir de 15h30 na Praça Rodrigues Lima. Também serão promovidos em celebração à data corridas, campeonatos esportivos e feiras de artesanato. O site Brumado Notícias parabeniza a cidade por esse marco histórico.

Brumado: Ednaldo Pereira declara apoio a Eduardo Vasconcelos e Castilho Viana em 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo após o término do período das filiações partidárias para as eleições 2016, as negociações e reuniões políticas não param. Na manhã da última segunda-feira (4), aconteceu mais uma formação de parceria política para as próximas eleições em Brumado. Reunido com parte da cúpula do Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Brumado, Ednaldo Pereira de Souza, mais conhecido como Naldo, declarou que pensando em uma política progressista e municipalista irá caminhar junto com os candidatos do PSB em Brumado no novo pleito. Ednaldo, que foi candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) m 2012, obteve uma quantidade expressiva de 724 votos. Ele destacou que todo cidadão precisa dar sua contribuição para um convívio social melhor e cada vez mais evolutivo. “A pesar da diferença de idade, posso dizer que tanto Eduardo Vasconcelos quanto o jovem Castilho Viana possuem uma visão de gestão política que tanto buscamos para o nosso município e meu apoio a estes dois nomes retrata o reflexo das vozes emitidas por nosso povo nas ruas”, disse Ednaldo.

Eleições 2016: PSD confirma pré-candidatura de Ivana Bastos à prefeitura de Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente do Partido Social Democrático (PSD), o empresário Ricardo Bastos, confirmou na última segunda-feira (4) a pré-candidatura da deputada estadual Ivana Bastos à prefeitura de Guanambi, no sudoeste baiano. Em entrevista à imprensa, ele garantiu que o nome da deputada tem o aval do governador Rui Costa (PT) e de todo o grupo de situação na cidade. Em Guanambi, o PSD teve um crescimento expressivo em seu quadro de filiados e um fortalecimento significativo com o ingresso de novos quadros, como o vereador Hugo Costa, o ex-secretário de cultura, esporte e lazer, Victor Boa Sorte, e o médico Luiz Mariano.

Perda de lideranças pode abortar pré-candidatura de Edmundo Pereira à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O pré-candidato a prefeito de Brumado, Edmundo Pereira Santos, parece que não se movimentou na reta final das filiações. Isso porque, o ex-vice-governador da Bahia perdeu nomes importantes de sua legenda. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os ex-candidatos a vereadores nas eleições 2012, Durval Soares de Amorim, Benício Gomes Pinto, o Cartucheira, Ednaldo Pereira de Souza, o Naldo, Gilberto Sobrinho Fernandes da Silva, o Pelé, e Ademilton Ricardo Barbosa, o Santo Reis, já deixaram a base eleitoral de Pereira. Durval e Pelé foram para o Partido Democrático Trabalhista (PDT). Já Cartucheira e Naldo foram para o Partido Socialista Brasileiro (PSB), ligados ao principal opositor de Edmundo, o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. Santo Reis assinou ficha de filiação no Democratas (DEM) e, por fim, os ex-candidatos José Luiz Alves Ataíde e Luiz Frederico Leite Rêgo, o Fredinho, ambos do PT, não vão para a disputa nas eleições 2016. Um possível anúncio de desistência da pré-candidatura de Pereira é dado como certo no meio político da capital do minério.

Sara Fabiane comandará o DEM Mulher em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A educadora e advogada Sara Fabiane Magalhães Santos, que já concorreu ao cargo de vereadora nas eleições 2004 em Brumado, está de volta a sua atuação política. No último final de semana, Fabiane acertou a sua filiação no Democratas (DEM) e é pré-candidata a uma das 13 vagas na Câmara Municipal. Ela também cravou a filiação de seu sogro, o advogado Edson Pereira Santos, no partido. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Sara vai assumir a coordenação do DEM Mulher. De acordo com o vereador e líder do partido no legislativo, Weliton Lopes, a chegada da nova filiada vem sacramentar a grande reformulação do partido. “O nosso planejamento continua intenso e estou muito feliz em receber esta grande mulher em nosso partido. Com certeza, o Democratas em nossa cidade está vivenciando uma nova fase”, disse. Em 2004, a ex-candidata obteve 495 votos. Sara e Edson também declararam apoio à pré-candidatura de Alessandro Lôbo (PRB) ao executivo brumadense.

Jovem de Livramento de Nossa Senhora morre vítima de Lúpus no Hospital Regional de Guanambi Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (1º), a jovem Carolaine Laurinda da Silva faleceu em decorrência de Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), conhecido popularmente como lúpus, doença autoimune que pode afetar principalmente pele, articulações, rins e cérebro. A jovem estava internada no Hospital Regional de Guanambi, onde veio a óbito. Doenças autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis do corpo. Carolaine morava na comunidade de Pau a Pique, em Livramento de Nossa Senhora.

Teori Zavascki rejeita ações do PSDB e do PSB contra posse de Lula Foto: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, rejeitou nesta segunda-feira (4) ações movidas pelo PSDB e pelo PSB contra a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Casa Civil. A posse de Lula, contudo, continua suspensa em razão de uma decisão liminar (provisória) do ministro Gilmar Mendes, também do STF. Lula foi anunciado novo chefe da Casa Civil em 16 de março. Um dia depois, ele tomou posse no cargo, mas, desde então, uma batalha jurídica se iniciou com partidos de oposição alegando que houve desvio de finalidade na nomeação. PSB e PSDB, por exemplo, entraram com Arguições de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPFs), sob a argumentação de que a nomeação foi inconstitucional porque houve desvio de finalidade. Antes de analisar as ações movidas pelos partidos, Teori Zavascki pediu informações para a Presidência da República, Advocacia-Geral da União e Procuradoria Geral da República. Na argumentação, o ministro Teori Zavascki afirma que o tipo de ação apresentada por PSB e PSDB não seria o meio correto de se questionar, mas sim ações populares ou mandado de segurança coletivo, como o que foi apresentado também por partidos ao ministro Gilmar Mendes.

Parque Gilson Brito já está sendo preparado para ExpoBrumado 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os trabalhos estão sendo intensificados no Parque de Exposições Gilson Brito para receber a próxima edição da ExpoBrumado 2016, que acontece entre os dias 15 e 17 de abril. O site Brumado Notícias acompanhou parte dos trabalhos que estão sendo realizados no local, com limpeza e capina geral da área e instalação de divisória entre a área de eventos e o espaço para os expositores. Além da tradicional exposição, este ano o evento receberá a feira de agricultura familiar, que promete ser uma das grandes referências do projeto. A direção da Cooperativa Mista Agropecuária de Brumado (Coopmab) também está apostando nas exibições para atrair ainda mais a atenção do público e, portanto, está preparando a redoma para apresentação de marcha equina. Diante da proposta, foi firmada uma parceria com o Clube do Jeep, que já está realizando testes e melhorias na pista radical, com direito a gangorra do jeep e obstáculos de alto nível. 

Parque Gilson Brito já está sendo preparado para ExpoBrumado 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os visitantes da ExpoBrumado ainda vão poder se aventurar na carona dos jeepeiros, percorrendo a pista radical. Gigantes do Brasil e Fann Estourado serão as atrações deste ano no Parque Gilson Brito, que contará ainda com a apresentação de violeiros. Empolgado, o presidente da Coopmab, Tadeu Silva, disse a nossa reportagem que, mesmo diante da crise política e financeira e das chuvas de janeiro, está otimista e a direção da cooperativa e os próprios expositores esperam um público melhor do que nos anos anteriores. “A expectativa é maravilhosa, não estamos nos apegando à crise, mas estamos voltados a dar continuidade a nossa exposição para propor um melhor atrativo e entretenimento em nossa região. Tenho certeza de que teremos boa aprovação da nossa exposição esse ano, estamos dando o melhor na organização para agradar aos expositores e ao público em geral. As famílias terão uma oferta de lazer muito interessante. Com fé em Deus teremos uma grande feira agropecuária, belas exibições, novidades nas exposições dos animais, que agradarão principalmente as crianças, e muitos mais com essas parcerias que firmamos. Este ano promete ser o diferencial na historia da ExpoBrumado”, ressaltou o presidente cooperativista.

Ônibus de Guanambi com destino a São Paulo bate em carreta e doze pessoas ficam feridas na BR-365 Foto: Reprodução

No último sábado (2), doze pessoas ficaram feridas em um acidente ocorrido na BR-365, próximo a Barra do Guaicuí, distrito de Várzea da Palma, na região Norte de Minas Gerais. O ônibus da ZS Turismo seguia da cidade de Guanambi com destino ao estado de São Paulo com aproximadamente 45 passageiros, quando colidiu na altura do quilômetro 140, por volta das 19h45, contra a lateral de uma carreta e acabou tombando. O Segundo Pelotão do Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Norte de Minas foram acionados e socorreram as vítimas, entre as quais um bebê de apenas 25 dias. Todos sofreram ferimentos leves e foram encaminhados para hospitais da região. As causas do acidente estão sendo apuradas pela polícia.

Campeonato Brumadense tem grandes jogos e primeiro BaVi na história da competição Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Campeonato Brumadense de Futebol proporcionou um final de semana eletrizante e de tirar o fôlego no Estádio Gilberto Cardoso. Na categoria juvenil, o time da Vila Presidente Vargas goleou o Real São Félix com o placar de 4x1. Ainda pelo juvenil, o Bahia bateu o Vitória por 3x1. Na categoria adulto, os duelos foram mais acirrados com as equipes mostrando excelente nível técnico. A partida mais empolgante aconteceu entre o Vila e o Real São Félix, realizada no último sábado (2). Mesmo tendo conhecimento que seu adversário é apontado entre os favoritos ao título, o Real São Félix resolveu dar as cartas logo no início do jogo e, em uma jogada bem trabalhada com a colaboração do experiente goleiro Raí, abriu o marcador. O jogo seguiu dramático com as duas equipes se lançando ao ataque e o Vila só não arrancou o empate porque em uma tarde bastante inspirada o goleiro Nandinho operou defesas sensacionais. O primeiro tempo terminou com o Real vencendo por 2x1, mas, na etapa complementar, o time perdeu oportunidades incríveis de liquidar a partida e prevaleceu o ditado “quem não faz leva”. O Real teve dois jogadores expulsos e o Vila aproveitou para igualar o marcador e por pouco não conseguiu a virada. Na outra partida memorável, disputada no domingo (3), foi registrado o primeiro BaVi, Bahia x Vitória, do campeonato brumadense de futebol. O Bahia já é um time tradicional na cidade, enquanto o Vitória está entre os mais jovens e conseguiu esse ano seu ingresso na competição. Com a bola rolando, as duas equipes se estudaram muito e fizeram um jogo nervoso no meio de campo, porém, em uma cobrança de pênalti, o Bahia conseguiu tirar o zero do marcador e assinalar mais três pontos na tabela de classificação. “Foi um dos melhores finais de semana do nosso campeonato, bom público e jogos vibrantes. As equipes, os atletas, e os torcedores que estão abrilhantando a competição estão de parabéns”, elogiou Miguel Lima Dias, secretário municipal de esportes.

BR-030: 2º CIPR apreende motocicleta com chassi adulterado em Brumado Foto: Divulgação/PRE

Nesta segunda-feira (4), a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR) apreendeu uma motocicleta Honda CG Titan 150 KS, de placa DOY 5220, que estava com chassi adulterado. Segundo informações da polícia, uma guarnição realizava rondas na BR-030, entre Brumado e Sussuarana, quando tentou abordar um motociclista. O mesmo fugiu por uma estrada vicinal, abandonado a moto no meio da pista. O condutor não foi localizado e o veículo está na Delegacia de Polícia Civil da cidade de Tanhaçu para as providências de praxe.

Lúcio Vieira Lima vai a Livramento e anuncia reeleição de Paulo Azevedo pelo PMDB Foto: Reprodução/Facebook

No último domingo (3), o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) esteve na casa do prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Paulo César Cardoso de Azevedo (PMDB), a fim de selar a pré-candidatura do gestor, que busca a reeleição. O encontro contou com a presença de militantes de partidos políticos que se articular com o prefeito nas eleições 2016. Na ocasião, o deputado destacou que a pré-candidatura de Paulo César conta com o apoio da juventude do município. “O que o povo brasileiro está querendo é justamente uma renovação na política e Paulão abriu espaço, prestigiando o jovem e eu fico feliz porque é tudo isso que nós queremos. Então, eu tenho certeza que a juventude estará também engajada nessa pré-candidatura e quem conta com a juventude já é mais da metade do caminho andado”, disse. Após o encontro, o prefeito divulgou a adesão do vereador Uilton Nunes Dourado (PSD), filho do ex-vereador Lafaiete Nunes, que até então era oposicionista ao governo municipal, sendo do grupo liderado por Carlão. “Recebendo hoje a adesão do vereador Huga Nunes, que veio para somar e fortalecer o grupo do atual prefeito Dr. Paulo Azevedo. Outras lideranças importantes também irão se unir ao grupo do trabalho para disputarmos o próximo pleito eleitoral”, diz a prefeitura, em nota publicada em uma página na internet.

Anagé: Servidora pública tem corte salarial de mais de 90% e denuncia prefeitura por cometer crime Foto: Divulgação

De acordo com denúncia da servidora pública Elciana Soares de Matos Genuíno, a prefeitura de Anagé, no sudoeste baiano, estaria descumprindo o Decreto Federal nº 6386, de 29 de fevereiro de 2008, que fixa em 30% o limite de desconto no salário do servidor referente a empréstimo consignado em folha. Segundo ela, o trabalhador tem o direito de manter 70% de sua renda disponível para sua sobrevivência digna, evitando o endividamento. Elciana relatou que, devido ao referido desconto salarial, ela recebeu de pagamento no mês de novembro o valor de R$ 160. “Estou claramente sendo perseguida pela gestão atual por conta de denúncias que fiz sobre a irregularidade no uso dos recursos do Fundeb no município. Tenho a carteira assinada com quase R$ 3.500 e estava recebendo R$ 1.176. Essa diminuição ocorreu por conta de eu ter denunciado a gestora por irregularidade no uso dos recursos do Fundeb, do Programa Mais Educação. No mês de novembro recebi o valor irrisório de R$ 160, sendo descontado quase 90% do que já estavam me pagando ilegalmente e, no mês de março, pago no dia 1º de abril, recebi R$ 85. Isso é uma atitude inconstitucional e uma afronta aos direitos trabalhistas e aos direitos do funcionário”, declarou a servidora. Segundo ela, a prefeitura estaria cometendo um crime e o caso precisa ser investigado.

Empresário Cézar Paulo se filia ao PDT e lança pré-candidatura ao legislativo brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Seguindo o exemplo do pai, Paulo Cézar Rocha Ribeiro, o Lim, que foi vereador em Brumado por dois mandados consecutivos, entre os anos de 1989 e 1996, o jovem empresário Cézar Paulo Ribeiro, também interessado na renovação da política local, filiou-se ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) na última semana. Em seguida, ele se lançou pré-candidato a uma cadeira na casa legislativa. Cézar, que já presidiu o PSDB no município, declarou ao site Brumado Notícias que está motivado por ter sido recebido na nova sigla com carta branca para direcionar seus objetivos ligados principalmente ao lado social e ao empreendedorismo. O empresário foi bastante elogiado por Fátima Martins, presidente do PDT brumadense, que pessoalmente lhe deu as boas vindas. “Nosso partido está se fortalecendo e renovando nessa véspera de pleito eleitoral. Temos boas e inovadoras propostas para a comunidade brumadense e ficamos felizes de receber jovens como Cézar, que compactuam com o nosso ideal de fazer diferente no que tange ao modelo de gestão administrativa e pontualidade legislativa. Damos boas vindas a ele e a todos que desejarem ingressar conosco nessa proposta de fazer melhor por Brumado”, disse a presidente da agremiação.

Arquivo