Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
06/2018
fechar

Prefeitura, polícia e ambulantes debatem instalação e segurança para o aniversário e São Pedro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os secretários que formam a comissão da prefeitura para realização dos festejos de 141 anos de emancipação política de Brumado, bem como o subcomandante da 34ª CIPM, vereadores e ambulantes se reuniram na tarde desta quarta-feira (30), no auditório da prefeitura. Na oportunidade, eles debateram valores, instalações e a segurança no circuito dos festejos que acontecerão na Praça Coronel Zeca Leite (aniversário) e na Praça Donatila Meira Lobo, no Bairro Olhos D’água (São Pedro). A princípio, houve um embate entre a comissão organizadora e os vereadores a respeito das taxas cobradas pela instalação das barracas, porém a comissão argumentou que os valores não foram alterados nos últimos dois anos no caso da festa do São Pedro. A comissão estipulou que os mesmos valores serão cobrados para os pontos na Praça da Coronel Zeca Leite, onde ocorrerá o aniversário da cidade. Por parte da polícia, o Capitão Vamari Júnior e o soldado Emerson Costa passaram as orientações quanto aos materiais utilizados na venda de bebidas e lanches, chamando a atenção para as ferramentas e materiais cortantes usados pelos ambulantes durante os eventos.

Deputada Ivana Bastos intermediará pedido para pavimentação de estrada em Rio do Antônio Foto: Camila Queiroz

O prefeito de Rio do Antônio, José Souza Alves (PSD), o Deca, esteve no gabinete da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) solicitando a intervenção da parlamentar junto à Secretaria de Infraestrutura do Estado para viabilizar a pavimentação asfáltica da estrada que liga Rio do Antônio (BA-026) à Caculé - Ibiassucê (BA-614), via distrito de Umbaúba, em uma distância de aproximadamente 18 km. “Recebi o pedido do prefeito e vamos nos reunir com o secretário Marcus Cavalcanti para demandarmos esse pleito. A pavimentação desse trecho é fundamental para a população e não vamos medir esforços para conquistar esse investimento. Rio do Antônio tem toda a disposição e o empenho do nosso mandato”, destacou Bastos.

SAC Móvel visita Maetinga, Guajeru, Malhada de Pedras, Tanhaçu e Macaúbas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Neste mês de junho, o SAC Móvel estará nos municípios de Maetinga (dias 3 e 4), Guajeru (06 e 07), Malhada de Pedras (09 e10), Tanhaçu (12 e 13) e Macaúbas (14 e 15). A passagem da unidade nas cidades foi viabilizada pelos mandatos dos deputados Zé Raimundo e Waldenor Pereira, em apoio aos moradores que necessitam regularizar a sua documentação. Com o Sac Móvel, os cidadãos poderão tirar Carteira de Identidade, fazer o cadastro de CPF, recadastrar-se como Pensionistas do Estado, solicitar ficha de Antecedentes Criminais e ainda registrar críticas, denúncias, elogios, orientações, reclamações, solicitações e sugestões sobre os serviços públicos  prestados pelo Governo do Estado.

Clínica Mais Vida: Fobia de dirigir

Dirigir pode ser visto como um processo natural e prazeroso para muitas pessoas, para outras, pode ser interpretado como ameaçador e impossível de ser alcançado ou até mesmo imaginado, o que pode tornar a vida de muitos um verdadeiro tormento, podendo gerar nos indivíduos, problemas de cunho emocional e concomitante fisiológicos. A fobia de dirigir, que tem como nome científico amaxofobia, se enquadra como uma fobia específica, onde há um temor intenso em relação à uma situação específica, ou até mesmo à antecipação desta situação. A situação fóbica compreende-se pelo medo e pela ansiedade em dirigir um automóvel, assim como enfrentar o trânsito e todas as situações que ocorrem no dia-a-dia de uma cidade. O sujeito fóbico apresenta sintomas e o pensar típicos como, por exemplo, respostas fisiológicas de ansiedade exacerbada, supervalorização dos medos, catastrofização das situações e comportamento de evitação, dentre outros.  Uma forma para tratar o medo de dirigir é a psicoterapia, pois trabalha os aspectos emocionais e práticos ao mesmo tempo, buscando resgatar a autoestima e diminuir a ansiedade. A psicoterapia também busca criar comportamentos eficazes na situação de dirigir, favorecendo o autoconhecimento e valorizando os pontos fortes da personalidade. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Acidente tira a vida de caminhoneiro brumadense na Chapada Diamantina Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O caminhoneiro brumadense, Gilmar Lima, 51 anos, mais conhecido como Gil, morreu na noite da última quinta-feira (31), em um acidente na BR-242, trecho que liga os municípios de Itaberaba e Seabra, na Chapada Diamantina. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Gil era morador do Bairro Malhada Branca. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista que seguia viagem em uma carreta bitrem perdeu o controle do veículo na Serra da Mangabeira e veio a óbito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Seabra foi até o local e realizou a perícia. O corpo de Gil foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado.

Devido à paralisação dos caminhoneiros, campanha de vacinação contra H1N1 é estendida até 15 de junho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota, o Ministério da Saúde estendeu a campanha de vacinação contra a H1N1, que se encerraria nesta sexta-feira (01), até o dia 15 de junho. O motivo foi a paralisação dos caminhoneiros, que provocou a falta de combustíveis nas cidades e prejudicou as pessoas classificadas no grupo de risco de se deslocarem aos postos de vacinação. Em Brumado, a coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) apresentou ao site Achei Sudoeste os dados anteriores à paralisação, que não foram alterados na última semana, uma vez que não houve procura do público alvo nas unidades básicas de saúde. Até o momento, o município vacinou 68% da meta determinada pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. Anteriormente ao movimento grevista, uma onda de gripe viral também impediu os munícipes de receberem a dose da vacina. Ainda de acordo com o relatório, dentre os classificados, as crianças estão abaixo da média dos mais vacinados. A Vigep aguarda o abastecimento dos veículos do setor para dar continuidade à campanha nos distritos e comunidades rurais.

Praticook completa dois anos com uma super promoção em Brumado

Em comemoração ao aniversário de 02 anos da Praticook, a sua loja de produtos saudáveis em Brumado, está sendo lançada uma promoção imperdível. Nas compras entre 1º e 13 de junho, você concorre a um kit de emagrecimento de 5 dias. Com o kit, você pode eliminar até 3 kg, de forma saudável e saborosa. Não perca essa chance e participe da promoção. A Praticook conta em seu showroom com variados produtos diet, light, low carb, integral, sem glúten e sem lactose e detox. Vá até a loja, localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro, e conheça o cardápio. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumadenses formam grandes filas em busca de gasolina; combustível é vendido a R$ 4,799 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com pressa para abastecer os seus veículos, os consumidores brumadenses formam grandes filas nos postos de revenda do município. Carros e motos estão enfileirados desde o início da manhã em dois postos que receberam combustíveis nesta sexta-feira (01). Mesmo com a previsão de chegar mais gasolina, já há filas formadas em um posto no centro da cidade. Mesmo reclamando que os preços estão elevados e com o novo reajuste de 0,74% nas refinarias, o qual foi anunciado pela Petrobras, os condutores passam horas nas filas para garantir o abastecimento dos seus veículos. São filas que rodam quarteirões em pelo menos quatro postos no centro da cidade.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Arquivo