Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "11/2017"

28 Nov 2017 - 09:00h

No último sábado (25), investigadores da Polícia Civil conseguiram impedir que um jovem de 27 anos cometesse suicídio na recepção da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. Exaltado, o jovem ameaçava se matar com uma faca no pescoço. As negociações duraram cerca de 25 minutos e, depois de muito diálogo, o rapaz jogou a faca no chão e caiu de joelhos. O Samu 192 foi acionado e o jovem teve de ser hospitalizado. Pai de dois filhos, ele luta há anos contra o vício em drogas e havia passado a noite usando cocaína.

28 Nov 2017 - 08:30h

Procuradores do Ministério Público Federal (MPF) ligados à Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Curitiba se reuniram na última segunda-feira (27) e anunciaram ações conjuntas em 2018. O encontro ocorreu na capital fluminense. Durante o evento, o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná, afirmou que nenhum dos investigadores tem pretensão eleitoral e que o ano que vem é decisivo. Para o procurador, 2018 é um ano-chave para “reformas sistêmicas” no Congresso Nacional e para eventuais retrocessos. Como exemplo, ele citou a soltura dos três deputados do PMDB em votação na Alerj após determinação do TRF-2.  De acordo com o G1, no evento, os procuradores divulgaram uma carta pedindo apoio da sociedade. O documento cita ataques de políticos para garantir a impunidade de corruptos e pede que os eleitores escolham, nas próximas eleições, “candidatos que apoiem efetivamente a agenda anticorrupção”.

28 Nov 2017 - 08:00h

Embora a atmosfera natalina já tenha tomado conta de boa parte das lojas no comércio de Brumado, nem todos os comerciantes estão otimistas com as vendas para este final de ano. O site Achei Sudoeste ouviu alguns empresários, que falaram sobre o aquecimento da economia no período. “Os consumidores vão às lojas, vão comprar seus produtos, vai aumentar nossas vendas em comparação ao ano, porém não teremos lucro maior, pois o governo aumentou os tributos para nós e não pudemos repassar ao consumidor final para não ficarmos com as lojas vazias. Tenho mercadoria aqui desde junho porque não tive condições de renovar por conta da tributação imposta pelo governo”, comentou um comerciante do ramo de confecções. “Já faz três anos que não sei o que é lucro, nesse período não tenho conseguido fazer caixa de um ano para o outro para renovar mercadoria. Com as vendas de natal apenas zero o caixa anual. Aí tenho de voltar à estaca zero, comprar mais mercadorias no fiado e passar os 365 dias devendo ao fornecedor. Esse ano, embora as vendas de final de ano tenham começado um pouco mais cedo, já percebo que não serão o suficiente para fazer caixa, apenas para sair do vermelho”, alegou outro comerciante do ramo de calçados.

“Este ano me parece mais favorável do que nos anos anteriores. A economia vem aquecendo desde o mês de agosto e ao que tudo indica as vendas serão melhores para todos”, avaliou um gerente de uma rede de lojas de calçados e confecções. “Infelizmente não temos boa perspectiva para este ano por causa das imposições do governo, que vem dificultando cada vez mais para nós renovarmos nossos produtos. Só este mês terei que pagar R$ 50 mil de impostos ao governo e ainda terei de dar conta de cobrir as despesas com funcionários e a logística da loja. Sinto-me apenas como um gerador de recursos para o governo, um servidor público sem cargo e sem salário, mas com a obrigação de produzir para sustentar a administração pública”, reclamou um empresário de produtos domésticos. Além dos baixos lucros, os empresários ainda apontam uma queda considerável na contratação de mão de obra temporária. “Ano passado eu contratei seis pessoas para o período e este ano, mesmo sabendo que terei o mesmo movimento ou até mais, estou sendo obrigado a contratar no máximo duas pessoas, pois a loja vai vender, mas os lucros serão reduzidos. Aí não terei como pagar mais que duas pessoas extras”, refletiu outro comerciante. A previsão de alguns empresários mais otimistas é de que a economia será mais aquecida este ano, levando em consideração a campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

28 Nov 2017 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

27 Nov 2017 - 21:24h

O brumadense Rique Lessa, participou, ao vivo, na noite desta segunda-feira (27), do programa do Ratinho, no canal SBT, no quadro “É dez ou mil”. O artista cantou a música “a mala é falsa”, do cantor Felipe Araújo. Durante todo o dia de hoje, Lessa postou diversos vídeos e fotos em suas redes sociais, de sua viagem de Brumado a São Paulo, bem como os bastidores antes de sua apresentação. Rique recebeu elogios do corpo de jurados do quadro do programa do Ratinho. Nas redes sociais do site Achei Sudoeste, os internautas parabenizam o cantor pela apresentação em rede nacional.

27 Nov 2017 - 17:00h

O governador Rui Costa (PT) prometeu, durante inauguração da policlínica regional de saúde de Guanambi, que a cidade passará a ter voo regional. A companhia aérea interessada na operação é a Azul. A promessa, porém, esbarra em uma limitação da natureza, visto que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu a operação de voos no aeroporto da cidade por conta dos morros próximos. Segundo Rui, laudos técnicos foram produzidos e serão entregues à Anac na tentativa de convencer de que o relevo próximo ao aeroporto não constitui obstáculo para operação de voos. Caso não consiga reverter a decisão da Anac, o petista anunciou que já sobrevoou outra área da cidade e, se necessário, irá desapropriar o terreno para construção de nova pista aeroportuária.

27 Nov 2017 - 16:30h

O Banco Central publicou nesta segunda-feira (27) uma medida que altera o prazo de compensação para cheques com valor inferior a R$ 300. O valor ficará disponível no dia seguinte ao do depósito, frente ao prazo de dois dias que é praticado atualmente. A norma entra em vigor hoje, e as instituições financeiras deverão implantar as mudanças em até 180 dias. Segundo o BC, a redução do prazo acontece em razão do avanço da tecnologia e do menor número de cheques emitidos. O número de documentos do tipo processados mensalmente caiu de 170 milhões em março de 2005 para 42 milhões em outubro 2017. Por dia, cerca de 3,42 bilhões de reais são movimentados com essa forma de pagamento, segundo dados do Banco Central. De acordo com a Veja, com a alteração, não haverá mais diferença de prazos em relação aos cheques de maior valor, que já são atualmente compensados no dia útil seguinte ao depósito. Segundo o BC, a alteração “permitirá ganho de eficiência e redução de custos, operacionais e financeiros, para todo o sistema”, disse a instituição em comunicado.

27 Nov 2017 - 16:00h

Milhares de brumadenses participaram da Caminhada Passos Que Salvam, em apoio à Casa de Apoio Amigos da Saúde (Caase) e ao Hospital do Câncer, em Barretos (São Paulo), onde vários munícipes passam por tratamento. A caminhada chamou a atenção da comunidade para a importância da realização de exames preventivos e do diagnóstico precoce, principalmente, no que se refere ao câncer infanto-juvenil, que vem acometendo alguns jovens na cidade.

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) e o prefeito de Caculé, Beto Maradona (DEM), participaram do evento. A manifestação popular em abraçar a causa sensibilizou o coordenador da Caase, Eduardo Tadeu, bem com a equipe médica e de servidores do Hospital de Barretos, que é referencial no tratamento do câncer no país. A caminhada teve concentração em frente ao Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro e percorreu várias ruas e avenidas até a sua culminância na Praça Coronel Zeca Leite, onde foram realizados shows com os artistas Fann Estourado, Moni Viana e DJ Pantera. O evento também contou com a participação de várias instituições, dentre as quais o Judiciário, a Polícia Militar e a Superintendência Municipal de Trânsito.

27 Nov 2017 - 15:30h

O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) usou da sua tradicional retórica para defender a violência policial e o armamento da população, em evento Amarelas ao Vivo, promovido pela Veja nesta segunda-feira (27). Perguntado sobre a participação de policiais militares na morte de centenas de pessoas no Rio, o pré-candidato à presidência da República afirmou que “policial que não mata não é policial”. Ele também se disse a favor do direito de proprietários de terra portarem fuzis para enfrentarem movimentos sem terra. Brincou até que seria uma boa ideia instituir o “bolsa fuzil”. “A propriedade privada é sagrada ou não? Então, dentro da nossa casa, para o fazendeiro, fuzil, é sagrado ou não é?”, questionou o parlamentar. Bolsonaro também foi questionado sobre o foro privilegiado, do qual ele é beneficiário como deputado federal e que foi contestado pelo juiz Sergio Moro e pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso algumas horas antes, entrevistados no mesmo evento. O parlamentar disse ser a favor da manutenção da prerrogativa e classificou como um “engodo” o projeto aprovado no Senado, em março, que põem fim ao foro. Segundo ele, mesmo se não tiverem o direito de serem julgados apenas pelo Supremo, os parlamentares continuariam postergando o desfecho dos processos judiciais por meio de infindáveis recursos nas instâncias inferiores.

27 Nov 2017 - 15:00h

Na última semana, em viagem a cidade de Salvador, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), aproveitou para realizar uma avaliação de cateterismo a pedido do seu cardiologista. Por telefone, o chefe de gabinete do prefeito, Amarildo Bonfim, relatou ao site Achei Sudoeste que se trata apenas de uma avaliação de rotina, levando em consideração a idade do gestor e o ritmo intenso de trabalho que a gestão impõe. “Exames preventivos e os resultados foram os melhores possíveis. O coração do prefeito está pulsando bem, parecendo coração de menino”, brincou o chefe de gabinete, que ainda permanece na capital baiana com o gestor brumadense, em visita a algumas secretarias estaduais com vistas à realização de investimentos e obras no município. Dentre as repartições que serão visitadas está a Conder, de onde o administrador tentar buscar mais detalhes sobre obras, como a pavimentação do acesso ao presídio, à margem da BR-030.

27 Nov 2017 - 14:30h

Em solenidade realizada na última sexta-feira (24), o governador Rui Costa (PT), o Secretário Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, a deputada Ivana Bastos (PSD) e os prefeitos de diversas cidades da região sudoeste inauguraram a Policlínica Regional do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Alto Sertão, no município de Guanambi. Na unidade, prevista para atender a aproximadamente 500 mil pessoas de 22 municípios da região, foram investidos R$ 24 milhões entre obras civis, aquisição de equipamentos e 12 micro-ônibus com capacidade para transportar até 28 pessoas. “Esse equipamento desde a sua concepção foi pensado para aproximar a saúde de qualidade aos que mais precisam de forma gratuita e com acesso digno e humanizado. Estamos todos em êxtase com a grandiosidade da policlínica que realizará exames de alta complexidade, garantindo assim maior eficiência nos procedimentos da atenção da saúde no estado. Essa é uma conquista de toda região”, destacou a deputada Ivana Bastos. A Policlínica vai oferecer consultas em até 18 especialidades e cerca de 30 médicos e o atendimento será realizado através de um agendamento prévio, que deve ser feito pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados.

27 Nov 2017 - 14:00h

Na noite do último sábado (25), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou patrulhamento no Bairro Santa Tereza. Na localidade, dois indivíduos em uma moto dispensaram um objeto e fugiram ao avistarem a viatura. Nas proximidades do hospital municipal, o indivíduo perdeu o controle da moto e caiu. Após a consulta, ficou constatado que se tratava de um veículo com restrição de furto/roubo que era conduzido por Jefferson Maicon de Aguiar Vieira, 18 anos. Já o invólucro se tratava de uma embalagem de substância similar à maconha, que estava em posse da passageira Patrícia dos Santos Almeida, que está gestante. Ela foi conduzida à unidade de saúde reclamando de dores abdominais. A moto e o material apreendido foram levados para a delegacia para adoção das medidas cabíveis.

27 Nov 2017 - 12:30h

Para proprietários de veículos com placas de final zero, o prazo para a quitação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) encerra nesta segunda-feira (27). Este é o último dia tanto para o pagamento em cota única quanto para a última parcela, no caso de quem optou por dividir a quantia em três vezes. Os contribuintes devem efetuar o débito nas agências ou caixas eletrônicos do Banco do Brasil, Bradesco do Bancoob, com o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em mãos. É necessário também quitar a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavam. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) ressalta que o boleto de pagamento do IPVA não será encaminhado aos contribuintes. Em caso de dúvidas, o recomendado é entrar em contato com a Sefaz através do 0800 071 0071.

27 Nov 2017 - 12:00h

O município de Ibiassucê é um dos 22 que fazem parte do Consórcio Regional de Saúde do Alto Sertão, que recebeu a policlínica regional de saúde na sexta-feira (24), em Guanambi. O prefeito Adauto Ribeiro (PSDB) faz elogios ao modelo de financiamento, porém com algumas ressalvas. O equipamento terá 40% dos recursos advindos do Estado e 60% divididos entre os municípios. “É uma coisa bem democrática. Agora, a gente não sabe efetivamente o resultado do serviço a ser prestado. Temos a esperança de que esse tipo de modelo venha a trazer ganhos para a região”, disse. A policlínica atenderá aos municípios de Caculé, Caetité, Candiba, Carinhanha, Feira da Mata, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiu, Jacaraci, Lagoa Real, Licínio de Almeida, Malhada, Matina, Mortugaba, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo e Urandi.

27 Nov 2017 - 11:30h

O vereador João Cordeiro do Nascimento Neto, o João Galego (DEM), apresentou na Câmara de Vereadores um projeto de lei que visa coibir o uso de capacetes no perímetro urbano. Em sua justificativa, o parlamentar disse que a cidade vive um momento crítico de muita violência e que a medida ajudará na identificação de criminosos. “Estamos nos sentindo acuados com os bandidos praticando assaltos e o capacete está sendo uma máscara, uma ferramenta importante para cometer delitos”, disse João Galego. Para alguns moradores da cidade, o problema não é o uso de capacete, mas o contingente de policiais nas ruas. O projeto descumpre o Código Brasileiro de Trânsito, que determina a obrigatoriedade do uso do capacete pelo condutor e passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo.

27 Nov 2017 - 11:00h

A Câmara de Vereadores de Brumado deverá conceder a honrosa Medalha Capitão Francisco de Souza Meira (descobridor do município), criada pela atual gestão, ao Clube Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A honraria foi indicada em resolução pelo vereador José Ribeiro Neves (PT), com aval dos demais parlamentares. Desde a sua criação, é a primeira indicação parlamentar a uma instituição ou organização que atua objetivando a defesa social dos jovens brumadenses. O projeto de resolução foi apresentado na sessão desta sexta-feira (24) e retornará para votação nas próximas sessões legislativas.

27 Nov 2017 - 10:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

27 Nov 2017 - 10:00h

Acompanhada do pai, a comendadora e embaixadora internacional da cultura Silvia Mello compareceu à Câmara de Vereadores de Brumado, na sessão desta sexta-feira (24), para agradecer aos familiares e amigos, bem com à Academia de Letra e Artes de Brumado (Alab), pelo apoio recebido em sua jornada em defesa da cultura regional. Na oportunidade, Mello foi homenageada com uma moção de aplausos, de autoria do vereador José Ribeiro Neves, que contou com a assinatura dos demais parlamentares. Carinhosamente conhecida como Silvinha, a comendadora internacional da cultura também faz parte da academia de letras de Lisboa/Portugal. Ela passou uma curta temporada na Europa, onde foi congratulada como membro da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, a academia de letras de Paris, na França. Na ocasião, a artista ainda fez a entrega da bandeira brumadense na Câmara de Divisões de Cultura, de Lisboa. Mello também receberá o titulo de Grã Oficial Cultural da Suíça - a data da solenidade ainda será divulgada. 

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Sílvia Mello falou sobre o momento que vive em sua carreira artística. “Brumado é um celeiro de artistas talentosos em diversos segmentos e por isso estou orgulhosa de ser uma representante da cultura brumadense, baiana e brasileira. No entanto, todo privilégio traz consigo as responsabilidades e o peso das obrigações e metas a serem cumpridas. Somos uma espécie carente da cultura, pois é a cultura que garante a identidade de um povo; somos mais do que uma massa em um bloco continental, somos mais que animais, acima de tudo somos seres humanos. Por isso que temos que saber valorizar e preservar a diversidade das expressões culturais, pois daí vem a motivação de cada ser”, pontuou.

27 Nov 2017 - 09:30h

O governo federal lançou a Política de Inovação Educação Conectada, programa que prevê conectividade na rede de ensino do país. A medida é uma parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e pretende universalizar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas, a formação de professores para práticas pedagógicas mediadas pelas novas tecnologias e o uso de conteúdos educacionais digitais em sala. Segundo o MEC, a etapa inicial do programa receberá R$ 271 milhões até 2018 e deve atender a 22 mil escolas em todo o país. Desse total, R$ 255,5 milhões serão aplicados na melhoria da infraestrutura e conexão das escolas, o que inclui a ampliação da rede terrestre de banda larga, serviços de conectividade, infraestrutura de wi-fi, compra de dispositivos e aquisição de um satélite de monitoramento. Cerca de R$ 15,5 milhões serão destinados ao financiamento da formação de articuladores locais, construção de plataforma para cursos online e produção de conteúdos específicos. A previsão do Ministério da Educação é que até 2024 todas as escolas do país recebam conexão de alta velocidade. De acordo com ministro da Educação, Mendonça Filho, a medida deve beneficiar 12,8 milhões de alunos, o correspondente a 40% do total de matriculados nos ensinos fundamental e médio.

27 Nov 2017 - 09:15h

No início da madrugada desta segunda-feira (27), bandidos fortemente armados invadiram a cidade de Cordeiros e explodiram a agência do Bradesco. O grupo disparou tiros para o alto e explodiu os caixas eletrônicos do banco com dinamite. Em seguida, fugiram tomando rumo ignorado. Diversas guarnições da Polícia Militar realizam buscas na região na tentativa de localizar o bando. As investigações são de responsabilidade do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco). A população ficou em pânico com o ocorrido.