Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

24/Fev/2014 - 14h40

Brumado: Terceirizada da Coelba move ação contra a SMTTU para liberação de estacionamento

Brumado: Terceirizada da Coelba move ação contra a SMTTU para liberação de estacionamento A Superintendência de Trânsito vai continuar com a campanha ‘Calçada Livre’ com o intuito de promover o livre acesso e deslocamento de pedestres. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Assim que foi instituída a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (SMTTU) de Brumado, o órgão iniciou a campanha ‘Calçada Livre’ com o intuito de promover o livre acesso e deslocamento de pedestres na vias da cidade. A iniciativa não agradou muitos comerciantes e empresas que já estavam habituados a utilizar as calçadas para exposição de produtos e como estacionamento. Após ser autuada por conta da infração que fere diretamente o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma empresa terceirizada que presta serviços para a Coelba e utilizava uma calçada pública como área de estacionamento, resolveu apelar para o Ministério Público (MP). A empresa está movendo uma ação de arbitrariedade contra o superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, pelo fato de o mesmo não ter assinado uma autorização cedendo a calçada como estacionamento. 

Brumado: Terceirizada da Coelba move ação contra a SMTTU para liberação de estacionamento O órgão ressaltou que estacionar veículos sobre calçada é uma infração grave, que prevê perda de pontos na carteira e multa. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A reportagem do site Brumado Notícias registrou que o local encontra-se demarcado como área para carros e moto. O superintendente de trânsito disse em entrevista que está preparando sua resposta e que não irá ceder ao apelo, o qual, para ele, é uma pressão a fim de que o órgão viole o CTB.  “Uma representante da empresa compareceu ao departamento pedindo autorização por escrito para que ela e outros funcionários pudessem estacionar o carro na calçada, mas eu disse a ela que o órgão não poderia fazer tal liberação, que feria diretamente a lei. Estou sendo pressionado a fornecer um documento para autorizar o estacionamento irregular. Nós estamos aqui no intuito de organizar o nosso trânsito e não bagunçar ainda mais. Não posso ceder a esse tipo de apelo”, destacou Clidemar. O superintendente afirmou que durante esses dois primeiros meses do ano, quando começou a ser implantada a campanha Calçada Livre, mais de 60 veículos foram notificados pela SMTTU. O CTB aponta que estacionar veículos sobre calçada, canteiros, gramados ou jardins é uma infração grave, que prevê perda de cinco pontos na carteira, remoção do veículo e multa de R$ 127,69.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Robson dos Santos Souza
O estacionamento de veículos nesta calçada nunca atrapalhou a passagem de pedestres neste local, como é que o coordenador explica as barracas e os trailers instalados neste mesmo local para comercialização de produtos alimentícios? Os mesmos tem autorização para estar nas calçadas? E quanto aos barzinhos na prefeitura e nas demais avenidas e praças da cidade que utilizam as calçadas para armarem suas mesas e cadeiras? Se a lei é pra todos então porque alguns são beneficiados e outros não? Na verdade este órgão se tornou numa máquina de arrecadar dinheiro para os cofres públicos e nós trabalhadores e que pagamos por isso. "Abre o Olho Sr. Prefeito, pois estas pequenas coisas no final faz muita diferença."

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo