Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
10/2016
fechar

Orçamento para 2017 passa por primeira votação com ressalva na câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os vereadores de Brumado aprovaram em primeira votação a receita fixa de despesas para o próximo ano, o orçamento de 2017. O projeto de lei 018/2016, oriundo do poder executivo, estabelece um teto de R$ 174 milhões para ser aplicado pela nova gestão a partir do mês de janeiro. Embora a aprovação tenha sido unânime, o presidente deixou bem claro que o material ainda está em primeira discussão e poderá sofrer alterações mediante emenda parlamentar. Alguns vereadores, inclusive, já deram indicação de que não irão aceitar ceder toda a autonomia ao novo prefeito para lidar com a verba pública. Desta forma, até a próxima sessão deverá acontecer uma reunião entre os atuais vereadores e o prefeito, bem como com os novos administradores que vão assumir o executivo.

Deputada Ivana Bastos e prefeito eleito de Tanque Novo solicitam reconstrução de trecho da BA-156 Foto: Camila Queiroz

Em busca de melhorias para o município de Tanque Novo, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito eleito, Vanderlei Cardoso, se reuniram com o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, na última segunda-feira (18). Na ocasião, foi solicitada a reconstrução da BA-156, no trecho que liga a BR-430 a Tanque Novo/Botuporã/Caturama. Segundo a parlamentar, a estrada se encontra sem nenhuma condição de tráfego e a intervenção na estrada é essencial para o desenvolvimento de Tanque Novo. “Precisamos melhorar as condições de trafegabilidade na estrada o mais rápido possível. Sei do compromisso do governo do Estado com a população, bem como da determinação de Vanderlei que, mesmo sem tomar posse, já está buscando os investimentos necessários para o município”, pontuou.  

Brumado: Alteração no código de urbanismo pode ferir a acessibilidade, aponta vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar 016/2016, que altera a redação do artigo 457 da Lei 004/2013 - Código de Urbanismo do Município de Brumado, introduzido pela lei complementar 08, de 5 agosto de 2016. Alguns vereadores julgaram que tal proposta de alteração no texto macula a lei de acessibilidade, pois limita o espaço de calçada nos condomínios, o qual é estabelecido em 2 metros atualmente, para 1 ½. O projeto foi apenas apresentado aos legisladores, mas retornará para votação nas próximas sessões.

Setembro foi o mais quente em 136 anos Foto: Nasa/GISS

O mês de setembro foi o mais quente em 136 anos, de acordo com os registros da Nasa. O período foi 0,91ºC mais quente que a temperatura média dos setembros entre os anos de 1951 e 1980. A temperatura de setembro de 2016 teve uma pequena diferença de 0,004 graus Celsius em relação com o mais quente setembro anterior, o de 2014. A margem é tão estreita que mantém os dois meses quase que empatados. A Nasa aponta que 11 dos últimos 12 meses consecutivos, que datam desde outubro de 2015, estabeleceram novos recordes de temperatura. Ela também divulgou uma mudança na avaliação com relação ao mês de junho deste ano, que tinha sido relatado como o mais quente da história. Segundo a agência, o último junho foi o terceiro mais quente, atrás dos anos de 2015 e 1998. A análise mensal da GISS é feita a partir de dados disponíveis e coletados em 6.300 estações meteorológicas em todo o mundo, com instrumentos navais e localizados em boias para a medição da temperatura da superfície do mar e estações de pesquisa da Antártica.

Proposta da prefeitura para permuta de terrenos gera incertezas ao parlamento de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dois projetos envolvendo permutas de terrenos entre a prefeitura de Brumado e duas loteadoras não estão agradando o parlamento local. Durante a sessão realizada na noite da última segunda-feira (17), os vereadores discutiram a natureza das propostas enviadas pela prefeitura e não se deram por convencidos quanto aos reais benefícios para a cidade. Um dos loteamentos pede a troca de um terreno com um campo de várzea localizado no Bairro Baraúnas com a garantia de entregar o novo espaço de lazer com o campo plano e até com vestiários. Já a outra permuta seria no intuito de ceder espaço dentro de uma área de condomínio para a construção da sede própria do Campus XX, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). À primeira vista, a maioria dos vereadores apontou que as permutas colocariam o município em desvantagem com as loteadoras, mas preferiu agendar uma reunião com as partes interessadas para debater os benefícios e impactos para a comunidade. O encontro deve acontecer ainda esta semana.

Prefeitura propõe gratuidade de transportes para idosos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na noite da última segunda-feira (17), o projeto de lei 019/2016, de autoria do poder executivo, foi apresentado aos vereadores em sessão legislativa. O projeto propõe a gratuidade de transporte coletivo para idosos no perímetro urbano do município de Brumado. Os vereadores se mostraram favoráveis à proposta, mas preferiram debater com o executivo municipal quanto ao que estaria classificado como transporte coletivo para atender a demanda. O projeto voltará para discussão e votação a partir da próxima sessão legislativa. 

Futuros vereadores frequentam sessões para se habituarem com o legislativo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Eleitos para a próxima legislatura, Reinaldo de Almeida Brito (PSB), o Rey de Domingão, e Elias Pereira Gonçalves (PV), o Elias Piau, estão frequentando assiduamente as sessões realizadas na Câmara de Vereadores de Brumado a fim de se habituarem aos trabalhos legislativos. Ambos foram bem recepcionados pelos vereadores em exercício. É a primeira vez que os dois ingressam na política e, como comentaram ao site Brumado Notícias, estão assistindo as sessões como uma espécie de curso preparatório. “Tem muitas coisas que a gente não conhece, pois há uma postura a ser adotada dentro do regimento interno da câmara, que é bom conhecermos antes na prática. Ou seja, nossa vinda aqui é para aprender sobre o comportamento nos debates, tratamentos direcionados aos demais parlamentares, momento certo de solicitar a palavra por questão de ordem, elaboração de projetos e indicações. Nossa preocupação maior é dar uma resposta à população, uma vez que fomos eleitos para atuarmos como olhos e ouvidos fiscalizadores para a comunidade e vamos buscar fazer isso da melhor maneira possível”, disse Rey de Domingão. Já Elias Piau observou a plenária vazia e destacou que um dos maiores desafios será atrair a população para os debates. “O vereador não tem que está sozinho na Câmara. A população tem de comparecer para opinar e até fiscalizar aqueles a quem elegeram para serem seus representantes. Sou calouro, mas desde já convoco aqueles que me confiaram o voto a se fazerem presentes nas sessões para me ajudarem a exercer o meu mandato. Me elegeram e eu agradeço, mas agora eu peço que me ajudem a ser o representante que almejam. Venham para as sessões a partir de 2017 e vamos construir juntos essa legislatura”, convocou o novo vereador.  

Congresso libera verba de R$ 1,1 bi para Fies e Enem

Em votação nesta terça-feira (18), o Congresso Nacional aprovou nesta terça-feira projeto que autoriza a liberação de um crédito suplementar de 1,1 bilhão de reais para o Ministério da Educação, sendo 702,5 milhões de reais para o programa de Financiamento Estudantil (Fies). O texto também libera 400,9 milhões de reais para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. A votação do projeto se arrastava em virtude das dificuldades em se votar os vetos presidenciais, que têm prioridade de apreciação e trancam a pauta de votações do Congresso, e também em função da obstrução dos partidos de oposição ao governo.

Marcação de faixas de pedestre causa lentidão no trânsito no centro comercial de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A demarcação da pintura das novas lombofaixas instaladas na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães está causando lentidão no trânsito no trecho do centro comercial de Brumado. O trabalho de marcação exige precisão e tempo hábil de aplicação por parte da equipe de serviço, uma vez que se trata de pintura a vapor, à base de retina, o que garante maior durabilidade da marcação no asfalto. Para auxiliar no serviço, agentes de trânsito estão controlando o fluxo para não ocasionar maiores transtornos. As obras continuarão no período da tarde e os condutores devem ficar alertas para os engarrafamentos na via.  

Três indivíduos são presos em operação na cidade de Ituaçu Foto: Divulgação/PC

Nesta terça-feira (18), três indivíduos foram presos na cidade de Ituaçu em operação realizada pela 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin). De acordo com a polícia, os elementos identificados apenas como Madruguinha, Yure e Guego são acusados de tráfico de drogas e prática de um homicídio no município. Uma balança de precisão e uma quantidade de droga não revelada foram apreendidas na operação. Responsável pelo caso, o delegado Marco Torres lavrou o flagrante. O trio foi encaminhado para a delegacia de Brumado.

Quarto mais votado, Wanderley Amorim agradece votos recebidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quarto vereador mais votado no município, Wanderley Amorim da Silva (PDT), o Nem, fez questão de agradecer os votos recebidos na cidade. “Quero agradecer primeiramente a Deus, estou muito feliz pelo carinho e apoio recebido. Agradeço de modo muito especial aos meus familiares, que sempre estiveram comigo e me deram o estímulo e a força necessária para o bom desempenho desta campanha e a minha equipe”, destacou. O parlamentar disse ainda que está orgulhoso e com grande senso de responsabilidade diante da quantidade de votos conquistados no município. “Me enche de responsabilidade para que eu possa continuar trabalhando, me esforçando e dando o melhor para que eu possa continuar representando a nossa querida cidade”. Por fim, Amorim saudou os demais vereadores eleitos e reafirmou o seu compromisso com o povo. “Reafirmo minha responsabilidade em legislar para todos e dizer que permanecerei sempre sendo esse homem simples que jamais se cansará de defender e lutar pelo bem de nossa cidade”, finalizou.

Alan Sanches está entre os candidatos cotados para disputar a presidência da AL-BA Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O nome do deputado estadual Alan Sanches (DEM) está entre os cotados para disputar a presidência da Assembleia Legislativa da Bahia para o biênio 2016/2017, conforme publicação no jornal Tribuna da Bahia. O parlamentar disputou a eleição do biênio 2015/2016, mas se retirou do páreo em apoio ao então candidato Marcelo Nilo, que venceu o pleito e está no quinto mandato à frente do Legislativo. Neste ano, a conversa que circula nos corredores da AL-BA é de que Nilo pode abrir mão da busca pela reeleição. Enquanto isso, a oposição articula uma candidatura que represente o grupo. Além de Sanches, outro nome ventilado é o do deputado Marcel Moraes (PV).

Uma candidata a vereadora de Santa Cruz da Baixa Verde, no Sertão de Pernambuco, recebeu uma doação de R$ 75.000.844,36. A informação consta no site do Tribunal Superior Eleitoral. Conforme o TSE, não há informações sobre gastos e despesas da candidata. De acordo com o Tribunal de Contas da União (TCU), o doador é um suposto beneficiário do Bolsa Família. De acordo com o G1, a transferência do dinheiro consta - segundo o TSE - de 30 de setembro, mesmo dia no qual a prestação de contas dela foi atualizada. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), ela teve 13 votos. Ao TSE, a candidata informou que trabalha como agricultora e que não concluiu o ensino médio. O TSE não divulgou os nomes dos doadores e dos candidatos que receberam o dinheiro, porque os casos ainda estão sendo investigados pelo Ministério Público Eleitoral. São mais de 259 mil casos suspeitos no país. O TCU suspeita de irregularidades em mais da metade do dinheiro arrecadado e nos gastos feitos por candidatos nas eleições municipais. Dos R$ 2,227 bilhões declarados pelos candidatos, R$ 1,410 bilhão está sob investigação do TCU e da Justiça Eleitoral.

Esfaqueada, transexual apanha em hospital e implora por atendimento em Maiquinique Foto: Reprodução/Youtube

Uma cena absurda foi gravada nos corredores de um hospital em Maiquinique, no sudoeste baiano. Segundo o vídeo publicado em uma rede social, uma transexual grita por ajuda, sangrando, após ser esfaqueada e nenhum profissional aparece para prestar socorro. Nas imagens, é possível perceber que uma mulher vestida de branco, possivelmente uma profissional da área de enfermagem, que chega perto, observa e depois se afasta. Nenhuma equipe médica volta ao lugar até o fim da gravação. De acordo com o que foi publicado por um usuário do Facebook, a transexual identificada como Nailton é natural de Itapetinga. Ela chega a ser agredida com um tapa no rosto por uma mulher enquanto um homem faz a gravação e manda ela ficar quieta.Um outro homem que aparentemente não tem nenhuma relação com as agressões anda pelo corredor solicitando ajuda. Até o momento o motivo da agressão não foi esclarecido. Segundo a denúncia, a falta de assistência no hospital se deve ao preconceito”. A opção sexual NUNCA deve ser motivo para discriminação e preconceito, repudiamos e gritamos Não a Homofobia! Revoltante!”, desabafou o usuário.

Apae realizará assembleia para eleição da Diretoria Executiva em Brumado

Em Brumado, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae acaba de publicar edital de convocação de Assembleia Geral Ordinária para eleição da Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Conselho Fiscal. Todos os associados especiais e contribuintes da Apae estão sendo convocados para participar do evento, que acontece na sede da instituição, na Rua Auta Leite Oliveira, 328, no Bairro Santa Tereza, às 19h, no dia 17 de novembro. A ordem do dia é: apreciação e aprovação do relatório de atividades da gestão 2013/2016; apreciação e aprovação das contas dos exercícios 2014/2016, mediante parecer do Conselho Fiscal; e eleição da Diretoria Executiva, do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. As inscrições das chapas candidatas deverão ocorrer na secretaria da Apae até 20 (vinte) dias antes das eleições.

Batizado de Capoeira e Troca de Cordões serão realizados entre os dias 21 e 23 em Brumado

O XIV Batizado de Capoeira e Troca de Cordões e o VII Encontro de Culturas de Matriz Africana serão realizado entre os dias 21 e 23 deste mês, no Colégio Nice Públio, em Brumado. Realizados pelo Projeto Adote um Capoeirista, os eventos contam com uma grade de programação que inclui oficinas, rodas de capoeira, luau, apresentações folclóricas, além dos tradicionais batizados e troca de cordões. Na sexta-feira (21), o evento tem início às 18h com uma oficina de capoeira regional (Mestre Kako - Serrinha (Ba)). No sábado (22), a programação começa às 9h com uma oficina de capoeira regional (Mestre Medicina - Muritiba (Ba)). Por fim, no domingo (23), o evento começa às 9h com oficinas de rodas. Todos estão convidados a participar.

TSE pode separar contas de Temer e Dilma em ações sobre 2014, diz ministro Foto: Carlos Humberto/STF

O ministro Luiz Fux, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que é possível o julgamento separado das condutas de campanha da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e do atual presidente Michel Temer (PMDB) dentro das ações que pedem a cassação da chapa Dilma-Temer, eleita em 2014. O TSE ainda terá que julgar ações nas quais o PSDB aponta abuso de poder político e econômico por parte da chapa eleita e benefícios em razão de dinheiro desviado da Petrobras que irrigou a campanha, conforme investigações da Operação Lava Jato. Mesmo com o afastamento de Dilma, a ação, em tese, ainda pode tornar a ex-presidente inelegível e também pode trazer impactos para o presidente Michel Temer. O entendimento que vem sendo adotado pelo TSE no julgamento de contas de campanha de prefeitos, por exemplo, é de que, se o vice também é beneficiado por eventuais irregularidades cometidas, ele também tem a candidatura cassada.

Banda Aviões do Forró é alvo de operação da Polícia Federal Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (18) a operação “For All”, que tem como principal alvo a banda cearense Aviões do Forró. A ação busca investigar fraudes no imposto de renda praticados pelo grupo cearense. As investigações apontam que o grupo que administra a banda estaria fornecendo dados falsos e omitindo informações relevantes em suas declarações de Imposto de Renda, para livrar-se da cobrança de tributos, além da possível ocorrência de lavagem de capitais, falsidade ideológica e associação criminosa. Estão sendo cumpridos 32 mandados de condução coercitiva e 44 de busca e apreensão nas cidades de Fortaleza e Russas, no Ceará, e Souza, na Paraíba, além de terem sido decretados os bloqueios de imóveis e veículos de pessoas ligadas a um grupo empresarial atuante no ramo do entretenimento e responsável por grandes bandas de forró e casas de shows do Ceará. A operação tem o apoio da Receita Federal. Integrantes da banda Aviões do Forró também são alvos da operação e há mandados contra os cantores.

Vendas do comércio caem 6,6% até agosto, diz IBGE Foto: Carol Giantomaso/G1

As vendas do comércio varejista brasileiro seguiram em queda em agosto. Em relação ao mês anterior, a retração foi de 0,6%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Isabella Nunes, gerente de serviços e comércio do IBGE, em agosto, o varejo está 12,9% abaixo do nível de novembro de 2014, quando foi registrado o "momento mais alto" da atividade. De acordo com o G1, de julho para agosto, a maioria dos segmentos do comércio registrou baixa nas vendas, com destaque partindo de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (-2,8%), além de móveis e eletrodomésticos (-2,1%). Já na comparação com agosto do ano anterior, as vendas do comércio recuaram 5,5%. No ano, de janeiro a agosto, o varejo acumula perdas de 6,6%, e em 12 meses, de 6,7%. Na contramão, as vendas dos hipermercados frearam uma retração ainda mais intensa do varejo brasileiro. O setor, que tem o maior peso no índice nacional, cresceu 0,8%.

Candiba: MPF requer bloqueio de bens de prefeito e mais cinco no valor de R$ 5,7 milhões Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi ajuizou, no último dia 7, como desdobramento da Operação Imperador, ação civil pública de improbidade administrativa contra seis pessoas envolvidas em fraudes em licitação e contratos de transporte escolar em Riacho de Santana. O MPF requereu liminarmente à Justiça Federal o bloqueio de bens dos acusados em um total de R$ 5.736.564 - valor que inclui o dano de R$ 1.912.188 aos cofres públicos e o pagamento de multa civil no dobro do montante. Segundo as investigações, o atual prefeito de Candiba, Reginaldo Martins Prado, participou do esquema criminoso simulando a venda de dez ônibus de sua propriedade a uma empresa de fachada, apenas para que ela pudesse participar da licitação em Riacho de Santana. Segundo a ação, as fraudes no transporte escolar municipal, que envolviam recursos do Fundeb, foram iniciadas em 2009 e se perpetuaram durante as duas gestões do prefeito. O MPF reiterou o pedido em caráter definitivo, e requereu, ainda, a nulidade do contrato estabelecido entre a prefeitura de Riacho de Santana e a empresa de transportes. As penas preveem perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio; ressarcimento integral do dano; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos; pagamento de multa civil; e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios.

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) apresentou Moção de Pesar pelo falecimento da juíza Leonor da Silva Abreu, ocorrido na noite do último sábado (15), na cidade Vitória da Conquista, vítima de aneurisma na aorta. Doutora Leonor, como era conhecida, é natural de Salvador e atuou por décadas como juíza titular da comarca de Brumado. Como advogado, o deputado teve a oportunidade de atuar sobre a jurisdição de Dra. Leonor por muitos anos e em diversas comarcas. Ele sempre percebeu a magistrada proba, competente e, acima de tudo, humana. Neste momento de grande perda, se solidariza com os familiares, amigos, colegas de trabalho ao tempo em que deseja que Deus possa confortar, trazendo força, fé e esperança.

Barra da Estiva: Empresários são detidos após vazarem fotos de mulher nua na internet Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Barra da Estiva, no sudoeste baiano, dois empresários foram detidos, a pedido do juiz Egildo Lima Lopes, acusados de compartilharem em grupos do Whatsapp imagens de uma mulher nua. Após terem sido divulgadas, as fotos começaram a circular na internet, causando grandes prejuízos à vítima, que é casada. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os dois comerciantes pagaram fiança e foram liberados. O delegado responsável pelo caso disse que já deu início as investigações a fim de esclarecer os fatos e punir os envolvidos. Os nomes dos comerciantes não foram divulgados, pois o caso está sob segredo de justiça.

Brumadense sofre tentativa de homicídio na rodoviária de Livramento de Nossa Senhora Foto: Divulgação/PM

Um brumadense sofreu uma tentativa de homicídio na rodoviária da cidade de Livramento de Nossa, no sudoeste baiano, na noite da última segunda-feira (17). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, dois homens chegaram ao local em uma motocicleta e efetuaram vários disparos. A vítima foi atingida no peito e na cabeça, sendo conduzida ao hospital pelo Samu 192. Devido à gravidade dos ferimentos, ele continua internado, sob escolta policial, visto que há a suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas. Durante o atentado, outro homem também foi atingido na mão. Este foi atendido e liberado. O brumadense é morador do Bairro Malhada Branca.

Arquivo