Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

16/Set/2025 - 14h00

Prefeito de Paramirim considera injusta a repartição tributária entre União, Estados e Municípios

Prefeito de Paramirim considera injusta a repartição tributária entre União, Estados e Municípios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito da cidade de Paramirim, João Ricardo (Avante), avaliou que o maior problema que os gestores de municípios do interior enfrenta hoje é serem ouvidos pelo Governo do Estado e pelo Governo Federal. O gestor defendeu a municipalidade e fez críticas quanto ao modelo de repartição tributária entre União, Estados e Municípios. “Nós vivemos em um pacto federativo onde a injustiça tributária é extremamente grande. Temos a União, que praticamente concentra quase toda a arrecadação. Temos os Estados, que também possuem uma arrecadação significativa, mas em nível menor; e os Municípios com uma fatia muito pequena do bolo tributário e uma gama de atribuições muito grande”, apontou. Segundo o prefeito, esse modelo tem gerado distorções. Em Paramirim, por exemplo, os agentes comunitários de saúde são mantidos por um programa federal avaliado em R$ 100 mil. No entanto, Ricardo informou que a folha de pagamento já custa mais de R$ 270 mil para o Município por mês. “Esse é só um exemplo rápido. O déficit é muito grande. Criam-se programas e os municípios acabam pagando as contas”, destacou.  

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo