Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
09/Out/2025 - 10h00

Seca se agrava e famílias continuam sendo castigadas em Malhada de Pedras

Seca se agrava e famílias continuam sendo castigadas em Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A seca continua castigando a cidade de Malhada de Pedras. Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Lucas Ataíde, secretário municipal de recursos hídricos, disse que a situação só se agravou no município nos últimos meses. “Só percebemos agravamento. Não tivemos precipitações suficientes para repor os mananciais hídricos. Tivemos apenas chuvinhas bem localizadas, insuficientes para repor a necessidade adequada”, detalhou.

Ataíde apontou que o aumento da temperatura e a baixa umidade relativa do ar também favorecem a ampliação dos efeitos da estiagem em Malhada de Pedras. As pastagens naturais e plantadas estão bastante degradadas na região rural. Apesar do cenário preocupante, a secretaria não notificou nenhum caso de morte de animais em virtude da seca na cidade.

Segundo Ataíde, diversas políticas públicas estão sendo implementadas para enfrentamento à estiagem prolongada. Além disso, os produtores rurais estão passando por um processo de conscientização para armazenamento de forragens e para lidar com as dificuldades provenientes do problema no semiárido. “Tudo isso vem dando subsídio para que nessa época os produtores possam oferecer, pelo menos, uma alimentação de manutenção para os rebanhos”, completou.

Com 50% da população vivendo no meio rural, o município tem se desdobrado para atender as comunidades. O secretário explicou que são feitos dois tipos de atendimentos na zona rural: a Operação Pipa Federal e a Operação Pipa Municipal. Aliado a isso, a prefeitura está perfurando mais poços artesianos e adquirindo mais mangueiras para ampliação de adutoras em algumas localidades. A previsão aponta que há possibilidade real de chuvas no mês de novembro.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Arquivo