Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste A Prefeitura de Macaúbas decretou, nesta segunda-feira (24), situação de emergência após o município ser atingido por fortes chuvas desde o dia 22 de novembro.
Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o decreto, assinado pelo prefeito Aloísio Rebonato (MDB), foi publicado no Diário do Município, e reconhece que a intensidade do desastre superou a capacidade de resposta da gestão local.
De acordo com o documento, o município foi impactado por uma tempestade local/convectiva, com chuvas intensas classificadas como nível II, conforme a Portaria nº 260/2022 do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIR).
O decreto, com validade de 180 dias, detalha que os sistemas de instabilidade atmosférica provocaram enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra, além da elevação repentina do nível de riachos e canais de drenagem.
A situação gerou diversos prejuízos humanos e estruturais, incluindo: Famílias desalojadas e desabrigadas; Residências e edifícios danificados; Vias públicas intransitáveis; Erosões e deslizamentos; Comprometimento do sistema de drenagem urbana; e Riscos elevados à integridade física da população.
A administração municipal afirma que os danos caracterizam desastre de média intensidade e que os recursos próprios não são suficientes para atender toda a demanda emergencial.
Com a oficialização da situação de emergência, Macaúbas poderá solicitar apoio técnico e financeiro dos governos estadual e federal.
O objetivo é garantir ações de assistência humanitária, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas afetadas.