Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste O Setembro Verde é uma campanha nacional que promove a inclusão das pessoas com deficiência. Nesta semana, em Brumado, diversas atividades serão realizadas pelo Núcleo de Atendimento Especializado com o tema Inclusão que transforma. A semana especial, iniciada nesta segunda-feira (22) com uma caminhada, também tem o apoio do Ifba de Brumado e da Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado (Apdemb). Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Cinara Moura, coordenadora do núcleo, destacou que o Setembro Verde simboliza muito mais do que um mês de luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Ele simboliza um marco que vai traçar uma trajetória de inclusão e essa inclusão acontece a cada dia, passo a passo, em cada aluno que é incluído na sala de aula e em cada cidadão que tem os seus direitos garantidos. Isso é o Setembro Verde, definiu. Conforme salientou, a verdadeira inclusão só é obtida por meio de uma parceria entre o poder público, os órgãos de educação e a sociedade. Hoje, o Núcleo de Atendimento Especializado realiza, semanalmente, de 550 a 600 atendimentos. Há uma demanda grande na cidade, a qual, segundo Moura, tem sido atendida gradualmente. Temos conseguido alavancar bastante, chamando muitas crianças que estavam na fila de espera desde 2023, para um atendimento educacional especializado, completou.
Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste Coordenadora de atendimento especializado no Ifba em Brumado, Kátia Kelly ressaltou que o instituto possui uma política de educação inclusiva robusta, que garante aos alunos com necessidades específicas a assistência educacional necessária. Nosso projeto é atender todas as pessoas. Então, nos unimos com a Secretaria Municipal de Educação para desenvolvermos esse trabalho tão importante, declarou. Para Kelly, realizar esse evento em conjunto com o poder público municipal é garantir que esse menino e menina com necessidades especiais chegue ao Ifba com uma educação de qualidade. Brumado tende a crescer e esse ato é o pontapé inicial para que essa discussão sobre inclusão aconteça e seja real na cidade, asseverou. Presente na caminhada, a secretária municipal de educação, Ana Cristina, informou que existem na rede municipal atualmente 807 crianças com deficiência matriculadas. É um desafio enorme para o município, mas, para além desse desafio, tem a nossa vontade de fazer essa inclusão verdadeira. Precisamos romper alguns problemas, mas garantimos que essa gestão tem o interesse e a responsabilidade de incluir. Essas crianças têm direitos e esses direitos precisam ser garantidos, assegurou. Para o próximo ano, a secretária adiantou que a prefeitura fará adaptações nas escolas para aumentar a acessibilidade.
1 Comentário
Lucélia Castro Silva Cerqueira comentou em 23/09/2025 / 13:09
É de suma importância a inclusão de pessoas com deficiências; o rompimento de barreiras que as impedem de serem inseridas no contexto social, promovendo então, cidadania justa e igualitária à todos!
Comentar notícia