Guanambi

Presidente da Embasa esclarece falhas no abastecimento de água em Guanambi

Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Presidente da Embasa esclarece falhas no abastecimento de água em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

São muitas as queixas envolvendo a prestação do serviço da Embasa na cidade de Guanambi. A maior parte das reclamações diz respeito a falhas no abastecimento de água.

De passagem pelo município em virtude da visita do governador Jerônimo Rodrigues nesta quarta-feira (13), o presidente da Embasa, Gideone Almeida, falou em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar sobre o assunto.

Ele explicou que a Adutora do Algodão, que abastece a região, capta água do Rio São Francisco. Trata-se de uma adutora extensa e com diversas estações elevatórias distribuídas ao longo de quilômetros. “Essa adutora foi projetada inicialmente para atender um conjunto de municípios, porém, com a crise hídrica, expandimos esse atendimento para diversos outros municípios”, relatou.

Diante dessa expansão e da vulnerabilidade caracterizada pela pressão da demanda, Almeida destacou que a Embasa realiza paradas programadas para reparos e paradas emergenciais por quebramentos. Para solucionar os problemas, ele informou que a concessionária está contratando um projeto para duplicação da Adutora do Algodão. A proposta é melhorar o abastecimento e solucionar as falhas na região atendida pelos próximos 20 anos.

O projeto também prevê o desuso da captação de água no manancial de Ceraíma, visto que os agricultores do perímetro irrigado já possuem suas demandas particulares com relação ao reservatório.

Por ora, Gildeone garantiu que a Embasa disponibiliza todo aparato necessário, em termos de equipes e de equipamentos, para corrigir as falhas constatadas no menor tempo possível. Questionado sobre a solução definitiva para o problema na região, o presidente respondeu que, de fato, é a duplicação da adutora, cujo projeto será finalizado em 2027. Segundo salientou, é uma obra cara, estimada em mais de R$ 500 milhões, e que será implementada a longo prazo.

Comentários

    Ainda não há comentários. Seja o primeiro!

Comentar notícia

Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google podem ser aplicáveis.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013