Tag

#acheisudoeste

244 notícia(s) encontrada(s)
Iuiu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Iuiu: Discussão entre colegas de trabalho termina com garrafada na cabeça em bar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma discussão entre dois colegas de trabalho, ambos de 25 anos, terminou em violência na noite deste domingo (21), no distrito de Pindorama, em Iuiu. O desentendimento ocorreu em um bar localizado na Avenida Etelvino Santana e mobilizou a Polícia Militar após testemunhas presenciarem a agressão.

De acordo com informações do 17º Batalhão da Polícia Militar (BPM) repassadas ao site Achei Sudoeste, a guarnição foi acionada por populares e, ao chegar ao estabelecimento, encontrou uma das partes com um corte profundo na cabeça. O ferimento teria sido provocado por uma garrafada desferida pelo colega durante a briga. Diante da gravidade da situação, o próprio proprietário do bar socorreu a vítima e a conduziu ao hospital municipal.

Após colher as características do agressor com as testemunhas, os policiais iniciaram diligências pela região e conseguiram localizar o suspeito. O homem recebeu voz de prisão e, logo após a alta médica da vítima, ambos foram encaminhados e apresentados na Delegacia Territorial de Guanambi, onde o caso foi registrado como lesão corporal e segue sob investigação.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homenagem inspira artesão a confeccionar coração saindo de pedra em Macaúbas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O artista plástico Robério Defensor é quem está esculpindo um coração de mármore azul em frente à Igreja Matriz, na cidade de Macaúbas. O monumento busca simbolizar o mármore azul, mineral raro que é extraído na região.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o artesão disse que foi contratado pela Prefeitura Municipal para limpar e criar uma escultura em formato de coração humano no mármore. O artista explicou que o coração é inspirado no seu filho, que faleceu recentemente aos 24 anos em um acidente de trabalho, além de uma simbologia dedicada a valorizar o minério local. “Quis ali eternizar o coração do meu filho, que há pouco tempo Deus chamou ele. Então, essa é uma forma de representá-lo e também valorizar a matéria-prima que nós temos”, relatou.

Robério detalhou que o seu método de trabalho consiste em retirar os excessos da rocha e dar vida, gradativamente, à obra, transformando-a em uma obra de arte. Há 27 anos trabalhando no segmento, ele vende suas peças de arte até para fora do país, como para Alemanha, Portugal, Rússia, Itália e Japão.

A posição estratégica de localização do monumento, em frente à Igreja de Nossa Senhora Conceição, foi pensada para manifestar a espiritualidade e a devoção da população à fé.

Malhada de Pedras
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem resiste à prisão e xinga PMs após dar 'cavalo de pau' em festa de Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um jovem de 26 anos foi detido nesta segunda-feira (15), após ser flagrado realizando manobras perigosas com um veículo durante uma tradicional cavalgada na zona rural de Malhada de Pedras. Segundo informou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) ao site Achei Sudoeste, o episódio, que causou tumulto entre os frequentadores do evento, terminou com o condutor algemado por embriaguez ao volante, desacato e resistência à prisão.

De acordo com o boletim de ocorrência, uma guarnição da PM realizava o policiamento preventivo da festa na Fazenda Guará quando avistou um veículo Gol, de cor branca, sendo conduzido de forma arriscada. O motorista realizava a manobra conhecida como “cavalo de pau” a poucos metros da viatura, colocando em risco a vida das pessoas que se aglomeravam no local. Ao ser abordado pelos policiais, o homem reagiu de forma agressiva, passou a proferir ofensas contra a equipe e resistiu fisicamente à ordem de parada.

Diante do comportamento hostil e da recusa em colaborar, os militares precisaram utilizar o uso progressivo da força e algemas para conter o suspeito e garantir a segurança de todos os presentes. Testemunhas que presenciaram a cena relataram que o jovem apresentava visíveis sinais de embriaguez, suspeita que foi confirmada posteriormente por meio de um exame clínico realizado no Hospital Municipal de Brumado.

Após receber o atendimento médico de praxe, o condutor foi encaminhado à Delegacia Territorial de Brumado, onde o caso foi registrado e as medidas cabíveis foram adotadas pela autoridade policial. O veículo utilizado nas manobras perigosas foi apreendido e levado para o pátio da delegacia.

Esportes
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Vitória supera o Fortaleza e volta a vencer a Copa do Nordeste após 16 anos Foto: Maurícia da Matta/Bahia Notícias

O rugido do Leão ecoou por toda a região! Após 16 anos, o Vitória voltou a ser campeão da Copa do Nordeste ao empatar com o Fortaleza por 1 a 1 neste sábado (6), diante de um Barradão lotado. Luiz Henrique abriu o placar para o Tricolor do Pici aos 27 minutos do 1° tempo, antes de Emmanuel Martínez, ex-Fortaleza, deixar tudo igual aos 26 da etapa final e Renato Kayzer, aos 45', garantir a taça pro Leão.

Nas contas rubro-negras, este foi o sexto título da competição da história do clube, considerando também o Troféu José Américo de 1976, torneio disputado antes da criação da Copa do Nordeste. As outras conquistas do Vitória vieram em 1997, 1999, 2003 e 2010, estas reconhecidas pela CBF. Desta forma, o Leão passa a dividir com o Bahia o posto de maior campeão da região, com cinco títulos oficiais da Copa do Nordeste para cada lado.

Agora, o Vitória entra em recesso devido à pausa do futebol brasileiro para a Copa do Mundo. O Leão voltará a campo apenas no fim de julho, diante do Remo, pela 20ª rodada da Série A. Isso porque o confronto da 19ª rodada contra o Vasco foi adiado em razão do compromisso da equipe carioca pela Copa Sul-Americana. As informações são do Bahia Notícias, parceiro do Achei Sudoeste.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito exalta Expo Guanambi e Feira de Negócios; alunos da rede municipal aproveitam dia no parque Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Uma grande estrutura foi montada para realização da Expo Guanambi e da 5ª Feira de Negócios no Parque de Exposições do município. Os eventos, considerados vitrines de negócios, acontecem na noite desta quarta-feira (13).

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o prefeito Arnaldo Azevedo, o Nal, falou sobre a satisfação de gerir a cidade neste momento ímpar. “É uma felicidade imensa estar como prefeito de Guanambi e ter a oportunidade de fazer a abertura na noite de hoje, se Deus permitir, dessa grande festa, a Exposição Agropecuária, que é uma tradição da nossa cidade”, declarou.

Após um período de quase 10 anos suspensa, a promoção da Exposição Agropecuária foi alavancada pela prefeitura com o apoio da iniciativa privada. “Isso era um sonho pra toda população”, avaliou Nal.

Prefeito exalta Expo Guanambi e Feira de Negócios; alunos da rede municipal aproveitam dia no parque Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Para comemorar o retorno do evento, alunos da rede municipal de ensino foram convidados a conhecer o parque de exposições e se divertir no local por um dia. O gestor salientou que a ação busca contemplar crianças de baixa renda com acesso aos brinquedos do parque de diversões. “Nós firmamos contrato com a empresa para disponibilizar passaporte gratuito, pelo período de duas horas, para as crianças se divertirem em todos os brinquedos. Fico muito feliz de realizar ações como essa, principalmente para pessoas que não teriam acesso”, disse.

Cada aluno recebeu um kit com lanche completo e água para alimentação durante o passeio. “A criançada gostou muito”, comemorou o prefeito.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Família faz apelo para tratar jovem com síndrome rara em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em Brumado, a família de Islane Cristina Dias de Oliveira está mobilizando uma campanha para angariar recursos para o tratamento da jovem. Ela sofre com a Síndrome de Stevens-Johnson (SSJ), que é uma reação alérgica rara, grave e potencialmente fatal, geralmente causada por medicamentos, como antibióticos e anticonvulsionantes, ou infecções.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Glesia Milena Lima relatou que, no início do mês de abril, a jovem descobriu que era portadora da síndrome rara após um quadro de convulsões. Ela chegou a ir parar na sala vermelha do Hospital Municipal devido à gravidade do seu caso. “O médico passou um remédio pra não convulsionar mais e disse que tinha de passar no neuro. No outro dia, deu alta e ela passou a tomar o remédio em casa”, afirmou.

No dia seguinte, segundo Glesia, a jovem passou a apresentar outros sintomas relacionados à Síndrome de Stevens-Johnson, como dor de garganta e ardências nos olhos. Ela voltou ao hospital, onde foi novamente medicada e liberada. O caso se agravou e Islane teve uma grave reação alérgica, com muitas manifestações pelo corpo e rosto. “É uma reação de ‘queimadura’ causada pelo próprio remédio. O mais atingido são os olhos, a boca e a parte genital”, explicou Glesia.

Quando foi mais uma vez levada ao Hospital Municipal, Islane teve o diagnóstico da síndrome. Hoje, ela encontra-se internada na UTI em estado estável, com suporte avançado. Glesia disse que o tratamento é longo e exige apoio com diversos especialistas, incluindo dermatologista.

Como a família não tem condições de arcar com os custos de todo acompanhamento, a família pede a ajuda da comunidade. Quem quiser colaborar, pode doar qualquer quantia através da chave pix (77) 99857-0165.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pasteleiro que teve pernas amputadas ganha triciclo elétrico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, o pasteleiro conhecido como Fera foi presenteado através de uma corrente de solidariedade com um triciclo elétrico. Fera teve as pernas amputadas após um acidente.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ele falou sobre o sentimento de liberdade ao poder circular pelas ruas da cidade com o triciclo elétrico. “Eu agradeço a todo esse pessoal. Não vou citar nomes porque foi muita gente. Que Deus proteja a todos eles. Estou muito feliz e contente”, afirmou.

Fera chegou a ficar um período de 4 anos sem poder sair de casa devido à limitação em sua mobilidade. Agora, com o veículo, ele disse que terá autonomia para resolver os seus compromissos pessoais e profissionais. “Vou fazer tudo o que eu puder fazer. Esse triciclo significa independência pra mim”, completou.

Pasteleiro que teve pernas amputadas ganha triciclo elétrico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Satisfeito, Fera conseguiu rapidamente se adaptar ao triciclo. Para o futuro, ele pretende instalar um som automotivo no veículo para trabalhar com propaganda volante pelas ruas da cidade. “Agradeço a todo mundo pela força”, reforçou.

Encabeçando ao grupo de amigos que deu início a essa corrente do bem, Robson Lima relatou que muitas pessoas se sensibilizaram com a situação de Fera e decidiram colaborar. “Nos reunimos, fizemos as doações e chegamos ao nosso objetivo com muito esforço. É uma alegria poder ajudar a um amigo”, falou.

O veículo elétrico custou mais de R$ 10 mil. A proposta é que Fera possa ter autonomia para ir e vir e também adquirir independência financeira trabalhando com propaganda volante.

Paramirim
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Cachorro morre atropelado por ônibus escolar e gera indignação em Paramirim Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um episódio de violência contra animais chocou os moradores de Paramirim, na tarde desta segunda-feira (4). Um cachorro morreu após ser atropelado por um ônibus escolar. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o caso, ocorrido por volta das 17h11, ganhou grande repercussão nas redes sociais após a divulgação de imagens de câmeras de segurança que registraram o momento exato da colisão. No vídeo, é possível observar o veículo realizando uma manobra na via e, em seguida, passando por cima do animal, que estava deitado tranquilamente às margens da avenida.

A denúncia foi trazida a público pela moradora Marília Grabriele Bezerra, que presenciou o ocorrido e utilizou as redes sociais para manifestar sua revolta. Segundo o relato de Marília, o motorista do coletivo, que realiza o transporte de estudantes na região, não parou para prestar socorro ou verificar o estado do animal após o impacto. “Acabou de acontecer um absurdo na frente da loja. Um ônibus da prefeitura passou por cima de um cachorro, não parou, nem nada”, afirmou a testemunha, visivelmente abalada. Ela relatou ainda que o animal não morreu instantaneamente, chegando a agonizar na pista logo após a passagem do veículo.

O impacto emocional entre os vizinhos e defensores da causa animal na cidade foi imediato. Saadia Karoline, outra moradora da região, classificou o episódio como um ato de extrema crueldade e questionou a conduta do condutor. Para Saadia, a análise das imagens sugere que o atropelamento poderia ter sido evitado, uma vez que o ônibus teria atravessado a pista para realizar a manobra no ponto exato onde o cão descansava. “O animal estava deitado, ele foi brutalmente assassinado. Essas imagens são o retrato do que está se tornando a humanidade. Animais em situação de rua não são coisas, são vidas”, desabafou.

Até o fechamento desta matéria, a prefeitura de Paramirim não havia emitido nenhum posicionamento oficial sobre o caso ou sobre a identidade do motorista envolvido.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Orquestra Adventista de Jequié se apresentará pela primeira vez em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Pela primeira vez, a Orquestra Adventista de Jequié se apresentará na cidade de Brumado a convite da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A apresentação especial acontece no próximo final de semana.

Ao site Achei Sudoeste, o pastor Breno Mendes destacou que tudo está sendo preparado com muito carinho para presentear a comunidade brumadense. A renomada orquestra é composta por 55 pessoas. “Será algo extraordinário”, antecipou.

A apresentação será realizada na Praça Coronel Zeca Leite, neste sábado (17), a partir de 17h. O pastor explicou que a orquestra costuma viajar de cidade em cidade para esse tipo de turnê. “Agora é a vez de Brumado, mas muitas cidades da Bahia já receberam esse trabalho, que acontece há alguns anos”, completou.

As turnês buscam abençoar a comunidade com louvores e incentivar a prática religiosa através da música. Toda população está convidada a prestigiar a iniciativa, que é inteiramente gratuita. “A expectativa é muito grande. Uma atmosfera bacana e bem alegre. Todos estão convidados a assistir”, resumiu o pastor.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Ministério Adventista forma congregação com 95 internos batizados no Conjunto Penal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O trabalho de ressocialização desenvolvido no Conjunto Penal de Brumado também inclui a atuação de instituições religiosas junto aos internos. Na unidade, a Igreja Adventista formou o Ministério Carcerário Adventista, composto hoje por 95 detentos batizados.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, José Márcio, que coordena o Ministério Carcerário Adventista, ressaltou que a assistência religiosa praticada dentro da unidade tem promovido o bem-estar emocional e espiritual dos internos.

O trabalho de evangelização pública ocorre na área do banho de sol, aos sábados. Dentro das possibilidades operacionais do complexo, todos os ambientes são percorridos em pregação.

Segundo Márcio, o evangelismo público é acompanhado por um trabalho de manutenção, que auxilia os internos no aprendizado teológico e espiritual. A ideia é que, no dia a dia da convivência na prisão, eles consigam colocar em prática a palavra de Deus. Os resultados têm sido promissores no sentido de melhorar o comportamento dos detentos dentro do Conjunto Penal.

O Ministério Carcerário Adventista atua na unidade desde o ano de 2023.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Companhia aérea estuda implantar voo direto entre Guanambi e São Paulo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A companhia aérea Gol Linhas Aéreas estuda a possibilidade de implantar um voo ligando o município de Guanambi, à cidade de São Paulo.

A possibilidade da nova rota foi divulgada durante o programa Jornal da Cidade, na Rádio Cultura FM, parceria do Achei Sudoeste. Segundo informações, a empresa avalia a viabilidade da operação, que pode facilitar o deslocamento de passageiros entre o sudoeste baiano e a capital paulista.

Caso o projeto seja confirmado, o novo voo deve beneficiar moradores de diversos municípios da região, reduzindo o tempo de viagem e ampliando as opções de deslocamento para quem precisa viajar a trabalho, estudo ou tratamento de saúde.

Além da mobilidade, a expectativa é que a nova ligação aérea também contribua para fortalecer o comércio e estimular o desenvolvimento econômico regional.

Até o momento, a companhia aérea ainda não divulgou detalhes sobre datas, frequência de voos ou início das operações.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Ônibus escolar desgovernado invade residência e escritório em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta segunda-feira (09), um grave acidente envolvendo um ônibus escolar foi registrado na Rua Piauí, na região da Praça Hélio Cotrim, popular pracinha do fogo, em Brumado.

No local, uma residência e um escritório comercial foram invadidos pelo veículo, que transporta alunos do Distrito de Ubiraçaba, mas estava vazio no momento do ocorrido.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Josezito Ferreira Porto, que teve a casa da mãe e o escritório invadidos, relatou que Deus o livrou de um acidente fatal. “Foi um susto muito grande. Eu costumo abrir a minha loja aqui às 7h, mas hoje Deus me livrou desse acontecimento porque seria fatal. Quando estava me dirigindo ao São Félix, meu genro ligou falando do acidente. Deus livrou eu e a minha mãe”, afirmou.

VÍDEO: Ônibus escolar desgovernado invade residência e escritório em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Imediatamente ele voltou para o local, onde encontrou a mãe em pânico, porém ilesa. “Graças a Deus, minha mãe, que tem 89 anos, está bem. Danos materiais a gente recupera. Ela está bem abalada e abatida”, completou.

O ônibus estava parado na praça, sem passageiros. O motorista preferiu não gravar entrevista, mas em off disse a nossa reportagem que parou o veículo na praça para tirar xérox de alguns documentos. Ao adentrar no recinto, percebeu o ônibus descer a via desgovernado. Ele garante que adotou todas as medidas de segurança e ainda tentou entrar no coletivo em movimento para acionar o freio, mas não conseguiu.

Porto cobrou que esse tipo de veículo tem de passar por revisões periódicas para evitar acidentes dessa natureza. “Já pensou se esse ônibus tivesse cheio de alunos? Seria fatal. Não se pode colocar qualquer tipo de ônibus para transportar vidas. Como puxa o freio de mão e não trava?”, questionou.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Achei Sudoeste ganha novo layout e agora conta com mais acessibilidade e interatividade

O portal do Achei Sudoeste apresenta um layout novo neste início de ano. Mais moderno e dinâmico, o site propõe aos leitores melhor acessibilidade e maior possibilidade de interação.

Entre as mudanças, estão a modernidade do design e as funcionalidades alinhadas com as necessidades dos usuários. Agora, o layout segue desenhado de forma totalmente personalizada, com destaque para a inovação e a praticidade dos cliques.

Com a mudança, o novo portal também passa a contar com itens de acessibilidade, como a possibilidade de ouvir as notícias. Basta clicar no menu “Ouvir Notícia” para escutar a narração automática do fato noticiado. A proposta é transformar o portal em uma página acessível e fazer com que diferentes pessoas possam compreender o conteúdo de maneira autônoma. A mudança é fundamental para pessoas com deficiência visual ou neuroatípicas com dificuldade de leitura.

Nas redes sociais, o site está ainda mais presente com o objetivo de estreitar os laços com os leitores, ouvir as demandas da população e interagir de forma positiva.

Com mais de 20 anos de história, o Achei Sudoeste está sempre em busca de aprimorar os seus serviços, oferecendo qualidade e credibilidade na missão de informar.

O editor chefe do Achei Sudoeste, Kauê Souza, destacou que o novo layout tem como referência os grandes portais de notícias do país. Ele ressaltou que a maneira de consumir a informação evoluiu ao longo dos anos e o site se mantém sempre em busca de inovação. “Queremos atender as necessidades dos leitores, tornando a experiência de leitura no site fluida, prazerosa e fácil. A ideia é evoluir, otimizar os serviços e oferecer ferramentas personalizadas para a fidelização do usuário”, declarou.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sistema Bravo é responsável pela informatização da Rede Municipal de Educação de Guanambi Foto: João Roberto/Achei Sudoeste

Criado em 2014 pelas empresas WSouza Sistemas e Lyceu Educacional, o Sistema Integrado Bravo desde 2020 é responsável pela informatização da Rede Municipal de Educação de Guanambi, a 141 km de Brumado. A matrícula informatizada, bem como todo o controle e acompanhamento acadêmico, é de responsabilidade das empresas, em parceria com a Aqualis, empreendimento de tecnologia conceituado em toda região sudoeste. Segundo a direção da Bravo, em tempos de notícias falsas, é fundamental mostrar à comunidade guanambiense que o sucesso deste trabalho não se deve a aproveitadores que querem colher os frutos do sucesso alheio. “De nossa parte, reiteramos o compromisso de continuarmos firmes na parceria com a Aqualis, servindo à Secretaria Municipal de Educação de Guanambi, bem como às escolas municipais e a toda comunidade guanambiense”, destacou.

Ituaçu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Agricultores de Ituaçu e Lagoa Real contam com o benefício do Garantia-Safra Foto: Divulgação/SDR

Neste mês de janeiro de 2022, foram autorizados os pagamentos do benefício do Garantia-Safra de mais quatro municípios baianos, totalizando, na Safra 2020/2021, 169.696 famílias beneficiadas, de 150 municípios. Passaram a integrar a folha de pagamento: Casa Nova, Ituaçu, Lagoa Real e Umburanas, mediante a comprovação de perdas, em seus plantios, referente à Safra Verão, por estiagens ou excesso de chuvas. O valor total para os pagamentos é de R$ 144,2 milhões, sendo destinado a cada agricultor e agricultora o valor de R$850. Os pagamentos, dos quatro últimos municípios incluídos, foram autorizados após pedidos de revisão das análises, solicitados pelos municípios e encaminhados ao Comitê Gestor do programa, no MAPA, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), que coordena o Garantia-Safra na Bahia. A ação é executada em parceria com a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e outras instituições públicas e organizações sociais. Ainda estão em análise das perdas de safra os municípios de Baianópolis, Cocos, Érico Cardoso, Gentio do Ouro, Macaúbas e Pilão Arcado. “A Bahia se mantém em destaque nacional na operacionalização do programa Garantia-Safra com o maior número de adesões, menor índice de inadimplência e maior número de famílias beneficiadas. O Garantia-Safra é uma importante política pública destinada a agricultores familiares que tiveram a perda de safra comprovada, em consequência do déficit ou excesso hídrico. O benefício viabiliza, por meio de comprovação de perdas de safra, a indenização da área plantada garantindo recursos financeiros que mitigam os impactos causados por essas perdas”, destaca o superintendente da Suaf, Vinícios Videira.  As indenizações são pagas com os recursos da União, dos Estados, dos Municípios e dos próprios agricultores. Exclusivamente, na Bahia, o Governo do Estado subsidia 50% dos aportes municipais e das contribuições dos agricultores.

Vitória da Conquista
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Covid-19: Hospital Geral de Vitória da Conquista não está recebendo pacientes devido à superlotação Foto: Divulgação/Sesab

O Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), a 132 km de Brumado, não está recebendo pacientes diagnosticados ou suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com um comunicado divulgado pela direção da unidade, o motivo é a superlotação. Segundo a direção, tem pacientes nos corredores e recepção da emergência. Sem leito disponível na Sala Vermelha, leito de IAM também ocupado. No momento, sem pontos de oxigênio disponíveis, sem ventilação mecânica, sem vaga em Sala Vermelha, sem Leitos Covid, Isolamento e Sala de Medicação. Estamos trabalhando no limite da capacidade logística da unidade”, informou. A direção informou que há impossibilidade física e de equipe para o recebimento e manejo adequado de novos pacientes. “Solicitamos o encaminhamento dos pacientes para outras unidades da Rede SUS”, pediram.  

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: PM apreende acessórios e cosméticos falsificados dentro de ônibus Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Por volta de 9h da última terça-feira (25), durante fiscalização de rotina na garagem da Novo Horizonte, em Brumado, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreenderam uma quantidade considerável de produtos falsificados que estavam em um ônibus com linha São Paulo (SP) a Barra do Mendes (BA). Várias bolsas falsificadas de marcas conhecidas foram encontradas. Além disso, diversos cosméticos estavam sem nota fiscal. Os responsáveis pelos produtos falsificados e sem nota fiscal foram identificados e responderão por crimes contra a ordem tributária, econômica e as relações de consumo. Todo material foi encaminhado à sede da 20ª Coorpin de Brumado e entregues ao delegado de plantão.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo federal concede reajuste de 33% para os professores Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (PL) autorizou, nesta quinta-feira (27), o aumento do piso salarial dos Profissionais do Magistério Público da Educação Básica. De acordo com o Brasil 61, o reajuste, segundo informações, ficou no valor de 33,24% Desta forma, a categoria receberá R$ 3.845,63. “É com satisfação que anunciamos para os professores da educação básica um reajuste de 33,24% do piso salarial. Esse é o maior aumento já concedido pelo Governo Federal, desde o surgimento da Lei do Piso”, afirmou Bolsonaro em uma rede social. O aumento leva em consideração o valor, por aluno, pela variação da inflação nos últimos dois anos, conforme prevê a Lei do Magistério. Segundo o presidente, mais de 1,7 milhão de professores de estados e municípios, que lecionam para mais de 38 milhões de alunos nas escolas públicas, serão beneficiados.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado: Secretaria de Saúde já solicitou reabertura de leitos Covid-19 e aguarda Sesab Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há duas semanas, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, solicitou da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) a reabertura de leitos Covid-19, de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário disse que a estrutura da UTI Covid não foi desmobilizada e, portanto, continua pronta para atendimentos aos pacientes que desenvolvem a forma grave da doença. “A gente espera que o Estado nos dê essa devolutiva positiva para que possamos reativar essa unidade em nosso município. Já fizemos a nossa parte, encaminhamos toda documentação, e esperamos que a Sesab nos dê um parecer positivo para colocar a UTI em funcionamento. Agora resta aguardar”, destacou. No momento, 4 pacientes estão internados no Hospital Professor Magalhães Neto diagnosticados com a doença. Em caso de uma resposta afirmativa da Sesab, a secretaria do município irá contratar uma empresa para gestão da UTI Covid.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Acompanhe o Achei Sudoeste no Facebook, Instagram e Twitter

O Achei Sudoeste se insere cada vez mais nas redes sociais como uma extensão para difundir as notícias publicadas no portal. Através do nosso Twitter (clique aqui), o internauta ficará muito bem informado, poderá comentar as notícias e conferir a repercussão das postagens. E a interatividade não para por aí. No Facebook (clique aqui), o internauta também vai saber tudo sobre Brumado e a região sudoeste da Bahia. Por meio do Instagram, todos vão poder acompanhar as notícias em tempo real (veja aqui). Não perca tempo e comece a acompanhar o site Achei Sudoeste pelas redes sociais!

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Policiais da 34ª CIPM prendem homem acusado de tráfico de drogas em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última quarta-feira (26), policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) cumpriram um mandado de prisão em desfavor de um traficante de drogas em Brumado. O foi conduzido à delegacia e entregue às autoridades para adoção das medidas cabíveis. O crime de tráfico de drogas, tipificado no Art. 33 da Lei nº 11.343/06, prevê pena de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Anvisa libera a venda de autotestes de Covid-19 no Brasil Foto: Myke Sena/Ministério da Saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta sexta-feira (28) o uso de autotestes de Covid-19 no Brasil. A decisão foi divulgada após votação da Diretoria Colegiada da agência a partir da análise da solicitação e envio de informações complementares pelo Ministério da Saúde. Com essa autorização, fica permitida a comercialização dos testes em farmácias e estabelecimentos de saúde. Os exames podem ser feitos pela pessoa em casa e permitem realizar o acompanhamento da doença. A agência ressaltou que os testes não são conclusivos para o diagnóstico. De acordo com a CNN Brasil, até o momento, votaram a favor os diretores Cristiane Rose, Romison Rodrigues Mota e Alex Machado Campos. A decisão acontece por maioria simples dos votos. A diretora Meiruze Sousa Freitas realiza o voto neste momento.

Barra da Estiva
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso com drogas durante patrulhamento rural em Barra da Estiva Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em patrulhamento rural na cidade de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado, uma guarnição da Cipe Sudoeste abordou um indivíduo em atitude suspeita. Com ele, foram encontrados: 04 pés de canabis sativa; 01 recipiente de vidro contendo 57 gramas de canabis sativa; 01 recipiente de vidro contendo 5 gramas de sementes de canabis sativa; 01 balança digital de precisão; 01 documento de identidade e 01 carteira de habilitação. O homem e todo material foram encaminhados à delegacia a fim de serem adotadas as medidas cabíveis ao caso.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Filho de vice-prefeito é nomeado em Serra do Ramalho e MP aponta nepotismo Foto: Divulgação

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou um caso de nepotismo e recomendou que a prefeitura de Serra do Ramalho, no oeste da Bahia, anule, no prazo de 20 dias, a nomeação de servidor Luiz Henrique Costa Reis, filho do atual vice-prefeito José Aroldo Muniz dos Reis. Além, deve ser anulada a nomeação de todos os ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança ou contratados temporariamente que sejam cônjuges, companheiros ou parentes por linha direta, colateral ou afinidade, até terceiro grau, da autoridade nomeante ou de outro servidor da mesma pessoa jurídica. A promotora de Justiça Amanda Buarque Bernardo, autora da recomendação, afirma que o “nepotismo constitui ofensa aos princípios constitucionais da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa por meio da nomeação de familiares para o exercício de cargos públicos”. Ela pontua ainda que a existência de ocupantes de cargos que possuam relação familiar com autoridade nomeante ou outros servidores da mesma pessoa jurídica “pode representar violação aos princípios da impessoalidade, moralidade e eficiência administrativa”.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito de Brumado aponta desaceleração da economia na Bahia Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Em sua live semanal, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido), apresentou um documento mostrando a desaceleração da economia da Bahia nos últimos anos. Nele, o gestor pontuou a diminuição do tamanho do estado e a perda do seu protagonismo frente ao desenvolvimento socioeconômico nacional. “Dos 200 maiores grupos econômicos nacionais nenhum tem sede na Bahia. Na área do varejo, temos somente 7 empresas entre as 300 maiores do país, sendo 4 supermercados. No ranking da competitividade entre os estados, a Bahia aparece apenas no 20º lugar. Também caímos do 6º para o 7º lugar no PIB dos estados”, relatou. Por fim, o prefeito também enfatizou que a Bahia está perdendo importância na Federação, econômica, territorial e politicamente. “O que cresce é somente a crise social”, salientou.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013