Tag

#governodabahia

85 notícia(s) encontrada(s)
Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homologada licitação de R$ 60 milhões para asfaltar BA-617 entre Condeúba e Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra) oficializou, nesta sexta-feira (26), o resultado da licitação para as obras de pavimentação na rodovia BA-617. O projeto abrange uma extensão de 51,49 quilômetros, ligando o entroncamento da BA-263, no município de Condeúba, ao entroncamento da BA-026, em Caculé. A melhoria na malha rodoviária promete otimizar o fluxo de veículos e o escoamento de produção na região sudoeste do estado.

A empresa Construtora Gil Ferreira Ltda. foi declarada vencedora do certame, realizado sob a modalidade de concorrência eletrônica (Nº 014/2026). O critério de julgamento adotado foi o de maior desconto, resultando em um valor total contratado de R$ 60.705.082,10. O processo administrativo corre sob o número 024.2058.2026.0002921-18.

O resultado do certame já foi devidamente homologado e o objeto adjudicado pelo secretário de Infraestrutura da Bahia, Saulo Pontes, com base no Decreto Estadual nº 22.885/2024. A publicação oficial foi liberada autorizando o início dos trâmites para a assinatura do contrato e ordem de serviço.

Macaúbas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Em clima de festa, Macaúbas entrega nova UPA e cobra apoio do Governo do Estado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O prefeito de Macaúbas, Aloísio Rebonato, entregou na última sexta-feira (19), a obra de requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Áureo de Oliveira Brandão. O equipamento, que agora conta com todos os seus setores e aparelhos em pleno funcionamento, carrega um histórico de idas e vindas que simboliza os gargalos da saúde pública na região. Parcialmente concluída em 2012 e inaugurada de forma apenas “simbólica” na época, a unidade passou seis anos fechada até começar a atender de fato a população em 2017, culminando agora em sua reestruturação completa. Para reforçar ainda mais a assistência aos moradores e a eficiência nos resgates, o município recebeu também duas novas ambulâncias durante o ato de reinauguração.

O tom de desabafo e a cobrança ganharam força no discurso do secretário de Saúde de Macaúbas, Arlen Santos. Em uma fala classificada pelos presentes como didática, técnica e corajosa, ele expôs a angústia diária de gerir a pasta e disparou duras críticas à gestão estadual, afirmando categoricamente que o município vive “perseguido pelo governo da Bahia”. Santos ressaltou o peso de carregar sozinho a responsabilidade pela saúde de uma população de 53 mil habitantes, além de frequentemente absorver demandas de cidades vizinhas, citando como exemplo o socorro imediato prestado a pacientes de Ibipitanga após o hospital daquele município sofrer um incêndio. Na oportunidade, ele agradeceu a confiança do prefeito e o suporte logístico do secretário de Administração, Roger Figueiredo.

Aloísio o subiu ao palco para celebrar a conquista e agradecer o empenho de sua equipe de secretários, servidores e vereadores da base aliada. Rebonato não poupou críticas ao isolamento político sofrido pela atual gestão e ressaltou a árdua missão de manter o município operando plenamente sem o suporte financeiro e institucional dos governos do Estado e Federal. O gestor fez questão de registrar sua gratidão aos aliados que têm estendido a mão a Macaúbas na articulação de recursos para a saúde local.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bahia investe recorde de R$ 45 milhões na segurança para os festejos de São João Foto: Divulgação/SSP-BA

A Bahia se prepara para vivenciar as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro com o maior esquema de segurança da sua história. O Governo do Estado anunciou um investimento recorde de R$ 45 milhões em tecnologia, infraestrutura e pessoal para a "Operação São João". Como parte desse esforço, o governador Jerônimo Rodrigues entregou três novos helicópteros, avaliados em R$ 101 milhões, destinados às Polícias Militar e Civil e ao Corpo de Bombeiros Militar, ampliando drasticamente a capacidade de monitoramento aéreo e a agilidade em emergências durante o período junino.

A megaoperação mobilizará 27 mil profissionais de segurança, incluindo policiais civis e militares, peritos e bombeiros, que atuarão na capital, em 11 municípios da Região Metropolitana de Salvador e em mais 271 cidades do interior. A estrutura montada conta com um forte aparato tecnológico: serão utilizadas 2.800 câmeras — sendo 711 equipadas com o sistema de reconhecimento facial —, 104 drones, 1.500 rádios de comunicação móvel de última geração (LTE) e 608 detectores de metal. Além disso, 363 estruturas físicas foram instaladas para abrigar postos policiais, portais de abordagem e espaços integrados com órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública.

A mobilização também contempla o fortalecimento das ações de inteligência com o uso de 39 novas viaturas e 10 Plataformas de Observação Elevadas (POEs). Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, esses recursos vão otimizar o combate à criminalidade e garantir a proteção de moradores e turistas em municípios estratégicos do interior, como Jequié, Juazeiro, Santo Antônio de Jesus e Vitória da Conquista. Para dar suporte à população, o Disque Denúncia (número 181) funcionará gratuitamente e em regime de plantão 24 horas, assegurando o anonimato absoluto de quem precisar acionar o serviço.

O policiamento aéreo ganhará um desenho estratégico para cobrir os principais polos festivos do estado. O Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros, com o reforço da nova aeronave Fênix 02, atuará em salvamentos, resgates aeromédicos e combate a incêndios. Paralelamente, o Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) operará em três frentes com quatro aeronaves. Enquanto Salvador manterá dois helicópteros e um avião para missões complexas, duas bases avançadas estarão ativas no interior — uma em Santo Antônio de Jesus, cobrindo o Recôncavo Baiano, e outra na Chapada Diamantina —, garantindo tempo de resposta rápido e maior sensação de segurança em áreas de grande fluxo.

Riacho de Santana
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Riacho de Santana ganha escola de tempo integral e terá novo complexo de R$ 30,9 milhões Foto: Mateus Pereira/SEC

O Governo da Bahia entregou, neste sábado (20), a ampliação e modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral Sinésio Costa, em Riacho de Santana. Com um investimento de R$ 6,6 milhões, a unidade é a 151ª escola modernizada pelo Estado, beneficiando diretamente 873 estudantes do Território de Identidade do Velho Chico.

A nova estrutura foi planejada para fortalecer o modelo de ensino em tempo integral. A unidade agora conta com 19 salas de aula climatizadas, restaurante estudantil para 100 pessoas, teatro com 200 lugares, subestação de energia e guarita. Durante a inauguração, animada pela sanfona do estudante João Harley Rocha Neves, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a ampliação do tempo na escola garante reforço escolar, alimentação de qualidade e atividades culturais e esportivas.

Riacho de Santana ganha escola de tempo integral e terá novo complexo de R$ 30,9 milhões Foto: Mateus Pereira/SEC

Entre as novidades da instituição está o Quiosque de Leitura Professora Rita Batista da Silva, um espaço ao ar livre projetado para aproximar os alunos do universo literário por meio de uma dinâmica que imita um “cardápio” de livros. O colégio também integra o Projeto de Agrofloresta, iniciativa que promove educação ambiental e produção agrícola sem agrotóxicos, voltada para a geração de renda familiar na região rural.

As ações fazem parte do Programa Bahia pela Paz, que utiliza a educação de tempo integral como ferramenta de inclusão social e prevenção à violência entre jovens em situação de vulnerabilidade. Consolidando os investimentos na região, o governador Jerônimo Rodrigues anunciou ainda a construção de uma segunda escola no município, orçada em R$ 30,9 milhões, que contará com 24 salas de aula, laboratórios e complexo esportivo completo.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governador da Bahia anuncia concurso para PM e Bombeiros com mais de 3,3 mil vagas Foto: Divulgação/20ºBBM

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, na manhã desta sexta-feira (19), a realização de novos concursos públicos e convocações para reforçar as forças de segurança da Bahia. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (20). O anúncio foi feito durante a cerimônia de formatura dos 1.441 novos policiais militares, realizada na Vila Militar do Bonfim, em Salvador.

Ao todo, serão abertas 2.500 vagas para soldados da Polícia Militar e 200 para oficiais da corporação. Para o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, serão ofertadas 600 vagas para soldados e 60 para oficiais. O governador também anunciou a contratação de 124 profissionais para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Além disso, serão convocados mais 72 policiais militares da reserva remunerada para atuação no Serviço de Telecomunicações (Stelecom), reforçando o grupo de 400 reservistas já convocados pelo Governo do Estado.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
São João Seguro: BA-148 passa por melhorias entre Brumado e Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com a proximidade dos festejos juninos e o consequente aumento no fluxo de veículos pelas estradas do interior da Bahia, o Governo do Estado intensificou os trabalhos de conservação e melhorias na malha viária regional. Entre os trechos prioritários contemplados pelas equipes de manutenção está a BA-148, uma rodovia estratégica que interliga os municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, funcionando como um dos principais acessos à região turística da Chapada Diamantina.

As intervenções são coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e integram um amplo programa de manutenção que alcança mais de mil quilômetros de estradas estaduais. Ao todo, 18 trechos considerados cruciais para o escoamento do tráfego festivo estão recebendo serviços preventivos. O objetivo do pacote de obras é garantir condições adequadas de trafegabilidade e circulação segura durante todo o período de comemorações de Santo Antônio, São João e São Pedro.

Na BA-148, as equipes atuam em uma extensão de aproximadamente 120,4 quilômetros. O foco principal das frentes de trabalho está na recuperação asfáltica e no reforço da sinalização horizontal e vertical. Essas ações visam proporcionar maior orientação aos condutores e elevar a visibilidade nas pistas, fatores indispensáveis para a redução do risco de acidentes de trânsito, especialmente em trechos sinuosos e durante viagens noturnas.

A preocupação com a infraestrutura se justifica pelos números. O período junino representa o pico de movimentação anual nas rodovias baianas e, de acordo com estimativas do Comando Especializado de Policiamento Rodoviário (CEPRv), o fluxo de veículos deve registrar um aumento de até 30% nos próximos dias. O incremento é impulsionado por baianos e turistas que se deslocam em direção às cidades que preservam os tradicionais polos de festas e atrativos naturais.

O secretário estadual de Infraestrutura, Saulo Pontes, ressaltou que o planejamento das ações foi estruturado para acolher o motorista com o máximo de conforto e segurança. Segundo o chefe da pasta, o governo atuou de forma cirúrgica nos pontos de maior desgaste para oferecer uma experiência de deslocamento positiva aos usuários, valorizando o período junino, que se consolidou como uma das épocas mais importantes para a economia, a cultura e o turismo da Bahia.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Salários de servidores estaduais da Bahia serão antecipados para o São João Foto: Joá Souza/GOVBA

Os servidores públicos estaduais da Bahia terão 40% do salário antecipado para o dia 20 de junho, devido ao período de festejos do São João. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (18), pelo governador Jerônimo Rodrigues.

 O chefe do Executivo baiano publicou a decisão em suas redes sociais. “Nossos servidores poderão aproveitar o recesso com mais tranquilidade”, afirmou. Os servidores que possuem conta no Banco do Brasil receberão os rendimentos no próximo dia 20, enquanto os vinculados a outras instituições financeiras poderão acessar o pagamento no dia 22.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora ganha veículos para pacientes de hemodiálise Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (15), o município de Livramento de Nossa Senhora foi contemplado com um micro-ônibus acessível para o transporte de pacientes e uma nova ambulância destinada ao atendimento da população.

A conquista, viabilizada pelo Governo da Bahia, foi entregue diretamente à prefeita Joanina Sampaio e à secretária municipal de saúde, Daniela Moura Sampaio.

Livramento de Nossa Senhora ganha veículos para pacientes de hemodiálise Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O novo micro-ônibus será utilizado no transporte de pacientes que realizam tratamento de hemodiálise na cidade de Brumado. Equipado com recursos de acessibilidade, o veículo oferece mais conforto, segurança e inclusão para pessoas com mobilidade reduzida. Já a ambulância zero quilômetro passará a integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, fortalecendo os serviços de transporte sanitário e ampliando a capacidade de atendimento à população.

A prefeita destacou a importância dos novos veículos para o fortalecimento da rede municipal de saúde, ressaltando que os investimentos representam mais qualidade de vida e dignidade para os pacientes que dependem diariamente dos serviços oferecidos pelo município.

Educação
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo do Estado entrega três novas escolas de tempo integral no oeste baiano Foto: Divulgação/SEC

Mais um dia histórico para a Educação da Bahia foi vivenciado pelas comunidades escolares de Correntina e Barra. Nesses municípios do Oeste baiano, o Governo do Estado realizou, nesta terça-feira (16), três novas entregas de unidades de ensino: Colégio Estadual de Tempo Integral de Correntina e Colégio Estadual de Tempo Integral Cenilda Selma Scherrer Stimer, no distrito de Vila do Rosário, ambos em Correntina, e o Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra. Com estas escolas, que contaram com um investimento total de R$ 92,9 milhões, já são 116 unidades de tempo integral inauguradas pelo governo estadual desde 2023.

Em Barra, município do Território de Identidade Velho Chico, o governador Jerônimo Rodrigues entregou o novo Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra aos 1.013 estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos - Ensino Médio (EJA Médio). A unidade conta com 36 salas de aula climatizadas, quatro laboratórios (Biologia, Física, Informática e Línguas), biblioteca, teatro (200 lugares), duas salas multifuncionais (dança e música), restaurante estudantil, quadra poliesportiva coberta e campo de futebol society com pista de atletismo, entre outros espaços voltados à formação integral dos estudantes.

Construída com um investimento de R$ 32,2 milhões pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Educação do Estado (SEC), a nova escola em Barra amplia a oferta de ensino em tempo integral e proporciona uma estrutura moderna para estudantes e profissionais da Educação. No ato de inauguração, o governador Jerônimo entregou também um ônibus escolar ao município, que comemora, nesta terça, 153 anos de emancipação política.

“Barra celebra esta data importante olhando para o futuro. Estamos entregando obras, ampliando serviços públicos e criando oportunidades para que a população tenha mais qualidade de vida. É um conjunto de ações que reafirma o compromisso do Governo do Estado com o povo do Velho Chico”, ressaltou o chefe do executivo estadual.

O secretário da Educação em exercício, Marcius Gomes, presente ao ato, acrescentou que já são mais de 700 unidades escolares em tempo integral em toda a rede estadual. “Este dado traz uma mensagem muito clara para as famílias dos baianos e baianas, do quanto é importante investir na Educação para transformar a vida dessa juventude. Falar em Educação é falar em oportunidades, ou seja, no acesso ao direito social, à cultura, à arte e à ciência. A entrega de mais três unidades escolares é uma reafirmação do compromisso deste governo em cuidar da juventude e garantir o processo de aprendizagem”.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jerônimo Rodrigues anuncia construção de CER IV em Brumado Foto: Divulgação/PMB

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta terça-feira (17) a construção do Centro de Referência Especializado em Cuidados e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (CER IV) em Brumado. O anúncio foi realizado durante cerimônia em Salvador.

Considerado o modelo mais completo de Centro Especializado em Reabilitação, o CER IV oferecerá atendimento integrado nas modalidades física, auditiva, visual e intelectual, ampliando significativamente a rede de assistência especializada na região.

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, participou da cerimônia e celebrou a conquista para o município. “Este é mais um grande presente para Brumado e para toda a nossa região. Estamos planejando o futuro da saúde, garantindo um espaço preparado para acolher, cuidar e promover mais dignidade às pessoas com deficiência e suas famílias”, destacou.

Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Brumado, a unidade será construída na Avenida Duarte Muniz, no Bairro Santa Tereza, como uma referência regional no atendimento especializado às pessoas com deficiência.

Além dos serviços de reabilitação física, auditiva, visual e intelectual, o complexo de saúde terá como foco o atendimento a pessoas com deficiência e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para isso, contará com equipes multiprofissionais formadas por médicos, psicólogos, terapeutas e outros especialistas, garantindo acompanhamento integral aos pacientes e suas famílias.

A obra, viabilizada por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), representa um importante avanço para a saúde pública regional. A expectativa é que o novo equipamento fortaleça a rede de cuidados especializados, reduzindo deslocamentos para outros centros e ampliando o acesso a tratamentos e serviços de reabilitação.

Saúde
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo do Estado investe R$ 8,8 milhões para fortalecer a saúde no São João da Bahia Foto: Jamile Amine/Saúde GOVBA

O Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), preparou um pacote de ações que soma R$ 8,8 milhões em investimentos para fortalecer a assistência à saúde durante os festejos juninos na capital e no interior. As iniciativas têm foco na prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e no atendimento a vítimas de acidentes com fogos de artifício e queimaduras, ocorrências típicas do período.

Em 2026, as medidas incluem a implantação de 16 estandes de testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, em Alagoinhas, Amargosa, Brumado, Cruz das Almas, Camaçari, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Eunápolis, Guanambi, Ibicuí, Irecê, Itabuna, Itapetinga, Seabra, Senhor do Bonfim e Serrinha, além da instalação de três postos de saúde, um na cidade de Ipirá e dois em Salvador, sendo um em Paripe e outro no Pelourinho.

Cada estande de testagem rápida para ISTs tem capacidade para realizar até mil exames por dia, e a expectativa é ultrapassar a marca de 70 mil exames durante os festejos juninos de 2026.

No São João de 2025, foram realizadas cerca de 56 mil testagens em 14 municípios. Deste total, foram identificados 602 casos positivos: 35 para HIV, 9 para hepatite B, 21 para hepatite C e 537 para sífilis. Entre os diagnosticados com sífilis, 194 pessoas iniciaram o tratamento imediato com aplicação de penicilina nos próprios estandes.

O número de exames realizados no ano passado representa um crescimento de 179% em relação a 2024, quando foram contabilizados 20 mil testes em sete postos de testagem. A ampliação da cobertura, a escuta qualificada dos usuários e a integração com outras estratégias de cuidado reforçam o compromisso do Governo do Estado com a promoção da saúde e o enfrentamento das ISTs na Bahia.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bahia aumenta número de desembargadores e amplia estrutura do Judiciário Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Bahia vai aumentar de 70 para 75 desembargadores em breve. O governador do estado, Jerônimo Rodrigues (PT), sancionou a lei que amplia a estrutura do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) - além do aumento do número de desembargadores da Corte, o texto cria novos cargos comissionados e funções gratificadas e reforça a estrutura administrativa dos gabinetes e cartórios integrados.

Trata-se da Lei nº 15.170, de 12 de junho de 2026, publicada no Diário Oficial do Estado de sábado (13). Ela entra em vigor desde já, com a publicação. O projeto tinha sido aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), no início do mês, após ter sido encaminhado pelo presidente do TJ-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano.

A Bahia ainda terá menos desembargadores do que estados como São Paulo (360), Rio de Janeiro (210), Rio Grande do Sul (170), Minas Gerais (150), Paraná (135) e Santa Catarina (96).

Com a mudança, a Corte passa a ter 75 desembargadores, ante os 70 previstos anteriormente na Lei de Organização Judiciária do Estado. A Presidência do tribunal continuará sendo exercida por um dos integrantes do tribunal, enquanto quatro desembargadores ocuparão os cargos de 1º e 2º vice-presidentes, corregedor-geral da Justiça e corregedor-geral do Foro Extrajudicial.

Além da ampliação da composição do tribunal, a nova legislação promove mudanças na estrutura administrativa do Judiciário baiano. Entre as alterações está o aumento para 18 cargos de Diretor de Secretaria de Câmara e para 25 cargos de Secretário-Adjunto de Câmara. A lei também cria 15 cargos de Supervisor Administrativo de Cartório Integrado, destinados a servidores efetivos do Judiciário com formação em Direito e indicados pelo juiz coordenador da unidade.

Segundo a legislação, caberá aos supervisores coordenar atividades administrativas dos cartórios integrados, padronizar fluxos de trabalho, acompanhar metas institucionais, monitorar o acervo processual e atuar como elo entre gabinetes e setores administrativos do tribunal.

A norma ainda cria 10 cargos de Assessor de Desembargador e cinco cargos de Assistente de Gabinete. Os assessores terão atribuições técnico-jurídicas, como elaboração de minutas de decisões e pesquisas de jurisprudência, enquanto os assistentes atuarão no apoio administrativo e no acompanhamento processual. Também foram criadas 35 funções gratificadas: 20 destinadas ao assessoramento jurídico e 15 voltadas ao assessoramento administrativo nos gabinetes dos desembargadores.

De acordo com a lei, as despesas decorrentes da ampliação da estrutura serão custeadas pelo orçamento próprio do Poder Judiciário estadual. A instalação dos novos gabinetes e o preenchimento dos cargos criados ficam condicionados à disponibilidade orçamentária e financeira.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Livramento de Nossa Senhora recebe R$ 40 milhões em investimentos do Governo do Estado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Nesta quinta-feira (11), durante agenda oficial realizada pelo Governo da Bahia no Parque de Exposições, em Salvador, foram autorizados importantes investimentos que prometem impulsionar o desenvolvimento do município de Livramento de Nossa Senhora.

Entre os anúncios de maior impacto está a autorização para a licitação da pavimentação asfáltica do trecho que liga o entroncamento da BA-152, na localidade de Tabuleiro, ao Distrito de Iguatemi. A obra está avaliada em R$ 36 milhões. A Prefeitura Municipal e o Governo do Estado atendem uma reivindicação antiga da comunidade. Aobra irá garantir mais segurança, mobilidade e melhores condições de tráfego para moradores, produtores rurais e motoristas que utilizam diariamente a via.

Na área da saúde, o município foi contemplado com um investimento de quase R$ 4 milhões destinado à modernização da rede elétrica do Hospital Municipal Dr. Ulysses Celestino da Silva. A intervenção permitirá adequações estruturais importantes para ampliar a segurança da unidade, melhorar o funcionamento dos equipamentos e fortalecer a capacidade de atendimento à população.

Outro benefício anunciado foi a cessão de um novo micro-ônibus para o transporte de pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio (TFD). O veículo chega para oferecer mais conforto, segurança e dignidade aos usuários que precisam se deslocar para outros centros de saúde em busca de atendimento especializado.

A prefeita Joanina Sampaio comemorou os investimentos e ressaltou a importância da parceria institucional construída em favor do município. “É um momento de muita alegria para Livramento. São conquistas importantes, aguardadas pela população, que chegam para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A estrada de Iguatemi, a reforma elétrica do hospital e o novo micro-ônibus representam avanços concretos para o nosso município. Agradeço à deputada Ivana Bastos e ao governador Jerônimo Rodrigues pelo compromisso e atenção com Livramento de Nossa Senhora”, destacou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo da Bahia anuncia megapacote de R$ 1,7 bilhão para 200 municípios Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinou um robusto pacote de investimentos que soma mais de R$ 1,7 bilhão para a infraestrutura viária, mobilidade e serviços públicos em diversas regiões do estado. O anúncio foi feito durante evento no Parque de Exposições, em Salvador.

As iniciativas beneficiam diretamente 200 cidades baianas por meio da liberação de 24 ordens de serviços, 56 licitações, 271 convênios e três acordos consorciais. De acordo com o chefe do Executivo estadual, o foco principal atende à maior demanda das prefeituras: a infraestrutura rodoviária (incluindo estradas vicinais e estaduais), além de melhorias em hospitais, escolas, creches e saneamento.

O montante bilionário foi distribuído estrategicamente entre as principais pastas do governo. A infraestrutura e mobilidade concentram a maior fatia do recurso, com R$ 595 milhões destinados a 52 ações imediatas, sendo 31 aberturas de licitação e 21 ordens de serviço. Entre as obras prioritárias está a pavimentação que liga a Lagoa da Boa Vista ao Vale do Paraíso, em Seabra, considerada essencial para o escoamento da agricultura familiar na região.

A área da saúde receberá R$ 356,7 milhões, aplicados em 40 convênios, uma nova licitação e na entrega de 17 veículos para o interior, incluindo 15 micro-ônibus para o programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). O principal marco da pasta é a abertura da licitação para a construção do novo Hospital Regional de Bom Jesus da Lapa, obra orçada em mais de R$ 100 milhões que visa descentralizar o atendimento de alta complexidade no Oeste baiano.

Na educação, o investimento de R$ 180 milhões será direcionado para 53 convênios. O destaque fica por conta da construção do Centro Multidisciplinar e Atendimento Educacional Especializado na cidade de Banzaê, voltado para o suporte a crianças neurodivergentes. Outros R$ 108 milhões foram assegurados para a execução de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário no interior.

O pacote ainda destina R$ 41 milhões para o esporte e lazer, R$ 13,3 milhões para o desenvolvimento rural (incluindo a reforma do Mercado Municipal de Bom Jesus da Serra), R$ 8 milhões para a construção de 50 casas populares em Jitaúna, além de verbas para o turismo em Maraú e Palmeiras, e sinalização viária pelo Detran em Pau Brasil. A gestão estadual garantiu que haverá um cronograma rigoroso de publicações no Diário Oficial para assegurar o cumprimento dos prazos nos próximos meses.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo da Bahia pavimentará o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú Foto: Rui Brandão/Seinfra

Importante destino turístico baiano, o acesso à localidade de Barra Grande, em Maraú, que faz a ligação com o entroncamento da BR-030, passará por obras de pavimentação em 6,2 km de extensão. Realizada pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), as ações terão o investimento previsto de R$ 20,1 milhões e beneficiarão na atração de mais visitantes para a Costa do Dendê, uma das zonas turísticas com maior fluxo de pessoas durante o ano, e atenderá mais de 25 mil moradores no município do Litoral Sul do estado. O processo licitatório para contratar a empresa a fim de executar os serviços foi iniciado com a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (09).

“O trecho asfaltado irá contribuir na ordenação do tráfego de veículos em Barra Grande, principalmente durante os períodos de alta estação, que são a temporada de verão e as férias de julho. São ações como essa na Costa do Dendê, região por onde passa cerca de 760 mil visitantes por ano, que reforçam o trabalho feito pelo Governo da Bahia nas rotas turísticas e se tornam vetores para o desenvolvimento econômico do estado”, analisa Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura, acrescentando que mais dois avisos de licitação para pavimentação também saíram do Diário Oficial do Estado.

Os 6,3 km do trecho entre o distrito de Angico e o povoado de Manguinhas, em Mairi, serão asfaltados na região da Bacia do Jacuípe. No Sudoeste Baiano, os 3,5 km do acesso à Caetanos, para quem vem da BA-959, também serão pavimentados. Ambas as obras fazem parte do programa para a interligação de distritos e povoados à malha pavimentada do estado. Nas três licitações, a abertura das propostas das empresas interessadas, que é a próxima etapa, ocorrerá em 01 de julho.

Livramento de Nossa Senhora
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Avião com ACM Neto perde altitude durante voo para Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O avião que transportava o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e uma comitiva de parlamentares baianos passou por momentos de intensa tensão na noite desta segunda-feira (8). A aeronave sofreu uma despressurização repentina e precisou perder altitude de forma brusca enquanto voava em direção à região sudoeste do estado. Além de ACM Neto, a bordo estavam os pré-candidatos ao Senado Angelo Coronel e João Roma, a deputada federal Roberta Roma e o deputado estadual Nelson Leal. Apesar do susto e do pânico generalizado entre os passageiros, o piloto conseguiu controlar a situação e ninguém ficou ferido.

De acordo com relatos dos próprios tripulantes, o incidente ocorreu quando faltavam cerca de dez minutos para o pouso programado em Brumado, de onde o grupo seguiria de carro para cumprir agenda política em Livramento de Nossa Senhora. O senador Angelo Coronel descreveu o momento como uma sensação de “queda livre” detalhando que as máscaras de oxigênio caíram automaticamente e o piloto foi obrigado a reduzir a altitude de 30 mil para 13 mil pés rapidamente, uma manobra padrão para garantir que todos pudessem respirar sem o suporte do sistema de pressurização.

Diante do problema técnico e da visibilidade reduzida pela noite, o comandante optou por abortar o pouso no interior e retornar imediatamente para a capital baiana. Foram cerca de 30 minutos de voo sob forte apreensão até que a aeronave tocasse o solo em Salvador em total segurança. Nas redes sociais, ACM Neto tranquilizou os apoiadores, agradeceu pelas mensagens de carinho e orações, e confirmou que todos os ocupantes passam bem após o contratempo técnico que forçou a interrupção da agenda no interior.

O governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se solidarizou com ACM Neto, juntamente com João Roma, Roberta Roma e Nelson Leal, que passaram por um pouso forçado do avião em que estavam. “Graças a Deus, todos que estavam a bordo estão bem”, escreveu o chefe do executivo estadual nas redes sociais.

De acordo com Rodrigues, quem faz política sabe dos riscos das viagens, e momentos como esse nos lembram que as vidas valem muito. “Que a disputa se dê sempre no campo do debate, das ideias e das propostas. Que todos sigam com saúde e segurança. Que Deus nos abençoe”, finalizou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Bahia reduz mortes violentas em mais de 20% de janeiro a maio de 2026 Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Entre janeiro e maio deste ano, a Polícia registrou uma queda de 20,3% dos crimes graves contra a vida (homicídio, latrocínio e lesão dolosa seguida de morte) em toda a Bahia. A capital baiana apresentou diminuição de 30,7%, enquanto Camaçari contabilizou queda de 41,8%, Feira de Santana fechou com redução de 12,9 e, em Juazeiro, as mortes violentas recuaram 49%. No Extremo Sul da Bahia, a Polícia registrou redução de 58,6% em Eunápolis e, na região do Médio Rio de Contas, diminuição de 28,6% no município de Jequié.

“A integração entre as Forças Policiais, atuando orientadas pela inteligência, garantido um combate permanente contra as facções, além das ações transversais do Programa Bahia Pela Paz foram fundamentais neste processo contínuo de diminuição das mortes violentas”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.

O Bahia pela Paz, Programa estratégico do Governo da Estado para prevenção e redução da violência letal, voltado a crianças, adolescentes e jovens, em situação de alta vulnerabilidade social, e suas famílias é uma das iniciativas que vem se consolidando e já tem contribuído para a queda dos índices de criminalidade.

As cidades de Senhor do Bonfim, São Sebastião do Passé, Acajutiba, Nova Soure e Igrapiúna apresentaram reduções de 100% das mortes violentas entre janeiro e maio de 2026. Ações integradas das Forças Estaduais e Federais da Segurança Pública resultaram em zero crime letal nos municípios.

Completam a lista das 30 cidades baianas com maiores quedas de mortes violentas em 2026: Dias D’Ávila, Paulo Afonso, Santo Amaro, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Ibotirama, Camamu, Valença, Ilhéus, Candeias, Alcobaça, Cachoeira, Iaçu, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Capim Grosso, Coaraci, Correntina e Serrinha.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'Para Cada Vida que Muda, Nasce uma Nova Bahia': Governo unifica campanhas e destaca impacto social

O Governo da Bahia adotou o conceito “Para Cada Vida que Muda, Nasce uma Nova Bahia” como o eixo central de suas frentes de comunicação. A estratégia unifica as narrativas de campanhas institucionais, de saúde, educação e entregas regionais, sob a premissa de que as grandes transformações estruturais do estado começam, fundamentalmente, na melhoria da realidade diária de seus habitantes.

De acordo com o coordenador de Publicidade da Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), Eduardo Bahia, a proposta busca ir além do anúncio tradicional de obras públicas. O objetivo é evidenciar o impacto prático de investimentos como tecnologia nas escolas, modernização da rede de saúde e expansão da infraestrutura nos municípios, mostrando como cada ação governamental gera inclusão social e novas oportunidades para a população baiana.

O secretário de Comunicação do Estado, Marcus Di Flora, reforça que o papel da nova comunicação é traduzir o significado das políticas públicas por meio de resultados humanos concretos. Para a gestão, colocar o cidadão no centro da mensagem institucional demonstra que as conquistas individuais se somam em um reflexo coletivo, consolidando um projeto de desenvolvimento voltado para a redução de desigualdades em todo o território.

Rio de Contas
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
300 anos de tradição: Noite das Lanternas atrai governador e pacote de obras para Rio de Contas Foto: Joá Souza/GOVBA

O governador Jerônimo Rodrigues cumpriu agenda institucional em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (03), durante a celebração da tradicional Noite das Lanternas. Na ocasião, o chefe do Executivo baiano entregou e autorizou um pacote de investimentos que ultrapassa R$ 18 milhões nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, saneamento e conectividade para o município.

Na área de mobilidade e infraestrutura rodoviária, foi inaugurada a pavimentação asfáltica de três quilômetros da BA-148, no trecho de acesso à sede municipal e ao distrito de Marcolino Moura, com investimento de R$ 2,6 milhões. O governador também assinou a ordem de serviço de R$ 12,5 milhões para a restauração asfáltica do trecho entre a BA-148 e a comunidade de Casa de Telha, em Arapiranga, além de um convênio de R$ 542 mil para pavimentar ruas do bairro Sossego II.

O saneamento básico recebeu o reforço da ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água das localidades de Mato Grosso e Bitencourt, uma obra de R$ 3 milhões que beneficia diretamente os moradores locais. O Estado também confirmou o início da modernização da rede do Centro Histórico, onde as tubulações antigas serão substituídas por conexões de PVC para garantir a segurança hídrica da população.

Os setores de saúde, educação e tecnologia foram contemplados com a entrega de dois veículos administrativos, novos equipamentos para o Hospital Municipal e três Kits UBS para a atenção básica. Na educação, o anexo do Colégio Estadual Carlos Souto, em Arapiranga, recebeu reforma civil e elétrica. Já o programa Conecta Bahia instalou três novos pontos de Wi-Fi gratuito nas praças da Matriz, da Comunidade Quilombola de Baraúnas e do distrito de Mato Grosso. Por fim, o turismo local recebeu sinalização informativa nos principais atrativos, incluindo o Centro Histórico tombado, a Cachoeira do Fraga e a Ponte do Coronel.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo do Estado garante festejos juninos em mais de 280 municípios baianos Foto: Divulgação

Mais uma vez, o Governo da Bahia garante a realização dos festejos juninos no interior do estado com o lançamento do São João da Bahia 2026, anunciado pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (29), em Paulo Afonso. A iniciativa contempla 282 municípios baianos em ações integradas nas áreas de cultura, turismo, segurança pública, saúde, mobilidade, direitos humanos, proteção social e incentivo à economia local.

“Os festejos juninos são uma das maiores expressões culturais do nosso povo e um importante motor da economia baiana. Mais uma vez, o Governo da Bahia garante apoio aos municípios para que possamos realizar um São João forte, seguro, organizado e que gere emprego, renda e oportunidades em todas as regiões da Bahia”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

A festa movimenta todo o estado e a expectativa é superar os números de 2025, quando a Bahia recebeu 1,8 milhão de turistas e registrou uma receita de R$ 2,3 bilhões durante o período junino.   

O fomento aos festejos iniciou com os editais de seleção pública do projeto “São João da Bahia e Demais Festejos Juninos 2026”, conduzido pela Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Foram destinados mais de R$ 146 milhões para apoio direto aos municípios contemplados, garantindo a contratação de artistas e atrações culturais.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Governo do Estado transfere verba e Brumado se prepara para construir novo Mercado Municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma antiga reivindicação dos moradores e feirantes de Brumado está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na quinta-feira (28), o Governo do Estado da Bahia realizou a transferência dos recursos financeiros diretamente para a conta do município, garantindo o pontapé inicial para as obras de construção do novo Mercado Municipal. Com o dinheiro em conta, a Prefeitura está autorizada a iniciar de imediato as intervenções estruturais. O projeto total é orçado em R$ 26 milhões.

A 1ª etapa da obra compreende com serviços preliminares, implantação de canteiro de obras, terraplenagem, fundações, estruturas, alvenarias, coberturas, instalações elétricas e hidrossanitárias, pavimentação interna, acabamentos, limpeza final e demais intervenções indispensáveis à adequada implantação da edificação pública, conforme projeto básico.

Além de melhorar o aspecto urbano da cidade, a obra promete movimentar fortemente a economia local. No curto prazo, a expectativa é de alta na geração de empregos diretos e indiretos através da construção civil. Já a longo prazo, o novo equipamento será fundamental para o fortalecimento do comércio popular e para o escoamento da agricultura familiar de toda a região.

Com os trâmites burocráticos e financeiros desta etapa concluídos, o cronograma detalhado das obras e o plano de remanejamento temporário dos feirantes devem ser divulgados pela gestão municipal na próxima semana.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Ex-vereadora Leo Kret é alvo de operação contra desvios de recursos em Salvador Foto: Divulgação/MP-BA

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deflagrou na manhã desta terça-feira (26), a “Operação Sponsor”, que investiga crimes de peculato, fraudes em processos licitatórios e desvios de recursos públicos que deveriam ser entregues a entidades carnavalescas e organizadores de Paradas LGBTI+ em Salvador. As informações são do G1.

Segundo o MP-BA, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em um órgão público, uma associação e endereços ligados a cinco pessoas, entre elas servidores da Prefeitura de Salvador.

A TV Bahia apurou que entre os alvos da operação está a ex-vereadora e a diretora-geral da Secretaria Municipal de Reparação (Semur), Léo Kret (PDT). Ela foi afastada da função. Não houve prisões.

Por meio de um vídeo publicado em uma rede social, Léo Kret relatou que acionou os advogados e que deve se posicionar em breve.

“Meu nome apenas foi mencionado em uma investigação com um contrato que eu nem assino. Todo mundo sabe, a Bahia toda sabe do meu caráter, da minha índole, sabe do meu trabalho com a população”, pontuou.

A Justiça determinou ainda os afastamentos do Presidente da associação Showriso Ação Social (ASAS), Paulo César Vieira da Silva;

Diretor-geral da ASAS, Rômulo Lima Fontoura; Gerente de Promoção de Direitos e Igualdade LGBTQIAPN, Camila do Nascimento Carmo.

Carinhanha
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
'Governador já nos trouxe tudo, momento é de agradecer', diz prefeita de Carinhanha Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeita da cidade de Carinhanha, Francisca Alves Ribeiro, a Chica do PT, também recepcionou o governador Jerônimo Rodrigues durante a sua passagem pelo município de Guanambi, neste final de semana.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ela disse que o momento é de agradecimento. “Esse primeiro momento é de agradecer, é gratidão porque na história da Bahia e do Brasil nunca presenciamos a participação popular em tomada de nenhuma decisão. Esse é um ponto chave”, declarou.

Para a gestora, antes, presidentes, governadores, senadores, deputados e prefeitos eram mais inacessíveis. “Era difícil até de tocar. Hoje, os tempos mudaram depois que a participação popular chegou perto”, avaliou.

Atualmente, em sua opinião, o contato com os políticos é mais próximo. “Uma cidade do tamanho de Carinhanha, com orçamento de 1.4 e uma população de mais de 30 mil habitantes, trouxemos mais de 100 pessoas para ouvir, entender e dar suas ideias. Esse é o ponto chave do processo democrático”, finalizou.   

Chapada Diamantina
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
BA-245, de Mucugê até o distrito de Nova Colina, passará por obras de pavimentação Foto: Divulgação/Seinfra

A ligação de Mucugê com Boninal e Seabra, em breve, passará a ser feita por uma rodovia totalmente asfaltada com a pavimentação dos 39,3 km da BA-245, na região da Chapada Diamantina. Os serviços serão realizados pelo Governo da Bahia, através da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), no trecho que liga os entroncamentos da BA-142, em Mucugê, e do distrito de Nova Colina, em Boninal. O processo licitatório da obra, que será um importante vetor para o desenvolvimento do turismo e no transporte da produção agrícola local, já está em andamento.

A rodovia pavimentada reduzirá a distância em 57 km entre Mucugê e Seabra. Atualmente, a rota para sair de Mucugê e chegar em Seabra é pegar a distância de 99 km da BA-142 até o entroncamento da BR-242. Depois, dirigir mais 89 km até chegar em Seabra. Uma viagem com 188 km de extensão. Com a rodovia asfaltada, a viagem pode ser feita pela BA-245, saindo de Mucugê até o entroncamento da BR-242, passando por Boninal, que tem 113 km de extensão. Na sequência, viajar mais 18 km até Seabra. Com uma distância total de 131 km.

A obra a ser feita pela Seinfra beneficiará os municípios de Mucugê, Boninal, Seabra, Abaíra, Rio de Contas e Piatã. Para o turismo, também diminuirá o percurso para quem viajar até o Vale do Pati, em Mucugê. Hoje, o motorista precisa pegar a BR-330 até o distrito de Guiné, que é um trecho de revestimento primário, e seguir em direção ao local. Com a pavimentação do trecho, a melhor opção é pegar a BA-148 até o entroncamento da BA-144 e ir até Guiné para chegar no Vale do Pati.

“Quando estiver pronta, a obra na BA-245 facilitará o deslocamento entre as BAs 142 e 148 e diminuirá o tempo de viagem entre Mucugê e o distrito de Nova Colina de 1h para até 30 minutos. Com investimento previsto de R$ 46,2 milhões, a pavimentação do trecho da BA-245, de Mucugê até o distrito de Nova Colina corresponde a 2ª etapa da obra. O trecho do distrito de Nova Colina até Boninal, que foi a 1ª etapa, já está asfaltado com a obra concluída no segundo semestre de 2023”, ressalta Saulo Pontes, secretário de Infraestrutura. A licitação foi iniciada com a publicação do aviso no Diário Oficial do Estado (DOE) do último sábado (16). A abertura das propostas com as empresas interessadas ocorrerá em 03 de junho.

Guanambi
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Sertão Produtivo: Secretário destaca mais de R$ 2 bilhões em investimentos durante PGP em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Guanambi sediou, neste domingo (24), a plenária do Plano de Governo Participativo (PGP) do território Sertão Produtivo, contando com a presença de lideranças políticas, movimentos sociais e representantes do governo estadual. Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste, o secretário de relações institucionais do Estado, Adolfo Loyola, destacou que o volume de recursos destinados à região reflete o compromisso da gestão em descentralizar os investimentos e melhorar os serviços públicos no interior do estado.

Entre os principais aportes financeiros detalhados por Loyola, a área da saúde ganhou relevância com as intervenções em andamento na principal unidade médica do território. “O Sertão Produtivo passa por uma nova fase. O governador que mais investiu na Bahia, na história, aqui no Sertão Produtivo, não podia ser diferente. O Hospital Geral de Guanambi, que muita gente não conhece, não sabe que existe, só ali numa ampliação de R$ 77 milhões. Estradas, escolas, segurança pública, todas as áreas com investimento. São mais de 2 bilhões de reais em investimento em todas as áreas”, afirmou.

O representante do Executivo estadual ressaltou que o sucesso na execução das obras e na promoção de eventos culturais decorre da articulação direta com as administrações municipais. De acordo com ele, o alinhamento com os prefeitos amplia o alcance das políticas públicas e fortalece o desenvolvimento econômico do Sertão Produtivo. “Essa parceria com os prefeitos da região, praticamente todos os prefeitos da região, numa parceria com o governo do estado, a gente consegue levar mais investimentos para os municípios e além também de a parceria na cultura, no entretenimento, com grandes festejos e grandes atrações que a gente traz para cá junto com os prefeitos”, pontuou.

Ao avaliar a dinâmica do PGP, Loyola explicou que a escuta ativa serve para calibrar o planejamento do Estado diante das necessidades contínuas de cada localidade, consolidando um modelo de gestão implementado nas últimas duas décadas na Bahia. “A demanda dos municípios é infinita e é do estado também. Esse momento do plano de governo participativo é isso. É para que a gente possa escutar os municípios, possa escutar a classe política, mas escute também os movimentos sociais, o setor produtivo. É isso que nos ajuda a errar menos e concentrar os investimentos onde a população quer. É o momento de democracia, de ouvir e também de mostrar a forma diferente que esse projeto que vem mudando a Bahia nos últimos 20 anos faz, ouvindo a população, planejando e entregando obras”, concluiu.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013