Tag

#irecê

62 notícia(s) encontrada(s)
Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Irecê: Jovem tenta aplicar golpe usando livro recheado de notas falsas e é preso Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um jovem, de 21 anos, suspeito de adquirir moeda falsa por meio de encomenda postal, foi preso em flagrante na quinta-feira (25), no município de Irecê. A ação foi realizada por equipes do Serviço de Investigação (SI) da 1ª Delegacia Territorial, após informações repassadas pela Polícia Federal (PF).

Com base nas informações recebidas, os policiais civis iniciaram o monitoramento do suspeito, que compareceu a uma agência dos Correios para retirar uma encomenda destinada ao seu nome. Após receber o objeto postal, ele foi abordado ainda na área externa da unidade. Durante a inspeção da encomenda, os investigadores localizaram um livro contendo dez cédulas com aparência de notas de R$ 100, totalizando R$ 1 mil em moeda falsa.

O suspeito foi preso e conduzido à unidade policial, juntamente com o material apreendido, sendo autuado em flagrante. Ele permanece à disposição do Poder Judiciário.

Polícia Civil
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia Civil apreende veículo avaliado em R$ 148 mil durante investigação de homicídio em Irecê Foto: Divulgação/Polícia Civil

Policiais civis apreenderam um veículo avaliado em R$ 148 mil, na tarde de quinta-feira (25), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no centro de Irecê. A ação integra as investigações sobre o homicídio de Vanderlei Alves Ribeiro, de 37 anos, morto por disparos de arma de fogo no bairro Asa Sul, em setembro de 2025.

Durante as diligências, equipes do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti) identificaram indícios de que bens móveis teriam sido adquiridos com recursos de origem ilícita, entre eles o veículo apreendido. Diante das evidências, foi representado judicialmente o sequestro de bens vinculados aos investigados.

As investigações também apontam indícios de que o automóvel era utilizado no contexto de atividades relacionadas ao crime organizado, especialmente ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro. O veículo permanece à disposição do Poder Judiciário para a adoção das medidas legais cabíveis.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brasília Amarela dos Mamonas Assassinas é preservada em Irecê após 30 anos de legado Foto: Reprodução/Bahia Notícias

A histórica Brasília Amarela associada aos Mamonas Assassinas continua preservada em Irecê, no Centro Norte baiano e mantém viva a memória de Alecsander Alves da Silva, o Dinho, natural da cidade e vocalista da banda que marcou época nos anos 1990.

Segundo o Calila Notícias, após a passagem da banda cover que celebra o legado do grupo pelo município durante os festejos juninos, a cidade voltou a ser palco de homenagens ao artista nascido em Irecê.

O grupo, formado por atores que participaram do filme sobre a trajetória da banda, visitou a Praça Alexsander Alves, inaugurada em 2019 em homenagem ao cantor, além de realizar apresentação durante o São João do Centenário.

Natural do bairro Boa Vista, em Irecê, Dinho se mudou ainda na infância para São Paulo com a família. De acordo com o pai do cantor, Hidelbrando Alves, Dinho mantinha uma relação próxima com a cidade natal e costumava retornar ao município durante períodos de férias.

Entre os símbolos que preservam a memória do artista está a Brasília Amarela, eternizada na música “Pelados em Santos”, um dos maiores sucessos dos Mamonas Assassinas. O carro se tornou um dos principais ícones da cultura pop brasileira após aparecer em videoclipes, programas de televisão e, mais recentemente, na produção cinematográfica que retratou a história da banda.

Atualmente, o veículo permanece sob os cuidados de Hidelbrando Alves. Segundo informações da família, a documentação do automóvel continua registrada em nome de Alecsander Alves da Silva, característica que reforça seu valor histórico e afetivo.

A Brasília participa regularmente de eventos culturais e desfiles no município. Neste ano, o carro esteve entre os destaques do tradicional desfile de carroças que marcou a abertura dos festejos juninos de Irecê. Sempre que é exibido em público, o veículo atrai a atenção de moradores, visitantes e admiradores da trajetória dos Mamonas Assassinas.

Para os fãs, o veículo representa um dos principais símbolos da irreverência e do estilo que levaram a banda ao sucesso nacional. Em menos de dois anos de carreira em escala nacional, os Mamonas Assassinas alcançaram milhões de discos vendidos, realizaram apresentações lotadas e se consolidaram como um fenômeno cultural antes da interrupção da carreira em decorrência do acidente aéreo ocorrido em março de 1996.

Três décadas depois, a memória de Dinho segue presente em Irecê por meio de homenagens como a praça que leva seu nome, dos relatos da família, das apresentações do projeto “Mamonas Assassinas O Legado” e da preservação da histórica Brasília Amarela.

O registro do veículo foi realizado na segunda-feira (22), na Rua Goiás, em frente à residência de Terezinha Alves Leite, de 94 anos, irmã de Cleonice Maria Leite, mãe de Hidelbrando Alves e avó de Dinho.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Nova decisão do TCM exige que prefeitura de Irecê reduza gastos com shows juninos Foto: Divulgação/PMI

Uma reviravolta de última hora promete mexer com os bastidores dos tradicionais festejos juninos no interior da Bahia. O conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), deferiu uma nova medida cautelar que obriga o prefeito de Irecê, Murilo Franca Paiva Silva, a readequar os pagamentos de grandes atrações contratadas para o São João de 2026. Segundo decisão publicada nesta quarta-feira (17) e recebida pelo site Achei Sudoeste, o tribunal atendeu a um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que apresentou novos fatos comprovando que os valores originais dos contratos ferem gravemente os princípios constitucionais da economicidade e da proposta mais vantajosa para a administração pública.

A determinação atinge diretamente produtoras de artistas de peso do cenário nacional, como Menos é Mais, Rey Vaqueiro e Diego e Victor Hugo, além de diversas outras empresas do ramo de eventos. Anteriormente, o tribunal havia revogado uma liminar que barrava os pagamentos sob o argumento de que os cachês seguiam a média de mercado. No entanto, a 6ª Promotoria de Justiça de Irecê revelou que o cenário real é bem diferente: os próprios artistas já vinham assinando Compromissos Públicos e notas técnicas aceitando voluntariamente a redução de seus cachês, algo que foi omitido da Corte de Contas pela gestão municipal.

Em sua fundamentação, o relator destacou que o dever de zelar pelo dinheiro público não se encerra quando o gestor descobre que o preço cobrado está na média do mercado. Segundo o conselheiro, o prefeito tinha a obrigação ativa de buscar a melhor negociação possível para o erário e aproveitar os acordos de redução de custos que já estavam em andamento no estado, além de focar na captação de patrocínios privados para diminuir o impacto financeiro nas contas da prefeitura. Ao ignorar essas oportunidades de economia, a prefeitura violou diretrizes básicas da Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

Diante do risco iminente de prejuízo irreparável aos cofres municipais, caso os pagamentos integrais fossem liberados antes do julgamento final do caso, a decisão com força de mandado ordena que o município retenha as quantias excedentes e pague as atrações estritamente com base nos valores reajustados pelos novos compromissos firmados. O prefeito Murilo Franca Paiva Silva e as empresas artísticas envolvidas foram formalmente notificados e possuem um prazo regimental de 20 dias para apresentar suas defesas e justificativas ao tribunal.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Corpo de mulher é encontrado em estado de decomposição embaixo de guarda-roupa em Irecê Foto: Divulgação/PMI

Uma mulher de 59 anos foi encontrada morta dentro da própria casa em Irecê, no norte da Bahia. O corpo de Clarice Teles dos Santos foi localizado na quinta-feira (11), embaixo de um guarda-roupa, no bairro Novo Horizonte. As informações são do Correio 24h.

Segundo a Polícia Civil, a vítima já estava em estado de decomposição quando foi encontrada e não apresentava indícios aparentes de violência. A principal hipótese inicial é de que o móvel tenha tombado sobre a mulher, mas as circunstâncias da morte ainda serão investigadas.

Em nota, a Polícia Civil informou que o caso é apurado pela 1ª Delegacia Territorial (DT) de Irecê. A corporação destacou que foram expedidas guias para perícia e remoção do corpo, enquanto diligências seguem em andamento para esclarecer o ocorrido.

Os exames periciais deverão apontar a causa da morte e ajudar a determinar se houve acidente ou outra circunstância relacionada ao caso.

Até o momento, a polícia não divulgou informações sobre há quanto tempo a vítima estava morta antes de ser encontrada.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
TCM barra gastos abusivos no 'São João do Século' em Irecê após cachês subirem até 71% Foto: Reprodução/Instagram

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou, em decisão monocrática proferida pelo conselheiro substituto Antônio Carlos da Silva, o congelamento imediato de pagamentos inflacionados a artistas contratados para o tradicional São João de Irecê em 2026. A medida cautelar publicada neste sábado (30) e recebida pelo site Achei Sudoeste atende a uma representação do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), que apontou reajustes de cachês significativamente acima da inflação e a omissão de dados no Painel Nacional de Contratações Públicas (PNCP). O prefeito Murilo Franca Paiva Silva terá de adequar os valores sob pena de sanções.

De acordo com a denúncia do MP-BA, a prefeitura anunciou uma programação robusta com grandes nomes da música nacional, apelidada de “São João do Século”, incluindo Wesley Safadão, Ana Castela, Menos é Mais, Zé Neto e Cristiano, Maiara e Maraísa, Nattan e Rey Vaqueiro. No entanto, uma auditoria baseada apenas nos contratos que foram devidamente publicados revelou que o município empenhou R$ 10.215.000,00. O montante representa expressivos 36,60% de todo o orçamento anual destinado à cultura na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e equivale a 10,67% de toda a receita corrente própria arrecadada pela cidade.

O principal fator que alarmou o órgão fiscalizador foi a disparidade nos valores pagos aos mesmos artistas em comparação aos festejos juninos de 2025 no estado. O MP-BA identificou uma majoração nos cachês que chega a 71,06% em um período de apenas um ano, saltos que ultrapassam qualquer índice inflacionário acumulado e que violam a Nota Técnica Conjunta que rege a moderação de gastos públicos em eventos festivos. Atrações como o grupo Menos é Mais, Rey Vaqueiro, Toque Dez, Mestrinho e Seu Desejo figuram na lista de contratos sob suspeita de sobrepreço.

O cenário fiscal da Prefeitura de Irecê agravou a urgência do veto do tribunal. Conforme apontam os autos, a administração municipal acumula uma dívida ativa de quase R$ 969 mil junto à concessionária Neoenergia Coelba, atualizada até março do ano passado, além de débitos previdenciários e fiscais parcelados com a Receita Federal que somam mais de R$ 3,5 milhões.

Paralelamente ao rombo financeiro, o Ministério Público destacou dados do Painel Social que evidenciam o sucateamento dos serviços básicos no município. Irecê enfrenta uma tendência alarmante de alta nos índices de mortalidade infantil, não dispõe de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em quantidade proporcional à sua população e registrou, nos últimos levantamentos, um aumento no abandono escolar e queda na aprovação de estudantes dos ensinos fundamental e médio. Além disso, mais de 67% dos moradores dependem do Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal para assistência social.

Diante do risco iminente de dano irreparável aos cofres públicos, com a proximidade dos eventos que ocorrem entre 19 e 24 de junho, o conselheiro Antônio Carlos da Silva utilizou o Poder Geral de Cautela para ordenar que o prefeito se abstenha de pagar qualquer valor que ultrapasse a média aritmética cobrada pelos mesmos artistas na Bahia em 2025, corrigida exclusivamente pelo IPCA. O gestor tem um prazo regimental de 20 dias para apresentar a defesa e enviar as cópias integrais dos processos de inexigibilidade de licitação, incluindo os contratos que haviam sido ocultados do painel nacional.

As produtoras responsáveis pelas atrações afetadas pela decisão também foram notificadas como terceiras interessadas e terão o mesmo prazo para se manifestar. O TCM-BA abriu uma brecha para que o município e as empresas assinem um termo de redução voluntária de valores, caso comprovem tecnicamente um ganho real de notoriedade de mercado das atrações que justifique algum acréscimo, mas ressaltou que a medida não interromperá o curso das investigações financeiras da corte.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Suspeito de homicídio ocorrido em Pernambuco é preso em Irecê Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem, de 37 anos, investigado pelo crime de homicídio cometido no estado de Pernambuco, foi preso na segunda-feira (6), em um imóvel localizado no povoado de Coopirecê, no município de Irecê, no norte da Bahia. O suspeito já possuía antecedentes criminais pela prática de homicídio e roubo, nas cidades baianas de Piritiba e Morro do Chapéu, respectivamente.

O investigado é apontado pela Polícia Civil de Pernambuco como suspeito da morte de Antônio Marcos Domingos da Silva, de 38 anos, ocorrida em outubro de 2025, no município de Serra Talhada. Segundo as apurações, ele também atuava na prática de tráfico de drogas e organização criminosa.

A captura foi realizada após a colaboração do Núcleo de Inteligência de Salgueiro (PE) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Chapada), na área da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

O suspeito foi encaminhado para uma unidade policial, onde teve o mandado de prisão preventiva cumprido, permanecendo custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Irecê: Mandados cumpridos em clínica oftalmológica onde 24 pacientes perderam a visão Foto: Reprodução/Correio 24h

A Polícia Civil cumpriu mandados de busca e apreensão em uma clínica oftalmológica em Irecê, no norte da Bahia, na segunda-feira (6). As informações são do G1. Segundo a polícia, 24 pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos na unidade relataram perda total ou parcial da visão.

Os pacientes foram atendidos em um mutirão oftalmológico oferecido pelo Hospital Ceom entre os dias 27 e 30 de março. Em nota, a instituição de saúde informou que presta assistência aos pacientes e acompanha os casos.

Um advogado que representa parte dos pacientes afirmou que todos apresentaram comprometimento da visão em pelo menos um dos olhos após serem submetidos a aplicações intravítreas, procedimento que, segundo ele, é considerado seguro e de rápida execução. Em casos mais graves, houve necessidade de retirada do globo ocular.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que 26 pacientes relataram intercorrências após os procedimentos, como ardência e hiperemia ocular, vermelhidão nos olhos causada pela dilatação dos vasos sanguíneos, geralmente associada a irritações, inflamações ou infecções.

Após tomar conhecimento das intercorrências, o órgão estadual suspendeu imediatamente o encaminhamento de novos pacientes para a unidade.

No cumprimento do mandado de busca e apreensão desta terça-feira, foram apreendidos prontuários médicos e documentos que vão passar por analise técnica.

Em nota, o Hospital Ceom informou que realizou 643 procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos durante o mutirão e que foram feitos dentro dos critérios médicos estabelecidos e com exames prévios.

A unidade de saúde confirmou que 24 pacientes submetidos à terapia antiangiogênica apresentaram intercorrências no acompanhamento imediato após os procedimentos e que eles seguem em acompanhamento contínuo.

Após o cumprimento de mandado na segunda-feira, a unidade afirmou que as autoridades foram recebidas na clínica e que no momento o conteúdo da diligência não poderá ser detalhado.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mais de 20 pacientes perdem a visão após mutirão realizado em centro médico em Irecê Foto: Reprodução/Correio 24h

Pelo menos 24 pacientes denunciam ter perdido a visão após participarem de um mutirão oftalmológico realizado em uma clínica particular na cidade de Irecê, no norte da Bahia. As informações são do Correio 24h. Os procedimentos, feitos via Sistema Único de Saúde (SUS), aconteceram entre 28 de fevereiro e 1º de março no Centro Médico e Odontológico (Hospital Ceom), no Centro do município. Desde então, relatos de complicações graves vêm mobilizando pacientes e familiares.

De acordo com o advogado Joviniano Dourado Lopes Neto, que representa 11 dos pacientes afetados, todos eles apresentaram perda de visão após serem submetidos a aplicações intravítreas. O procedimento é considerado seguro e rápido, sendo realizado diretamente no interior do olho.

“Todos os 24 pacientes tiveram perda de visão em pelo menos um dos olhos. Em alguns casos, a perda foi bilateral e há situações em que houve necessidade de retirada do globo ocular”, afirmou o advogado, em entrevista ao CORREIO. Segundo ele, os relatos começaram a surgir de forma gradual, com pacientes indicando outros que enfrentavam o mesmo problema. Ainda assim, muitos não procuraram a Justiça por medo ou falta de informação.

Os responsáveis pelo estabelecimento possuem ligação com a Prefeitura de Irecê. Dermival Franca Filho, diretor-geral do Ceom, é marido da médica Joelma Matos, que também atende no centro. Ela, por sua vez, é irmã do ex-prefeito Elmo Vaz, que é pré-candidato a deputado federal pelo Avante. O atual prefeito de Irecê, Murilo Franca (PSB), é sucessor de Elmo Vaz.

Em nota, o Ceom informou que realizou 643 procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos na unidade de saúde nos dois dias de mutirão. "Tendo sido identificadas ocorrências em 24 pacientes que realizaram a terapia antiangiogênica no acompanhamento pós-procedimento imediato, número que permanece sob monitoramento contínuo pela equipe assistencial", diz.

Segundo o Centro Médico, o tratamento com antiangiogênico no olho é uma injeção intravítrea usada para bloquear o crescimento de vasos sanguíneos anormais e reduzir o vazamento de fluidos na retina.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
MP-BA recomenda medidas de controle e fiscalização no uso de veículos pela Câmara de Irecê Foto: Reprodução/Irecê Notícias

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da promotora de Justiça Edna Márcia Souza Barreto de Oliveira, recomendou, no último dia 12, ao presidente da Câmara Municipal de Irecê a adoção de medidas para garantir o uso adequado de 17 veículos locados pelo Legislativo municipal.

De acordo com o MPBA, os veículos públicos, sejam próprios ou alugados, devem ser utilizados exclusivamente para atender ao interesse público, sendo proibido o uso para fins particulares, políticos ou quaisquer atividades que não estejam relacionadas ao serviço da Câmara. O órgão destaca que o uso indevido pode configurar ato de improbidade administrativa, causando prejuízo aos cofres públicos.

Na recomendação, a promotora orienta que todos os veículos sejam identificados de forma visível, com adesivos informando que estão a serviço da Câmara Municipal de Irecê. Também deve ser disponibilizado um canal de contato, como telefone da Ouvidoria ou QR Code, para facilitar a fiscalização por parte da população. Outra medida indicada é a criação de um controle diário de uso dos veículos, com registro de informações como nome do condutor, horários de saída e chegada, quilometragem, destino e finalidade da viagem com objetivo de garantir maior transparência e controle sobre a utilização dos automóveis.

O MPBA também recomenda que os veículos sejam recolhidos ao final do expediente em local oficial da Câmara, sendo proibido mantê-los em residências de vereadores, servidores ou terceiros, exceto em casos de viagens autorizadas. Além disso, foi orientado que a empresa responsável pela locação disponibilize acesso em tempo real ao sistema de rastreamento por GPS, permitindo o acompanhamento e auditoria dos trajetos.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Dois homens investigados por tentativa de homicídio são presos em Irecê Foto: Divulgação/Polícia Civil

Nesta sexta-feira (9), foi deflagrada, no município de Irecê, a Operação Joker, com o objetivo de esclarecer uma tentativa de homicídio ocorrida na cidade no dia 23 de julho de 2025. Durante as diligências, dois homens investigados pela participação no crime foram presos.

Na ocasião, um grupo de homens armados efetuou diversos disparos de arma de fogo contra um homem, atingindo-o, além de ferir outras quatro pessoas que transitavam pelo bairro Ginásio de Esportes, naquele município.

Após investigações conduzidas pela 1ª Delegacia Territorial (DT), dois suspeitos foram capturados no povoado de Baixão de Zé Preto, além do cumprimento de três mandados de busca e apreensão, naquela localidade e nos bairros Ginásio de Esportes, Félix e Novo Horizonte resultando também na localização de uma máquina seladora, comumente utilizada para o embalo de substâncias entorpecentes.

A ação contou com o apoio de policiais civis do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Chapada) e da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE).

Os investigados foram conduzidos à unidade policial, onde permanecem custodiados, à disposição do Poder Judiciário, após o cumprimento de mandados de prisão preventiva. As investigações seguem visando localizar outros envolvidos no crime.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Conjunto Penal de Irecê promove revista programada Foto: Divulgação/Seap

No último sábado (13), o Conjunto Penal de Irecê realizou procedimento de revista programada, reafirmando o compromisso da atual gestão com a segurança institucional, o combate ao crime organizado e a ordem no ambiente prisional.

A ação integra a nova fase de gestão da unidade, alinhada às diretrizes da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia (Seap-BA), com foco no fortalecimento dos procedimentos operacionais, organização administrativa, atuação integrada com as forças de segurança e valorização das ações de ressocialização.

Mais que uma medida de controle, a operação consolida um modelo de gestão técnica, firme e humanizada, que vai além da custódia, preparando os internos para um retorno responsável à sociedade e contribuindo para a redução da reincidência criminal.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher sofre aborto espontâneo e enterra feto errado em Irecê Foto: Divulgação

Uma mulher que mora em Irecê, cidade que fica no norte da Bahia, perdeu o filho durante um aborto espontâneo e, dias depois, descobriu que havia sepultado o feto errado. As informações são do G1.

A mãe do bebê sofreu o aborto no dia 12 de novembro e, no dia 14, o Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho liberou o feto para sepultamento. A família realizou o velório e o enterro.

No dia seguinte, porém, um funcionário da unidade entrou em contato pedindo que o casal retornasse ao hospital. Ao chegar ao local, eles foram informados de que houve uma troca e que o feto entregue para sepultamento não era o filho deles.

“Eu fiz o reconhecimento na hora da liberação, mas os bebês eram idênticos. Tinham o mesmo mês de nascimento, o mesmo tamanho. Estava roxinho por estar morto. O erro foi deles, porque no papel de óbito estava tudo: meu nome, a hora, a data. Quem foi irresponsável foram eles, por não conferirem o documento. Meu bebê estava no congelador e o da outra mãe não estava”, contou a mulher.

A família precisou autorizar a exumação e realizar um novo sepultamento, desta vez com o feto correto.

Em nota, a Polícia Civil informou que a 1ª Delegacia Territorial de Irecê investiga a denúncia de possível troca de fetos. O caso foi registrado no sábado (15). Testemunhas estão sendo ouvidas e outras diligências serão realizadas para esclarecer o ocorrido.

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) afirmou, também por meio de nota, que instaurou uma sindicância para apurar a entrega equivocada. Segundo o órgão, a direção do Hospital Regional Mário Dourado Sobrinho, gerido pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), identificou a falha na conferência da identificação de um natimorto.

Conforme a Sesab, assim que percebeu o erro, o hospital acionou a polícia, procurou o cemitério e as famílias envolvidas, realizou a troca dos fetos e prestou assistência aos dois núcleos familiares durante todo o processo. A colaboradora responsável pela liberação foi afastada preventivamente até a conclusão das investigações.

A Sesab informou ainda que reforçará os protocolos de identificação e segurança para evitar que situações semelhantes se repitam e que acompanha a apuração conduzida pela Polícia Civil.

Justiça
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é condenado a 30 anos de prisão por homicídio em Irecê Foto: Divulgação/Prefeitura de Irecê

O Tribunal do Júri condenou no último dia 7 deste mês Felipe dos Santos Silva, conhecido como “Tchuru” ou “Xuruque”, a 30 anos de prisão pelo homicídio qualificado de um homem em Irecê. A decisão do Tribunal do Júri acatou acusação sustentada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), por meio do promotor de Justiça José Carlos Rosa de Freitas. O réu cumprirá a pena em regime fechado.

Segundo a denúncia do MP-BA, o crime foi cometido no dia 14 de julho de 2019, no bairro Paraíso, em Irecê, por motivo torpe, em razão de uma dívida relacionada à compra de drogas. A vítima foi assassinada com 16 golpes de faca tipo peixeira, dentro de um imóvel abandonado, sofrendo ferimentos na face, abdômen e braços, de forma cruel e violenta. A brutalidade do crime evidenciou a intenção do réu de causar intenso sofrimento à vítima.

Durante o julgamento, o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri acatou integralmente a tese do MP-BA, reconhecendo as qualificadoras de motivo torpe e meio cruel. A pena foi fixada em 30 anos de prisão, no limite máximo previsto para o tipo penal, sem possibilidade de substituição por penas alternativas, nem concessão de benefícios. Além disso, a sentença também determinou o início imediato do cumprimento da pena e a manutenção da prisão preventiva do réu, que está custodiado no Conjunto Penal da região.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem de 26 anos é morto a facadas na frente de casa em Irecê Foto: Reprodução/Correio 24h

Um jovem de 26 anos foi morto com golpes de faca na noite de terça-feira (23), no bairro de Novo Horizonte, em Irecê, no interior da Bahia. De acordo com o Correio 24h, Adierson Alves Dourado Júnior foi atacado em frente de casa, na rua Marinho Batista de Oliveira. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado, mas encontrou o homem sem vida no local. Adierson estava caído na garagem da residência, com uma perfuração próxima ao pescoço, provavelmente provocada por uma arma branca. Policiais do 7º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram até o local após serem acionados pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom). O caso é investigado pela Polícia Civil através da 1ª Delegacia Territorial de Irecê. Adierson Alves Dourado Júnior era praticante de Jiu-jítsu e deixa uma companheira.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso por atropelar e matar ex-nora a facadas em Irecê Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 55 anos foi preso na terça-feira (16), no município de Itapeva, em São Paulo, por atropelar e matar a facadas a ex-nora em Irecê, no centro-norte baiano.  O crime ocorreu na noite de 10 de abril de 2025, no bairro Recanto das Árvores. Na ocasião, Yasmin Andrade Pinheiro, de 30 anos, tentou deixar o local durante uma discussão com o suspeito, quando foi atropelada e, em seguida, esfaqueada diversas vezes. Ela morreu no local. O filho da vítima, de 13 anos, também foi atingido ao tentar defendê-la, mas sobreviveu após ser socorrido para o Hospital Regional de Irecê.  Após o crime, o autor fugiu em um veículo Strada e passou a ser procurado pela Polícia Civil. As investigações da 14ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) e do Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) permitiram identificar o paradeiro do suspeito em São Paulo. O mandado de prisão preventiva foi expedido pela 2ª Vara Criminal, Júri e Execuções Criminais da Comarca de Irecê. A prisão contou com o apoio da Polícia Civil paulista, por meio do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise). O homem será recambiado para o sistema prisional da Bahia, onde responderá pelos crimes de feminicídio qualificado e tentativa de homicídio.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Tia e sobrinho são condenados por homicídio de líder sindical em Irecê Foto: Divulgação/MP-BA

O Tribunal do Júri da comarca de Irecê condenou, no último dia 20 de agosto, Leandro Ferreira Rocha e sua tia, Sandra Ferreira da Rocha a 21 anos, 10 meses e 15 dias de prisão pelo assassinato de Aroldo Pereira de Souza, que na época era presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O crime aconteceu em 8 de novembro de 2018, no povoado de Larguinha, zona rural de Irecê. A sentença foi resultado de denúncia do MPBA sustentada pelos promotores de Justiça Bruno Caribé e Felippe Augusto de Oliveira Borges. De acordo com denúncia dos promotores do MPBA, o homicídio foi praticado por motivo torpe e com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima. Aroldo foi morto em sua própria propriedade, em uma emboscada planejada com frieza pelos condenados. As investigações apontaram que o crime teve motivação política e foi premeditado. Durante o julgamento, o Conselho de Sentença reconheceu que Leandro e Sandra participaram diretamente da execução do crime, de forma violenta e covarde, aproveitando-se da confiança da vítima. A Justiça também destacou o impacto social causado pelo assassinato, já que Aroldo era uma liderança sindical eleita pela comunidade e deixou três filhos, sendo um deles com menos de dois anos à época dos fatos. Na sentença, o Juiz Luís Henrique de Almeida Araujo considerou que tanto Leandro quanto Sandra agiram com alto grau de crueldade, planejamento e intenção. A pena dos dois foi agravada pelas circunstâncias do crime, como o local e a tentativa de dificultar a apuração dos fatos. A prisão preventiva dos réus foi decretada imediatamente após a condenação e ambos cumprirão a pena em regime fechado.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem de Irecê vence no Domingão com Huck e fala sobre superação para neurodivergentes Foto: Reprodução/TV Globo

Uma adolescente, de 12 anos, natural de Irecê, no Centro Norte baiano, conquistou neste domingo (25), juntou com outras duas crianças, o prêmio no quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck, da TV Globo. Isabella Mendes ainda mandou um recado para quem é neurodivergente, ou seja, aquelas pessoas que estão na condição do Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por exemplo. “Eu queria falar que diagnóstico não é porta para qualquer coisa. O que realmente importa para você subir na vida é a sua coragem. E eu não digo coragem de não ter medo, digo a coragem de ter medo e ir mesmo assim, que foi o que aconteceu comigo”, disse a estudante. Ela agradeceu aos pais, aos familiares e às escolas de Irecê, tanto a de estudo contínuo com onde joga futebol.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Caso raro em Irecê: Bebê nasce empelicada, mas irmã gêmea não Foto: Lucas Henrique/G1

Um parto empelicado, quando o bebê nasce envolto pela bolsa amniótica, já é considerado raro pelos médicos e chama a atenção de quem presencia. Mas já imaginou ver esse fenômeno em uma gestação de gêmeos e com apenas uma das crianças protegida pela estrutura? Na Bahia, aconteceu. Olívia e Amelie nasceram na clínica Corpus Day, na cidade de Irecê, no norte do estado, na terça-feira (12). Foi a segunda delas que surpreendeu os médicos e a família por estar empelicada. Um vídeo feito por um fotógrafo que acompanhava o parto mostra o momento. As bebês chegaram ao mundo em uma cesariana que durou cerca de 40 minutos e contou com uma grande equipe de profissionais envolvidos. Em entrevista ao G1, a mãe das crianças, que já têm um menino de 3 anos, falou sobre a emoção do nascimento das filhas, sobretudo com esse “toque especial” do destino. “Foi surpreendente. Nos emocionamos muito. Não esperávamos. Já ouvimos falar sobre, mas nunca imaginávamos viver esse momento. Fomos agraciados, Deus é maravilhoso! A experiência tem sido surreal, de muitas descobertas, aprendizados e responsabilidades”, contou Keila Marques Dourado. Novidade também para o obstetra Autran Machado. Ao longo dos 16 anos de carreira, essa foi a primeira vez em que presenciou um parto empelicado com gêmeos. “A obstétrica é uma especialidade mágica encantadora, que, em sua generalidade, trabalhamos com a vida! Poder participar de um parto como esse é gratificante, sentimos mais ainda a presença de Deus!”, comentou o médico. Olívia nasceu com 2,400 kg e 47 cm, e Amelie com 2,654 kg e 49 cm. As meninas são saudáveis e seguem internadas na clínica. A previsão é de que elas tenham alta nesta quinta-feira (14). Depois disso, as duas poderão seguir para o convívio com o irmão mais velho, Noah.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem em situação de rua é morto a facadas em Irecê Foto: Reprodução/TV São Francisco

Um homem em situação de rua foi morto a facadas na cidade de Irecê, no norte da Bahia. D acordo com o G1, câmeras de segurança flagraram o momento em que a vítima, que ainda não foi identificada, foi atacada no meio da rua por duas pessoas. Conforme informações apuradas pela TV São Francisco, o caso aconteceu na rua Castelo Branco, durante a madrugada do último sábado (2). A vítima não portava documentos, por isso não pôde ser identificada. A Polícia Militar (PM) foi acionada para averiguar a situação e encontrou o corpo da vítima no local. O óbito foi constatado no local por uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu). Ainda de acordo com a PM, moradores afirmaram que a vítima estava em situação de rua e já havia se envolvido em conflitos com moradores da região. Com ele foram encontrados isqueiros, cachimbos, sandálias, dois bonés e um cartão bancário. Em nota, a Polícia Civil (PC) afirmou que instaurou um inquérito para investigar o homicídio e determinar os suspeitos do crime.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Irecê: Assistente social é encontrada morta em calçada de bar Foto: Reprodução/G1

Uma mulher de 31 anos foi encontrada morta na calçada de um bar, na segunda-feira (21), na cidade de Irecê, no norte da Bahia. As informações são do G1. A Polícia Civil investiga a possibilidade dela ter caído do 3° andar de um prédio. Crislane Souza Vidal trabalhava como assistente social do Hospital Regional Doutor Mário Dourado Sobrinho, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). Ainda não se sabe se ela estava sozinha ou com alguma pessoa no imóvel. O caso é investigado na delegacia de Irecê. Imagens de câmeras de segurança serão analisadas. Através de nota, o hospital lamentou a morte de Crislane e expressou condolências aos familiares e amigos da assistente social. “É uma grande perda para todos do Hospital Regional de Irecê. Crislane sempre foi muito dedicada, empática e acolhedora. Que Deus conforte o coração de todos nós”, disse Gilcélia Menezes, coordenadora do Serviço Social.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Mulher morre após ser esfaqueada e atropelada em Irecê Foto: Reprodução/G1

Uma mulher de 30 anos morreu após ser esfaqueada e atropelada, na noite de quinta-feira (10), em Irecê, no norte do estado. O ex-sogro da vítima é o principal do suspeito do crime. Segundo informou a Polícia Civil ao G1, a vítima foi identificada como Yasmin Andrade Pinheiro. O filho dela, de 13 anos, também foi atingido pelos golpes de faca e socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da cidade. O crime ocorreu no bairro Recanto das Árvores, após uma discussão entre vítima e o ex-sogro, na frente da casa do suspeito. Durante a briga, o homem entrou na residência, pegou uma faca e desferiu golpes contra a mulher. Em seguida, atropelou Yasmin e fugiu do local. O filho da vítima tentou defender a mãe e também foi esfaqueado. Segundo a Polícia Civil, o menino não é neto do suspeito. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar a perícia e encaminhar o corpo para o Instituto Médico Legal (IML), para passar por necropsia. Não há detalhes sobre sepultamento. Diligências estão em andamento para esclarecer o crime e localizar o suspeito. O caso é investigado pela Delegacia Territorial de Irecê.

Tanhaçu
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Tanhaçu: Caminhonete com restrição judicial em Irecê é localizada Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma caminhonete Ranger com restrição de circulação foi apreendida nesta sexta-feira (11), na BA-026, trecho do município de Tanhaçu. As informações são da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv). Na fiscalização, a guarnição constatou através do sistema de consulta que o veículo estava na Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores (Renajud) pelo município de Irecê. Diante do exposto, o veículo foi conduzido para o pátio do Detran em Brumado para adoção das medidas legais cabíveis.

Bom Jesus da Lapa
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Coronel Mascarenhas faz balanço de sua passagem no Comando do Meio Oeste Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Coronel Arthur Mascarenhas Fernandes deixou o Comando de Policiamento da Região Meio Oeste, em Bom Jesus da Lapa. A exoneração do oficial foi publicada nesta quarta-feira (2), no Diário Oficial do Estado (DOE). Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, Mascarenhas fez um balanço de sua passagem pelo comando da entidade. Ele assumiu o Meio Oeste há dois anos. Nesse período, apesar das dificuldades, o Coronel destacou que conseguiu estruturar todas as unidades de responsabilidade da regional. Nesse ponto, citou a viabilização de uma sede própria para o Meio Oeste e para a Rondesp Meio Oeste, da 38ª CIPM e a reforma de toda estrutura da 4ª CIPM, em Macaúbas, da 28ª CIPM, em Ibotirama, e do 7º BPM, em Irecê. “Conseguimos de forma estruturante equipar bastante as unidades com viaturas, equipamentos, coletes, motos, drones e captação de recursos para hora extra”, completou. No campo operacional, Mascarenhas ressaltou a realização de grandes operações de combate à criminalidade. Estas culminaram nas prisões de grandes líderes de facções criminosas, alguns tombaram em confronto, e na apreensão de meio milhão de reais, de uma fazenda recorde em cultivo de maconha na Bahia, de diversos bens de traficantes... asfixiamos as facções criminosas”, avaliou. Para o Coronel, o trabalho resultou na absoluta tranquilidade em toda região do meio oeste. “Esse é o meu legado. Deixo o comando de forma satisfatória e com sentimento muito grande de dever cumprido”, finalizou.

Bahia
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem de 27 anos é morta a facadas dentro de bar em Irecê Foto: Reprodução/TV São Francisco

Uma jovem de 27 anos foi morta a facadas dentro de um bar, na noite de domingo (30), na cidade de Irecê, no norte da Bahia. De acordo com o G1, informações das Polícias Militar (PM) e Civil (PC), o companheiro da vítima foi apontado por testemunhas como autor do crime. A jovem foi identificada como Bruna Reis de Moraes. A morte dela foi confirmada por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde passou por necropsia. O sepultamento da vítima será realizado na terça-feira (31), na zona rural de Novo Horizonte, na região da Chapada Diamantina. Em nota, a Polícia Militar (PM) informou o homem foi preso e levado para a delegacia da cidade pouco depois de fugir do local. Já a Polícia Civil (PC) informou que não tem registro da prisão do suspeito, que ainda é procurado.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013