Tag

#riodoantônio

21 notícia(s) encontrada(s)
Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Colisão entre motocicletas mata jovem e adolescente na BR-030 em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma grave colisão frontal entre duas motocicletas resultou na morte de um jovem e um adolescente noite do último sábado (20), na BR-030. O trágico acidente aconteceu no trecho que interliga o município de Brumado ao distrito de Ibitira, em Rio do Antônio.

Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o impacto violento ocorreu por volta das 23h20, na altura do km 530 da rodovia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a análise preliminar realizada no local indica que as motocicletas trafegavam em sentidos opostos quando colidiram de frente. As circunstâncias exatas que levaram ao acidente ainda serão apuradas pelas autoridades.

As vítimas foram um jovem de 23 anos e um adolescente de 17 anos, ambos moradores de Brumado. Diante da gravidade do impacto, os dois sofreram ferimentos graves e evoluíram a óbito ainda no local, antes que pudessem receber os primeiros socorros.

Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar a perícia na área do acidente. Após os procedimentos de praxe, os corpos foram removidos e encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado para a realização dos exames necropsiais.

Na manhã deste domingo (21), os destroços dos veículos ainda podiam ser vistos às margens da pista. O caso foi registrado e as causas da colisão serão investigadas pela Polícia Civil.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Seca severa faz Governo Federal declarar situação de emergência em Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devidos à estiagem severa, o Governo Federal reconheceu a situação de emergência na cidade de Rio do Antônio. A decisão foi oficializada nesta segunda-feira (15) pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional. A medida, publicada no Diário Oficial da União, permite que a prefeitura busque apoio para enfrentar os impactos provocados pela falta de chuvas.

Com o reconhecimento federal, o município está apto a solicitar recursos destinados ao atendimento da população afetada. Entre as ações que poderão ser financiadas estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além da distribuição de kits de higiene, limpeza e dormitório. O objetivo é reforçar a assistência humanitária às famílias atingidas pela seca.

O reconhecimento da situação de emergência busca ampliar a capacidade de resposta de Rio do Antônio diante dos prejuízos causados pela estiagem. A medida também fortalece as ações de apoio à população que enfrenta dificuldades provocadas pela escassez de água na região.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rio do Antônio: Adolescente de 17 anos morre após bater moto em caminhonete Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um grave acidente de trânsito na tarde desta terça-feira (9) resultou na morte de um adolescente de 17 anos na zona rural do município de Rio do Antônio. A vítima, identificada como Gabriel Alves Martins, conduzia uma motocicleta por uma estrada vicinal quando perdeu o controle da direção e colidiu frontalmente com uma caminhonete. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o impacto da batida foi fatal.

De acordo com relatos apurados no local, o jovem trafegava por uma via que dá acesso à Fazenda Mucicir. Ao passar por uma curva, Gabriel perdeu o controle do veículo, invadiu a contramão e atingiu a caminhonete que seguia no sentido oposto. As circunstâncias exatas que levaram à perda do controle da motocicleta ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada e se deslocou rapidamente até a região para prestar o socorro. No entanto, ao chegarem ao local, os socorristas apenas puderam constatar que o adolescente já não apresentava sinais vitais. Policiais militares também foram chamados para isolar a área, preservando a cena do acidente para o trabalho dos peritos.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou os procedimentos periciais no local e fez o levantamento cadavérico para coletar evidências que ajudem a esclarecer a dinâmica da colisão. O corpo de Gabriel foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, e o caso segue sob investigação das autoridades competentes.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
BR-030: Carro tomba fora da pista após condutor perder o controle em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na tarde da última segunda-feira (8), um acidente de trânsito foi registrado na BR-030, no trecho que liga os municípios de Brumado e o distrito de Ibitira, em Rio do Antônio. O sinistro, classificado como precipitação seguida de tombamento, ocorreu por volta das 16h e mobilizou as autoridades rodoviárias da região.

De acordo com informações do Posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o alerta sobre o acidente foi recebido pela equipe plantonista. Ao se deslocarem até o local indicado, os policiais constataram que o condutor de um veículo Corolla perdeu o controle da direção, fazendo com que o automóvel saísse da pista e tombasse, parando em repouso fora da via.

Apesar do susto e do impacto do tombamento, o condutor do veículo, um jovem de 24 anos, não sofreu ferimentos. A ocorrência foi registrada como um sinistro sem vítimas, resultando felizmente apenas em danos materiais para o proprietário do carro.

Lagoa Real
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem sofre acidente após fugir da PM por dirigir sem CNH e alcoolizado em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite deste domingo (07), durante policiamento ostensivo nas proximidades do Parque de Vaquejada de Lagoa Real, uma guarnição da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) identificou um motociclista realizando manobras perigosas e promovendo ruído excessivo em via pública.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, ao perceber a presença policial, o condutor, um jovem de 18 anos, residente no Distrito de Ibitira, município de Rio do Antônio, desobedeceu à ordem de parada e seguiu em fuga, praticando manobras perigosas pela BA-940. Ao passar por uma lombada em alta velocidade, ele perdeu o controle da motocicleta e caiu às margens da rodovia.

A guarnição acionou imediatamente o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que prestou os primeiros socorros no local. O jovem sofreu escoriações e fratura em uma das pernas, sendo encaminhado ao Hospital Municipal de Lagoa Real para atendimento médico.

Durante o atendimento, o condutor informou aos policiais que não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), que havia ingerido bebida alcoólica e que a motocicleta apresentava irregularidades administrativas e alterações no sistema de escapamento.

A ocorrência foi registrada junto à Polícia Civil e o veículo permaneceu apreendido à disposição da autoridade competente para adoção das medidas cabíveis.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Pistola, munições e mais de 140 papelotes de cocaína são apreendidos em Rio do Antônio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma operação da Polícia Civil da Bahia contra o tráfico de drogas resultou na apreensão de uma arma de fogo de grosso calibre, munições e dezenas de porções de entorpecentes no município de Rio do Antônio. Segundo informou a 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) ao site Achei Sudoeste, a ação foi deflagrada pela Delegacia Territorial local com o apoio do GATTI Minério.

Os policiais deram cumprimento a três mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara do Crime da Comarca de Caculé. As ordens judiciais foram baseadas em investigações que identificaram imóveis suspeitos de funcionarem como pontos de venda e distribuição de drogas na região.

Durante as buscas na casa da namorada de um dos investigados, identificado pelas iniciais O. S. S., os agentes encontraram o suspeito dormindo. No imóvel, foram apreendidos 142 papelotes de cocaína, uma porção de maconha e uma balança de precisão. O homem foi preso em flagrante.

Em outra residência que também era alvo da operação, pertencente a J. H. P. G., as equipes localizaram uma pistola calibre .45 da marca Imbel, além de 27 munições intactas.

De acordo com a Polícia Civil, a ofensiva tem como objetivo sufocar o tráfico de drogas no município e garantir mais segurança à população. Todo o material apreendido e os envolvidos foram encaminhados à delegacia para a continuidade dos procedimentos de polícia judiciária.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
VÍDEO: Ônibus de transporte escolar é destruído por chamas em Rio do Antônio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um incidente grave assustou estudantes da zona rural de Rio do Antônio, nesta terça-feira (28). Um ônibus escolar que realizava o transporte de alunos entre a comunidade do Bastião e a sede do município foi tomado pelas chamas enquanto trafegava por uma estrada de terra.

Seguindo apurou o site Achei Sudoeste, o veículo, que atende localidades como Pau de Colher e Passagem da Raiz, começou a soltar fumaça de forma repentina. Segundo o relato de testemunhas, o motorista percebeu a anomalia e agiu com rapidez, encostando o coletivo imediatamente e ordenando a evacuação de todos os passageiros.

Graças à agilidade na evacuação, não houve feridos. Os estudantes conseguiram se afastar do veículo antes que as chamas se alastrassem por toda a estrutura, reduzindo o ônibus a carcaça metálica em poucos minutos.

Embora a perícia ainda não tenha divulgado um laudo oficial sobre o que motivou o incidente, a principal suspeita é de que uma falha mecânica tenha dado início ao incêndio.

Até o fechamento desta matéria, a Prefeitura de Rio do Antônio não havia se pronunciado oficialmente sobre o caso. O espaço segue aberto para manifestação.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jovem de 18 anos é detido após dar 'grau' em moto adulterada em Rio do Antônio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Um jovem de 18 anos foi detido na noite da última quarta-feira (22), em Rio do Antônio, após ser flagrado realizando manobras arriscadas em uma motocicleta com sinais de adulteração. A ação, que ocorreu por volta das 18h30, contou com uma resposta rápida das forças de segurança após um flagrante de desrespeito às leis de trânsito e risco à integridade pública.

A ocorrência teve um início inusitado quando um agente da Polícia Civil, que transitava pela região, avistou dois indivíduos em uma motocicleta realizando o chamado “grau” — manobra em que o condutor circula utilizando apenas a roda traseira. Diante da periculosidade da conduta em via pública, o inspetor iniciou o acompanhamento tático e conseguiu interceptar a dupla, acionando imediatamente o suporte do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) via telefone funcional.

Com a chegada da guarnição da PM ao local, os militares realizaram a abordagem e identificaram o condutor. A lista de irregularidades constatadas no momento foi extensa: além de não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o jovem não apresentou o documento de porte obrigatório do veículo. Durante a inspeção técnica detalhada, os policiais descobriram que os elementos identificadores da motocicleta apresentavam sinais claros de adulteração, o que levanta suspeitas sobre a procedência legal do veículo.

Diante do cenário de crime de trânsito e possível receptação ou fraude veicular, a motocicleta foi apreendida e removida para o pátio. O jovem foi conduzido à Delegacia Territorial de Rio do Antônio, onde foi apresentado à autoridade policial para o registro da ocorrência e a adoção das medidas cabíveis.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Brumado conquista licença ambiental para obra histórica de esgotamento sanitário Foto: Divulgação/PMB

O prefeito de Brumado, Fabrício Abrantes, comemorou nas redes sociais a licença ambiental concedida pelo Inema para início do esgotamento sanitário municipal. A obra é considerada histórica e de grande relevância para a cidade.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, o gestor destacou que o esgotamento era uma das prioridades de seu governo. “Muito feliz com a licença ambiental do Inema na nossa mão. Todo prefeito defende uma bandeira e tem um sonho a realizar e, desde que entrei na vida pública, sempre entendi que uma das prioridades que Brumado precisava resolver era justamente a questão do esgotamento sanitário”, declarou.

Abrantes afirmou que, embora seja uma obra “invisível” e que, por isso mesmo, muitos prefeitos não tenham interesse em executar, em sua visão, o investimento em esgotamento representa qualidade de vida e saúde para população. “Sempre lutei para que pudéssemos conquistar essa importante obra. Hoje, trazemos essa boa notícia”, celebrou. O gestor fez questão de agradecer especialmente ao governador Jerônimo Rodrigues e as demais lideranças políticas que auxiliaram na viabilização do pleito.

Com a licença, a Embasa já poderá licitar as obras para início do esgotamento sanitário do município. Ao todo, R$ 190 milhões serão investidos no projeto via Programa de Aceleração do Crescimento (Pac). O prefeito ressaltou ainda que a obra irá gerar emprego, renda e desenvolvimento para Brumado. “É uma vitória para nós, um sonho antigo da nossa população. Me sinto realizado. É um legado, uma obra que vai ficar marcada nas nossas vidas”, resumiu.

O sistema de esgotamento inclui a instalação de 1 rede coletora com extensão de 241 km, 7 estações elevatórias, 1 Estação de Tratamento de Esgoto (ETA) e 1 emissora final com extensão de 140 metros para tratamento do esgoto que, hoje, é despejado no Rio do Antônio. Assim, a concretização do projeto também refletirá na despoluição do rio, uma reivindicação antiga da comunidade.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)

Uma confusão em um estabelecimento comercial mobilizou o 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na tarde da última segunda-feira (13), no município de Rio do Antônio. O episódio, registrado por volta de 15h20, resultou em uma vítima ferida e três suspeitos conduzidos à delegacia.

O 24º BPM foi acionado por populares e, ao chegar ao bar indicado, encontrou a vítima, um homem de 37 anos, caído ao solo com ferimentos visíveis no rosto e na cabeça. Devido à gravidade das lesões, o Samu 192 foi chamado imediatamente. A vítima recebeu os primeiros socorros e foi encaminhada ao posto de saúde local, onde permaneceu sob observação médica, o que impossibilitou a sua apresentação imediata à autoridade policial.

No momento da chegada da guarnição, os agressores já haviam fugido do local. No entanto, após coletar informações e depoimentos de testemunhas, os militares iniciaram buscas e localizaram os envolvidos em suas respectivas residências: dois homens, de 25 e 41 anos, e uma mulher de 46 anos. O trio foi conduzido à Delegacia Territorial para registro da ocorrência e adoção das medidas legais cabíveis.

Trio que espancou homem em Rio do Antônio é preso por policiais do 24º BPM Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste
Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
24º BPM apreende moto com indícios de adulteração em Rio do Antônio Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Uma ação da Polícia Militar resultou na apreensão de um veículo irregular na noite de quarta-feira (18), no município de Rio do Antônio. O flagrante ocorreu por volta de 19h30, durante o desdobramento da Operação Harpia, realizada por uma guarnição do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Os policiais interceptaram uma motocicleta CG 160 Titan, que era conduzida por uma mulher. No momento da fiscalização, a condutora não apresentou os documentos de porte obrigatório exigidos pela legislação de trânsito.

Diante da irregularidade documental, o veículo foi autuado e retido para ser conduzido ao pátio da unidade policial.

O que parecia ser apenas uma infração administrativa ganhou contornos criminais após uma inspeção detalhada. Ao verificarem os sinais identificadores da motocicleta, os agentes encontraram fortes indícios de remarcação no número do motor.

A prática de adulteração de sinal identificador de veículo automotor é crime previsto no Código Penal. O veículo foi apresentado na Delegacia Territorial para adoção das medidas legais cabíveis.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Homem é preso em Rio do Antônio após ameaçar idosa e proferir insultos racistas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite da última segunda-feira (9), por volta de 23h30, uma guarnição de rádio patrulha do 24º Batalhão de Polícia Militar (BPM) efetuou a prisão de um homem de 47 anos, acusado de agressão e crime de racismo na cidade de Rio do Antônio.

Segundo informou a corporação ao site Achei Sudoeste, a intervenção policial teve início após uma mulher acionar a guarnição para denunciar que sua mãe, uma idosa de 65 anos, e seu irmão haviam sido agredidos por um indivíduo em um bar localizado às margens da BR-030.

Ao chegar ao local da ocorrência, os policiais militares constataram que o suspeito já havia fugido. Segundo testemunhas, depois de proferir diversas ameaças, o homem fugiu em direção ao seu sítio, situado na zona rural do município.

A guarnição iniciou buscas na região e localizou o suspeito em sua propriedade. Ele foi contido e conduzido, juntamente com as vítimas, para a Delegacia Territorial de Brumado.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rio do Antônio: Mulher denuncia ex por violência doméstica, mas vereador nega agressões Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na cidade de Rio do Antônio, uma mulher identificada como Edineuza Guimarães Martins acusa o ex-marido, o vereador Nelson Antônio Soares (PSB), o Nelsão, de tê-la agredido na presença do filho de 5 anos.

Ao site Achei Sudoeste e ao Programa Achei Sudoeste no Ar, ela contou que o ex-marido passou o final de semana com o filho e teria de devolvê-lo no domingo (22), por volta de 18h, conforme combinado, haja vista que a criança teria aula no dia seguinte.

Como o acordo não foi cumprido, ela se dirigiu até a lanchonete de propriedade do ex-companheiro, onde as agressões supostamente ocorreram.

No local, segundo Edineuza, a briga teve início porque ele não queria entregar a criança. “Fui até a residência dele, que fica em cima da lanchonete, para pegar o meu filho. Ele simplesmente começou a me agredir verbalmente e a me dar empurrões, até que me deu um soco no tórax”, relatou.

Guimarães revelou ainda que o filho presenciou a confusão e ficou bastante abalado com tudo o que aconteceu. “Ela chora bastante e está com muito medo”, completou.

Inconformada, ela registrou um boletim de ocorrência na Delegacia Territorial de Brumado.

Edineuza disse que o ex-marido já havia sido agressivo anteriormente, quando ambos estavam em processo de separação. Na época, ela não chegou a registrar nenhuma ocorrência. “A gente convive com uma pessoa anos e anos, mas não conhece”, lamentou.

Rio do Antônio: Mulher denuncia ex por violência doméstica, mas vereador nega agressões Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Eleito para o quarto mandato, o vereador Nelson Antônio negou as agressões. Em sua versão, ele afirmou que a ex-mulher já chegou no local alterada. “Ela invadiu o meu estabelecimento, eu falei pra ela que ia arrumar o menino e me despedir dele, mas ela não esperou. Ela subiu a escada da minha casa e entrou no meu quarto para pegar o menino. Invasão de domicílio”, alegou.

Ele garantiu que não houve agressão apesar do clima tenso. Além disso, denunciou que a ex-mulher o filmou dentro de sua própria casa e fez diversas provocações com o intuito de que ele perdesse a cabeça. “Acho isso um absurdo. Tentei tirar o celular da mão dela, mas não teve nenhuma agressão física. Ela está querendo me prejudicar”, assegurou.

O vereador informou que possui a seu favor as imagens das câmeras de segurança do seu estabelecimento onde tudo ocorreu. Ele adiantou que entrará com uma ação na justiça contra a ex-companheira.

Brumado
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Prefeito assume que rede precária de esgoto de Brumado é do município, mas recusa a dar manutenção Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (Sem Partido) garantiu que o povo de Brumado não irá sucumbir e assumir uma dívida injusta com a Embasa. “É o ônus da incompetência da Embasa. Uma empresa que gasta milhões em Salvador e que privilegia quantos e quantos municípios em detrimento de Brumado. Muitos têm esgoto e Brumado não tem”, declarou. Em sua live semanal, o gestor relatou que, sucessivamente, os prefeitos foram lançando, através de uma rede de água pluvial, o esgoto no Rio do Antônio. “É uma rede precária que joga o esgoto no rio sem nenhum tratamento. Ao longo do tempo, matou o Rio do Antônio e, por consequência, vai matar o Rio Brumado, o Rio das Contas, à medida que se lança todos os efluentes cloacais sem qualquer tratamento”, assumiu. Para o prefeito, a justiça será feita e a Embasa é quem deve ao Município. “Aquilo que ela não honrou em 51 anos quem fez foi o contribuinte. Foi o imposto do contribuinte que fez o esgoto que era obrigação da Embasa. Isso tem um custo. Ela quem nos deve e deve muito”, concluiu.

Caculé
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Jornada Ambiental de Caculé discute a preservação do Rio do Antônio Foto: Aloísio Costa

A Jornada Ambiental de Caculé trouxe à tona o debate sobre a preservação do Rio do Antônio e o compromisso da sociedade com o meio ambiente. O evento teve início na Praça Getúlio Vargas com apresentação feita por membros da Pastoral da Juventude e, em seguida, um breve pronunciamento do Padre Reinaldo Reis. Cerca de 200 pessoas seguiram em caminhada pela Avenida Cônego Miguel Monteiro em direção ao Rio do Antônio, no trecho urbano próximo à Lagoa Manoel Caculé. Membro da comissão organizadora do evento e representante do Centro de Agroecologia do Semiárido, em Guanambi, Isaac Souza destacou a importância da jornada. “O nosso intuito é atrair um olhar especial para o rio. É um grito de defesa para que sejam elaboradas ações que possam viabilizar a sua melhoria, em si tratando da disposição de esgoto e lixo e da revitalização de áreas degradadas de APP”. Isaac acrescentou que a Jornada Ambiental pretende ser um evento contínuo e que outras edições serão realizadas nos próximos anos. Também esteve presente o Coordenador Geral da Comissão Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Caetité, Gilmar Teixeira. Ele alertou sobre a importância de ações de conscientização e chamou a atenção para a participação da sociedade e do poder público, destacando a construção do Plano de Saneamento Básico do município. A jornada contou ainda com o plantio de algumas mudas de árvores nativas da região às margens do Rio do Antônio. O ato foi finalizado com a leitura da Carta Oficial da I Jornada Ambiental de Caculé.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Rio do Antônio: Missa marca separação entre paróquias e posse do padre de Ibitira Foto: Divulgação

Uma missa festiva foi realizada em Ibitira para marcar a Ereção Canônica da Paróquia Nossa Senhora do Carmo. Em seguida, aconteceu o ritual de posse do primeiro Pároco da igreja de Ibitira, o Padre José Rocha. O desligamento entre as paróquias de Rio do Antônio e Ibitira é registrado depois de muita dedicação e luta. A celebração foi presidida pelo Bispo da Diocese de Caetité, Dom José Roberto, que também empossou o Padre José Rocha para dirigir a mais nova Paróquia. Na mesma data, também foi realizada a abertura da Novena em louvor a Padroeira de Ibitira, Nossa Senhora do Carmo. “Rio do Antônio é o primeiro município a ter duas paróquias: A Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, de Rio do Antônio, e Paróquia Nossa Senhora do Carmo, de Ibitira. Hoje eu vim aqui para fazer a separação, mas a separação pastoral. As duas vão continuar caminhando juntas”, disse o Bispo.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Embasa alerta para racionamento de água em Rio do Antônio e Guajeru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo a Embasa, desde o início de julho, a água está sendo distribuída em regime de racionamento em Rio do Antônio e Guajeru, no sudoeste baiano. A situação deve-se à falta de chuvas na região, o que comprometeu a disponibilidade de água nos mananciais que abastecem as localidades. Antes do racionamento, o fornecimento de água estava ocorrendo regularmente. Nesses casos, é importante evitar o uso de água potável para a lavagem de carros e calçadas ou rega de plantas e jardins. Para esses fins, é recomendável reutilizar a água de lavagem de roupas ou da lavagem de hortaliças e legumes. Também é preciso que a população seja vigilante em relação a vazamentos na rede interna do imóvel onde mora e em relação a vazamentos na rua. Para informar sobre vazamentos na rede pública distribuidora de água, basta ligar 0800 0555 195 ou (77) 3455-1184 para que a Embasa providencie o conserto da tubulação e evite perda de água na distribuição.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Polícia detém ladrão de motocicleta em Rio do Antônio Foto: Divulgação/PM

No distrito de Ibitira, em Rio do Antonio, no sudoeste baiano, a polícia conduziu à Delegacia de Brumado um indivíduo identificado como Rafael dos Santos Meira, 20 anos, acusado de ter tentando roubar uma motocicleta que era conduzida por Marleide Ferreira Alves Oliveira. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, no momento do assalto, a vítima teria gritado e o acusado fugiu ao perceber a aproximação de populares. Ele foi localizado momentos depois pela polícia de posse de um revólver calibre 32, com 6 cartuchos intactos. O acusado cumpria prisão domiciliar e é residente em Brumado.

Sudoeste Baiano
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Seca pode deixar Rio do Antônio e Guajeru sem água nos próximos 30 dias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O ex-secretário de Administração e Planejamento, Antônio Lima, demonstrou, em março deste ano, preocupação com a crise hídrica e o baixo volume de água na Barragem Lagoa da Horta, que abastece as cidades de Rio do Antônio e Guajeru. Como ocorreram chuvas no mês de abril e cerca de 70 cm de água foram repostos, a situação foi amenizada. Porém, na tarde de segunda-feira (12), o ex-secretário esteve mais uma vez na barragem e demonstrou nova preocupação. “A Agência Nacional de Água solicitou das prefeituras de Guajeru, Licínio de Almeida, Caculé e Rio do Antônio apoio para recuperação do registro da válvula do fundo de descarga, bem como a desobstrução da válvula de fundo, impedida pela comporta d’água. Neste período esperávamos que os representantes das cidades fizessem o seu papel para garantir o sistema de abastecimento de água, juntamente com a Embasa, mas nada foi feito e a situação se agravou e é preocupante”, disse Lima. A prefeitura de Guajeru disse que a administração está empenhada junto ao governo do estado para que sejam agilizadas as obras da adutora. Já a prefeitura de Rio do Antônio afirmou que o município já se colocou à disposição da Embasa para o que for necessário para que a população não fique sem água.

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Vereador capota veículo da Câmara de Rio do Antônio próximo ao Distrito de Ibitira Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

O vereador Manoel Moreira dos Santos (PT), mais conhecido como Mané Preto, capotou um veículo oficial da Câmara de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, nesta sexta-feira (09). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o parlamentar perdeu o controle da direção do carro, que acabou caindo em um buraco no Distrito de Ibitira e capotando em seguida. O veículo foi retirado do local por uma retroescavadeira. Apesar do susto, o parlamentar não se feriu. 

Rio do Antônio
Ouvir Notícia
Narração automática (IA)
Ouvindo Notícia
Narração automática (IA)
Carro oficial da Câmara de Rio do Antônio é flagrado sendo usado para fins particulares em Guanambi Foto: Reprodução/Youtube

Um carro oficial da Câmara de Vereadores de Rio do Antônio estaria sendo usado para fins particulares na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Em dois vídeos feitos em momentos diferentes, o carro é flagrado estacionado em frente a uma instituição de ensino superior na cidade vizinha. O veículo Gol, cor cinza e placa policial OLA- 6390, estaria sendo usado por um estudante que não faz parte do quadro de funcionários da Câmara. A cidade de Rio do Antônio tem mais estudantes na instituição, porém os mesmos pagam um transporte diariamente para se deslocarem até o município vizinho. Os responsáveis podem responder pelo crime de improbidade administrativa.

Compartilhe
com nosso
Whatsapp

77 99968-1705

Mais Recentes

Mais Clicadas

Comentários

Arquivo

2026
2025
2024
2023
2022
2021
2020
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013