Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2014
fechar

Marquinho Viana visita comunidades em Barra da Estiva e prestigia evento em Tabocas do Brejo Velho Foto: Divulgação

Representante da localidade, o deputado Marquinho Viana (PV) esteve no povoado de Prata, em Barra da Estiva, para conversar com a população com o objetivo de levantar as demandas locais e adotar as medidas cabíveis para a sua solução. Juntamente com a ex-prefeita do município, Ana Lúcia Aguiar (PR), Viana foi recebido pelos moradores e lideranças da região. O deputado e a ex-prefeita consideraram a visita bastante proveitosa. Dando sequência a sua agenda de compromissos, o deputado esteve na micareta de Tabocas do Brejo Velho. Em seu discurso, Marquinho ratificou o compromisso de trabalho com o município, anunciando a autorização da Seinfra para iluminação da Avenida Brasil e a emenda para doação de uma ambulância para Tabocas. O evento também foi prestigiado pelo deputado federal José Rocha, por vários prefeitos da região e lideranças políticas locais.

Marquinho Viana visita comunidades em Barra da Estiva e prestigia evento em Tabocas do Brejo Velho Foto: Divulgação
Brumado: Filha quebra braço de vaqueiro com um chute; pai acredita que a mesma estava possessa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nas proximidades do Rio São João, na divisa entre os municípios de Brumado e Dom Basílio, um vaqueiro de pouco mais de 50 anos de idade teve o braço quebrado no final da manhã da última quinta-feira (01). Ao site Brumado Notícias, o homem contou que tentava encaminhar a filha ao Hospital Professor Magalhães Neto quando a mesma, em crise nervosa, lhe acertou um chute no braço causando a fratura. De carona, pai e filha chegaram à unidade de saúde, mas a jovem de 20 anos teve novo surto e causou tumulto no local. Foi necessária a presença da polícia para imobilizar a moça, a fim de a mesma ser medicada. Já com o braço engessado, o vaqueiro disse a nossa reportagem que acredita que a filha estava possuída por espíritos malignos, pois, segundo ele, a moça levava uma vida normal até os 18 anos de idade, quando em uma ocasião resolveu desafiar as forças ocultas pulando um despacho que foi colocado na frente da sua casa. “Daquele dia em diante ela não foi a mesma, vem sofrendo crises depressivas e ultimamente com esses ataques violentos. Já buscamos ajuda nas igrejas e com fé em Deus vamos vencer essa batalha contra o inimigo”, relatou o homem. A moça passou a noite internada no hospital em observação.

Brumado: Com criança no colo, mulher é alvejada com seis tiros no São Jorge Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma mulher de 23 anos foi alvejada com seis disparos de arma de fogo na noite desta quinta-feira (01), na Rua Santa Rita, no Bairro São Jorge, em Brumado. A polícia informou ao Brumado Notícias que a vítima estava com uma criança no colo no momento em que foi atingida. Os disparos partiram de um revólver calibre 22. Os tiros atingiram a mão, braços, axila e o mais grave acertou o maxilar e saiu pela bochecha da vítima. A mulher, mães de duas filhas, foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde foram retirados os projéteis. No local onde a vítima foi alvejada a polícia teve dificuldade de conseguir mais informações, pois, temerosos, os populares preferiram se manter calados. O caso está sendo investigado.

Brumado: Com criança no colo, mulher é alvejada com seis tiros no São Jorge Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Em tentativa de assalto, operários são baleados no dia do trabalhador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dois operários que trafegavam em uma motocicleta por uma estrada vicinal à margem da BA-148, próximo à comunidade da Lagoa Funda, em Brumado, foram alvejados por disparos de arma de fogo na tarde desta quinta-feira (01). Os tiros foram deflagrados após as vítimas resistirem a uma tentativa de assalto. A polícia informou ao site Brumado Notícias que os operários foram interceptados por dois meliantes, que estavam em outra motocicleta. Eles pretendiam roubar a moto do operário, que não parou o veículo e foi alvejado na barriga, próximo a região da virilha. O carona também foi atingido com um tiro nas costas. Ambos caíram da moto. Os marginais desistiram do assalto e fugiram. Populares conduziram os mesmos ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde passaram por cirurgia para retirada dos projéteis. A polícia realizou buscas na região, mas não encontrou os infratores.

Brumado: Weliton Lopes presta homenagem ao jovem Thierre Rodrigues Amaral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante a sessão legislativa realizada na última segunda-feira (28), o vereador Weliton Lopes (SDD) solicitou dos demais colegas e do público presente que fizessem um minuto de silêncio em homenagem ao jovem Thierre Rodrigues Amaral. O rapaz morreu em um acidente de moto na Avenida João Paulo I. Thierre cursava Engenharia de Produção na Fainor, em Vitória da Conquista e era bastante querido na comunidade. Lopes chamou a atenção da plenária para a necessidade da promoção da educação no trânsito. “Ficamos muito abatidos com a notícia do acidente com Thierre e gostaríamos de chamar a atenção para que providências sejam tomadas no sentido de sinalização das vias públicas, em especial as que apresentam maiores índices de risco de acidentes”, pontuou. Em seguida, o parlamentar se solidarizou com a dor dos pais do jovem. “Gostaríamos de nos unir a dor dos pais e nos colocar à inteira disposição no que pudermos ajudar”, concluiu Weliton.   

Brumado: Moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas cobram iluminação da praça Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os moradores do Bairro Cidade das Esmeraldas, em Brumado, estão cobrando da prefeitura a conclusão da praça central na localidade. As obras ganharam ritmo até o final do ano de 2012 quando o então prefeito Eduardo Vasconcelos, que tinha intenção de inaugurá-la antes do final do seu mandado, pediu pressa nas obras, mas a mesma não foi concluída em tempo hábil. Desde então, os moradores convivem com a praça abandonada, sem iluminação e sofrendo o desgaste do tempo, já que os postes de iluminação começam a apresentar ferrugem em suas bases. O assunto já foi discutido na Câmara de Vereadores, onde foi apresentada uma solicitação ao poder executivo para conclusão e iluminação da referida praça, porém o apelo parlamentar ainda não foi atendido. Foram coletadas assinaturas dos moradores em um abaixo assinado e o documento foi encaminhado ao prefeito para que o mesmo tome as providências cabíveis. “São apenas três postes que precisam de fiação elétrica e seis lâmpadas para termos iluminação. Com essa segurança e uma área de lazer poderemos passear no local à noite com nossas famílias. Apelamos ao senhor prefeito para que nos dê atenção nesse sentido”, pediu o taxista Sebastião Oliveira.

Brumado: Últimos dias para cadastramento de títulos no Fórum Eleitoral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo dia 07 de maio se encerra o período para cadastramento de títulos no Fórum da 90ª zona eleitoral, que agrega Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. O local está lotado por pessoas que deixaram a realização do procedimento para última hora. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Álvaro Oliveira, chefe de cartório do Fórum Eleitoral em Brumado, falou sobre a situação. Segundo ele, a maior procura tem sido feita por jovens acima de 16 anos que querem fazer o alistamento eleitoral e retirar o título de eleitor. O chefe de cartório chamou a atenção para o encerramento do período de cadastramento de títulos, o qual ocorre nos 151 dias anteriores ao pleito, portanto, no próximo dia 07 de maio. Quem quiser tirar o primeiro título, fazer alguma revisão ou transferência deve ficar atento ao prazo, caso contrário, perderá o direito ao voto nas próximas eleições. Entre 800 e 900 pessoas são esperadas no Fórum nos próximos dias, segundo Oliveira. Na internet é possível fazer um pré-atendimento, mas para conclusão do procedimento os interessados devem ir pessoalmente ao local. No próximo dia 02, não haverá atendimento no Fórum.

CMB: Agentes de saúde e endemias apelam pela não votação do projeto de regulamentação da categoria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há oito anos, os agentes de saúde e endemias de Brumado buscam da prefeitura local a regulamentação e instituição do cargo de agentes no município. Neste primeiro trimestre do ano, o poder executivo encaminhou o Projeto de Lei nº 006/2014, de autoria do vereador Alessandro Lôbo (PSL), à câmara municipal para ser votado e aprovado. O documento reformula a formatação da desprecarização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate a Endemias e o aproveitamento de pessoal. O projeto foi aprovado em primeira votação no dia 17 de março. No entanto, os próprios agentes pediram para que o mesmo não passasse para segunda votação. 

CMB: Agentes de saúde e endemias apelam pela não votação do projeto de regulamentação da categoria Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Fazendo uso da tribuna livre da Câmara de Vereadores durante a sessão da última segunda-feira (28), Jicélia Santos Ribeiro, diretora da subsede do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias da Serra Geral (SINDACS), explicou que o projeto enviado pela prefeitura deixa de atender alguns requisitos importantes abordados pela lei e que da forma como foi redigido o documento fere as condições apontadas pelo Ministério da Saúde. Jicélia disse que o projeto precisa passar por mudanças em sua redação, pois alguns itens foram considerados institucionais. “São alterações simples que não comprometem o conteúdo do projeto, mas são itens que mantidos como estão prejudicarão a categoria”, esclareceu a sindicalista.

CDL de Brumado lança campanha especial de Dia das Mães, Namorados e São João

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) está lançando uma campanha campeã em clima de Copa do Mundo. A campanha envolve três datas muito importantes: Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João! Do dia 30 de abril até o dia 30 de junho, todos os consumidores que fizerem as suas compras nas lojas associadas à CDL de Brumado receberão cupons promocionais. Ao preencher os tickets e depositá-los nas urnas, eles concorrerão a dez televisores LED e três motocicletas das marcas Honda, Suzuki e Yamaha, todas 125 cilindradas. Os vendedores sorteados nos cupons referentes às motocicletas ganharão um salário mínimo. Não perca esta excelente chance de ganhar prêmios. Faça suas compras nas lojas associadas à CDL, preencha os cupons e cruze os dedos. Quem sabe um dos sortudos é você?

Brumado: Coleção de inverno chega na Minas Calçados e Confecções

A estação mais fria do ano está chegando e a Minas Calçados e Confecções já preparou todo o estoque com várias peças especiais para você montar diversos looks. São roupas para toda a família, adultos e crianças. Além da qualidade e variedade de peças, você ainda pode dividir as suas compras em 10 vezes sem juros. A loja fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333. Dê uma passada na Minas Calçados e Confecções e confira de perto toda a coleção de inverno. O telefone é (77) 3441-3319.

Brumado: Bandidos rendem motorista e roubam carro no Esconso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A grande quantidade de roubo de carros que tem sido registrada em Brumado tem assustado os proprietários de veículos da cidade. Nesta quarta-feira (30), mais uma ocorrência foi registrada. A vítima relatou à polícia que ao trafegar nas proximidades de uma olaria no Bairro Esconso foi abordada por dois indivíduos armados, que interceptaram o veículo e anunciaram o roubo. Após levar o Fox vermelho, eles fugiram pelo anel rodoviário da BR-030. A polícia foi acionada e fez buscas na região, mas não encontrou pistas do carro roubado e nem dos assaltantes. O roubo já foi adicionado ao sistema integrado da polícia em toda a região no intuito de facilitar a recuperação do veículo.

Juiz regulamenta participação de menores na ExpoBrumado 2014

De acordo com alvará expedido pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães foi regulamentada a participação de menores de idade na ExpoBrumado, que ocorre entre os dias 02 e 04 maio no Parque de Exposições Santa Inês. Segundo o documento, no período noturno, após às 18h, os menores que ainda não completaram 13 anos poderão ingressar ou permanecer no local, desde que acompanhados de algum responsável maior de idade, que não apresente sintomas de embriaguez e mostre-se em condições de zelar pela integridade física e moral do menor. Os adolescentes que já completaram 13 anos poderão ingressar e permanecer no local, ainda que desacompanhados de pais ou responsável, desde que comprovem a idade por meio de documento oficial com fotografia. Durante o dia não haverá restrição quanto à idade; apenas proibição de venda de bebida alcoólica a menores. As restrições serão fiscalizadas pelos organizadores do evento. O descumprimento das medidas pode gerar pena de detenção de 6 meses a 2 anos e multa.

Brumado: Rui Costa visitará Brumado no próximo dia 25 de maio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O pré-candidato a governador pelo Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Rui Costa, visitará a capital do minério no próximo dia 25 de maio. O petista fará um encontro em Brumado referente ao Programa de Governo Participativo, idealizado por seu partido para ouvir as demandas da população baiana. Além de Rui, o pré-candidato a vice-governador, deputado João Leão (PP) e o pré-candidato a senador, vice-governador Otto Alencar (PSD) vão fazer parte da comitiva. Os petistas de Brumado estão muito ansiosos para a realização do evento já que querem mostrar a sua força durante o encontro. Os pré-candidatos deverão também ser recepcionados pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e pelos vereadores que atualmente fazem parte da base aliada do governador Jaques Wagner (PT).

O Sindilojas - Sindicato dos Lojistas de Brumado comunica a todos os comerciantes que continua aberto à negociação da Convenção Coletiva 2014/2015 com o Sindicato dos Comerciários. Segundo o Sindilojas, a negociação ainda não aconteceu por razões de força maior. “O Sindicato dos Comerciários está propondo a realização de acordos coletivos, empresa por empresa, mas não recomendamos que essa prática seja efetivada, sob pena de termos inúmeras distorções em nossa base territorial e a consequente insatisfação das empresas prejudicadas”, esclareceu Orlando Gomes, presidente do Sindilojas. O mesmo explicou ainda que até então as propostas da Federação dos Comerciários, que seriam válidas para todo o Estado, não se mostraram razoáveis, pois, segundo ele, baseadas na realidade de cidades de grande porte, completamente fora da realidade do comércio local, e, por isso, foram unanimemente reprovadas pela comissão que representa os comerciantes locais. Diante do quadro, o sindicato continuará seguindo as cláusulas da Convenção Coletiva 2013/2014, mesmo com a data expirada, bem como as demais determinações legais.

Livramento: Carlão diz que apoio de vereadores a Luciano Ribeiro é de responsabilidade dos mesmos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta semana, o ex-prefeito de Caculé e pré-candidato a deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), recebeu o apoio dos vereadores Aparecido Lima da Silva, o Cidão de Aracatu, e Uilton Nunes Dourado, o Huga, ambos do PSD da cidade de Livramento de Nossa Senhora. Após o anúncio, o ex-prefeito do município, Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão, negou que tenha qualquer relação política com Ribeiro. Carlão afirmou que apoia o grupo político liderado pelo presidente do PSD estadual, o vice-governador Otto Alencar, e que o seu compromisso nas eleições de 2014 para deputado estadual é com Ivana Bastos. Sobre a declaração de Ribeiro de que ele estaria estreitando relações com o grupo político liderado por Carlão, o ex-prefeito fez questão de dizer que o apoio dado pelos vereadores citados é de responsabilidade dos mesmos. “Fiquei surpreso com a afirmação de Luciano Ribeiro, pois não tenho nenhuma relação política com o mesmo nem com seu grupo político. Sigo firme trabalhando ao lado de Otto Alencar e Ivana Bastos”, concluiu.

Arquivo