Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "06/2018"

27 Jun 2018 - 11:30h

Uma pílula especial pode substituir as injeções de insulina para pessoas que têm diabetes tipo 1. De acordo com o Bem Estar, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveu uma capsula resistente ao ácido estomacal que envolve uma quantidade de insulina. A proposta elaborada na Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas (SEAS) John A. Paulson seria biocompatível, fácil de fabricar e pode ser armazenada por até dois meses em temperatura ambiente sem se degradar. "Muitas pessoas não aderem ao tratamento devido à dor, fobia de agulhas e interferência nas atividades normais", disse Samir Mitragotri, um dos autores do estudo e professor no SEAS de Harvard. Mitragotri alerta ainda que o controle glicêmico pode levar a complicações graves de saúde. "Uma vez ingerida, a insulina precisa passar por uma difícil pista de obstáculos antes que possa ser efetivamente absorvida pela corrente sanguínea. [...] A pílula funciona como um canivete suíço. Ela tem ferramentas para lidar com cada um dos obstáculos encontrados", explicou. Segundo a pesquisa publicada no "Proceedings of the National Academy of Sciences", é possível produzir a pílula em escala industrial a custos relativamente baixos, o que permitiria a substituição das injeções a curto prazo.

27 Jun 2018 - 11:10h

Juntamente com o Ministro da Educação, Rossieli Soares, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), também recepcionaria nesta quarta-feira (27) o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o vice, Bruno Reis (DEM), e sua comitiva, formada pelo pré-candidato ao governo estadual, José Ronaldo (DEM), o deputado federal Arthur Maia (DEM) e o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM). Devido a questões técnicas, a aeronave do ministro não pode pousar na cidade de Vitória da Conquista e a tão esperada visita para assinatura do curso de medicina em Brumado teve de ser adiada. Apesar do adiamento, as atenções se voltaram para o possível encontro entre o prefeito Eduardo e a base oposicionista ao governo estadual em solo brumadense, instigando especulações de que o administrador estaria insatisfeito com o governador Rui Costa (PT) por conta do descumprimento de ações no município. Isso porque o próprio chefe do executivo estadual anunciou em palanque na cidade, no mês de dezembro de 2017, que regressaria a Brumado dentro do primeiro semestre para inaugurações de importantes empreendimentos, além de assinar a ordem de serviços para início das obras do sistema de esgotamento sanitário, da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e da Policlínica Regional de Saúde, o que não aconteceu. Ainda no Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, o site Achei Sudoeste tentou extrair do prefeito se há alguma aproximação com o bloco de oposição e se realmente procede a sua insatisfação com o governador, porém, frustrado com o fato de a visita do ministro ter sido adiada, o gestor declarou que, no momento, preferia não entrar no campo da política eleitoral.

27 Jun 2018 - 11:00h

A falta do sistema de tubulação para canalização de oxigênio para as emergências foi mais uma falha encontrada por uma equipe técnica da secretaria municipal de saúde que ajudou a adiar o período de funcionamento da unidade em Brumado. O site Achei Sudoeste esteve no local na manhã desta terça-feira (26) e registrou que, além da equipe de pedreiros trabalhando para readequar o prédio, uma equipe técnica de uma empresa de instalação e manutenção de equipamentos hospitalares estuda a planta do local para instalar o sistema de oxigenação das alas de atendimento de emergência. A falta do sistema é considerada uma grande falha da equipe anterior, que não deu atenção a importante ferramenta de atendimento da unidade.

Nossa reportagem também registrou que parte dos aparelhos que vão equipar a UPA brumadense já foi entregue, porém aguarda o fim das obras de readequação do prédio para serem instalados. Boa parte das paredes teve rebocos e pinturas danificadas por conta de infiltração de água da chuva, também por conta de falha no projeto, que não deu atenção à queda d’água e à drenagem em duas lajes externas na recepção das ambulâncias. Já a obra de ampliação da recepção está bem adiantada. Por conta das melhorias, o Município foi obrigado a adicionar mais de R$ 700 mil para executar as obras, o que não agradou o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que fez severas críticas ao projeto inicial do empreendimento.

27 Jun 2018 - 10:30h

Policiais civis da 22ª Coorpin prenderam na terça-feira (26) Alessandro Braga de Souza, acusado de ser o autor do homicídio contra Antônio Carlos Silva Martins, de 43 anos, que foi encontrado morto no domingo (24), em Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo a polícia, no domingo, oito dias após o crime, Maria da Glória da Silva de Almeida, de 31 anos, acionou uma guarnição da PM e levou os militares até o local onde estava o corpo, que foi achado em decomposição e com os dois pés decepados. Ainda no domingo ela foi presa. Em depoimento, Maria da Glória disse que o atual namorado, Alessandro Braga, atacou Antônio com um golpe de faca. Em seguida, ela achou que a vítima poderia estar viva, voltou ao local do crime, um matagal, e cortou os pés de Antônio. De acordo com o repórter Vilson Nunes, o casal teria começado a brigar por conta da pensão alimentícia do filho de 12 anos e devido à divisão de uma casa. Mesmo após a separação, conforme a polícia, Maria e Antônio continuavam tendo encontros amorosos. Um pedido de prisão preventiva já foi protocolado na justiça contra Alessandro.

27 Jun 2018 - 10:25h

A visita do Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, que aconteceria nesta quarta-feira (27), em Brumado, para assinatura da implantação do curso de medicina, teve de ser abortada por falta de condições de pouso na cidade de Vitória da Conquista. O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), o líder do prefeito no Legislativo, Reinaldo Almeida Brito (PSB), O Rey de Domingão, além de secretários municipais, foram ao Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, para recepcionar a comitiva do ministro, porém no local foram informados de que o avião não poderia pousar na cidade vizinha. O site Achei Sudoeste apurou que de surpresa entre os presentes ao evento solene estariam também o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), o deputado federal Arthur Maia (DEM), o pré- candidato ao governo da Bahia, José Ronaldo (DEM), e o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM). Por se tratar de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), da mesma forma, o aeroporto brumadense também não teria condições de receber a aeronave que transportava o ministro. O prefeito local então retornou ao gabinete administrativo, demonstrando um pouco de frustração, porém na esperança de que logo seja agendada uma nova data para realização da solenidade.

27 Jun 2018 - 10:00h

Através de mão de obra terceirizada, a Secretaria de Infraestrutura de Brumado deu início, na terça-feira (26), as obras de construção do muro e nivelamento do terreno que receberá as instalações da faculdade de medicina, com manutenção privada, e da policlínica regional. O terreno, localizado na Fazenda Santa Inês, é de propriedade da União, mas foi concedido ao Município para a instalação dos empreendimentos. O terreno faz fronteira com o Bairro São José, o Campus do Ifba, a BA-148 e o Parque de Exposições Gilson Brito, além do Cemitério Jardim Santa Inês. O site Achei Sudoeste fez o levantamento junto à secretaria municipal de infraestrutura de que o muro terá uma extensão de cerca de 2,1 mil metros. No local, também será necessário construir uma extensa galeria de drenagem pluvial, a qual será encoberta com o aterro para o nivelamento do terreno. Nossa reportagem apurou ainda que toda a obra está orçada em cerca de R$ 1,9 milhão. Homens e máquinas iniciaram as atividades com toda a intensidade, já que o prefeito exigiu celeridade nas obras visando entregar o local o quanto antes para que as demais esferas de governo também iniciem as construções dos dois almejados empreendimentos no município.

27 Jun 2018 - 09:00h

A exemplo da educação que recebeu empresas madrinhas para os serviços gerais de manutenção, a prefeitura de Brumado também pretende terceirizar os serviços da saúde no município. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) reforçou que preza mais os serviços privados do que os serviços públicos efetivados. O gestor argumentou como prova que, após o Município ter adotado as empresas privadas como madrinhas, as escolas da rede pública tiveram um salto de qualidade nos quesitos limpeza e manutenção de equipamentos, além de uma diminuição considerável da destruição do bem público, que sofria com ataques de vandalismo. O prefeito asseverou que também pensa em adotar o projeto nas unidades de saúde municipal, seguindo o modelo das UTI’s, que têm todos os serviços terceirizados. No entanto, ele considerou que o projeto demandará tempo da administração, uma vez que há uma grande quantidade de servidores efetivados atuando na rede pública de saúde do município.

27 Jun 2018 - 08:30h

A Copa do Mundo da Rússia está em andamento e a seleção de produtos saudáveis da Praticook segue escalada. Tem produtos para todos os gostos e necessidades: diet, light, low carb, integral, sem glúten, sem lactose e detox. O maior showroom de produtos saudáveis da região está abastecido, só esperando a sua visita. A loja fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, Centro, em Brumado. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687. Agora ficou mais fácil e saboroso emagrecer com saúde!

27 Jun 2018 - 08:00h

Na visão mais otimista do encarregado que está executando as obras de readequação, o canil de Brumado deve ser concluído na próxima semana. O local foi construído e inaugurado em 2016, na gestão do então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), porém a Organização Não Governamental - ONG que se dispôs a cuidar dos animais recolhidos das ruas reprovou a obra, alegando que as instalações fugiram do padrão do projeto apresentado e, dessa forma, não atendem a demanda de serviços, tratamento e acolhimento dos animais. Tão logo a atual gestão tomou posse, a equipe de governo avaliou que o local, muito distante, dificultava a logística para as instalações de água e energia, enquanto que a ONG apontava a dificuldade de deslocamento para chegar ao novo canil, construído à margem da BR-030, próximo à fábrica de cimento, sentido Brumado/Tanhaçu. Porém, por se tratar de verba pública, o Ministério Público Estadual (MPE) foi provocado e interveio, obrigando as partes a assinarem um termo de conduta em que o Município teve de readequar o espaço e a ONG prestará os devidos cuidados aos animais recolhidos.

O site Achei Sudoeste esteve no local e registrou que a prefeitura já realizou a instalação de água e energia e está construindo os pátios em frente às alas onde os animais ficarão retidos. O Município de Brumado vem atravessando uma problemática com o número cada vez maior de animais soltos nas ruas, principalmente cachorros, gatos e equinos. Só em uma residência alugada pela ONG que cuida dos animais retirados das ruas há mais de 60 cães e gatos, na sua maioria, rejeitados por seus antigos donos. Existem denúncias de que boa parte da população canina de rua hoje, em Brumado, é de municípios vizinhos, despejados na cidade.

27 Jun 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

27 Jun 2018 - 00:00h

Considerado como linha dura e polêmico no que diz respeito à realização de festas, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) rebateu aos críticos afirmando que gosta de festas, porém, como administrador, tem a obrigação de prezar pelo bom uso dos recursos públicos. “Gosto de festas, mas não me peçam para gastar a verba pública com farra. Quem quiser fazer que faça e pode até me convidar que eu vou, mas o que eu não quero é pagar as contas”, declarou o gestor brumadense, questionando, em seguida, como os demais gestores das cidades circunvizinhas conseguem realizar festas no atual momento de crise, principalmente levando em consideração os baixos repasses que os municípios têm recebido para saúde, educação e infraestrutura. Vasconcelos ponderou perdas e ganhos a curto e longo prazo com as aplicações da verba pública. “A festa é boa no momento, quando todo mundo tá curtindo e ninguém se lembra do amanhã, mas quando passa o período de festa e tudo volta à normalidade, aí vai faltar saúde, educação e infraestrutura. Nessa hora, todo mundo vai cobrar é do prefeito, mas esse já deu a festa que o povo mais queria”, disparou o gestor, que, mesmo em sua posição, terá de desembolsar uma contrapartida para bancar os festejos do São Pedro no Bairro Olhos D’água, em parceria com a Bahiatursa.

26 Jun 2018 - 22:00h

Rafael Lisboa Santos, o Pitty, 25 anos, morreu em confronto com a Rondesp, na última segunda-feira (25), nas Pedrinhas, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. A operação da polícia aconteceu após uma tentativa de homicídio no Conjunto Habitacional Vila Bonita, localizado na zona sul da cidade, onde a Rondesp obteve informação passada pela vítima de quem seriam os autores do crime. Após entrar em confronto com a PM, Rafael foi alvejado e encaminhado ao hospital, onde foi confirmada a morte do acusado. De acordo com o TV Sudoeste Digital, Pitty e mais dois comparsas são suspeitos de praticar assaltos no Distrito de Itaquaraí, em Brumado. O suspeito, que tinha uma extensa ficha criminal, também era acusado de ter praticado dois assassinatos em Livramento de Nossa Senhora.

26 Jun 2018 - 18:00h

Nesta quarta-feira (27), o Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, estará em Brumado a fim de autorizar a implantação do Curso de Medicina no município. O evento será realizado no auditório da prefeitura, a partir de 10h, quando o ministro será recepcionado pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pelo presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos (PDT), além de secretários e demais autoridades. O presidente do legislativo destacou que será um marco na história e representará desenvolvimento e crescimento para Brumado. “Tão logo seja assinada a autorização de implantação do curso será iniciado o processo de licitação para que seja escolhida a unidade de ensino que irá explorar o curso. É, com certeza, um momento de grande satisfação para todos nós. Convidamos a toda população para estarem presentes ao ato”.

26 Jun 2018 - 17:00h

A Argentina sofreu, mas está nas oitavas. Ao vencer a Nigéria por 2 a 1 nesta terça-feira (26), em São Petersburgo, a seleção de Jorge Sampaoli garantiu vaga na próxima fase da Copa do Mundo, na qual enfrentará a França. O jogo teve o primeiro gol de Lionel Messi nesta edição do torneio. Moses empatou em cobrança de pênalti, mas Rojo selou a vitória com um golaço nos minutos finais. De acordo com o Uol Esporte, para garantir a vaga, o time sul-americano não só precisou triunfar em uma partida dramática, como também contou com a vitória da Croácia por 2 a 1 sobre a Islândia, em partida que ocorreu no mesmo horário. Os croatas, que já estavam garantidos nas oitavas, vão encarar a Dinamarca. A Argentina esteve perto de viver o drama que enfrentou na Copa do Mundo de 2002, quando foi eliminada na primeira fase. Curiosamente, a Nigéria estava no mesmo grupo naquele ano e caiu junto com o seu algoz de 2018.

26 Jun 2018 - 16:55h

Mesmo não muito interessada, nesta terça-feira (26), a Croácia venceu a Islândia por 2 a 1 na Arena Rostov para fechar a fase de grupos da Copa do Mundo com 100% de aproveitamento. Os gols croatas, de Badelj e Perisic, confirmaram o primeiro lugar do grupo D e a vaga nas oitavas de final – Sigurdsson descontou. De acordo com o Uol Esporte, agora, a rival é a Dinamarca, que ficou no segundo lugar do grupo C. O duelo europeu será às 15 horas (de Brasília) deste domingo (1º), em Nizhny Novgorod. Os islandeses se despedem com uma campanha histórica, a sua primeira em Copas do Mundo, na qual segurou empate contra a Argentina.

26 Jun 2018 - 16:10h

O corpo de um homem, ainda não foi identificado, foi encontrado em estado avançado de decomposição nesta terça-feira (26), nas proximidades do cemitério da cidade de Guajeru, a 63 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a polícia militar foi acionada e fez o isolamento do local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado fez a perícia e encaminhou o corpo do homem para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. As causas da morte ainda são desconhecidas, mas a polícia civil de Guajeru já está investigando o caso.

26 Jun 2018 - 14:30h

Por volta do meio dia desta terça-feira (26), uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em rondas pelo Conjunto Brisas 3, abordou um indivíduo em atitude suspeita. Com ele, foi encontrado um revólver calibre 38, com numeração suprimida, nove munições intactas, certa quantia em dinheiro e um smartphone. Segundo informações da polícia, o indivíduo tentou fugir, mas foi alcançado pela guarnição. Por não possuir documentação e autorização para portar arma de fogo, ele foi conduzido e apresentado à autoridade policial na Delegacia Territorial de Brumado. De acordo apurou o site Achei Sudoeste, a arma, as nove munições apreendidas e os demais produtos foram entregues ao preposto do referido órgão policial.

26 Jun 2018 - 14:20h

Em sessão nesta terça-feira (26), o Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de conceder liberdade ao ex-ministro José Dirceu. Ele cumpria prisão provisória no âmbito da Operação Lava Jato. Segundo informações do portal Jota, a decisão foi da Segunda Turma da corte, cuja maioria entendeu que os requisitos para concessão da medida cautelar estavam previstos, considerando a possibilidade de redução de pena do petista diante dos recursos apresentados por sua defesa aos tribunais superiores.

26 Jun 2018 - 13:00h

Depois de 36 jogos com a rede balançando na Copa do Mundo, o primeiro 0 a 0 saiu nesta terça-feira (26). França e Dinamarca empataram sem gols no estádio Luzhniki, em Moscou, em resultado que foi suficiente para que as duas se classificassem juntas às oitavas de final. O público chegou a vaiar alguns momentos menos movimentados da partida. Com o empate, a França, que já estava classificada, avançou em primeiro no grupo C, com sete pontos. Já a Dinamarca, com cinco, passou em segundo. Os dinamarqueses avançariam mesmo se perdessem o jogo, já que na outra partida da chave a Austrália, que ainda brigava pela vaga, perdeu do já eliminado Peru por 2 a 0. De acordo com o Uol Esporte, o técnico Didier Deschamps mexeu bastante no time, enquanto do outro lado a Dinamarca jogou preocupada em não sofrer gols. O resultado foi um duelo de poucas emoções. Só no final, com substituições, o jogo esquentou, mas o zero não saiu do placar.